• Nenhum resultado encontrado

MEDIDOR E CORTADOR DE FIO AUTOMÁTICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "MEDIDOR E CORTADOR DE FIO AUTOMÁTICO"

Copied!
85
0
0

Texto

(1)

ESCOLA SENAI "A. JACOB LAFER”

Cristiano Sant’Anna Tiago Henrique da Silva Gabriel Francisco de Santana

Matheus Rodrigues de Lima

MEDIDOR E CORTADOR DE FIO AUTOMÁTICO

(2)

ESCOLA SENAI "A. JACOB LAFER”

Cristiano Sant’Anna Tiago Henrique da Silva Gabriel Francisco de Santana

Matheus Rodrigues de Lima

MEDIDOR E CORTADOR DE FIO AUTOMÁTICO

Santo André 2015

Trabalho apresentado à Escola

SENAI “A. Jacob Lafer” como pré -requisito para obtenção do Certificado de Conclusão de Curso de Técnico em Eletroeletrônica.

Orientadores:

Prof. Carlo Toma

(3)

Escola SENAI “A. Jacob Lafer”

Cristiano Sant’Anna Tiago Henrique da Silva Gabriel Francisco de Santana

Matheus Rodrigues de Lima

Medidor e Cortador de Fio Automático

Monografia aprovada como requisito parcial para obtenção do grau de Técnico no Curso de Técnico em Eletroeletrônica, Escola SENAI “A. Jacob Lafer”, à seguinte banca examinadora:

Professor Visto

Professor Visto

Professor Visto

Professor Visto

(4)

Dedicamos este projeto a nossos familiares, amigos e a todos e a instituição SENAI “A.

(5)

AGRADECIMENTOS

(6)

RESUMO

O projeto “Medidor e cortador de fio Automático” visa a Criação de uma máquina que ajude no processo de medir e cortar o fio, assim gerando economia e tempo numa determinada situação. A máquina contém comandos simples, assim facilitando o uso de qualquer operador.

A partir do microcontrolador 8051, podemos acionar o motor DC, assim como a atuação da pinça e de uma faca através da pneumática. Para controle dos acionamentos desenvolvemos um sistema mecânico no qual pulsos são capitados através de um sensor indutivo possibilitando assim o acionamento dos relés. Neste documento apresenta todos os recursos técnicos e econômicos para desenvolvimento do projeto, assim como fotos e características dos componentes utilizados e materiais utilizados.

(7)

LISTA DE TABELAS

(8)

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Apresentação física dos encapsulamentos do Microcontrolador 8051 Figura 2 - Disposição dos terminais do Microcontrolador 8051

Figura 3- Relé 5 v Figura 4 - Display LCD

Figura 5 - Botões de Comando Figura 6 - Fonte ATX

Figura 7 - MOTOR BOSCH 12 V Figura 8 - Eletroválvula

(9)

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO ... ..9

2 - OBJETIVO ... 10

3 - VIABILIDADE TÉCNICA ... 11

4 - VIABILIDADE CONÔMICA...12

5 - DESCRIÇÃO DO PROJETO ... 13

6 - PESQUISA E DETERMINAÇÃO DOS COMPONENTES UTILIZADOS ... 12

6.1.1-MICROCONTROLADOR 8051 ... 14

6.1.2-RELÉ 5V 833H-1C-C ... 16

6.1.3-DISPLAY LCDWH-1602ª-NTG-JT ... 17

6.1.4–BOTÕES ... 19

6.1.5–FONTE DE ALIMENTAÇÃO ATX ... 20

6.1.6-MOTOR DC: ... 21

6.1.7-ELETROVALVULA ... 22

6.1.7–CILINDRO DUPLA AÇÃO ... 22

7 – ESQUEMA ELÉTRICO ... 24

8 – ESQUEMA PNEUMÁTICO ... 25

9 – ESQUEMA MECÂNICO ... 26

10 – PROGRAMAÇÃO ... 27

11 - FLUXOGRAMA...66

12 - CRONOGRAMA...67

13 – ORÇAMENTO ... 68

14 - CONCLUSÃO...69

15 - REFERENCIA...70

(10)

1 - INTRODUÇÃO

(11)

10

2 - OBJETIVO

(12)

3 - VIABILIDADE TÉCNICA

Podemos concluir que nosso projeto é tecnicamente viável, pois este procedimento hoje encontra-se totalmente ultrapassado, sendo feito de forma manual, ou com auxílio de aparelhos imprecisos e que exigem esforço físico do operador. Com nosso projeto podemos afirmar que este procedimento se torna mais rápido, preciso e econômico, tendo em vista o fator homem / hora.

