• Nenhum resultado encontrado

A BIODIVERSIDADE DAS PLANTAS CULTIVADAS NOS QUINTAIS NO TERRITÓRIO DA COMUNIDADE KALUNGA CHAPADA DOS VEADEIROS/GO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A BIODIVERSIDADE DAS PLANTAS CULTIVADAS NOS QUINTAIS NO TERRITÓRIO DA COMUNIDADE KALUNGA CHAPADA DOS VEADEIROS/GO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

A BIODIVERSIDADE DAS PLANTAS CULTIVADAS NOS QUINTAIS NO TERRITÓRIO DA COMUNIDADE KALUNGA – CHAPADA DOS

VEADEIROS/GO

Ana Luísa Santana Aragão Universidade Federal de Goiás-UFG anajoyaragao@gmail.com

Raquel Barbosa Fernandes Universidade Federal de Goiás-UFG raquelbf.12@gmail.com

Marcela Burger Sotto-maior Universidade Federal de Goiás-UFG marcela.bsm@hotmail.com

Resumo

A Biodiversidade do Cerrado ainda é pouco conhecida, havendo a necessidade de se implantar pesquisas que retratem melhor o cenário deste bioma. Considerando a biodiversidade de habitats, de populações, de espécies e de genes, o Cerrado têm se mostrado extremamente rico e complexo, com inúmeras espécies endêmicas tanto da flora quanto da fauna. País com maior diversidade genética vegetal do mundo, o Brasil conta com mais de 55 mil espécies catalogadas, e as oportunidades para a identificação de produtos com possíveis utilizações econômicas aumentam com estas diversidades. Este estudo foi realizado em um dos municípios da região nordeste do estado de Goiás e propõe a análise do processo de apropriação do território e da gestão dos recursos do Cerrado perante a globalização, evidenciando as múltiplas formas de ocupação do território pela comunidade Kalunga com base nos quintais de sustentabilidade em seu território.

Palavras chave: Biodiversidade. Quintais. Plantas. Comunidade Kalunga

Introdução

O cerrado, segundo maior bioma brasileiro, envolve toda a região Centro-Oeste do Brasil e estende-se também por outros estados da região Nordeste e Sul, ocupa quase a quarta parte do território nacional. É considerado a maior savana tropical do mundo pela diversidade de habitats e alternância de espécies.

A localização do Cerrado nas regiões mais densas (Sul e Sudeste do Brasil) e a Região Norte possibilitou um ordenado processo de integração, que, desde 1950, constitui-se em uma extensa e favorável fronteira agrícola por sua capacidade de receber população e seu potencial econômico a ser explorado. Com essas características, os investidores governamentais procuraram transformar o Cerrado em um grande produtor,

(2)

principalmente, de grãos, para o abastecimento do mercado mundial. A soja e o milho foram selecionados, juntamente com a pecuária, como os principais produtos de destaque regional, bem como a mineração e a silvicultura.

As extensas terras do Cerrado significam um espaço com viabilidade econômica, extinguindo desta forma seu potencial enquanto biodiversidade. A expansão da monocultura da soja, também vem afetando de maneira sensível o ecossistema e as populações locais.

Também, deve ser considerado que a destruição da vegetação natural significa a perda de conhecimentos que foram acumulados ao longo do tempo, sobre o uso medicinal e tradicional das plantas pelas populações a elas associadas. Estas, muitas vezes, migram para centros urbanos, provocando o rompimento do saber e conhecimento acumulado em sua vivência com a natureza.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indicam que apenas uma terça parte do Cerrado encontra-se pouco antropizada, enquanto outra terça parte foi vastamente ocupada, sobretudo em áreas do Mato Grosso do Sul, de Goiás, de São Paulo e da divisa deste com o Paraná. Os dados de Pires; Santos (2000) demonstram que cerca de 50% a 92% da superfície de Cerrado está fortemente modificada.

