• Nenhum resultado encontrado

22 de julho de questões POLÍCIA MILITAR. 25 questões 15 questões. 10 questões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "22 de julho de questões POLÍCIA MILITAR. 25 questões 15 questões. 10 questões"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1 I N S T R UÇ Õ E S Língua Portuguesa Matemática Informática Atualidades Específico – 25 questões – 15 questões – 15 questões – 15 questões – 10 questões

Verifique se este caderno:

 Contém 80 questões, numeradas de 01 a 80, caso contrário, reclame ao fiscal da sala um outro caderno.

 Não serão aceitas reclamações posteriores.

 Para cada questão existe apenas UMA resposta certa.

 Você deve ler cuidadosamente cada uma das questões e escolher a resposta certa.

 Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que você recebeu.

Você deve:

Conferir os dados de identificação e assinar o cartão de respostas, com caneta azul ou preta, observando atentamente as orientações de preenchimento.

Procurar, no cartão de respostas, o número da questão que você está respondendo.

 Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que você escolheu.

Marcar essa letra no cartão de respostas, preenchendo completamente o espaço quadriculado que aparece ao

lado dessa letra. ATENÇÃO

 Marque as respostas primeiro a lápis e depois cubra com caneta esferográfica de tinta preta.

 Marque apenas uma letra para cada questão, mais de uma letra assinalada implicará anulação dessa questão.

 Responda a todas as questões.

 Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem o uso de máquina calculadora.

 Você terá 4 horas para responder a todas as questões e preencher a Folha de Respostas.

COLÉGIO E CURSO GERAÇÃO 2001

Julho/2018

Turma

Nome: 22 de julho de 2018 80 questões

POLÍCIA MILITAR

SIMULADO

Nota:

(2)

LÍNGUA PORTUGUESA 01 - [SD PM - 2018] Observe o seguinte texto.

INIMPUTABILIDADE

Inimputabilidade penal é a incapacidade que tem o agente em responder por sua conduta delituosa, ou seja, o sujeito não é capaz de entender que o fato é ilícito e de agir conforme esse entendimento.

Sendo assim, a inimputabilidade é causa de exclusão da culpabilidade, isto é, mesmo sendo o fato típico e antijurídico, não é culpável, eis que não há elemento que comprove a capacidade psíquica do agente para compreender a reprovabilidade de sua conduta, não ocorrendo, portanto, a imposição de pena ao infrator.

A expressão EIS QUE, do modo como está empregada no texto, é considerada incorreta pela norma gramatical da língua portuguesa. Assinale a alternativa que contém a palavra ou a expressão que substitui corretamente.

a) [...] mesmo sendo o fato típico e antijurídico, não é culpável, ainda que não haja elemento que comprove a capacidade psíquica do agente para compreender a reprovabilidade de sua conduta[...].

b) [...] mesmo sendo o fato típico e antijurídico, não é culpável, a fim de que não haja elemento que comprove a capacidade psíquica do agente para compreender a reprovabilidade de sua conduta[...].

c) [...] mesmo sendo o fato típico e antijurídico, não é culpável, pois não haja elemento que comprove a capacidade psíquica do agente para compreender a reprovabilidade de sua conduta[...].

d) [...] mesmo sendo o fato típico e antijurídico, não é culpável, embora não haja elemento que comprove a capacidade psíquica do agente para compreender a reprovabilidade de sua conduta[...].

e) [...] mesmo sendo o fato típico e antijurídico, não é culpável, entretanto não haja elemento que comprove a capacidade psíquica do agente para compreender a reprovabilidade de sua conduta[...].

02 - [SD PM - 2018] Assinale a alternativa na qual a ideia

expressa no trecho a seguir está adequadamente preservada.

Ainda que não haja um consenso, é preciso reforçar o debate sobre os direitos humanos, seja por meio de campanhas públicas, seja por meio de aulas sobre o assunto em escolas[...]

a) Como não há um consenso, é preciso reforçar o debate sobre direitos humanos por meio de campanhas públicas ou de aulas sobre o assunto em escolas.

b) É preciso reforçar o debate sobre direitos humanos por meio de campanhas públicas ou aulas sobre o assunto em escolas, embora não haja um consenso.

c) Além de não haver um consenso, é preciso reforçar o debate sobre direitos humanos, seja por meio de campanhas públicas, seja por meio de aulas sobre o assunto em escolas.

d) Não há um consenso; por isso, é preciso reforçar o debate sobre direitos humanos tanto por meio de campanhas públicas quanto por meio de aulas sobre o assunto em escolas.

e) É preciso reforçar o debate sobre direitos humanos por meio de campanhas públicas ou de aulas sobre o assunto em escolas, a fim de que haja um consenso.

03 - [SD PM - 2018] Veja os itens e assinale a alternativa

correta quanto ao uso do acento crase.

I - Só usamos crase diante de palavras femininas que admitem artigo (a/as) e dos pronomes demonstrativos aquele (s), aquela (s), aquilo, se o termo que o anteceder admitir a preposição (a).

II - Não se usa crase antes de palavras masculinas, verbos e pronomes em geral (exceções: dona, senhora, senhorita, dama e madame).

III - Quando há crase antes de nomes masculinos é porque há uma palavra feminina subentendida: à moda. IV - Usa-se a crase quando a palavra (distância) estiver definida, especificada.

a) Apenas I, II e III estão corretos.

b) Apenas II, III e IV estão corretos.

c) Apenas I, III e IV estão corretos.

d) Todos os itens estão corretos.

e) Todos os itens estão errados

04 - [SD PM - 2018] Assinale a alternativa que preserva

a relação entre as ideias expressas na frase a seguir.

O INQUÉRITO JÁ FOI INSTAURADO, MAS A VÍTIMA AINDA NÃO DEPÔS.

a) O inquérito foi instaurado antes de a vítima depor.

b) O inquérito já foi instaurado, embora a vítima ainda tenha deposto.

c) A vítima ainda não depôs, pois o inquérito já foi instaurado.

d) Como o inquérito já foi instaurado, a vítima ainda não depôs.

e) Se o inquérito já foi instaurado, a vítima ainda não depôs.

05 - [SD PM - 2018] Observe o seguinte período.

