• Nenhum resultado encontrado

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO. Pastores Rev. Carlos Aranha Neto Rev. Célio G. de Azevedo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO. Pastores Rev. Carlos Aranha Neto Rev. Célio G. de Azevedo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim nº 4650

26/08/1900

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO

Tema do Ano: Efésios Da Riqueza da Graça Divina Flui a Riqueza da Vida Cristã - 2.7

Cultos Dominicais 11h e 19h Escola Dominical 09h30 Reuniões de Oração 2ª a 6ª - 12h sábado - 07h Estudo Bíblico 5ª feira - 20h

14/06/2015

P R O C L A M A N D O A P A L A V R A ! P R O C L A M A N D O A P A L A V R A ! P R O C L A M A N D O A P A L A V R A ! P R O C L A M A N D O A P A L A V R A ! P R O C L A M A N D O A P A L A V R A !

“Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há

quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”

Rm. 10.14-15 N

N N N

Num mundo corrompido pelo pecado, a Igreja deve cumprir o seu papel de PROCLAMADORA DA PALAVRA. Não podemos nos omitir ou nos calar, ao contrário, devemos em alto e bom som, anunciar que “...todos pecaram e carecem da glória de Deus...” (Rm. 3.23). Nosso papel é “lançar a semente” o tempo todo, lembrando que o resultado desta semeadura não pertence a nós, mas a Deus.

S SS

SSomos enviados por Cristo para esta importante missão: anunciar a “boa nova” do evangelho. Devemos pregar a Palavra de Deus com nossa voz e nossa vida, através de um testemunho que autentique a nossa fé. É necessário pregar e viver a Palavra em casa, no trabalho, na faculdade e na vizinhança: precisamos anunciar a todos a Salvação em Cristo Jesus.

S SS

SSomos enviados por Cristo para que pecadores ainda não alcançados ouçam a Palavra libertadora da Cruz de Cristo. Palavra que salva, transforma, cura e gera vida. Esta Palavra precisa penetrar nos ouvidos, na mente e no coração dos que ainda estão escravizados ao pecado.

S SS

SSomos enviados por Cristo, usados como Seus instrumentos e por isso não podemos nos isentar desta grande responsabilidade de pregar o Evangelho. Não podemos ficar inertes, vendo o mundo ao nosso redor afundar no pecado. Compartilhe “coisas boas”, compartilhe a PALAVRA, compartilhe vida, afinal:

“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Rm.10.9-10).

Que Deus nos abençoe nesta missão!

Rev. Flávio Viola Machado

Pastores

Rev. Carlos Aranha Neto Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado

Diáconos

Artur Itio Furuga Daniel Costa Lima Domingos Oliveira Mineiro Edson Ramos dos Santos Ênio Ricardo P. de Medeiros Felipe Lins Aiello Getúlio Bernardo de Senna Gilmar Prates dos Santos Lázaro José da Silva Lester Marques de Rezende Luiz Carlos de Oliveira Mauro Ferreira Rossignoli Oscar da Cunha Garcia Neto Paulo Sérgio Ramalho Rafael de Toledo Cintra Ricardo de Moura Martins Ricardo Deguti de B. Silva Ricardo Galante Coimbra Ricardo Lunghin C. Regiani Saulo Saraiva Brust Sócrates Spyros Patseas

(2)

AGENDA DE ORAÇÃO

1. IGREJA UNIDA – Vamos agradecer a Deus tudo aquilo que Ele nos permite receber

lembrando-nos de que a décima parte a Ele devemos.

2. ORANDO PELAS FAMÍLIAS – Oremos pela família de Dona Leontina Silva de

Oliveira, falecida no último dia 31 de maio, pedindo ao Senhor que abençoe e conforte seu filho, nora e netos.

3. CONGREGAÇÃO DE CAUCAIA DO ALTO – Oremos pelo discipulado das

pessoas que estão se preparando para fazer a sua pública profissão de fé.

4. OFICIAIS DA IGREJA – Rev. Célio Gomes de Azevedo, Presb. Marcel Mendes,

Diáconos Ricardo de Moura Martins e Ricardo Deguti de Barros Silva.

5. ESCOLA DOMINICAL – Que professores e alunos sejam abençoados no

conhecimento da Palavra do Senhor.

6. MISSÃO CAIUÁ – Que o Senhor abençoe o trabalho missionário de Cassiano

Ribeiro e Máxima que são responsáveis por uma Congregação na aldeia de Dourados. Cassiano é Presbítero do Conselho Indígena da Igreja.

7. BRASIL – Oremos pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

8. ENFERMOS – Aparecida Catharina Baltieri, Leonor Evangelista de Souza, Leil

Couto Siqueira, Lisete Aparecida Falci Coury, Maria Denaro Záccaro, Miryam Viola, Sylvia de Oliveira Bentes, Zélia Bernardo de Souza Francini, Jorge de Almeida (pai do Presb. Cleverson)

INFORMATIVO MISSIONÁRIO

BRASIL – O Rev. Cácio, da APMT, e sua esposa Elisângela, trabalham com indígenas,

coordenando a Equipe Amanajé, no treinamento de missionários indígenas e não indígenas, na abertura de escolas, cooperando na preparação de encontros, lecionando e m c u r s o s e c o n g r e s s o s e n a p u b l i c a ç ã o d e l i v r o s . O ú l t i m o p u b l i c a d o f o i : “Fenomenologia da Religião”.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA – Hoje: Rodolfo Haenni e Samuel Terra Pires; Dia 15: Helena Porfírio Silva Moraes e Diác. Ricardo Deguti de Barros Silva; Dia 16:

Luciana Heringer Martins e Luigi Lins Bertoni; Dia 17: Kaique Silva Santana; Dia 19: Tasso Ignácio Ferreira; Dia 20: Guillianna Fátima de Melo Simantob, Helena Rodrigues de Carvalho, João Afonso dos Santos, Maria Lúcia Pennacchi Dellore e Yraci Maria Cirera Oswaldo Martins.

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTOS – A Igreja cumprimenta, com carinho, os casais

que comemoram mais um ano de união conjugal:

Dia 16: Cândido de Castro Ferreira e Romana de Souza A.de C. Ferreira 31 anos Dia 16: Jannes Daniel Bertoni Jr e Cintia Lins Bertoni 14 anos Dia 17: Osmar Záccaro Martins e Regiélida Mendes de Oliveira Záccaro 09 anos Dia 17: José Antonio Di Pierro e Ana Paula Vieira Gonçalves Di Pierro 09 anos

(3)

MEDITAÇÕES DIÁRIAS – “A RIQUEZA DA VIDA CRISTÔ Redigidas por Heloisa Martoni

Dia 15 – SOMOS LUZ SENDO PACIFICADORES – Mateus 5.9; 1ª Tessalonicenses 5.12-15

A beleza de Jesus resplende em nosso rosto quando promovemos a paz, quando estabelecemos o acordo entre duas pessoas, entre dois grupos, seja na Igreja, na vizinhança, no trabalho, onde quer que percebermos o desentendimento; com a palavra sábia ou uma citação da Escritura Sagrada, acalmamos os ânimos, cessando a discórdia, o conflito, e as pessoas passam a viver em paz, em compreensão mútua. Maledicência é o antônimo da pacificação; ela promove o desacordo, a animosidade, o mau-querer. Somos pacificadores acatando com apreço a liderança da Igreja, e quando discordamos de alguma coisa, oramos por ela; o mesmo em relação a admoestação dos nossos irmãos, pois o amor que nos une nos faz levá-los em máxima consideração por causa do

trabalho que realizam (1 Tes.5:13). Por sermos filhos de Deus temos de ser pacificadores, assim

somos duplamente muito felizes: felicidade de promover a paz e felicidade de sabermos que somos de fato filhos de Deus.

