• Nenhum resultado encontrado

Contestação (Modelo 1) EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA...ª VARA DO TRABALHO DA CIDADE E COMARCA DE... DO ESTADO DE...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Contestação (Modelo 1) EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA...ª VARA DO TRABALHO DA CIDADE E COMARCA DE... DO ESTADO DE..."

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

MODELO 01

Modelos de respostas

Contestação (Modelo 1)

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA ...ª VARA DO TRABALHO DA CIDADE E COMARCA DE ... DO ESTADO DE ... .

Processo n. ...

“B”, com inscrição no CNPJ/MF n. ..., estabelecida no ende-reço da Rua ..., n. ..., bairro ..., na Cidade e Comarca ..., Estado ..., CEP ..., por seu advogado que esta subscreve, com endereço profis-sional na Rua ..., n. ..., bairro ..., na Cidade e Comarca ..., Estado ..., CEP ..., onde deverá receber as devidas intimações (procuração anexo), vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, apresentar:

CONTESTAÇÃO

Com base no artigo 847 da CLT, combinado com o artigo 300 do CPC, na Ação Trabalhista proposta por “A”, já qualificado no processo acima descrito, diante dos fatos e fundamentos a seguir expostos:

1. RESUMO DA AÇÃO TRABALHISTA

Ocorre que o reclamante, que exercia a função de gerente na loja, moveu Ação trabalhista em face da reclamada pleiteando equiparação com paradigma “C” – sendo que este último foi

(2)

contratado há mais de dois anos da contratação de “A” –, horas extras e reflexos, além da integração da assistência médica e odontológica no seu salário.

2. DA PREJUDICIAL DE MÉRITO 2.1. DA PRESCRIÇÃO QUINQUENAL

Este tópico trata da prescrição quinquenal protegida pela CLT. Ocorre que o reclamante laborou para a reclamada de 16/09/2004 até 11/11/2009.

Como fundamento legal, o artigo 11, I da CLT determina que o direito de ação quanto a créditos trabalhistas, prescreve em cinco anos para o trabalhador urbano, até o limite de dois anos após a extinção do contrato.

Como fundamento jurídico, conforme o artigo supracitado, este busca a garantia do bem social. Além disso, esse prazo pres-cricional deve ser respeitado, a fim de que o princípio do devido processo legal seja respeitado.

Por fim, requer a declaração da prescrição quinquenal sobre os direitos do reclamante e que o prazo anterior aos 5 anos contados do ajuizamento da ação sejam extintos com resolução de mérito.

3. DO MÉRITO

3.1. DO NÃO CABIMENTO DE HORA EXTRA PARA CARGO DE GERENTE

A reclamante, que foi demitida sem justa causa e recebeu suas verbas rescisórias, ingressou com Ação trabalhista em face da reclamada para pleitear horas extras, sendo que a mesma trabalhava como gerente e possuía uma jornada diária superior a oito horas.

(3)

Diante dos fatos, conforme o artigo 62, I da CLT, os gerentes não gozam dos adicionais de hora extra.

Como fundamentação jurídica, o artigo acima deve ser obedecido, posto que é uma regra legal, estando em consonância com o princípio constitucional do devido processo legal, que estabelece regras processuais.

Por fim, requer a improcedência do pedido da reclamante quanto ao adicional de hora extra.

3.2. DO NÃO CABIMENTO DA EQUIPARAÇÃO SA-LARIAL EM FACE DO PARADIGMA

A reclamante, que foi admitida em 16/09/04 e demitida em 11/11/09 apresentou como um de seus pedidos, a equiparação salarial em face do paradigma “C”, que foi contratado em 03/07/02, recebendo salário superior.

Como fundamento legal, o artigo 461, parágrafo 1° da CLT em sua parte final, determina que não haverá equiparação salarial entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço seja superior a dois anos.

Como fundamentação jurídica, diante da previsão legal supracitada, o princípio da legalidade deve ser atendido, no sen-tido de que não há que se falar em equiparação salarial a favor da reclamante.

Por fim, requer a improcedência do pedido da reclamante quanto à equiparação salarial em faço do paradigma.

3.3. DA NÃO OBRIGATORIEDADE DE INTEGRAÇÃO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLÓGICA A reclamante pede a integração da assistência médica e odontológica em seu salário.

(4)

Conforme artigo 458, parágrafo 2°, IV da CLT, a assistência médica e odontológica não serão consideradas como salário.

Como fundamentação jurídica, o artigo descrito anterior-mente busca definir quais valores devem e quais aqueles que não devem ser integrados, a fim de que determinadas utilidades con-cedidas pelo empregador não sejam consideradas como salário. Por derradeiro, requer a improcedência do pedido da recla-mante quando à integração da assistência médica e odontológica no salário da mesma.