Nas três últimas décadas a população que reside no circuito desse ecossistema praticamente duplicou. Em 1996, a taxa de crescimento populacional foi superior à registrada para o país no mesmo período. Apesar de seu avanço econômico com base agrícola o agrupamento populacional se dá na zona urbana, o que não impede o crescimento acelerado da taxa de desmatamento. Na compreensão de Lima (1999), o processo de ocupação explica-se como uma vitória da ciência e da técnica sobre o objeto “natureza”.

Recentemente, pesquisas de Villa Real (2001), e Pires; Santos (2000) indicam que no Cerrado existem cerca de 6 mil espécies de árvores, 150 espécies de anfíbios, 837 espécies de aves, 195 espécies de mamíferos, sendo 18 endêmicas e no que diz respeito a invertebrados estima-se que o Cerrado atinja 14.425 espécies, representando 47% da fauna brasileira; 120 espécies de répteis; 738 das 3 mil espécies de peixes já descritas na América do Sul; e 10 mil espécies de plantas. Presume-se que mais de 40% das espécies de plantas lenhosas e 50% das abelhas que existem aí sejam endêmicas. De gramíneas inscrevem-se mais de cinco centenas de espécies, sendo a grande maioria endêmica da região.

(3)

Como exemplo da ampla biodiversidade do Cerrado tem-se que 53 espécies são empregadas como medicamentos, tais como: Bureré (Brosimum gaudichaudii Tréc, Carobinha-do-campo (Jacaranda decurrens Manso) Amescla (Protium heptaphylum (Aubl) March). Sendo que cerca de 10 espécies são utilizadas como utensílios como: jatobá (Hymenaea courbaril L.), Aroeira (Myracroduon urundeuva Engl. Fr. Allem.), pindaíba (Xylpopia aromatica). Também existem espécies que são utilizadas como alimento no caso o Genipapo (Genipa americana L.,), Araticum (Hymenaea courbaril Mar.,), e o Pequi (Caryocar brasiliense camb.).

O presente trabalho teve por objetivo estudar para que e como são utilizadas as plantas dos quintais no território das Comunidades Tradicionais Kalunga na microrregião goiana da Chapada dos Veadeiros, no município de Teresina de Goiás, onde a presença de quintais utilizados para a atividade de plantio sustentável é marcante.

O território Kalunga

No Nordeste do Estado de Goiás, com cerca de 400 km de distância de Brasília-DF, e 600 km de Goiânia, uma região metropolitana, com expansões urbanas no âmago do Cerrado, encontra-se um espaço geográfico único, a região da Chapada dos Veadeiros. Neste espaço foi lançado em 2008, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) o programa Territórios da Cidadania.

Os Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

De acordo com fontes do Sistema de Informações Territoriais do (MDA), o Território Chapada dos Veadeiros - GO abrange uma área de 21.475,60 Km² e é composto por 8 municípios: Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, Teresina de Goiás, São João D`Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos, Cavalcante e Colinas do Sul.

Baseado no desenvolvimento social e na organização sustentável da região nordeste de Goiás, a pesquisa teve como base o Território Kalunga, especificamente na Microrregião da Chapada dos Veadeiros que abrange uma área total de 15.267 km², população de 32.731 habitantes e uma densidade demográfica de 2,14 hab./km², e busca a compreensão desta sobre a conservação e apropriação da biodiversidade. (Foto 1)

(4)

Foto 1: Placa informativa na entrada do núcleo Engenho II.

Autora: Raquel Barbosa Fernandes

Nesse contexto o Cerrado assume um papel remarcável, abandonando uma condição de ecossistema desprovido e passa a ser visto como território de intensas dinâmicas socioambientais, configurando-se como um objeto político. A agricultura familiar praticada pelas Kalunga nos quintais domésticos também contribui para a melhoria dos solos que são da classes de Latossolo Vermelho-Escuro, Latossolo Vermelho-Amarelo e Latossolo Roxo (Ribeiro & Walter, 1998)-, do microclima e também para o aumento da biodiversidade do local.

