• Nenhum resultado encontrado

SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

1 Querido(a) estudante,

Para dar continuidade ao Estudo no Lar, a partir da sétima quinzena, você receberá as atividades do 4º ano, abrangendo os conteúdos e habilidades dos materiais didáticos: Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI) e Ler e Escrever. Assim, haverá a inserção de recursos impressos do EMAI e do Ler e Escrever, cujas aprendizagens serão complementadas pelo professor de sua turma. Você também irá receber alguns materiais escolares para subsidiar esta nova etapa de estudos. Faça suas atividades com dedicação e atenção.

Aos pais, contamos com a compreensão e a colaboração de vocês neste momento imprevisível de pandemia mundial; na certeza que buscamos, na medida do possível, fazer o melhor para atender a todos.

Monte sua rotina semanal de estudos

4º ANO

SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA

4º ANO

(2)

2

EMAI

Conversa Inicial

O Sistema de Numeração Decimal é de base 10, ou seja, utiliza 10 algarismos (símbolos) diferentes para representar todos os números. Formado pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, é um sistema posicional, ou seja, a posição do algarismo modifica o seu valor numérico. Por exemplo: 12 e 21, os algarismos (símbolos) são os mesmos, mas o valor numérico é diferente. O primeiro é doze e o segundo é vinte e um. É o sistema de numeração que nós usamos.

Na Sequência 1, Atividade 1.1 você vai encontrar o registro de alguns números, em um quadro numérico.

Mas, o que é um quadro numérico?

O quadro numérico ou tabela numérica é um recurso que contém uma sequência de números que pode ser organizada de 10 em 10, por exemplo, do 1 ao 10 na primeira linha, do 11 ao 20 na segunda linha, do 21 ao 30 na terceira linha e assim por diante. Dessa forma, os números são dispostos seguindo uma ordem preestabelecida, ou seja, uma regularidade numérica.

Quanto às colunas, o que há de comum nos números de cada uma das colunas do quadro numérico é que, em cada coluna, todos os números terminam com o mesmo algarismo, por exemplo, na primeira coluna, terminam com 0, na segunda coluna, terminam com 1, na terceira coluna, terminam com 2.

EMEB: 6ª QUINZENA

DE ATIVIDADES

NOME:

(3)

3 Após ler sobre o Sistema de Numeração Decimal e sobre o quadro numérico, pare e reflita sobre a quantidade de números que nós podemos ler e escrever.

Por exemplo:

Você sabe como se escreve o número dois mil, cento e cinquenta e três? Vamos lá! Siga as instruções abaixo e descubra:

1) Observe atentamente as fichas sobrepostas.

2) Pinte cada uma das fichas sobrepostas utilizando uma cor diferente. 3) Recorte as fichas sobrepostas cuidadosamente para não rasgar. 4) Coloque uma sobre a outra, por exemplo, 2000 + 100 + 50 + 3. 5) Você terá representado o número 2.153.

RECORTE AQUI - - -

RECORTE AQUI - - - E você sabe qual é o número antecessor (que vem antes) e o número sucessor (que vem depois) do número 2.153? Observe:

2.152

2.153

2.154

ANTECESSOR DE 2.153

NÚMERO SUCESSOR DE

2.153 Leia em voz alta cada um desses números:

2.152 – Dois mil, cento e cinquenta e dois. 2.153 – Dois mil, cento e cinquenta e três. 2.154 – Dois mil, cento e cinquenta e quatro.

Esses números aumentam de 1 em 1 e estão organizados em uma sequência crescente em cada linha.

(4)

4

É bom lembrar que, todos os números terminados com 0, 2, 4, 6 e 8 são pares e os números que terminam com 1, 3, 5, 7, e 9 são os ímpares. Veja abaixo:

______________________________________________________________ RECADINHOS IMPORTANTES:

No final deste caderno de atividades, você tem uma folha (ANEXO 1) com fichas sobrepostas.

Destaque a folha e pinte as fichas sobrepostas usando uma cor para as unidades, uma cor para as dezenas, uma cor para as centenas e uma cor para as unidades de milhar.

