• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA MARCELO COELHO DE OLIVEIRA A SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA MARCELO COELHO DE OLIVEIRA A SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA MARCELO COELHO DE OLIVEIRA

A SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Tubarão 2019

(2)

MARCELO COELHO DE OLIVEIRA

A SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Orientador: Prof. Ms. José Humberto Dias de Tolêdo.

Tubarão 2019

(3)

MARCELO COELHO DE OLIVEIRA

A SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Esta Monografia foi julgada adequada à obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Tubarão, (dia) de (mês) de (ano da defesa).

______________________________________________________ Professor e orientador José Humberto Dias de Tolêdo, Ms.

(4)

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus pais pela força e incentivo nesta conquista.

Ao corpo docente e à Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina pela qualidade dos serviços prestados.

Ao orientador pela atenção e suporte no trabalho. Aos amigos que conquistei ao longo desta caminhada.

(5)

RESUMO

A atividade da Construção Civil simboliza um dos setores essenciais na economia brasileira, caracteriza-se por empregar uma quantia significativa de pessoas, de maneira indireta ou direta. Contudo, é vista como um setor de trabalho altamente perigoso, pois, lidera taxas e índices elevados acerca de acidentes e doenças do trabalho. O presente trabalho possui como objetivo compreender melhor a importância da segurança do trabalho na esfera da Construção Civil, bem como a conscientização acerca das formas de influenciar diretamente na possibilidade de acontecer acidentes neste ramo de atividade. Para tanto, a estratégia metodológica adotada foi à revisão de literatura, através de informações coletadas de artigos, monografias, revistas científicas e outros. Conclui-se que as atividades na esfera da construção civil são perigosas, deixando os trabalhadores expostos a muitos riscos/perigos, dos mais variados graus de intensidade, portanto, é importante a conscientização a respeito da utilização dos equipamentos individuais de segurança como medida preventiva. Porém, é preciso cobrar o cumprimento da Norma Regulamentadora a respeito dos EPIs, além de propiciar aos colaboradores um local de trabalho seguro.

(6)

ABSTRACT

The Civil Construction activity symbolizes one of the essential sectors in the Brazilian economy, characterized by employing a significant amount of people, indirectly or directly. However, it is seen as a highly dangerous industry as it leads high rates and rates of accidents and occupational diseases. The present work aims to better understand the importance of work safety in the sphere of Civil Construction, as well as the awareness about ways to directly influence the possibility of accidents occurring in this branch of activity. For this, the methodological strategy adopted was to review the literature, through information collected from articles, monographs, scientific journals and others. It is concluded that activities in the field of civil construction are dangerous, leaving workers exposed to many risks / hazards, of varying degrees of intensity, therefore, it is important to raise awareness about the use of individual safety equipment as a preventive measure. However, it is necessary to charge compliance with the Regulatory Standard with respect to PPE, as well as to provide employees with a safe workplace.

(7)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO... 7

2 CONCEITO E RELEVÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL ... 10

2.1 SEGURANÇA DO TRABALHO ... 10

2.2 SEGURANÇA DO TRABALHO NO CAMPO DA CONSTRUÇÃO CIVIL ... 11

2.3 BENEFÍCIOS E IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS E PROPOSTAS DA SEGURANÇA NO TRABALHO PARA A PROTEÇÃO DO TRABALHADOR NA CONSTRUÇÃO CIVIL ... 13

3 NORMAS REGULAMENTADORAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL ... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 3.1 NORMAS REGULAMENTADORAS ... 16

3.1.1 NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO ... 16

3.1.2 NR 6 – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA ... 17

3.1.3 NR 9 – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA) ... 19

3.1.4 NR 18 – CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO ... 20

4 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL ... ... 22

4.1 PROTEÇÃO PARA A CABEÇA ... 22

4.1.1 PROTEÇÃO DE OLHOS E FACE ... 22

4.1.2 PROTEÇÃO AUDITIVA ... 23

4.1.3 PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES ... 24

4.1.4 PROTEÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES ... 24

4.1.5 PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS COM DIFERENÇA DE NÍVEL ... 25

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 26

(8)

1 INTRODUÇÃO

A indústria da construção civil representa uma das esferas fundamentais da presente conjuntura econômica brasileira, uma vez que, se caracteriza por empregar grande número de trabalhadores, seja de forma direta ou indireta, em suas mais diversas atividades e especificidades, constituindo-se assim uma das áreas mais significativas da economia.

Por outro lado, é apontada como sendo demasiadamente perigosa, visto que, lidera índices e taxas elevadas de acidentes de trabalho, sejam estes fatais ou não, onde a mão de obra não qualificada, a terceirização, a constante rotatividade de equipes, além da ineficiente fiscalização constituem os potenciais e principais causadores ocupacionais indutores de acidentes.