Outra opção era fazer com que as próprias teles fizessem o rastreamento, mas, nesse caso, seria necessário recompensar financeiramente essas empresas por cada [sic] pedido de rastreamento. No que se refere às regras prescritas pela norma padrão a respeito do emprego dos sinais de pontuação, assinale a alternativa correta relativa a esse período.

a) O conectivo mas está entre vírgulas para indicar uma pausa maior que a convencional.

b) O uso de três vírgulas nesse período é desnecessário, pois não há obrigatoriedade sintática para isso.

c) A única vírgula de uso obrigatório no período é a que está proposta ao conectivo mas.

(3)

d) A vírgula que antecede o conectivo mas é facultativa. Nesse caso, pode-se retirá-la sem prejuízo para organização textual do período.

e) A expressão nesse caso está deslocada, o que justifica estar entre vírgulas.

Leia o texto abaixo e resolva as questões seguintes (de 6 a 10):

Fragmentos

Os livros são objetos frágeis. Suscetíveis a diversas ameaças naturais – traças, inundações, incêndios -, têm de enfrentar ainda as mais destrutivas paixões humanas: o fanatismo religioso e a censura ideológica. O ensaísta venezuelano Fernando Báez traça um assustador painel histórico da eliminação de bibliotecas. São documentados cinco milênios do que ele chama de “memoricídio”. Nunca houve uma época histórica sem alguma forma de perseguição aos livros (e, por extensão, a seus autores). Mais perturbador é constatar que não são só os brutos e ignorantes que acendem as fogueiras. O típico destruidor de livros, pelo contrário, é um erudito que conhece em profundidade determinada tradição religiosa ou ideológica – e que por isso mesmo deseja banir qualquer dissidência. Até mesmo Platão teria destruído, segundo testemunhos, a obra de filósofos rivais.

Especialista na conservação de bibliotecas, Sáez é consultor da Unesco e sua obra é um exaustivo inventário da destruição cultural. O trajeto histórico do livro começa no que hoje é o Iraque. Foi naquela região que apareceram as primeiras evidências da escrita, em tabletas de argila produzidas pelos sumérios, há cerca de 5 000 anos. Sítios arqueológicos da época já revelaram tabletas destruídas e queimadas, como resultado de ações de guerra. Também foi destruída a mais célebre biblioteca da Antiguidade na cidade egípcia de Alexandria que, fundada no século III a.C., tinha provavelmente o maior acervo de livros do mundo antigo. A causa de seu desaparecimento é matéria de controvérsia entre historiadores.

O fanatismo político tem tanto poder destrutivo quanto o religioso. No século XX, não há imagem mais simbólica do obscurantismo do que as fogueiras de livros na Alemanha nazista, em 1933. Joseph Goebbels, mentor ideológico da destruição, estudou filologia na Universidade de Heidelberg.

O livro termina com um capítulo sobre a Guerra do Iraque. Báez visitou o país pouco depois da invasão americana, em 2003, para aferir os danos causados ao patrimônio cultural iraquiano. Seu relato é desolador: museus, bibliotecas, sítios arqueológicos arrasados. Os danos começaram com os bombardeios, mas a devastação maior se deu quando os primeiros combates cessaram. Turbas enfurecidas saquearam e queimaram a Biblioteca Nacional e o Museu Arqueológico de Bagdá. O exército americano omitiu-se na defesa de um acervo de importância universal: o Iraque concentra peças de numerosas civilizações antigas, como os sumérios, os babilônios e assírios. Contrabandeados para fora do país, livros raros e peças arqueológicas alimentaram o mercado negro internacional. Do museu foram roubadas algumas tabletas de argila sumérias que estariam entre os primeiros livros da história. É uma melancólica ironia:

o primeiro grande “memoricídio” do século XXI aconteceu no lugar onde nasceu a palavra escrita.

(Adaptado de Jerônimo Teixeira, Veja, 31 de maio, 2006, p.114-5) 06 - [SD PM - 2018] A frase que resume corretamente o

texto é:

a) Autores perseguidos e obras queimadas devem caracterizar o século XXI, devido à Guerra do Iraque.

b) Obra de ensaísta aponta a destruição de livros em cinco milênios da História da civilização.

c) Historiadores divergem quanto às razões da destruição da mais famosa biblioteca da Antiguidade.

d) Ações de guerra entre civilizações sempre resultaram em sítios arqueológicos destruídos e queimados.

e) Mercado internacional de livros raros e de peças arqueológicas é alimentado por contrabando.

07 - [SD PM - 2018] Mais perturbador é constatar que

não são só os brutos e ignorantes que acendem as fogueiras. (1o parágrafo)

A afirmação transcrita acima está justificada no texto com

a) o registro da destruição de livros em todas as épocas de desenvolvimento da humanidade.

b) a constatação de que existem bibliotecas desde a Antiguidade, para testemunhar a evolução cultural do homem.

c) a descoberta das tabletas de argila, que seriam os primeiros livros da História, em um museu iraquiano.

d) a referência ao filósofo grego Platão e à queima de livros determinada pelo chefe nazista Joseph Goebbels.

e) a necessidade de proteger livros, por sofrerem as consequências do tempo e das guerras.

08 - [SD PM - 2018] Identifica-se relação de causa e

consequência, respectivamente, na frase:

a) O típico destruidor de livros é um erudito que conhece profundamente determinada tradição religiosa ou ideológica...

b) O trajeto histórico do livro começa no que hoje é o Iraque. Foi naquela região que apareceram as primeiras evidências da escrita...

c) na cidade egípcia de Alexandria que, fundada no século III a.C., tinha provavelmente o maior acervo de livros do mundo antigo.

d) Os danos começaram com os bombardeios, mas a devastação maior se deu quando os primeiros combates cessaram.

e) Contrabandeados para fora do país, livros raros e peças arqueológicas alimentaram o mercado negro internacional.

09 - [SD PM - 2018] A expressão do texto que tem o

sentido mais próximo do termo “memoricídio”, que aparece no 1o e no último parágrafo, é

a) censura ideológica.

b) fanatismo religioso.

c) destruição cultural.

d) ações de guerra.

