• Nenhum resultado encontrado

Egrégio Tribunal Eleitoral Estadual. Grande Oriente de São Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Egrégio Tribunal Eleitoral Estadual. Grande Oriente de São Paulo"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO 001/2014

REGULAMENTA O REGISTRO DE CANDIDATURAS AOS CARGOS DE GRÃO-MESTRE ESTADUAL E GRÃO MESTRE ESTADUAL ADJUNTO; NORMATIZA AS ELEIÇÕES EXPLICANDO A ROTINA PARA A FORMAÇÃO DA OFICINA ELEITORAL; O ATO DE VOTAR; AS IMPUGNAÇÕES E PROCLAMAÇÃO DO RESULTADO; A DATA ÚNICA PARA ELEIÇÃO.

Considerando que no mês de março de 2015 (art. 12 da Constituição do GOB) haverá eleição para os cargos acima enunciados para o quatriênio 2015/2019;

Art. 12 - Os Grão-Mestres dos Estados e o do Distrito Federal, e seus Adjuntos, serão eleitos conjuntamente, para um mandato de quatro anos, em oficina eleitoral instalada no Estado ou no Distrito Federal, pelo sufrágio direto dos Mestres Maçons das Lojas jurisdicionadas aos respectivos Grandes Orientes, em um único turno, em data única, no mês de março do último ano do mandato, permitida uma reeleição.

§ 1o - A posse dos eleitos dar-se-á no mês de junho, perante a respectiva Assembléia Legislativa.

Considerando que compete ao Egrégio Tribunal Estadual Eleitoral, normatizar e regulamentar as regras para o registro e para a eleição como um todo;

Art. 117 - Aos Tribunais Eleitorais dos Estados e do Distrito Federal compete:

I - a condução do processo eleitoral desde o registro de candidatos a Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto dos Grandes Orientes dos Estados e do Distrito Federal, a apuração e a proclamação dos eleitos até a expedição dos respectivos diplomas;

II - a fixação da data única de eleição para Grão-Mestres dos Estados, do Distrito Federal e seus respectivos Adjuntos;

Considerando que o RGF determina que as eleições sejam realizadas conforme preceitua a Constituição do GOB, o Código Eleitoral Maçônico (Lei nº 01 de 23 de julho de 1982) e a Constituição do Grande Oriente de São Paulo (art. 80, inciso I) e demais legislações aplicáveis;

Considerando a existência de regras eleitorais próprias para eventuais impugnações;

(2)

RESOLVE, o TRIBUNAL ELEITORAL DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO, em sessão ordinária do mês de novembro de 2014, baixar a presente RESOLUÇÃO para as eleições que se realizarão no dia 07 de março de 2015, normatizando e regulamentando, o seguinte:

Art.1º) - O Pedido de Registro das Candidaturas deverá ser realizado pelos interessados até as 20:00 horas do dia 28 de novembro de 2014, improrrogavelmente, entregue, mediante recibo, na secretaria do Tribunal Eleitoral Estadual do Grande Oriente de São Paulo, obedecendo toda legislação aplicável à espécie, em especial às determinações dos artigos 33, 34 e 36 do Código Eleitoral Maçônico, do artigo 123 e demais disposições da Constituição do Grande Oriente do Brasil, instruído o requerimento, com os documentos referidos no art. 72 da Constituição do GOB, que comprovem:

a) estar em pleno gozo de seus direitos civis e maçônicos; b) idade profana (35 anos completos, no mínimo);

c) qualificação civil completa profana;

d) filiação ao GOB há mais de sete anos e que tenha exercido atividade maçônica ininterrupta no Grande Oriente do Brasil, como Mestre Maçom, nos últimos cinco anos, pelo menos, contados da data limite para a candidatura;

e) que tenha, nos últimos três anos anteriores à eleição, contados da data limite para a candidatura, pelo menos cinqüenta por cento de freqüência em Loja Federada ao Grande Oriente do Brasil a que pertença;

f) Inexistência de relação contratual ou de emprego com o Grande Oriente de São Paulo ou com Lojas Federadas;

g) Inexistência de ações cíveis, criminais e de protesto expedidas pelo Cartório Distribuidor da Comarca do domicilio dos Candidatos e do Cartório Distribuidor da Comarca da Capital de São Paulo, além das certidões Cíveis e Criminais e Executivos Fiscais da Justiça Federal em São Paulo (Estado).

h) Apoio de 05 (cinco) Lojas Regulares ou de 50 (cinqüenta) Mestres Maçons Ativos.

§ 1º. - No caso de Certidão Positiva de quaisquer dos Cartórios, o candidato encaminhará justificação ao Presidente do Egrégio Tribunal Estadual Eleitoral do Grande Oriente de São Paulo, juntamente com o Pedido de Inscrição e Registro da Candidatura, e o Tribunal a apreciará, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, e, se não aceita a justificativa, indeferirá o Pedido de Inscrição e Registro da Candidatura.

