• Nenhum resultado encontrado

PROVA INTEGRADA TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA 4º SEMESTRE - TARDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA INTEGRADA TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA 4º SEMESTRE - TARDE"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

4º SEMESTRE - TARDE

1. Considerando seu conhecimento dos requisitos de proteção radiológica:

A. Nenhuma prática ou fonte associada a essa prática será aceita pela CNEN, a não ser que a prática produza benefícios, para os indivíduos expostos ou para a sociedade, suficientes para compensar o detrimento correspondente, tendo-se em conta fatores sociais e econômicos, assim como outros fatores pertinentes.

B. A exposição normal dos indivíduos deve ser restringida de tal modo que nem a dose efetiva nem a dose equivalente nos órgãos ou tecidos de interesse, causadas pela possível combinação de exposições originadas por práticas autorizadas, excedam o limite de dose especificado na tabela a seguir, salvo em circunstâncias especiais, autorizadas pela CNEN. Esses limites de dose não se aplicam às exposições médicas.

C. Estabelece que as instalações e as práticas devem ser planejadas, implantadas e executadas de modo que a magnitude das doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais sejam tão baixos quanto razoavelmente exeqüíveis, levando-se em conta fatores sociais e econômicos, além das restrições de dose aplicáveis. Determine a ordem de acordo com e texto acima:

A. Limitação de dose, otimização e justificativa. B. Limitação de dose, justificativa e alara. C. Justificativa, limitação de dose e otimização. D. Otimização, alara justificativa.

E. Otimização, justificativa e limitação de dose.

2. Os dosímetros termoluminescentes (TLDs) são utilizados para a monitoração da dose de radiação recebida pelos indivíduos ocupacionalmente expostos (IOE). As leituras dos dosímetros individuais são relacionadas com a leitura do dosímetro padrão do serviço, o qual deve ser armazenado em local onde não há exposição à radiação, somente à radiação natural do local (radiação de fundo). ANDREUCCI (2003)

Em relação às características e à aplicação dos TLDs, é correto afirmar que.

A. Os TLDs são considerados equipamentos de proteção individual (EPI) e o seu uso se faz necessário para atenuação da dose de radiação espalhada no profissional monitorado. B. Do ponto de vista de proteção radiológica, o profissional não deve ficar exposto ao feixe primário de radiação, e, caso isso seja necessário, o TLD deve ficar fora da região do campo de radiação.

C. Os TLDs devem ser fixados na região torácica do profissional monitorado e sua leitura deve ser feita mensalmente em laboratório de dosimetria com o densitômetro óptico; o seu uso é individualizado e obrigatório durante toda a jornada de trabalho, podendo um mesmo TLD ser usado por diferentes profissionais.

D. Os TLDs devem ser fixados na região torácica do profissional monitorado e sua leitura deve ser feita mensalmente em laboratório de dosimetria com o densitômetro óptico e depois armazenado para futuras leituras caso seja necessário.

E. Do ponto de vista de proteção radiológica, o IOE que tiver dois empregos nos quais desenvolva atividades que usem radiações ionizantes, deverá ter distintos TLDs: um para cada instituição de trabalho.

(2)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

4º SEMESTRE - TARDE

3. De acordo com Dimenstein (2004), Quando as radiações eletromagnéticas contactam com a matéria, ocorre a absorção, transmissão e emissão. Nestes processos, a uma transferência de energia, Consequentemente, a energia de uma radiação caracterizará os efeitos biológicos. Nesta casso e correto afirmar que efeito determinístico é:

A. Os efeitos biológicos da radiação são a conseqüência de uma longa série de acontecimentos que se inicia pela excitação e ionização de moléculas no organismo. Há dois mecanismos pelos quais as alterações químicas nas moléculas são produzidas pela radiação ionizante e cometessem a longo tempo.

B. Ocorrem em consequência de doses. As mais variadas podem surgir logo ou vários anos após a exposição.

C. Os danos provocados nas células que participam do processo reprodutivo de indivíduos que foram expostos a radiação, podendo resultar em efeitos nos indivíduos de sua descendência.

