• Nenhum resultado encontrado

Projeto Saúde Sobre Rodas: apoio à população em situação de sem-abrigo de Coimbra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Saúde Sobre Rodas: apoio à população em situação de sem-abrigo de Coimbra"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Projeto Saúde Sobre Rodas:

apoio à população em situação de sem-abrigo de Coimbra

Marina Montezuma Carvalho Mendes Vaquinhas

(2)

Marina Montezuma CM Vaquinhas, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Projeto Saúde Sobre Rodas

– apoio à população em situação

de sem-abrigo de Coimbra

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) é uma instituição pública de ensino superior politécnico, dotada de autonomia científica, pedagógica, administrativa, financeira e patrimonial, sem constrangimentos políticos, sociais ou religiosos e é, desde 14 de agosto de 2006, a maior Escola de Enfermagem do país.

A ESEnfC define-se como uma Instituição de Ensino Superior de formação e investigação que visa, não apenas a formação de enfermeiros habilitados para o início da sua atividade profissional e desenvolvimento de competências profissionais e académicas ao longo da sua vida, como se mobiliza para a produção de conhecimento e desenvolvimento da ciência de enfermagem.

Aos estudantes oferece-se um ambiente que procura o seu desenvolvimento global, não só no investimento da sua formação global, na participação em projetos de investigação, nas possibilidades de mobilidade internacional como também na participação em projetos de voluntariado e/ou de intervenção comunitária.

A participação dos estudantes de enfermagem em projetos sociais permite uma maior articulação entre os conteúdos desenvolvidas nas diferentes unidades curriculares do Curso de Licenciatura em Enfermagem e a resposta a necessidades reais da comunidade. Estamos cientes de que esta participação/envolvimento dos estudantes em projetos sociais em regime de voluntariado, permite enriquecer as suas experiências de vida, reforçar a sua aprendizagem em diferentes cenários e também, a melhoria da sua empregabilidade.

(3)

Marina Montezuma CM Vaquinhas, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Enquadramento

O Projeto Saúde Sobre Rodas - apoio à população em situação de sem

abrigo de Coimbra, projeto de extensão da ESEnfC em regime de voluntariado,

nasceu em 2010 e está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e a Associação Integrar de Coimbra (Instituição Particular de Solidariedade Social).

Dado a crise económica do país e desemprego a que assistimos em 2010 e anos seguintes, verificou-se um aumento do número de pessoas em situação de sem-abrigo que recorreram à Unidade Móvel dos Giros Noturnos da Associação Integrar (Coimbra). Em 2010, e no sentido de colaborar com esta equipa, surgiu o Saúde Sobre Rodas – Projeto de voluntariado no âmbito dos giros noturnos de apoio à população em situação de sem-abrigo.

Este projeto é coordenado pela Professora Adjunta Marina Montezuma Carvalho Mendes Vaquinhas e visa promover a literacia em saúde através de ações de educação para a saúde e identificação de problemas de saúde junto das pessoas que beneficiam desta ação solidária, sensibilizar os utentes para a adoção de comportamentos preventivos, prevenir o risco de propagação de doenças infetocontagiosas, promover hábitos e regras básicas de higiene e avaliação de alguns indicadores de saúde (glicemia capilar, pressão arterial, perímetro abdominal…) bem como apoio psicoafetivo e social em contexto de rua/resposta social.

Tem sido privilegiado intervenções educativas a este grupo vulnerável, nas diferentes instituições sociais que os apoiam, mediante um planeamento prévio com as mesmas. As intervenções são realizadas em regime de voluntariado aos finais de dia e aos sábados de manhã.

Este projeto de voluntariado é assente na metodologia de Aprendizagem e Serviço (ApS) que permite aos estudantes de enfermagem desenvolverem as competências adquiridas em contexto escolar ao serviço dos utentes mais

(4)

Marina Montezuma CM Vaquinhas, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

vulneráveis em diferentes contextos. Em simultâneo, também adquirem valores de solidariedade e de participação numa perspetiva de ação-reflexão-ação.

A equipa é formada por uma docente da ESEnfC, estudantes de enfermagem e outros profissionais de saúde que de forma voluntária colaboram e dinamizam atividades junto dos mais vulneráveis. Desde 2010, têm sido desenvolvidas diferentes atividades, como os giros de rua noturnos e diurnos (com a equipa da Associação Integrar), distribuição de bens alimentares/ agasalhos/cobertores, rastreios de saúde, avaliação da saúde oral, avaliação dermatológica e educação/formação em áreas como as doenças cérebro cardiovasculares, diabetes, doenças dermatológicas, doenças respiratórias e saúde oral.

No atual contexto de pandemia Covid-19, verificou-se um aumento dos pedidos de ajuda por parte dos grupos mais desfavorecidos/vulneráveis, pelo que, este projeto tem dado um reforço na Cozinha Solidária (da Associação Integrar), quer na angariação de bens alimentares, quer na formação de voluntários/beneficiários.

