• Nenhum resultado encontrado

FEN ELETRÔNICA: TECNOLOGIA EMBARCADA NOS CANTEIROS DA MELNICKEVEN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FEN ELETRÔNICA: TECNOLOGIA EMBARCADA NOS CANTEIROS DA MELNICKEVEN"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

SINDUSCON PREMIUM 2016/2017

CATEGORIA DESTAQUE TECNOLÓGICO

FEN ELETRÔNICA:

TECNOLOGIA EMBARCADA

NOS CANTEIROS DA MELNICKEVEN

(2)

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Extraordinário. É assim que pode se definir o ano de 2016 para a Melnick Even. Como o ano de 2015, a empresa não apenas re-gistrou resultados expressivos em vendas e lançamentos, como também conquistou rele-vantes reconhecimentos em diversas áreas e que ultrapassaram as fronteiras gaúchas e brasileiras. Em termos de resultados, a em-presa realizou 12 lançamentos imobiliários – algo excepcional no segmento da constru-ção civil, ainda mais considerando o contexto atual. Desse total de lançamentos, a empre-sa registrou um total de R$ 735 milhões em

VGV bruto lançado, muito superior à média

do mercado.

Já as premiações só serviram para respal-dar o seu compromisso com a excelência. Em 2016, a empresa recebeu pela segunda vez em sua trajetória o título de Empresa do

Ano, conferido pelo Sinduscon/RS, através

do Sinduscon Premium, tendo todos os seus 11 cases inscritos premiados. No decorrer do ano, a Melnick Even também se tornou uma das Campeãs da Inovação, tornando-se uma das 50 companhias do Sul do País que mais conceberam práticas criativas e

inova-doras. Suas iniciativas voltadas ao desen-volvimento de equipes e à sustentabilidade também foram reconhecidas. Conferida pela Associação Brasileira de Recursos Huma-nos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH -RS), a premiação Top Ser Humano foi para o case Programa de Desenvolvimento da En-genharia (PDE). Em outro prêmio entregue pela ABRH-RS, o Top Cidadania, foi a vez do Projeto Praças receber a distinção. O em-preendimento Maxplaza recebeu o Top de

Marketing 2016 nas categorias Temática (no

segmento Construindo Marcas de Sucesso) e Setorial (na Construção Civil). Além disso, a empresa foi agraciada com o Grand Prix, principal distinção do Top de Marketing. O Maxplaza ainda foi eleito o melhor Empre-endimento Multiuso do XIII Grande Prêmio

de Arquitetura Corporativa, promovido pela

Flex Eventos.

Já no exterior, o empreendimento ID Residen-ces foi reconhecido em importantes prêmios de arquitetura: o complexo foi finalista na categoria Residencial do Cityscape Awards 2016, em Dubai; e foi o vencedor do The International

Property Awards 2016 da região das

Améri-cas, ocorrido em Londres. E dando sequên-cia a todos esses reconhecimentos, no co-meço de 2017, a construtora e incorporadora foi apontada pela primeira vez, como mais lembrada e preferida pelos gaúchos pela pesquisa Marcas de Quem Decide, promo-vida pelo Jornal do Comércio, assumindo a liderança da categoria.

Nessa nova edição do Sinduscon Premium 2016/2017, a Melnick Even inscreve 10 ca-ses que sintetizam o seu foco em empreendi-mentos de alta performance e que traduzem sua maneira de projetar, de gerir e de, so-bretudo, se relacionar com seus públicos. Em mais um ano difícil para o mercado da cons-trução civil, a Melnick Even vislumbrou opor-tunidades de crescimento e consolidou-se como líder do mercado portoalegrense, tor-nando-se merecedora da distinção “Empresa do Ano” do Sinduscon Premium 2016/2017.

(3)

FEN

DESCRIÇÃO DO CENÁRIO EM QUE SURGIU O PROJETO E JUSTIFICATIVA PARA IMPLANTAÇÃO

Desde meados dos anos 2000, especialmente após a associação com a Even, a instituição viu seu volume de lançamentos dobrar, assim como sua visibilidade de marca, que se ampliou de forma significativa. Inú-meros empreendimentos foram lançados a partir daí, consolidando seu posicionamento como uma cons-trutora de alta performance. No entanto, para manter tal compromisso e continuar apresentando resultados bem-sucedidos, foi necessário também estabelecer processos cada vez mais profissionalizados e integra-dos assim como soluções tecnológicas para suportar a nova realidade.