Para o desenvolvimento do projeto utilizaremos os conhecimentos adquiridos nas seguintes disciplinas:

● Desenvolvimento de sistemas Eletrônicos – DSET ● Manutenção de sistemas eletroeletrônicos – MSEL ● Instalação de sistemas elétricos industriais– ISEI

(13)

12

4 - VIABILIDADE ECONÔMICA

O custo total do projeto é de aproximadamente de R$ 845,00. Visando a saúde e o tempo adquirido com o processo de medição e enrolamento automático, o valor se torna viável.

Por exemplo, em uma instalação elétrica de médio e grande porte a utilização dessa máquina seria muito viável para economia do tempo no trabalho que contribuiria em cumprir em prazo determinado cronogramas, pois, o serviço ficaria com um tempo maior de execução com uma medição manual.

(14)

5 - DESCRIÇÃO DO PROJETO

O projeto consiste na automatização do Cortador de fio, hoje totalmente mecânico. Será desenvolvido pelo grupo um equipamento que estará efetuando os procedimentos necessários para seu funcionamento: medição, controle e atuação, através de Microcontrolador 8051 (Controlador de Interface Programável), sensores e atuadores.

Primeiramente, o usuário coloca o rolo de fio no desbobinador, passa a ponta do cabo entre os guias, e prende na segunda parte da desbobinadeira. Logo em seguida, digita no teclado numérico a quantidade em metros necessária para executar o trabalho.

(15)

14

.6 - PESQUISA E DETERMINAÇÃO DOS COMPONENTES UTILIZADOS Descrição e características dos componentes utilizados em nosso projeto, com dados e figuras

6.1.1 - Microcontrolador 8051:

Os microcontroladores são componentes que tem, num único chip, além de uma CPU, elementos tais como memórias ROM e RAM, temporizadores/contadores, PWM, conversor AD, canais de comunicação e conversores analógicos-digitais.

Existem no mercado muitos tipos de microcontroladores sendo o 8051, lançado no início da década de 80, o mais popular.

O seu sucesso se dá devido a vários motivos, como:  Baixo custo;

 Facilidade de uso e versatilidade;  Rápido e eficaz;

 Vários fabricantes;

 Pode ser programado em Assembly ou C.

Figura 1 Apresentação física dos encapsulamentos do Microcontrolador 8051

(16)

Principais características:

 Entradas de interrupção externa;  Quatro ports de I\O;

 RAM interna de uso geral de 128 bytes e 128 bytes correspondentes aos registradores especiais;

 ROM interno de 4Kbytes;  Dois timers de 16 bits;  Uma interface serial;

 Capacidade de 64 Kbytes de endereçamento externo de RAM;  Capacidade de 64 Kbytes de endereçamento externo de ROM;  Processador booleano (opera com bits);

 Ciclos típicos de instrução de 1 e 2 µs a 12 MHz;  Instrução direta de divisão e multiplicação.

As características citadas são básicas e formam o núcleo da família 8051, que pode ser acrescido de uma ou mais das características especiais.

(17)

16

6.1.2 - Relé 5v 833H-1C-C:

O relé tem como finalidade no projeto, atuar como chave. O microcontrolador envia uma corrente que circula pela bobina, esta cria um campo magnético que atrai um ou uma série de contatos fechando ou abrindo circuitos.

Uma das vantagens de se trabalhar com relé é que o circuito de carga está completamente isolado do de controle, podendo inclusive trabalhar com tensões diferentes entre controle e carga. Ao cessar a corrente da bobina o campo magnético também cessa, fazendo com que os contatos voltem para a posição original. Os relés podem ter diversas configurações quanto aos seus contatos: podem ter contatos NA, NF ou ambos, neste caso com um contato comum ou central (C). Os contatos NA (normalmente aberto) são os que estão abertos enquanto a bobina não está energizada e que fecham, quando a bobina recebe corrente.

Os NF (normalmente fechado) abrem-se quando a bobina recebe corrente, ao contrário dos NA. O contato central ou C é o comum, ou seja, quando o contato NA fecha é com o C que se estabelece a condução e o contrário com o NF.A sua tensão de operação é de 5VDC - 20~40mA acionando um contato que suporta até 10A para tesões contínuas de até 30VDC ou 10A para tensões alternadas de até 250VCA.

Características:

- Tensão da bobina: 5VDC

- Corrente típica de operação: 50~72mA

possui 3 terminais proporcionando 1 contato NA, 1 NF e o Comum Contato do relé permite tensão de até 250 VDC a 7A ou 277VAC a 10A - Dimensões: 15mm x 15.5mm x 19mm

- Tamanho do terminal: 3.5mm

(18)

6.1.3 - Display LCD WH-1602ª-NTG-JT

Figura 4 Display LCD

Os LCDs alfanuméricos seguem um padrão de especificação de interface, onde estão presentes 14 pinos de acesso (Para os LCDs sem iluminação em back-light) ou 16 pinos (para os que possuem iluminação em back-light para facilitar as leituras durante a noite).