D. Geralmente aparecem num curto intervalo de tempo(agudos); A severidade é proporcional a dose, um baixo limite de dose não se detecta defeito algum, São oriundo de um grande numero de célula danificada. Pode ser medido experimentalmente.

E. Quaisquer alterações de uma mensagem contida no DNA de uma célula podem resultar na produção de uma proteína (enzima) altera ou mesmo na inibição de sua síntese, assim podemos determinar efeito este efeito.

4. Segundo a CNENA radiações ionizantes existem no Planeta Terra desde a sua origem, sendo portanto um fenômeno natural. No início, as taxas de exposição a estas radiações eram certamente incompatíveis com a vida. Com o passar do tempo, os átomos radioativos, instáveis, foram evoluindo para configurações cada vez mais estáveis, através da liberação do excesso de energia armazenada nos seus núcleos. Pelas suas propriedades esta energia é capaz de interagir com a matéria: Deste modo Radiação é um termo da área da Física e significa a

propagação de energia de um ponto a outro no espaço ou em um meio material, com certa

velocidade.

Considerando os fragmentos de texto acima o que melhor define radiação ionizante è:

A. As radiações estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns. Estas radiações podem ser divididas em sônicas e

eletromagnéticas.

B. É um processo físico de propagação de energia no espaço ou no meio material. C. São ondas eletromagnéticas sem capacidades de ionização.

D. Possuem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, ou seja, podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados. E. Consiste em emergia como: luz, radiofrequência, ultravioleta e ionização de elétrons. 5. De acordo com DIMENSTEIN(2004), Quando as radiações eletromagnéticas

contactam com a matéria, ocorre a absorção, transmissão e emissão e As radiações não-ionizantes estão sempre a nossa volta. O que podemos definir como radiação não ionizante? A. Ondas eletromagnéticas, radio e raio x.

B. Ressonância nuclear, ondas de radio e gama. C. Luz, ondas de radio, radiação beta

D. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio e raio X são formas comuns.

(3)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

4º SEMESTRE - TARDE

6. As radiações ionizantes por si só não podem ser medida diretamente, a detecção é realizada pelo resultado produzido da interação da radiação com um meio sensível (detector). Em um sistema detector os detectores de radiação são os elementos ou dispositivos sensíveis a radiação ionizante utilizados para determinar a quantidade de radiação presente em um determinado meio de interesse. Neste contexto os medidores de radiação ionizante de leitura direta são:

A. Dosimetros híbridos ou eletrônicos, TLD, Filme dosimétrico. B. Geiger-Muller, TLD, Bip sonoro e caneta dosimétrica. C. TLD, Filme dissimétrico, dosimetros eletrônicos,

D. Dosimetros TLDs, filme dosimétrico e dosimetros eletrônicos. E. Bip integrador, Geiger-Muller, caneta dosimétrica.

7. Proteção radiológica é conjuntos de medidas que visam proteger o homem e o meio ambiente de possíveis efeitos indevidos causados pele radiação ionizantes, são princípios básicos determinados pela CNEM. Neste contexto o que melhor define a justificativa da pratica é:

A. Princípio básico de proteção radiológica que estabelece que nenhuma prática ou fonte adscrita a uma prática deve ser autorizada a menos que produza suficiente benefício para o indivíduo exposto ou para a sociedade, onde o detrimento seja maior que os benefícios.

B. Efeitos para os quais não existe um limiar de dose para sua ocorrência e cuja

probabilidade de ocorrência é uma função da dose. A gravidade desses efeitos é independente da dose.

C. Estabelece que as instalações e as práticas devem ser planejadas, implantadas e executadas de modo que a magnitude das doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais sejam tão baixos quanto razoavelmente exequíveis. D. Princípio básico de proteção radiológica que estabelece que nenhuma prática ou fonte adscrita a uma prática deve ser autorizada a menos que produza suficiente benefício para o indivíduo exposto ou para a sociedade, de modo a compensar o detrimento que possa ser causado.

E. É o principio e efeitos que não existe um limiar de dose para sua ocorrência e cuja probabilidade de ocorrência é uma função da dose. A gravidade desses efeitos é independente da dose.

8. O exame radiográfico do membro anterior é realizado com bastante frequência na rotina de uma clinica veterinária, visto que a quantidade de traumas como fraturas e luxações são bastante comuns nos animais domésticos. Quais as principais projeções radiográficas utilizadas para uma visualização da escápula e suas articulações?

a. Caudo-Cranial e Médio-lateral b. Ventro-Dorsal e Latero-lateral c. Dorso-Ventral e Médio-Lateral d. Dorso-Ventral e Latero-Lateral e. Cranio-Caudal e Dorso-Palmar

(4)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

4º SEMESTRE - TARDE

9. Qual o posicionamento e projeção radiográfica do úmero esta evidenciado na imagem a abaixo?

a.

Decúbito ventral e projeção Crânio-Caudal b. Decúbito ventral e projeção Ventro-Dorsal c. Decúbito dorsal e projeção Crânio-Caudal d. Decúbito dorsal e projeção Caudo-Cranial d. Decúbito ventral e projeção Latero-Lateral

10. Qual o posicionamento e projeção radiográfica do carpo esta evidenciado na imagem a a seguir?

a. Decúbito lateral e projeção lateral

b. Decúbito lateral e projeção médio-lateral c. Decúbito lateral e projeção dorso-palmar d. Decúbito dorsal e projeção lateral

(5)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

4º SEMESTRE - TARDE

11. O fêmur é o mais longo e pesado osso do corpo do cão e do gato. O fêmur consiste em uma diáfise e duas epífises. Articula-se proximalmente com o osso do quadril e distalmente com a patela e a tíbia. O exame radiográfico é essencial pra auxiliar em um diagnostico definitivo de diversas patologias. Quais as principais projeções são indicadas para a radiografia do fêmur? a. Médio-lateral e Cranio-caudal b. Latero-Lateral e Dorso-Ventral c. Latero-Lateral e Ventro-Dorsal d. Latero-Lateral e Cranio-Caudal e. Dorso-Ventral e Médio-Lateral

12. O esôfago é um órgão condutor muscular, localizado entre o extremo inferior da laringo-faringe e o superior do estômago, que faz parte do aparelho digestório unindo a faringe ao estômago. Sua principal função é levar os alimentos até o estômago. Existem algumas particularidades para o exame radiográfico do esôfago. Assinale a alternativa correta a. O esôfago é distinguível em exame radiografico simples, por isso o uso de contraste não é obrigatório nesse exame. O contrate utilizado é o Bario e a radiografia deve ser feita 10 minutos após a aplicação do contraste. A projeção indicada é a ventro-dorsal.

b. O esôfago é distinguível em exame radiografico simples, por isso o uso de contraste não é obrigatório nesse exame. O contrate utilizado é o Bario e a radiografia deve ser feita 5 minutos após a aplicação do contraste. A projeção indicada é a lateral.

c. O esôfago é distinguível em exame radiografico simples, por isso o uso de contraste não é obrigatório nesse exame. O contrate utilizado é o Bario e a radiografia deve ser feita 20 minutos após a aplicação do contraste. A projeção indicada é a dorso-ventral.

d. O esôfago não é distinguível em exame radiografico simples, por isso o uso de contraste é obrigatório nesse exame. O contrate utilizado é o Bario e a radiografia deve ser feita imediatamente após a aplicação do contraste. A projeção indicada é a lateral.

e. O esôfago não é distinguível em exame radiografico simples, por isso o uso de contraste é obrigatório nesse exame. O contrate utilizado é o Bario e a radiografia deve ser feita imediatamente após a aplicação do contraste. A projeção indicada é a ventro-dorsal.

13. Assinale a alternativa que melhor descreve a técnica de gastrografia:

a. Não é necessário Jejum. Radiografia com 5,15,20 e 60 minutos após o uso do contraste. As Projeções indicadas são: dorsal-ventral e latero-lateral.

b. Não é necessário Jejum. Radiografia com 15,25,40 minutos após o uso do contraste. As Projeções indicadas são: dorsal-ventral e latero-lateral.

c. Jejum de no mínimo 8 horas, radiografia com 5,15,20 e 60 minutos após o uso do contraste. As Projeções indicadas são: ventro-dorsal e latero-lateral

d. Jejum de no mínimo 8 horas, radiografia não utiliza contraste. As Projeções indicadas são: dorso-ventral e latero-lateral

e. Jejum de no mínimo 8 horas, radiografia feita imediatamente após o uso do contraste. As Projeções indicadas são: ventro-dorsal e latero-lateral

14. A urografia excretora é um exame radiológico que faz uso de um contraste para estudar a toda a região excretora urinária a partir dos rins. Assinale a alternativa correta que diz respeito a técnica de orografia excretora em cãos e gatos.

(6)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

4º SEMESTRE - TARDE

a. Contraste Iodado. Jejum alimentar e hídrico de 12 a 24 horas. Administração intravenosa do contraste. Radiografia ventro-dorsal imediatamente, e após 5, 10 e 30 minutos. b. Contraste Iodado. Jejum alimentar de 12 a 24 horas. Administração intravenosa do contraste. Radiografias Latero-lateral e Ventro-Dorsal são obtidas imediatamente, e após 5, 20 e 40 minutos.

c. Contraste com sulfato de bario. Jejum alimentar e hídrico de 24 horas. Administração intravenosa do contraste. Radiografia ventro-dorsal imediatamente, e após 5, 10 e 30 minutos. d. Contraste com sulfato de bário. Jejum alimentar e hídrico de 12 horas. Administração intravenosa do contraste. Radiografia dorso ventral imediatamente, e após 5, 10 e 30 minutos. e. Contraste com sulfato de bário. Não necessita de jejum. Administração intravenosa do contraste. Radiografia ventro-dorsal imediatamente, e após 5, 10 e 30 minutos.

15. Descoberta por Eduard Milles Purcell (191-1997) e Felix Bloch (1905-1983) que receberam o prêmio Nobel de Física em 1952, a IRM tornou-se a modalidade de escolha para o estudo por imagem das doenças do SNC, com amplas aplicações do abdome, na pelve e no sistema musculoesquelético. RM consiste no uso de campos magnéticos e ondas de rádio para obtenção de uma imagem.

Katarina 2010. Os meios de contrastes radiológicos, são compostos introduzidos no organismo por várias vias permitindo a definição das imagens radiográficas graças a atenuação do contraste quando difundido no organismo. Segundo o texto, assinale a alternativa correspondente as assertivas. ( ) A melhor escolha para a investigação das alterações das funções cardíacas é o contraste gadolínio, utilizado na RM, devido sua ampla difusão na corrente sanguínea e excreção pelo rim sem que haja alteração na sua constituição.

( ) Após uma ostomia, a análise radiográfica do intestino requer o emprego do bário, escolha essa, se dá diante seu alto poder de dissolução e absorção pelo organismo. Na RM o bário só é utilizado quando o paciente relata histórico de hipersensibilidade ao gadolínio.

( ) O contraste iodado iônico é o mais utilizado nos exames radiográficos, diante sua baixa toxicidade. Em alguns casos, podem ser utilizados na RM

( ) Para o exame de esterossalpingografia (HSG) o contraste de escolha é o complexo de gadolínio a base de quelatos estáveis.

( ) A sialografia consiste no exame contrastado que permite avaliar as glândulas salivares, por meio de injeção de contraste iodado e imagens radiográficas.

A. V, F,F,F,F B. F,V,F,V,V C. V,F,F,F,V D. F,F,F,F,V E. V,V,F,F,V 16. As radiografias são realizadas para o diagnóstico e investigação de trauma, patologias e alterações. Difundida na medicina, indústria e pesquisa desde a descoberta por Wilhelm Conrad Roentgen em 1895, viabilizando o correto diagnóstico médico, e amplamente o que diz respeito aos avanços tecnológicos. Para Bontrager (2008). As radiografias de membros superiores e cintura escapular são realizadas em geral para diagnóstico de fraturas e luxações nessa região. Para um correto posicionamento o profissional técnico em radiologia deve centralizar e alinhar o usuário conforme a recomendação fornecida em cada uma das incidências e posicionar o centro geométrico do feixe colimado (ou ponto central) coincidindo com o centro do receptor de imagens (RI). A incidência do perfil da escápula consiste em:

(7)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

4º SEMESTRE - TARDE

A. Demonstrar o Y escapular, a região proximal do úmero sobrepondo a escapula em lateral, acrômio e processo coracoide.

B. Assegurar a visualização do processo xifoide da escápula em perfil verdadeiro sem sobreposição.

C. Demonstrar a escapula em oblíqua, tendo em vista que é impossível perfilar a escapula diante sua localização anatômica.

D. Também conhecida como método de Neer é empregado sempre que necessário analisar da articulação externo clavicular.

E. Angular o paciente de 45° a 60° e direcionar o raio de 10° a 15° na margem inferior da cabeça do úmero.

17. A análise radiográfica da mão é sempre solicitada para investigação de fraturas, formação sesamoide, verificação da idade óssea, e problemas associados a articulação.

Katarina 2010. Das incidências discutidas em sala, assinale a alternativa que melhor se aplica quando houver prevalência da análise dos espaços ósseo-articular para investigação do crescimento.

A. Oblíqua em leque B. AP da mão

C. PA bilateral das mãos D. AP e PF da mão E. Rx dos dedos da mão

18. “Segundo a norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) Proteção Radiológica, é o conjunto de medidas que visam proteger o homem, seus descendentes e seu meio ambiente, contra possíveis efeitos indevidos causados por radiação ionizante proveniente de fontes produzidas pelo homem e de fontes naturais modificadas tecnologicamente”. No atendimento a crianças e mulheres, devemos estar munidos de todo conhecimento, assegurando o preconizado pela portaria 453/98, que preconiza a utilização das barreiras e justificação de toda e qualquer prática envolvendo a radiação ionizante. Analise as alternativas seguintes e assinale a alternativa correspondente as questões corretas.

I. Em 1996 na Europa, houve a Criação do European Guidelines on Quality Criteria for Diagnostic radiographic Images In Pediatrics (EUR 16261). Que teve por finalidade traçar diretrizes que justifiquem sua prática, na busca de minorar as exposições nas crianças, consequentemente os danos produzidos;

II. Toda e qualquer prática deverá ser justificada para que sua execução possa ocorrer. Fica impossibilitado o TR/TNR a realizar qualquer exame radiográfico sem que haja a prescrição médica, com indicação para o exame;

III. Os danos celulares podem ocorrer diante uma única exposição e ou a contínuas exposições em curto período, em longo período estes efeitos não são visíveis, pois o organismo humano tem grande potencial reparador, eliminando toda e qualquer possibilidade de desenvolvimento de alterações;

IV. Para que um dano seja desenvolvido, é necessário a suscetibilidade do indivíduo. Todo e qualquer ser, está vulnerável a mesma proporção de um dano, seja este criança e ou adulto. V. Cabe ao tecnólogo em radiologia, a mensuração dos fatores evitando um possível dano. Sabemos que utilizando de fatores adequados, mecanismos de contenção e limitação do raio de exposição, podemos evitar uma alteração celular;

(8)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

4º SEMESTRE - TARDE

A. I e III B. II, III e V C. I, II D. IV e V E. Apenas a alternativa I

19. Indicada na pesquisa de patologias envolvendo a articulação femorotibial (joelho), fraturas, lesões ou alterações ósseas relacionadas a doença articular degenerativa, especialmente nas porções anteriores e medial ou posterior e lateral do joelho.

(Bontrager 2015) Figura 1

Katarina3ª edição 2010

Assinale a alternativa correta.

I. A imagem corresponde a incidência oblíqua externa do joelho, com direção do raio central para o ponto médio do joelho 1,27 cm (1/2 polegada) distal ao ápice da patela.

II. As incidência complementares para essa técnica correspondem sistematicamente ao AP, OML, e perfil.

III. Patela, côndilo femoral lateral, côndilo medial do fêmur, côndilo medial da tíbia, são visíveis na imagem radiográfica, além da cabeça e colo fíbula superposta.

IV. A articulação femoropatelar é bem definida com o posicionamento correto, permitindo uma avaliação precisa do espaço articular.

V. Tíbia e fíbula dissociadas a imagem, correspondendo a ausência de sobreposição da cabeça e do colo fíbular.

A. I, II, IV B. II, V C. III, IV, V D. I, II, III E. I, III, V

20. - Segundo o Tratado prático de radiologia / Karina Ferrasa Damas, - 3. Ed , na incidência do AP do úmero o paciente deve estar posicionado sempre que possível em posição ortostática, com o membro paralelo ao Buck vertical e RI.

Estão corretas:

I. A colimação deve ser limitada a estrutura sem que haja corte das porções envolvidas na investigação. É essencial o envolvimento de pelo menos uma articulação a imagem produzida.

(9)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

4º SEMESTRE - TARDE

II. O paciente deve estar posicionado de forma que as articulações do ombro e do cotovelo estejam equidistantes as extremidades do RI.

III. O raio central a uma distância de 1,50cm.

IV. O braço esteja fletido a 180º, antebraço a 90º, apoiado sobre o chassis, com o úmero, o antebraço e a mão no plano oblíquo.

VI. O braço esteja fletido a 90º, apoiado sobre o chassis, com o úmero, o antebraço e mão no mesmo plano coronal.

A. I, II, IV B. II, III, IV C. I, II, V D. III, IV, V E. I, II, III 21. Analise o caso clínico exposto e assinale a alternativa correta.

“Paciente JRN 13 anos, do sexo feminino, queixa-se de dores intensas no joelho e tornozelo esquerdo. Sua mãe informa ao médico que a adolescente andava de skate quando perdeu o equilíbrio e caiu. No mesmo instante gritou por ajuda e foi socorrida por vizinhos. Através de exames clínicos é confirmado o trauma devido a deformidade estrutural, com presença de edema e intenso rubor. Ao toque, o médico confirma a não associação articular, solicitando por sua vez exames de imagens para realização dos procedimentos cabíveis”. Diante os primeiros resultados, o médico solicita um exame específico com utilização de MC do joelho como exame complementar, e indica a utilização do contraste específico como agente intensificador, na visualização da articulação.

A modalidade diagnóstica empregada é?

A. Rx convencional; utilizando de técnicas especiais. Dispensa o uso do contraste radiográfico como substância intensificadora. As articulações e bossas cartilagíneas apresentam-se no raio x convencional sem necessitar de uma exposição complementar;

B. Rx com aplicação do MC a base de bário, que possibilita uma análise precisa das bossas articulares;

C. TC com duplo contraste, possibilitando a dissociação articular e diferenciação da matéria constituinte da articulação;

D. RM com emprego do MC a base de Gadolínio, possibilitando a expressão tecidual diante ao aumento do contraste de tecidos moles (articular).

E. TC com Gadolínio, para uma melhor intensificação da articulação. Seu potencial permite o alinhamento das moléculas de hidrogênio, possibilitando uma visualização precisa; 22. A escapula é um osso par, chato bem fino podendo ser em alguns pontos translúcido. Forma a parte dorsal da cintura escapular. Tem a forma triangular apresentando duas faces, três bordas e três ângulos. Articula-se com dois ossos: úmero e clavícula. E possui duas articulações acrômio clavicular e Gleno umeral. LOPES, A.C. Tratado de Clínica Médica: Tratado de Clínica Médica. 1ª Ed. São Paulo: Roca, 2006, v 1.

(10)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

4º SEMESTRE - TARDE

Figura 2

Bontrager 2010.

I. Para incidência AP da escapula se faz necessário que o paciente encontre-se em posição ortostática, com a estrutura em estudo alinhada a linha central do Buck vertical, braço da escápula em análise abduzido a 90º com a mão em posição supina posicionada a frente da cabeça;

II. Para incidência AP da escapula o RI utilizado é o 18x24 em sentido transversal com incidência do RC direcionado 5cm a baixo do processo coracoide no centro da escápula; III. É importante posicionar o PMS a linha central do Buck vertical, solicitar do paciente que encha o pulmão de ar e prenda a respiração no momento da exposição;

IV. O RI utilizado é o 18x24 ou 24x30, no sentido longitudinal, RC incidindo em um ponto mediano no centro da escapula 5 cm a baixo do processo coracoide no centro do RI; V. Deve-se proporcionar um posicionamento adequado, vislumbrando a perfeita interpretação da imagem obtida, com riqueza de fidelidade estrutural e dimensional;

Estão corretas as alternativas: A. I, II e V

B. II, III, e IV C. I, IV e V D. IV e V E. II, III e V

23. O estudo radiográfico do pescoço consiste em demonstrar as estruturas anatômicas envolvidas na investigação de alterações funcionais, fraturas e corpos estranhos. Segundo os estudos realizados em sala, podemos verificar que cerca de 90% dos exames dessa estrutura se dá diante investigação por corpos estranhos em crianças. Exemplo desses, temos moedas, grãos, pequenas presilhas de cabelo, e espinha de peixe como alvo de investigação. A análise radiográfica do pescoço consiste na realização das incidências:

A. Antero posterior e Perfil com a LIOM perpendicular ao buck vertical B. Póstero anterior e perfil com a LIP paralela ao buck vertical

C. Perfil dinâmico com hiper flexão e hiper extensão

(11)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

4º SEMESTRE - TARDE

E. Antero posterior com inspiração total

24. As incidências básicas ou padrões, também algumas vezes denominadas incidências de rotina ou rotinas do serviço, são as incidências ou posições comumente realizadas na maioria dos serviços de mamografia.

A. CCLE e MLO B. CC e MLO C. CC e Cleavege D. MLO e Ampliação E. CC e EKLUND

25. De acordo com a imagem abaixo marque em que categoria sistemática de Wolf está predominante neste tipo de mama, já que as densidades homogêneas ou heterogêneas ocupam mais de 50% da área parenquimatosa, sendo pouco individualizada a presença de elementos lipomatosos.

Imagem: Incidência Crânio Caudal

Fonte: BONTRANGER, 2006

A. Mama densa e hipoglandular TIPO V de Wolf; B. Mama densa e fibroglandular TIPO IV de Wolf;

C. Mama densa e predominância lobular TIPO III de Wolf; D. Mama densa e hidroglandular TIPO II de Wolf;

E. Mama densa e lipomatosa TIPO I de Wolf;

26. As calcificações mamárias são depósitos de cálcio que se mobilizam do sangue para os tecidos, aí sofrendo alterações do pH, fixam-se sob a forma de sais de cálcio;

A. Em 90% das vezes relacionam-se à condições benignas; B. Em 80% das vezes relacionam-se à condições benignas; C. Em 75% das vezes relacionam-se à condições benignas;

(12)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

4º SEMESTRE - TARDE

D. Em 50% das vezes relacionam-se à condições benignas;; E. Em 25% das vezes relacionam-se à condições benignas;

27. A região linfática é de suma importância na organização da irrigação sanguínea, dentro da anatomia mamaria temos três tipos de linfonodos principais responsáveis por cerca de 97 a 99% da drenagem.

Figura 2- Região Linfática na Região Mamaria

Fonte: BONTRAGER (2006)

A. Linfonodos da cadeia axilar, linfonodos da cadeia mamária interna, linfonodos da cadeia supra clavicular;

B. Linfonodos da cadeia axilar, linfonodos da cadeia mamária interna, linfonodos da cadeia intra clavicular;

C. Linfonodos da cadeia axilar, linfonodos da cadeia mamária externa, linfonodos da cadeia intra clavicular;

D. Linfonodos da cadeia axilar, linfonodos da cadeia mamária externa, linfonodos da cadeia supra clavicular;

E. Linfonodos da cadeia axilar, linfonodos da cadeia mamária externa, linfonodos da cadeia medial;

28. Uma projeção CC (crânio caudal), corretamente realizada, mostra o músculo peitoral na borda posterior da mama, indicando que esta foi posicionada de forma frontal, para que se visualizem as partes mediais e laterais da mama. Marque a alternativa que corresponde a Incidência Crânio Caudal correta.

A. Mama no centro do chassi, mamilo paralelo ao filme, rotação externa do braço e aplicar compressão para o correto espalhamento do parênquima mamário;

B. Mama na lateral do chassi, mamilo perpendicular ao filme, rotação externa do braço e aplicar compressão para o correto espalhamento do parênquima mamário;

C. Mama no centro do chassi, mamilo paralelo ao filme, rotação do tubo de 360° e aplicar compressão para o correto espalhamento do parênquima mamário;

D. Mama na lateral do chassi, mamilo perpendicular ao filme, rotação do tubo de 180° e aplicar a compressão para o correto espalhamento do parênquima mamário;

(13)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

4º SEMESTRE - TARDE

E. Mama na lateral do chassi, mamilo perpendicular ao filme, rotação interna do braço e aplicar compressão para o correto espalhamento do parênquima mamário;

29. A projeção médio lateral oblíqua (MLO) é indicada, para se obter a imagem de todo o tecido mamário e do músculo peitoral. Inclusive para melhor visualização de patologias nas regiões axilares e da cadeia linfática, por esse motivo se faz necessário o uso desta incidência para analisar toda anatomia mamaria de forma lateral. Desta forma marque a alternativa que corresponde à incidência aplicada corretamente.

A. Angulação do tubo 30-60º, feixe perpendicular-medial da mama, paciente de frente ao tubo;

B. Angulação do tubo 30-80º, feixe perpendicular-medial da mama, paciente de frente ao tubo;

C. Angulação do tubo 30-60º, feixe latero-medial da mama, paciente de frente ao tubo;

D. Angulação do tubo 30-90º, feixe perpendicular-medial da mama, paciente de frente ao tubo;

E. Angulação do tubo 30-60º, feixe perpendicular-lateral da mama, paciente de frente ao tubo;

30. Dentro das técnicas mamográficas se faz necessário o uso das incidências básicas ou de rotina Crânio Caudal (CC) e Médio Lateral Obliqua (MLO), para que o exame saia de forma correta se faz necessário alguns critérios de para uma boa avaliação da imagem deve-se demonstrar os seguintes pontos:

A. Informações exatas do paciente e marcador; técnica de processamento adequada; imagens simétricas; qualidade de imagem ideal;

B. Informações exatas do paciente e marcador; técnica de processamento adequada; imagens simétricas; qualidade de imagem focal;

C. Informações exatas do paciente e marcador; técnica de processamento adequada; imagens assimétricas; qualidade de imagem ideal;

.D. Informações exatas do paciente e do acompanhante; técnica de processamento adequada; imagens simétricas; qualidade de imagem ideal;

E.Informações exatas do paciente e marcador; técnica de processamento adequada; imagens assimétricas; qualidade de imagem ideal;

Referências

Documentos relacionados

Os  nossos  clientes  construíram  um  calendário  de  aniversários  de  todos  os  residentes  das  Unidades  Funcionais  do  Outeiro  e  Carvalhais.  Assim, 

Partindo disso, o trabalho analisa a alocação de alunos nos diferentes turnos e turmas de uma amostra de escolas, considerando: (1) sua situação de repetência; (2) se

Esses aspectos da categoria gênero estão intrinsecamente associados à cultura e resvalam para as suas manifestações, a exemplo da música, que também apresenta jogos de poder em

Identificar quais citocinas estão sendo liberadas para diferenciação de determinadas subpopulações de linfócitos T, durante infecção por Yersinia pseudotuberculosis, permite

Durante os estudos clínicos para o tratamento de disfunção erétil, os seguintes eventos adversos foram relatados com o uso de Tada Diário (tadalafila):.. Reação Comum (> 1% e

Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária é uma publicação semestral da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Garça – FAMED/FAEF e Editora FAEF,

zÀÄUÁðtåwvÀgÀvÁå±ÀÄ ¥ÀÅgÀĵÀB ¥ÀÅgÀĵÉÆÃvÀÛªÀĪÀiï | ¸ÀÄÛªÀ£ÁߪÀĸÀºÀ¸ÉæÃt ¤vÀåA ¨sÀQÛ¸ÀªÀĤévÀB || (9)

A técnica de Rampas de Tensão demonstrou ser uma importante ferramenta para a determinação simultânea da dependência da polarização com o campo elétrico (ciclo