• Nenhum resultado encontrado

PGL. Programa de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PGL. Programa de"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Programa de

geSTÃo e LIderaNÇa

(2)

«A AESE, desde 1980, assume com cada um dos participantes nos vários programas, o compromisso de acrescentar valor, de ser um desafio aliciante à reflexão e uma ocasião de aperfeiçoamento profissional nos processos de trabalho e de decisão, uma oportunidade de enriquecimento pessoal.

Quando as referências tradicionais perdem a sua relevância, ou se tornam insuficientes, há uma necessidade acrescida de perspetivar melhor as informações que chegam aos responsáveis, enquadrando-as num modelo coerente de análise, assim como de utilizar ferramentas que ordenem prioridades e foquem a atenção das equipas diretivas. O método do caso que se usa estruturadamente, proporciona essa aprendizagem de uma forma prática, ao mesmo tempo que facilita, com a sua própria dinâmica, o esforço individual.

Os programas da AESE oferecem uma experiência com consistência académica e adesão à realidade nacional e internacional,

baseada num processo interativo entre dirigentes com níveis de responsabilidade equivalentes. Para corresponder às necessidades da economia portuguesa, em 2013, é potenciada a componente internacional, com o apoio da plataforma de aprendizagem constituída pelas escolas parceiras associadas à AESE e ao IESE, na América Latina, em muitos países de África e na China.

Esta experiência prolonga-se através do variado programa de continuidade que a Escola organiza, dando-lhe profundidade e outro alcance. Os Alumni AESE usufruem, assim, de uma rede poderosa que contribui para responder às diversas oportunidades abertas pelo mundo global em que vivemos.»

(3)

Atualmente, no contexto empresarial, económico e social em que vivem as organizações, os gestores debatem-se constantemente com obstáculos e desafios que lhes exigem encontrar soluções rápidas e eficazes. A tomada de decisão é, cada dia mais, um processo revestido de ponderação, rapidez, conhecimento e confiança.

O PGL – Programa de Gestão e Liderança – proporciona aos

participantes uma formação que permite melhorar a sua eficácia como dirigentes, através do desenvolvimento das suas competências na área da gestão das pessoas, gestão de projetos e das próprias empresas. O processo formativo baseia-se em case studies, que permitem o desenvolvimento das competências de liderança e aquisição de novas capacidades de gestão na organização.

Através do método do caso, os participantes desenvolvem o próprio processo analítico, com vista à tomada prudente de decisões sem perder a sua oportunidade e eficácia e consequente ação imediata, ganhando flexibilidade para enfrentar novos desafios e problemas empresariais.

Colocamos ao dispor de todos os participantes o conhecimento e acompanhamento necessários ao bom aproveitamento no dia a dia do Programa, bem como um ambiente de crescimento pessoal, de enriquecimento e excelência profissional dos participantes.

No final do programa, cada participante será um líder mais forte e um gestor de referência, mais desenvolvido, mais completo e mais humano. Esperamos dar-lhe as boas vindas nesta próxima edição do PGL,

Lúcia Vasco, Diretora do PGL lucia.vasco@aese.pt

MENSAGEM

(4)

Este programa de formação

foi desenhado para profissionais:

• Com mais de 5 anos de experiência profissional;

• Dinâmicos, com grande capacidade de trabalho e

ambição de aceder a novas responsabilidades;

• Gestores de equipas ou de projetos em grandes

empresas, especialistas funcionais com perspetiva e

vontade de aceder a cargos de gestão em empresas

de média e grande dimensão, gestores de pequenas

empresas, empresários que tenham criado a sua

empresa, diretores ou chefes de loja.

PORQUÊ FAZER

O PGL reúne participantes

provenientes de vários

setores de atividade e com

diferentes experiências

profissionais.

(5)

Com o PGL, o participante: • Desenvolve um melhor conhecimento dos seus pontos fortes, das capacidades a melhorar, dos estilos pessoais e dos processos de decisão; • Fomenta a autoconsciência, com uma maior valorização do papel que desempenha dentro da organização como um todo, permitindo-lhe ter um maior impacte sobre os outros, mesmo fora do âmbito imediato da sua função; • Aperfeiçoa as suas capacidades pessoais, em negociação, apresentações, relacionamento pessoal e em grupo; • Adquire modelos e ferramentas de gestão que lhe permitem fazer a transição de um profis-sional individual com êxito, para um líder de equipas ou projetos com uma responsabilida de mais ampla na empresa; • Amplia os conhecimentos e as capacidades ne-cessários na gestão das empresas, ao fomentar uma melhor compreensão estratégica dos prin-cipais geradores de valor da empresa.

Ao mesmo tempo, a empresa beneficia ao:

• Desenvolver novos líderes focados na obtenção de resultados, que entendem o va lor do trabalho em equipa e a visão empresarial de longo prazo; • Potenciar gestores com a capacidade de criar e gerir equipas de alto desempenho; • Maximizar o retorno do investimento em forma-ção para a organização, criando uma base de aperfeiçoamento que pode ser integrada numa agenda contínua de desenvolvimento, através de seminários e sessões de continuidade orga-nizados regularmente pela AESE.

PORQUÊ FAZER

O PGL

Transformar Potencial

em Alto Desempenho

(6)

“O PGL surgiu na minha vida num momento em que procurava ferramentas que me ajudassem a desempenhar melhor a minha função de gestora de um centro de inglês. Sendo que a minha formação académica é na área do ensino, esta aquisição de competências revestia-se de extrema importância. Sentia necessidade de trabalhar certas áreas, como a Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos e Gestão de Tempo. Para estes objetivos, o Coaching teve uma importância enorme, pois deu--nos a possibilidade de refletirmos sobre nós próprios, para além do que nos era transmitido nas sessões de grupo. Como fator diferencial da formação ministrada na AESE, destacaria o Método do Caso, que aproxima o contexto de formação dos problemas reais que surgem diariamente nas empresas de uma forma que nenhum outro método consegue alcançar. E é a partilha das diferentes e múltiplas experiências profissionais de cada um dos participantes que traz toda a riqueza a este método.”

“Participar num Programa de Gestão e Liderança, constituía uma ambição e, ao mesmo tempo, uma necessidade. Quando me foi proporcionada a participação no PGL, o entusiasmo era muito e as expectativas foram aumentando. Considero agora que foi uma experiência única, aliciante e enriquecedora, em termos profissionais e pessoais.

A metodologia do caso proporciona uma visão muito particular dos temas em estudo, permitindo em simultâneo tomar conhecimento e consciência das consequências de tomadas de decisão, consolidando assim a teoria com a prática. Paralelamente, e com a discussão dos casos, é extremamente útil a partilha de experiências, ideias e opiniões entre os participantes e professores.

Considero este programa essencial para quem procura o desenvolvimento de competências para a sua progressão profissional, como gestor e líder, e com grande foco na gestão de pessoas.”

Diretora Do Centro De inglês aeronáutiCo e Diretora aDjunta Do Centro iata, gestair Flying aCaDemy CláuDia Caeiro CoorDenaDor De área De suporte a operações espeCializaDas, BanCo popular paulo Costa

MÉTODO

DO CASO

O PGL é uma experiência formativa de alto

retorno, baseada no método do caso. Criado

pela Harvard Business School, o método do caso

é um estimulante processo de aprendizagem

e formação, vivo e interativo, de descoberta e

partilha, que desenvolve a competência analítica

e favorece a decisão prudente.

(7)

MÉTODO

DO CASO

A análise dos casos tem três fases: 1. Estudo individual: O participante estuda previamente o caso, o que lhe exige algumas horas de trabalho pessoal, procurando tomar as decisões que a situação lhe pede. O caso consiste na descrição de uma situação real, semelhante àquelas que um diri-gente encontra na sua vida profissional. 2. Trabalho de grupo: As conclusões de cada participante são depois discutidas numa reunião de oito a dez pessoas. O encontro de diferentes pontos de vista – correspondentes ao background de cada membro do grupo, às suas caraterísticas pessoais e aos seus modelos de direção – acrescentam valor à análise individual e permitem a elabo-ração de um plano de ação mais eficaz. 3. Sessão geral: Finalmente, em plenário, o professor dirige e coordena o debate: sintetiza os aspetos principais do Caso, rela-ciona as teorias mais significativas e realça os valores relevantes, atenden-do às várias alternativas de solução e aos possíveis critérios de decisão.

Ao exame e discussão dos Casos, junta-se o estudo da documentação científica e técnica proporcionada pela AESE, e também a participa-ção em conferências-colóquio.

(8)

Do programa constam, ainda, 19 momentos de trabalho de grupo.

Gestão do NeGócio Marketing · Implementação da estratégia; · Estudo do mercado; · Estudo do posicionamento. Operações

· As variáveis das Operações que permitem aumentar a eficácia da organização; · A gestão de projetos; · A gestão da cadeia de abastecimento; · A gestão do serviço. Gestão FiNaNceira Contabilidade · Noções básicas; · Custos; · Controlo de gestão. Finanças · Finanças operativas; · Análise de projetos de investimento. Política de emPresa Estratégia competitiva · Vantagens competitivas sustentáveis; · Harmonia negócio-organização--governo da empresa. Estratégia corporativa e internacional; Empreendedorismo. lideraNça e deseNvolvimeNto Pessoal Comportamento humano na organização · Motivação; · Gestão de pessoas e de equipas; · Resolução de conflitos; · Gestão da mudança; · Cultura da organização. Desenvolvimento pessoal · Antropologia e ética; · Comunicação e persuasão; · Gestão do tempo; · Gestão da carreira.

ESTRUTURA DO

PROGRAMA

Ao longo de todo o Programa, serão

desenvolvidas sessões de enquadramento,

onde se analisam questões macroeconómicas,

e colóquios com convidados, empresários

e gestores que partilham as suas

experiências de vida com os participantes.

O PGL está estruturado de modo a que os

participantes desenvolvam os conhecimentos

necessários para serem melhores gestores,

tendo por base as seguintes áreas:

(9)

ESTRUTURA DO

PROGRAMA

(10)

COACHING

“Formada em Comunicação, e após vários anos a trabalhar nesta área, senti que me faltavam ferramentas a nível de gestão. Apesar de ter criado a minha própria empresa agrícola, era imprescindível organizar, teorizar, debater e completar alguns dos conhecimentos adquiridos de forma empírica. Tendo recentemente assumido novas funções na TMN com uma componente de gestão, o momento seria o ideal para investir numa formação adequada, que me permitisse desenvolver capacidades de gestão e de liderança. Posso dizer que foi de facto uma experiência transformadora, no sentido em que aprendi como pensar e de que forma é que o raciocínio deve ser organizado e sistematizado, pelo que hoje olho para certas situações de outra maneira, conseguindo ter uma análise mais objetiva e estruturada.”

“O PGL foi para mim uma bela formação. A estrutura do PGL, a sua duração e exigência tiveram uma proporção adequada para efetivar mudanças na minha maneira de pensar e de agir. Adquiri bases importantes para o meu futuro, nos horizontes a curto, médio e longo prazo, desde o Marketing à Área Financeira, e da Estratégia Corporativa ao Comportamento Humano na Organização, tendo aplicado imediatamente algumas destas ferramentas. Os casos estudados proporcionaram uma aprendizagem dinâmica e interativa, tendo resultado numa sólida experiência, tanto no grupo de trabalho, como nas aulas com os professores. Depois do PGL sou um profissional mais orientado e motivado.”

gestão De proDuto, tmn Diana nigra

responsável De manutenção, tmB joão norton Dos reis

No PGL, o catalisador do

processo de transformação

e desenvolvimento das

capacidades dos participantes

é o Coaching.

(11)

Com sessões dedicadas a: Criatividade: Encontrar e desenvolver ideias inovadoras e relevantes na criação de novos projetos ou na abordagem de projetos existentes; Otimismo: Ter certeza e convicção nas próprias capacidades, saber como encarar os obstáculos de uma forma positiva; Ambição: Saber estabelecer metas eleva-das para o próprio e para os que o rodeiam e saber como agir para as alcançar;

Gestão do tempo: Priorizar e programar

os objetivos e saber como executá-los no prazo previsto;

Gestão da informação:

Identificar e tra- balhar de forma eficaz a informação rele-vante para cada projeto ou trabalho;

Gestão do stress: Como manter o equilí brio

pessoal em situações de stress;

Autocrítica e autoconhecimento:

Saber as-sumir as limitações e identificar na pró pria pessoa a forma como reage perante situa- ções idênticas, em face de novas circuns-tâncias, a nível pessoal e profissional;

Capacidade de mudança e aprendizagem:

Adaptar-se à mudança, adquirindo no-vos conhecimentos e, quando necessário, modificando hábitos;

Saber decidir e autocontrolo: Como e

quando tomar decisões nos momentos oportunos; não se deixar dominar pelos sentimentos e impulsos; empreender ações e decisões difíceis;

Equilíbrio emocional e integridade: Rea gir

com as emoções e formas apropriadas à situação e saber como agir de modo corre-to e honrado em qualquer situação.

(12)

A AESE

“O PGL da AESE é um programa muito rico, tanto ao nível relacional, como de conhecimento. Ao mesmo tempo que potencia o know how sobre áreas core das empresas – operações, finanças, marketing, gestão de pessoas – permite desenvolver a partilha de ideias, através de um método único de estudo que avalia casos reais e coloca em debate todas as possíveis abordagens. Conhecimento e Partilha unem-se na perfeição para nos dar maior confiança na hora de tomar decisões na nossa exigente atividade profissional. O PGL foi uma experiência muito enriquecedora, que me abriu horizontes e me deu novas abordagens aos problemas com que nos deparamos no quotidiano das nossas empresas. Deu-me acima de tudo confiança para a tomada de decisão e abertura de espírito para ter em mente diferentes perspetivas sobre cada situação.”

“Tomei a decisão de realizar o PGL após uma reflexão em que me apercebi da necessidade de apreender as experiências quotidianas de gestão e liderança no seio de outras organizações, para além de constatar as boas práticas defendidas pelos gurus nestas áreas. Isto foi possível através do método do caso e da partilha de experiências com os colegas e professores do PGL. O prestígio internacional da AESE – em boa parte devido à ligação umbilical com o IESE de Espanha e com a Harvard Business School – e a pedagogia baseada no método do caso confirmaram as minhas expectativas: ao analisar e refletir (individualmente, em grupo e plenário) sobre as possíveis tomadas de decisão perante situações concretas vividas pelas mais variadas empresas, sejam PME ou multinacionais, apercebemo-nos que muitas das situações experimentadas no nosso meio de trabalho já foram vividas e resolvidas noutros locais. Há um antes e um pós PGL, notando uma transformação a nível da reflexão e na forma como abordo as questões quotidianas que me são colocadas em ambiente laboral.”

Deputy manager, grupo inForpress Filipa primo

aDvogaDo interno, sporting saD Hugo vaz serra

(13)

A AESE – Escola de Direcção e Negócios, a mais antiga Escola de Negócios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes empresariais, segundo uma perspetiva cristã do Homem e da Sociedade. O reconhecimento da sua atividade no mundo empresarial é resultado de quatro princípios essenciais que tornam a AESE uma escola de negócios única: mais de 32 anos a ensinar com o Método do Caso, a cultura da aprendizagem participativa, a rede de Alumni e a responsabilidade social e corporativa. A visão internacional, o respeito pelos valores humanos e éticos e a investigação aplicada, rigorosa e atualizada são alguns dos fatores apontados pelos mais de 4.300 dirigentes que, com a AESE, aperfeiçoaram os seus conhecimentos em gestão e desenvolveram a sua capacidade de tomada de decisão. Desde 2006 que é Membro Honorário da Ordem de Mérito, galardão concedido por atos e serviços meritórios em favor da sociedade. A AESE é um dos promotores da ASM – Angola School of Management, em Luanda, dedicada à formação dos empresários em Angola. A AESE desenvolve desde 2012, atividades em Maputo, Moçambique.

A AESE

Rede de escolas associadas aese/iese

ASM - Angola School of Management, Luanda, Angola. CEIBS - China Europe International Business School, Shanghai, China. ESE - Escuela de Negocios. Universidad de Los Andes, Santiago do Chile, Chile. IAE - Escuela de Dirección y Negocios, Universidad Austral, Buenos Aires, Argentina. IDE - Instituto de Desarrollo Empresarial, Guayaquil, Equador. IEEM - Instituto de Estudios Empresariales de Montevideo, Universidad de Montevideo, Montevideo, Uruguai. IESE Business School - Universidad de Navarra, Espanha IME - Institute for Media Entertainment, New York, EUA. INALDE - Instituto de Alta Dirección Empresarial, Universidad de la Sabana, Bogota, Colombia. IPADE - Instituto Panamericano de Alta Dirección de Empresa, Universidad Pan-Americana, Mexico City, México.

ISE - Instituto Superior da Empresa, Brasil.

LBS - Lagos Business School, Pan--African University, Lagos, Nigeria. MDE Business School (IHE-Afrique), Abidjan, Costa do Marfim. NU - Nile University, School of Business, Cairo, Egito. PAD - Escuela de Dirección de la Universidad de Piura, Perú. SBS - Strathmore Business School, Strathmore University, Nairobi, Kenya.

Rede de PaRceRias inteRnacionais

IIMA – Indian Institute of Managemente de Ahmedabad, 11º lugar no ranking do Global MBA do FT de 2011 e 2012.

Michigan - Stephen M. Ross School of Business at the University of Michigan, USA

IAE de Paris - Sorbonne Graduate Business School, Paris, França.

(14)

PADE Programa de Alta Direcção de Empresas

Duração: 21 semanas, em Lisboa.

O PADE inclui uma estadia em Xangai, com a duração de três dias úteis, e um programa de sessões na CEIBS – Escola de Negócios chinesa que ocupa o 10º lugar no ranking mundial do Financial Times.

Participantes: Empresários e Dirigentes com um mínimo de 10 anos de experiência

de Alta Direção, ocupando posições de Alta Direção e Direção-Geral.

Executive MBA AESE/IESE Executive LL.M

Duração: 70 semanas, em Lisboa. Semanas internacionais intensivas.

Participantes: Licenciados com mais de 5 anos de experiência profissional, com capacidade

de trabalho e ambição, que queiram gerir empresas, ou progredir na carreira profissional.

Duração: 35 semanas, em Lisboa.

Participantes: Advogados e juristas, com experiência profissional, que desejem valorizar a

sua formação, acrescentando conhecimentos de gestão, economia e do direito dos negócios às suas competências jurídicas.

PADIS Programa de Alta Direcção

de Instituições de Saúde

Duração: 12 semanas, em Lisboa e no Porto.

