• Nenhum resultado encontrado

OS DOIS CAVALOS - Desconhecido -

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS DOIS CAVALOS - Desconhecido -"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

OS DOIS CAVALOS

'Aprendi que o jeito mais fácil de crescer como pessoa, é me cercar de pessoas melhores que eu'

Na estrada de minha casa há um pasto. Dois cavalos vivem lá.

De longe, parecem cavalos como os outros cavalos, mas, quando se olha bem, percebe-se que um deles é cego.

Contudo, o dono não se desfez dele e arrumou-lhe um amigo: - um cavalo mais jovem. Isso já é de se admirar.

Se você ficar observando, ouvirá um sino.

Procurando de onde vem o som, você verá que há um pequeno sino no pescoço do cavalo menor.

Assim, o cavalo cego sabe onde está seu companheiro e vai até ele. Ambos passam os dias comendo e no final do dia, o cavalo cego segue

o companheiro até o estábulo.

E você percebe que o cavalo com o sino está

sempre olhando se o outro o acompanha e, às vezes pára, para que o outro possa alcançá-lo.

E o cavalo cego guia-se pelo som do sino, confiante que o outro o está levando para o caminho certo.

Como o dono desses dois cavalos,

Deus não se desfaz de nós só porque não somos perfeitos, ou, porque temos problemas e desafios.

Ele cuida de nós e faz com que outras pessoas venham em nosso auxílio quando precisamos.

Algumas vezes, somos o cavalo cego guiado pelo som do sino daqueles que Deus coloca em nossas vidas.

Outras vezes, somos o cavalo que guia, ajudando outros a encontrar seu caminho.

E assim são os bons amigos.

Você não precisa vê-los, mas eles estão lá. Ouça o meu sino. Eu também ouvirei o seu.

Ame generosamente, Cuide com devoção, Fale com bondade...

Pense antes de agir para não se arrepender. E CREIA, deixando o resto para DEUS...

(2)

SETEMBRO – Nº 275/2010

ANO XX - Data 23/08/2010

VINTE ANOS DO BOLETIM APROVE

Em julho de 1990, circulava o primeiro Boletim Informativo, passando então a ser editado, ininterruptamente, ao longo desses vinte anos. O Boletim Aprove foi, e ainda é, uma maneira de estarmos mais próximos de nossos clientes mensalmente, partilhando informações importantes, pertinentes ao bom andamento de nosso trabalho e de todas as empresas assessoradas.

Este trabalho é totalmente elaborado internamente para nossos clientes, e teve, durante este longo período, alterações importantes, pois foi sendo aprimorado mês a mês, com novos espaços e novas colunas, algumas delas contando com sugestões de nossos leitores.

No mês de março/2004, com a chegada definitiva da informática, passamos a remeter semanalmente o Informativo Eletrônico, com o objetivo de disponibilizar uma seleção das notícias mais significativas, que circulam nos principais jornais e revistas do país, trazendo, assim, as novidades do mundo empresarial.

Queremos agradecer o incentivo que temos recebido a cada publicação, incentivo este que nos dáo a certeza que continuamos no caminho certo.

01 - CARTA DE CORREÇÃO

Não é permitida utilização de carta de correção, para regularização de erro ocorrido na emissão de documento fiscal, quando estes estiverem relacionados com os seguintes dados:

– as variáveis que determinam o valor do imposto, tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação; – a correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário; e

– a data de emissão ou de saída. (Decreto 7.212/2010 – Ripi, artigo 395)

02 - DMED – DECLARAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS E DE SAÚDE

Conforme IN 1055 de 13.07.2010 a Dmed, criada pela IN 985 da RFB de 22.12.2009, passa a denominar-se DMED - DECLARAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS E DE SAÚDE, que conterá informações de pagamentos recebidos por pessoas jurídicas prestadoras de serviços de saúde e operadoras de planos privados de assistência à saúde.

(3)

03 - LUCROS DISTRIBUÍDOS DE FORMA DESPROPORCIONAL AO CAPITAL

Conforme Solução de Consulta emitida pela SRRF, 6ª Região Fiscal, a distribuição de lucros aos sócios é isenta de imposto de renda (na fonte e na declaração dos beneficiários), contanto que sejam observadas as regras previstas na legislação, atinentes à forma de tributação da pessoa jurídica. Estão abrangidos pela isenção os lucros distribuídos aos sócios de forma desproporcional à sua participação no capital social, desde que tal distribuição esteja devidamente estipulada pelas partes no contrato social, em conformidade com a legislação societária.

