BIBLIOTECA DE PROJETOS INTEGRADORES. Natália Gabriela Volppe de Souza. Ana Carolina Moreira

Texto

(1)

BIBLIOTECA DE PROJETOS INTEGRADORES

Natália Gabriela Volppe de Souza

natalia.volppe@gmail.com

Ana Carolina Moreira

gestorambiental.carolina@gmail.com

Katherin Rosa

kettyflor@hotmail.com

Susana Martins Raquel

sumartinsr@gmail.com

Orientador: Michel N. Muza.

Co-orientador: Herval Daminelli

Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC- Florianópolis – SC

RESUMO: Este trabalho foi realizado a partir dos projetos integradores do curso de meteorologia do Instituto Federal de Santa Catarina. Para facilitar o acesso a informação destes projetos e seus artigos produzidos foi necessário criar e analisar um banco de dados. O período base utilizado foi de 2004 a 2012. Entretanto, este trabalho teve o intuito de preparar a permanência do banco de dados e viabilidade de atualização como acervo tecnológico da sociedade. Após um formulário online elaborado a partir do html com css e php em mysql, foi possível preparar e realizar pré-consultas na rede tanto online, quanto off-line . Antes de inserir no banco as informações referentes aos projetos integradores, foi feita uma filtragem nos projetos, para facilitar a consulta no banco. Foi escolhido alguns critérios como autores, o título do projeto, o ano e o semestre, o módulo que os alunos do grupo participam, a área do projeto escolhido, e os orientador (es) da pesquisa efetuada, sendo assim o objetivo principal deste projeto.

(2)

Palavras chaves: Banco de dados, rede online e off-line, projetos integradores.

ABSTRACT In order to have easier access to integration projects between 2004-1 to 2012-2, it was necessary to create a database and after an online form made from html with css and php mysql, for future reference in the network both online and offline. Before inserting the bank was made a filter in the projects, to facilitate consultation on the bench. Was selected criteria such as authors, title of project, year and half, the module that students participating in the group, the project area chosen, and the supervisor (s) of research conducted, so the main goal of this project.

Keywords: Database, network online and offline, integration projects.

1 INTRODUÇÃO

Com o objetivo de inserir uma Biblioteca de Projetos Integradores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) , do curso Técnico de Meteorologia, este trabalho foi realizado na intenção de organizar os dados dos projetos desde 2004-1 até 2012-2 para servir de material de consulta para futuros, tanto na rede on-line quanto também na off-line.

O banco de dados é uma organização de coleta de dados sistematizada, para fins de facilitar a pesquisa cientifica.

Existem dois tipos de bancos, que são os mais utilizados atualmente: os operacionais e o banco de dados analíticos.

O curso tem nove anos, sendo quatro módulos até o ano de 2005-1, depois passaram a ser três e segue até hoje. Durante o curso os alunos aprendem com uma disciplina a fazer Monografias e Artigos (Projeto Integrador). Todo semestre tem uma apresentação, onde os alunos debatem os temas estudados com o auxílio de um professor (a), que é quem orienta o grupo. Dentro dos temas apresentados estão a Sinótica, a Climatologia, Instrumentação e aplicativos usados no curso.

(3)

Vamos oferecer também um formulário online será criado em formato html, onde será a estrutura do formulário, o css, que será sua estilização e por fim o php, que é para onde serão enviadas as informação, que é para um servidor.

2 METODOLOGIA

A nomenclatura usada para colocar os projetos integradores no banco de dados, foi a utilização de códigos para o ano, módulo e sequência (que é dado por uma letra em ordem alfabética), assim fica o ano dado por YYYY; o módulo dado por M (maiúsculo), sendo que até o ano de 2005-1, tinha quatro módulos, hoje no entanto são apenas três; a letra do alfabeto e dado por z (minúsculo, é a quantidade de trabalhos realizados pelo módulo) . Então obtemos o código do Projeto Integrador, para ser introduzido no banco de dados, ficando com o formato YYYYMz.

Em cada coluna foi colocados o título; ano/semestre; módulo; orientador; o coo-orientador, caso tenha; a área e também a outra área, caso tenha que defini-la e por fim os códigos dos Projetos Integradores, que serão renomeados, para facilitar a pesquisa. Em outra planilha foram feitas mais duas colunas, uma para alunos e a outro coluna para o código, pois terá um código para diversos alunos.