§ 2º. - A apresentação de Candidatos, prevista no inciso II do art. 72 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, refere-se tão somente, à concordância da Loja em relação ao Registro dos Candidatos, não revertendo essa concordância, em obrigatoriedade ou submissão do voto, nem significa “apoio eleitoral” ao(s) Candidato(s), sugerindo-se, para tanto, a utilização do modelo constante do Anexo I a esta Resolução.

(3)

§ 3º. – A (s) chapa (s) deverão fornecer endereço eletrônico (e-mail) para contato e comunicações por este Tribunal Eleitoral.

Art. 2º) – Até o dia 08 de dezembro, às 20:00 horas, o Tribunal Estadual Eleitoral fará publicar EDITAL, a ser afixado no átrio da Sala das Sessões e divulgado também nos moldes previstos no artigo 22 desta Resolução, com os pedidos deferidos, registrados por ordem de entrada na Secretaria do Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP, dando ciência aos Maçons da Jurisdição, para eventuais impugnações às candidaturas, se for o caso, sempre observados os preceitos dos artigos 34 a 36 do Código Eleitoral Maçônico.

Art. 34. Os interessados poderão impugnar os pedidos de

registro de candidaturas até o dia 15 (quinze) de dezembro do ano anterior à eleição, julgando o Tribunal Eleitoral, até o dia 20 (vinte) do mesmo mês, as impugnações apresentadas.

Art. 35. Preenchidos os requisitos, a juízo do Tribunal Eleitoral, e resolvidas as impugnações, serão relacionados os candidatos, pela ordem de entrada dos pedidos de registro de candidaturas, expedindo a lista dos inscritos.

Art. 36. Qualquer impugnação terá de ser feita por escrito, por Mestre Maçom com direito a voto e pertencente ao Grande Oriente do Brasil, sendo desconsiderada, de plano, a que contenha nome de impugnante que não preencha tais condições.

II – DA FORMAÇÃO DA OFICINA ELEITORAL, DO ATO DE VOTAR, DAS IMPUGNAÇÕES E DA PROCLAMAÇÃO DO RESULTADO.

Art. 3°. - A formação da Oficina Eleitoral e os Eleitores dela participantes, o Ato de Votação, as eventuais impugnações e a Proclamação do Resultado da votação pelas Lojas, desenvolver-se-ão conforme o previsto nos artigos 17, 18 caput e seu § 1°, 19, 20, 21, 22 e 23 caput e seus §§ 1°., 2°., 4°. e 5°. do Código Eleitoral Maçônico, e alínea “a” do § 1º. do art. 31 da Constituição do Grande Oriente do Brasil.

Art. 4°. - A Loja que não realizar a Eleição para Grão-Mestre Estadual e seu Adjunto, fica obrigada a encaminhar ao Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP, dentro de 15 (quinze) dias após o término do prazo previsto para o ato eleitoral, ou seja, até 22 de março de 2015, relatório circunstanciado das razões que a impossibilitaram da realização do pleito (CEM - Art. 41).

Parágrafo único - A Loja que não cumprir a determinação contida neste artigo ficará sujeita à suspensão de suas atividades, pelo Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP, até que cumpra a referida obrigação, e o responsável pela omissão passível das penalidades a que se refere o art. 50, seus incisos e parágrafo único do Código Eleitoral Maçônico.

(4)

Art. 5°. - A Eleição será realizada, em um único turno, exclusivamente no dia 07 de março de 2015, o sufrágio é universal e direto, e o voto secreto.

Art. 6°. - Somente poderá formar Oficina Eleitoral a Loja, que na data da Sessão (07.03.2015), estiver quite com o Grande Oriente do Brasil e com o Grande Oriente do Estado de São Paulo, sendo nulas as Eleições realizadas por Lojas em débito (CEM Art. 57 e RGF Art. 176).

III - DOS ELEITORES

Art. 7°. - São Eleitores aptos a votar, todos os Mestres Maçons que no mês anterior ao da realização da Eleição, preencham, cumulativamente, os requisitos elencados nos artigos 7°. e 8°. do Código Eleitoral Maçônico e do art. 32, § 2º. da Constituição do Grande Oriente do Brasil c/c art. 48, §§ 1°. e 2°. do Regulamento Geral da Federação, no que tange aos Eméritos e Remidos.

Parágrafo Único - O Eleitor apto a votar, filiado a mais de uma Loja, somente poderá exercer o direito de voto naquela em que recolha as contribuições devidas ao Grande Oriente do Brasil e ao Grande Oriente de São Paulo. (CGOB, art. 29, § 2º.).

Art. 8º. - Para demonstrar a qualificação dos Eleitores (CEM, §2º do art. 9°.), as Lojas (Chancelaria e Tesouraria) deverão preencher e dar publicidade aos Membros do seu quadro, até sua última sessão no mês de fevereiro de 2015, da relação de que trata o Anexo II a esta Resolução.