04 - GRAVAÇÃO TELEFÔNICA - POSSIBILIDADE

A possibilidade e legalidade da gravação de conversas telefônicas tem sido tema bastante corriqueiro em nosso noticiário. No entanto, tal expediente começa a despertar interesse de alguns empresários que, com foco no controle de seu negócio, estão buscando esta nova ferramenta de auxílio. Analisando a matéria e em que pese as garantias constitucionais consagradas no artigo 5º da Constituição Federal deve-se ter presente que somente pode considerada violadora a gravação se não autorizada por ambas as partes. Assim, para as empresas interessadas em tal expediente, o correto seria promover uma cláusula em seu contrato de trabalho autorizando tal situação de modo expresso.

Por outro lado, já há entendimento no sentido de que tal situação (autorização via contrato) não seria necessária, posto que, os meios empregados são da própria empresa, ou seja, linha telefônica, central, o aparelho e, neste período, o empregado estar subordinado ao empregador.

De todo o modo, a fim de evitar qualquer discussão sobre a legalidade do procedimento, conveniente seria uma autorização específica para esta finalidade, o que, desde logo, chancelaria o procedimento.

05 - TELEFONISTA - RECEPCIONISTA - JORNADA REDUZIDA

Empregada contratada para exercer a função de recepcionista acumulada com a de telefonista não se beneficia da jornada reduzida prevista no art. 227 da CLT, na medida em que não sofre o mesmo desgaste físico, sobretudo auditivo, do telefonista de mesa ou de empresas do ramo da telefonia, ainda que em face do acúmulo das funções, tenha uma sobrecarga de trabalho. (TST - RR 719093 - 4ª T. - Rel. Min. Ives Gandra Martins Filho - DJU 27.09.2002)

06 - ZELADOR - PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS

Em que pese não estar o profissional da zeladoria sobre rígido controle de horário, não há como considerá-lo fora do abrigo da limitação de jornada diária e carga horária semanal, fazendo jus a horas extras, quando comprovadamente estendido o horário normal de labor. (TRT 4ª R. - RO 00432.007/00-8 - 3ª T. - Rel. Juiz Conv. Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa - J. 11.12.2002)

(4)

07 - FISCALIZAÇÃO – DISPONIBILIZAÇÃO DE ARQUIVOS MAGNÉTICOS

Atualmente são muitas as empresas que, de uma forma ou de outra, contam com um software para controle e processamento de suas operações administrativas e financeiras.

Sabedor disto, o Governo, com vistas a facilitar o trabalho da fiscalização, vem implementando, através de uma série de atos legislativos, que tais empresas (que utilizem sistema de computador para suas operações administrativas e financeiras) mantenham arquivos magnéticos com formatação pré estabelecida, com vistas a um melhor exame da fiscalização quando das visitas de rotina.

Importa salientar que tais medidas são de caráter obrigatório e passíveis de penalização (multa), ou seja, a empresa que utiliza sistema de processamento de dados está obrigada a manter seus arquivos magnéticos em determinado formato e a disposição da fiscalização.

Em vista disto, alertamos aos nossos clientes, usuários de sistemas informatizados, que questionem junto a sua empresa de software se o seu sistema de processamento de dados encontra-se adequadamente formatado fronte as normais legais vigentes, pois isto poderá ser requerido quando da visita da fiscalização.

08 - EXTRAVIO DE DOCUMENTOS FISCAIS

Sempre que houver extravio de documentos fiscais, o contribuinte deverá comunicar o fato à Fiscalização de Tributos Estaduais, anexando o comprovante de publicação da ocorrência no Diário Oficial do Estado e em jornal de grande circulação na região. As indicações mínimas para a publicação são: nome, endereço completo e número da inscrição no CGC/TE do estabelecimento e quantidade de talões, espécie, número, série e sub-série dos documentos fiscais extraviados.

A penalidade é cominada a multa não inferior a 150 UPF/RS, de 0,5 UPF/RS por documento, quando o contribuinte extraviar, perder, inutilizar, manter fora do estabelecimento, em local não autorizado, ou não exibir os documentos fiscais a Fiscal de Tributos Estaduais quando solicitado.

09 - GESTANTE - PEDIDO DE DEMISSÃO - IMPOSSIBILIDADE

Como é sabido a Gestante goza de estabilidade no emprego, ou seja, não pode ser dispensada do trabalho pelo seu empregador sem justificado motivo. No entanto, poderia a gestante, se assim desejar, formular o seu pedido de demissão com assistência (homologação) de seu sindicato.

Ocorre que, o Tribunal Superior do Trabalho, numa decisão bastante inovadora, resolveu decidir que, nem em caso de pedido de demissão a empregada poderia ter seu contrato de trabalho rescindido, vez que, segundo a decisão " ... A autora não poderia renunciar a um direito que visa a proteção imediata do seu trabalho e mediata do nascituro, ...". Trata-se, efetivamente, de uma decisão singular. (TST - Processo RR- 687.344/2000.7 - 1a. T - Relator Ministro Lélio Bentes Correa - DJU - 30.04.2004).