Participantes: O PADIS destina-se a Altos Dirigentes de Instituições de Saúde (Cuidados

Primários, Hospitalares, Cuidados Continuados, Organismos de Tutela, Organismos de Supervisão Técnica, Deontológica e Operacional) dos setores público, privado e social, nomeadamente: Membros dos Conselhos Executivos e dos Conselhos Clínicos dos ACES, Membros do Conselho de Administração dos Hospitais, Diretores de Serviço, Chefes de Serviço ou equiparados.

PDE Programa de Direcção de Empresas

Duração: 24 semanas, no Porto e em Lisboa. Com conteúdo programático

igual nas duas cidades.

Participantes: Diretores de primeira linha com um mínimo de 5 anos

de experiência na função, empresários e gestores de PMEs.

GOS Gestão das Organizações Sociais

Duração: 16 semanas, em Lisboa.

Participantes: Dirigentes de topo de instituições da Economia Social,

com sentido de responsabilidade social e experiência.

InCOMPAnIES IntEnSIvOS Os Programas Intensivos de Formação de Executivos são a nova oferta de programas intra-empresa de curta duração, criados a partir de programas pré-concebidos.

InCOMPAnIES CuStOMIzADOS Os Programas Customizados da AESE são elaborados caso a caso para apoiar as empresas na formação dos seus quadros. São soluções feitas à medida da estrutura, da cultura e das ambições da empresa.

Através destes programas, os participantes, individualmente e em equipa, são desafiados a repensar e reanalisar os problemas e desafios que se colocam à empresa, num ambiente que incentiva a criatividade na procura de novas ideias e na discussão de soluções.

OUTROS

PROGRAMAS

(15)

* Dia completo

** Dias da semana diferentes dos habituais *** Semanas intensivas - tarde/dia inteiro/manhã

PREÇO TOTAL:

9.225 euros (IVA incluído)

Com a inscrição: 1.845 euros (IVA incluído) Início do Programa: 7.380 euros (IVA incluído)

GABINETE DE ADMISSÕES: Eliana Lucas

Telefone [+351] 217 221 530 elianalucas@aese.pt

www.aese.pt

O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença semanal dos participantes nas sessões de trabalho, durante dois meios-dias.

O PGL realiza-se no edifício sede da AESE.

CALENDÁRIO

PGL 2013-2014

INFORMA

ç

ÕES

Edição_AESE 2013

Fotografias_arquivo fotográfico da AESE Design Gráfico_atelier adão paranhos

5º PGL - Lisboa [2013-2014] Quinta-feira à tarde e sexta-feira de manhã

OUTUBRO 31*

NOVEMBRO 06/07/08*** 13/14/15*** 20/21/22*** 28/29 DEZEMBRO 04/05** 12/13 19/20

JANEIRO 02/03 09/10 16/17 23/24 30/31 FEVEREIRO 06/07 13/14 20*

(16)

AESE | Lisboa

Edifício AESE, Calçada de Palma de Baixo n.º 12, 1600-177 Lisboa Telefone [+351] 217 221 530 Fax [+351] 217 221 550 e-mail: aese@aese.pt

AESE | Porto

Rua do Pinheiro Manso n.º 662, 1.12, 4100-411 Porto Telefone [+351] 226 108 025 Fax [+351] 226 108 026

e-mail: aeseporto@aese.pt

www.aese.pt

EMPRESAS PATROCINADORAS DA AESE:

Transformar

Potencial em

Referências

Documentos relacionados

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas

Os autores dão destaque para esta construção social entendida como uma prática e destacam a importância do estudo do discurso (ato de fala) do ator

Com o presente projeto de investimento denominado "Nexxpro Speed (Qualificação) - Reforço do Posicionamento Competitivo Internacional", a empresa pretende

Para tanto, é necessário que a Atenção Básica tenha alta resolutividade, com capacidade clínica e de cuidado e incorporação de tecnologias leves, leve duras e duras (diagnósticas

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular

We approached this by (i) identifying gene expression profiles and enrichment terms, and by searching for transcription factors in the derived regulatory pathways; and (ii)