Até então, a inspeção da qualidade da obra, com a medição dos serviços e o pagamento dos prestadores de serviços contratados para a execução dos mes-mos era realizado manualmente, através do preen-chimento de formulários, com pouca conexão com os demais processos da empresa. É neste contexto que surgem a partir de 2015 as primeiras iniciativas para a implantação do formulário eletrônico na Melnick Even (chamado internamente como FEN Eletrônica), que vem possibilitando à instituição não apenas a unifica-ção os escopos de inspeunifica-ção, mediunifica-ção de obra e pa-gamento dos prestadores de serviços em um mesmo sistema, como também vincular tais processos com outros, como planejamento e custos.

(4)

O B J E T I V O S

Estabelecer um sistema que garanta que a

conformidade do produto (qualidade) foi verificada e aprovada, antes da medição e pagamento do prestador de serviços.

Elaborar um programa que possibilite automatizar, e unificar os escopos de contratação, inspeção, medição e pagamento.

Desenvolver uma solução que esteja integrada a outros sistemas já utilizados pela empresa. Qualificar a entrega da obra, garantindo maior satisfação do cliente.

FEN

SOLUÇÃO COMPLETA

O B J E T I V O S

FEN

FEN Eletrônica já é uma realidade no empreendimento DOC Santana

(5)

D E S A F I O S

Desenvolver um sistema que fosse aderente aos processos já utilizados pela empresa. Para garantir a vinculação com outras áreas, era necessário fazer a interligação da FEN Eletrônica ao sistema de gestão de contratos de prestadores de serviços já usado pela Melnick Even, utilizando as informações armazenadas em seu banco de dados.

Vinculação de vários setores da empresa. O novo sistema repercutiu em uma preparação inicial envolvendo diferentes áreas, com a elaboração das padronizações envolvendo redefinição de alguns escopos de contratação, critérios de conformidade, medição e pagamento dos prestadores de serviços. Para isso, foram realizadas uma série de reuniões, envolvendo tanto os setores localizados na matriz/ sede como os engenheiros responsáveis pelas obras.

FEN

PONTOS NEVRÁLGICOS

O sistema deveria ser amigável ao usuário final (inspetor), de fácil configuração e possuir interface colaborativa.

O sistema deveria funcionar off-line, pois não havia a certeza de ter acesso à internet em todos os pontos do canteiro de obras.

Não aumentar a demanda de trabalho no canteiro.

O Supreme Higienópolis foi a terceira obra em que a FEN Eletrônica foi implantada

(6)

FEN

I N F O R M A R A R E L E V Â N C I A D A S O P O R T U N I D A D E S O U D I F I C U L D A D E S P A R A A E M P R E S A ,

P A R A A M A R C A , P A R A O S S E U S R E S U L T A D O S E P A R A O S E T O R D E A T U A Ç Ã O

Fazer a gestão de empreendimentos imobiliários é cada vez mais uma tarefa complexa. Com o surgimento de novas tecnologias e processos mais detalhados, a execução de uma edificação pas-sou a envolver outras necessidades, tais como a padronização dos processos, o controle dos recursos, o mapeamento da cadeia produtiva, e o acompanhamento mais direto da execução da obra. Além deste quadro, devemos considerar ainda um volume signi-ficativo de lançamentos e empreendimentos em implantação, em um processo que dura em média 4 anos. Esta é a realidade da Melnick Even, uma empresa que viu seu volume de obras duplicar e percebeu que, para continuar a apresentar uma curva ascen-dente de crescimento, precisava alterar sua maneira de gerir a obra.

A nova tecnologia possibilita então, mais do que qualificar as eta-pas de inspeção, medição e a realização dos pagamentos dos fornecedores envolvidos, agregar uma inovação significativa que gera valor para a obra, para a empresa, para o segmento e para o cliente. A obra ganha, pois tem um processo de inspeção mais padronizado, totalmente rastreado e com as etapas de pagamen-to devidamente aupagamen-torizadas por alçadas pré-definidas. A empresa se fortalece ao oferecer um produto com maior qualidade, menos retrabalho e custo, com resultados mais assertivos e perenes. Por sua vez, o segmento da construção civil se empodera das melho-res práticas que tornam, assim, o mercado mais sólido. E, por fim, o cliente vai estar mais satisfeito com a aquisição da moradia.

Tablet tornou-se parte dos equipamentos utilizados pelos mestres-de-obras

(7)

FEN

E S T R A T É G I A S A D O T A D A S P A R A A T I N G I R O S O B J E T I V O S

Contratação de tecnologia que pudesse ser integrada ao sistema de gestão de contratos (ERP) já utilizado pela Melnick Even, atendendo suas premissas e necessidades organizacionais.

Realização de reuniões

sistemáticas para planejamento, acompanhamento e execução do programa, incluindo projeto piloto para aplicação de testes do mesmo.

Realização dos treinamentos e sensibilizações, fazendo a multiplicação do conhecimento.

ESTRATÉGIAS VENCEDORAS

Treinamentos para apresentação do sistema

(8)

FEN

PIONEIRISMO EM

TECNOLOGIA DE INSPEÇÃO

A P R E S E N T A Ç Ã O E D E S C R I Ç Ã O D O P R O J E T O

FEN

A FEN Eletrônica da Melnick Even foi concebida com o objetivo de garantir que a conformidade do produto (qualidade) fosse ve-rificada e aprovada antes da medição e pagamento do prestador de serviços, automatizando os processos de inspeção e medição dos itens e pagamento dos fornecedores envolvidos na execução da obra, dando maior agilidade para o processo. Por meio do sis-tema, acessado em qualquer tela, PC, tablet ou smartphone, o inspetor realiza o controle de qualidade da obra – a partir de parâ-metros definidos anteriormente pela empresa – examina os itens e confere o padrão executado. Se o serviço avaliado estiver em conformidade, o inspetor libera o mesmo para o pagamento do prestador de serviços – sendo realizada automaticamente a pré-medição no sistema. Para a realização da pré-medição do prestador de serviços, o responsável verifica todos os serviços que estão no status “pré-medição”, isto garante que somente itens verificados e aprovados sejam pagos.

Além de evitar a produção burocrática de formulários e documen-tos, a nova tecnologia, totalmente inovadora, também assegura a visualização praticamente em tempo real da execução de diferen-tes tarefas envolvidas na obra até então acompanhadas de forma descentralizada. Ao mesmo tempo, a partir dessa ferramenta, é possível padronizar uma série de itens de inspeção de qualidade de obra, que por vezes dependiam de critérios subjetivos, geran-do retrabalho e, em alguns casos, a diferenciação geran-dos padrões de entrega de obra entre canteiros. Desenvolvido especialmente para atender as premissas de padrão construtivo de alta perfor-mance da empresa, o modelo permite um ganho significativo em assertividade, tanto em processos como em relação aos investi-mentos necessários dentro do ciclo de vida construtivo.

(9)

Possibilidade de registro fotográfico para cada um dos itens

inspecionados.

Integração de Sistemas: medição dos prestadores de serviços

no SIENGE (ERP) somente é realizada após a aprovação da

inspeção (ou mediante liberação sob concessão).

Possibilidade de Inspeção off-line (sem acesso à internet).

Rastreabilidade das inspeções realizadas, inspetor, data, status,

comentários, etc.

Possibilidade de inclusão de comentários para cada um dos itens

inspecionados.

Acompanhamento das inspeções realizadas em real time.

Conhecimento: possibilidade de consulta das IT-EX (instruções de

trabalho), no próprio aplicativo.

FEN

(10)

1. ACESSO À FEN ELETRÔNICA

2. AGENDAMENTO DAS INSPEÇÕES: PRÉ-INSPEÇÃO

CONFIRA COMO FUNCIONA A FEN ELETRÔNICA:

Disponível na plataforma da Melnick Even, a FEN Eletrônica pode

ser acessada via o link de acesso rápido. Esta etapa contempla o preenchimento das informações da obra que serão avaliadas posteriormente, fazendo já a interface com o conteúdo/banco de dados do SIENGE. Também inclui a vincu-lação ao IT-EX, que é a instrução de trabalho que orienta como deve ser realizada a tarefa, critérios de inspeção, etc.

(11)

FEN

3. CENTRAL DE TAREFAS

4. REALIZAÇÃO DA INSPEÇÃO

A central de tarefas apresenta todos os lotes de serviços que serão inspecionados, com um resumo das tarefas que devem ser executadas pelo usuário/inspetor.

A FEN (Formulário de Inspeção) pode ser acessada pelo PC, tablet ou smartphone. De acordo com o serviço a ser inspecionado, são listados os critérios, tolerâncias permitidas e as ações daí decorrentes, como aprovação ou reprovação. Neste formulário também podem ser incluídos comentários e imagens tiradas

(12)

FEN

FEN

5. CONCLUSÃO DA INSPEÇÃO

6. RELATÓRIOS DISPONÍVEIS

Quando a inspeção do lote é concluída, o sistema faz um check dos itens de tolerância e, estando ok, já libera o serviço inspecionado para o pagamento. Em caso de conclusão parcial o lote pode ser encaminhado para o Engenheiro da Obra, que pode liberar ou não o pagamento. Neste caso, sempre o inspetor retorna o lote para uma nova inspeção.

O sistema permite a geração de relatórios, dando uma visão geral da inspeção e o desempenho dos fornecedores. São dois relatórios principais:

a) Relação de causas de não conformidades, com os itens a

serem revistos, apresentando os itens de maior incidência de falhas nos processos, possibilitando uma ação pontual em relação a melhoria de processos.

b) Relação de todas as FENs preenchidas e seu status, dando ao

gestor uma visão geral do processo de inspeção do canteiro. Estes relatórios podem ser emitidos por fornecedor, por tipo de serviço ou por obra, conforme a necessidade do gestor.

(13)

F O R M A S D E A C O M P A N H A M E N T O E R E C U R S O S N E C E S S Á R I O S ( H U M A N O S , F I N A N C E I R O S E M A T E R I A I S )

Recursos humanos

Para a realização da elaboração da FEN Eletrônica, se envolveram diretamente as áreas de Gestão da Qualidade, TI (Tecnologia da Informação) e Obras.

Além disso, indiretamente houve participação de outras áreas, como por exemplo, custos e planejamento.

Recursos financeiros

Para a aquisição do FLUIG/TOTVS, foram investidos R$ 150 mil. Já para o desenvolvimento do processo da FEN e seus relatórios, foram investidos R$ 85 mil, no ano de 2016. Totalizando R$ 235 mil em investimentos diretos.

FEN

ETAPA DATA

Estudos iniciais e escolha do fornecedor Out/Dez 2015

Aquisição do sistema e estruturação do processo da FEN eletrônica Jan/Jun 2016 Implantação do processo de Inspeção e integração com o SIENGE – Base testes Jul/Ago 2016

Processo de Inspeção – Obra Piloto Ago 2016

Go live – FEN eletrônica/Obra Cândido Set 2016

Roll out – FEN eletrônica/Obra DOC Nov 2016

Disseminação obras Melnick Even 2017

C R O N O L O G I A D O P R O J E T O

( N Ú M E R O E D A T A D A O B T E N Ç Ã O D O S R E G I S T R O S N E C E S S Á R I O S )

F O R M A S D E A C O M P A N H A M E N T O E R E C U R S O S N E C E S S Á R I O S – H U M A N O S , F I N A N C E I R O S E M A T E R I A I S .

Recursos materiais

O principal recurso material utilizado para a FEN Eletrônica é o tablet.

FORMAS DE ACOMPANHAMENTO

Lançamento: cronograma de aproximadamente 40 dias,

compreendendo, desde a palestra de sensibilização para toda a equipe da obra, passando pela compra do equipamento, treinamentos em geral, ajuste dos contratos no SIENGE, cadastros da obra e equipe na FEN e supervisão direta até 10 dias após go live.

Acompanhamento: visitas periódicas aos canteiros que estão

utilizando a FEN, e análise do andamento dos trabalhos, utilizando os relatórios da ferramenta e acompanhamento no canteiro.

(14)

FEN

D E S C R E V E R O S R E S U LT A D O S Q U A N T I T A T I V O S E Q U A L I T A T I V O S

M A I S I M P O R T A N T E S A S S O C I A D O S A O C A S E E A P R E S E N T A R A S S U A S E V I D Ê N C I A S

MAIOR GARANTIA DE QUALIDADE NA OBRA

A implantação da FEN Eletrônica possibilitou mudar a rotina de inspeções e medição da obra.

