• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUMADO ESTADO DA BAHIA CNPJ/MF Nº / Praça Cel. Zeca Leite, nº. 415 Centro CEP: Brumado-BA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUMADO ESTADO DA BAHIA CNPJ/MF Nº / Praça Cel. Zeca Leite, nº. 415 Centro CEP: Brumado-BA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

PROJETO DE LEI Nº 012/2010.

Dispõe sobre a alteração do Sistema Municipal de Ensino de Brumado para a implantação do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, a partir de 2010 e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE BRUMADO, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, FAZ SABER que a Câmara Municipal de Vereadores aprova e ele sanciona a seguinte lei,

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º - Fica alterado o Sistema Municipal de Ensino de Brumado, para atendimento ao disposto:

I – na Resolução CNE/CEB nº 03 de 03 de agosto de 2005 que define normas nacionais para a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração;

II – na Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, que dispõe sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade;

III – no Plano Municipal de Educação para o biênio 2010/2019, instituído pela Lei Nº 1.583/2009, tem como uma de suas metas garantir no referido período, o ensino fundamental obrigatório de 9 (nove) anos;

IV – na Resolução nº CNE nº 1, de 14 de janeiro de 2010, que define Diretrizes Operacionais para a implantação do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.

Parágrafo Único – Para o cumprimento da obrigatoriedade da matrícula de toda criança no ensino fundamental, as escolas municipais deverão observar ao disposto nesta lei.

CAPÍTULO II

DO ATENDIMENTO À DEMANDA ESCOLAR

Art. 2º - A efetivação do processo de matrícula das crianças que irão completar 6 (seis) anos até 31 de março do ano corrente, no 1º ano do ensino fundamental de 9 (nove) anos, dar-se-á:

§ 1º - Os alunos serão matriculados obedecendo à seguinte ordem de prioridades:

I – alunos com idade para as classes de ensino fundamental; II – alunos com idade para as classes de educação infantil.

(2)

2

§ 2º - As escolas de educação infantil só darão início à matrícula dos alunos, desse nível de ensino, após terem sido atendidos todos os alunos do ensino fundamental.

Art. 3º - Para o ano letivo de 2010 as escolas municipais serão organizadas da seguinte forma:

I - ensino fundamental de 8 (oito) séries – da 2ª à 8ª série. II - ensino fundamental de 9 (nove) anos – do 1º ao 2º ano.

Art. 4º - Em 2010, as escolas municipais que ministram ensino fundamental matricularão no 2º ano todos os alunos que cursaram em 2009 as classes de Alfabetização, equivalente ao 1º ano do ensino fundamental de 9 (nove) anos.

§ 1º - O ingressante com 7 (sete) anos completos ou a completar até 31 de março de 2010 será matriculado no 2º ano.

§ 2º - O ingressante com mais de 7 (sete) anos será matriculado na série ou no ano adequado, mediante avaliação da Secretaria Municipal de Educação, evitando-se a distorção idade/série.

§ 3º - No ano letivo de 2010, os limites de idade definidos deverão obedecer aos seguintes referenciais:

I – na 1ª fase da Pré-Escola para 4 anos completos ou a completar até 31/03/2010;

II – na 2ª fase da Pré-Escola para 5 anos completos ou a completar até 31/03/2010;

III – no 1º ano do Ensino Fundamental para 6 anos completos ou a completar até 31/03/2010.

Art. 5º - As classes do 1º ano do ensino fundamental deverão cumprir o mínimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar e a carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, com 4 (quatro) horas diárias de aula.

Parágrafo único. Nas escolas de tempo integral as aulas de formação básica das turmas de 1º ano terão a duração de 4 (quatro) horas diárias, completando o horário escolar com atividades lúdicas, conforme o Projeto Político-pedagógico da unidade escolar.

Art. 6º - As classes do 1º ano do ensino fundamental atenderão à quantidade de alunos estabelecida na Portaria de matrícula da Secretaria Municipal de Educação.

Art. 7º - Caberá à Direção e Coordenação Pedagógica das unidades escolares a articulação necessária entre a educação infantil e o ensino fundamental e, em especial, entre o 1º e o 2º ano, nos âmbitos curricular, pedagógico e administrativo, na garantia da continuidade e sucesso da aprendizagem do aluno.

(3)

3

Art. 8º - O processo de conversão e equivalência do ensino fundamental de 8 (oito) séries para o de 9 (nove) anos obedecerá à seguinte tabela:

Nível de Ensino Ensino Fundamental de 8 anos Ensino Fundamental de 9 anos Idade Referência Completada até 31 de Março Ciclos/Séries Etapas de Ensino Creche 0 ano Educação Infantil - Creche Educação Infantil 1 ano 2 anos 3 anos

Pré-escola 1ª fase 1ª fase 4 anos

Educação Infantil – Pré-escola

2ª fase 2ª fase 5 anos

Pré-escola/EF Alfabetização 1º ano 6 anos

Seriação normal até o final do Ensino Fundamental Ensino Fundamental Anos Iniciais (duração 5 anos) Anos iniciais

1ª série 2º ano 7 anos

2ª série 3º ano 8 anos

3ª série 4º ano 9 anos

4ª série 5º ano 10 anos

Anos finais

5ª série 6º ano 11 anos Ensino

Fundamental Anos Iniciais (duração

4 anos)

6ª série 7º ano 12 anos

7ª série 8º ano 13 anos

8ª série 9º ano 14 anos

CAPÍTULO III

DO ENSINO, AVALIAÇÃO E REGISTRO DE RESULTADOS

Art. 9º - No período de transição, em que ocorrerá a extinção gradativa do ensino fundamental de 8 (oito) séries e a implantação progressiva do ensino fundamental de 9 (nove) anos, o Projeto Político-pedagógico da unidade escolar deverá contemplar o currículo dos dois ensinos, de 8 (oito) séries e de 9 (nove) anos.

Art. 10 - Caberá à Secretaria Municipal de Educação realizar as devidas adequações das Matrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica, visando atender à implantação do ensino fundamental de 9 (nove) anos.

Art. 11 - O Sistema Municipal de Ensino adota o regime seriado para o ensino fundamental, no entanto, no primeiro ano do ensino fundamental não ocorrerá retenção do aluno.

Parágrafo Único - No período de ingresso no ensino fundamental a ação pedagógica assegurará o desenvolvimento das diversas expressões e o aprendizado das diferentes áreas do conhecimento, através de acompanhamento e avaliações constantes, com atividades de reforço e recuperação, se necessário, para garantir uma aprendizagem bem sucedida, não podendo haver retenção de aluno.

(4)

4

Art. 12 - A avaliação do processo de ensino e de aprendizagem observará ao disposto na Resolução CME nº 02/2009 de 05 de maio de 2009, que altera artigos do Regimento Unificado das Escolas Municipais.

§ 1º - Os alunos do 1º ano do ensino fundamental, em 2010, serão avaliados com a finalidade de identificar o desenvolvimento das habilidades em todas as áreas de conhecimento.

§ 2º A - avaliação a que se refere o parágrafo 1º deste artigo constará de ficha de acompanhamento com registro de desempenho individual do aluno, para garantir a continuidade e o sucesso da aprendizagem no ano seguinte.

§ 3º Os alunos do 1º ano do ensino fundamental, a partir de 2010, serão avaliados com a finalidade de identificar e superar as dificuldades de aprendizagem, não cabendo retenção, exigida a frequência mínina de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas para aprovação.

§ 4º A partir de 2010 a avaliação dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, constará de uma ficha de acompanhamento com o registro do desempenho individual em todas as áreas de conhecimento e resultados obtidos no decorrer do ano letivo.

Art. 13 - O aluno retido no ensino fundamental estruturado em 8 (oito) séries será matriculado no ensino fundamental de 9 (nove) anos, sempre que houver a extinção da série correspondente.

Art. 14 - A Secretaria Municipal de Educação designará uma comissão composta por representantes do Departamento Pedagógico, Diretores de Escola e Coordenadores Pedagógicos com a finalidade de elaborar a ficha de acompanhamento escolar para os alunos da rede municipal de ensino.

Art. 15 - No histórico escolar a ser expedido pela escola para os alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental de 9 (nove) anos em 2010 deverá constar:

I – na coluna correspondente ao 1º ano mencionar o número e a data desta lei; II – na coluna correspondente ao 2º ano as notas finais obtidas pelo aluno; III – no campo “observações” mencionar o número e a data desta lei.

§ 1º Ao expedir a transferência, a escola deverá emitir o histórico escolar e a ficha de acompanhamento de desempenho individual do aluno.

§ 2º A Secretaria Municipal de Educação – SEMEC encaminhará o formulário do histórico escolar atualizado para o ensino fundamental de 9 (nove) anos para todas as Unidades Escolares da Rede Municipal de Educação.

(5)

5

Art. 16 - A transferência de alunos do Ensino Fundamental estruturado em 8 (oito) séries ou 9 (nove) anos, não pode ser realizada com o propósito de se obter avanços ou retrocessos.

CAPÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 17 - Os Projetos Pedagógicos a serem desenvolvidos no 1º Ano do Ensino Fundamental nas Unidades de Ensino da Rede Municipal devem considerar as orientações curriculares oriundas da Secretaria Municipal de Educação, a serem expedidas no prazo máximo de 90 dias, a contar da data desta Lei.

Art. 18 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, considerando-se válidas as ações educacionais já praticadas para implantação do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.

Art. 19 – Revogam-se as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal de Brumado, em 12 de abril de 2010.

EDUARDO LIMA VASCONCELOS PREFEITO MUNICIPAL

Está conforme o original. Este Projeto de Lei nº. 012/2010, foi aprovado nas Sessões Ordinárias dos dias 26 de Abril e 03 de Maio de 2010.

Está sendo encaminhado ao Poder Executivo Municipal nesta data, para ser sancionado.

VEREADOR AGUIBERTO LIMA DIAS Presidente da Câmara

Referências

Documentos relacionados

Ao Engenheiro Avaliador, em função do tratamento dos dados de mercado, é permitido arredondar o resultado de sua avaliação, desde que o ajuste final não varie mais de 1%

O Reagente 1 deve permanecer aberto e fora da temperatura de armazenamento somente o tempo necess rio para obter o volume a ser utilizado no teste.. A exposi ão prolongada do Reagente

O projecto foi desenvolvido em três turmas do 3.º Ciclo do Ensino Básico durante as aulas da disciplina de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), o que incluiu uma turma

Resolve credenciar pelo prazo de três anos, o Centro de Educação Tecnológica de Brumado, estabelecido na cidade de Brumado, no Estado da Bahia, mantido pela Faculdade Brumado

A definição prévia dos objectivos é fundamental já que deverá determinar a tipologia de técnicas a utilizar, e naturalmente, a forma de avaliar os resultados promocionais

Finger (2006) mentioned that the factor of artificial form can be obtained by dividing the real volume of the tree (full or partial), taken in relation to the volume of a

durante 11 dias, ou a critério médico. Superdosagem: no cão, após administração oral de 1 dose única de 2.000 mg/kg, foram observados: vômitos abundantes, diarréia, apatia

O objetivo deste trabalho foi o de verificar de que forma as postagens no Twitter dos candidatos à prefeitura de Curitiba se alteram durante o período