Estes módulos utilizam um microcontrolador próprio, permitindo sua interligação com outras placas através de seus pinos. A função de cada pino é resumida de acordo com a tabela abaixo:

Tabela 1 – Pinagem do Display LCD Alfanumérico.

Pinos Nome Função

1 Vss Terra

2 Vdd Positivo (Normalmente 5V) 3 V0 ou Vee Contraste do LCD

4 RS Register Select 5 R/W Read/Write

6 E Enable

(19)

18

7 D0 Bit 0 do dado a ser escrito no LCD (ou lido nele) 8 D1 Bit 1 do dado a ser escrito no LCD (ou lido nele) 9 D2 Bit 2 do dado a ser escrito no LCD (ou lido nele) 10 D3 Bit 3 do dado a ser escrito no LCD (ou lido nele) 11 D4 Bit 4 do dado a ser escrito no LCD (ou lido nele) 12 D5 Bit 5 do dado a ser escrito no LCD (ou lido nele) 13 D6 Bit 6 do dado a ser escrito no LCD (ou lido nele) 14 D7 Bit 7 do dado a ser escrito no LCD (ou lido nele) 15 A Anodo do Back- Light

16 K Catodo do Back-Light

(20)

6.1.4 Botões

Os botões são responsáveis pelo controle da máquina, pois com ele será especificado o tamanho de fio desejado e assim irá iniciar o processo.

Figura 5 Botões de Comando

(21)

20

6.1.5 – Fonte de alimentação Atx

Usamos uma fonte de alimentação de computador, ela fornece todas as tensões que precisamos para o funcionamento do projeto com uma corrente consideravelmente alta.

Ela nos fornece as seguintes tensões: +3,3 V, +5 V, +12 V, +24V, -5 V e -12 V. Usamos +5 V para o microcontrolador, 12 V para o motor e +24 V para as solenóides.

Figura 6 Fonte ATX

(22)

6.1.6 - Motor DC:

Um Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica.

Os motores de corrente contínua (CC) ou motores DC (Direct Current), como também são chamados, são dispositivos que operam aproveitando as forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs e imãs permanentes. Conforme sabemos, se fizermos passar correntes elétricas por duas bobinas próximas, os campos magnéticos criados poderão fazer com que surjam forças de atração ou repulsão. A ideia básica de um motor é montar uma bobina entre os pólos de um imã permanente ou então de uma bobina fixa que funcione como tal, partindo então da posição inicial, em que os pólos da bobina móvel (rotor), ao ser percorrida por uma corrente, estão alinhados com o imã permanente temos a manifestação de uma força de repulsão. Esta força de repulsão faz o conjunto móvel mudar de posição, conforme mostra a figura.

Figura 7 MOTOR BOSCH 12 V

(23)

22

6.1.7 Eletroválvula

A eletroválvula pneumática é um produto utilizado para distribuir ar aos elementos de trabalho e são tão versáteis que podem, até mesmo, ser utilizadas para emitir e receber sinais das válvulas principais e também para tratamento de sinais, mas, é importante lembrar que para que ela realize essas outras funções, é preciso que a mesma seja utilizada em menor tamanho. As eletroválvulas, no geral, funcionam através de sinais elétricos, que movimentam um núcleo que pode barrar ou não a passagem do fluido.

A eletroválvula pneumática pode possuir até cinco vias direcionais e cada uma possui uma função. As válvulas com duas vias realizam somente a passagem do fluxo, pois possuem uma abertura de entrada e uma de saída. Válvulas com três vias alimentam o circuito e permitem que a descarga ocorra. As válvulas com quatro vias, um serve para alimentação, dois servem para utilizar normalmente e um serve como escape, para ambas as utilizações. Já as válvulas com cinco vias permitem, entre outras coisas, controlar a velocidade, e o retorno de um cilindro.

Figura 8 Eletroválvula

(24)

6.1.8 – Cilindro de dupla ação

O cilindro pneumático é o elemento usado para transformar a energia do ar

comprimido em movimento linear. É o responsável, dentro de indústrias e outras instalações, por pelo menos uma das três operações básicas: movimentar, prender ou formar alguma peça.

Ele se movimenta (avançando ou retornando o conjunto haste-pistão) através do ar comprimido que é injetado em suas câmaras traseira ou dianteira, por meio de válvulas direcionais ou elementos controladores.

A força exercida pelo cilindro pneumático é produto de sua área (calculada pelo diâmetro interno) pela pressão de trabalho.