Depois, recorte as fichas sobrepostas e utilize-as para construir e escrever os números que aparecem no quadro numérico da Sequência 1, Atividade 1.1. Você deverá destacar a folha (ANEXO 2) e montar um envelope que servirá para colocar as fichas sobrepostas.

ATENÇÃO: Se você utiliza o sistema Demandanet, desenhe e confeccione as fichas sobrepostas em uma folha, utilize a folha que você tiver em casa (folha de caderno, folha de sulfite, caixinhas vazias...) e não se esqueça, use a régua para riscar as linhas. Os quadrinhos para fazer as fichas sobrepostas deverão ter a mesma medida, por exemplo, 2 cm X 2 cm.

Vamos para as atividades? Bom trabalho!

(5)

5 2.Responda às questões:

A. O que há em comum na escrita dos números da primeira coluna?

_______________________________________________________________ B. E na escrita dos números da terceira coluna?

_______________________________________________________________ C. O que há em comum na escrita dos números da segunda linha?

_______________________________________________________________ 3. Escreva “por extenso” os números:

A.2.141:______________________________________________________ ______________________________________________________________ B. 2.155:______________________________________________________ ______________________________________________________________

(6)

6 Conversa Inicial

A partir do agrupamento das unidades de 10 em 10 surgiu a primeira definição: o grupo de dez unidades recebe o nome de dezena. Assim, cada grupo de 10 dezenas forma uma centena. Veja o exemplo abaixo:

Os grupos de 1, 10, 100 elementos são chamados de ordens. Cada ordem forma um novo grupo denominado classe.

Assim, o Sistema de Numeração Decimal se organiza em um quadro de ordens e classes facilitando a leitura e a escrita dos números. Observe atentamente:

(7)

7 Nesse quadro, os algarismos são separados de 3 em 3 a partir da direita, para poder lê-los. Veja, por exemplo, os números 23.874 e 15.008:

Agora observe os números e faça a leitura em voz alta: 23.874 – Vinte e três mil, oitocentos e setenta e quatro. 15.008 – Quinze mil e oito.

______________________________________________________________ RECADINHOS IMPORTANTES:

No final deste caderno de atividades você encontra uma folha (ANEXO 3). Destaque essa folha do caderno de atividades e deixe-a exposta em local de fácil acesso para consulta e apoio à leitura e escrita dos números.

ATENÇÃO: Se você utiliza o sistema Demandanet, siga o modelo no ANEXO 3 e desenhe o quadro de ordens e classes em uma folha, utilize a folha que você tiver em casa (folha de caderno, folha de sulfite, papelão, tampa de caixas...). Não se esqueça, use a régua para que as linhas fiquem retas, facilitando a observação do quadro. Guarde com cuidado, pois você irá utilizar esse quadro em atividades. Vamos para as atividades?

(8)

8 As ordens são numeradas da direita para a esquerda e têm nomes específicos, ou seja, unidades, dezenas e centenas.

Cada três ordens são agrupadas em classes, que também têm nomes especiais: classe das unidades simples, dos milhares e dos milhões.

1. Observando os números registrados na parte azul do quadro, responda: A. Como se lê cada um deles? Escreva-os por extenso.

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ________________________________________________________________

B. Quantas ordens e quantas classes têm cada um?

734: __________________________________________________________ 8.001: _________________________________________________________ 12.799: ________________________________________________________ 39.531:________________________________________________________

(9)

9 C. Qual deles é maior?

_______________________________________________________________ 2. Escreva, no quadro de ordens e classes da página anterior, os números: A. Dois mil, setecentos e trinta e nove.

B. Treze mil, quatrocentos e oito. ATIVIDADE 1.3

1. A professora de Beatriz distribuiu fichas aos seus alunos:

Depois, pediu que as organizassem em ordem crescente. Vamos ajudá-los, escrevendo os números no espaço abaixo:

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 2. Localize as fichas que apresentam números pares e as coloque em ordem decrescente.

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 3. Qual ficha apresenta o maior número ímpar?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

(10)

10 Conversa Inicial

Você deve ter observado que na escrita dos números a partir da 4ª ordem, às vezes usamos o “ponto” ou o “espaçamento”. Esse “ponto” ou “espaçamento” é utilizado na separação das classes, por exemplo, o número 39.540, também pode ser escrito 39 540.

E como ler esse número?

Resposta: Lê-se: trinta e nove mil, quinhentos e quarenta.

Agora, pegue aquele quadro do ANEXO 3 e escreva, com lápis grafite, os números: 39 540 e 739 540. Veja como vai ficar:

Você sabe como se lê o número 739 540?

Resposta: Lê-se: setecentos e trinta e nove mil, quinhentos e quarenta. Vamos recordar: O número antecessor de 739 540 é?

Resposta: É 739 539.

E o número sucessor de 739 540 é? Resposta: É 739 541.

Agora pense e reflita:

1) Qual o número que possui 10 unidades a mais que 739 540? Resposta: É o número 739 550.

Como você já estudou anteriormente, 10 unidades representam 1 dezena, isso significa que irá alterar somente a casa da dezena do número 739 540.

2) Qual o número que possui 1 centena a mais que 739 540? Resposta: É o número 739 640.

Da mesma forma, 10 dezenas representam 1 centena, isso significa que irá alterar somente a casa da centena do número 739 540.

Vamos para as atividades? Bom trabalho!

(11)

11 ATIVIDADE 1.4

Davi e Milena estavam escrevendo e lendo números. Davi escreveu “12748” e perguntou se Milena sabia lê-lo.

Milena respondeu: “Sei, esse número é doze mil, setecentos e quarenta e oito”. Davi escreveu um número maior e perguntou: “E o número 397560?”

Milena ficou em dúvida, utilizou o quadro de ordens e classes e escreveu:

Assim, concluiu que poderia ler esse número como “trezentos e noventa e sete mil, quinhentos e sessenta”.

1. Utilize o quadro, se achar necessário, para ler os números:

A. 35 071:________________________________________________________ ________________________________________________________________ B. 430 879:_______________________________________________________ ________________________________________________________________ C. 234 598:______________________________________________________ ________________________________________________________________ D. 50 492: _______________________________________________________ ________________________________________________________________

(12)

12 Conversa Inicial

A Atividade 1.5 que você irá realizar vai apresentar a leitura e a escrita de diferentes números e diferentes ordens de grandeza. O estudo desta Atividade vai abranger uma análise da população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que traz informações confiáveis quanto às estimativas populacionais com referência a 1º de julho de 2019.

A partir dessa data de referência, sabemos que o Brasil tem uma população estimada de 210.147.125 pessoas.

Brasília, Capital Federativa do Brasil é onde está localizada a sede de governo do Distrito Federal. De acordo com o IBGE, o Distrito Federal tem 3.015.268 habitantes, referência de 1º de julho de 2019.

Distrito Federal é o nome dado a uma das 27 regiões administrativas que compõem a República Federativa do Brasil. Está localizado no Estado de Goiás.

Veja o mapa abaixo:

O Distrito Federal não é um Estado e nem possui municípios, ele é um território autônomo composto por 30 regiões administrativas que são conhecidas como cidades-satélites, exceto Brasília.

(13)

13 São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste.

Você sabia que o Estado de São Paulo possui 365 (trezentos e sessenta e cinco) municípios? Sim, isso mesmo!

Os municípios são as cidades, como por exemplo, Araçatuba.

Veja o mapa do município de Araçatuba e a população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):

______________________________________________________________ Vamos para as atividades?

(14)

14 ATIVIDADE 1.5

1. Observe na tabela os dados relativos à população de dez municípios do Estado de São Paulo, de acordo com as estimativas do IBGE para 1º de julho de 2019.

A. Leia quais são as populações de Guarulhos, Bauru e Fernandópolis. B. Escreva, por extenso, o número de habitantes de Itanhaém.

_________________________________________________________________ ________________________________________________________________ C. Quantas ordens têm o número que indica a população de São Paulo? E quantas são as classes? Como se lê esse número? Escreva-o por extenso.

_________________________________________________________________ ________________________________________________________________ D. Qual dessas cidades tem a população mais próxima de 100 mil?

________________________________________________________________ E. Pesquise sobre a estimativa populacional da capital de nosso país para 2019 e compare com a estimativa para a cidade de São Paulo. Em qual dessas duas cidades vivem mais pessoas?

________________________________________________________________

(15)

15 ANEXO 1

Fichas sobrepostas de unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar.

Destaque esta folha, escolha 4 cores (claras) de lápis de cor. Com uma cor pinte as unidades, com outra cor pinte as dezenas, com outra cor pinte as centenas e com outra cor pinte as unidades de milhar. Recorte cuidadosamente para não rasgar.

(16)

16 ANEXO 2

Envelope para colocar as fichas sobrepostas

Dobre nesta linha________________________________________________

C C O O L L E E A A Q Q U U I I

Dobre nesta linha________________________________________________ C C O O L L E E A A Q Q U U I I

(17)

17 ANEXO 3

(18)

18

LER E ESCREVER

Atividade Habitual

Leitura pelo Professor – Histórias em Quadrinhos

ATIVIDADE 1A – LEITURA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Caros alunos, seu(sua) professor(a) apresentará a vocês vários gibis da mesma autoria, para que conheçam a coletânea do autor e observem regularidades presentes nas capas. O nome do personagem principal e algum desenho representativo de sua característica. A capa dos gibis mais antigos não tem relação com a primeira história da revista, ao contrário dos gibis mais novos. Leia e analise suas características, atribuindo sentido à linguagem verbal e não verbal.

Esta atividade será realizada em outros momentos, no decorrer do ano.

(19)

19

ATIVIDADE 1A - O que você observou de regularidades?

Resposta: ________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

(20)
(21)

21

ATIVIDADE 2A – LEITURA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Nessa atividade, você lerá um gibi ou cópia de uma história em quadrinhos. Aqui você observará os personagens, suas características, a ilustração, o formato dos balões, o movimento nas passagens dos quadrinhos, o efeito de humor e a compreensão global do texto.

Esta atividade será realizada em outros momentos, no decorrer do ano.

(22)

22

ATIVIDADE 2A - Responda:

A) Quem são os personagens da história em quadrinhos?

Resposta:________________________________________________________ ________________________________________________________________

B) Como são os personagens?

Resposta:________________________________________________________ ________________________________________________________________

C) O que eles estão fazendo?

Resposta:_________________________________________________________ ________________________________________________________________

D) Olhando as imagens, é possível saber o que aconteceu?

Resposta:________________________________________________________ ________________________________________________________________

E) Dá para saber como a personagem está?

Resposta:________________________________________________________ ________________________________________________________________

F) Os personagens estão falando? Sim, não e por quê?

Resposta:________________________________________________________ ________________________________________________________________

G) A personagem tem alguma fala?

Resposta:________________________________________________________ ________________________________________________________________

H) Como é o formato dos balões?

Resposta:________________________________________________________ ________________________________________________________________

I) O que aconteceu no último quadrinho? Por quê?

Resposta:________________________________________________________ ________________________________________________________________ J) Como está a personagem: aliviada, preocupada, feliz ou brava? Explique. Resposta:_________________________________________________________ ________________________________________________________________

(23)

23

Sequência Didática

Ortografia

ATIVIDADE 1A – REGULARIDADES ORTOGRÁFICAS

Nesta atividade, seu(sua) professor(a) iniciará uma produção de texto em que você deverá dar continuidade e finalizar a história com objetivo de conhecer o que você sabe e o que não sabe quanto à escrita. Para isso, utilizará uma fábula já conhecida para incentivar suas reflexões relativas às regularidades ortográficas.

(24)

24 _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(25)

25

ATIVIDADE 1B – USO DO R E RR

Acompanhe a leitura de um trecho de uma cartilha produzida para orientar as pessoas sobre a vacina BCG e, logo após a leitura, converse com alguém de sua família sobre o que foi lido.

(26)

26

Conversa inicial

Assim como a letra S, o R também tem dois diferentes sons. Em determinadas palavras o R possui um som mais fraco (brando) e em outras o som é mais forte. O quadro abaixo, apresenta regras básicas que são muito importantes, quanto ao uso da letra R nas palavras:

Algumas palavras terminadas com a letra R são denominadas verbos, por exemplo, andar, correr, divertir, compor, dentre outras.

Agora que você estudou as regras para o uso do R e RR, resolva com atenção, as próximas atividades do Caderno do Aluno - Ler e Escrever - Volume 1.

Se precisar, volte ao quadro para verificar o que está sendo proposto na atividade. Bom trabalho!

(27)

27

ATIVIDADE 1C – LOCALIZANDO PALAVRAS

1. Agora, volte ao texto (Vacina Contra Tuberculose) e localize palavras, observando o uso da letra R, e as encaixe em uma das colunas propostas a seguir, a partir da primeira palavra da lista. Atenção: Observe a coluna F, já está toda preenchida!

2. Considere o lugar que o R ocupa na palavra e o som ao qual corresponde. Diga que nome você daria para cada grupo:

Grupo A: _________________________________________________________ Grupo B: _________________________________________________________ Grupo C: _________________________________________________________ Grupo D: _________________________________________________________ Grupo E: _________________________________________________________ Grupo F: _________________________________________________________

3. Que dica você daria para que seus colegas saibam como a letra R pode aparecer nas palavras? Pense em, pelo menos, uma dica para cada grupo de palavras.

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(28)

28

4. Agora observe a relação das palavras do quadro a seguir e crie, novamente, uma explicação para o uso do R. Depois, dê um título para cada coluna. Observe se foi o mesmo título dado na questão anterior.

Explicação 1. ________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Explicação 2. ________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(29)

29

ATIVIDADE 1D – ELABORANDO UM CARTAZ

1. Socialize suas reflexões com pessoas de sua família, em seguida faça o registro no quadro abaixo e ajude o seu(sua) professor(a) a completar o cartaz da letra R.

ATIVIDADE 1E – AGORA, LEIAM UM TRECHO DO CONTO DE LENIRA ALMEIDA HECK “O PEIXINHO E O GATO”, OBSERVANDO O USO DA PALAVRA FORA:

DUDA FICOU MUITO DESAPONTADO COM O COMPORTAMENTO DO GATO MAROTO. PEGOU-O PELAS PATAS, LEVANDO-O POR ALGUNS INSTANTES PARA FORA DE CASA. ENQUANTO ISSO, O PEIXINHO VERMELHO AGONIZAVA. EM TEMPO, CHEGOU O SOCORRO E LOGO FOI POSTO NUM PEQUENINO AQUÁRIO. DUDA, CHOCADO COM O OCORRIDO E PREOCUPADO COM A SEGURANÇA DO PEIXINHO, PEDIU PARA O PAI DEVOLVÊ-LO AO MAR.

Disponível em: < http://www.domíniopublico.gov.br/download/texto/eu00002b.pdf.pdf>.

Acesso em: 14/11/2019

(30)

30

1. Leia as três frases a seguir, observando a grafia e o sentido da palavra destacada:

a. E lá fora a brincadeira de roda.

b. Depois de serem enganados, os vizinhos foram à forra.

c. Nada fora tão triste quanto o destino daquela bruxa que enganava as crianças.

d. Qual a diferença sonora e de sentido entra cada uma delas?

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ATIVIDADE 1F – USANDO O R

1. Agora, observe estas palavras:

a. Todas elas terminam com a letra R. Veja as palavras a seguir e pense em como escrevê-las, de modo que também terminem com a letra R:

saíram: __________________________________________________________ ouviram: _________________________________________________________ acharam: _________________________________________________________ encontraram: _____________________________________________________ correndo: ________________________________________________________ morrendo: _______________________________________________________ b. Se você precisar procurar uma dessas palavras no dicionário, em que forma as encontrará: saíram ou sair? Por quê?

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Professor Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Engenharia.

Para as empresas que exigirem de seus empregados Farmacêuticos a prestação de serviços com exclusividade, será garantido para estes um acréscimo de 40% (quarenta por

Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento das plantas medicinais cultivadas no Centro de Estudo e Pesquisa Malaquias da Silva Amorim Neto na cidade de

O marco teórico para estruturação desse espaço ocorreu no ano de 2009, por intermédio do edital de extensão PROEXT 2009 – MEC/SESu, cujo financiamento permitiu

Hora Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira

Horário / Dia Segunda-feira Terça-feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-feira.

Horário Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira

Agora que você já aprendeu vários termos e expressões em inglês sobre esportes, não perca mais tempo e venha para a Wizard, a maior escola de idiomas do mundo. A Wizard