(4)

10 - [SD PM - 2018] traças, inundações, incêndios – (1o

parágrafo) A função atribuída ao segmento acima pelos travessões que o isolam é o mesmo que se observa no emprego

a) dos dois pontos para introduzir o fanatismo religioso e a censura ideológica, no 1o parágrafo.

b) dos parênteses que isolam a frase (e, por extensão, a seus autores), no 1o parágrafo.

c) das vírgulas que separam o segmento: “fundada

no século III a.C”, no 2o parágrafo.

d) dos dois pontos do segmento: “Seu relato é desolador: museus, bibliotecas, sítios arqueológicos arrasados”, no 4o parágrafo.

e) das aspas que assinalam a palavra “memoricídio”, no 1o parágrafo.

11 - [SD PM - 2018] assinale a alternativa que preenche

corretamente as lacunas do texto a seguir, observando, para isso, a acentuação, as relações e regras de concordância e regência (incluindo crase) e uso de homônimos ou formas variantes: Não sei dizer __________ partidas do time _______ torço eu já assisti. Só sei que, ______ cada “peleja”, parece que os jogadores ______ demonstrando menos “amor ___ camisa” e menos capacidade de articular e concluir jogadas. Isso me leva a ______ em ________ o valor do futebol para a minha vida e a questionar-me __________ das razões __________ continuo, _____ quartas ou quintas e aos domingos, a contar horas e minutos que _______ para o início dos jogos.

a) Quantas; que; a; vem; à; pôr; xeque; há cerca; porque; às; falta.

b) À quantas; o qual; à; vêm; à; por; cheque; a cerca; por que; às; faltam.

c) A quantas; cujo; a; vêm; na; por; cheque; a cerca; porquê; as; faltam.

d) A quantas; pelo qual; a vêm; à; pôr; xeque; acerca; por que; às faltam.

e) Quantas; que; à; vem; à; pôr; xeque; acerca; porque; nas; faltam.

12 - [SD PM - 2018] Assinale a alternativa correta quanto

à concordância:

a) Embora houvessem três atacantes na área, nenhum deles conseguiram fazer gol.

b) Embora houvessem três atacantes na área, nenhum deles conseguiu fazer gol.

c) Ela começou a sentir medo, pois ainda faltavam bastantes quadras para chegar ao destino e a rua já estava meio deserta.

d) Ela começou a sentir medo, pois ainda faltava bastantes quadras para chegar ao destino e a rua já estava meia deserta.

e) Ela começou a sentir medo, pois ainda faltava bastante quadras para chegar ao destino e a rua já estava meio deserta.

13 - [SD PM - 2018] Considere o texto a seguir,

analisando os termos em destaque.

PRECONCEITO QUE SE CALA, LÍNGUA QUE DISCRIMINA.

No Brasil, a concentração de linguistas sobre a imposição do português foi muito bem-feita, de maneira que é tida como a língua homogênea da população. O extermínio dos

índios fez desaparecer centenas de línguas:

hoje sobrevivem cerca de 180, mas faladas por muito pouca gente, algumas já em vias de extinção. Durante boa parte do período colônia, a língua mais usada no Brasil foi a chamada “língua geral”, baseada no tupi antigo, que os jesuítas empregaram para catequizar os índios. A separação de língua e dialeto é essencialmente política. Com a expulsão dos jesuítas no século XVIII e a proibição do ensino em qualquer língua que não fosse o português, a língua geral desapareceu. É uma pena que não tenhamos uma riqueza linguística como no México, que possui mais de 50 línguas diferentes, sendo que o nahua é falado por cerca de 1 milhão de pessoas. Ainda assim, essas minorias linguísticas no Brasil estão cada vez mais reconhecendo seus direitos e lutando por eles. Escolha dente os termos destacados a seguir, aquele que tem função sintática distinta dos demais.

a) A contestação de linguistas.

b) O extermínio dos índios.

c) A expulsão dos jesuítas.

d) A separação de língua e dialeto.

e) A proibição do ensino.

14 - [SD PM - 2018] Assinale a opção em que a inversão

da ordem dos termos altera o sentido fundamental do enunciado:

a) era uma poesia simples / era uma simples poesia;

b) possuía um sentimento vago / possuía um vago sentimento;

c) olhava uma parasita mimosa / olhava uma mimosa parasita;

d) havia um contraste incrível / havia um incrível contraste;

e) bela canção/ canção bela.

15 - [SD PM - 2018] Há palavras escritas de modo

INCORRETO na frase:

a) O desrespeito aos objetos que testemunham o progresso cultural da humanidade culminou com saques e contrabando de obras raríssimas.

b) O caos provocado por situações e conflitos entre países atinge seu ápice quando se destrói um acervo de importantes documentos históricos.

c) Autores de relevo foram perseguidos em todas as épocas, acusados de disseminar ideias revolucionárias contra o sistema vigente.

d) Tropas invasoras nem sempre agem com a sencibilidade necessária quando se trata de preservar tezouros culturais da humanidade.

e) Obras valiosas foram destruídas em imensas fogueiras ateadas por líderes, cegos pelo radicalismo de suas convicções.

(5)

16 - [SD PM - 2018] Em relação ao comentário

gramatical, marque a opção incorreta:

a) Tenho a hombridade / Isso equivale a treinar. Tais vocábulos pertencem a classes de palavras distintas.

b) Os vocábulos “jibóia” e “história” são acentuados

pela mesma regra.

c) Fi-la porque era fácil. O termo destacado é um pronome oblíquo.

d) Como não veio, receberá falta. O termo

destacado não sofre alteração de sentido se substituído por “já que”.

e) Não aceito isso! O sujeito da oração é desinencial.

17 - [SD PM - 2018] Preencha corretamente as lacunas

e assinale a alternativa correspondente:

Chegou-se _______ ela e segredou-lhe algo_______ pressas, atento _______ qualquer manifestação face _______ousadia. a) à, às, a, aquela; b) a, as, à, aquela; c) a, às, a, àquela; d) à, às, à, aquela; e) à, as, a, aquela.

18 - [SD PM - 2018] A concordância foi desrespeitada na

frase:

a) Deve ser observado, apesar de tudo, o poder aquisitivo da população.

b) A Reunião, marcada nos meses de fevereiro e março, foi cancelada sem motivo.

c) Deve ser levado em conta a aplicabilidade do sistema penal.

d) Um dos médicos saiu assustado do centro cirúrgico.

e) São fundamentais algumas regras de segurança em trabalhos como este.

19 - [SD PM - 2018] Entregar-te-ei o documento.

Transpondo a frase acima para voz passiva analítica, temos:

a) O documento foi entregue a você.

b) Entregou-se o documento a você.

c) O documento será entregue a ti por mim.

d) O documento seria entregue a ti por mim.

e) O documento terá sido entregue a ti por mim.

20 - [SD PM - 2018] O segmento grifado na frase “Não

consegue enriquecer, embora trabalhe muito“ tem

sentido: a) concessivo b) de consequência c) de finalidade d) proporcional e) temporal

21 - [SD PM - 2018] O verbo deve permanecer no plural

para preencher corretamente a lacuna da frase:

a) Na madrugada_______ -se o silêncio da noite. (ouvir)

b) _______ – se aos empregados as tarefas do escritório. (Atribuir)

c) A enfermaria _______ em péssimas condições. (estar)

d) Não se _______ de rebeldia! (tratar)

e) ______ fácil aprender Português. (Ser)

22 - [SD PM - 2018] A expressão sublinhada em “Há um quer que seja de satânico na pupila da onça” funciona

como: a) substantivo; b) pronome; c) adjetivo; d) verbo. e) advérbio;

23 - [SD PM - 2018] Considere a colocação do pronome

“Te” nas três frases:

I - Eu te havia contado a história; II - Eu havia-te contado a história; III - Eu havia contado-te a história. Estão corretas: a) I, II e III; b) apenas I e II; c) apenas I e III; d) apenas II e III; e) apenas III.

24 - [SD PM - 2018] Assinale a relação cujas palavras,

em correspondência com as frases, preenchem convenientemente as respectivas lacunas:

não perguntei ___ essa funcionária mas ___ que usa óculos se daqui ____ pouco poderei vir retirar o salário que me devem ____ muito.

a) a - a - há – a; b) à - a - a – há; c) à - à - à – a; d) a - a - há - há;

e) a - à - a – há.

25 - [SD PM - 2018] Mal saiu, o telefone tocou. O termo

em destaque pode ser substituído, sem alteração de sentido por: a) Logo que b) À medida que c) Como d) Já que e) Desde que MATEMÁTICA

26 - [SD PM - 2018] Três navios fazem viagens entre

dois portos. O primeiro a cada 4 dias, o segundo a cada 6 dias e o terceiro a cada 9 dias. Se esses navios partirem juntos, depois de quantos dias voltarão a sair juntos, novamente? a) 19 b) 21 c) 25 d) 36 e) 60

27 - [SD PM - 2018] Três trabalhadores devem dividir R$

1.200,00 referentes ao pagamento por um serviço realizado. Eles trabalharam 2, 3 e 5 dias respectivamente e devem receber uma quantia diretamente proporcional

(6)

ao número de dias trabalhados. Quanto deverá receber o que trabalhou mais tempo?

a) R$ 240,00

b) R$ 360,00

c) R$ 600,00

d) R$ 840,00

e) R$ 1200,00

28 - [SD PM - 2018] Um muro de 12 metros foi construído

utilizando 2 160 tijolos. Caso queira construir um muro de 30 metros nas mesmas condições do anterior, quantos tijolos serão necessários?

a) 300 tijolos.

b) 900 tijolos.

c) 1200 tijolos.

d) 3200 tijolos.

e) 5400 tijolos.

29 - [SD PM - 2018] A diagonal de um retângulo mede

10 cm, e um de seus lados mede 8 cm. A área desse retângulo mede: a) 40 cm² b) 48 cm² c) 60 cm² d) 70 cm² e) 80 cm²

30 - [SD PM - 2018] Com relação às propriedades do

conjunto dos números naturais observe as afirmações a seguir:

I- No conjunto dos números naturais existe um elemento neutro para a multiplicação que é o 1.

II – Ao dividirmos dois números naturais quaisquer o resultado encontrado sempre estará no conjunto dos números naturais.

III – A ordem das parcelas em uma soma de números naturais não altera essa soma. Após analisar as afirmações, podemos concluir que são VERDADEIRAS:

a) Apenas I.

b) Apenas II

c) Apenas III.

d) Apenas II e III.

e) Apenas I e III.

31 - [SD PM - 2018] Uma máquina gasta 10 metros de

linha para a produção de 100 camisas. Se os gastos com linha são proporcionais à quantidade de camisas produzidas, o número de camisas necessárias para se gastar 1.110 m de linha é de:

a) 110

b) 1100

c) 11000

d) 11100

e) 110000

32 - [SD PM - 2018] Um canil tem forma quadrada com

cada lado medindo 5m. Desejasse aumentar igualmente todos os lados de modo que a área do novo canil seja

24m2 maior que a inicial. Quantos metros devem ser

acrescentados em cada lado do canil?

a) 12 metros.

b) 8 metros.

c) 6 metros.

d) 3 metros.

e) 2 metros.

33 - [SD PM - 2018] A distância entre os muros laterais

de um lote retangular é exatamente 12 metros. Sabendo que uma diagonal desse lote mede 20 metros, qual é a medida do portão até o muro do fundo?

a) 8 metros

b) 10 metros

c) 12 metros

d) 14 metros

e) 16 metros

34 - [SD PM - 2018] Numa prova de 50 questões, um

aluno fez 152 pontos. Sabe-se que ele ganhava 5 pontos para cada resposta certa e perdia 2 pontos para cada resposta errada. Quantas respostas ele errou?

a) 36.

b) 28.

c) 14.

d) 12.

e) 6.

35 - [SD PM - 2018] Dois navios partem de um mesmo

ponto, no mesmo instante, e viajam em direções que formam um ângulo reto. Qual a distância entre eles após uma hora de viagem, sabendo que o primeiro percorre 30 km a cada hora e o segundo percorre 10 km a mais que o primeiro a cada hora da viagem? a) 50 km. b) 60 km. c) 70 km. d) 80 km. e) 90 km.

