• Nenhum resultado encontrado

4 - A TI. É um termo conveniente para incluir a tecnologia de computadores e telecomunicações na mesma palavra.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4 - A TI. É um termo conveniente para incluir a tecnologia de computadores e telecomunicações na mesma palavra."

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

4 - A TI

Tecnologia da Informação (IT - Information Technology) - É o termo que engloba toda tecnologia utilizada para criar, armazenar, trocar e usar informação em seus diversos formatos (dados corporativos, áudio, imagens, vídeo, apresentações multimídia e outros meios, incluindo os que não foram criados ainda).

É um termo conveniente para incluir a tecnologia de computadores e telecomunicações na mesma palavra.

Essa convergência está conduzindo a "revolução da informação", em todas as áreas.

O projeto de uma edificação é definido em tantas disciplinas, quanto maior for a sua complexidade. São vários participantes contribuindo e utilizando uma grande quantidade de dados. Nem sempre há uma uniformidade na ferramenta a ser utilizada. Ex: Um projeto de estrutura em REVIT e uma simulação no Cosmos. Além disso, a internet nos trouxe a possibilidade de trabalhar para qualquer cliente no mundo, desde que utilizamos um dicionário para comunicação. No projeto não é diferente. Em todo o mundo existem entidades que estudam e criam normas e padrões para facilitar essa comunicação entre diferentes culturas, e essas entidades estão empenhadas em disponibilizar uma interface/dicionário de projeto.

Figura 4.1

Acesso em 1/11/2008, disponível no Google Earth, Universidade Mackenzie, Av. Consolação, SP.

(2)

O BIM/IFC está para o projeto assim como um tradutor está para a linguagem.

Processo de troca de informação.

• Um requisito de troca expressa a idéia de comunicação de um conjunto de dados elementos + restrições.

• A informação então permite a execução de um processo de negócio.

• O requisito de troca é preparado do ponto de vista do que é necessário como entrada de dados por um processo de negócio a ser executado.

Referencias de troca:

• NBIMS define processos da indústria;

• Requisitos de troca (ER-Exchange Requirements) adequados a processos específicos.

• Requisitos de troca dependem do contexto/propósito do processo da comunicação.

(3)

Exemplo: Projeto Estrutural

Quadro 7 – Projeto estrutural

Requisitos de troca de informações com o BIM.

Desenvolvido pela parceria de buildingSmartalliance, NIBS e IAI para National BIM Standard. Deke Smith, para o Dr. Francois Grobler, Washington DC, 2007

(4)

Requisitos de troca e MVD (Model View Definition)

Quadro 8 – ER e MVD.

Desenvolvido pela parceria de buildingSmartalliance, NIBS e IAI para National BIM Standard. Deke Smith, para o Dr. Francois Grobler, Washington DC, 2007

(5)

Requisitos de troca (ER) mapeados no MVD

Quadro 9 – ER mapeados no MVD.

Desenvolvido pela parceria de buildingSmartalliance, NIBS e IAI para National BIM Standard. Deke Smith, para o Dr. Francois Grobler, Washington DC, 2007

(6)

T

T

r

r

o

o

c

c

a

a

d

d

e

e

d

d

a

a

d

d

o

o

s

s

v

v

i

i

a

a

W

W

E

E

B

B

Quadro 10 – Troca de informações via WEB

Desenvolvido pela parceria de buildingSmartalliance, NIBS e IAI para National BIM Standard. Deke Smith, para o Dr. Francois Grobler, Washington DC, 2007

(7)

S

S

e

e

r

r

v

v

i

i

d

d

o

o

r

r

d

d

e

e

o

o

b

b

j

j

e

e

t

t

o

o

s

s

I

I

F

F

C

C

Quadro 11 – Servidor IFC via WEB.

Desenvolvido pela parceria de buildingSmartalliance, NIBS e IAI para National BIM Standard. Deke Smith, para o Dr. Francois Grobler, Washington DC, 2007

(8)

A Indústria aeronáutica é o melhor exemplo de uma troca de informações bem sucedida entre parceiros de risco. Exemplificamos com a indústria aeronáutica brasileira: a EMBRAER. Suas aeronaves são constituídas de partes desenvolvidas por parceiros de diferentes áreas e diferentes países. A EMBRAER também é responsável pelo projeto de alguns itens porem, é a integradora de todo o avião. Isso requer uma uniformidade nos dados recebidos e emitidos em sua íntegra.