Figura 9 cilindro pneumático dupla ação

(25)

24 7 E S QUE M A E LÉT RICO XTAL2 18 XTAL1 19 ALE 30 EA 31 PSEN 29 RST 9 P0.0/AD0 39 P0.1/AD1 38 P0.2/AD2 37 P0.3/AD3 36 P0.4/AD4 35 P0.5/AD5 34 P0.6/AD6 33 P0.7/AD7 32 P2.7/A15 28 P2.0/A8 21 P2.1/A9 22 P2.2/A10 23 P2.3/A11 24 P2.4/A12 25 P2.5/A13 26 P2.6/A14 27 P1.0 1 P1.1 2 P1.2 3 P1.3 4 P1.4 5 P1.5 6 P1.6 7 P1.7 8 P3.0/RXD 10 P3.1/TXD 11 P3.2/INT0 12 P3.3/INT1 13 P3.4/T0 14 P3.7/RD 17 P3.6/WRP3.5/T1 16 15 U1 80C51 X1 CRYSTAL C1 1u C2 1u D 7 14 D 6 13 D 5 12 D 4 11 D 3 10 D 2 9 D 1 8 D 0 7 E 6 R W 5 R S 4 V S S 1 V D D 2 V E E 3 LM016L VCC VCC R1

10k R510k R610k R710k

DIGITAR +++ INICIAR ---MOTOR 12V VCC R3 330 R4 330 RL2 5V Q3 BC327 D0 D1 D2 D3 D4 D5 D6 D7 D 7 D 3 D 5 D 4 D 1 D 0 D 6 D 2 EN RW RS R S R W E P3.2 P3.3 P3.4 P3.5 R9

1k VC

C P 1. 5 VCC P3.4 P3.3 P3.2 P3.0 P3.5 P1.5 P1.6 P1.7 V C C RL3 5V Q1 BC327 R8 1k V C C P 1. 6 VCC VCC RL1 5V Q2 BC327 R10

1k VC

(26)
(27)

26

(28)

10 PROGRAMAÇÃO

RS EQU P2.7

RW EQU P2.1 EN EQU P2.6

MOV P3, #0FFH

ORG 0000H

JMP MSGINICIAL

ORG 0040H

;---

;---DISPLAY LCD--- ;---

MSGINICIAL:

CALL DELAY2m CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM11 CALL ESCREVE

(29)

28

MOV DPTR,#MENSAGEM12 CALL ESCREVE

MOV A,#00H CALL DELAY3 CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM13 CALL ESCREVE

MOV A,#00H CALL DELAY3 CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM14 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM15 CALL ESCREVE

(30)

MOV DPTR,#MENSAGEM1503 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM1504 CALL ESCREVE

MOV A,#00H CALL DELAY3 CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM1505 CALL ESCREVE

MOV A,#00H CALL DELAY3 CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM1506 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

(31)

30

MOV A,#00H CALL DELAY3 CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM1501 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM1502 CALL ESCREVE

MOV A,#00H CALL DELAY3 CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM16 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM17 CALL ESCREVE

(32)

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM18 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM1801 CALL ESCREVE

MOV A,#00H CALL DELAY3 CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM19 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM1901 CALL ESCREVE

(33)

32

CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM1902 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM1903 CALL ESCREVE

MOV A,#00H CALL DELAY3

INICIO:

CALL DELAY2m CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM1 CALL ESCREVE

JMP ESCOLHA

MSG2:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

(34)

CALL ESCREVE MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM21 CALL ESCREVE

MOV A,#00H JMP DIGIT MSG3:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM3 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM31 CALL ESCREVE

MOV A,#00H JMP ROLL MSG4:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

(35)

34

CALL ESCREVE MOV A,#02H JMP OFF2

MSG5:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM5 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM51 CALL ESCREVE

MOV A,#00H JMP SCROLL

MSG6:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM6 CALL ESCREVE

(36)

JMP INICIO

MSG71:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM71 CALL ESCREVE

MOV A,#0AH

JMP REG0SUB ; PULA PARA LABEL REG0SUB

MSG72:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

(37)

36

CALL ESCREVE MOV A,#14H

JMP REG0SOM ; PULA PARA LABEL REG0SOM

MSG73:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM73 CALL ESCREVE

MOV A,#1EH JMP REG0SUB

MSG74:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

(38)

CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM74 CALL ESCREVE

MOV A,#28H JMP REG0SOM

MSG75:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM75 CALL ESCREVE

MOV A,#32H JMP REG0SUB

MSG76:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

(39)

38

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM76 CALL ESCREVE

MOV A,#3CH JMP REG0SOM

MSG77:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM77 CALL ESCREVE

MOV A,#46H JMP REG0SUB

MSG78:

(40)

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM78 CALL ESCREVE

MOV A,#50H JMP REG0SOM

MSG79:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM79 CALL ESCREVE

MOV A,#5AH JMP REG0SUB

MSG80:

(41)

40

MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM80 CALL ESCREVE

MOV A,#64H JMP REG0SOM

MSG81:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM81 CALL ESCREVE

(42)

MSG82:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM82 CALL ESCREVE

MOV A,#78H JMP REG0SOM

MSG83:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM83 CALL ESCREVE

(43)