36 - [SD PM - 2018] Observe que nos dois primeiros

pares de palavras dadas a palavra da direita foi obtida da palavra da esquerda segundo determinado critério. Descubra esse critério para encontrar a palavra que deve ser colocada no lugar do ponto de interrogação.

Aumento → nem Governo → rev Planeta → ? a) ane b) ate c) nal d) ena e) ten

(7)

37 - [SD PM - 2018] Alguns alunos que faltam muito às

aulas são reprovados no curso. Leonardo falta muito às aulas. Logo:

a) Leonardo será reprovado no curso.

b) Leonardo não será reprovado no curso.

c) Nada se pode afirmar sobre Leonardo.

d) Todos os alunos que faltam muito são reprovados.

e) Nenhum aluno que falta muito às aulas é aprovado.

38 - [SD PM - 2018] Foi realizada uma pesquisa para

avaliar o perfil dos consumidores em relação a determinadas marcas de sabão em pó. Os resultados obtidos estão representados no gráfico a seguir:

Analisando o gráfico, podemos concluir que a porcentagem de entrevistados que declararam usar a marca mais citada na entrevista foi:

a) 60%.

b) 50%.

c) 40%.

d) 30%.

e) 20%

39 - [SD PM - 2018] Dois ciclistas saem juntos, no

mesmo instante e no mesmo sentido, do mesmo ponto de partida de uma pista circular. O primeiro dá uma volta em 132 segundos e o outro em 120 segundos. Calcule os minutos que levarão para se encontrar novamente.

a) 1.320

b) 132

c) 120

d) 60

e) 22

40 - [SD PM - 2018] Um certo capital aplicado a uma taxa

de juros simples, depois de 5 meses transformou-se em R$ 275,00. Este capital diminuído dos juros ganhos nesse prazo, reduz-se a R$ 225,00. Com base nestas informações, o valor do capital aplicado é:

a) R$ 270,00. b) R$ 265,30. c) R$ 250,00. d) R$ 330,00. e) R$ 325,00. INFORMÁTICA

41 - [SD PM - 2018] Um usuário de um computador com

o sistema operacional Windows tem acesso aos seguintes arquivos:

A – arquivo armazenado em um pen drive.

B – arquivo armazenado em um disco HD interno. C – arquivo armazenado em um disco HD externo. D – arquivo armazenado em um disco HD de outro computador ligado em rede.

A relação que apresenta apenas arquivos que não são colocados na pasta Lixeira após a exclusão é:

a) A e D. b) C e D. c) B e C. d) A e C. e) B e D.

42 - [SD PM - 2018] Utilizando o console de uma

distribuição Linux, um usuário executou, em um diretório específico, o comando ls –1 e obteve como saída a seguinte linha.

–rw–r– –r– – 2 iff iff 4096 abr 17 18:21 docentes.pdf

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que

a) rw–r– –r– – se refere às permissões sobre o

arquivo docentes.pdf.

b) docentes.pdf é um arquivo do tipo executável.

c) o primeiro termo iff se refere a um diretório, enquanto o segundo termo iff se refere ao usuário que criou esse diretório.

d) 4096 se refere à quantidade de usuários que acessaram o arquivo docentes.pdf.

e) todos os usuários que fazem parte do grupo iff podem editar o arquivo docentes.pdf.

43 - [SD PM - 2018] Considerando as teclas de atalho

para controlar documentos e janelas no Libre Office, relacione corretamente o atalho com a respectiva função, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I. Coluna I 1. Ctrl + O 2. Ctrl + H 3. Ctrl + Q 4. Ctrl + P Coluna II

(__) Chama a caixa de diálogo Localizar e Substituir. (__) Imprime um documento.

(__) Abre um documento. (__) Sai do aplicativo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 3, 4, 2, 1.

b) 4, 1, 3, 2.

c) 3, 2, 4, 1.

d) 2, 4, 1, 3.

(8)

44 - [SD PM - 2018] Considere a seguinte planilha

editada no MS-Excel 2016 (em português e em sua configuração padrão).

Ainda, as seguintes fórmulas foram inseridas nas células A6, B6 e C6.

A6: =SOMA(A1:C4) B6: =MÁXIMO(B1:B4) C6: =A6+B6

O resultado produzido na célula C6 foi:

a) 37 b) 35 c) 36 d) 33 e) 34 45 - [SD PM - 2018] A barra de ferramentas de

formatação do aplicativo de gestão de planilhas eletrônicas Calc, do pacote LibreOffice, possui diversas formatações de números que podem ser executados a partir de ícones fixados nas barras de ferramentas. Alguns exemplos desses ícones são apresentados na figura abaixo. Seguindo a sequência da figura, do lado esquerdo para o lado direito, selecione a opção correta que define os nomes dos ícones da barra de ferramenta.

a) Abrir Calculadora, porcentagem, data, exponencial, padrão, adiciona casa decimal, retira casa decimal.

b) Moeda, porcentagem, data, notação científica, padrão, adiciona casa decimal, retira casa decimal.

c) Moeda, porcentagem, data, exponencial, padrão, adiciona casa decimal, retira casa decimal.

d) Abrir Calculadora, porcentagem, data, notação científica, padrão, adiciona casa decimal, retira casa decimal.

e) Abrir Calculadora, porcentagem, data, exponencial, transformar formato, adiciona casa decimal, retira casa decimal.

46 - [SD PM - 2018] No MS-Excel 2016 (em português e

em sua configuração padrão), considere a função SE. Assinale a alternativa que apresenta a sintaxe correta de uso da função SE

a) SE (condição_1; condição_2; valor_1; valor_2)

b) SE (teste_lógico; valor_se_falso; valor_se_verdadeiro)

c) SE (teste_lógico; valor)

d) SE (condição_1; condição_2; valor)

e) SE (teste_lógico; valor_se_verdadeiro; valor_se_falso)

47 - [SD PM - 2018] A impressora presente em vários

POS e ATMs para emissão de cupons fiscais e extratos bancários é do tipo a) ato de tinta. b) Plotter. c) mpacto. d) Laser. e) Térmica.