Em face do exposto, a busca pela melhor compreensão da relevância da segurança do trabalho na construção civil, visando à conscientização de empresários e profissionais da área, sobre os meios que oportunizam influir diretamente na probabilidade de se ocorrerem acidentes neste ramo de atividade, constituíram as principais motivações para a elaboração desta monografia.

Levando-se em consideração a lamentosa conjuntura de que em grande parte dos canteiros de obra não se tem a devida preocupação com a segurança dos trabalhadores, estando a grande maioria exposta a riscos que podem causar acidentes, o presente trabalho pretende responder ao seguinte problema de pesquisa: A fim de prevenir acidentes de trabalho na construção civil, que providências devem ser tomadas?

Logo, o objetivo geral desta investigação tratou de apresentar a importância da segurança do trabalho na construção civil através do emprego de equipamentos de proteção e das normas regulamentadoras utilizadas para a efetivação da mesma, além de três objetivos específicos, sendo estes: apontar à importância da segurança no trabalho na construção civil; apresentar as normatizações de segurança no trabalho; descrever os equipamentos de segurança individual e coletiva que juntos contribuem efetivamente para o bom andamento do labor no canteiro da obra civil.

A estratégia metodológica adotada foi à revisão de literatura, foram coletadas informações técnicas e teóricas por meio de livros acadêmicos, artigos, teses, monografias e revistas científicas nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico.

Esse trabalho está estruturado em cinco capítulos assim distribuídos:

No primeiro capítulo apresentamos o tema, problema de pesquisa, objetivos e metodologia.

(9)

9

No segundo capítulo apresentamos o Conceito e a Relevância da Segurança do Trabalho na Construção Civil.

No terceiro capítulo apresentamos as Normas Regulamentadoras na Construção Civil.

No quarto capítulo apresentamos os Equipamentos de Proteção Individual na Construção Civil

E, finalmente as considerações finais.

(10)

2 CONCEITO E RELEVÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Moterle (2014) enfatiza que, o setor da construção civil é visualizado como sendo o responsável por inúmeros acidentes de trabalho, em consequência da constante exposição dos trabalhadores a abundantes fatores de rico, o que gerou a necessidade de se repensar as circunstâncias presentes em um canteiro de obras, sob a perspectiva da segurança e prevenção de acidentes de trabalho em analogia ao implante de medidas preventivas acompanhadas por um profissional de segurança.

Pereira (2012) refere-se à importância da segurança na construção civil, baseado principalmente, em dados estatísticos, os quais demonstram que, cerca da metade dos acidentes de trabalho ocorridos nos anos 90, sucederam-se nos canteiros de obras, portanto, compreender os princípios da segurança no trabalho, de forma específica a segurança nos estaleiros da indústria da construção, representam um ponto chave ao desenvolvimento e sucesso de um empreendimento.

2.1 SEGURANÇA DO TRABALHO

Bozza (2010) elucida que, a segurança do trabalho é uma incumbência do ramo empresarial, dado que as organizações buscam cada vez mais minorar os possíveis riscos aos quais seus colaboradores podem estar eventualmente expostos, posto que, mesmo diante das evoluções científicas e tecnológicas, seja qual for à tarefa desempenhada há possibilidades de haver certos níveis de insegurança.

Faria (1971) percebe a segurança no trabalho como sendo um agrupamento de parâmetros técnicos, educativos, médicos e psicológicos adotados com o intuito de precaver acidentes, através da anulação das situações de insegurança presentes no meio, ou pela elucidação e esclarecimento relativos à importância da inserção de medidas de prevenção.

O aludido autor ainda explicita que os acidentes de trabalho podem ser percebidos como situações imprevistas ocorridas no ambiente de ofício e que podem ser evitados, sendo capazes de provocar de forma direta ou indireta, ferimento corporal, desordem funcional ou doença ocupacional, acarretando em perdas, sejam estas parciais, temporais, de forma permanente ou provisória, da habilitação ao trabalho, chegando, em casos mais extremos, a morte.

(11)

11

Dado o exposto, percebe-se que a falta ou ineficiência de segurança ocasiona sérias dificuldades e complicações a empresas e seus funcionários. Bozza (2010, p. 8) estabelece como principais danos:

[...] problemas de relacionamento humano, produtividade, qualidade dos produtos e/ou serviços prestados e o aumento de custos. A pseudo-economia feita não se investindo no sistema de segurança mais adequado acaba ocasionando graves prejuízos, pois, um acidente de trabalho implica baixa produção, investimentos perdidos em treinamentos e outros custos.

Diante da ampla seriedade e valor desta questão, órgãos administrativos do governo, de maneira mais efetiva o Ministério do Trabalho, vem ao longo do tempo implantando medidas lentas, porém, sucessivas, a fim de despertar avanços nas ações de prevenção de acidentes, como é o caso da Campanha Nacional Contra os Acidentes de Trabalho, ações essas que se demonstram exemplos concretos de desempenho e esforço essencial ao decréscimo dos índices de contingências no ambiente de trabalho (BOZZA, 2010).

Por outro lado, Pereira (2012) revela que, infelizmente boa parte dos empresários não possui compreensão e nem tão pouco convicção da grave problemática que é o acidente de trabalho, muitas vezes influenciados por causa dos custos, e, diante disso, a prevenção destes tona-se menos importante.

Benite (2004) defende que os custos econômicos oriundos de episódios de acidentes no trabalho são astronômicos quer na esfera empresarial, nacional ou global. Já os valores destinados por uma organização à segurança do trabalho são tratados como investimentos, visto que, se revertem em ônus para a empresa e componentes envolvidos.

De forma individual, no setor da construção civil, tais despesas podem variar para mais ou para menos dependendo do modelo de obra a ser executado, período de tempo demandado, total de funcionários envolvidos e de modo especial da efetividade e êxito da gestão de segurança presente na empresa (BENITE, 2004).

2.2 SEGURANÇA DO TRABALHO NO CAMPO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

As atividades inertes a indústria da construção civil são classificadas como provedoras de risco devido a constante alteração do ambiente, tarefas e operários além da reestruturação dos processamentos de produção que requerem encargos a ser efetuado por múltiplas empreiteiras o que submete os colaboradores a diversos riscos presentes no meio, intempéries, em suas

(12)

próprias atividades e das efetuadas pelos demais servidores conforme as etapas e tipo de construção (MOTERLE, 2014).

Além da dinâmica e multiplicidades existentes nos canteiros de obras a construção civil possui particularidades distintas que submetem os trabalhadores deste setor a perigos diários, para a efetiva compreensão dos riscos deve-se levar em consideração conforme Perin (2015 apud Reese e Eidson, 2006, p.12 – 13):

a) os canteiros de obra são dinâmicos (apresentam constantes mudanças) e temporários, de forma que progridem constantemente e outros trabalhadores ingressam no processo;

b) cada obra pode envolver diversos pequenos empreiteiros (subcontratados) realizando diversos tipos de trabalho uns próximos dos outros;

c) várias operações podem está presentes no canteiro de obras simultaneamente, trazendo os perigos específicos de seu desempenho [...]. Portanto existe o potencial de exposição para todos os empregados do canteiro e não apenas os que executam determinadas tarefas.

d) em canteiros de obra de menor porte algumas vezes equipes executam tarefas que usualmente são atribuição de outra equipe. Assim os trabalhadores podem não está familiarizados com os riscos envolvidos em tarefas que geralmente não são de sua atribuição;

e) superfícies de trabalho, equipamentos, velas, máquinas e andaimes são regularmente movidos, montados e desmontados, ou modificados. Dessa forma novos riscos surgem constantemente;

f) operários da construção mudam com frequência de local de trabalho e de empregador ao longo do ano. Isso resulta no uso de novos procedimentos e equipamentos para os quais eles não receberam treinamento;

g) o trabalho é muitas vezes sazonal, e isso resulta em tanto contratantes quanto trabalhadores sentindo-se apressados para concluir rapidamente seu trabalho. Isso aumenta as chances de um acidente ocorrer ou que a exposição a agentes nocivos passe despercebida.

Bozza (2010) afirma que a construção civil se diferencia dos outros ramos industriais por suas peculiaridades de forma destacável a sua alta dependência da mão de obra empregue em suas atividades o que deveria ser a principal motivação desse setor em posicionar-se como referência no que diz respeito à segurança no trabalho, o que infelizmente

(13)

13

não funciona assim, dado que este se trata de um dos campos da indústria que apresenta os mais altos índices e percentuais de acidentes.

Semelhante aos demais ramos industriais, a construção civil foca, sobretudo, no alcance de lucros, visando sempre à minoração de custos em seus processos, no entanto, a opção dos gestores pelo não investimento em segurança do trabalho, devido a não consideração da influência desta para a organização no viés de produtividade, fazem com que esta seja colocada em segundo plano, acarretando em um erro gravíssimo deste setor (BOZZA, 2010).

Pereira (2012) por sua vez esclarece que os custeios referentes à implantação de medidas de segurança do trabalho dentro da construção civil devem está direcionadas a introdução, conservação, análise, reparação de possíveis falhas, que apesar de serem almejadas suas não ocorrências estas podem acometer-se, e projeto, este que vista corrigir tais erros e desvios dos sistemas de segurança.

Assim sendo, o objetivo principal das medidas gerenciais associadas aos equipamentos físicos de segurança e as normas regulamentadoras propostos pela segurança no trabalho a esfera da construção civil faz com que seja possível reduzir consideravelmente os índices de acidentes de trabalho, dessa forma, faz-se primordialmente necessários às construtoras voltem o olhar e esforços para a composição de um sistema de segurança (MOTERLE, 2014).

Conforme Perin (2015) a adequação das condições e do meio ambiente de trabalho no setor da construção aliado as boas práticas e o bom funcionamento da logística de prevenção de acidentes através da segurança no trabalho voltada a indústria da construção no canteiro de obras, além de representar a responsabilidade social e vantagem competitiva de uma organização, faz com que se obtenham ganhos significativos tanto para atender as necessidades das empresas quanto às de seus colaboradores garantindo a proteção e manutenção da integridade física dos mesmos.

2.3 BENEFÍCIOS E IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS E PROPOSTAS DA SEGURANÇA NO TRABALHO PARA A PROTEÇÃO DO TRABALHADOR NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Mattos e Másculo (2011) afirmam que os conceitos e metodologias da segurança no trabalho visam fazer com que as empresas da construção civil apliquem a suas atividades um composto de ações voltadas a antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os riscos por meio

(14)

de uma adequação de não conformidades as medidas de proteção pré-estabelecidas ocasionando na proteção e valorização da vida aliada a competitividade de mercado o que se traduz em alguns pontos dos incontáveis proveitos e valor de relevância que a segurança do trabalho proporciona seja aplicada ao âmbito da elaboração de projetos ou execução de obras. A polícia ambiental de saúde e segurança ocupacional além das propostas e imposições derivadas da segurança no trabalho, seja na construção civil ou em qualquer área da indústria, deve ser devidamente disseminada e assimilada por todos os funcionários, sejam por reuniões, treinamentos, murais, informativos intermitentes, etc. a fim de manter o trabalhador a par de seus direitos e deveres quanto à manutenção da sua segurança propiciando assim o devido emprego e manutenção das propostas a fim de se estruturar e manter o amparo adequado à classe trabalhadora (MATTOS; MÁSCULO, 2011).

De acordo com Benite (2004) incontáveis são os ganhos dos trabalhadores em relação à manutenção da segurança dos mesmos ao executarem atividades pertinentes ao setor da construção civil amparados pelas metodologias e propostas previstas e aplicadas através da segurança no trabalho.

Apesar da impossibilidade de ser excluir todos os riscos e perigos presentes nos canteiros de obras, os processos de gerenciamento de riscos propostos pela segurança no trabalho oportunizam aos operários da construção a correta identificação, manejo e medidas de controle destas ameaças minimizando-as ou eliminando-as assegurado um ambiente de trabalho seguro (BENITE, 2004).

As diretrizes de ordem administrativa, o devido ingresso ou continuidade de operários nos canteiros apenas se estiverem devidamente assegurados pelas NRs, o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA e o emprego de EPIs e EPCs constituem os principais mecanismos da segurança no trabalho capazes de minimizar as situações de riscos e atuar na proteção e valorização da vida dos colaboradores (BENITE, 2004).

Perin (2015) certifica que o crescente aumento das imposições e condições impostas às empresas construtoras por parte dos principais contratantes de obra geram incentivos a implantação de sucedidos sistemas de segurança no trabalho aliado a elevados índices de desempenho destes para que seja possível sua manutenção ascendência no mercado o que beneficia diretamente o trabalhador já que este está diretamente ligado as propostas citadas e destas dependem sua saúde e integridade.

(15)

15

Isto posto, empresas, funcionários, administração pública e a sociedade como um todo deve está atenta aos altos índices de acidentes ocupacionais buscando sempre o discernimento e interesse por tal temática com o propósito de conservar os aspectos sociais e humanos frente as consequências dos riscos aos quais os trabalhadores estão sujeitos, seja na construção civil ou não. (PERIN, 2015)

(16)

3 NORMAS REGULAMENTADORAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

3.1 NORMAS REGULAMENTADORAS

As leis brasileiras, em referência à segurança e acidentes do trabalho passaram por várias transformações nos últimos tempos, contudo a primeira legislação acerca do assunto apareceu somente em 1919, e abordava o “perigo da profissão” como um perigo próprio à profissão executada. Somente em 1972, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), iniciou um projeto de desenvolvimento de profissionais em Medicina e Segurança do Trabalho (LOBO JUNIOR, 2008).

Em 08 de Junho de 1978 foram aprovadas as Normas Regulamentadoras popularmente conhecidas como NRs, através da Portaria de nº 3.214, com o propósito de elucidar os requisitos necessários acerca da saúde e segurança no trabalho, o que é de execução obrigatória das organizações, que tenham funcionários subordinados através da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). As NRs já passaram por inúmeras alterações/complementações buscando proteger ao máximo o trabalhador (FRANZ, 2006).

O aludido autor atesta que a construção civil é um exercício profissional que apresenta elevados índices de acidentes, por isso, as NRs são essenciais para a promoção da segurança no ambiente de trabalho. As organizações necessitam efetivar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

3.1.1 NR 4 - Serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho

Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) constituem-se por especialistas do setor da saúde, que possuem como tarefa primordial a proteção à integridade física dos colaboradores no interior das organizações, contudo, também precisam avisar aos trabalhadores a respeito de novas enfermidades e auxiliar a tomar providências contra pequenos acidentes, os quais perturbam o progresso da organização e afetam os colaboradores. Segundo a NR 4 (BRASIL, 2014), o SESMT é exigido para todas as organizações privadas ou públicas, que possuem trabalhadores celetistas.

Com o objetivo de atingir os propósitos do SESMT, é preciso que a política efetivada na organização seja bem estipulada, possuindo a segurança e o suporte da gerência, assim

(17)

17

como a percepção de cada integrante da organização. Seu dimensionamento está conectado ao número de colaboradores da organização e a função exercida, de acordo com o quadro (01):

Quadro 01 – dimensionamento do SESMT

Fonte: Pitágoras faculdade

O elevado predomínio de atividade de empresas de porte pequeno no setor da construção civil proporciona que o controle em relação aos acidentes de trabalho não seja tão efetivo, isto é, constitui-se em uma dificuldade, tendo em vista que, tais organizações estão livres a não possuírem profissionais da área de segurança.

3.1.2 NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva

A Norma Regulamentadora NR 6 versa acerca dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), ela determina que as organizações possuem a obrigação de ofertar aos seus colaboradores, de forma gratuita, os EPIs requeridos a cada risco, suprindo as peculiaridades de cada função, todos eles necessitam possuir o Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) e devem estar em perfeitas condições de funcionamento e conservação.

De acordo com a NR 6, EPI é todo equipamento ou artigo, de utilização individual usado pelo colaborador, designado à proteção de perigos passíveis de prejudicar a segurança e a saúde do funcionário.

(18)

Figura 01 - Equipamentos de proteção individual (EPI)

Fonte: EPI (2016)

De acordo com a NR 6, os EPIs devem ser utilizados:

- sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam proteção total contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

- fazer uso dos EPIs quando estiverem implantando as medidas de proteção coletiva; - fazer uso dos EPIs ao atender a situações de emergência.

O fornecimento dos equipamentos de proteção individual é de responsabilidade das empresas, adequados aos serviços e em perfeito estado de funcionamento. Por outro lado, é obrigação dos trabalhadores:

✓ Usá-los apenas para a finalidade a que se destina; ✓ Responsabilizar-se por sua guarda e conservação; ✓ Não portá-los para fora da área técnica;

✓ Comunicar ao empregador quaisquer alterações que os tornem impróprios para uso (NR6).

De acordo com Lucca (2013) a utilização dos EPIs é de caráter paliativo, pois não excluir quaisquer causas de acidentes, somente minimiza seus efeitos. Assim, é preciso ponderar seu uso como precaução derradeira no combate às condições de risco e, simultaneamente, como um recurso temporário. Recomenda-se a utilização de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), que são empregues para a prevenção e diminuição dos acidentes e doenças relativas ao trabalho.

(19)

19

3.1.3 NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), tem sua elaboração e obrigatoriedade estabelecida na NR 9. Empresas e instituições que admitam trabalhadores como empregados são obrigadas a elaborar o programa, visando a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores.

Quadro 02 - Riscos ambientais

Fonte: Hokeberg et al, 2006

Segundo o item 9.1.1 da referida NR, a mesma estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. Além da obrigatoriedade, define que seu objetivo está interligado à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Esta NR considera como riscos ambientais (MINISTÉRIO DO TRABALHO, 2018):

Os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador

(NR 9).

O PPRA deverá conter no mínimo a seguinte estrutura (NR 9, P.1).

(20)

cronograma;

b) estratégia e metodologia de ação;

c) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;

d) periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

Em relação ao reconhecimento dos riscos ambientais:

9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis

a) a sua identificação;

b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;

d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;

e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;

f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho;

g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;

h) a descrição das medidas de controle já existentes (NR 9, P. 2).

As medidas de controle devem ser adotadas a fim de eliminar, minimizar ou controlar os riscos ambientais sempre que forem verificados nas seguintes situações:

✓ Identificação, na fase de antecipação, de risco potencial à saúde; ✓ Constatação, na fase de reconhecimento de risco evidente à saúde;

✓ Quando os resultados das avaliações quantitativas da exposição dos trabalhadores excederem os valores dos limites previstos na NR-15 ou, na ausência destes os valores limites de exposição ocupacional adotados pela ACGIH - American Conference of Governmental Industrial Higyenists, ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociação coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos do que os critérios técnicos legais estabelecidos;

✓ Quando, através do controle médico da saúde, ficar caracterizado o nexo causal entre danos observados na saúde os trabalhadores e a situação de trabalho a que eles ficam expostos (MINISTÉRIO DO TRABALHO, 2018).

3.1.4 NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção

A Norma Regulamentadora 18 destina-se exclusivamente a área de Construção Civil, denominada “Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção”, a mesma passou por reformulação em 1995, seu propósito é determinar metodologias de cunho

(21)

21

administrativo, de programação e de sistematização, que busquem a efetivação de critérios de controle e procedimentos preventivos de segurança nas metodologias da atividade da construção (MINISTÉRIO DO TRABALHO, 2018).

Cruz (1998) destaca que a NR 18 possui enormes progressos para o setor de saúde e segurança, traz, de maneira mais clara, os critérios necessários para assegurar a segurança dos colaboradores no setor da construção civil. Caso os critérios de segurança efetivados procurem somente cumprir a lei vigorante, neste caso, a segurança está sendo vista como uma associação na conjuntura de trabalho, para que seja eficaz ela precisa fazer integralmente da construção.

A NR 18 é estrutura em 39 itens, evidencia-se, o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT), ou seja, um grupo de atividades, concernentes à saúde do trabalho, assegurando também a integridade do colaborador e a preservação do controle de riscos ambientais.

O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT) precisa conter obrigatoriamente: projeto das proteções coletivas, layout do canteiro de obra, cronograma de efetivação das medidas preventivas, equipamentos de proteção individual, programa educativo, memória descritiva da segurança. O PCMAT retrata um progresso na segurança nos canteiros de obras. Nota-se que em locais producentes, com efetivação de layout estruturado, calculado, com vias de fluxo livres, que apostam em treinamentos, em circunstâncias sociais apropriadas, a motivação entre os colaboradores é maior, visto que, está exercendo suas atividades em um local seguro.

(22)

4 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

4.1 PROTEÇÃO PARA A CABEÇA

Segundo a NR 6 a proteção para a cabeça é realizada por meio da utilização de capacetes, bala clave ou capuz, em obras de pequeno porte utilizam-se aqueles que salvaguardam o crânio contra impactos, conforme a figura 02.

Figura 02 – capacetes contra impactos

Fonte: Tupan (2016).

De acordo com Nascimento et al., (2009) o instrumento que protege a cabeça contra impactos é usado com suspensão, facilitando a ajuste à cabeça de maneira exata e assim amortecendo os impactos, o capacete foi pensado para afastar o material em queda, impedindo ferimentos no pescoço do colaborador.

Segundo Rosso e Oliveira (2005) o casco do instrumento para proteger o crânio dos impactos de objetos deve ser de material plástico rígido, de resistência elevada à penetração e colisão.

4.1.1 Proteção de olhos e face

Ramos (2009) enfatiza que os óculos são usados, especialmente, para impedir furar os olhos por meio de objetos estranhos, como por exemplo, ao cortar cabos e arames, ao utilizar chave de boca, furadeiras, agentes químicos, dentre outros. Logo, conforme a NR 6, os óculos (imagem 03) dizem respeito aos instrumentos encarregados por preservar os olhos contra: radiação, poeira, luminosidade, respingos e tarefas com ferramentas perfurantes.

(23)

23

Imagem 03 – óculos de proteção

Fonte: Dental cremer, 2018.

Segundo a NR 6, a proteção de face é executada com a utilização do protetor facial contra riscos de origem térmica, radiação ultravioleta e contra impacto de partes instáveis. Neste cenário, Silva (2009) enfatiza que as máscaras mais usadas são contra poeiras como: calcário e cal, a máscara semifacial com filtro protege de vapores orgânicos e a utiliza-se para pintura, no caso da solda existe a máscara para soldadores, ela protege o colaborador da radiação ultravioleta, infravermelha, luz intensa e impacto de partículas.

4.1.2 Proteção auditiva

Silva (2012) destaca que, os protetores auriculares (figura 04) são os instrumentos designados a proteger o colaborador que executa suas funções em ambientes com ruído elevado, acima dos limites de tolerância e, enfatiza que precisam permanecer limpos e suaves, sua troca deve ser mensal ou conforme o uso.

(24)

Figura 04 – protetor auricular

Fonte: Super EPI, 2018.

4.1.3 Proteção dos membros superiores

A proteção dos membros superiores é efetuada por meio da utilização de creme protetor, dedeira, luvas, braçadeira e manga. As luvas tem a função de proteger as mãos contra choques elétricos, agentes químicos, cortantes, perfurantes, abrasivos, escoriantes, térmicos, biológicos, contra umidade, vibrações, dentre outros, vale enfatizar que tal proteção ocorre de acordo com o tipo de luva usado, a mesma é produzida conforme as particularidades da função exercida.