IV - DA REALIZAÇÃO DA ELEIÇÃO E DA CÉDULA ÚNICA

Art. 9º - A Eleição, nos termos do art. 71 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, ocorrerá, exclusivamente, no dia 7 de março de 2015, das 08h00 as 20h00 (sábado), devendo, as Lojas, providenciarem a publicação do respectivo edital até o dia 13 de fevereiro de 2015, nos moldes do Anexo VI a esta Resolução.

§ 1°. - O Ato de Votação e a Proclamação do Resultado da votação pelas Lojas desenvolver-se-ão como prescrevem os arts. 17, 18 caput e seu § 1º., 19, 20, 21, 22 e 23 caput e seus §§ 1º., 2º., 4º. e 5º., do Código Eleitoral Maçônico.

§ 2°. - As Lojas ocupantes de um único Templo deverão, em comum acordo, ajustar o horário de cada uma para a formação da sua respectiva Oficina Eleitoral, no decorrer do dia designado para o pleito (CEM, art. 44 e parágrafo único com a redação dada pela Lei nº. 083/2005), de modo tal que não se viole o imperativo constitucional referido no caput, sob pena de incorrerem, os responsáveis, no disposto no art. 50, inciso XII do Código Eleitoral Maçônico.

(5)

Art. 10 - A Cédula Única a ser usada na Eleição, é a constante do modelo que constitui o Anexo III a esta Resolução.

§ 1°. - A referida cédula deverá ser reproduzida mediante impressão ou cópia reprográfica, em quantidade que a Loja necessitar, em papel opaco que garanta o sigilo do voto e com as chapas contendo os nomes dos Candidatos aos Cargos de Grão-Mestre Estadual e Grão-Mestre Estadual Adjunto, antecedidas de quadrículo, para nele ser assinalada com "X" a preferência do Eleitor. Em havendo necessidade, será o modelo adequado à quantidade de chapas, através de novo expediente a ser divulgado por este Tribunal.

§ 2°. - As Cédulas, antes de serem distribuídas aos Eleitores, deverão ser autenticadas (rubricadas), no verso, pelos integrantes da Mesa Eleitoral.

§ 3°. - Quaisquer sinais, inscrições ou rasuras que excederem ao "X" no quadrilátero escolhido, desde que torne duvidosa a manifestação de vontade do Eleitor, implicará na nulidade do voto.

§ 4°. – O número das chapas e a ordem de sua disposição, iniciadas pelo número “1”, na parte superior da cédula, será atribuído em conformidade com a ordem de inscrição perante este Tribunal Eleitoral.

Art. 11 - As Lojas que até 20 (vinte) de fevereiro de 2015 não tiverem recebido as Cédulas, deverão retirá-las, até 28 (vinte e oito) do mesmo mês, na Sede do Grande Oriente de São Paulo (CEM, art. 42, Parágrafo Único).

§ 1°. - Esta Resolução e seus anexos estarão disponibilizados no sítio do Grande Oriente de São Paulo - www.gosp.org.br - de onde se poderão extrair as minutas desejadas, em alternativa do disposto no caput.

§ 2°. – Todos os maçons e Lojas interessadas poderão, também, a qualquer momento, ter acesso a esta Resolução e solicitar as minutas anexas, pessoalmente ou através de correio eletrônico (e-mail) para o endereço: atremante@gosp.org.br

V – DA APURAÇÃO E DO EXPEDIENTE ELEITORAL

Art. 12 - A Mesa Eleitoral apurará os votos, com o auxílio de dois Escrutinadores previamente indicados dentre os Eleitores presentes, cabendo ao Respeitabilíssimo Mestre proclamar o resultado, em nome do Presidente do Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP, observando o disposto no art. 39 do Código Eleitoral Maçônico.

Art. 13 - Da Sessão da Oficina Eleitoral será lavrada Ata nos moldes do Modelo a que se refere o Anexo IV a esta Resolução.

(6)

Art. 14 - Até o dia 10 de março de 2015 (terça-feira), impreterivelmente, de acordo com o prescrito no art. 39, § 2°. do Código Eleitoral Maçônico, com a alteração dada pela Lei nº. 069/2003, o Respeitabilíssimo Mestre da Loja, deverá remeter o Expediente Eleitoral relativo à Eleição, a saber:

I - Cópia autenticada da Ata referida no art. 15 desta Resolução - (Anexo IV); II - Folha do Livro de Presença ou Folha de Presença à Sessão Eleitoral (Anexo V); III - Relação de Eleitores (Anexo II);

IV - Envelope(s) de Impugnação(ões), caso haja.