Dia 16 – SOMOS LUZ QUANDO PERSEGUIDOS – Mateus 5.10-12; 2ª Timóteo 3.12

Por que somos perseguidos? Por que amamos ao Senhor Jesus? O nosso perseguidor dirá: claro que não! Negará tal coisa com veemência! Mas, na realidade é essa a verdade. Amando o Senhor Jesus, falamos Dele e do Seu amor, assim exalamos o bom perfume de Cristo, o aroma de vida para a vida. Os que nos perseguem não podem suportar essa fragrância do conhecimento de Cristo, porque o cheiro deles é de morte para a morte (2 Co 2:14-16). O nosso testemunho de amor, alegria e paz, perturba, incomoda, provocando uma reação negativa, agressiva. Como somos perseguidos? Sendo alvo da maledicência, da calúnia gratuita, da inveja sem razão por aquele que nos persegue, pois esta vida em Cristo está ao alcance de todos os que O buscam de coração. Alegramo-nos plenamente com a perseguição porque é a prova de que vivemos de fato o Evangelho no poder do Espírito Santo.

Dia 17 – SOMOS LUZ DO MUNDO – Mateus 5.14-16; João 9.5

Somos luz do mundo refletindo a luz de Cristo. Somos ‘Luz’ não luzes, porque somos um com o Senhor Jesus. Não há escuridão para nós, porque somos luz. Em qualquer lugar que estivermos a luz de Cristo vai brilhar em nós, sabendo que mesmo uma pequena candeia faz diferença no mundo tenebroso. A nossa luz precisa ser vista, ser notada por aqueles que nos cercam. Como pode brilhar a nossa luz? Praticando as boas obras, aquelas obras que Deus preparou de antemão para que andemos nelas. Quais são essas obras? Crescimento no conhecimento e na graça de Deus, em busca da santificação, entregando ao senhorio do Espírito Santo, para que o fruto Dele faça o nosso coração transbordar com o amor de Deus, de alegria, de paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.Essa é a nossa missão, para isso fomos criados e recriados em Cristo Jesus. Brilhando a nossa luz, Deus é glorificado! Aleluia!

Dia 18 – SOMOS LUZ REVESTIDOS DE CRISTO – Mateus 5.17-20; Gálatas 3.23-27

Basta transgredir uma lei para sermos condenados. A Lei serviu de aio, de guia para nos conduzir a Cristo Jesus. Diante da Lei vimos a nossa transgressão e a nossa condenação! Precisamos ser perdoados, justificados. Pela fé encontramos em Jesus o perdão e a nossa justificação diante do Pai. Unicamente pela fé no Senhor Jesus nos tornamos filhos de Deus. Ao sermos batizados somos revestidos de Cristo sobre as vestes de salvação. A nossa luz brilhará enquanto seguimos os passos do Senhor Jesus, refletindo a beleza do Seu caráter, amando como Ele amou, levando alegria como Ele levou, tendo paz uns com os outros, servindo uns aos outros com ternos afetos de misericórdia, como Ele serviu. Para que assim procedamos, é preciso que o Espírito Santo seja Senhor absoluto do nosso coração, dirigindo a nossa vida, dando-nos experiências que abrem as nossas mentes, despertem os nossos sentimentos, transformando-nos de glória em glória.

(4)

Dia 19 – SOMOS LUZ ATENDENDO AO QUE PEDE – Mateus 5.38-42; 1ª João 3.16-18

É impressionante como a Bíblia dá ênfase ao amor! Nada pode ser feito sem amor! Se não tiver amor nada valerá! Não damos as costas para quem amamos; ao contrário, estamos sempre prontos para servir. Jesus disse para darmos ao que pede e não voltarmos as costas ao que pede emprestado. João nos exorta a não fechar o coração. Nem Jesus nem João estão dizendo para darmos o que não temos. Mas sempre que nos é possível precisamos estender a nossa mão, porque o nosso coração está cheio do amor de Deus. João dá como modelo o Senhor Jesus (v.16) e acrescenta: “não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade”. Se você vai ajudar ou dar a alguém alguma coisa por obrigação social, não faça, porque não terá valor nenhum diante de Deus. Precisa fazer com alegria e amor. Alegria porque tem condições de ajudar. Amor, porque ama a Deus sobre todas as coisas e ao Teu próximo como a Ti mesmo.

Dia 20 – SOMOS LUZ AMANDO NOSSO INIMIGO – Mateus 5.43-48; Romanos 12.16-21

Como amar o inimigo? Jesus está falando da vingança e a vingança não nos pertence. Esta é mais uma das maravilhas de Deus! Quando o seu coração está com ódio, você pensa em vingança, que poderá levar a uma ação que trará terríveis conseqüências, e desesperadores e tardios arrependimentos. A Bíblia diz que a vingança pertence ao Senhor. Ele agirá com justiça. Mas, Jesus, nos diz para amarmos e orarmos pelos nossos inimigos! Por que? Porque somos filhos de Deus, santuário do Espírito Santo. Quando alguém nos fere ou nos ofende, está levantando um falso testemunho contra nós, assim é ao Senhor Deus que ele ofende, porque transgrediu o 9º mandamento: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”. Orando pelo nosso inimigo Deus usará de misericórdia com ele, como foi com os amigos de Jó. Paulo nos exorta a pagar o mal com o bem e Jesus nos dá Deus Pai como modelo: a perfeição (v.48).

Dia 21 – SOMOS LUZ SENDO DISCRETOS – Mateus 6.1-5; Tiago 1.16-18

Somos luz quando sabemos fazer tudo discretamente, com o amor de Deus no coração. Jesus não gosta de exibição! A nossa luz só resplende quando fazemos tudo para a glória de Deus e não buscando a nossa própria glória. Jesus cita a justiça mostrando o valor prático que há nela quando feita para a glória do Pai. Depois menciona os hipócritas que buscam seus próprios interesses alardeando a esmola que faz. Jesus pede a máxima discrição. Por isso nossa Igreja ajuda tanto sem uma propaganda sequer. Por fim Jesus fala da oração. É estranho pensar que alguém possa orar para ‘aparecer’. Mas é o Senhor Jesus que está falando. Ele conhece os corações. Para esses não há galardão nem recompensas. Como a nossa luz pode brilhar? O resultado do nosso trabalho na promoção da justiça, na distribuição da esmola, na oração, engrandecerá o nosso Deus Pai e falará por nós diante de Deus, que nos recompensará no Tribunal de Cristo. Amém!

BERÇÁRIO: Samira e Laura

ORGANISTA: (11h) e (19h) Lilian

Diáconos em Plantão: Rafael, Felipe, Luiz Carlos, Oscar e Sócrates.

BERÇÁRIO: Daniela e Fernanda

ORGANISTA: (11h) e (19h) Messias

Diáconos em Plantão: Ricardo Martins, Lester, Mauro, Paulo, Ricardo Deguti e Ricardo Lunghin (11h) - Responsáveis: Giovanna e Flávia; (19h) - Responsáveis: Raquel e Vanessa

ESCALA DE TRABALHO - Hoje: 14/06 CULTO INFANTIL

(11h) - Responsáveis: Leonardo e Giovanna; (19h) - Responsáveis: Cintia e Samira

CULTO INFANTIL ESCALA DE TRABALHO - Próximo Domingo: 21/06

(5)

DÍZIMOS E OFERTAS – Com absoluta fidelidade para conosco, Deus nos tem

abençoado ricamente. Com sincera gratidão em nosso coração devemos atender à vontade do Senhor que é expressa nas Sagradas Escrituras: “Trazei todos os dízimos à

casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida” (Ml 3.10). A ordem vem do Senhor; o desafio vem do Senhor; a promessa é do

Senhor.

22º ANIVERSÁRIO DO CORO MASCULINO – Hoje no Culto Matutino, estamos

comemorando diante de Deus, mais um ano de atividades do Coro Masculino de nossa Igr e j a . Po r o u t r o l a d o , t a m b é m c u m p r i m e n t a m o s c a d a u m d o s s e u s l í d e re s e componentes. Tem sido uma bênção a participação desse Coro em nossos Cultos Dominicais. A sua atual Diretoria está assim constituída: Presidente - Presb. Salim Amed

Ali; Vice-Presidente - Diác. Oscar Penteado; Secretário de Comunicação - Presb. Cornélio Nogueira Martins; Organista - Lilian de Oliveira Melo Boga; Regente - Wagner Roberto Mesquita; Conselheiro - Presb. Paulo Ricardo de Barros Mendes.

ATENÇÃO! ENSAIO CORO GERAL AMANHÃ – Excepcionalmente o ensaio do

Coro Geral, nesta semana, será amanhã, segunda-feira às 20h00 e não na quarta-feira, dia 17. Os integrantes do Coro devem trazer suas Cantatas “Experiência com Deus”. Os irmãos que desejarem participar dessa Cantata, mesmo não sendo membro do Coro, podem vir a partir de amanhã no ensaio.

REUNIÃO DE PEQUENO GRUPO – O Grupo C-Santa Cecíla, coordenadoras: Arlinda Pereira dos Anjos e Isako Ouchi, realizará sua reunião, sexta-feira, dia 26, às 19h30, na Capela.

REUNIÃO DEPARTAMENTAL DA SAF – Na próxima terça-feira, dia 16, os

Departamentos da Sociedade Auxiliadora Feminina estarão reunidos, às 14h30, na residência da sócia Laurita Carmelita Gadioli Siqueira. Informações mais detalhadas, tais como endereço do local, podem ser obtidas diretamente com essa nossa irmã.

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL – A partir do próximo domingo, 21/06, teremos

duas mudanças importantes relacionadas às classes dos ADULTOS, conforme abaixo:

1) Sala “Capela” (Professores Presb. Ernesto, Presb. Marcel e Presb. Marcos

Freitas): passará a se reunir no TEMPLO.

2) Sala “15 - 1º andar” (Professores Presb. Eduardo Abrunhosa, Presb. Ronaldo

(6)

CONFEDERAÇÃO DE SAFs DO SÍNODO UNIDO – No sábado, dia 27 de junho

p.f., a Confederação Sínodal de SAF´s, realizará a sua 8ª Reunião Bienal, nas dependências de nossa Igreja Unida das 09h00 às 16h00. Naquela ocasião serão arrecadados alimentos para a casa do Aconchego, a saber: arroz e feijão. As pessoas que desejarem participar, dessa campanha, deverão procurar a diretoria da SAF local.

PLENÁRIA UNIJOVEM – Convocamos todos os membros da UNIJOVEM para a

reunião plenária, que acontecerá no sábado dia 27/06, às 18h aqui na Igreja, na sala 25. Você que não é membro, mas quer participar conosco, é nosso convidado.

I I I S A R AU C U LT U R A L – O C e n t r o d e Me m ó r i a e Cu l t u r a c o n v i d a t o d o s a

participarem do III Sarau Cultural no sábado 27/6 às 19h30 em nosso Salão Social. Faça sua inscrição e venha mostrar seus talentos musicais, teatrais ou de interpretação de poesias. Aceitamos participações individuais e em grupos. Maiores informações e inscrições com Presb. Eduardo, Luciene Abrunhosa ou Ricardo Costa.

ELEIÇÕES NA JUNTA DIACONAL – O Diác. Ênio Ricardo Petcov de Medeiros

renunciou ao cargo de vice-presidente da Junta Diaconal em razão de sua mudança de residência para os Estados Unidos. Diante desse fato, a Junta elegeu como vice-presidente o Diác. Rafael de Toledo Cintra, que até então ocupava o cargo de 1º secretário. Para substituir o Diac. Rafael foi eleito o Diác. Ricardo Lunghin Carleti Regiani. Que Deus a todos abençoe!

AGRADECIMENTO – “Aos queridos irmãos e amigos da nossa amada Igreja Unida,

os meus agradecimentos e de minha família pelas demonstrações de carinho quando do falecimento de minha avó Leontina Silva de Oliveira (Nena). Ela teve uma vida longa, feliz e abençoada, sendo mãe, sogra e avó dedicada. Desde minha infância ela me trouxe à Igreja, onde aprendi a mensagem do Evangelho. Foi uma serva fiel a Jesus Cristo e um exemplo de vida cristã. Temos a certeza que agora ela já goza os privilégios da vida na glória eterna! Marcelo Alfredo Platzeck de Oliveira e família”. “Eu sou a ressurreição e a

vida” disse Jesus.

TU ÉS SOBERANO

Tu és soberano sobre a terra.

Sobre os céus Tu és Senhor absoluto.

Tudo que existe e acontece Tu o sabes muito bem, Tu és tremendo.

E apesar desta glória que tens, Tu te importas comigo também, E este amor tão grande

(7)

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Templo CULTO NOTURNO - 19h00

Prelúdio Adoração

Cântico - “Eu Te Busco”

* Salmo 133

Cântico - “Bom Estarmos Aqui”

* Oração

Hino - Coro Masculino

Contrição * Salmo 37.1-5

Cântico - “Entrega”

* Oração Silenciosa * Oração Pastoral

Cântico - “Laços de Amor”

Ação de Graças * Deuteronômio 8.11-18 * Oração

Dízimos e Ofertas

Hino 63 - “As Muitas Bênçãos”

* Oração do Pastor com as crianças Edificação

Hino - Coro Masculino * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Carlos Aranha Neto

* Oração Consagração

Cântico - “Deus de Promessas”

* Bênção Apostólica

* Amém Tríplice

Poslúdio

Avisos

(8)

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Templo CULTO MATUTINO - 11h00

Prelúdio

Coro Masculino - “Vós, Criaturas do Deus Pai” Adoração

* Salmo 18.1-3

Coro Masculino - “Eu Te Amo, ó Deus”

* Oração

Hino 16 - “Louvor a Deus”

Coro Masculino - “Eu Viverei” Contrição * Salmo 1 Hino 74 - “Sinceridade” * Oração Silenciosa * Oração Pastoral Ação de Graças * Mateus 23.23 * Oração Dízimos e Ofertas

Cântico - “Tu És Soberano” (página 06)

Pastorais

* Oração do Pastor com as crianças * Oração de gratidão pelo Coro Masculino

Edificação

Coro Masculino - “Eu Não Sou Mais Eu” * Leitura Bíblica

Coro Masculino - “Guia, ó Deus, a Minha Vida”

Mensagem - Rev. Flávio Viola Machado

Consagração * Oração

Hino

* Bênção Apostólica

Coro Masculino - “Que a Luz de Cristo Brilhe” Poslúdio

PÚLPITO - Escala de pregadores: Culto Matutino (11h00) - Rev. Flávio Viola Machado; Culto Noturno (19h00) Rev. Carlos Aranha Neto; Congregação de Caucaia do Alto -Culto Matutino (10h30) - Rev. Célio Gomes de Azevedo.

PARTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTEROS NAS LITURGIAS - Culto Matutino: Presb.

Referências

Documentos relacionados

Nesta seção, são especificadas as amostras de fala dos Bancos de Dados do Projeto Norpofor para a cidade de Fortaleza e do Projeto Português falado no Ceará para a microrregião

A participação em um GP, portanto, considera a necessidade não apenas de pesquisadores submeterem trabalho para avaliação cega (blind review) por pares da

S ELEÇÃO DE CANAIS Menu TV Imagem Som Funções Instalação Brilho Cor Imagem Nitidez Matiz Menu TV Imagem Som Funções Instalação Idioma Sistema Cor Modo Auto Seleção Seleção

Este artigo apresenta uma proposta de ferramenta, chamada JMatching, para correspondˆ encia entre esquemas atrav´ es de amostras, destinada a usu´ arios especialistas na aplica¸ c˜

Português: língua oficial para a administração, a comunicação social e única língua de ensino, língua de prestígio; as novas gerações das classes favorecidas usam cada vez

Enquanto o novo programa pode ajudar na retenção de clientes que a Smiles tem risco de perder com a mudança recente, ainda vemos o novo cenário como bem menos atrativo para os

podemos considerar que, apesar dos anúncios levando pessoas a se preocuparem com a compra de presentes, roupas novas ou mesmo alimentos para a ceia de Natal, é

Matsudo 6 em seus estudos com 117 idosas, submetidas a um programa de exercícios físicos duas vezes na semana, não encontrou resultados significativos para o quesito de