(5)

10 - REMESSA DE DOCUMENTOS

Solicitamos uma especial colaboração aos nossos clientes que, quando da remessa dos documentos bancários no início do mês, sejam remetidos os extratos bancários de conta corrente e de aplicação, a relação de estoques, carnês de consórcios, contratos de empréstimos e eventuais notas compras de bens do Ativo Imobilizado. Lembramos que os extratos bancários das contas correntes e das aplicações financeiras devem estar completos para que possamos registrar com correção todas as variações ocorridas no mês. Esta providência evitará a demora no encerramento do balancete mensal, e, futuros ajustes contábeis.

11 - EMPRESAS OBRIGADAS A ENTREGA DA EFD PIS/COFINS

Estão obrigadas a adotar a EFD – Escrituração Fiscal Digital PIS/Cofins e transmiti-la mensalmente ao Sped – Sistema Público de Escrituração Digital, as pessoas jurídicas de direito privado em geral e as que lhes são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, que apuram o PIS/Pasep e a Cofins com base no faturamento mensal.

12 - PRAZO PARA TRANSMISSÃO DO EFD AO SPED

A EFD-PIS/Cofins deve ser transmitida mensalmente ao Sped – Serviço Público de Escrituração Digital até às 23h59min59s (horário de Brasília) do 5º dia útil do 2º mês subsequente a que se refira a escrituração, inclusive nos casos extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial.

13 - APROJUR -

Material anexo.

- Transferência fraudulenta de bens pessoais para sociedade para escapar de cobrança pode ser revertida;

- Foto de adolescente publicada em revista da TAM não dá dano moral.

PREPARAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO

Prazos necessários para preparação, elaboração e devolução da documentação após entrega do movimento na Aprove.

Dep. Pessoal:

Folha de Pagamento 2 dias úteis

Férias, Admissão, Demissão, 13º Salário 3 dias úteis

Dep. Fiscal

Registro e elaboração do ICMs, IPI, PIS,

Cofins, IRRF, ISSQN, IVVC. 2 dias úteis

Autorização de notas Fiscais ( AIDOF ) 5 dias úteis

Dep. Societário

Certidões Negativas 7 dias úteis

Todos os Dptos.

(6)

NOTÍCIAS

Aniversários do mês:

24/09 - Ester Jaqueline Azeredo da Silva

CURIOSIDADES

Pílula - Robô – Como fazer um remédio chegar ao intestino sem ser destruído ao passar pelo estômago? A Philips resolveu o problema com uma pílula eletrônica, a ipill. Eka mede o PH para determinar em que parte do corpo está e só libera a droga no lugar certo. Também transmite informações ao médico via rádio. Para isso, tem microprocessador, radiotransmissor, bateria e sensores – tudo numa cápsula de 11 por 26 milímetros.

(Fone Revista Info – dez/2008 – pg. 18).

FRASES

"O primeiro sentimento de quem está de dieta é o de revolta. Dá vontade de acabar com tudo, a começar pelo que tem na geladeira."

(Autor desconhecido)

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA ?

WIKIS

O que é: sites construídos por meio da colaboração de usuários para compartilhar informações (Fone ZH 27.09.09)

FONTE UTILIZADAS :

Referências

Documentos relacionados

Por este motivo o estacionamento público apenas poderá ter acesso desde a Avenida, devendo a saída fazer-se pela Rua do Vale Formoso de Cima.. O estacionamento privado deverá

Tendo em vista a possibilidade de utilização da liga de cobalto-cromo para a confecção de infra-estruturas de prótese sobre implante, este trabalho buscou

5.1.2 – Invalidez Permanente total por Acidente até 14 anos: Garante ao próprio segurado ou seu representante legal o pagamento de uma indenização em caso de Invalidez Permanente

A eficácia de CASODEX 150 mg ao dia como tratamento para pacientes com câncer de próstata localizado ou localmente avançado (T1 - T4, com ou sem comprometimento linfonodal, M0)

A utilização de todos os extratos a partir da concentração de 25% apresentaram os maiores efeitos fitotóxicos nas análises in vitro, reduzindo o crescimento micelial, a

Em relação aos cursos com menos de 360 horas, verificaram‑se dados relacionados à modalidade (presencial e a distância), ao número de cursos, ao número de vagas, ao número

- Uma coisa muito importante é avaliar o tecido, e fazemos isso pelo ta de dentro da roupa podemos conhecer essa composição, assim, avaliamos o custo-benefício do que está

S586 Propriedade sem registro: contrato e aquisição da propriedade imóvel./ Alexandre Barbosa da Silva./ Curitiba: Juruá, 2018. Direito