Figura 4.1 Fornecedores parceiros da Embraer

(9)

I

InnffoorrmmaaççõõeessddeepprroopprriieeddaaddeeddaaEEmmpprreessaaBBrraassiilleeiirraaddeeAAeerroonnááuuttiiccaaSS..AA..

Figura 4.3 Portal dos parceiros da Embraer

(10)

5 – CONCLUSÕES

A construção civil se encontra num momento crítico, não só pela recessão mundial, mas também pelo crescimento da população e a necessidade de edifícios sustentáveis e que ajudem a preservar o meio ambiente, os Green Buildings. A cada minuto surgem novas tecnologias, materiais e processos que revolucionam métodos construtivos e de projeto. O BIM é uma nova tecnologia que vem numa época pós-CAD para a AEC. Sua implantação e utilização no Brasil ainda é pouco disseminada o que nos da a oportunidade em pensarmos como nos integrar às organizações existentes no mundo que já estão trabalhando nesse dicionário de dados para troca de informações na arquitetura e na construção civil.

Com a globalização, cada vez mais as fronteiras serão virtuais, é preciso criar regras para essas fronteiras virtuais assim como temos regras de fronteiras federais.

O Brasil já dispõe de edifícios homologados pela LEED, norma cada vez mais utilizada nas edificações sustentáveis. É preciso agora, se engajar nas considerações internacionais que definem o IFC, IFD de forma a estarmos aptos para prestar a qualquer país no mundo. O BIM é esse canal de comunicação.

(11)

6

6

G

G

L

L

O

O

S

S

S

S

Á

Á

R

R

I

I

O

O

CISC

Complex Instruction Set Computer - computador com conjunto complexo de instruções.

CPU

Central Processing Unit – Unidade central de processamento – cérebro do sistema CAE/CAD/CAM, controla a retirada, codificação e processamento de informações assim como a interpretação e execução de instruções operacionais aritméticas, lógicas e de controle.

ENIAC

Electronic Numerical Integrator and Computer – Integrador numérico eletrônico e Computador – primeiro computador

RISC

Reduced Instruction Set Computer - computador com conjunto reduzido de instruções.

(12)

Glossário BIM

AEC/FM (Architecture-Engineering-Construction/Facility Management)

Grupo responsável pelo desenvolvimento do projeto e da construção.

AIA – American Institute of Architects, EUA

http:// www.aia.org

BEM (Building Element Model)

Representação digital de uma edificação que pode ser inserida e utilizada numa ferramenta BIM ou aplicações que utilizam informação integrada do produto.

Building Data Model

Um esquema de objetos para representar uma edificação. Pode ser usado para representar esquemas de troca de arquivos, para XML-based WEB ou banco de dados armazenados. Ex: IFC e CIS/2 – normas de produto para estruturas em aço.

Building Objects

Elementos e partes que compõe a edificação. Objeto é qualquer unidade da edificação que tenha propriedades associadas, entretanto espaço também é objeto.

(13)

BIM Application

Utilização específica do BIM para suportar o processo de trabalho ou tarefas do grupo de projeto.

BIM Process

Um processo que confia na informações geradas pela ferramenta de design BIM para analisar, detalhar fabricação, estimar custos, planejar etc.

BIM System

Um sistema de software que incorpora ferramentas de design BIM e outras aplicações que utilizam dados do BIM. Pode estar em ambiente LAN ou WAN (web).

BIM Tool

Um software utilizado para gerar e manipular building information models. Ex.: „BIM Design Tool‟ é usado para se referir a ferramentas utilizadas para o projeto de arquitetura como REVIT Architecture, Bentley Architecture, ArchiCAD etc.

Building Model

Registro digital da edificação: seu desempenho, planejamento, construção e operação posterior. É considerado a próxima geração de um desenho de edificação ou desenho de arquitetura.