Caso ocorra a condenação da reclamada, que sejam com-pensados todos os valores já pagos à reclamante, inclusive os fiscais e previdenciários.

Alega provar os fatos por todos os meios de provas e admi-tidos pelo Direito.

Nestes termos, Pede deferimento. Local e data.

(5)

MODELO 02

Contestação (Modelo 2)

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA ...ª VARA DO TRABALHO DA CIDADE E COMARCA DE ... DO ESTADO DE ... .

Processo n. ...

A empresa “B”, devidamente inscrita no CNPJ/MF n. ..., estabelecida no endereço da Rua ..., n. ..., bairro ..., na Cidade e Comarca ..., Estado ..., CEP ..., por seu advogado que esta subs-creve, com endereço profissional na Rua ..., n. ..., bairro ..., na Cidade e Comarca ..., Estado ..., CEP ..., onde deverá receber as devidas intimações (procuração anexo), vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, apresentar:

CONTESTAÇÃO

Com base nos artigos 847 da CLT c/c o art. 300 do CPC, nos autos da Reclamação Trabalhista proposta por “A”, ... (na-cionalidade), ... (estado civil), ... (profissão), nascido em .../.../..., RG n. ..., data de expedição .../.../... pela SSP..., CPF/MF n. ..., n. ... do PIS, CTPS n. ... e série, filho de ... (nome da mãe), residente e domiciliado no endereço da Rua ..., n. ..., bairro ..., na Cidade e Comarca ..., Estado ..., CEP ..., consubstanciado nos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

1. RESUMO DA RECLAMAÇÃO TRABALHISTA

O Reclamante “A” alega que foi contratado no ano de 2000, tendo sido dispensado em 2008.

(6)

No ano da dispensa, o Reclamante ajuizou Reclamação Trabalhista pleiteando hora de sobreaviso pela utilização de telefone celular nos finais de semana.

Ainda cabe ressaltar que o autor sempre trabalhou na cidade de São Paulo e ajuizou a ação na cidade de Goiânia, problema este que será discutido na exceção de incompetência que também será oposta.

2. PREJUDICIAL DE MÉRITO

2.1. DA PRESCRIÇÃO QUINQUENAL

O Reclamante foi contratado em 2000 e ajuizou a Reclamação Trabalhista em 2008.

Diante da omissão do Reclamante e com o objetivo de se evitar pedidos excessivos, a CF em seu art. 7°, inciso XXIX previu juntamente com o art. 11 da CLT a prescrição quinquenal, ou seja, a discussão processual está restrita aos cinco anos anteriores ao ajuizamento da ação.

Comungando com este entendimento a Súmula 308 do TST dispõe:

“I - Respeitado o biênio subsequente à cessação con-tratual, a prescrição da ação trabalhista concerne às pre-tensões imediatamente anteriores a cinco anos, contados da data do ajuizamento da reclamação e, não, as an-teriores ao quinquênio da data da extinção do contrato. (ex-OJ SDI-1 204) (Res. TST 129/05, DJ 20.04.2005)” Desta forma requer a extinção do processo com resolução do mérito.

Caso este Douto Juízo interprete não tratar-se de prescrição quinquenal e consequentemente extinção do processo com reso-lução do mérito, será abordado o exame do mérito.

(7)

3. MÉRITO

3.1. DO NÃO CABIMENTO DE HORA SOBREAVISO POR SE TRATAR DE USO DE CELULAR

O Reclamante pleiteia a hora de sobreaviso alegando a disponibilidade imposta pelo empregador através da utilização de telefone celular durante os finais de semana.

De acordo com o art. 244, § 2º da CLT entende-se como jornada de trabalho o tempo que o empregado esteve a disposição do empregador, consubstanciando em horas de sobreaviso, que deverá ser à razão de 1/3 do salário normal..

Ocorre que o empregado utilizou-se do telefone celular por livre e espontânea vontade, não se tratando de imposição da empresa.

Além disso, é de se ressaltar que a utilização de telefone celular ligado à empresa não caracteriza tempo a disposição do empregador, não fazendo jus o reclamante as horas de sobreaviso.

Coaduna com esse entendimento a jurisprudência:

“O uso do bip, telefone celular, “laptop” ligado à presa não caracterizam tempo a disposição do em-pregador, descabida a aplicação analógica das dispo-sições legais relativas ao sobreaviso dos ferroviários... (TST, RR 163.233/95.0 José Luiz de Vasconcellos, AC 3° T. 3475/96)”

Por ultimo requer deste Douto Juízo a improcedência das horas de sobreaviso, tendo em vista a utilização de celular não constituir a disponibilidade de tempo em relação à empresa.

Caso ocorra uma condenação da Reclamada que sejam compensados os valores já pagos ao Reclamante, inclusive os ficais e previdenciários conforme recibos e anexo.

(8)

Requer a improcedência da ação condenando o Reclamante ao pagamento das custas.

Alega provar os fatos por todos os meios de prova admitidos no Direito.

Nestes termos, Pede deferimento. Local e data.

(9)

MODELO 03

Exceção de incompetência relativa em razão do lugar (Modelo 1)

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA ...ª VARA DO TRABALHO DA CIDADE E COMARCA DE ... DO ESTADO DE ... .

Processo n. ...

“EMPRESA”, já devidamente qualificada no processo acima descrito que move EMPREGADO “A” em Reclamação Trabalhista, por seu advogado que esta subscreve (procuração em anexo), vem à presença de Vossa Excelência, e com fulcro no artigo 651 da CLT, combinado com artigo 112 do CPC, vem tempestivamente opor:

EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA RELATIVA EM RAZÃO DO LUGAR

Em face de EMPREGADO “A”, já devidamente qualificado, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

O excepto moveu reclamação trabalhista em face do ex-cipiente, pleiteando os títulos da reclamação trabalhista, ocorre que o excepto sempre laborou na Cidade de São Paulo/SP, propondo a reclamação trabalhista no Juízo de Salvador/BA.

Conforme o artigo 651 da CLT é claro ao dispor que no processo trabalhista se rege pelo lugar da prestação de serviços.

Desta forma, requer a remessa do processo para uma das varas de São Paulo/SP.

(10)

Nestes termos, Pede deferimento. Local e data.

(11)

MODELO 04

Exceção de incompetência relativa em razão do lugar (Modelo 2)

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA ...ª VARA DO TRABALHO DA CIDADE E COMARCA DE ... DO ESTADO DE ... .

Processo n. ...

“B” já qualificado no processo em epigrafe, por seu advo-gado que esta subscreve, na Reclamação Trabalhista proposta por “A”, vem tempestiva e respeitosamente à presença de Vossa Excelência, opor:

EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA RELATIVA EM RAZÃO DO LUGAR

Com base no art. 112 do CPC, utilizado subsidiariamente conforme o art. 769 da CLT, de acordo com os fatos e fundamentos a seguir expostos:

O Excepto sempre trabalhou na cidade de São Paulo, contudo a Reclamação Trabalhista foi ajuizada em Goiânia.

De acordo com o art. 651 da CLT a competência para julgar as reclamações trabalhistas deve ser no ultimo local da prestação de serviço, consubstanciando no caso em tela a cidade de São Paulo.

Nesse sentido a jurisprudência pátria coaduna:

Competência Territorial. Dissídio Individual-Fixação. A competência territorial da Justiça do Trabalho para

(12)

dissídio individual, como diretriz geral, firma-se em razão do local de prestação dos serviços do empregado demandante ou demandado – CLT. Art. 651.

Pelo exposto requer que seja acolhida a presente exceção remetendo a discussão para a Vara do Trabalho de São Paulo.

Nestes termos, Pede deferimento. Local e data.

(13)

MODELO 05

Reconvenção

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA ...ª VARA DO TRABALHO DA CIDADE E COMARCA DE ... DO ESTADO DE ... .

Processo n. ...

“EMPRESA”, devidamente inscrita no CNPJ/MF n. ..., sediada no endereço da Rua ..., n. ..., bairro ..., na Cidade e Co-marca ..., Estado ..., CEP ..., por seu advogado que esta subscreve (procuração anexo), com endereço profissional na Rua ..., n. ..., bairro ..., na Cidade e Comarca ..., Estado ..., CEP ..., local este onde recebe as devidas notificações, vem à presença de Vossa Excelência e com fulcro nos artigos 282 e 315do CPC, subsidiaria-mente com o artigo 769 da CLT propor:

RECONVENÇÃO

Em face de EMPREGADO “A”, ... (nacionalidade), ... (es-tado civil), ... (profissão), nascido em .../.../..., RG n. ..., data de expedição .../.../... pela SSP..., CPF/MF n. ..., n. ... do PIS, CTPS n. ... e série, filho de ... (nome da mãe), residente e domiciliado no endereço da Rua ..., n. ..., bairro ..., na Cidade e Comarca ..., Estado ..., CEP ..., pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos;

1. DO RESUMO DO CONTRATO DE TRABALHO O reconvindo foi contratado para laborar na reconvinte para exercer as funções de gerente, durante o seu contrato de

(14)

trabalho, o reconvindo fez um empréstimo junto a reconvinte de R$ 10.000,00, no entanto quando de sua demissão este empréstimo não foi quitado.

2. DO EMPRÉSTIMO NÃO QUITADO PELO RECON-VINDO

Quando de sua saída da reconvinte o reconvindo não quitou a dívida de R$ 10.000,00, ficando esta pendente a ser saudado no fim do contrato de trabalho.

No mesmo sentido do item supra citado os artigos 233 e 389 do CC, não deixam dúvidas, da obrigação de dar coisa certa que e o caso do mútuo.

Que o reconvindo seja condenado ao pagamento do em-préstimo não quitado com juros e correção monetária.

3. DO PEDIDO

Isto posto, além da procedência dessa reconvenção, requer: a) A condenação do reconvindo ao pagamento do

empréstimo com juros e correção monetária;

b) A condenação do reconvindo ao pagamento das custas.

4. REQUERIMENTOS FINAIS

Requer, por fim a intimação do reconvindo para que con-teste os itens supra arguidos no prazo legal e caso não faça que seja declarada a revelia e que seja decretada a pena de confissão. Além da expedição dos ofícios aos órgãos competentes a critério de Vossa Excelência.

(15)

Alega provar os fatos por todos os meios de provas admi-tidos em direito.

Dá-se à causa o valor de R$ 10.000,00 (Dez Mil Reais). Nestes termos,

Pede deferimento. Local e data.

(16)

MODELO 06

Exceção de suspeição

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA ...ª VARA DO TRABALHO DA CIDADE E COMARCA DE ... DO ESTADO DE ... .

Processo n. ...

“B”, Excipiente, por seu advogado, nos autos da Reclamação Trabalhista que move em face de “A”, Excepto, vem, mui res-peitosamente, à presença de Vossa Excelência opor:

EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO

com fulcro no artigo 801, alínea “b”, da CLT, combinado com o artigo 304 do CPC, relativa ao Excelentíssimo Juiz do Trabalho desta Meritíssima Vara, Doutor ..., de acordo com as razões a seguir expostas.

1. Inicialmente, deve-se dizer que o Excipiente não tem restrição alguma quanto à honorabilidade do referido Juiz, apenas a presente reflete um procedimento processual necessário, dada a amizade que cerca o Doutor Juiz e o Excepto.

2. Mantêm o Excepto e o Doutor Juiz estreita amizade íntima, pois pertenceram ao mesmo escritório de advocacia, constando até que são compadres, visto que esse Meritíssimo Juiz foi padrinho de casamento do Excepto.

Informe apenas os dados que o problema mencionar. Não crie nada!

(17)

3. A alínea “b” do artigo 801 da CLT impede que o Exce-lentíssimo Senhor Doutor Juiz aprecie a demanda em foco.

4. Pelo exposto, aguarda o Excipiente que a exceção seja acolhida, declarando-se a suspeição do Doutor Juiz do Trabalho, caso a referida pessoa já não se tenha declarado suspeita.

Nestes termos, Pede deferimento. Local e data.

(18)

MODELO 07

Exceção de impedimento

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA ...ª VARA DO TRABALHO DA CIDADE E COMARCA DE ... DO ESTADO DE ... .

Processo n. ...

“B”, Excipiente, por seu advogado, nos autos da Reclamação Trabalhista que move em face de “A”, Excepto, vem, mui res-peitosamente, à presença de Vossa Excelência opor:

EXCEÇÃO DE IMPEDIMENTO

com fulcro no artigo 304 do CPC, relativa ao Excelentíssimo Juiz do Trabalho desta Meritíssima Vara, Doutor ..., de acordo com as razões a seguir expostas.

1. Inicialmente, deve-se dizer que o Excipiente não tem restrição alguma quanto à honorabilidade do referido Juiz, apenas a presente reflete um procedimento processual neces-sário, dada a relação de parentesco existente entre o Doutor Juiz e o Excepto.

2. O parentesco existente entre o Excepto e o Doutor Juiz comprova-se, posto serem estes irmãos.

Informe apenas os dados que o problema mencionar. Não crie nada!

3. O artigo 304 do CPC impede que o Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz aprecie a demanda em foco.

(19)

4. Pelo exposto, aguarda o Excipiente que a exceção seja acolhida, declarando-se o impedimento do Doutor Juiz do Tra-balho, caso a referida pessoa já não se tenha declarado impedida.

Nestes termos, Pede deferimento. Local e data.

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Identificar as dificuldades encontradas na disciplina de Lógica de Programação pelos alunos do curso técnico em Informática para Internet na modalidade a distância do IFPI;..