42

JMP REG0SUB

MSG84:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM84 CALL ESCREVE

MOV A,#8CH JMP REG0SOM

MSG85:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

(44)

CALL ESCREVE MOV A,#096H JMP REG0SUB

MSG86:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM86 CALL ESCREVE

MOV A,#0A0H JMP REG0SOM

MSG87:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

(45)

44

CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM87 CALL ESCREVE

MOV A,#0AAH JMP REG0SUB

MSG88:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM88 CALL ESCREVE

MOV A,#0B4H JMP REG0SOM

MSG89:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

(46)

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM89 CALL ESCREVE

MOV A,#0BEH JMP REG0SUB

MSG90:

CALL INICIALCD MOV A,#080H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM2 CALL ESCREVE

MOV A,#00H MOV A,#0C0H CALL COMANDO

MOV DPTR,#MENSAGEM90 CALL ESCREVE

MOV A,#0C8H JMP REG0SOM

(47)

46

CLR RW

VOLTA:

INC DPTR MOV A,#00H MOVC A,@A+DPTR CJNE A,#'%',FIM RET

FIM:

CALL ENVIA JMP VOLTA

COMANDO: CLR RS

CLR RW

CALL ENVIA RET

INICIALCD: CLR RS

CLR RW

CLR EN MOV P0,#00H

(48)

CALL ENVIA

MOV A,#038H CALL ENVIA

MOV A,#06H CALL ENVIA

MOV A,#0CH CALL ENVIA

CALL LIMPADISPLAY RET

LIMPADISPLAY: MOV A,#01H CALL ENVIA RET

ENVIA:

SETB EN MOV P0,A CLR EN

CALL DELAY2m RET

(49)

48

MOV R6,#10

LOOP1: MOV R1,#200 LOOP:

DJNZ R1,LOOP DJNZ R6,LOOP1 RET

;---

;---MENSAGENS DO LCD--- ;---

MENSAGEM1:

DB ' APERTE DIGITAR %'

MENSAGEM11:

DB ' SENAI A JACOB % '

MENSAGEM12: DB ' LAFER % '

MENSAGEM13:

DB ' TURMA 4NA % '

MENSAGEM14:

DB ' CORTADOR DE FIOS % '

(50)

DB ' AUTOMATICO % '

MENSAGEM1503:

DB ' PROFESSORES % '

MENSAGEM1504:

DB ' ORIENTADORES % '

MENSAGEM1505:

DB ' CARLO TOMA % '

MENSAGEM1506: DB ' GLEYDSON % '

MENSAGEM1507:

DB ' MONTEIRO % ' MENSAGEM1501:

DB ' INTEGRANTES DO % '

MENSAGEM1502: DB ' GRUPO % '

MENSAGEM16:

DB ' CRISTIANO % '

(51)

50

DB ' SANT ANNA % '

MENSAGEM18:

DB ' GABRIEL F % '

MENSAGEM1801: DB ' SANTANA % '

MENSAGEM19: DB ' MATHEUS % '

MENSAGEM1901: DB ' RODRIGUES % '

MENSAGEM1902:

DB ' TIAGO HENRIQUE % '

MENSAGEM1903: DB ' DA SILVA % '

MENSAGEM2:

DB ' COMPRIMENTO %'

(52)

MENSAGEM3:

DB ' MAQUINA EM % '

MENSAGEM31:

DB ' OPERACAO % '

MENSAGEM4:

DB ' ETAPA DE CORTE % '

MENSAGEM5:

DB ' ENROLANDO FIOS % '

MENSAGEM51: DB ' DA MESA % '

MENSAGEM6:

DB ' FINALIZADO % '

MENSAGEM71: DB ' 10 CM % '

MENSAGEM72: DB ' 20 CM % '

(53)

52

MENSAGEM74: DB ' 40 CM % '

MENSAGEM75: DB ' 50 CM % '

MENSAGEM76: DB ' 60 CM % '

MENSAGEM77: DB ' 70 CM % '

MENSAGEM78: DB ' 80 CM % '

MENSAGEM79: DB ' 90 CM % '

MENSAGEM80: DB ' 1 Mt % '

MENSAGEM81: DB ' 1,10 Mt % '

(54)

DB ' 1,20 Mt % '

MENSAGEM83: DB ' 1,30 Mt % '

MENSAGEM84: DB ' 1,40 Mt % '

MENSAGEM85: DB ' 1,50 Mt % '

MENSAGEM86: DB ' 1,60 Mt % '

MENSAGEM87:

DB ' 1,70 Mt % '

MENSAGEM88: DB ' 1,80 Mt % '

MENSAGEM89: DB ' 1,90 Mt % '

(55)

54

MENSAGEM91: DB ' 2,10 Mt % '

MENSAGEM92: DB ' 2,20 Mt % '

MENSAGEM93: DB ' 2,30 Mt % '