(14)

- Componentes da edificação – são representados com inteligência digital (objetos) que sabem o que são e podem ser associados com dados de atributos e gráficos computacionais e regras paramétricas;

- Componentes que incluem dados que descrevem comportamento, para utilização em análise e processo como especificações e análise de energia;

- Dados Consistentes e não-redundantes como modificação nos dados de componentes são representados em todas as vistas do componente;

- Dados de Coordenada de forma que todas as vistas sejam representadas da mesma forma.

Building Model Repository/ Model Server

Sistema de banco de dados cujo esquema é baseado no formato baseado no objeto. Diferente do PDM (Sistema Product Data Management) e de sistemas de gerenciamento de projeto baseados na WEB no qual o sistema PDM são baseados em arquivos e levam arquivos de CAD e análise. BMR são baseados no objeto permitindo quantificar, transferir, atualizar e gerenciar objetos individuais de projeto de um conjunto heterogêneo de aplicações.

BuildingSMART

(15)

CAD (Computer Aided Design)

Projeto auxiliado por computador dotado de software gráfico.

CADD (Computer Aided Design and Drafting)

Projeto e detalhamento auxiliados por computador, software gráfico.

CAE (Computer Aided Engineering)

Engenharia (e simulação) auxiliada por computador, software gráfico para cálculo e simulação.

CAM (Computer Aided Manufacturing)

Manufatura (ou fabricação) auxiliada por computador. Software para controle numérico com ou sem simulação de ferramenta. Utilizado para programação de torno, fresa, usinagem, otimização e corte de chapas entre outras aplicações.

CIM (Computer Integrated Manufacturing)

É a integração do CAE/CAD/CAM na indústria.

HVAC – Heating Ventilating and Air Conditioning

(16)

IAI (International Alliance for Interoperability)

Um consórcio aberto para desenvolvimento, promoção e suporte à implementação do IFC.

IDM (Information Delivery Manual)

Coletivamente, um conjunto de mapas de processo, requisitos de troca de informações, partes funcionais, regras do negócio e guia BIM que permita o controle do processo de troca da informação dentro de um projeto.

IFC (Industry Foundation Classes)

Uma especificação internacional para toca de dados de produto e compartilhamento para AEC/FM. IFC permite a inter operacionalidade entre computadores com aplicações AEC/FM. Um subconjunto da IFC já foi aprovado como ISO/PAS 16739. É objeto de uma padronização mundial para serviços de Arquitetura, Engenharia e Construção.

IFD (International Framework for Dictionaries)

O desenvolvimento de uma biblioteca internacional de objetos da indústria AEC/FM, que seja compatível com IFC e poderá ser usada para adquirir informações dentro e fora do projeto da construção. Uma identidade alternativa para modelo conceitual dentro da ISO 12006-parte 3.

(17)

IGES (Initial Graphic Exchange Specification)

Software para troca de dados de sistemas CAD proprietários.

Integrated BIM (Integrated Building Information Model)

O BIM ao qual a informação necessita ser compartilhada e garante normas internacionais abertas para compartilhamento de informações.

Interoperability

Habilidade de ferramentas BIM de fornecedores diferentes em trocar dados do Building model bem como operar esses dados. É pré-requisito para projeto colaborativo.

ISO (International Organization for Standardization)

Uma rede de Institutos de Normalização de 157 Países.

LEED – Leadership in Energy and Environmental Design

MVD (Model View Definition)

IFC Model View Definition documenta como a especificação do modelo IFC é aplicada na troca de informações entre diferentes tipos de aplicações.

(18)

NIBS – National Institute for Building Standards, EUA

Lidera os trabalhos do National BIM Standard, nBIM (NIBS, 2007) Http:// www.nbis.org

RECC (Real Estate and Construction Cluster)

Grupo responsável pelo Projeto, Produção e Manutenção do ambiente de construção. Ex: RECC Proprietários, Gerentes do Empreendimento, Construtoras e Subcontratadas, civil, estrutural, engenheiros, arquitetos e outros profissionais desempenhando funções na edificação.

The STAND-INN Project

Comitê Europeu de normalização de projeto. www.europe-innova.org

STEP - Standard for the Exchange of Product Model Data

É uma norma ISO (ISO-10303) que descreve como representar e trocar informações digitais de produtos.

http://www.steptools.com/library/standard/

USGBC – United States Green Building Council

(19)

Http://www.usgbc.org

XML (eXtensible Markup Language)

Linguagem para definição e compartilhamento de estrutura, interpretação da linguagem por computador. Proporciona um método para definição da informação e codificação de dados baseados na definição de um formato de troca.

Os termos e definições, parcialmente baseados no Guidance Report, Relatório Guia: IFC for Sustainability, STAND-INN (Wix ET AL., 2007).

(20)

7

7

-

-

Referências Bibliográficas

 ALBERTI,L.B.; (1987) – The ten books of Architecture: the 1755 Leoni Edition, NY, Dover Press  AUBIN, Paul F.; Mastering Revit Architecture 2009 – Delmar Cengage learning

 CADAZZ – http://www.cadazz.com/cad-software-history.htm

 CALLICOTT, Nick - Computer-Aided Manufacture in Architecture - The Pursuit of Novelty, 2001

 COMPUTERVISION - The CADCAM Handbook – 1980

 EASTMAN, Charles M.; Building Product Models: Computer Environments Supporting Design and Construction

 EASTMAN, Chuck; TEICHOLZ, Paul; SACKS, Rafael; LISTON, Kathleen - BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling  HOFFER, Erin Rae; Sustainability and software: fueling green design with BIM, AIA, LEED AP

 KEMPER, Alfred M.; Pioneers of CAD in Architecture

 KERCKHOVE, Derrick -The Architecture of Intelligence (The Information Technology Revolution in Architecture)

 KIERAN, Stephen; TIMBERLAKE, James (2004) - Refabricating Architecture, McGraw-hill, NY

 KIVINIEMI, Arto; TARANDI, Väino; KARLSHOJ, Jan; KARUD,Ole Jorgen – Review of the Development and Implementation of IFC compatible BIM –

Erabuild 2008

 ORR, Joel - History of CADD and PLM- http://joelorr.squarespace.com/

 RICHNEY, Kevin W. - The ENIAC – http://ei.cs.vt.edu/~history/ENIAC.Richey.HTML

 SHODEK, Daniel; BECHTHOLD, Martin; GRIGGS, James Kimo; KAO, Kenneth - Digital Design and Manufacturing: CAD/CAM Applications in

Architecture and Design

 SZALAPAI, Peter; Contemporary Architecture and the Digital Design Process

 Technology during World War I – http://en.wikipedia.org/wiki/World_War_I

(21)

 Building Information Modeling: A Key to Performance-based Design – Autodesk White paper  Barriers to BIM in the building industry – Autodesk White Paper

 Building Information Modeling in Practice – Autodesk White Paper  Collaborative Project Management and BIM – Autodesk White Paper  GSA BIM Guide series 1

 BIM Guide For Spatial Program Validation - The National 3D-4D-BIM Program  Edgar, Alan. BIM Implementation Strategies – maio,2007

 Building Information Models – National BIM Standard Project Committee

 BIM - The Web Application for AEC Dace A. Campbell, AIA; M. A. Mortenson Company

 BIM: você realmente sabe o que é? – Prof. Dr. Eduardo Toledo Santos (Escola Politécnica da USP)  Comprehensive BIM collaboration - Alberto Cavallero, AIA

 IDM – a guide to components and development methods – Building Smart  IDM general overview – WIX, Jeffrey

 IFD – Library – The construction specification Institute

(22)

A

(23)

R

(24)

R

(25)

R

(26)

R

(27)

R

(28)

E

E

x

x

e

e

m

m

p

p

l

l

o

o

s

s

E

E

s

s

t

t

r

r

u

u

t

t

u

u

r

r

a

a

s

s

(29)

R

R

e

e

v

v

i

i

t

t

M

M

E

E

P

P

I

(30)

A

(31)

D

D

e

e

m

m

a

a

n

n

d

d

a

a

d

d

e

e

E

E

n

n

e

e

r

r

g

g

i

i

a

a

Referências

Documentos relacionados

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Após a implantação consistente da metodologia inicial do TPM que consiste em eliminar a condição básica dos equipamentos, a empresa conseguiu construir de forma

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças