• Nenhum resultado encontrado

Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná Mais ideias para a construção Gestão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná Mais ideias para a construção Gestão"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

03.Abril.2014

alicerces do futuro

INSCRIÇÕES ABERTAS

vagas limitadas

www.eninc2014.com.br

curitiba - pr

02 e 03 de junho

VENHA FAZER PARTE

desta construção

Informativo

Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná | www.sindusconpr.com.br

Mais ideias para a construção • Gestão 2014-2016

WWW.ENINC2014.COM.BR

VEJA NESTA EDIÇÃO

05

|

Reunião com AssociAdos

10

|

oRientAção pARA As empResAs

12

|

infoRmAções do plAntão técnico

Sinduscon-PR realizou no dia 1 de abril reunião com associados e gerência executiva do Banco do Brasil.

26ª reunião do Fórum de RH acontece dia 9 de abril, com o tema: Documentação Trabalhista e Previdenciária exigidas dos empreiteiros.

Era Digital - A importância de uma boa assessoria contábil especializada na Construção Civil.

Estão abertas as inscrições da quinta edição do ENINC (Encontro Nacional para Inovação na Construção), promovido pelo Sinduscon-PR. Durante o evento, que será realizado nos dias 2 e 3 de junho, no CIETEP, o público poderá acompanhar a construção simultânea de quatro estúdios, utilizando diferentes técnicas de edificação. Leia mais na página 06.

(2)

Cursos e Eventos

02

| informativo Sinduscon

EXPEDIENTE

Publicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná Administração:

Rua: João Viana Seiler, 116 – Parolin Fone (41) 3051 4300

CEP 80.220.270 – Curitiba – PR sinduscon@sindusconpr.com.br www.sindusconpr.com.br

Edição:

Assessoria de Comunicação do Sinduscon-PR Coordenação Editorial: Conexa Comunicação Jornalista responsável: Fabiane Ribas (DRT: PR 4004)

Diagramação e editoração: Invente Comunicação

Impressão: JEDS Comp. Gráfica

Diretoria Executiva Gestão 2011/2013 Presidente

José Eugenio Souza de Bueno Gizzi (Itaúba Incorporações e Construções) Vice - presidente

Waldemar Trotta Junior (Trocon Engenharia Civil Ltda) 1° Vice - presidente Administrativo Sérgio Luiz Crema

(Amerc Construções Civis Ltda.) 2° Vice - presidente Administrativo Mayra Andrea Doria Mattana (Doria Construções Civis Ltda.) 1° Vice - presidente Financeiro Sérgio Gugelmin Motter (Sermo Construções Civis Ltda.) 2° Vice - presidente Financeiro Tiago Colaço Guetter (Construtora Guetter Ltda.) Vice - presidentes de Áreas Técnicas Política e Relações do Trabalho Wladimir Mazzolla Morais (Lavita Engenharia Civil Ltda.) Responsabilidade Social Jociana Niespodzinski (Engefan Construções Civis Ltda.) Indústria Imobiliária João Carlos Perussolo (Construtora San Remo Ltda) Obras Públicas

Rodrigo José Zerbeto Assis (Construtora Atenas) Área Técnica Euclesio Manoel Finatti

(Braengel Construções e Empreendimentos Imobiliários Ltda)

Prestação de Serviços Álvaro Fernandes Coelho (Plaenge Empreendimentos) Meio Ambiente Almir de Miranda Perru (Perru Construtora de Obras Ltda.)

Banco de Dados Ubiraitá Antônio Dresch (Estilo Condomínios Ltda.) Conselho Deliberativo (Efetivos) Roberto Damiani Cardoso

(Escoll Engenharia de Solos e Concreto Ltda) Ramon Andres Doria

(Doria Construções Civis Ltda) Marcelo Azevedo Braga

(Braenge Técnicas de Engenharia Ltda) Erlon Donovan Rotta Ribeiro (Construtora Andrade Ribeiro Ltda) Ex - presidentes (Natos) Normando Antônio Baú (Baucon Empreendimentos e Construções)

Hamilton Pinheiro Franck (H.Franck Construção Civil Ltda) Julio César de Souza Araújo Filho (Construtora Arce Ltda) Conselho Fiscal (Efetivos) Carlos Augusto Emery Cade (Oros Engenharia Ltda) Luiz Carlos Tomaschitz

(T J Engenharia e Empreendimentos Ltda) Renato Cláudio Keinert Junior (Exame Tecnologia Ltda.) Suplente

Daniel do Amaral Marqueño (Ponto BR Engenharia Ltda) Delegados representantes junto ao Conselho da FIEP (Efetivos) José Eugênio Souza de Bueno Gizzi (Itaúba Incorporações e Construções) Gustavo Daniel Berman

(R S Engenharia e Empreendimentos Imobiliários)

Suplentes

Normando Antônio Baú

(Baucon Empreendimentos e Construções) Waldemar Trotta Junior

(Trocon Engenharia Civil Ltda) Representantes Regionais

Helmiro Roberto Bobeck - Ponta Grossa (Construtora Rio da Prata Ltda) Luiz Henrique da Silva Chaves - Paranaguá (Luiz Henrique da Silva Chaves e Cia Ltda.) Luiz Fernando Gapski Pereira - Guarapuava (Gapercon Construtora Ltda)

Luiz Carlos Braun - Pato Branco (Braun Engenharia Ltda)

Ademir Antonio Schwarts - Francisco Beltrão (Empretec Empreendimentos Técnica e Construções Ltda.)

PATROCÍNIO:

Mais ideias para a construção • Gestão 2014-2016

86º Enic: agência recomenda antecipação de

reservas em hotéis

Goiânia será, no mês de maio, palco de grandes eventos como feiras de noivas e a tradicional Exposição Agropecuária de Goiás, que aumentam consideravelmente a taxa de ocupação da rede hoteleira da capital. Por isso, a agência oficial do 86º Enic (Encontro Nacional da Indústria da Construção), Fabmar Viagens e Turismo, recomenda aos públicos do evento antecipar a reserva em um dos hotéis oficiais. O 86º Enic será realizado no Centro de Convenções de Goiânia, de 21 a 23 de maio. Para mais informações sobre locais e tarifas de hospedagem, acesse: www.enic.org.br.

Seconci-PR oferece palestra de 4h na área de

segurança do trabalho

O Seconci-PR (braço social do Sinduscon-PR), oferece palestras com duração de 4 horas na área de Saúde e Segurança do Trabalho, com valor especial para as empresas associadas ao PSS (Programa de Saúde e Segurança) da entidade. A palestra está marcada para os dias 11 e 25 de abril, sexta-feira - das 13h30 às 17h30, na sede da entidade localizada na Rua João Viana Seiler, 116, no Parolin. O valor é de R$ 100,00 para empresas associadas ao PSS. Inscrições e informações pelo telefone (41) 3051-4300 ou pelo e-mail seguranca@sindusconpr. com.br.

Novas fórmulas para um velho mercado será

tema de debate no auditório do Sinduscon-PR

A Nuna Planejamento e Marketing Imobiliário em parceria com a Segmento Comunicação Completa, realiza no dia 15 de abril, das 19h às 21h, um debate sobre o tema “Novas fórmulas para um velho mercado”, que acontece no auditório do Sinduscon-PR, localizado na Rua da Glória, 175, Centro Cívico.

O evento irá reunir expertises nas áreas de arquitetura, vendas, marketing, assessoria de imprensa e incorporação, com o intuito de trocar experiências e buscar inovações para o mercado imobiliário, atraindo o publico consumidor e motivando profissionais do setor. Palestrantes convidados: Nelson Galvão, consultor imobiliário; Bianca Casilha, gerente de desenvolvimento de produto na Laguna Incorporadora; Marilia Emília Staczuk, jornalista especialista em mercado imobiliário; Sabrina Slompo, sócia do escritório Sasis Arquitetura e Consultoria; Cristine Machado Weber, gerente comercial da Lumis Construtora; Rafael de Lara, especialista em marketing digital. Informações e inscrições: As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de abril pelo site www.nuna.com.br. O evento é gratuito e as vagas limitadas.

(3)

informativo Sinduscon |

03

Cursos e Eventos

Qualificação Profissional

Sinduscon-PR divulga cursos oferecidos em parceria

com o Governo Federal

Sinduscon-PR divulga a lista de cursos e treinamentos oferecidos em parceria com o Sistema Sesi/Senai-PR, e patrocinado pelo Governo Federal, através do PRONATEC. Será entregue aos alunos dois vale transporte por dia (creditados no cartão) + lanche.

Informações e inscrições pelo telefone 41 3051.4301 ou pelo email atendimento@sindusconpr.com.br - com Bruna.

AUXILIAR FINANCEIRO

RECEPCIONISTA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM

Objetivo do Curso: Objetivo do Curso:

Auxilia no processo de planejamento e controle de fi nanças. Apoia o processo decisório com base em indicadores fi nanceiros. Opera os instrumentos para análise de riscos e crédito e de operações bancárias.

Recepciona e acolhe diferentes hóspedes/clientes por meio de diversos canais de comunicação. Efetua os procedimentos de recepção, com atenção aos princípios éticos e observância às questões legais, de modo a promover satisfação e garantir a qualidade e excelência no atendimento.

Local de oferta: Senac - R. Calixto Razolini, 215 - Portão;

Carga horário: 160h/ 3h por dia;

Horário: 13h30 às 17h30;

Dias de aula: 2ª à 6ª feira;

Local de oferta: Senac - R. André de Barros, 750 - Centro;

Carga horário: 160h/ 3h15min por dia;

Horário: 09:00 às 12:15;

Dias de aula: 2ª à 6ª feira;

Requisitos: Idade mínima 16 anos, escolaridade Ensino Médio Incompleto;

Turma: Turma máxima de 25 alunos;

Curso Gratuito: Cada aluno terá direito a dois reais hora aula que será debitado no cartão conta.

Requisitos: Idade mínima 16 anos, escolaridade Ensino Fundamental Incompleto;

Turma: Turma máxima de 20 alunos;

Curso Gratuito: Cada aluno terá direito a dois reais hora aula que será debitado no cartão conta.

ÍNICIO: 05/05 – 11/07 - TARDE ÍNICIO: 12/05 - MANHÃ

(4)

04

| informativo Sinduscon

Cursos e eventos

Curso de Gerenciamento de Obras

Já estão abertas as inscrições para o curso de Gerenciamento de Obras, oferecido pelo Sinduscon-PR, para todos os associados da entidade. Ministrado pelo engenheiro Mestre em Construção Civil, Mozart Bezerra da Silva, o curso será realizado entre os dias 25 e 26 de abril, na sede social da entidade, localizada na Rua da Glória, 175, Centro Cívico.

O objetivo do curso é treinar engenheiros e arquitetos a gerenciar obras de construção civil. As técnicas de gerenciamento são utilizadas para garantir que as metas de escopo, prazo e custo das obras exigidas pelo cliente sejam atingidas.

No gerenciamento, são tomadas as decisões relacionadas com as diretrizes do projeto e do planejamento e, na execução da obra, há o controle do andamento da obra, esforçando-se para obter os resultados planejados diante dos vários tipos de mudanças que podem ocorrer, inclusive as oportunidades e ameaças consideradas no gerenciamento dos riscos.

Informações e inscrições:

Dia 25 de abril - Sexta-Feira: 18h30 às 22h30 Dia 26 de abril - Sábado: 09h00 às 18h

Investimento: R$620,00 para associados do Sinduscon-PR e R$750,00 para não associados.

Será concedido desconto de 5% para 2 ou mais inscrições da mesma empresa para pagamento a vista.

Spazio Idea Mkt & Eventos: (41) 3079-5909 ou info@spazioidea.com.br.

Sinduscon-PR promove curso sobre

Viabilidade de Incorporação

Nos dias 16 e 17 de maio, o Sinduscon-PR irá promover

curso de Viabilidade de Incorporações, para desenvolver

as técnicas de elaboração de estudos de viabilidade

econômico-fi nanceira de incorporações imobiliárias,

comercializadas a preço fechado.

Ministrado pelo engenheiro Mozart Bezerra da Silva,

o treinamento tem como objetivo habilitar os alunos

a calcular o investimento mensal necessário e o

retorno mensal a ser obtido com a execução de um

empreendimento imobiliário já delineado.

Com carga horária de 12h, o curso acontece na

sexta-feira, dia 16, das 18h30 às 22h30, e no dia seguinte,

sábado, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, na sede

da entidade localizada na Rua da Glória, 175, no Centro

Cívico.

O curso é destinado a engenheiros, arquitetos,

economistas, administradores e outros profi ssionais

do setor da construção civil que exercem ou

pretendem exercer funções ligadas à viabilidade de

empreendimentos imobiliários.

O treinamento custa R$ 620,00 para associados do

Sinduscon-PR e R$ 750,00 para não associados.

Spazio Idea Mkt & Eventos: (41) 3079-5909 ou info@

spazioidea.com.br.

(5)

informativo Sinduscon |

05

Reunião com Associados

O Sinduscon-PR realizou no dia 1º de abril uma reunião com associados da entidade, que contou com convidados do Banco do Brasil, como o gerente executivo Rudimar Ângelo Locatelli e o economista-chefe Élcio Gomes Rocha. Eles apresentaram as linhas de crédito para fi nanciamento imobiliário e fi zeram um panorama do mercado imobiliário.

Produtos

O Banco do Brasil amplia sua participação de mercado e inova no Plano Empresário, linha de crédito destinada a fi nanciar a produção de empreendimentos habitacionais ou comerciais localizados em área urbana.

“O sonho da casa própria continua em 1º lugar na mente do brasileiro e com um défi cit habitacional de aproximadamente 5,24 milhões de moradias, ainda há espaço para conquistar mercado”, reforça Locatelli, que apresentou as soluções em crédito imobiliário para pessoa jurídica. A apresentação do banco está disponível com exclusividade aos associados do Sinduscon-PR no site www.sindusconpr.com.br.

Cenário Macroeconômico

“Apesar de enfrentarmos alguns desajustes, como a política fi scal, o crescimento econômico que não vem como o esperado e a alta da infl ação, o Brasil ainda assim é um País de grandes oportunidades”, considera Élcio Gomes, economista-chefe do Banco do Brasil, que apresentou de forma objetiva a situação econômica nacional. Segundo o economista, o Brasil está entre os maiores mercados de consumo do mundo. O país possui um elevado volume de reservas internacionais e a desvalorização do câmbio deverá produzir efeitos benéfi cos sobre o comércio externo, no médio prazo. “O mercado de crédito é robusto e há espaço para continuar crescendo de forma

moderada. O que é urgente neste momento é investir pesado em obras de infraestrutura, do contrário, não teremos condições de crescer mais”, diz.

Ele destacou ainda a taxa média de desemprego, que está em um patamar mínimo histórico, citou a signifi cativa redução da pobreza e ascensão da classe média, que passou a ter condições de investir e comprar a casa própria.

“Sendo assim, temos um cenário econômico favorável para a construção civil. Existe demanda para consumo e o preço do metro quadrado no Brasil está compatível com o nível de renda per capita do país. Neste sentido, a bolha imobiliária não se fundamenta no cenário em que nos encontramos hoje”, afi rma o economista-chefe do Banco do Brasil.

Herley Navarrete de Andrade, proprietário da HN Andrade Engenharia Ltda, considera muito importante a realização destas reuniões que agregam conhecimento. “Obter informações sobre a economia do país é essencial para o futuro do meu negócio”, complementa.

Homenagem

Antes de iniciar a reunião com os associados, o empresário e ex-presidente do Sinduscon-PR, Normando Bau, foi homenageado por suas ações na Gestão 2011/2013. Em um ato solene, sua fotografi a foi ofi cialmente disposta no hall de retratos ex-presidentes da entidade, localizado na sala de reuniões da sede social.

“Agradecemos toda a dedicação com a entidade, trabalhando sempre de forma proativa para com as atividades do setor”, diz o atual Presidente do Sinduscon-PR, José Eugenio Gizzi.

BB apresenta seus produtos e explana sobre o cenário

macroeconômico em reunião no Sinduscon-PR

(6)

06

| informativo Sinduscon

Em uma ação inédita, a edição de 2014 do Encontro Nacional para Inovação na Construção Civil (ENINC), promovida pelo Sinduscon-PR, terá entre suas atrações a demonstração ao vivo de diferentes métodos construtivos para posterior avaliação do público.

Durante os dois dias do encontro, os participantes poderão acompanhar no Centro de Eventos da FIEP a construção de quatro estúdios similares, cada um utilizando uma técnica diferenciada. Os métodos selecionados para o desafi o foram alvenaria tradicional, steelframe, woodframe e concreto.

“A proposta é demonstrar aos empresários e ao público em geral a viabilidade destes métodos, que têm certifi cação técnica e fi nanciamento disponível”, explica o empresário e vice-presidente de área Técnica do Sinduscon-PR, Euclesio Manoel Finatti.

Televisores espalhados pelo evento devem transmitir ao vivo o andamento das construções, oferecendo aos palestrantes um recurso para ilustrar sua fala e levantar discussões sobre cada método, de acordo com o assunto abordado.

Ao fi nal do segundo dia, especialistas irão avaliar o produto concluído e comparar critérios como qualidade, velocidade, conforto térmico e acústico, desperdício, resistência e praticidade. Quem será o vencedor?

“A maioria das empresas constrói tijolo por tijolo. Queremos mostrar que há outros três métodos tão ou mais efi cientes que a alvenaria, que são mais sustentáveis e podem propiciar maior conforto”, conta Finatti.

Inovação e sustentabilidade são o grande foco do ENINC, que procura trazer novas soluções não só para os empresários, mas que preservem o meio-ambiente e sejam efi cazes para reduzir o défi cit habitacional no país, que segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é superior a 5 milhões de moradias. “Queremos dar opções, fazer o empresário pensar diferente, temos que evoluir e vencer o défi cit. Sustentabilidade é a palavra do momento”, afi rma o empresário.

Em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, os métodos alternativos à alvenaria são utilizados na grande maioria das construções. Segundo Finatti, a burocracia é um dos maiores

ENINC terá demonstração ao vivo de métodos

construtivos

RESUMO:

Durante o evento, o público poderá

acompanhar a construção simultânea de quatro

estúdios utilizando diferentes técnicas de edifi cação.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

obstáculos para a consolidação dessas técnicas no mercado brasileiro.

De acordo com ele, o preço dos novos materiais ainda é superior à alvenaria, porém exige menos tempo e mão de obra, o que acaba compensando. “Isso só até o início de uma produção em massa, quando os custos baixarão muito”.

Mais informações sobre o ENINC no site www.eninc2014.com.br. Aproveite o último mês para fazer sua inscrição a preço promocional. A partir de 1º de maio, o valor terá acréscimo de 20%.

Saiba mais sobre cada um dos métodos

construtivos que devem compor o desafi o:

• Steelframe: faz parte do Sistema CES - Construção

Energitérmica Sustentável. A estrutura é composta por

perfi s leves de aço formados a frio que, em conjunto

com placas pré-fabricadas, formam painéis capazes de

resistir às cargas verticais, perpendiculares e de corte.

Permite diversos tipos de acabamento e revestimento.

• Woodframe: semelhante ao steelframe, porém com

estrutura em madeira certifi cada e de refl orestamento

ao invés de aço. Também utiliza placas pré-fabricadas

que são apenas montadas no local.

• Concreto: as paredes de concreto são moldadas

no local, utilizando formas, geralmente de metal. A

mistura do concreto para preenchimento das formas

é feita no local. A secagem leva em torno de 12 horas.

Após uma camada de massa corrida, podem ser

utilizados como acabamentos textura rolada, grafi ato

e revestimento cerâmico.

• Alvenaria: é o método tradicional de construção

“tijolo a tijolo”, utilizando blocos de cerâmica, vidro,

concreto ou pedras, unidos entre si por uma camada de

argamassa. Ainda é a técnica mais utilizada no Brasil.

(7)

informativo Sinduscon |

07

Financiamento

PARCERIA INSTITUCIONAL

Semana do Crédito Caixa no Sinduscon-PR apresentou

inovação, produtos e serviços exclusivos para os associados

RESUMO:

2ª Semana de Crédito Caixa atendeu mais

de 30 empresas associadas, com soluções exclusivas.

Por meio de uma parceria institucional entre o Sinduscon-PR e a Caixa Economica Federal, foi realizado entre 24 e 28 de março a 2ª Semana do Crédito Caixa, na sede administrativa da entidade. O evento contou com mais de 30 empresas associadas, a grande maioria micro e pequenas construtoras, que puderam conhecer o portfólio que a Caixa dispõe para a construção civil, com produtos inovadores e soluções exclusivas.

Atendimento

Na oportunidade, gerentes especializados no setor prestaram atendimento de consultoria a empresas do Paraná, a fi m de esclarecer dúvidas e apresentar as linhas de fi nanciamento da instituição.

Alexandre Castro, gerente da Construção Civil, destacou que em seus atendimentos, muitas empresas aproveitaram para mostrar o projeto de seus empreendimentos, a fi m de analisar a viabilidade de contratar crédito com a Caixa. “Empresas que estiveram presentes no ano passado com este intuito, retornaram em 2014 na 2ª Semana de Crédito Caixa para concretizar o sonho de colocar o projeto em prática”, informa Castro, que ainda acrescenta “ser gratifi cante

poder ajudar as pessoas com nosso produto e ver o empresário crescendo através da conquista de conhecimento e maturação do negócio”.

Associado

Todos os horários de atendimento foram preenchidos para a 2ª Semana do Crédito Caixa, por empresas vindas de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

Daniel Caiado, diretor da Hyperion Empreendimentos e Incorporações Ltda, retornou no segundo ano do evento e elogia a qualidade de informação que é repassada a empresários do setor. “Estive presente no evento do ano passado para adquirir informações e retornei em 2014 com o objetivo de conseguir apoio para dois novos projetos. Tive uma conversa bastante produtiva com o gerente”, diz Caiado.

O evento foi promovido para construtoras de todos os portes, para imóveis voltados aos clientes de todas as faixas de renda e soluções para todas as fases do empreendimento.

O sucesso da ação faz com que a parceria entre Sinduscon-PR e Caixa Economica Federal permaneça para fornecer o melhor produto, viabilizando assim a conquista de empresários da construção civil em grandes negócios.

(8)

08

| informativo Sinduscon

Representatividade do setor

O Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realizou no dia 21 de março a eleição dos novos representantes do setor industrial nos Conselhos Regionais do Senai e Sesi no Paraná. A eleição aconteceu durante assembleia geral extraordinária no Campus da Indústria, sede do Sistema Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba.

O Sinduscon-PR apoiou o empresário Ramon Andrés Doria, que assumiu como titular nos próximos dois anos o Conselho Regional do Sesi-PR. Pela experiência profi ssional deste empresário, a entidade acredita que ele poderá contribuir em muito com as ações destas entidades, a fi m de promover a educação profi ssional, a tecnologia e a inovação, e, desta forma, elevar a competitividade das empresas do nosso Estado.

As instituições vão contar até 2016 com os empresários eleitos, que serão representantes das indústrias na condução dos trabalhos. A escolha dos conselheiros foi feita por votação secreta, a partir de uma lista de candidatos previamente inscritos pelos sindicatos. Para concorrer às vagas, os empresários precisaram comprovar que possuem atividade industrial regular no Estado, sendo que suas empresas deveriam estar em dia com as contribuições com o Sistema

Indústria e os sindicatos, além de terem sido usuárias dos serviços prestados pelo Senai ou o Sesi nos últimos 24 meses.

Ramon Andrés Doria

Engenheiro Civil, Ramon Andrés Doria foi diretor técnico da Construtora Irmãos Thá, durante 20 anos, participando da construção de importantes obras em Curitiba e outras cidades do Paraná. Em 1986, fundou a Doria Construções Civis Ltda, a qual dirige até os dias de hoje. Foi presidente do Sinduscon-PR por duas gestões (1989/1992 e 2001/2004).

Empresário Ramon Doria é eleito Conselheiro

Regional do Sesi-PR

Sinduscon-PR realiza Workshop sobre

desafi os na sucessão das empresas

familiares

Sinduscon-PR promove no dia 10 de abril, das 18h30

às 21h, o Workshop – Desafios na Sucessão das

Empresas Familiares, que será realizado no Auditório

Ed. Sinduscon-PR, localizado na Rua da Glória, 175,

Centro Cívico.

O Workshop irá abordar dois temas: Planejando a

sucessão do patrimônio, que será ministrada pelo

especialista em estratégias societárias, Luciano

Anghinoni; e Fatores críticos de sucesso no processo de

sucessão de gerações na empresa familiar, ministrada

por Telmo Schoeler, fundador e “leading partner” da

Strategos Strategy & Management e da ORCHESTA

Soluções Empresariais, liderando equipe dedicada à

profi ssionalização, reestruturação e recuperação de

empresas.

O evento é destinado a fundadores, herdeiros e

executivos de empresas familiares de médio e grande

porte. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas.

Após as palestras, o workshop terá um coquetel

disponível aos participantes.

Informações e inscrições: (41) 3051-4355

(9)

informativo Sinduscon |

09

Obras Públicas

O Sinduscon-PR, juntamente com representantes do Sinduscon de Londrina e Maringá, esteve reunido no dia 25 de março com o Secretário de Estado da Fazenda, Luiz Eduardo Sebastiani, para destacar a preocupação da indústria da construção paranaense quanto à falta de pagamentos, empenhos, obras paralisadas, repasse do governo do Estado aos convênios, aditivos contratuais e ordens de serviço.

O secretário anotou todos os questionamentos das entidades e afi rmou que foram pagas, nesta primeira etapa, todas as faturas com valores até R$40.000,00.

Ainda na primeira quinzena, no dia 9 de abril, será realizada uma nova reunião com a Secretaria da Fazenda, para que o Estado possa informar qual será a próxima faixa de pagamento a ser contemplada, bem como o prazo destes pagamentos.

Diretoria do Sinduscon-PR discute com Secretaria

de Estado da Fazenda sobre a falta de pagamento

Crédito imobiliário cresce 22% no início de

2014 e atinge R$ 8,2 bilhões

Em janeiro, o volume de empréstimos para aquisição

e construção de imóveis somou R$ 8,2 bilhões, melhor

resultado para um mês de janeiro nos últimos 20

anos. Em relação a igual mês do ano passado, houve

um crescimento de 22% nos valores contratados.

No período acumulado de 12 meses encerrados em

janeiro de 2014, o volume de empréstimos para

aquisição e construção de imóveis, com recursos das

cadernetas de poupança do Sistema Brasileiro de

Poupança e Empréstimo (SBPE), alcançou o montante

de R$ 110,6 bilhões, 32% maior que o apurado nos 12

meses precedentes.

Financiamentos Imobiliários (Unidades): Em janeiro,

foram fi nanciadas aquisições e construções de 39,9

mil imóveis, aumento de 12% em comparação com

o mesmo mês do ano passado. Embora o número

de unidades fi nanciadas tenha sido inferior ao de

dezembro de 2013, o resultado foi o maior para um

mês de janeiro nos últimos 20 anos.

Em termos acumulados, entre fevereiro de 2013 e

janeiro de 2014, foram fi nanciados 534,1 mil imóveis,

número recorde que superou em 17% o de 455,1 mil

unidades contratadas nos 12 meses anteriores.

Poupança SBPE: saldo e captação: Os depósitos em

cadernetas de poupança nos agentes fi nanceiros do

SBPE atingiram o montante líquido de R$ 711 milhões,

resultando em captação líquida positiva pelo 23º mês

consecutivo. O resultado foi ligeiramente inferior

ao de janeiro do ano passado, mas a sinalização foi

positiva, pois mesmo se tratando de um período com

grande concentração de despesas para os poupadores

(IPTU, IPVA, matrículas e material escolares, etc.),

os depósitos superaram as retiradas. O saldo dos

depósitos de poupança no SBPE alcançou, em janeiro,

cerca de R$ 470 bilhões, registrando elevação nominal

de 20% comparativamente a janeiro de 2013.

RESUMO:

Secretaria da Fazenda realiza pagamento

de faturas com valores até R$40.000,00.

(10)

10

| informativo Sinduscon

Saúde e Segurança do Trabalho

A qualidade dos serviços prestados pelo Seconci-PR é prioridade na entidade, com atendimentos de primeira linha e profi ssionais especializados.

Na área odontológica, por exemplo, além de 13 consultórios na sede e 17 dentistas disponíveis para atendimento, existe também a unidade móvel que funciona como um local de trabalho completo e permite comodismo aos funcionários por estar dentro dos canteiros de obras.

Para contratar a unidade móvel é necessário que a empresa seja associada ao Sinduscon-PR e forneça uma área sem riscos para o posicionamento do trailer. A mesma deve oferecer a ligação de água, esgoto, luz e zelador para auxílio na limpeza, sendo os únicos investimentos necessários para a realização do serviço.

Os funcionários terão de forma prática, atendimentos odontológicos como exame clínico, limpeza, restauração, extração simples, procedimentos preventivos como fl úor, aplicação de selante, orientação na escovação e higiene bucal. Em casos em que o paciente precise de tratamento de canal, cirurgia de periodontia e extração de siso, é necessário encaminhá-lo até a sede.

A dentista e coordenadora da área da odontologia do Seconci-PR, Samantha Pugsley, afi rma que a saúde bucal refl ete diretamente na qualidade dos trabalhadores da construção civil. “É importante consultas regulares ao dentista, pois as dores por problemas bucais, a falta de estética, o mau hálito, podem ser grandes interferências para a realização de um bom trabalho”.

Unidade Móvel facilita atendimento a funcionários

de empresas associadas ao Sinduscon-PR

A unidade móvel é uma economia para o trabalhador e uma facilidade para o empresário que valoriza a saúde dos profi ssionais colaboradores.

Os atendimentos odontológicos pela unidade móvel acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Para solicitar este serviço é preciso entrar em contato pelos telefones (41) 3051-4381, (41) 3051-4389 ou ainda pelo e-mail odontoagendamento@sindusconpr.com.br.

26ª reunião do Fórum de RH acontece dia

9 de abril

O Sinduscon/Seconci-PR convida os profissionais

responsáveis pela área de Recursos Humanos das

empresas associadas às entidades a participar da 26ª

reunião do Fórum de RH. O encontro será no dia 09 de

abril, às 8h, na sede administrativa do Sinduscon-PR,

localizado na Rua João Viana Seiler, 116 – Parolin.

O Fórum terá como tema a Documentação Trabalhista e

Previdenciária exigidas dos empreiteiros, ministrado por

Flávia Moraes, Assessora Jurídica, e Luciano Sottomaior,

Assessor do Plantão Técnico do Sinduscon-PR.

Após a apresentação será aberta a discussão sobre

as “práticas” das empresas quanto ao tema. Cada

associado deve trazer um check list para a troca de

informações e debate sobre o assunto.

A todos os participantes será servido um café da

manhã.

Informações:

Confi rmar presença pelo telefone (41) 3051-4355 ou pelo

e-mail seconci@sindusconpr.com.br

(11)

informativo Sinduscon |

11

Informe Jurídico

A utilização da alienação fi duciária como garantia tem sido cada vez mais frequente no mercado imobiliário. Apesar de a legislação atinente à matéria ser de 1997, muitos questionamentos estão afl orando somente agora, como o que diz respeito à obrigatoriedade ou não da inclusão de seguro por morte ou invalidez permanente nos contratos de compra e venda de imóvel que contenham cláusula de alienação fi duciária em garantia.

A alienação fi duciária em garantia para negócios imobiliários foi instituída pela Lei nº 9.514/1997, a mesma que instituiu o SFI – Sistema de Financiamento Imobiliário. É importante analisar a lei sob dois enfoques: a disciplina das “operações de fi nanciamento imobiliário no SFI” (art. 5º) e a “alienação fi duciária de coisa imóvel” (arts. 22 e seguintes).

A parte inicial da lei trata, de maneira geral, do SFI, estabelecendo quais são as entidades que nele podem operar, e estatuindo alguns requisitos para a realização destas operações. Neste ponto, vale destacar o art. 5º, IV, que determina a obrigatoriedade de contratação de seguro:

“Art. 5º As operações de fi nanciamento imobiliário em geral, no âmbito do SFI, serão livremente pactuadas pelas partes, observadas as seguintes condições essenciais:

(...)

IV - contratação, pelos tomadores de fi nanciamento, de seguros contra os riscos de morte e invalidez permanente.”

Observe-se que, nesta parte da lei, se está a tratar de quaisquer “operações de fi nanciamento imobiliário” realizadas no âmbito do SFI, operações estas que podem ter como garantia quaisquer das modalidades mencionadas no art. 17, e não apenas da alienação fi duciária. Ou seja, não se trata de dispositivo que regula os contratos com alienação fi duciária, mas sim as operações de fi nanciamento imobiliário em geral.

Outrossim, conforme indicado pela lei, a obrigação de contratação de seguro vale para operações realizadas “no âmbito do SFI”, ou seja, realizada pelas entidades defi nidas no art. 2º:

“Art. 2º Poderão operar no SFI as caixas econômicas, os bancos comerciais, os bancos de investimento, os bancos com carteira de crédito imobiliário, as sociedades de crédito imobiliário, as associações de poupança e empréstimo, as companhias hipotecárias e, a critério do Conselho Monetário Nacional - CMN, outras entidades.”

Não é o caso de contratos entre as incorporadoras e os adquirentes de imóveis, uma vez que a incorporadora não é agente do SFI. Na realidade, a incorporadora não realiza “operação de fi nanciamento

O seguro nos contratos de venda de imóvel com

alienação fi duciária em garantia

imobiliário”, mas sim de “comercialização de imóveis com pagamento parcelado”, hipótese esta que foi contemplada também no art. 5º da lei, em seu § 3º:

“§ 2º - As operações de comercialização de imóveis, com pagamento parcelado, de arrendamento mercantil de imóveis e de fi nanciamento imobiliário em geral poderão ser pactuadas nas mesmas condições permitidas para as entidades autorizadas a operar no SFI.”

Ou seja, o legislador atentou-se para a diferença entre uma modalidade e outra de negócio, estabelecendo que, na venda parcelada, ou seja, no parcelamento da dívida diretamente com a incorporadora, “poderão” ser pactuadas as mesmas condições estabelecidas para as entidades do SFI. Logo, trata-se de uma faculdade aberta pela lei, e não uma obrigação.

Voltando a analisar a lei, a fi gura da “alienação fi duciária de coisa imóvel” só passará a ser tratada de maneira individualizada nos arts. 22 e seguintes, como uma das formas de garantia para as operações de fi nanciamento imobiliário.

Quanto ao instrumento contratual que instituirá a garantia de alienação fi duciária, a mesma lei estabelece seus pré-requisitos no art. 24, como a defi nição do valor da dívida, o prazo e as condições de pagamento, a taxa de juros e os demais encargos, dentre outros. Não se fala, em tal dispositivo, sobre a necessidade de contratação de seguro especifi camente para o contrato de aquisição com garantia fi duciária.

Portanto, compreendida a diferença entre a operação de fi nanciamento imobiliário e a venda pela incorporadora com pagamento parcelado (vulgarmente denominado “fi nanciamento com a construtora”), é clara a conclusão no sentido de que a contratação de seguro somente é obrigatória em “operações de fi nanciamento imobiliário” - assim entendidos os negócios fi rmados por “entidades do SFI”. Já nas vendas de imóveis com pagamentos parcelados, realizadas pelas incorporadoras, a contratação do seguro é facultativa.

De outro lado, vale registrar que as companhias securitizadoras de créditos, quando avaliam a possibilidade de comprar carteiras de recebíveis, via de regra exigem que os contratos de compra e venda de imóveis tenham incluído o seguro por morte e invalidez permanente. Assim, caso o empreendedor tenha a intenção de negociar seus recebíveis por via de securitização, é importante incluir, no contrato, a contratação do referido seguro, a despeito da ausência de obrigação legal.

Ricardo Campelo, do escritório Giuliano Gobbo e Advogados Associados.

(12)

12

| informativo Sinduscon

Plantão Técnico

Era Digital - A importância de uma boa assessoria

contábil especializada na Construção Civil

É de conhecimento geral que toda pessoa jurídica necessita de um profi ssional da área de contabilidade para assessorar e responsabilizar-se pelas obrigações contábeis da empresa. Vale lembrar que o cerco do fi sco está se fechando e todas as informações que vão para o Sped Fiscal – Sistema Público de Escrituração Digital a Receita Federal do Brasil- RFB já possui hoje. A Escrituração Fiscal Digital – EFD, é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fi scais e de outras informações acessórias de interesse dos fi scos e da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de tributos referente a operações realizadas pelo contribuinte, que digitalmente é transmitido via internet ao ambiente Sped, e, vale lembrar que em breve teremos o e-social que terá maior abrangência.

Pode se defi nir então que o Sped trata-se apenas de um controle mais efi ciente, centralizado, que só vai prejudicar as empresas sonegadoras, de má-fé ou as desorganizadas.

Desta forma, é fundamental que toda empresa que vise um futuro promissor, atue de modo bem planejado, porém, sobretudo que suas ações estejam amparadas nas Leis e Normas dos Fiscos.

Especifi camente quanto as Contribuições Sociais destinadas à Previdência Social e das contribuições destinadas a outras entidades (INSS), o Setor da Indústria da Construção Civil reserva algumas peculiaridades. É extremamente importante que as contabilidades estejam preparadas para o cumprimento das exigências previstas no art. 47 da IN 971/2009-RFB, pois em eventual auditoria da RFB a falta destes detalhamentos ou se escriturados de forma defi ciente, poderão caracterizar infrações ao inciso IV do art. 32 da Lei 8.212/91, fi cando o responsável sujeito a multa de acordo com a gravidade da infração.

A comprovação da Regularidade Previdenciária se dará por empreendimento, para o qual será emitida uma Certidão Negativa de Débitos – CND, ou Certidão Positiva de Débito com Efeito de Negativa – CPD-EN para fi ns de averbação das construções.

Desta forma, cada empreendimento deve ter um centro de custos distinto onde serão escriturados os fatos geradores de Contribuição Previdenciária a cargo da empresa, do segurado, as decorrentes de sub-rogação, as retenções e os totais recolhidos.

Todo empreendimento terá um cadastro específi co junto ao INSS – CEI, ao qual serão vinculados todos os trabalhadores que atuarem no canteiro de obras, seja pessoal próprio, empreiteiros ou subempreiteiros, para que sejam constatadas as remunerações do pessoal investido na obra, as respectivas Contribuições Previdenciárias sobre as folhas de pagamento e as Obrigações Acessórias.

O sistema de informações do Fisco Previdenciário é extremamente abrangente, e é possível identifi car todas as empresas que atuaram no canteiro de obras, desde que tenham trabalhadores vinculados ao CEI através da GFIP – Guia de Pagamento ao FGTS e Informações à Previdência Social.

Cabe ao empreendedor/construtor fi scalizar ao longo da execução das obras, tanto as Obrigações Previdenciárias próprias quanto das empresas terceirizadas, para que ao fi nal de cada empreendimento não tenha aborrecimentos para a obtenção da CND ou CPD – EN de cada CEI para fi ns de averbação das construções junto ao cartório de Registro de Imóveis para viabilizar as vendas e o retorno dos seus investimentos.

Este acompanhamento é fundamental para evitar inclusive problemas futuros, posteriores a emissão da CND ou CPD-EN, pois o contribuinte poderá ser convocado a prestar contas de âmbito Previdenciário em eventuais fi scalizações da RFB.

Luciano Sottomaior Plantão Técnico

Referências

Documentos relacionados

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Sociedade Brasileira de Psiquiatria Sociedade Brasileira de Radiologia Sociedade Brasileira de Urologia MD Medicina. Sociedade

No 1T18, a JBS registrou uma receita líquida consolidada de R$39.783,2 milhões, o que representa um aumento de 5,8% frente ao 1T17, com destaque para as unidades JBS USA Carne

6.1 Considerações iniciais Como vimos anteriormente na Aula 2 Bebidas não alcoólicas x bebidas alcoólicas, as bebidas fermento-destiladas ou bebidas destiladas são obtidas por meio

Quando Flora relatava que estava no acampamento com seus dois filhos menores, ambos em idade escolar, e que por sua vez não estavam freqüentando a escola, pois estavam ali há

Veículos do casal Rogério Onofre e Dayse foram registrados em nome Cláudio Freitas; Houve várias trocas de mensagens suspeitas, tendo elas sido codificadas com nomes

Os resultados da coleta de dados sobre os principais fatores de abandono de adolescentes do futsal indicaram que a monotonia dos treinos, influência dos colegas

Vale ressaltar todo o estudo de identificação das estruturas de comunicação ponto-a-ponto da implementação MPICH do padrão MPI, a implementação (Anexo H e I) destes mecanismos

F I G U R E 1   Schematic representation of the experiment undertaken to test different routes of oestradiol benzoate administration for cervical dilation prior to