As bacias do Rio das Almas e do Rio Paraná irrigam essas áreas do Nordeste Goiano. A comunidade Kalunga, foi dividida em quatro núcleos principais, em proposta feita por Marinho (2008): o Engenho II, estimado o mais prendado em infra-estrutura, por estar localizado próximo aos conjuntos urbanos de Cavalcante e Alto Paraíso e ser de fácil acesso, o Vão de Almas, o Vão do Moleque e Ribeirão dos Negros renomeado como Ribeirão dos Bois. Não existem limites territoriais entre os núcleos. Aproximadamente 62 povoados distribuem-se entre eles, como o Curriola, Ema, Ribeirão, o Taboca, o Areia, o Maiadinha, o de Capela (Figura 1).

(5)

De acordo com dados do “Perfil das Comunidades Quilombolas; Alcântara, Ivapurudunva e Kalunga”, citados por Marinho (2008), a população estima-se em 3.752 habitantes, isto corresponde a aproximadamente, 958 famílias, distribuídas em 884 moradias. No núcleo Vão do Moleque são distribuídos em 122 domicílios, no Engenho II se aproximam dos 80 domicílios e, na Fazenda Ema se aproximam dos 200 domicílios o que leva-nos a concluir que existam ainda aproximadamente 400 domicílios de Kalunga espalhados pelos Vãos da Serra Geral, devido os dois primeiros principais conjuntos estarem com cerca de um quarto deles apenas.

Os Kalunga são comunidades remanescentes de quilombos, ou comunidade afrodescendente, como denomina a Fundação Cultural Palmares. Há divergências históricas sobre suas procedências. Alguns estudiosos apontam os Quilombos como resultado de inúmeros movimentos de resistência de escravos fugidos, que refugiavam e organizavam-se em núcleos denominados de “quilombos”.

Foto 2: Casa Kalunga

(6)

O território das Comunidades Kalunga, antes de tudo, são espaços de relações políticas, sociais e simbólicas, onde o homem ligado a terra constrói sua identidade cultural. Dessa maneira compreendem-se os modos que dão significado político ao território e que traduz para o Kalunga uma maneira de controle e recorte do espaço considerado como Sítio Kalunga.

Tal território assegura a caracterização desse grupo, e aproveita-se como instrumento ou prova para a permanência e fixação dos quilombolas que o ocupam. Como organização do espaço, pode-se dizer que o território Kalunga responde, em sua primeira instância, a necessidades econômicas, sociais e políticas dos quilombolas e, por isso, a produção desse território está sustentada pelas relações sociais que o atravessam. Porém, como qualquer outro território, sua função não se reduz a esta dimensão instrumental: ele é também objeto de operações simbólicas e é nele que os atores projetam suas concepções de mundo (ALMEIDA, 2003).

(7)

1. Localidades Quilombolas e Fazendas no Sitio Histórico e Cultural da Comunidade Kalunga.

(8)

As plantas cultivadas nos quintais Kalunga

O cultivo de plantas nos quintais do território Kalunga, juntamente com a busca pela compreensão da biodiversidade e sua territorialização no cerrado, é um exemplo claro para se tentar compreender a ocupação e o uso devido de comunidades tradicionais no território nacional.

Essa compreensão se aplica à idéia de que essas comunidades necessitam de um território próprio e que seja reconhecido. Isso implica uma busca voltada à elaboração de políticas públicas que apoiem e reconheçam essas comunidades e sua importância para a diversidade biológica e cultural da região, no caso a microrregião da Chapada dos Veadeiros.

Devido ao fato de essas comunidades serem economicamente sustentáveis, fator relevante para a compreensão da apropriação das plantas do cerrado pelas mulheres Kalunga, observa-se uma forte ligação dessas ao sentimento de pertencimento a terra e a sua cultura relacionada à biodiversidade. Nesse sentido o conceito de diversidade biológica é bem explicado por Posey, 1987; Gómez-Pompa, 1971; Gómez-Pompa e Kaus, 1992:

A diversidade biológica, no entanto, não se restringe a um conceito pertencente ao mundo natural; é também uma construção cultural e social. As espécies são objeto de conhecimento, de domesticação e uso, fonte de inspiração para mitos e rituais das sociedades tradicionais, e finalmente, mercadoria nas sociedades modernas.

Essa diversidade biológica, como mencionada anteriormente, faz razão também à uma junção entre as “diversidades’’, que segundo os autores é uma construção cultural e social.

A partir do momento em que buscamos compreender a relação dos Kalunga com as plantas, percebemos o quanto é necessário o saber tradicional, que implica em tradições deste povo e formas de manejos e técnicas que são conhecimento milenar dessa cultura. Daí entende-se a consideração desse tipo de cultivo tradicional também para o meio ambiente. As técnicas utilizadas por esses povos, que são dadas de geração em geração, respeitam o tempo da terra e fazem desse tipo de manejo ecologicamente sustentável, do ponto de vista do meio ambiente e do ponto de vista cultural pois, esse tipo de cultura realizada nos quintais faz com que se tenha uma versão mais artesanal no plantio, não remetendo à técnicas especificas e nem à divisões sociais na gestão da plantação (Foto 3).

(9)

Foto 3: Leutéria e seu marido, Elói Francisco Maia, 76, dedicam boa parte do dia para cuidar do Quintal Sustentável.

Autoria: Edmar Wellington

Sendo assim percebemos mais uma vez a importância do saber tradicional, da ligação deste povo com o território e como isto é essencial a eles, e uma característica da comunidade: uma acumulação de capital reduzida.

Podemos analisar essa óptica através da perspectiva marxista, onde essas comunidades estão ligadas a modos de produção pré-capitalistas que não transformaram o trabalho em mercadoria, não descartando a existência de sua dependência com o mercado que não é total.

Notamos essas relações quando Diegues (1993) diz que, “culturas tradicionais, nessa perspectiva, são aquelas associadas à pequena produção mercantil.” Os Kalunga em seus quintais fazem a cultura de plantas destinadas à diversas atividades e fins, assim essas produções mesmo que em quantidades pequenas (pequena porção em cada quintal), são relevantes para o nível de produção da comunidade, servindo para sua subsistência.

O estudo teve por objetivo estudar como e para que são utilizadas as plantas dos quintais no território das comunidades tradicionais Kalunga, em um recorte

(10)

microregional do Território da Chapada dos Veadeiros, o município de Teresina de Goiás, com um área de 774,635 km², a população estimada de 2.887 habitantes e densidade 4,5 hab./km², e que tem presença marcante de quintais utilizados para a atividade de plantio sustentável.

Verificação da presença de plantas do cerrado domesticadas nos mesmos, assim, investigar também, a influência das políticas governamentais para fortalecer essas comunidades de remanescentes quilombolas nesta atividade, e assim, analisar a forma de como elas tem se organizado frente às exigências do mercado global da biodiversidade. Também inventariar as plantas cultivadas nos quintais visitados e suas utilidades, em meio a uma perspectiva de entender a apropriação e a utilização das plantas do cerrado pelos Kalunga, a partir do instante que eles plantam as mesmas em seus quintais.

Existe também, uma busca pela compreensão do dinamismo do uso e gestão do cerrado e a diversidade da interpretação da biodiversidade.

As fortes relações de força entre os agentes envolvidos, os Kalunga, e suas justificativas para defender suas posições e atividades estão sendo passo a passo estudadas assim como o sentimento de posse do lugar de habitação e o território discutido como resultado de um discurso e de um aparelhamento da cultura dita ecossustentável.

A metodologia adotada definiu como base de estudo o município da microrregião da Chapada dos Veadeiros, Teresina de Goiás, que se localiza no nordeste do estado de Goiás , região Nordeste do Estado de Goiás, no Centro-Oeste do Brasil. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre o Cerrado e a Biodiversidade de suas plantas, relacionando a forma de como as comunidades se apropriam e utilizam dessas espécies. A fim de concretizar o estudo foram feitas visitas e entrevistas as residências das comunidades para relacionar o que foi estudado; para a realização do inventário as plantas estão sendo catalogadas, separando-as em alimentícias, ornamentais, medicinais e a quantidade existente em cada quintal. A pesquisa tem caráter quantitativa e qualitativa, na modalidade de pesquisa participante, por meio da qual é possível articular os saberes populares e a prática.

Espera-se com o estudo o conhecimento e a catalogação das plantas presentes na área de pesquisa, assim como a relação dos atores que atuam no território, nesse caso os Kalunga, com as plantas. Recomenda-se atenção por parte de alguns órgãos públicos responsáveis pelas espécies existentes nos quintais, a sensibilização e educação desses

(11)

povos diante do que for sendo encontrado como problema, assim criando programa de incentivo ao cultivo em suas residências.

Considerações finais

Plantar e colher. O modo de vida dos Kalunga, são traços de uma cultura onde podem ser notadas nas plantações dos quintais uma forma essencial e tradicional de produção para sua subsistência. A biodiversidade presente nesse território, unida a um conhecimento transmitido de pai para filho, mostra a importância da terra para a comunidade de remanescente quilombola, que aliada a técnicas consideradas modernas, geram conhecimentos para um melhor uso e manejo da terra. Assim, toda a família garante seu alimento (e/ou renda) a partir desses espaços aproveitados em suas casas. As plantações dos alimentos, com predominância de milho e mandioca, favorecem essas comunidades no dia a dia. Elas aprendem lidar com a terra, sendo esta (como toda comunidade tradicional) uma alternativa para seu sustento.

O cultivo de plantas medicinais são comuns nos quintais. Fato que nos permite pensar o quanto o conhecimento científico é ausente neste território, porém, a utilização dessas plantas é comum desde os mais velhos aos mais novos membros, caracterizando mais uma vez saberes e conhecimentos tradicionais desta comunidade.

A plantação e cultivo de plantas ornamentais também são importantes desde o fato de servirem para a própria ornamentação, até a comercialização dessas, o que acarreta em um auxílio a mais na renda das famílias.

No geral, as Comunidades, raramente utilizam as terras ‘’cerradenses’’ do território Kalunga com fins lucrativos. O sentimento de pertencimento a esses lugares impedem que os cultivos em suas residências sejam para circulação de capital. Eles acreditam que a terra é ‘’benção’’ (expressão usada por uma senhora Kalunga) e dela provém seu sustento, sendo assim, seu uso é para próprio consumo, não tendo necessidade de comercializar a terra.

Essas comunidades merecem reconhecimento e também apoio de políticas públicas. São sujeitos de grandes saberes em que refletem um assunto que, para além de moderno, tornou-se modismo: a sustentabilidade. Essa mesma sustentabilidade que buscamos compreender e praticar é realizada de forma simples pelos Kalunga.

Nesse sentido, podemos perceber uma melhor compreensão do assunto - A Biodiversidade das Plantas e suas utilidades no Território da Cidadania-Chapada dos

(12)

Veadeiros – GO – por meio de estudos sobre sustentabilidade. Essas comunidades demonstram experiência e conhecimento real em diferentes áreas, por meio de memórias, de conhecimento cultural, de reconhecimento social e de suas identidades. Esse fato nos permite concluir que a visão contextualizada neste território, parte de uma biodiversidade que pode ser definida como: uma construção cultural e social de uma comunidade que dispõe de uma diversidade natural que, aliada a conhecimentos técnicos de uso e manejo da terra caracterizam a comunidade tradicional que transformar e mantêm recursos naturais à favor de sua subsistência.