Durante esta década, tem sido possível dinamizar e colaborar em diversas campanhas de angariação de bens alimentares e de primeira necessidade (para a Cozinha Solidária da Associação Integrar); de recolha de cobertores, agasalhos e outros bens (campanha Vamos Aquecer Coimbra); dinamização da feira “A minha Saúde” e participação em eventos nacionais sobre voluntariado.

Em finais de 2017, o projeto Saúde Sobre Rodas foi galardoado com o Prémio

Dermatologist From the Heart, lançado pela Fundação La Roche Posay, com um

valor monetário de 10.000 euros. Esta candidatura foi submetida por duas dermatologistas de Coimbra que de forma voluntária, realizam em colaboração com a equipa da ESEnfC, a avaliação dermatológica da população sem abrigo que recorre às instituições sociais de Coimbra.

Em 2019, foi reconhecido como boa prática no “Ano Nacional da Colaboração, 2019”, promovida pelo Fórum para a Governação Integrada.

(5)

Marina Montezuma CM Vaquinhas, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Em maio 2020, este projeto candidatou-se ao Prémio Santander Uni.Covid-19, promovido pelo Banco Santander Totta, em resposta à situação de emergência em virtude do Covid 19, de modo a realçar e apoiar as iniciativas que jovens do Ensino Superior ou outros elementos das comunidades académicas desenvolvem ou têm desenvolvido.

O “Projeto Saúde Sobre Rodas - apoio à população em situação de sem abrigo de Coimbra”, ficou entre os 15 finalistas (133 projetos a concurso) tendo recebido uma Menção Honrosa e um prémio monetário de 2000 euros.

Alguns Resultados

Anualmente são avaliados cerca de 100 utentes das diferentes instituições sociais que os apoiam (Associação Integrar: CAIS e Cozinha Solidária, Casa Abrigo Padre Américo, Farol e Sol Nascente).

Mediante os problemas de saúde identificados, os utentes têm sido encaminhados para as diferentes respostas de saúde.

Com a colaboração de duas dermatologistas, foram avaliados 111 utentes (de fevereiro de 2018 a novembro 2019). Os problemas dermatológicos identificados foram medicados e alguns encaminhados para a consulta de dermatologia hospitalar.

No sentido de promover um aumento da literacia em saúde quer dos utentes destas respostas sociais, quer dos voluntários que nela colaboram, são realizadas de três a cinco intervenções educativas em saúde/ano (áreas temáticas a decidir em parceria com as instituições envolvidas).

Desde março 2020, e devido ao atual contexto de pandemia, tem sido desenvolvido diversas iniciativas, como as campanhas de angariação de bens alimentares e o apoio e formação de voluntários que diariamente realizam refeições na Cozinha Solidária (estrutura social que tem visto o número de pedidos aumentar). Atualmente estão a ser servidas diariamente (incluindo sábados, domingos e feriados) cerca de 100 refeições.

(6)

Marina Montezuma CM Vaquinhas, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Anualmente têm participado cerca de 20 a 40 estudantes de enfermagem em regime de voluntariado pelas diferentes atividades desenvolvidas pelo projeto.

Com o prémio monetário de 2000 euros (Prémio Santander Uni.Covid-19) será adquirido bens de higiene corporal/máscaras e outros bens pessoais a serem distribuídos aos beneficiários deste projeto.

Permitirá também a aquisição de equipamentos necessários para a realização dos rastreios de saúde.

Para dezembro e mediante as famílias sinalizadas pelas instituições serão oferecidos alguns cabazes com bens alimentares/produtos de higiene e outros produtos que sejam necessários.

Outras informações relevantes: 2017

Conferência intitulada “Diferenciação e Complementaridade da intervenção na

situação de sem-abrigo e saúde mental” no Seminário “Saúde Mental, situação dos sem abrigo e (Des)Institucionalização” (Coimbra, 26 de outubro).

2018

Artigo no suplemento Revista Notícias Magazine de 7 janeiro 2018

Pinto, C. (2018). Dermatologia acessível a todos. Revista Notícias Magazine, 1337, 44-48.

Artigo no Observador online

https://observador.pt/2018/06/19/saude-sobre-rodas-projeto-inedito-leva-cuidados-dermatologicos-aos-sem-abrigo-de-coimbra/

2019

Comunicação por projeto apresentado (nacional):

Fernandes, B., Ferreira, B., Vaquinhas, M. (maio, 2019). Patologia dermatológica numa população sem-abrigo. Comunicação oral apresentada na Reunião da Primavera 2019, que se realizou no Curia Palace Hotel, Anadia, nos dias 24 e 25 maio, promovida pela Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia.

Artigo em Revista Científica:

Fernandes, B. Ferreira, B., & Vaquinhas, M. (2019). Patologia dermatológica numa população sem abrigo. Revista SPDV, 77(3), 227-232.

(7)

Marina Montezuma CM Vaquinhas, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

2020 - Vídeo de apresentação do projeto Saúde Sobre Rodas 2020

Referências

Documentos relacionados

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

O artigo 2, intitulado “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Estar fora da família, estando dentro de casa”, foi resultado da realização de uma pesquisa de

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo