• Nenhum resultado encontrado

Coberturas Adicionais Plano de Seguro III Lucros Cessantes Processo Susep nº /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coberturas Adicionais Plano de Seguro III Lucros Cessantes Processo Susep nº /"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Versão Novembro/2020

Zurich Riscos Nomeados - Lucros Cessantes

Zurich Riscos Nomeados Processo Susep nº 15414.004288/2007–81 e; Zurich Empresarial RN Plano de Seguro I - Danos Materiais Processo Susep n° 15414.900175/2018-61.

(2)

Versão Novembro/2020 2

Índice

Cobertura de Lucros Cessantes Consequente de Danos Materiais ... 03

Cláusulas de Coberturas Adicionais: Lucros Cessantes – Despesas com Honorários de Peritos ... 14

Lucros Cessantes – Impedimento de Acesso ... 14

Lucros Cessantes – Interdependência ... 14

Lucros Cessantes – Interrupção do Fornecimento de Utilidades ... 15

Lucros Cessantes – Despesas com Instalação em Novo Local ... 15

(3)

Versão Novembro/2020 3 Este plano de seguro de Lucros Cessantes só poderá ser contratado de forma adicional ao plano de Seguro Zurich Riscos Nomeados, processo Susep Nº 15414.004288/2007-81e processo Susep 15414.900175/2018-61, sendo uma das coberturas básicas descritas no item 6. Modalidades de Cobertura de contratação obrigatória e as Cláusulas de Coberturas Adicionais de contratação facultativa.

Cobertura de Lucros Cessantes Consequente de Danos Materiais

1.

Objetivo do Seguro

Esta cobertura tem por objetivo garantir, em conformidade com o que estiver estipulado nas demais condições desta apólice, a indenização pelos prejuízos resultantes da interrupção ou perturbação no giro de negócios do Segurado, causada pela ocorrência dos eventos cobertos pela Cobertura Básica – Incêndio, Queda de Raio, Explosão e Implosão do seguro Zurich Riscos Nomeados nos locais mencionados na apólice, desde que qualquer dos bens móveis ou imóveis nesses locais venha a ser danificado ou destruído em consequência dos mesmos eventos.

1.1. Fica facultada ao Segurado a contratação adicional de um ou mais eventos a seguir especificados, desde que expressamente mencionados na apólice com Limite Máximo de Indenização próprio para cada evento, além da cobertura básica, e desde que a respectiva cobertura adicional de danos materiais tenha, também, sido contratada:

i. Alagamento ou Inundação;

ii. Anúncios Luminosos;

iii. Danos ao Cais;

iv. Danos Elétricos;

v. Derrame D’água ou Outra Substância Líquida de Chuveiros Automáticos (Sprinklers);

vi. Desmoronamento;

vii. Deterioração de Mercadorias em Ambientes Frigorificados;

viii. Equipamentos Cinematográficos, Fotográficos e Eletrônicos de Áudio e Vídeo;

ix. Equipamentos Eletrônicos;

x. Equipamentos em Exposição/Demonstração;

xi. Equipamentos Estacionários;

xii. Equipamentos Estacionários Arrendados ou Cedidos a Terceiros;

xiii. Equipamentos Móveis;

xiv. Extravasamento ou Derrame de Materiais em Estado de Fusão;

xv. Fermentação Própria ou Combustão Espontânea;

xvi. Impacto de Veículos Terrestres;

xvii. Operações de Carga, Descarga, Içamento e/ou Descida;

xviii. Quebra de Máquinas;

xix. Queda de Aeronaves ou Quaisquer Outros Engenhos Aéreos ou Espaciais;

(4)

Versão Novembro/2020 4

xxi. Tumulto, Greve, “Lock-Out” e Atos Dolosos;

xxii. Vazamento de Tanques ou Tubulações;

xxiii. Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Granizo;

xxiv. Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado, Granizo, Queda de Aeronaves ou Quaisquer Outros Engenhos Aéreos ou Espaciais, Impacto de Veículos Terrestres e Fumaça.

1.2. Fica estabelecido que a responsabilidade pelos eventos mencionados na presente apólice estará sempre condicionada às limitações ou restrições impostas no item 4.1 da Cláusula 4ª – Coberturas e da Cláusula 6ª – Exclusões Gerais das Condições Gerais.

2.

Definições Gerais

2.1. Além das disposições constantes na Cláusula 1ª – Definições das Condições Gerais, aplica(m)-se a esta cobertura, a(s) seguintes(s) definição(ões):

Despesas Especificadas: Entendem-se por Despesas Especificadas, as Despesas Fixas discriminadas na presente apólice.

Na hipótese do seguro abranger apenas Despesas Especificadas, somente estas, na proporção em que perdurarem após o evento, serão o elemento base para a apuração dos prejuízos havidos e da indenização devida, de acordo com as definições e disposições constantes nesta apólice. Havendo, porém, prejuízo, o valor das referidas despesas ficará reduzido da parte do prejuízo decorrente das operações do Segurado, proporcional à relação entre o total das Despesas Especificadas e o total das Despesas Fixas.

Despesas Fixas - DF: São as despesas próprias do negócio do Segurado, que não guardam proporção direta com o movimento de negócios ou produção, podendo por isso, após a ocorrência de evento coberto, perdurar, integral ou parcialmente, a níveis não necessariamente determinados pelo período em que subsista o movimento de negócios ou a produção.

As despesas financeiras, para o período base consideradas, deverão ser computadas pelo resultado líquido, ou seja, deduzindo-se as receitas financeiras auferidas no mesmo período. Se, porventura, as receitas financeiras superarem as despesas financeiras, estas serão consideradas como tendo resultado nulo, na soma das parcelas que constituirão o total das despesas fixas especificadas.

Lucro Bruto - LB: É a soma do Lucro Líquido com as Despesas Especificadas, na proporção em que perdurarem após o evento ou, na falta do Lucro Líquido, o valor das referidas despesas menos a parte do prejuízo decorrente das operações do Segurado, proporcional à relação entre o total das Despesas Especificadas e o total das

(5)

Versão Novembro/2020 5 Despesas Fixas.

LB = LL + DF

Lucro Líquido – LL: É o resultado diretamente gerado pelas atividades operacionais do Segurado, antes da provisão para imposto de renda e após a dedução de todas as despesas operacionais, inclusive depreciações, amortizações e despesas financeiras líquidas (despesas financeiras menos receitas financeiras), não computados os resultados obtidos de empresas controladas e coligadas, as receitas e despesas não operacionais, e a correção monetária do balanço.

Se porventura, as receitas financeiras superarem as despesas financeiras, o excesso verificado será desprezado na fixação do lucro líquido para efeito deste seguro.

No caso do seguro cobrir apenas o Lucro Líquido, somente este será o elemento base para a apuração dos prejuízos ocorridos e da indenização devida, de acordo com as definições e disposições constantes nesta apólice.

Período Indenitário: É o tempo previsto para a retomada das atividades do Segurado. É o período posterior à data da ocorrência de um evento coberto por esta apólice, que tenha causado qualquer interrupção ou perturbação no Movimento de Negócio, na Produção ou no Consumo do Segurado.

O início do período indenitário coincide com a data da ocorrência do sinistro e seu término ocorre: quando da reconstrução ou reparo do bem sinistrado; quando da recuperação do movimento de negócios ou do ritmo normal das atividades; ou ainda, se ocorrer primeiro, na data em que terminar o tempo previsto e estabelecido na apólice.

Pode-se estipular período indenitário único para todas as coberturas de danos materiais que deram origem à paralisação total ou parcial das atividades do Segurado ou, alternativamente, distintos períodos indenitários para as diferentes coberturas de danos materiais, levando em consideração a extensão dos danos causada por cada evento.

Em hipótese alguma o período poderá exceder o número de meses consecutivos fixado na presente apólice.

3.

Disposições Gerais

(6)

Versão Novembro/2020 6 Na aplicação dos conceitos constantes em todas as definições e disposições, deverão ser feitos os ajustamentos necessários, considerando-se a tendência de continuidade das atividades do negócio, suas variações e as circunstâncias especiais que as afetaram, quer antes, quer depois do evento, ou que teriam afetado, se o evento não tivesse ocorrido, de modo que os dados assim ajustados representem, tão aproximadamente quanto possível, o resultado que seria alcançado durante o Período Indenitário, se o evento não tivesse ocorrido.