Em cada linha da planilha, estarão os registros, isto é, quem fez o projeto, o semestre e o ano em que o aluno fez a pesquisa, quem o orientou, a área escolhida do projeto e por fim o código.

No Ano de 2006/1, não obteve nenhum projeto devido uma greve que ocorreu no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), sendo assim não obteve nenhum dado, dando continuação ao semestre e inicialização 2006/2.

A partir dessa coleta de dados e dos códigos, foi colocado em uma planilha do Excel ordenando os Projetos em: Titulo, ano/semestre, módulo, orientador e área e código, para enfim inserir no Mysql.

No Mysq, através da consulta off-line, vamos efetuar a consulta através dos registros da planilha que estarão inseridos no banco, assim se queremos

(4)

um Projeto integrador, só é colocar na consulta o que queremos. Por exemplo, se você que um PI, em que a área é Massas de ar, só é digitar a consulta, que você irá encontrar todos os projetos em que Massas de ar aparecem.

Inserimos no google doc em um formulário os dados: preenchendo os espaços com Titulo do trabalhos, o semestre, os alunos que fizeram parte, o professor que orientou o grupo, o professor que coordenou o grupo (se for necessário), a área que o trabalho se baseou, e por fim o módulo que o estudante apresentou o projeto.

Foi elaborado um modelo conceitual, que explica como vai ser organizado os dados no programa Mysql, ordenado por título do trabalho com o nome da pasta, dentro dela terá o id, titulo ano_semestre, o módulo do trabalho, o orientador do grupo e por fim o código que foi usado para dar nome a cada projeto integrador. Este diretório liga a outro chamado autores., que contém o id, os alunos que fizeram parte da pesquisa e o id_titulo. Este banco de dados de Projeto Integradores serem disponibilizados no Lab. LAM, , para consulta off-line. Podemos ver o modelo a seguir como vai ser o modelo no Mysql.

(5)

Após inserir os dados no Mysql, foi elaborado outro modelo o que vai ser compartilhado online no google docs, ou do Drop box, os Projetos para como uma das formas de consulta na rede Online.

Outro modo de formulário online, será ciado em html, css e também e php, pelo programa Notepad ++, onde criaremos a estrutura e a estilização do formulário.

Através do html, construímos a estrutura de nosso formulário, criando as tag certas, como <label>, que é onde escrevemos o que se pede na caixa de texto, o< input>, onde criamos a caixa de texto, e escrevemos o solicitado dentro dela é o caso do módulo que são quatro (até o semestre 2015.1), da área e também do semestre. O <selec...> quando foi preciso escolher mais de uma opção. Na página html, também criamos o botão <submit...>, que o botão onde clicamos, para gerar o formulário. E também a tag <h>, que coloca um cabeçario. Dentro do html, será inserido no label: autores, título, professor

(6)

orientador, o co-orientador se tiver, módulo, semestre, a área do projeto e , outra área referente ao trabalho.

A parte em css é onde estilizamos o formulário, como a cor de fundo, a borda, a espessura da borda, a cor de fundo da borda, a fonte que vamos inserir no formulário, cor da fonte, e aplicamos também o tamanho do formulário e da tag do cabeçario <h1>

O php, ele envia as informações ao servidor, para enfim ser executada.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo desse projeto foi de compartilhar os projetos integradores na rede off-line e on-line, para ajudar como material de consulta para futuros, e assim contribuir nas pesquisas dos usuários.

A partir do formulário criado online, podemos inserir os dados, para facilitar a consulta dos projetos integradores.

O objetivo final desse trabalho fica para todo final de semestre que alguém disponibilize seu trabalho ou os projetos para sempre estarem no banco de dados, e também preencher o formulários com os dados que se pede no formulário, para não ocorrer nenhuma perda e assim manter a organização dos projetos integradores, durante os quase 10 anos de curso.

4 REFERÊNCIAS

SILVA, Enio Kilder Oliveira. Um Estudo sobre Sistemas de Banco de Dados Cliente/Servidor. João Pessoa- PB,2001.

Disponível em: erinaldosn.files.wordpress.com/.../aula1-banco-de-dados-relacional1.. Acesso em: 18/04/2013.

PI’s elaborados pelos alunos do INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC, durante o período de 2004/1 a 2012/2.

Conteúdo de aula de html, do css e do php do professor DAMINELLI, Herval.

(7)

Imagem

Referências

temas relacionados :