48 - [SD PM - 2018] Acerca da manipulação de pastas e

arquivos no MS Windows 7, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Tanto o nome de arquivos quanto nomes de pastas só podem conter até 255 caracteres.

b) O nome de um arquivo não pode conter os caracteres: | * / \ : “ < > ?

c) O MS Windows é Case-Sentitive, ou seja, ele faz diferença entre minúsculas e maiúsculas, ao definir o nome de pastas e arquivos.

d) A extensão, geralmente associada a um arquivo, auxilia a identificar o tipo de arquivo e o programa que consegue executá-lo.

e) Não é possível haver dois ou mais arquivos com o mesmo nome, dentro da mesma pasta.

49 - [SD PM - 2018] No MS-Word 2010, em sua

configuração padrão, a partir da aba ________, no grupo _________ , o ícone que permite adicionar uma Caixa de Texto, em um documento que está sendo editado é ________ .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto. a) b) c) d) e)

50 - [SD PM - 2018] Observe o grupo Ajustar, ilustrado a

seguir, extraído do MS-PowerPoint 2010, na sua configuração padrão.

O grupo Ajustar pertence à guia ___________ , que fica disponível para o usuário quando uma ___________ é selecionada na apresentação.

Assinale a alternativa contendo as informações que preenchem corretamente as lacunas, na ordem em que são apresentadas.

a) Ferramentas de Imagem ... forma geométrica

b) Exibição ... caixa de texto

c) Animações ... forma geométrica

d) Ferramentas de Desenho ... imagem

e) Ferramentas de Imagem ... imagem

51 - [SD PM - 2018] Os computadores em redes IPv6

são identificados por um conjunto de algarismos conhecidos como endereços IP. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta um endereço IPv6 incorreto.

a) 2001:0DH8:000:000:130G:000:000:140B

b) 2001: DB8:0:54::

(9)

d) 2001:DB8:0:54:0:0:0:0

e) 2001:DB8::130F:0:0:140B

52 - [SD PM - 2018] Com relação aos conceitos sobre

Intranet, Internet e os protocolos envolvidos nessas tecnologias, assinale a única alternativa INCORRETA.

a) O protocolo FTP permite realizar transferência de arquivos entre diferentes computadores.

b) HTTPS é um protocolo de comunicação seguro, utilizado para entregar mensagens de correio eletrônico na Internet.

c) A Intranet é uma rede de computadores privada dentro de uma organização.

d) O padrão TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação utilizados na Internet.

e) O protocolo IP é responsável por endereçar e encaminhar pacotes que trafegam pela rede mundial de computadores.

53 - [SD PM - 2018] Um usuário precisa acessar um

sistema online que registra Boletim de Ocorrência. Para tanto, deseja certificar-se de que o acesso ao site é seguro para fornecer credenciais de acesso. No Google Chrome, versão 55, um endereço de uma página da internet é considerado seguro quando iniciado por

a) ftps://

b) dn://

c) dns://

d) https://

e) http://

54 - [SD PM - 2018] Relacione os programas maliciosos

listados na coluna 1 com a respectiva descrição na coluna 2. Coluna 1 1. vírus 2. verme 3. cavalo de Troia 4. flooders Coluna 2

(__) Programa que contém alguma funcionalidade adicional inesperada.

(__) Sobrecarrega a comunicação da internet/rede e visa a diminuir o desempenho geral do sistema do PC afetado, causando ataques de negação de serviço. (__) Programa que se propaga sem depender de outro programa.

(__) Anexa-se a um programa, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores.

a) 1 – 2 – 3 – 4 b) 3 – 4 – 2 – 1 c) 2 – 4 – 3 – 1 d) 3 – 4 – 1 – 2 e) 4 – 3 – 2 – 1

55 - [SD PM - 2018] Em relação aos conceitos sobre

aplicativos para segurança, relacione as descrições da coluna de cima direita com os conceitos apresentados na coluna de baixo.

1) Antivírus 2) Firewall 3) Antispyware

(__) Sistema ou programa que bloqueia conexões indesejadas na Internet.

(__) Programa que detecta e elimina do sistema programas espiões, ou spywares.

(__) Programa que detecta e elimina vírus e Cavalos de Tróia do computador.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 1, 3 e 2. b) 2, 1 e 3. c) 2, 3 e 1. d) 3, 1 e 2. e) 3, 2 e 1. ATUALIDADES

56 - [SD PM - 2018] Lançado no Fórum Mundial da

Água, o documento apresenta dez diretrizes para o reconhecimento do acesso à água como direito fundamental. O documento elaborado servirá para orientar magistrados de todo o mundo no julgamento de casos relacionados ao acesso da população à água. Que documento é esse?

Fonte: https://g1.globo.com

a) Leis Ambientais da Água.

b) Cartilha da Água.

c) Diretrizes da Água Brasileira.

d) Carta de Brasília.

e) Lei de Bases.

57 - [SD PM - 2018] Em outubro de 2017 o Brasil firmou

acordo de segurança nas fronteiras com países do Cone Sul, e dentre os acordos, ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, também firmou um acordo bilateral para trocar informações, mapear fronteiras e combater crimes como o narcotráfico e tráfico de armas. Com que país esse acordo bilateral foi firmado?

Fonte: http://www.brasil.gov.br/governo/planalto/ a) Bolívia. b) Argentina. c) Chile. d) Paraguai. e) Equador.

58 - [SD PM - 2018] Há tempos o Brasil vem firmando

acordos com países que faz fronteira, para manter o controle da segurança nessas regiões. Em maio de 2018, o país firmou acordos com um dos países fronteiriços. Nos acordos foram assegurados questões de segurança, facilitação de investimentos, educação e agricultura. Que país é esse?

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br a) Paraguai. b) Suriname. c) Bolívia. d) Venezuela. e) Guiana Francesa.

(10)

59 - [SD PM - 2018] No ano de 2017 foi constatado que

cerca de metade da população brasileira não possui coleta de esgoto. Foi observada também uma discrepância nos índices relacionados aos estados brasileiros. Sobre essa discrepância, um dos fatores apontados foi:

Fonte: https://g1.globo.com

a) falta de políticas públicas.

b) falta de mão de obra especializada.

c) falta de interesse popular.

d) verbas sem destinação de investimentos.

e) as desigualdades sociais.