§ 1°. - A Ata constante do Anexo IV a esta Resolução, foi concebida para ser utilizada diretamente pela Loja, a seu critério e sem precisar reproduzir, bastando preencher, de punho (com letra legível), os campos reservados para identificação, além de constar as assinaturas necessárias, sem prejuízo da competente lavratura no livro próprio. No caso de impugnação ao Ato Eleitoral, a mesma deverá ser registrada na Ata.

§ 2°. - Necessitando de mais espaço para identificação e assinatura dos Votantes, a Loja informatizada poderá acrescentá-lo e, as demais, valerem-se de folhas adicionais.

§ 3°. - Será recusada a Ata que não estiver de acordo com o Anexo IV, ou contiver rasuras, não se computando os votos da respectiva Eleição na totalização.

§ 4°. - O Expediente Eleitoral referido no caput deverá estar em envelope lacrado, com a perfeita identificação da Loja remetente, e dirigido e subscrito diretamente ao Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP, no seguinte endereço:

Ao

EGRÉGIO TRIBUNAL ELEITORAL DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO Rua São Joaquim 457 BAIRRO LIBERDADE

SÃO PAULO - SP - CEP – 01.508-001

“ELEIÇÃO GRÃO-MESTRADO ESTADUAL 2015/2019”

§ 5°. – Todos os expedientes, nos envelopes, deverão ser remetidos pelas Lojas exclusivamente via postal (preferencialmente com Ar/Sedex), sendo vedado seu protocolo junto ao GOSP e à secretaria deste Tribunal.

§ 6º. - No “envelope do expediente eleitoral” não poderá conter outro tipo de expediente, que, se existente, será desconsiderado.

§ 7°. - Os envelopes que forem enviados para outras dependências da Ordem de modo diverso daquele especificado no § 5º deste artigo e chegarem ao Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP após a data limite (Art. 19, § 2º., desta Resolução), não terão os Expedientes Eleitorais considerados, nem os votos computados, não sendo, sequer, abertos. Os que chegarem tempestivamente, porém abertos ou em desacordo com o estipulado no § 5°. deste artigo, da mesma forma, não serão considerados e nem os votos computados.

(7)

§ 8°. - Para fins de comprovação do prazo estabelecido no caput deste artigo, observar-se-á a data da postagem junto aos Correios, constante do referido envelope lacrado.

Art. 15 - As Cédulas apuradas deverão ser guardadas, pela Loja, em envelopes fechados, lacrados e rubricados pelos Membros da Mesa Eleitoral, até a Proclamação dos Eleitos pelo Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP, com exceção do caso previsto no § 2º. do art. 11 do Código Eleitoral Maçônico, quando serão encaminhadas ao Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP, utilizando-se o endereço constante do § 4º. do art. 14 desta Resolução.

VI - DA IMPUGNAÇÃO DO ATO ELEITORAL

Art. 16 - Se o Ato Eleitoral for impugnado, o Respeitabilíssimo Mestre não Proclamará o resultado e mandará circular o Tronco de Beneficência, suspendendo a Sessão para a lavratura da Ata, que será lida em Sessão reaberta e, após aprovada, assinada por todos os presentes ao Ato Eleitoral, não sendo permitido a qualquer Eleitor retirar-se antes da assinatura (CEM art. 40).

§ 1°. - Retirando-se algum Eleitor sem assinar a Ata, o Respeitabilíssimo Mestre determinará que conste, em observação, tal fato, ficando o Venerável Irmão Orador obrigado a instaurar procedimento judicial contra o faltoso, por desobediência.

§ 2°. - Neste caso, juntamente com o Expediente Eleitoral (Art. 15, § 4°., desta Resolução), serão enviados ao Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP as respectivas Cédulas Eleitorais.

§ 3°. - O impugnante poderá, até o dia 10.03.2015 - (terça-feira), complementar suas Razões de Impugnação, as quais enviará ao Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP (Art. 15, § 4°., desta Resolução), por intermédio da Loja, sendo responsabilizado o Respeitabilíssimo Mestre que retardar ou não encaminhar tais Razões imediatamente, aplicando-se a esta obrigação o disposto no § 6°. do art. 14 desta Resolução.

Art. 17 - A impugnação será apreciada e decidida pelo Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP no decorrer da Sessão Extraordinária, na etapa destinada à totalização dos Votos e Proclamação do Resultado, e antes do início destes procedimentos.

VII - DA TOTALIZAÇÃO DOS VOTOS E DA PROCLAMAÇÃO DO RESULTADO

Art. 18 - No dia 27 de março de 2015 - (sexta-feira), a partir das 16h00, o Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP retomará os trabalhos da Sessão Extraordinária Permanente em curso (em nível de Sessão Pública Maçônica), desde já convocada, para a apuração e totalização dos Votos recebidos das Lojas, efetuados pelos Juízes da Corte e do Egrégio

(8)

Tribunal de Justiça, todos controlados pelo Presidente do Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP, com equipamento de informática, se assim lhe convier, e após o término, Proclamará o Resultado e os Irmãos Eleitos.

§ 1º. – Todo o “expediente eleitoral” recebido via correio, permanecerá lacrado até a data a que se refere o caput.

§ 2º. - A Apuração será efetuada, no maior número de Turmas possível, compostas de pelo menos 2 (dois) Juízes cada uma, sendo um deles o Relator e o outro o Revisor, com o auxílio de Secretária (o).

§ 3°. - A data limite para recebimento do Expediente Eleitoral oriundo das Lojas, inclusive o complemento de Razões de Impugnação - observados os prazos estipulados no art. 14, é 24 de março de 2015 - (terça-feira), não sendo considerados os Expedientes Eleitorais que chegarem em datas subsequentes.

§ 4°. - Proclamado o Resultado, este será Publicado pelos mesmos meios previstos no art. 22 desta Resolução.

Art. 19 – Nos dias de apuração junto ao Egrégio Tribunal Estadual Eleitoral do GOSP, em Sessão Extraordinária, os Candidatos de cada chapa poderão acompanhar os trabalhos e nomear por escrito, (1) um fiscal para cada Turma que estiver atuando no dia de apuração, sendo estes, necessariamente, de grau de Mestre Maçom ativo, a fim de que possam fiscalizar a apuração e a totalização dos resultados, podendo formular protestos e, se for o caso, fazer impugnações no ato, que serão decididas pelo Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP.

Parágrafo Único – O Presidente da Sessão, previsto no art. 18 desta Resolução, poderá fazer uso do Poder de Polícia, para manter a ordem no curso dos trabalhos de apuração e totalização, podendo exigir a retirada do recinto de qualquer irmão, inclusive do candidato, que venha, eventualmente, comportar-se de modo incompatível, bem como suspender os trabalhos, sempre que julgar necessário.

Art. 20 – Para fins do previsto no art. 64 do Código Eleitoral Maçônico, o Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP, divulgará, previamente, a data e o local para a realização da Sessão Especial destinada à Diplomação dos Eleitos, em prazo suficiente a se harmonizar com o disposto na Constituição do Grande Oriente de São Paulo.

VIII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 21 - Aplicam-se, ao pleito de 07 de março de 2015 e aos casos omissos nesta Resolução, todas as demais disposições do Código Eleitoral Maçônico, da Constituição do Grande Oriente do Brasil e da Constituição do Grande Oriente de São Paulo, além do Regulamento Geral da Federação, no que couber.

(9)

Parágrafo único: Por questão de equidade e justiça, por aplicação do princípio da isonomia, nenhum Mestre Maçom será obrigado a desincompatibilização, ficando derrogados os artigos 48 e 49 do CEM, por força da ADIN proc. Nº 456/2010.

Art. 22 - A Secretaria do Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP enviará cópia desta Resolução e de seus anexos, por via eletrônica, para os seguintes destinatários:

I. Todas as Lojas da Jurisdição; II. Grande Procuradoria do GOSP;

III. Grande Secretaria de Finanças do GOSP; IV. Grão Mestre do Estado de São Paulo;

V. Poderosa Assembléia Legislativa Estadual do GOSP; VI. Egrégio Tribunal de Justiça do GOSP;

VII. Superior Tribunal Eleitoral;

VIII. Aos candidatos inscritos nas chapas concorrentes no pleito.

§ 1°. - Tão logo recebam esta Resolução, as Lojas destinatárias fixarão cópia da mesma na Sala dos Passos Perdidos, bem como darão a mais ampla divulgação de seu conteúdo, pelos meios ao seu alcance, a todos os Mestres Maçons do seu Quadro de Obreiros;

§ 2°. - As Lojas e demais destinatários que não receberem esta Resolução e seus anexos até o dia 20.02.2015, deverão comunicar-se com o Egrégio Tribunal Eleitoral, pela via mais rápida abaixo indicada, para fins de providências saneadoras:

- Fones: (11) 3346.7088 (11) 99652-0733 (Alan) - e-mail: atremante@gosp.org.br

§ 3°. - A Secretaria do Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP fica autorizada a antecipar o envio desta Resolução e seus anexos, a qualquer Irmão ou Loja Maçônica, por correio eletrônico, ou por entrega direta aos interessados mediante recibo; sem prejuízo da via postal, por ofício, para os destinatários identificados nos itens II a VII acima.

Art. 23 - Dado a relevância e amplitude da matéria objeto desta Resolução, a sua Publicidade ao Povo Maçônico, inclusive dos anexos, deverá ocorrer pelos seguintes meios:

. Publicação no sítio eletrônico do Grande Oriente de São Paulo (www.gosp.org.br) para acesso e obtenção de cópias pelos destinatários;

. Publicação no próximo Boletim Informativo do Grande Oriente de São Paulo (eletrônico); e publicação no Boletim Oficial do Grande Oriente de São Paulo (impresso).

(10)

Art. 24 – Esta Resolução entra em vigor nesta data, aberto o período de pedido de registro e inscrição de candidaturas, revogadas as disposições em contrário.

São Paulo, 04 de novembro de 2014.

EDUARDO MARCANTONIO LIZARELLI Presidente do Egrégio Tribunal Eleitoral do

Grande Oriente de São Paulo – SP.

LUIZ CARLOS PÊGAS

ROGÉRIO DONIZETTI CAMPOS DE OLIVEIRA JOSÉ GERALDO DE LUCENA SOARES

LAERCIO LAURELLI

JOÃO BATISTA MARTINS CÉSAR ADRIANO CATANOCE GANDUR GILBERTO DE AMARAL MACEDO

(11)

RESOLUÇÃO nº 001/2014 - TEM/GOSP A N E X O - I

AO

EGRÉGIO TRIBUNAL ELEITORAL DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO

Comunicamos a essa Egrégia Corte Eleitoral que a Augusta e

Respeitável Loja Simbólica

“______________________________________________”, Nº

________, ao Oriente de ______________________, em Sessão realizada em ___ de _________ de 2014, aprovou a apresentação do Irmão _____________________________, Mestre Maçom, portador do CIM Nº ________ e _________________________, Mestre Maçom portador do CIM Nº _______ para fins de Pedido de Registro de Candidatura, possibilitando-os concorrerem respectivamente aos Cargos de Grão-Mestre Estadual, e de Grão-Mestre Estadual Adjunto do Grande Oriente de São Paulo, para o quatriênio 2015/2019, nos termos do inciso II do art. 72 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, em Eleição a ser realizada na data de 07 de março de 2015.

Oriente de ___________________, em ____/____/2014.

Venerável Mestre - CIM Nº

Secretário - CIM Nº

(12)

ELEIÇÃO DE GRÃO-MESTRE ESTADUAL E ADJUNTO - 2015/2019

RESOLUÇÃO 001.2014 - TEM/GOSP ANEXO - II

RELAÇÃO DE ELEITORES (CODIGO ELEITORAL MAÇONICO, art.9º) – Preencher o número de Sessões abaixo especificadas - LOJA Nº

N.º

NOME DA LOJA ORIENTE UF

SP NÚMERO DE SESSÕES ORDINÁRIAS REALIZADAS NO PERÍODO DE FEVEREIRO/2014 A JANEIRO/2015

NÚMERO DE SESSÕES NECESSÁRIAS PARA O OBREIRO SER CONSIDERADO ELEITOR (CÓDIGO ELEITORAL MAÇÔNICO, art. 7, “c”)

Legendas para o quadro adiante (identificação e respostas)

LOJA SITUAÇÃO C/FINANÇAS DA LOJA: Resposta ao quesito: S (deve) N (não deve) GOSP Grande Oriente de São Paulo: S (deve) N (não deve)

GOB Grande Oriente do Brasil: S (deve) N (não deve) OAV O obreiro está apto a votar? S (SIM) N (NÃO)

CIM NOME DO OBREIRO LOJA GOSP GOB OAV

(13)

ANEXO III

GOSP/TEM - ELEIÇÃO GRÃO-MESTRADO ESTADUAL - 07.03.2015 RESOLUÇÃO 001.2014 - TEM/GOSP

CHAPA N.º 1:

Grão-Mestre Estadual

Grão-Mestre Estadual Adjunto

CHAPA N.º 2:

Grão-Mestre Estadual

Grão-Mestre Estadual Adjunto CHAPA N.º 3:

Grão-Mestre Estadual

(14)

ELEIÇÃO DE GRÃO-MESTRE ESTADUAL E ADJUNTO 2015/2019 RESOLUÇÃO 001/2014 - TEM/GOB-SP

ANEXO IV

ATA DA SESSÃO ELEITORAL, para Eleição de Grão-Mestre Estadual e de Grão-Mestre Estadual Adjunto do Grande Oriente do Brasil, realizada em 07 de março de 2015.

LOJA Nº. NOME DA LOJA

Endereço da Loja

ORIENTE UF

SP Data da Sessão Hora/Início da Sessão Hora/Término da Sessão 07 de março de 2015

Composição da Mesa Eleitoral e Escrutinadores Respeitab.·. Mestre

Ven.·. Ir.·. Orador Ven.·. Ir.·. Secretário Ven.·. Ir.·. Chanceler Ven.·. Ir.·. Escrutinador Ven.·. Ir.·. Escrutinador

No dia, hora e local acima indicado, reuniram-se em Oficina Eleitoral os abaixo-assinados, Mestres Maçons ativos do Quadro de Obreiros desta Oficina, atendendo à Convocação feita pelo Egrégio Tribunal Eleitoral do Grande Oriente de São Paulo, para cumprimento do que determina a Constituição do Grande Oriente do Brasil em seus arts. 12; 123, inciso II e conforme arts. 17; 18 e 44 (alterado conforme Lei 0083, de 17/09/2005) do Código Eleitoral Maçônico com o fim especial de realização da Eleição para a escolha de Grão-Mestre Estadual e de Grão-Grão-Mestre Estadual Adjunto para o quadriênio 2015/2019. À hora marcada, os Trabalhos foram abertos em Loja de Mestre, com um só Golpe de Malhete pelo Respeitabilíssimo Mestre da Oficina, que

(15)

determinou ao Venerável Irmão Secretário que fizesse a leitura do Edital de Convocação e a verificação da qualidade eleitoral dos Veneráveis Irmãos presentes. Certificado pelo Venerável Irmão Secretário de que todos os presentes são eleitores, o Respeitabilíssimo Mestre constituiu a Mesa Eleitoral, formada por ele, pelos Veneráveis Irmãos Orador e Secretário, já identificados, os quais tomaram assento ao seu lado, e pelos Veneráveis Irmãos eleitores, nomeados para servirem de Escrutinadores, identificados acima, os quais tomaram assento nas mesas do Orador e Secretário, respectivamente. O Respeitabilíssimo Mestre exibiu a urna completamente vazia e a colocou sobre a Mesa Eleitoral. Em seguida determinou ao Venerável Irmão Secretário que fizesse a leitura da Relação de Eleitores inscritos e mandou que fossem chamados, um a um, para o exercício do seu direito de voto. À medida que iam sendo chamados, os Veneráveis Irmãos se dirigiam à mesa do Venerável Irmão Chanceler, assinavam a lista de votantes e um a um à Mesa do Irmão Presidente da Sessão Eleitoral, dele recebendo a cédula devidamente rubricada e na cabine indevassável formalizavam os seus votos e os depositavam na urna que antes fora exibida vazia e que se encontrava sobre a Mesa Eleitoral. Concluída a votação, o Respeitabilíssimo Mestre iniciou a apuração, antes indagando do Venerável Irmão Chanceler quantos Obreiros tinham votado, sendo respondido que votaram ____ (____________) eleitores. Aberta a urna, o Respeitabilíssimo Mestre encontrou igual número de cédulas ali depositadas, e examinando uma a uma com a ajuda dos membros da Mesa Eleitoral, ele informa aos Escrutinadores sobre o voto, e ao final obteve-se o seguinte resultado:

Para Grão-Mestre Estadual e para Grão-Mestre Estadual Adjunto:

a) Chapa no. 1 - IIr _____________________________________ e _____________________________________: (____) votos; b) Chapa no. 2 - IIr _____________________________________ e _____________________________________: (____) votos; c) Chapa no. 3 - IIr _____________________________________ e _____________________________________: (____) votos;

Em branco_______ votos Nulos _______ votos

Total ________ votos

Confirmados os números pelos Escrutinadores e considerada terminada a apuração, o Respeitabilíssimo Mestre franqueou a palavra para manifestação exclusiva sobre o Ato Eleitoral. Reinando silêncio, o Venerável Irmão Orador, que se pronunciou pela legalidade dos trabalhos. A seguir, o Respeitabilíssimo

(16)

Mestre, em nome do Presidente do Egrégio Tribunal Eleitoral do GOSP

Proclama o Resultado (declarar a chapa

vencedora)_______________________. Continuando, desfaz a Mesa Eleitoral,

determina a circulação do Tronco de Beneficência, suspende a Sessão temporariamente para a lavratura da Ata e alerta os Veneráveis Irmãos para que todos permaneçam na Loja para a sua assinatura. Reaberta a Sessão, o Venerável Irmão Secretário procedeu à leitura da Ata, que foi aprovada e assinada por todos os presentes ao Ato Eleitoral, cumprindo-se assim, o disposto no art. 39 do Código Eleitoral Maçônico.

Nome (legível) CIM Ass.

1) Respeitab Mestre ______________________ __________ _________ 2) Ven Ir 1º. Vig_______________________ __________ _________ 3) Ven Ir 2º. Vig_______________________ __________ _________ 4) Ven Ir Orador _______________________ __________ _________ 5) Ven Ir Secret _______________________ __________ ________ 6) Ven Ir 1º. Escrut_____________________ __________ ________ 7) Ven Ir 2º. Escrut_______________________ __________ ________ 8) Ven Ir Chanc_______________________ __________ _________ 9) Ven Ir Tesour_______________________ __________ _________ DEMAIS VENERÁVEIS IRMÃOS PRESENTES AO ATO ELEITORAL:

Nome (legível) CIM Ass.