3.2. Atividades em Locais Diferentes dos Mencionados na Apólice

Se durante o Período Indenitário, por força da ocorrência de evento coberto por esta apólice, forem produzidas ou vendidas mercadorias, produzidas ou consumidas unidades, ou prestados serviços em locais diferentes dos mencionados nesta apólice, em proveito das atividades do Segurado, quer por este, quer por terceiros agindo por conta dele, serão contabilizadas as quantias recebidas ou a receber, as unidades produzidas ou consumidas e o resultado de tais atividades ao se calcular o Movimento de Negócio, Produção ou Consumo relativos ao Período Indenitário.

3.3. Limitação de Gastos Adicionais

i. Se houver Despesas Fixas não seguradas por esta apólice, as importâncias apuradas relativas a Gastos Adicionais deverão ser reduzidas na proporção entre a soma do Lucro Líquido com as Despesas Especificadas e a soma do Lucro Líquido com todas as Despesas Fixas, considerados os valores da contabilidade do Segurado, no exercício financeiro que servir de base aos ajustamentos de interesse do sinistro.

ii. Se o seguro abranger apenas as Despesas Especificadas, as importâncias apuradas relativas a Gastos Adicionais deverão ser reduzidas na proporção entre o total das Despesas Especificadas e a soma do Lucro Líquido com todas as Despesas Fixas, considerados os valores da contabilidade do Segurado, no exercício financeiro que servir de base aos ajustamentos de interesse do sinistro.

4.

Importância Segurada e Limite de Responsabilidade

Na cobertura de Lucros Cessantes, a Seguradora responderá pelos prejuízos cobertos até o Limite Máximo da Importância Segurada, desde que o Valor em Risco declarado na apólice seja igual ou superior a 80% (oitenta por cento) do Valor em Risco apurado no momento do sinistro. Caso contrário, correrá por conta do Segurado a parte proporcional dos prejuízos correspondente à diferença entre o Valor de Risco apurado no momento do sinistro e o Valor em Risco expressamente declarado na apólice.

5.

Definições e Disposições

5.1. Movimento de Negócios i. Definições:

(7)

Versão Novembro/2020 7

i.1. Movimento de Negócios

É o total das quantias pagas ou devidas ao Segurado por mercadorias vendidas ou por serviços prestados no curso de suas atividades, exercidas nos locais mencionados na presente apólice.

i.2. Movimento de Negócio Padrão

É o Movimento de Negócio do ano anterior ao do evento, durante os mesmos meses do Período Indenitário.

i.3. Percentual de Lucro Bruto

É a relação percentual de Lucro Bruto sobre o Movimento de Negócio durante o último exercício financeiro, anterior à data do evento.

i.4. Queda de Movimento de Negócios

É a diferença apurada entre o Movimento de Negócio Padrão e o Movimento de Negócio verificado durante o Período Indenitário.

i.5. Valor em Risco

Para todos os fins e efeitos de aplicação de Rateio, entende-se por Valor em Risco:

i.5.1. Quando o Período Indenitário for inferior a um ano:

O resultado apurado mediante a aplicação do percentual do Lucro Bruto ao valor do Movimento de Negócios Padrão correspondente ao Período Indenitário máximo estipulado na apólice.

i.5.2. Quando o Período Indenitário for igual ou superior a um ano:

O resultado apurado mediante a aplicação do Percentual do Lucro Bruto ao valor total do Movimento de Negócios, em número de meses igual ao do período indenitário estipulado na apólice, imediatamente anteriores ao mês em que ocorreu o sinistro.

ii. Importância Pagável

ii.1. A cobertura concedida por esta apólice abrange a perda de Lucro Bruto em consequência de redução de Movimento de Negócios e a realização de Gastos Adicionais efetuados para evitar ou atenuar essa redução.

ii.2. As Importâncias Pagáveis, sujeitas às condições desta apólice, serão o resultado das seguintes apurações:

ii.2.1. Com referência a Perda de Lucro Bruto:

A importância resultante da aplicação do Percentual de Lucro Bruto à Queda de Despesas de Movimento de Negócios decorrente de evento coberto, reduzida da economia de Despesas Especificadas ocorrida no

(8)

Versão Novembro/2020 8 Período Indenitário, em consequência do sinistro, ou seja, reduzida da diferença entre o montante a que atingiriam as Despesas Especificadas caso o sinistro não tivesse ocorrido, e o montante a que, em consequência do sinistro, se reduziram.

ii.2.2. Com referência aos Gastos Adicionais:

Os gastos que, pelo fato de terem sido efetuados, tenham evitado ou atenuado a redução do Movimento de Negócio, durante o Período Indenitário observado o disposto no item 3.3 das Disposições Gerais.

ii.3. Em qualquer caso, a importância pagável correspondente a esses gastos não poderá exceder, em hipótese alguma, a importância resultante da aplicação do Percentual de Lucro Bruto à redução assim evitada. No caso de haver verba própria para despesas com instalação em novo local, a correspondente importância pagável não obedecerá ao mesmo critério.

5.2. Produção - Unidades i. Definições:

i.1. Lucro por Unidade Produzida

É o Lucro Bruto auferido durante o último exercício financeiro anterior à data do evento, dividido pelo número de unidades, da mesma espécie, produzidas durante o mesmo período.

i.2. Produção

É o total de unidades, da mesma espécie, produzidas nos locais mencionados na presente apólice.

i.3. Produção Padrão

É o Movimento de Negócio do ano anterior ao do evento, durante os mesmos meses do Período Indenitário.

i.4. Queda de Produção

É a diferença apurada entre a Produção Padrão e a Produção verificada durante o Período Indenitário.

i.5. Valor em Risco

Para todos os fins e efeitos de aplicação de Rateio, entende-se por Valor em Risco:

i.5.1. Quando o período indenitário for inferior a um ano:

O resultado apurado na multiplicação do Lucro Bruto por Unidade Produzida pela Produção Padrão correspondente ao período indenitário máximo estipulado na apólice.

(9)

Versão Novembro/2020 9

i.5.2. Quando o período indenitário for igual ou superior a um ano:

O resultado apurado no produto do Lucro Bruto por Unidade Produzida pelo valor total da Produção em número de meses igual ao do Período Indenitário estipulado na apólice, imediatamente anteriores ao mês em que ocorreu o sinistro.

ii. Importância Pagável

ii.1. A cobertura concedida por esta apólice abrange a perda de Lucro Bruto em consequência da redução da Produção e a realização de Gastos Adicionais efetuados para evitar ou atenuar essa redução.

ii.2. As Importâncias Pagáveis, sujeitas às condições desta apólice, serão o resultado das seguintes apurações:

ii.2.1. Com referência a Perda de Lucro Bruto:

A importância resultante do produto do Lucro Bruto por Unidade Produzida pela Queda de Produção consequente de evento coberto, reduzida da economia de Despesas Especificadas ocorrida no Período Indenitário, em consequência do sinistro, ou seja, reduzida da diferença entre o montante a que atingiriam as Despesas Especificadas caso o sinistro não tivesse ocorrido, e o montante a que, em consequência do sinistro, as reduziram.

ii.2.2. Com referência aos Gastos Adicionais:

Os gastos que, pelo fato de terem sido efetuados, tenham evitado ou atenuado a redução da Produção durante o Período Indenitário, observado o disposto no item 3.3 das Disposições Gerais.

ii.3. Em qualquer caso, a importância pagável correspondente a esses Gastos não poderá exceder, em hipótese alguma, a importância resultante do produto do Lucro Bruto por Unidade Reduzida, pela redução de Produção assim evitada. No caso de haver verba própria para despesas com instalação em novo local, a correspondente importância pagável não obedecerá ao mesmo critério.

5.3. Produção - Valor de Venda i. Definições:

i.1. Percentual de Lucro Bruto

É a relação percentual do Lucro Bruto sobre o valor de venda da Produção, durante o último exercício financeiro anterior à data do evento.

i.2. Produção

É o valor total da venda dos produtos manufaturados nos locais mencionados na presente apólice.

(10)

Versão Novembro/2020 10 É o valor total de venda dos produtos fabricados no ano anterior ao do evento, durante os mesmos meses do Período Indenitário.

i.4. Queda de Produção

É a diferença apurada entre a Produção Padrão e a Produção verificada durante o Período Indenitário.

i.5. Valor em Risco

Para todos os fins e efeitos de aplicação de Rateio, entende-se por Valor em Risco:

i.5.1. Quando o Período Indenitário for inferior a um ano:

O resultado apurado mediante a aplicação da Percentagem de Lucro Bruto à Produção Padrão correspondente ao Período Indenitário máximo estipulado na apólice.

i.5.2. Quando o Período Indenitário for igual ou superior a um ano:

O resultado apurado mediante a aplicação da Percentagem de Lucro Bruto ao valor total da Produção em número de meses igual ao do Período Indenitário estipulado na apólice, imediatamente anteriores ao mês em que ocorreu o sinistro.

ii. Importância Pagável

ii.1. A cobertura concedida por esta apólice abrange a perda de Lucro Bruto em consequência da redução da Produção e a realização de Gastos Adicionais efetuados para evitar ou atenuar essa redução.

ii.2. As Importâncias Pagáveis, sujeitas às condições desta apólice, serão o resultado das seguintes apurações:

ii.2.1. Com referência a Perda de Lucro Bruto:

A importância resultante do produto do Lucro Bruto por Unidade Produzida pela Queda de Produção consequente de evento coberto, reduzida da economia de Despesas Especificadas ocorrida no Período Indenitário, em consequência do sinistro, ou seja, reduzida da diferença entre o montante a que atingiriam as Despesas Especificadas caso o sinistro não tivesse ocorrido, e o montante a que, em consequência do sinistro, as reduziram.

ii.2.2. Com referência aos Gastos Adicionais:

Os gastos que, pelo fato de terem sido efetuados, tenham evitado ou atenuado a redução da Produção durante o Período Indenitário, observado o disposto no item 3.3 das Disposições Gerais.

(11)

Versão Novembro/2020 11

ii.3. Em qualquer caso, a importância pagável correspondente a esses gastos não poderá exceder, em hipótese alguma, a importância resultante da aplicação do Percentual de Lucro Bruto à redução da Produção assim evitada. No caso de haver verba própria para Despesas com Instalação em Novo Local, a correspondente importância pagável não obedecerá ao mesmo critério.

5.4. Consumo

i. Definições: i.1. Consumo

É o total de unidade de matéria-prima consumida na fabricação dos produtos nos locais mencionados na presente apólice.

i.2. Consumo Padrão

É o Consumo no ano anterior ao do evento, durante os mesmos meses do Período Indenitário.

i.3. Lucro Bruto Por Unidade Consumida

É o Lucro Bruto auferido durante o último exercício financeiro, anterior à data do evento, dividido pelo número de unidades consumidas durante o mesmo período.

i.4. Queda de Consumo

É a diferença apurada entre o Consumo Padrão e o Consumo verificado durante o Período Indenitário.

i.5. Valor em Risco

Para todos os fins e efeitos de aplicação de Rateio, entende-se por Valor em Risco:

i.5.1. Quando o período indenitário for inferior a um ano:

O resultado apurado na multiplicação do Lucro Bruto por Unidade Consumida pelo Consumo Padrão correspondente ao período indenitário máximo estipulado na apólice.

i.5.2. Quando o período indenitário for igual ou superior a um ano:

O resultado apurado no produto do Lucro Bruto por Unidade Consumida pelo valor total do consumo em número de meses igual ao do período indenitário estipulado na apólice, imediatamente anteriores ao mês em que ocorreu o sinistro.

(12)

Versão Novembro/2020 12

ii.1. A cobertura concedida por esta apólice abrange a perda do Lucro Bruto em consequência da redução do Consumo e a realização de Gastos Adicionais efetuados para evitar ou atenuar essa redução.

ii.2. As Importâncias Pagáveis, sujeitas às condições desta apólice, serão o resultado das seguintes apurações:

ii.2.1. Com referência a Perda de Lucro Bruto:

A importância resultante da aplicação do Percentual do Lucro Bruto por Unidade Consumida, pela Queda do Consumo consequente de evento coberto, reduzida da economia de Despesas Especificadas ocorrida no Período Indenitário, em consequência do sinistro, ou seja, reduzida da diferença entre o montante a que atingiriam as Despesas Especificadas caso o sinistro não tivesse ocorrido, e o montante a que, em consequência do sinistro, se reduziram.

ii.2.2. Com referência a Gastos Adicionais:

Os gastos que, pelo fato de terem sido efetuados, tenham evitado ou atenuado a redução do Consumo durante o Período Indenitário, observado o disposto no item 3.3 das Disposições Gerais.

ii.3. Em qualquer caso, a importância pagável correspondente a esses gastos não poderá exceder, em hipótese alguma, a importância resultante do Produto do Lucro Bruto por Unidade Consumida, pela redução de Consumo assim evitada. No caso de haver verba própria para despesas com instalação em novo local, a correspondente importância pagável não obedecerá ao mesmo critério.

6.

Modalidades de Cobertura

6.1. Fica entendido e acordado que sujeita às disposições constantes na Cláusula 1ª – Definições das Condições Gerais e do item 2. Definições Gerais desta Cobertura Adicional, o Seguro de Lucros Cessantes poderá ser contratada para garantir as seguintes perdas:

i. Perda de Lucro Bruto, representada pela soma de Lucro Líquido com as Despesas Fixas;

ii. Perda de Lucro Líquido; e/ou

iii. Despesas Fixas.

7.

Cobertura Simultânea

Fica entendido e acordado que, no caso de qualquer evento coberto por esta apólice atingir somente os produtos acabados, os prejuízos serão apurados com base nas definições e disposições de "Movimento de Negócios", e, na hipótese de causar interrupção ou diminuição da produção nas seções industriais, quer haja ou não estoque

(13)

Versão Novembro/2020 13 de produtos acabados, os prejuízos serão apurados com base nas definições de "Produção" ou "Consumo", levando em conta, porém, a real perda de lucro a que possa conduzir a diminuição ocorrida.

8.

Cláusula de Insuficiência de Seguro de Danos Materiais

Fica entendido e concordado que, no caso de ficar comprovado que a insuficiência do seguro de Danos Materiais acarretou uma agravação dos prejuízos de Lucros Cessantes consecutivos a um sinistro, a indenização será reduzida àquela que seria fixada caso o seguro de Danos Materiais tivesse sido suficiente para a reposição dos bens sinistrados no tempo razoavelmente necessário.

9.

Franquia Dedutível

Fica entendido e acordado que de qualquer reclamação de prejuízos será deduzida a importância correspondente ao valor monetário ou ao número de dias indicado na especificação da apólice do Lucro Cessante indenizável pelo sinistro, apurado conforme o item 2. Definições Gerais e o item 3. Disposições Gerais.

10. LGPD – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

O CLIENTE reconhece que ao preencher esta proposta com fornecimento das informações nela constante, concorda que os dados pessoais e/ou de saúde serão usados e analisados pela SEGURADORA para aceitação ou não do risco, e sendo estabelecido o contrato de seguro, esses dados (anonimizados ou não) poderão ser usados em modelos preditivos e/ou mercadológicos das empresas do nosso Grupo econômico, bem como, para o fim único da execução do contrato de seguro, ditas informações poderão ser compartilhadas com empresas que nos ajude no cumprimento do contrato se seguro (por ex. assistência, resseguradora, regulação de sinistro, serviços de telemedicina, call center, corretora, estipulante, etc). Os dados do CLIENTE serão guardados com todo zelo e cuidado, e mantidos pelo prazo previsto pelo Regulador de Seguros.

O CLIENTE, na condição de titular dos dados pessoais, tem direito a obter, em relação aos seus dados tratados pela SEGURADORA, a qualquer momento e mediante pedido expresso, pedidos como: (i) a confirmação da existência de tratamento; (ii) o acesso aos dados; (iii) a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados, etc.

O CLIENTE está ciente de que, para realizar qualquer uma dessas solicitações ou tirar qualquer dúvida sobre os seus dados pessoais, deverá entrar em contato com a SEGURADORA, por meio do e-mail: protecaodedados@br.zurich.com”.

(14)

Versão Novembro/2020 14 A SEGURADORA garante e assume o compromisso de jamais vender e nem ceder os dados do CLIENTE além da finalidade mencionada, e cumpre integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil. Para conhecer na integralidade a política de proteção de dados da SEGURADORA, por favor acesse https://www.zurich.com.br.

(15)

Versão Novembro/2020 15

Cláusulas de Coberturas Adicionais

Lucros Cessantes – Despesas com Honorários de Peritos

1. Fica entendido e acordado que as eventuais despesas com honorários pagos pelo Segurado a peritos ou consultores, objetivando a perfeita abordagem, comprovação, mensuração, identificação e peritagem do sinistro, serão reembolsáveis por este seguro até o Limite de Indenização indicado na especificação para esta garantia, desde que:

1.1. Os honorários e os critérios de sua fixação sejam previamente acordados com a Seguradora;

1.2. O laudo pericial certifique que os dados utilizados estão em consonância com os livros contábeis e demais registros do Segurado e não esteja em desacordo com os princípios básicos de apuração.

Lucros Cessantes – Impedimento de Acesso

Fica entendido e acordado que este seguro cobre a perda de Lucro Bruto e a realização de Gastos Adicionais, perda e realização causada por interrupção ou perturbação provocada no giro de negócios do Segurado pela interdição de seu estabelecimento ou de logradouro onde o mesmo funcione, interdição superior a 48 (quarenta e oito) horas e determinada pela autoridade competente, em virtude da ocorrência do evento previsto na apólice, quer tenha o evento ocorrido no edifício onde se encontra o estabelecimento do Segurado, quer tenha ocorrido em outro edifício da vizinhança, funcionando esta cobertura suplementar independentemente do fato de nenhum dos locais mencionados na apólice ter sofrido dano material consequente do mesmo evento.

Lucros Cessantes – Interdependência

1. Fica entendido e acordado que este seguro cobre a perda de Lucro Bruto sofrida por qualquer das Empresas Seguradas, consequente de evento coberto ocorrido em locais por elas ocupados e mencionados na apólice, desde que a perda de lucro decorra, exclusivamente, da interdependência entre elas.

2. Fica entendido e acordado que o valor em risco será o somatório dos valores em risco de cada uma das empresas, apurado conforme o item 2. Definições Gerais e o item 3. Disposições Gerais da apólice, e que a importância pagável - Perda de Lucro Bruto e Gastos

(16)

Versão Novembro/2020 16 Adicionais - será apurada, separadamente, empresa por empresa, como se estivessem cobertas por apólices distintas.

3. Na hipótese de a interrupção ou perturbação no giro de negócios de uma das empresas seguradas provocar acréscimo no giro de negócios de outra, a apuração da importância pagável será feita levando em conta a perda que, em conjunto, as empresas tenham sofrido com o sinistro.

Lucros Cessantes - Interrupção do Fornecimento de Utilidades

1. Fica entendido e acordado que este seguro cobre Lucros Cessantes em decorrência dos danos materiais previstos no item 4.1 da Cláusula 4ª – Coberturas das Condições Gerais ou de queda do fornecimento de energia elétrica.

2. A cobertura de Lucros Cessantes garantida por esta apólice alcança também aquela que resultar da interrupção total ou parcial do serviço de energia elétrica, provocada por qualquer ocorrência acidental nas instalações dos fornecedores do referido serviço.

3. Quando o valor do prejuízo exceder em valor ou tempo de paralisação a franquia especificada na apólice, esta Seguradora concorda em pagar o prejuízo, calculado de acordo com as condições de Lucros Cessantes, para o período de interrupção durante o qual o Segurado ficou inteira ou parcialmente impedido de produzir ou manter operações ou serviços devido à falta do fornecimento de energia elétrica.

4. Como Período de Interrupção entender-se-á as horas ou frações de tempo entre a interrupção ocorrida e a hora em que, com o exercício da devida diligência e presteza, o serviço assim interrompido for restaurado e o funcionamento voltar a ser inteiramente normal, estando as propriedades prontas para as operações normais. Este período será limitado a apenas aquelas horas durante as quais o Segurado teria ou poderia ter utilizado o serviço se estivesse disponível.

Lucros Cessantes - Despesas com Instalação em Novo Local

1.

Riscos Cobertos

1.1. Mediante contratação desta cláusula, estarão cobertas, até o Limite Máximo de Indenização fixado na apólice para a presente cobertura, as despesas com instalação em novo local de idênticas características ao local segurado, caso o Segurado tiver que transferir as suas atividades para outro local, decorrente dos eventos cobertos e contratados neste seguro.

1.2. A garantia está condicionada à existência, no dia do sinistro, de cobertura do Plano de Seguro I – Danos Materiais e do Plano de Seguro II – Lucros Cessantes, cobrindo integralmente os danos causados pelos respectivos eventos.

(17)

Versão Novembro/2020 17

2.

Riscos Excluídos

Além das exclusões previstas na Cláusula 6ª – Exclusões Gerais das Condições Gerais, que não tenham sido expressamente alteradas pelas demais coberturas adicionais contratadas, ficam também excluídas as avarias, perdas ou danos direta ou indiretamente resultantes de:

2.1. perdas e danos decorrentes de todos aqueles eventos que não forem reconhecidos nas coberturas contratadas; e

2.2. despesas com instalações e obras, caso a mudança para o novo local não seja definitiva, salvo aquelas que sejam previamente autorizadas pela Seguradora.

3.

Bens Não Compreendidos Neste Seguro

Ratificam-se os termos da Cláusula 7ª – Bens Não Compreendidos Neste Seguro das Condições Gerais.

4.

Liquidação de Sinistros

Além do disposto na Cláusula 12 – Cálculo do Prejuízo e Indenização das Condições Gerais, são indenizáveis, até o limite máximo de indenização fixado na apólice, as seguintes despesas:

4.1. obras de adaptação;

4.2. colocação de vitrinas, balcões, armações e outras instalações;

4.3. fundo de comércio que o Segurado tiver que pagar para a obtenção do novo ponto; e

4.4. fretes para mudanças.

5.

Franquia

A título de participação nos prejuízos indenizáveis decorrentes de sinistros cobertos e conforme acordado entre as partes por ocasião da contratação do seguro, serão aplicadas franquias e/ou participação obrigatória do Segurado, conforme estipulado na Especificação da Apólice.

Lucros Cessantes – Erros e Omissões

1.

Riscos Cobertos

Mediante contratação desta clausula estarão cobertos, até o limite máximo de indenização fixado na apólice para a presente cobertura, as perdas ou danos causados aos bens de

(18)

Versão Novembro/2020 18 propriedade do Segurado, quando localizados no local segurado e não indenizáveis nos temos da presente apólice, por:

1.1. Erro ou omissão não intencional e ocorrido antes da emissão da apólice, na descrição ou localização dos bens segurados;

1.2. Erro ou omissão não intencional e ocorrido em quaisquer alterações posteriores realizadas na apólice, na descrição ou localização dos bens segurados;

1.3. Não inclusão, por erro ou omissão não intencional, de:

i. local de risco adquirido ou ocupados pelo Segurado na data de emissão da apólice;

ii. local de risco adquirido ou ocupado durante a vigência da apólice;

1.4. Erro ou omissão não intencional que resulte em cancelamento de bens cobertos por esta apólice.

1.5. Esta cobertura tem por finalidade amparar as perdas e os danos não indenizáveis nos termos descritos nos itens acima, observados o limite e sublimite de indenização estabelecidos, somente pelo período em que a coberturas estaria amparada por esta apólice, caso o erro ou omissão não tivesse ocorrido.

2.

Riscos Excluídos

Permanecem as exclusões da Cláusula 6ª - Exclusões Gerais das Condições Gerais que não tenham sido expressamente alteradas pelas demais coberturas adicionais contratadas.

3.

Bens Não Compreendidos Neste Seguro

Ratificam-se os termos da Cláusula 7ª - Bens Não Compreendidos Neste Seguro das Condições Gerais.

4.

Franquia

A título de participação nos prejuízos indenizáveis decorrentes de sinistros cobertos e conforme acordado entre as partes por ocasião da contratação do seguro, serão aplicadas franquias e/ou participação obrigatória do Segurado, conforme estipulado na Especificação da Apólice.

(19)

Central de Serviço do Segurado:

4020 4848 (capitais e regiões metropolitanas) 0800 285 4141 (demais localidades)

SAC: 0800 284 4848

Deficiente Auditivo: 0800 275 8585

Ouvidoria: www.zurich.com.br

Correspondências: Av. Getúlio Vargas, 1420 - 5o andar

Funcionários - Belo Horizonte - MG - CEP 30112-021

Telefone: 0800 770 1061

www.zurich.com.br

Referências

Documentos relacionados

Os links para as gravações da aulas ao vivo serão disponibilizados posteriormente na página MOODLE da disciplina.. Atividades Assíncronas: Moodle

desse estudo, que teve como objetivo analisar a percepção das gestantes em relação ao atendimento pré- natal de baixo risco realizado pelo enfermeiro em Unidades Básicas de Saúde

Apart from the two nuclear energy companies that were strongly hit by the earthquake effects (the Tokyo and Tohoku electric power companies), the remaining nine recorded a

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

A divulgação de um produto turístico é decisiva na escolha de um turista sobre um lugar, o marketing faz com que se antecedam as necessidades daquilo que o cliente

Maria Madalena da Silva Lopes Maria Salete Parisi Maria Tânia de Oliveira Santos.. Mariana Bayerlein Zablith Marilia Matos Bulhões Marlene Paulina da