MENSAGEM94: DB ' 2,40 Mt % '

MENSAGEM95: DB ' 2,50 Mt % '

MENSAGEM96: DB ' 2,60 Mt % '

MENSAGEM97: DB ' 2,70 Mt % '

MENSAGEM98: DB ' 2,80 Mt % '

(56)

MENSAGEM100: DB ' 3 Mt % '

MENSAGEM101: DB ' 3,10 Mt % '

MENSAGEM102: DB ' 3,20 Mt % '

MENSAGEM103: DB ' 3,30 Mt % '

MENSAGEM104: DB ' 3,40 Mt % '

MENSAGEM105: DB ' 3,50 Mt % '

MENSAGEM106: DB ' 3,60 Mt % '

MENSAGEM107: DB ' 3,70 Mt % '

(57)

56

DB ' 3,80 Mt % '

MENSAGEM109: DB ' 3,90Mt % '

MENSAGEM110:

DB ' 4 Mt % '

;---

;---ETAPA DE SELEÇÃO DA QUANTIDADE DE FIOS--- ;---

ROTFI:

JMP ESCOLHA ; PULA PARA LABEL ESCOLHA CONGRA:

JMP MSG6 ; ESCREVE NO DISPLAY FINALIZADO OBRIGADO

ESCOLHA:

JNB P3.2,M1 ; AGUARDA PULSO EM 3.2 PARA PARTIR PARA LABEL M1

JMP ESCOLHA ; LOOP PARA ESCOLHA

M1: JMP MSG2 ; ESCREVER NO LCD A MENSAGEM ' COMPRIMENTO 0 CM'

DIGIT:

(58)

JNB P3.4,DIM ; AGUARDA PULSO EM P3.4 PARA DIMINUIR EM 10 CM O COMPRIMENTO DO FIO

JNB P3.5,LIBERAR ; AGUARDA PULSO EM P3.5 PARA CONCLUIR O COMPRIMENTO DESEJADO DE FIO

JMP DIGIT ; LOOP PARA PROSSEGUIR VARREDURA DOS BOTOES

VLATTSM:

ADD A,R5 ; SOMA O VALOR DO ACC COM R5 JMP CONTALCD ; PULA PARA LABEL CONTALCD REG0SOM:

MOV R5,#00H ; LIMPA R5

JMP DIGIT ; PULA PARA VARREDURA DOS BOTOES VLATTSB:

SUBB A,R5 ; SUBTRAI O VALOR DE ACC POR REGISTRADOR R5 JMP CONTALCD ; PULA PARA LABEL CONTA LCD

REG0SUB:

MOV R5,#00H ; LIMPA R5

JMP DIGIT ; PULA PARA VARREDURA DOS BOTÕES AUM:

CALL DELAYC ; CHAMA ROTINA DE TEMPO

MOV R5,#14H ; MOVE 14 HEXA PARA REGISTRADOR R5 JMP VLATTSM ; PULA PARA LABEL VLATTSM

DIM:

CALL DELAYC ; CHAMA ROTINA DE TEMPO MOV R5,#0AH ; MOVE A HEXA PARA R5

(59)

58

JMP DIGIT ; CHEGA NESSA LINHA SE O VALOR DE ACC FOR 0 ENTÃO RETORNA PARA VARREDURA DE BOTÕES

LIBERAR:

CJNE A,#00H,CONC ; COMPARA O VALOR DE ACC COM 0, SE NÃO FOR LIBERA O BOTÃO OK

JMP DIGIT ; LOOP PARA ROTINA DE VARREDURA DOS BOTÕES

CONC:

JMP NOVO ; PULA PARA LABEL NOVO

;---

;---COMPRIMENTO LCD--- ;---

CONTALCD:

LCD10: CJNE A,#0AH,LCD20 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG71 ; CHAMA MENSAGEM 71 PARA MOSTRAR 10 CM

LCD20: CJNE A,#14H,LCD30 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG72 ; CHAMA MENSAGEM 72 PARA MOSTRAR 20 CM

(60)

JMP MSG73 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 30 CM

LCD40: CJNE A,#28H,LCD50 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG74 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 40 CM

LCD50: CJNE A,#32H,LCD60 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG75 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 50 CM

LCD60: CJNE A,#3CH,LCD70 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG76 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 60 CM

LCD70: CJNE A,#46H,LCD80 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG77 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 70 CM

LCD80: CJNE A,#50H,LCD90 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG78 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 80 CM

LCD90: CJNE A,#05AH,LCD100 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG79 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 90 CM

LCD100: CJNE A,#064H,LCD110 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

(61)

60

LCD110: CJNE A,#06EH,LCD120 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG81 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 1 METRO E 10 CM

LCD120: CJNE A,#078H,LCD130 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG82 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 1 METRO E 20 CM

LCD130: CJNE A,#082H,LCD140 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG83 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 1 METRO E 30 CM

LCD140: CJNE A,#08CH,LCD150 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG84 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 1 METRO E 40 CM

LCD150: CJNE A,#096H,LCD160 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG85 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 1 METRO E 50 CM

LCD160: CJNE A,#0A0H,LCD170 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

(62)

LCD170: CJNE A,#0AAH,LCD180 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG87 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 1 METRO E 70 CM

LCD180: CJNE A,#0B4H,LCD190 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG88 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 1 METRO E 80 CM

LCD190: CJNE A,#0BEH,LCD200 ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG89 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 1 METRO E 90 CM

LCD200: CJNE A,#0C8H,PULA ; COMPARAÇÃO PARA ENVIO DE MENSAGEM PARA LCD

JMP MSG90 ; CHAMA MENSAGEM PARA MOSTRAR 2 METROS

PULA: LJMP DIGIT

;--- ;-CALCULO DE MAQUINA PARA QUANTIDADE INFORMADA ;---

NOVO:

(63)

62

DIV AB ; DIVIDIR VALOR DE ACC POR REGISTRADOR B MOV R0,A ; MOVER VALOR DE ACC PARA REGISTRADOR 0

CLR A ; LIMPA ACC

;---

;---OPERAÇÃO DA MÁQUINA--- ;---

START: JMP MSG3 ; ESCREVE NO DISPLAY MÁQUINA EM OPERAÇÃO

ROLL: CLR P1.5 ; CLEAR EM P1.5 PARA LIGAR MOTOR ENROLADOR DE FIOS

CJNE A,#1H,COMP ; COMPARA O VALOR DE ACC COM 1 HEXA, SE FOR DIFERENTE PULA PARA LABEL COMP

JMP MSG5 ; ESCREVE NO DISPLAY ENROLANDO FIOS DA MESA SCROLL: CALL DELAY2 ; CHAMA ROTINA DE TEMPO 2

CLR A ; LIMPA ACC

JMP OFF2 ; PULA PARA LABEL OFF2

COMP:

JNB P3.0,DECR ; AGUARDA PULSO DO SENSOR PARA DECREMENTAR 2 CM DA MEDIDA

JMP COMP ; LOOP ROTINA DE VARREDURA DO SENSOR REFERENCIAL DE MEDIDA

DECR:

(64)

JB P3.0,COMPARE ; AGUARDA P3.0 EM NIVEL 1 PARA SEGUIR PARA LABEL DE COMPARAÇÃO DO REGISTRADOR

JMP UP ; LOOP PARA VARREDURA DE AGUARDO EM P3.0 AGUARDANDO SER NIVEL ALTO

COMPARE:

CJNE R0,#00H,COMP ; COMPARA SE O VALOR DE R0 É 0 SE NÃO FOR SEGUE PARA LABEL COMP

JMP MSG4 ; ESCREVE NO DISPLAY ETAPA DE CORTE

OFF2:

SETB P1.5 ; SET BIT EM P1.5 PARA DESLIGAR MOTOR ENROLADOR DE FIOS

CJNE A,#02H,LCONGRA ; COMPARA ACC COM 2 HEXA SE FOR DIFERENTE PULA PARA LABEL LCONGRA

JMP PINCA ; PULA PARA LABEL PINCA

LCONGRA:LJMP CONGRA ; SALTO LONGO PARA LABEL CONGRA

PINCA:

CLR A ; LIMPA ACC

CLR P1.6 ; CLEAR EM P1.6 PARA ACIONAR A PINÇA CALL DELAY2 ; CHAMA ROTINA DE TEMPO 2

JMP FACA ; PULA PARA LABEL FACA OFFPIN:

SETB P1.6 ; SET BIT EM P1.6 PARA DESACIONAR A PINÇA JMP OFFCUT ; PULA PARA LABEL OFFCUT

FACA:

(65)

64

CALL DELAY2 ; CHAMA ROTINA DE TEMPO 2 JMP OFFPIN ; PULA APARA LABEL OFFPIN OFFCUT:

SETB P1.7 ; SET BIT EM P1.7 PARA DESACIONAR A FACA DE CORTE

MOV A,#1H ; MOVE O VALOR 1 HEXA PARA O ACC JMP ROLL ; PULA PARA LABEL ROLL

;--- ;---DELAYS--- ;---

DELAY:

MOV R2, #8

VOLTA2: MOV R3, #250 VOLTA1: MOV R4, #250

DJNZ R4,$

DJNZ R3, VOLTA1 DJNZ R2, VOLTA2

RET ; RETORNA PARA LINHA ABAIXO DA CALL

DELAY2:

MOV R2, #16

VOLTA4: MOV R3, #250 VOLTA3: MOV R4, #250

DJNZ R4,$

(66)

DJNZ R2, VOLTA4

RET ; RETORNA PARA LINHA ABAIXO DA CALL

DELAY3:

MOV R2, #15

VOLTA6: MOV R3, #250 VOLTA5: MOV R4, #250

DJNZ R4,$

DJNZ R3, VOLTA5 DJNZ R2, VOLTA6

RET ; RETORNA PARA LINHA ABAIXO DA CALL

DELAYC:

MOV R2, #2

VOLTA8: MOV R3, #250 VOLTA7: MOV R4, #250

DJNZ R4,$

DJNZ R3, VOLTA7 DJNZ R2, VOLTA8

RET ; RETORNA PARA LINHA ABAIXO DA CALL

(67)

66

(68)
(69)

68

13 ORÇAMENTO

COMPONENTE APLICAÇÃO UNIDADE QNT VALOR UNI VALOR TOTAL

CHAPA DE FERRO ESTRUTURA PÇ 1 R$ 60,00 R$ 60,00

BARRA DE FERRO ESTRUTURA PÇ 2 R$ 17,50 R$ 35,00

SPRAY CINZA ESTRUTURA PÇ 2 R$ 11,50 R$ 23,00

PLACA DE ACRILICO ESTRUTURA PÇ 1 R$ 68,00 R$ 68,00

PORCAS E PARAFUSOS ESTRUTURA PÇ 10 R$ 0,50 R$ 5,00

CUSTO DA SOLDAGEM ESTRUTURA - 1 R$ 20,00 R$ 20,00

GUIA DO FIO ESTRUTURA PÇ 2 R$ 10,00 R$ 20,00

CILINDRO PNEUMATICO PNEUMATICA PÇ 2 R$ 50,00 R$ 100,00

VÁLVULA SOLENÓIDE PNEUMATICA PÇ 2 R$ 52,00 R$ 104,00

MANGUEIRA CIRCUITO PNEUMATICA METRO 2 R$ 5,00 R$ 10,00

SILENCIADOR PNEUMATICA PÇ 4 R$ 15,00 R$ 60,00

MOTOR COM REDUTOR ELÉTRICA PÇ 1 R$ 250,00 R$ 250,00

SENSOR INDUTIVO ELÉTRICA PÇ 2 R$ 30,00 R$ 60,00

RELÉ 5 V ELETRÔNICA PÇ 3 R$ 2,00 R$ 6,00

RESISTOR ELETRÔNICA PÇ 5 R$ 0,20 R$ 1,00

DIODO 4007 ELETRÔNICA PÇ 5 R$ 0,20 R$ 1,00

TRANSISTOR ELETRÔNICA PÇ 4 R$ 0,60 R$ 2,40

DISPLAY LCD ELETRÔNICA PÇ 1 R$ 19,60 R$ 19,60

(70)

14 CONCLUSÃO

Vivemos em uma época de tecnologias e isso nos faz perceber como os equipamentos que utilizamos de uma hora pra outra estão ultrapassadas.

Geralmente a tecnologia busca facilitar a vida do homem lhe trazendo benefícios. Nosso projeto buscou revelar as vantagens em automatizar o enrolador de fios. Ficaram evidentes durante todo o trabalho que a sua eficácia é comprovada e também suas vantagens.

Razões pela implantação são inúmeras, tanto ergonômicas por parte do operador, econômicas por parte do comerciante e satisfatória por parte do cliente.

Os objetivos são a saúde do operador e o atendimento ao cliente e é nisso que nosso grupo sempre enfatizou para um projeto com confiabilidade e

(71)

70

15 REFERÊNCIAS

Clube do Hardware. Disponível em: http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1137000-programar-display-16x2-em-assembly-com-pic16f628a/ Acessado:02/11/2015

Arduinoecia. Disponível em: http://www.arduinoecia.com.br/2014/06/arduino-display-lcd-20x4.html Acessado:02/11/2015

Info Wester Disponível em: http://www.infowester.com/fontesatx.php Acessado:02/11/2015

Apostila Pneumática. Disponível em: http://sites.poli.usp.br/d/pmr2481/pneumat2481.pdf Acessado:02/11/2015

Microar Disponível em: http://www.microar.com.br/ Acessado:09/11/2015

(72)
(73)
(74)
(75)
(76)
(77)
(78)
(79)
(80)
(81)
(82)
(83)
(84)
(85)

Imagem

Figura 1 Apresentação física dos encapsulamentos do Microcontrolador 8051
Figura 2 Disposição dos terminais do Microcontrolador 8051
Figura 4 Display LCD
Figura 5 Botões de Comando
+5

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O presente artigo se propôs a estabelecer as bases fundamentais do Direito & Literatura e, a partir delas, examinar relevantes aspectos da obra literária “1984” de

Que o Conselho Deliberativo solicite estudo viabilizando proposta de aumento do AFA, de 20% para 50% do Plano de Pecúlio Facultativo (PPF), contemplando os já