10) _________________________________ ___________ _______________ 11) _________________________________ ___________ _______________ 12) _________________________________ ___________ _______________ 13) _________________________________ ___________ _______________ 14) _________________________________ ___________ _______________ 15) _________________________________ ___________ _______________ 16) _________________________________ ___________ _______________ 17) _________________________________ ___________ _______________ 18) _________________________________ ___________ _______________ 19) _________________________________ ___________ _______________

(17)

20) _________________________________ ___________ _______________ 21) _________________________________ ___________ _______________ 22) _________________________________ ___________ _______________ 23) _________________________________ ___________ _______________ 24) _________________________________ ___________ _______________ 25) _________________________________ ___________ _______________ 26) _________________________________ ___________ _______________ 27) _________________________________ ___________ _______________ 28) _________________________________ ___________ _______________ 29) _________________________________ ___________ _______________ 30) _________________________________ ___________ _______________

Declaramos que a presente Ata é cópia autêntica da original que foi lavrada às folhas _______ do Livro próprio desta Loja.

Oriente de_______________________, 07 de março de 2015, da E.·.V.·..

___________________________________________ Respeitabilíssimo Mestre

___________________________________________ Venerável Irmão Orador/MMP

___________________________________________ Venerável Irmão Secretário

(18)

ELEIÇÃO DE GRÃO-MESTRE ESTADUAL E ADJUNTO - 2015/2019

RESOLUÇÃO 001.2014 - TEM/GOSP ANEXO - V

FOLHA DE PRESENÇA DA SESSÃO ELEITORAL 1. DATA DA ELEIÇÃO: 07/MARÇO/2015

LOJA Nº N.º

NOME DA LOJA ORIENTE UF SP CIM NOME DO OBREIRO ASSINATURA 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 CHANCELER VENERÁVEL

(19)

ELEIÇÃO DE GRÃO-MESTRE ESTADUAL E ADJUNTO - 2015/2019 PORTARIA 001.2014 - TEM/GOSP ANEXO - VI

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

LOJA Nº N.º

NOME DA LOJA ORIENTE UF SP De ordem do Venerável Mestre (Presidente) da Augusta e Respeitável Loja Simbólica “___________________________________”, Nº _______, ficam pelo presente EDITAL todos os IIr.·. Mestres Maçons convocados para a Sessão Eleitoral a realizar-se no dia 07 de março de 2015, às ___ horas no Templo ______________, sito à Rua _______________________________, n.º _____, desta cidade, para eleições aos cargos de Grão-Mestre Estadual e Grão-Mestre Estadual Adjunto para o quadriênio 2015/2019.

Somente poderão votar os Mestres Maçons regulares, quites com as contribuições pecuniárias devidas à Loja, ao GOSP e ao GOB, e que tenha frequentado, no período de 1º/02/2014 a 31/01/2015, com o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) das sessões ordinárias realizadas pela Loja, ou nas Lojas do Grande Oriente do Brasil, computando-se apenas uma sessão por semana. Estão dispensados de tal exigência os ocupantes de cargos mencionados no § 1º. do art. 7º. do Código Eleitoral Maçônico (Lei nº. 01/82, de 23/07/82).

Aqueles que tenham ingressado na Loja ou sido colados no Grau de Mestre (exaltados) no período de apuração de frequência acima reportado, terão suas frequências computadas a partir do dia do ingresso ou da colação do Grau de Mestre (exaltação). O Maçom Emérito ou Remido só poderá votar e ser votado caso atinja 10% (dez por cento) de frequência em Loja do Grande Oriente do Brasil, nos últimos 24 meses (RGF - 2008, Lei 0099, de 09/12/2008 - art. 48 § 2º).

Os Obreiros em condições de votar estão relacionados em prancha anexa, bem como os que poderão vir adquiri-las.

_____________________, 12 de fevereiro de 2015.

Venerável Mestre Secretário (Presidente)

Referências

Documentos relacionados

Total de consumo de álcool por pessoas de 15 anos ou mais em litros de álcool puro, 2015.. Epidemiologia

Nas avaliações de qualidade, aos sete dias após a colheita, não houve diferença entre tratamentos em todas as variáveis analisadas (dados não mostrados), o que

II → os pareceres e os relatórios de um grande nú- mero de instâncias éticas, tendo lugar de destaque doravante nas reflexões éticas quase oficiais sobre o sujeito, especialmente

Quanto aos hidro- carbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) de baixa massa molecular, ape- nas a área portuária apresentou valores médios de concentração maiores que os admitidos

empresa, a Governança necessita prestar atenção em TI, revendo como fortemente a empresa depende de TI e como TI é crítica para a execução das estratégias de negócios... POR QUE

Carcinoma 6icrolitico: #ste tipo de tumor guarda una relación estrecha entre el consumo de cigarrillos* 4o ha una %ase preinvasora conocida como carcinoma insitu. #s un tumor

Para além disso, e com poucas excepções, os cetáceos não possuem caracteres sexuais secundários que permitam fazer a distinção entre os sexos, e as diferenças

Ainda, o sistema pode acompanhar uma fonte auxiliar de energia composta por uma resistência elétrica que aquece a água quando o termostato indica que não se atingiu