Luvas produzidas em raspa de couro, reforçadas internamente na palma, no dedo indicador e polegar são utilizadas para proteção contra agentes abrasivos e escoriantes. Por outro lado, contra agentes perfurantes e cortantes, a proteção se dá com o uso de luvas com punho tricotado com 04 fios, 100% algodão, com punho elástico, antiderrapante na palma, flexibilidade e resistência à abrasão (MARCON et al., 2010).

Cardoso (2010) destaca que as luvas protegem os colaboradores durante o trabalho de aplicação de massas para revestimentos e pisos, de agentes químicos, como por exemplo, o cimento, da umidade.

4.1.4 Proteção dos membros inferiores

Os calçados de segurança são os responsáveis pela proteção dos membros inferiores dos colaboradores, de acordo com a NR 6 eles se dividem em: calçados para

(25)

25

proteção de pernas e pés contra respingos de agentes químicos e umidade oriunda de atividades com utilização de água; calçados para proteção contra agentes térmicos, cortantes e perfurantes, agentes abrasivos e escoriantes, impactos de queda de objetos sobre as articulações, agentes resultantes de energia elétrica, Silva (2009) assegura que trata-se de equipamentos de proteção individual de utilização obrigatória em todos os ambientes de trabalho durante a execução das atividades, os mesmos ainda protegem os pés de impactos fortes, contra objetos perfurantes, para os trabalhos em locais úmidos e agentes químicos.

Segundo Marcon et al., (2010) a proteção de pernas e pés é realizada com a utilização de botas de segurança, fabricadas em borracha vulcanizada, preta, gáspea e solado, sem forro, ou então com bota tipo Cloreto de Polivinilo (PVC) injetado, antiderrapante e sem forro e para proteger das quedas de objetos usa-se a botina com biqueira de aço, fabricada em couro vaqueta liso.

4.1.5 Proteção Contra Quedas com Diferença de Nível

O cinturão de segurança é o responsável pela proteção contra quedas com diferença de nível, o mesmo deve ser utilizado obrigatoriamente para serviços em altura, assim como o trava-quedas que deve ser usado para proteger o trabalhador contra quedas em tarefas que demandem movimentação horizontal ou vertical, o mesmo requer o uso junto ao cinturão de segurança para maximizar a eficiência de proteção contra quedas.

O cinturão de segurança para proteção contra queda de diferentes níveis deve ser fabricado em material sintético (100% poliamida), acolchoado nas pernas e cintura, equipado com cinco fivelas duplas sem pino em aço, as mesmas são utilizadas para ajustes, ainda conta com cinco meias argolas em formato de D em aço, posicionadas nas costas, próximo aos ombros, por meio de um passante de borracha são ajustáveis ao cinto, uma na altura do umbigo, duas nas laterais fixadas por meio de uma costura reforçada e uma na altura do peito. Silva (2009) destaca que, durante a utilização do cinturão de segurança é preciso evitar o contato com agentes químicos e objetos cortantes, é essencial revisar constantemente as condições das costuras, do mosquetão, do rabicho, das conexões e das partes metálicas, assim como, a cabo auxiliar de segurança.

(26)

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente estudo procurou evidenciar a relevância do tema segurança do trabalho na construção civil. Através de uma revisão bibliográfica foi possível aprofundar os conhecimentos acerca da Legislação e das Normas Regulamentadoras, as quais norteiam as atividades nos canteiros de obras, desde a programação para evitar a ocorrência de acidentes de trabalho e seus resultados.

Os trabalhos na construção civil são perigosos, os trabalhadores ficam expostos a diversos perigos/riscos, com os mais variados graus de intensidade, os quais variam conforme o tipo da construção, do estágio da obra e da maneira de coordenar ações de saúde e segurança no trabalho.

Cada vez mais todos estão se conscientizando da importância da utilização dos Equipamentos de proteção individual (EPI) como medida preventiva. Muitas vezes os equipamentos não evitam os acidentes, mas amenizam a gravidade dos mesmos, assim evitando maiores lesões ou até mesmo mortes. Porem como visto nas fotos, ainda falta muito para conseguir que todas as normas sejam cumpridas totalmente.

Entretanto, vale destacar que somente fornecer o EPI e exigir sua utilização não consegue evitar acidentes, visto que, é necessário não somente o cumprimento das normas legais, mas especialmente é preciso ofertar aos empregados um ambiente de trabalho seguro, os equipamentos de proteção adequados e o treinamento para seu uso.

É essencial também manter adequadas as condições de trabalho e o arranjo físico dos canteiros de obra, uma vez que, tudo que está ao seu redor interfere no andamento das tarefas, portanto, é necessário manter a organização, a limpeza, a segurança e a produtividade.

Conclui-se que é importante a presença do profissional da área de segurança no trabalho para que exista uma metodologia de acompanhamento e controle de riscos, através da realização de treinamentos com foco no aprendizado, assim como, a conscientização eficiente dos colaboradores para minimizar as taxas de acidentes de trabalho.

(27)

27

REFERÊNCIAS

BENITE, Anderson Glauco. Sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho para empresas construtoras. 2004. 221 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

BOZZA, André Francisco. Segurança do trabalho na construção civil. 2010. 34 f. Tese (Mestrado em Construção de Obras Públicas) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. 2014.

CARDOSO, Thiago Motta. Análise de acidentes de trabalho na cidade de Araranguá no segundo semestre de 2009. 2010. 70 f. Trabalho de (grau de Engenheiro Civil) - Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma, 2010.

CRUZ, Sybele Maria Segala da. Gestão de segurança e saúde ocupacional nas empresas de construção civil. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)-Curso de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

FARIA, Albino Nogueira de Faria. A segurança no trabalho. Rio de Janeiro: Aspecto Editora S.A., 1971.

FRANZ, Lilian. Estudo comparativo dos custos de prevenção e os custos dos acidentes de trabalho na construção civil. 2006. 60 f. Monografia (bacharel em ciências contábeis) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em: http://tcc.bu.ufsc.br/Contabeis294208. Acesso em: 16 dez. 2018.

LOBO JR, A. C. C. Segurança do trabalho: perfil das empresas de médio porte da construção civil de feira de Santana, 2008. Monografia (graduação em Engenharia Civil) – Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, 2008.

LUCCA, T. L. Medidas preventivas de segurança do trabalho na indústria da construção civil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Eng. Civil) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.

MARCON, Mônica Kristina Foltran; BUSATTA, Cristiane Joana; SILVA, Marcos Aurélio da; GEHLEN, Neri Wagner; BARBOSA, Rejane Maria Biscaia. Manual de Especificações Técnicas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Cascavel. 2010. Disponível

em: http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/31072009_s_atualizado_em_31-07-2009.pdf.

Acesso em: 16 dez. 2018.

MATTOS, Ubirajara; MÁSCULO, Francisco. Higiene e segurança do trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 419 p.

(28)

MINISTÉRIO DO TRABALHO. Normas regulamentadoras. Disponível em: http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras. Acesso em: 14 dez. 2018.

MOTERLE, Neodimar. A importância da segurança no trabalho na construção civil: um estudo de caso em um canteiro de obra na cidade de Pato Branco – PR. 2014. 44 f. Monografia (Pós Graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho) – Universidade Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.

NASCIMENTO, Ana Maria Almeida do; ROCHA, Cristiane Gama; SILVA, Marcos Eduardo; SILVA, Renato da; CARABETE, Roberto Wagner. A Importância do Uso de Equipamentos de Proteção na Construção Civil. Trabalho de Conclusão do Curso Técnico de Segurança do Trabalho. 2009. Escola Técnica Estadual Martin Luther King. Trabalho disponível em:

PEREIRA, Telmo Dias. Segurança na construção: PSS e CS. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. 162 p.

PERIN, Ana Vitória Bordignon. Segurança no trabalho na construção civil: aplicação de protocolo para avaliação de boas práticas. 2015. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

RAMOS, Paulo. Análise do Programa de Prevenção de Acidentes – Quase Acidente – e a Viabilidade da Aplicação Direta na Construção Civil – Estudo de Caso. Trabalho e Conclusão de Curso submetido à Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC – no ano de 2009. Trabalho disponível em: https://docplayer.com.br/436580-Analise-do-programa- de-prevencao-de-acidentes-quase-acidente-e-a-viabilidade-da-aplicacao-direta-na-construcao-civil-estudo-de-caso.html. Acesso em: 14 dez. 2018.

ROSSO, Mariana Pelegrin Rovaris; OLIVEIRA, Samira Coral Félix de. A importância do treinamento técnico na construção civil, em atividades com riscos de quedas de altura. 2005. 107 f. Monografia. (especialista em segurança do trabalho). Disponível em: https://docplayer.com.br/1818922-A-importancia-do-treinamento-tecnico-na-construcao-civil-em-atividades-com-riscos-de-quedas-de-altura.html. Acesso em: 14 dez. 2018.

SILVA, Fabíola Pereira da; MENDONÇA, Thêmis Monteiro. Segurança do Trabalho: um estudo em uma empresa da construção civil na cidade de Maceió. 2012.

Referências

Documentos relacionados

O processo de pseudo-individuação (Stanton et al., 1988) evidencia-se claramente no caso apresentado. Por um lado, Ricardo sofre pressões para individuar-se. Sua família e

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

Ainda que a metastização cerebral seja condição rara em caso de neoplasia com localização primária no intestino, em casos de exceção em que tal invasão se verifica por parte

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das