Foto 4: Quintal Kalunga utilizado para a atividade de plantio sustentável – Comunidade Ribeirão

(13)

Referências

ALMEIDA, Maria G. de. Fronteiras, territórios e territorialidades. Revista da ANPEGE. Ano 2, n. 2. Fortaleza:ANPEGE, 2005. p. 103-114.

ALMEIDA, Maria Geralda, Cultura ecológica e biodiversidade. Mercator - Revista de Geografia da UFC-ano 2-número 03-2003.

_________ . Cultura Ecológica e Biodiversidade. Mercator- Revista de Geografia da UFC, Fortaleza, ano 2, n. 03, p.71-82, 2003

CHAVEIRO, Eguimar Felício. Os novos temas e as geografias contemporâneas. In: Notas de aula. Goiânia, 2006, p.6.

DIEGUES, A . C. S. , 1993, Populações tradicionais em unidades de conservação: o mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Cebimar/Nupaub.

GOMES, F. dos S.- Histórias de Quilombolas, Mocambos e Comunidades de Senzalas. São Paulo: Hucitec, 2005.

LIMA, R. B. , 1999, Natureza: uma categoria do social. In: DUARTE L. M. G.; BRAGA, M. L. S. (Orgs.).Tristes Cerrados- sociedade e biodiversidade. Brasília: Paralelo15.

PIRES,M.O.;SANTOS,I.M.(Orgs.), 2000, REDE CERRADO- Construindo o Cerrado Sustentável .Experiências e Contribuições das ONG's -Brasília: Gráfica Nacional.

PIRES,M.O.;SANTOS,I.M.(Orgs.), 2000, REDE CERRADO- Construindo o Cerrado Sustentável .Experiências e Contribuições das ONG's -Brasília: Gráfica Nacional.

PORTAL DA CIDADANIA. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Disponível em: < http://www.territoriosdacidadania.gov.br/>. Acesso em: 19 de set. 2011.

PORTAL DO AGRONEGÒCIO GOIANO. Disponível em : <

http://www.agronegocio.goias.gov.br/index.php?pg=noticias&id_noticia=12176>. Acesso em: 18 de set. 2011.

VILLA REAL, B. , 2001, Guia por onde andar_ Roteiros turísticos comentados. Nordeste Goiano- Goiânia: AGETUR, SEMARH.

Referências

Documentos relacionados

Dois princípios para vós sacerdotes, consagrados e consagradas: todos os dias renovai o sentimento de que tudo é gratuito, o sentimento de gratuidade na elei- ção de cada um de vós

Destaquei cinco deles, a saber: o PES (i), que ajudou a secretaria a definir seus principais objetivos e a estruturar seu trabalho; o programa Escola Comunitária de

Nas entradas de mercadoria no território rondo- niense em que ela não transite por Posto Fiscal ou, por qualquer motivo, não seja efetuado o registro da nota fiscal pelo Fisco,

Discussão: As informações do estudo realizado resgata o conhe- cimento da comunidade sobre o uso fitoterápico das plantas mais frequentemente cultivadas na zona rural e urbana

O objetivo é apre- sentar algumas com o recurso da planilha para facilitar a aprendizagem de função no ensino fundamental, tendo como base a teoria dos Registros de

Artigo 68 - O valor do Resgate de Contribuições corresponderá à totalidade de cotas acumuladas na Conta Individual existente em nome do Participante nos Fundos Pessoais,

Portanto, o objetivo deste trabalho é demonstrar o processo de desenvolvimento e a construção de uma cadeira de rodas manual com sistema de direcionamento mecânico

Montaigne, Ensaios. 1 A expressão sublinhada no trecho “...ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora não sejam nem boas nem úteis em si”