60 - [SD PM - 2018] Em março de 2018 aconteceu o

Fórum Mundial da Água, maior do mundo sobre o tema e organizou mais de 300 mesas de debate ao longo de cinco dias e o Brasil teve participação ativa no evento. Em qual cidade o Fórum ocorreu?

Fonte: https://g1.globo.com a) Madrid. b) Londres. c) Santiago. d) Brasília. e) São Paulo.

61 - [SD PM - 2018] Em janeiro de 2018 foi divulgado

que o Brasil recebeu rebaixamento na nota de risco. Foi da agência americana Standard and Poor's, que colocou o Brasil mais distante da lista de países seguros para se investir. Um dos motivos alegados para esse resultado é o/a:

Fonte: g1.globo.com

a) A crise da água.

b) A reforma no Ensino Médio.

c) A crise carcerária no Brasil.

d) Insatisfação popular com os rumos políticos.

e) Demora em aprovar a reforma da previdência.

62 - [SD PM - 2018] No ano de 2017 a Lei do

Saneamento Básico completou 10 anos. E segundo os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) divulgados naquele ano, qual a porcentagem de brasileiros que tem acesso à coleta de esgoto?

Fonte: https://g1.globo.com a) 98,4% b) 5,5% c) 50,3% d) 35% e) 80%

63 - [SD PM - 2018] “Experimento internacional quer

descobrir se aumento de emissões de CO2 pode ajudar vegetação a crescer e a combater os efeitos do aquecimento global.” No ano de 2017 tal experimento iniciou-se no Brasil. Em que território ele está sendo realizado? Fonte: https://g1.globo.com a) Floresta Amazônica. b) Mata Atlântica. c) Pantanal sul-mato-grossense. d) Pantanal mato-grossense. e) Região do Chaco.

64 - [SD PM - 2018] Assunto tratado como “tendência

ambiental” no ano de 2018 e que está sendo defendido como um Direito que seja regulamentado em lei:

Fonte: https://www.conjur.com.br a) As matas. b) A água. c) O gás carbônico. d) O oxigênio. e) A Mata Atlântica.

65 - [SD PM - 2018] Em março de 2018, com o objetivo

de unificar as polícias e os sistemas de segurança do país, o Congresso Nacional aprovou a proposta que tem como objetivo criar sistemas de compartilhamento de informação entre as forças policiais e entre os estados, e a criação de um banco de dados nacional sobre o crime. Qual o nome desse novo sistema aprovado? Fonte: http://folha.uol.com.br

a) Sistema Aprimorado de Segurança.

b) Sistema Tecnológico de Segurança Pública.

c) Sistema Único de Segurança Pública.

d) Sistema Unilateral de Segurança Nacional.

e) Sistema Informativo de Segurança.

66 - [SD PM - 2018] Em janeiro de 2017, eclodiu uma

série de rebeliões em diversos presídios brasileiros, sendo gerado o que foi denominado de “crise do sistema carcerário brasileiro”. Diante da crise, o Ministério da Justiça anunciou a criação de um Grupo Nacional de Intervenção Penitenciária para atuar dentro dos presídios, em conjunto com as forças policiais estaduais. Entre os problemas que mais se destaca em relação à situação dos presídios brasileiros, sendo o gerador dessas rebeliões, podemos apontar o(s)/a(s):

Fonte: http://www.ebc.com.br

a) Superlotação.

b) Mortes a esclarecer.

c) Crise das Polícias.

d) Conflitos em redes.

e) Abandono carcerário.

67 - [SD PM - 2018] De acordo com o último Atlas da

Violência, publicado em 2018, pela primeira vez na história o Brasil chega a um patamar tão grande em relação aos índices de mortes a cada 100 mil habitantes, contabilizando a taxa de:

Fonte: https://g1.globo.com

a) 5 assassinatos por 100 mil habitantes.

b) 30 assassinatos por 100 mil habitantes.

c) 200 assassinatos por 100 mil habitantes.

d) 10 assassinatos por 100 mil habitantes.

e) 100 assassinatos por 100 mil habitantes.

68 - [SD PM - 2018] De acordo com o último Atlas da

Violência, publicado em 2018, nos últimos dez anos a taxa de violência que mais cresceu no Brasil foi no estado do/de:

Fonte: https://g1.globo.com

a) Mato Grosso do Sul.

b) Rio de Janeiro.

c) São Paulo.

d) Alagoas.

(11)

69 - [SD PM - 2018] De acordo com o último Atlas da

Violência, publicado em 2018, nos últimos dez anos a taxa de violência que mais caiu no Brasil foi no estado do/de:

Fonte: https://g1.globo.com

a) Sergipe.

b) Alagoas.

c) Mato Grosso do Sul.

d) São Paulo.

e) Paraná.

70 - [SD PM - 2018] A extensão continental das

fronteiras brasileiras coloca a tecnologia como elemento fundamental para aumentar o controle do fluxo de drogas e armas. Na atualidade, muito se discute sobre o projeto iniciado em 2012, como grande aposta para enfrentar o desafio, que hoje só cobre 660 quilômetros — cerca de 4% das fronteiras nacionais. Que projeto é esse?

Fonte: https://oglobo.globo.com

a) Sistema de Monitoramento das Fronteiras Brasileiras.

b) Sistema Integrado de Regulamentação de Fronteiras.

c) Sistema Único de Segurança Fronteiriça.

d) Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras.

e) Sistema Integralizado de Fronteiras Brasileiras.

ESPECÍFICO

71 - [SD PM - 2018] São manifestações essenciais do

valor policial-militar com EXCEÇÃO de:

a) a fé na elevada missão da Polícia Militar.

b) o civismo e o culto das tradições históricas.

c) o espírito de corpo, orgulho do policial-militar pela Organização onde serve.

d) o amor à profissão policial-militar e o entusiasmo com que é exercida.

e) amar a verdade e a responsabilidade com fundamento da dignidade pessoal;

72 - [SD PM - 2018] O direito de recorrer na esfera

administrativa prescreverá: em ___________dias corridos, a contar do recebimento da comunicação oficial, quanto ao ato que decorra da composição de quadro de acesso, _________________dias corridos nos demais casos. O período de reconsideração, a queixa e a representação não podem ser feitos coletivamente.

a) 15 (quinze), em 120 (cento e vinte).

b) 20 (vinte), em 100 (cem).

c) 10 (dez), em 120 (cento e vinte).

d) 15 (quinze), em 100 (cem).

e) 30 (trinta), em 120(cento e vinte).

73 - [SD PM - 2018] Sobre o disposto nos incisos do art.

5º da Constituição Federal, é INCORRETO afirmar que é..

a) garantida a liberdade de associação para fins lícitos, porém, ninguém é obrigado a associar-se ou a permanecer associado.

b) permitido se reunir pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização ou prévio aviso, desde que a iniciativa não

frustre outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.

c) livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

d) assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nos estabelecimentos penitenciários.

e) livre a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas, independentemente de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.

74 - [SD PM - 2018] Licença é a autorização para o

afastamento total do serviço, em caráter temporário, concedida ao policial-militar obedecidas as disposições legais e regulamentares. São licenças previstas na legislação Policial Militar, EXCETO:

a) Licença para gestante e paternidade.

b) Licença para tratar de saúde de pessoa da família.

c) Licença para tratar de saúde.

d) Licença para tratar de interesse particular.

e) Licença para tratar de interesse coletivo.

75 - [SD PM - 2018] Em relação à condição do policial

militar “na ativa”, assinale a alternativa CORRETA.

a) São os policiais militares de carreira, os alunos de órgãos de formação policial militar e os reformados.

b) São os policiais militares de carreira; os alunos de órgãos de formação policial militar; os convocados e designados; e os incluídos na PM, voluntariamente, durante os prazos a que se obrigarem a servir.

c) São todos os policiais militares de carreira, os alunos de órgãos de formação policial militar; e os policiais militares da reserva remunerada, exceto os reformados.

d) São todos os policiais militares de carreira, os alunos de órgãos de formação policial militar, reformados e os incluídos na PM, voluntariamente, durante os prazos a que se obrigarem a servir.

e) Os policiais militares da reserva remunerada e reformados.

76 - [SD PM - 2018] A segurança pública, dever do

Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Acerca da segurança pública, assinale a alternativa correta.

a) Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, inclusive as militares.

b) Uma das atribuições da polícia ferroviária federal é realizar o patrulhamento ostensivo das rodovias federais.

c) As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, as forças auxiliares e a reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis, diretamente ao Presidente da República.

d) Uma das atribuições da polícia federal é exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras.

(12)

e) Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas a apurar infrações penais contra a ordem política e social.

77 - [SD PM - 2018] A CF, em seu art. 144, apresenta

o rol dos órgãos encarregados da segurança pública. Esse rol é

a) taxativo para a União e inaplicável aos estados e ao Distrito Federal.

b) taxativo para a União e exemplificativo para os

c) estados e o Distrito Federal.

d) exemplificativo para a União e taxativo para os estados e para o Distrito Federal.

e) taxativo para a União, para os estados e para o Distrito Federal.

f) exemplificativo para a União, para os estados e para o Distrito Federal.

78 - [SD PM - 2018] Em relação aos militares dos

Estados, é possível afirmar que:

a) os oficiais somente podem perder o posto e a patente como efeito da condenação por crime militar;

b) as praças somente podem perder a graduação como efeito da condenação por crime militar;

c) as praças somente podem perder a graduação por decisão do tribunal competente;

d) os oficiais, condenados a pena privativa de liberdade superior a um ano, devem ter a sua dignidade no oficialato julgada pelo tribunal competente;

e) as praças podem perder a graduação por força de decisão administrativa, ainda que o fato também seja considerado crime militar.

79 - [SD PM - 2018] Assinale a alternativa correta:

a) Servidores públicos militares em greve podem ocupar quartéis da Polícia Militar e instalações do Poder Judiciário, se tal ocupação se limitar a tempo razoável e se destinar exclusivamente a garantir o êxito do seu movimento trabalhista.

b) O exercício do direito à obtenção de certidões, para a defesa de direitos, não pode ser obstado pela exigência de taxas.

c) O direito de filiação partidária do servidor público militar equivale, em todos os aspectos, ao do estrangeiro que se naturalizou cidadão brasileiro.

d) A licença-maternidade não é extensível à servidora que mantenha, no momento do parto, união com pessoa do mesmo sexo.

e) O exercício do direito à obtenção de certidões, para a defesa de direitos, pode ser obstado pela exigência de taxas.

80 - [SD PM - 2018] 2. De acordo com a Constituição

Federal, dentre os direitos e garantias individuais e coletivos, considera-se crime inafiançável e imprescritível a prática...

a) da tortura e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático, apenas.

b) do racismo, bem como a tortura e o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins.

c) do racismo, bem como a tortura, apenas.

d) da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e a ação de grupos armados, civis ou

militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

e) do racismo e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

(13)

Referências

Documentos relacionados

Verificar, na capa deste caderno, se seu nome está correto. A prova deverá ser feita com caneta de tinta azul ou preta. Escrever, com letra legível, tanto as respostas das questões

Ela estava com soluço. E como se não bastasse a claridade das duas horas, ela era ruiva. Na rua vazia as pedras vibravam de calor - a cabeça da menina

Como a base desta “receita” mistura um ou mais tipos de grânulos, a sua aplicação ao corpo, com suaves técnicas de massagem, garante a remoção das células mortas/secas

 Na Folha de Respostas, assinale a alternativa que julgar correta para cada questão e responda usando caneta esferográfica de tinta preta ou azul..  Mais de uma letra

❖ Na Folha de Respostas, assinale a alternativa que julgar correta para cada questão e responda usando caneta esferográfica de tinta preta ou azul.. ❖ Mais de uma letra

A consultoria prestada pela empresa BIOTOPOS – GEOPROCESSAMENTO E MEIO AMBIENTE, foi desenvolvida de novembro de 2011 a maio de 2012 com o objetivo de elaborar o mapa de uso

A proibição é exclusiva, nas mesmas condições, aos parentes de empregados dos órgãos do SESC ou do SENAC (Capítulo X, art. O candidato que mesmo preenchendo as

Distribuição das médias da pressão ocular das últimas medidas pós-operatórias (em mmHg), com ou sem medicação, segundo o tipo de glaucoma, de olhos de pacientes com