Em uma primeira abordagem, a utilização do sistema agregou valor ao processo de inspeção de qualidade de produto. Hoje, o inspetor de qualidade tem o poder de barrar a medição do pres-tador de serviços, caso a qualidade do serviço executado não atenda aos parâmetros mínimos de exigência da MelnickEven. A ferramenta tem como efeito secundário a facilidade na reali-zação da medição com o prestador de serviços, uma vez que o gestor da obra consulta rapidamente todos os serviços que estão liberados para medição, podendo inclusive justificar cor-tes na medição, mediante a apresentação das fotos das não conformidades encontradas pelos inspetores.

Com isso, a principal funcionalidade da ferramenta é atingida, pois hoje, nos canteiros que utilizam a FEN Eletrônica, temos a garantia que as medições dos prestadores de serviços não são realizadas, caso o inspetor da qualidade não tenha libera-do o serviço para tal.

“A FEN Eletrônica facilita muito a

inspeção, pois ela integra a IT-EX

a qual ela está vinculada. Com ela

também se consegue acompanhar

os itens do contrato que se está

medindo”.

Ederson Rocha

Mestre-de-obras – Cândido 58

“A FEN Eletrônica facilita muito a nossa

vida para fazer conferência no canteiro.

Anteriormente tínhamos o problema de

ter muitos papéis em mãos e corríamos

o risco de perdê-los. Hoje conseguimos

ter todas informações das IT-EX, como a

tolerância de cada conferência, tudo em

um local só. Ao concluir a conferência,

já envio para o engenheiro, com muita

interação nos processos”.

Márcio

Machado

(15)

FEN

I N F O R M A R C O M O O S R E S U LT A D O S M A I S I M P O R T A N T E S

C O N T R I B U Í R A M P A R A O S R E S U LT A D O S G E R A I S D A O R G A N I Z A Ç Ã O

FOCO NO LONGO PRAZO

A FEN Eletrônica faz parte de um compromisso da Melnick Even com o estabelecimento e consolidação de padrões construtivos de alta qualidade. Desde 2012 a empresa coloca em prática diversas iniciativas voltadas para a melhor gestão da obra e de seu negócio. É exem-plo disso a implantação do processo de gestão integra-da de contratos, que possibilitou que seja acompanhaintegra-da em tempo real a execução da obra por diferentes áreas da empresa. A FEN Eletrônica, portanto, é um recurso tecnológico altamente inovador no mercado e pensado para atender as atuais necessidades da construção ci-vil, dando continuidade a esse posicionamento, reper-cutindo diretamente, por consequência, na perenidade da empresa.

O projeto da FEN Eletrônica auxiliou nos resultados bem-sucedidos alcançados no ano que passou. Com um total de 12 lançamentos realizados, a empresa registrou cerca de R$ 735 milhões de VGV bruto lançado – muito supe-rior à média do mercado.

“O projeto da FEN Eletrônica contribui de

forma consistente para a conformidade de

nossos processos construtivos e possibilita

uma gestão eficiente dos contratos de

prestação de serviços, facilitando a análise

qualitativa e quantitativa, bem como a

rastreabilidade. Outro aspecto relevante é a

quebra de paradigma quanto à utilização da

TI para a gestão das frentes de trabalho nos

canteiros de obras, através de ferramenta

e sistema amigável a um usuário pouco

habituado com essa tecnologia”.

Rubem Piccoli

Diretor Técnico

Referências

Documentos relacionados

Sua Santidade, o senhor disse que não foi suficientemente preparado para o importante papel que tem hoje na política internacional.. Existe uma educação especial para o

interlocução entre os professores/as de escolas públicas da Educação Básica e o Ensino Superior acerca das questões de gênero e sexualidade? É notória a existência de

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

O KTAX-COMPLIANCE TRIBUTÁRIO executa análises digitais sobre os arquivos de dados do cliente (validação, cruzamentos, conciliações, relatórios gerenciais, indicadores e

Tal método consiste em empregar as superfícies planas e os pontos correspondentes da faixa adjacente para obtenção dos parâmetros de rotação e translação entre

FEN05-03207 – Microondas I Teoria de linhas de transmissão -. Carta

Fernando Massa Fernandes Sala 5017 E fermassa101@ @eng.uerj.br https://www.fermassa.com/microondas-i.php FEN05-03207 – Microondas I Aula 5 – Campos EM em interfaces Solução (geral)