• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE TRABALHO. DDD / Telefone (93) Conta Corrente UF PA. Banco Banco Brasil. Praça de Pagamento Altamira - PA Responsável Legal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE TRABALHO. DDD / Telefone (93) Conta Corrente UF PA. Banco Banco Brasil. Praça de Pagamento Altamira - PA Responsável Legal"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PLANO DE TRABALHO

1 - Dados Cadastrais

Órgão / Entidade Proponente

Instituto Humaniza CNPJ 06.943.024/0001-60

Endereço

Avenida Coronel José Porfírio n° 2800 Centro Empresarial Sala 06 Bairro São Sebastião Cidade

Altamira UF PA CEP 68372-040 DDD / Telefone (93)9146-9331 Conta Corrente 33671-8 Banco Banco Brasil Agência 0567-3 Praça de Pagamento Altamira - PA Responsável Legal

Alberto Osvaldo Anders CPF 295794142-20

CI / Órgão Exp.

2210612/SSP-PA Cargo Diretor Presidente Função Administrativa Matrícula Endereço

Passagem Xingú n° 11 Altos Apto 02 Vila Farah – Bairro São Braz – Belém - Pará CEP 66060-630

2 - Descrição do Projeto/Atividade

Título do Projeto Período de Execução

ESTRUTURAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

(SIM) NOS MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA DA UHE DE BELO MONTE Início (mês/ano) 11 / 2011 Término (mês/ano) 12 / 2012 1. Identificação do Objeto

O Instituto Humaniza, entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado fundada em 1° de março de 2004 tem como missão “contribuir com a gestão e as políticas sociais das organizações da sociedade civil, através de parcerias públicas e privadas”. O Instituto Humaniza nasceu com o propósito de fomentar e auxiliar as demais entidades do Terceiro Setor na gestão de seus negócios, uma vez que a atual conjuntura mundial exige um alto grau de profissionalismo destas entidades. Para tanto, vem executando desde a sua criação, ações e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável das demais organizações sociais, sejam elas ONGs, associações de produtores familiares, associações de bairros, associação de pescadores, cooperativas, entre outras.

O Instituto Humaniza também atua na elaboração de políticas sociais para o desenvolvimento das comunidades e municípios atendidos, buscando garantir a população atendida acesso a serviços básicos como saúde, educação, moradia, saneamento básico, qualificação profissional e a geração de emprego e renda. Desta forma, pretendemos continuar a contribuir com o fortalecimento do Terceiro Setor no Brasil que, em parceria com entidades públicas e privadas vem prestando diversos serviços à sociedade brasileira.

Neste contexto, apresentamos o referido projeto, conforme objetivos descriminados abaixo: 1.1 Objetivo Geral

Projeto que visa à criação e consolidação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nos municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu, com vistas à regularização de estabelecimentos e produtos do gênero alimentício, bem como a capacitação do corpo técnico que irá atuar no SIM e a identificação e mobilização de pessoas jurídicas e físicas, em situação irregular ou não, que tenham interesse em empreender nesta atividade, passando ao fornecimento de alimentos seguros para as prestadoras de serviços da UHE de Belo Monte, podendo ainda se tornar possíveis fornecedoras de alimentos para Políticas Públicas de segurança alimentar, como é o caso da CONAB, da Merenda Escolar (Lei Nº 11.947, de 16 de junho de 2009 – MDA), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), bem como outros.

Alguns municípios como Altamira e Porto de Moz já apresentam o seu Serviço de Inspeção Municipal devidamente aprovado em sua legislatura, porém necessitam de ajustes e os respectivos regulamentos, além da capacitação dos técnicos envolvidos nas atividades de fiscalização. Além disso, as ações sobre o diagnóstico da cadeia produtiva do local, organização dos possíveis interessados em obter o selo de inspeção, assim como a qualificação de seus empreendimentos e funcionários, serão atividades executadas nos municípios contemplados.

(2)

1.2. Objetivos Específicos

• Mobilizar os representantes políticos de cada município, bem como da população em geral para apresentação dos objetivos do projeto, com posterior pactuação e comprometimento com as metas estabelecidas no mesmo;

• Elaborar os textos legais e normativos que irão fundamentar a implantação e funcionamento do SIM; • Acompanhar o processo de instituição do SIM;

• Assessorar a implantação do SIM, dentro dos aspectos infraestruturais e humanos;

• Capacitação do corpo técnico de fiscais e agentes de inspeção que irão atuar na fiscalização de alimentos no município;

• Diagnosticar e identificar potencialidades em cada município contemplado pelas ações deste projeto, no que se refere à produção de alimentos e insumos agropecuários;

• Mobilizar e orientar pessoas físicas e jurídicas identificadas no diagnóstico, com relação ao ingresso e regularização junto ao SIM, saindo desta forma do regime da informalidade (clandestinidade);

• Acompanhar no processo de normatização dos futuros empreendimentos de acordo com as normativas e exigências junto ao SIM, de acordo com a atividade pretendida.

2. Justificativa da Proposição

O desenvolvimento das atividades de construção e implantação da Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte envolverá mudanças na realidade socioeconômica dos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu, os quais são definidos pelo Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingú – PDRS Xingu como locais de sofrerão os impactos deste empreendimento, portanto fazem-se necessárias ações que possibilitem o preparo das economias locais para atenderem a eminente demanda de alimentos que a UHE Belo Monte irá fomentar durante o início e término de suas obras.

No entanto, não se pode deixar de lado o fato de que a produção de alimentos a nível mundial tem sofrido intensas transformações tecnológicas e de controle higiênico-sanitárias, tendo este último foco contado com a participação e fiscalização sistemática dos órgãos brasileiros das diversas esferas de poder. E neste âmbito de fiscalização e orientação encontra-se o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o qual é responsável pelo registro e fiscalização dos produtos de origem animal e vegetal, bem como de insumos agropecuários em geral, conforme está regulamentado desde 1989, através da Lei nº 7889 do governo federal.

Para que possamos ter a noção real da importância do funcionamento deste tipo de serviço, precisamos ter o conhecimento de que o controle higiênico-sanitário dos alimentos se refere a toda e qualquer ação que visa melhorar as boas práticas nos procedimentos de higiene e manipulação dos mesmos, para que o alimento fique livre de qualquer contaminação e seja um “Alimento Seguro”, que não cause perigo à saúde de quem consumir. E para que o alimento seja seguro é importante fiscalizar a sua qualidade em todas as etapas de produção, desde o abate ou colheita, passando pelo transporte, recebimento, armazenamento, processamento até a distribuição ao consumidor final.

Empreendimentos que não se enquadram nesta realidade podem causar um enorme risco para a população que consome seus produtos e para o meio ambiente ao entorno de onde as atividades de fabricação estão acontecendo. Em geral, estas indústrias irregulares possuem uma pequena produção mensal e muitas vezes pertencem à agricultura familiar e, por não apresentarem nenhum tipo de registro, ou selo de inspeção, são classificados como empreendimentos clandestinos, não possuindo autorização para o comércio de seus produtos, os quais são muitas vezes apreendidos em fiscalizações de rotina, nas barreiras sanitárias intermunicipais e nos pontos de venda onde estão expostos.

Com a implantação de Serviços de Inspeção Municipais, estes empreendimentos irão dispor de um mecanismo legal para regularizar suas unidades produtivas e seus gêneros alimentícios fabricados. Aliado a isto, promoverá a estabilidade dos negócios, onde os empresários locais terão condições de instaurar competitividade e qualidade aos seus produtos, ter acesso a novos mercados e gerar emprego e renda nas cidades onde estão instalados.

Para tanto, haverá a necessidade de capacitação tanto do corpo fiscal dos municípios como do empresariado local, para que ambos possam estar alinhados no que se refere à segurança dos alimentos e aos requisitos higiênico-sanitários validados através dos Regulamentos de Inspeção de Alimentos do SIM.

(3)

desenvolvimento sustentável da região, o qual será amplamente beneficiado pela existência do SIM nos municípios citados, visto que, a gestão ambiental de estabelecimentos industrializadores de alimentos em geral faz parte dos pré-requisitos que devem ser apresentados no momento da regularização destes tipos de empreendimentos.

Desta forma, a criação de Serviços de Inspeção Municipal - SIM, além de preservar a saúde dos consumidores e o meio ambiente, irá conferir competitividade aos empresários locais através da certificação de seus produtos.

No entanto, nem todos os municípios estão familiarizados com os procedimentos operacionais necessários para o início da implantação do SIM e muito menos contam com corpo técnico devidamente capacitado para tal atividade. Fato este que fundamenta ainda mais a necessidade da aplicação deste projeto, o qual irá buscar a estruturação do SIM nas cidades contempladas pelas ações, a capacitação do corpo técnico e a mobilização de empreendedores nos diversos elos da cadeia produtiva de alimentos.

3. Metodologia

O projeto de implantação e operacionalização do SIM nos municípios de influência da UHE Belo Monte terá duração de 14 meses e envolverá onze (11) etapas de aplicação, as quais são citadas e detalhadas abaixo, com o objetivo de alcançar as metas que foram pré-estabelecidas no projeto, a saber:

Etapa 1 – Mobilização e Sensibilização dos gestores municipais para apresentação do projeto Fase 1.1 – Mobilização e Sensibilização dos Gestores Municipais:

Iniciará com realização de reuniões pré-agendadas com gestores e representantes do poder executivo dos municípios que serão atendidos pelo projeto para apresentação das ações, metas e cronogramas que deverão ser seguidos, bem como obter informações individuais de cada cidade para personalização dos textos legais e normativos. Para este processo, realizaremos primeiramente seminários de 8 horas de duração com abordagem de temas relacionados à implantação do SIM, apresentar as vantagens de possuir este tipo de serviço e, após a devida sensibilização, será apresentado Termo de Comprometimento com as ações do projeto, o qual deverá ser assinado pelos gestores municipais.

Fase 1.2 – Mobilização de representantes da população de cada cidade visitada:

Será realizando seguindo a mesma forma que o processo de mobilização e sensibilização dos gestores municipais. Nesta ação serão visitados os representantes de associações de produtores, cooperativas, micro empreendedores, empresários locais, entre outros, para que este segmento, de suma importância para o projeto, tenha conhecimento sobre o SIM, visualizando a importância da certificação de seus produtos (de origem vegetal e/ou animal) como forma de conquistar competitividade e novos mercados. Esta etapa envolverá a apresentação de seminários e com posterior realização de mesa de discussão para promover o diálogo com todos os atores envolvidos, de forma flexível e atualizada, a fim de buscar compreender as necessidades de toda a municipalidade.

Fase 1.3 – Aplicação de Pesquisa T0 (T-zero) do projeto:

Trata-se da pesquisa “in loco” de cada cidade visitada, a qual será aplicada nas instituições públicas municipais e nas entidades representativas do setor produtivo de cada cidade trabalhada, através de questionário estruturado, o qual será aplicado por consultores especializados. Posteriormente, os dados obtidos serão compilados para demonstrarem o nível de desenvolvimento no que se refere ao Serviço de Inspeção Municipal - SIM. Este momento da ação envolverá profissionais capacitados em estatística e diagnóstico situacional. O resultado do estudo realizado (Relatório T0) servirá de parâmetro comparativo com os avanços conquistados com as ações do projeto. O produto gerado com esta ação compreenderá relato fotográfico, apresentação dos principais resultados encontrados, listas de frequência devidamente preenchidas e outras informações relevantes para o projeto. Serão enviadas cópias destes documentos para a respectiva Câmara Técnica do PDRS para auxiliar na avaliação do projeto.

Etapa 2 – Elaboração das Minutas do Projeto de Lei do SIM Fase 2.1 – Elaboração das Minutas do Projeto de Lei do SIM:

Nesta ação do projeto serão elaborados os Projetos de Lei que deverão ser apresentados e votados nas Câmaras de Vereadores de cada município, para que seja instituído o Serviço de Inspeção Municipal - SIM. Caso o município já possua a lei aprovada, será analisado o seu conteúdo e propostas mudanças caso seja necessário.

Etapa 3 – Elaboração dos Textos Legais e Normativos para o SIM

Fase 3.1 – Elaboração dos Regulamentos de Inspeção Municipal e demais documentos:

(4)

desempenhadas por um corpo técnico especializado. Trata-se de ação de caráter extremamente estratégico para o sucesso do projeto, pois nela irão conter todas as exigências e diretrizes de funcionamento do SIM. Também irão fazer parte deste produto os manuais de operacionalização do corpo de fiscais do SIM, bem como todos os formulários padronizados que a atividade irá necessitar. Para esta etapa também serão desenvolvidas Cartilhas de Orientação aos interessados em aderir ao SIM, com uma linguagem direta e de fácil compreensão, contendo ilustrações objetivas.

Etapa 4 – Acompanhamento de implantação do SIM nas cidades atendidas pelo projeto Fase 4.1 – Apresentação de textos legais e normativos elaborados:

Esta etapa também irá envolver pesquisas e habilidades cognitivas sobre o assunto, as quais serão desempenhadas por um corpo técnico especializado. Serão realizados seminários nos municípios atendidos para apresentação de todo o material desenvolvido, de acordo com as solicitações identificadas na Etapa 1. Também será abordado o processo de formalização do SIM regionalizado, o que irá aumentar a área de comércio dos empreendedores cadastrados. Fase 4.2 – Processo de Instituição do SIM:

As ações de consultoria envolverão a mobilização e estruturação do calendário de votação da lei do SIM, bem como de suas determinações normativas de funcionamento. Também serão executadas ações individuais por município atendido, com agendamento prévio.

Fase 4.3 – Determinação do local de funcionamento do SIM e recursos humanos necessários:

Nesta etapa, as ações de consultoria auxiliarão de forma orientativa os municípios na determinação da infraestrutura mínima necessária para a instalação do Serviço de Inspeção Municipal, tanto física quanto de material humano. Fase 4.4 – Processo de Instituição do SIM:

Execução de processo de aquisição/compras em cada município para a aquisição de móveis e equipamentos de escritório, favorecendo os empreendedores locais e dotando a equipe de fiscalização de infraestrutura mínima para realização dos trabalhos.

Etapa 5 – Aplicação de Pesquisa T1 (T-um) de monitoramento do projeto

Realização da 2ª mensuração de resultados, a qual também envolverá pesquisa “in loco” em cada município visitado, a qual terá seu foco nas ações referentes às Etapas 2, 3 e 4. O produto desta etapa será composto de questionário estruturado, o qual será aplicado por consultores especializados. Posteriormente, os dados obtidos serão compilados para demonstrarem o nível de desenvolvimento de implantação do Serviço de Inspeção Municipal nos municípios. Este momento da ação envolverá profissional técnico capacitado em estatística e diagnóstico situacional. O produto gerado com esta ação compreenderá relato fotográfico, presentação dos principais resultados encontrados, listas de frequência devidamente preenchidas e outras informações relevantes para o projeto. Serão enviadas cópias deste documento para a respectiva Câmara Técnica do PDRS para auxiliar na avaliação do projeto.

Etapa 6 – Capacitação dos Fiscais e Agentes de Inspeção Municipal

Realização de capacitações referentes aos procedimentos operacionais inerentes ao serviço de fiscalização do SIM, os quais deverão ser realizados em cada município contemplado pelo projeto. Serão utilizadas 40 horas de instrutoria para cada município atendido, divididas em 20 horas para operacionalização do SIM e 20 horas para tratar de produtos de origem vegetal e animal, bem como para alimentos para animais e outros insumos agropecuários passíveis de possuir o SIM. Nesta etapa pretende-se capacitar 2 fiscais e 1 agentes para cada município atendido pelo projeto, totalizando 20 fiscais e 10 agentes de inspeção no mínimo. Cada treinamento deverá constar de pelo menos 3 profissionais do respectivo município atendido.

Etapa 7 – Diagnóstico das Cadeias Produtivas dos municípios

Nesta etapa procuraremos identificar as cadeias produtivas e indústrias de processamento de produtos de origem animal/vegetal e de insumos agropecuários passíveis de obter o SIM e aplicaremos pesquisa para levantamento da situação e das condições higiênico-sanitárias destes empreendimentos. O trabalho envolverá ações de pesquisa de pequenos empreendimentos em cada município atendido pelo projeto, bem como de organizações sociais que possuam este perfil ou tenham potencial para tal atividade.

(5)

Após a identificação das cadeias produtivas e indústrias de processamento de produtos de origem animal/vegetal e de insumos agropecuários passíveis de obter o SIM, será realizado ações de sensibilização com os responsáveis pelos empreendimentos para ingresso no pedido do SIM. Nesta etapa serão identificados os empreendimentos que desejem obter o selo de inspeção (SIM).

Etapa 9 – Acompanhamento dos empreendimentos identificados na Etapa 8, para que possam atender às determinações aprovadas do SIM de cada cidade atendida

Através de relação obtida de possíveis empreendimentos que tem potencial e infraestrutura mínima necessária para ingressar no SIM, serão organizadas palestras sobre o processo de regularização de seus empreendimentos, bem como a distribuição das Cartilhas Orientativas já desenvolvidas anteriormente. Esta ação irá dispor de 8 horas de atendimento coletivo em cada município e mais 32 horas de atendimento individual em cada município a ser distribuída entre os empreendimentos interessados. A divulgação dos eventos será realizada através de emissoras locais de rádio, bem como a fixação de cartazes/banners em locais estratégicos da cidade. O público alvo já cadastrado anteriormente também será acionado através de correio eletrônico e via telefone. A meta prevista é de alcançar pelo menos 5 empreendimentos em cada município, de forma que estes grupos possam estimular o interesse de outros empreendedores.

Etapa 10 – Ações de mercado

Esta ação será direcionada para empreendimentos já registrados no SIM, ou que estejam em processo de legalização. A metodologia de trabalho para cada município irá envolver 12 horas de atendimento coletivo (seminários e palestras) e 20 horas distribuídas entre os empreendedores que fizerem atenderem aos pré-requisitos citados acima. Os temas envolverão conhecimentos técnicos e processuais para a participação de venda de gêneros alimentícios para a merenda escolar e outras políticas de aquisição de alimentos vigentes.

Etapa 11 – Aplicação de Pesquisa T-Final de monitoramento do projeto

Realização da 3ª mensuração de resultados, a qual também envolverá pesquisa “in loco” em cada município visitado, a qual terá seu foco nas ações referentes a todas as etapas do projeto. O produto desta ação será composto de questionário estruturado, o qual será aplicado por consultores especializados. Posteriormente, os dados obtidos serão compilados para demonstrarem o nível de desenvolvimento no qual se refere ao Serviço de Inspeção Municipal. Este momento da ação envolverá profissional técnico capacitado em estatística e diagnóstico situacional. O produto final gerado com esta ação compreenderá relato fotográfico, apresentação dos principais resultados encontrados, listas de frequência devidamente preenchidas e outras informações relevantes para o projeto. Em cada município será realizada um evento de finalização das ações do projeto, com também realização de seminário para o Comitê Gestor do PDRS Xingu para apresentação das ações do projeto e entrega do Relatório Final para os representantes de cada entidade.

3 - Cronograma de Execução (Meta, Etapa ou Fase)

Meta Fase Especificação Indicador Físico Duração

Unidade Quantidade Início Término

1. Mobilização e Sensibilização dos gestores municipais para apresentação do projeto

1.1. Reunião com gestores e representantes dos dez (10) municípios que serão atendidos pelo projeto para apresentação das ações, metas e cronogramas que deverão ser seguidos, bem como obter informações individuais de cada cidade para personalização dos textos legais e normativos.

Consultoria 80 horas Novembro/2011 Novembro/2011

1.2. Mobilização de representantes da população das cidades visitadas, com apresentação de seminários e palestras baseadas na implantação do SIM e as

(6)

vantagens de sua existência para a economia local.

1.3. Lavratura de Termo de Compromisso entre o Instituto Humaniza e os Representantes Legais com relação ao trâmite de processo de implantação do SIM e as ações do projeto.

Termo de

compromisso 10 Novembro/2011 Novembro/2011 1.4. Aplicação de Pesquisa T0 (T-zero), para

servir de base para futuras mensurações

sobre a evolução do projeto. Consultoria 120 horas Novembro/2011 Novembro/2011 1.5. Compilação e avaliação as informações

obtidas na META 1 e elaboração do

Relatório T-zero do projeto. Consultoria 60 horas Dezembro/2011 Dezembro/2011 2. Elaboração das Minutas do Projeto de Lei do SIM

2.1 Elaboração da Minuta do Projeto de Lei, de acordo com as determinações validadas pelos representantes da cidade, gestores e população.

Consultoria 60 horas Janeiro/2012 Janeiro/2012

3. Elaboração dos Regulamentos de Inspeção Municipal 3.1. Elaboração das normativas para

produtos de origem animal Consultoria 120 horas Fevereiro/2012 Março/2012 3.2. Elaboração das normativas para

produtos de origem vegetal Consultoria 80 horas Fevereiro/2012 Março/2012 3.3. Elaboração das normativas para

insumos agropecuários Consultoria 60 horas Fevereiro/2012 Março/2012 3.4. Elaboração de requisitos para registro e

funcionamento junto ao SIM Consultoria 60 horas Fevereiro/2012 Março/2012 3.5. Elaboração dos Procedimentos

Operacionais de Privativos da

Fiscalização Municipal Consultoria 40 horas Fevereiro/2012 Março/2012 3.6. Definição de Sanções e Penalidades do

SIM Consultoria 20 horas Fevereiro/2012 Março/2012

3.7. Elaboração dos documentos

padronizados que serão utilizados no

serviço de inspeção municipal Consultoria 40 horas Fevereiro/2012 Março/2012 3.8. Desenvolvimento dos Modelos de Selo

do Serviço de Inspeção Municipal, levando em consideração cada categoria de produto a que se destine e cada município em que esteja vinculado.

Consultoria 40 horas Fevereiro/2012 Março/2012

3.9. Impressão do material elaborado, referente às Minutas do Projeto de Lei e Regulamentos de Inspeção de Alimentos para entrega aos representantes

políticos de cada município.

Documentos Impressos e

Mídias Gravadas

50 cópias Abril /2012 Abril /2012

3.10. Elaboração de Cartilhas Orientativas sobre o Serviço de Inspeção Municipal, para divulgação junto à população local de cada cidade.

Consultoria 60 horas Abril /2012 Abril /2012 3.11. Impressão das Cartilhas Orientativas,

referente às Minutas do Projeto de Lei e para entregar aos representantes políticos de cada município.

Documentos

(7)

4. Acompanhamento de implantação do SIM nos municípios atendidos pelo projeto

4.1. Mobilização dos representantes políticos de cada município e apresentação da Minuta de Lei e do Regulamento de Inspeção para aprovação dos

instrumentos jurídicos junto às Câmaras Municipais

Consultoria 120 horas Maio /2012 Maio /2012

4.2. Acompanhamento e assessoramento dos representantes políticos dos municípios, no que diz respeito ao processo de promulgação dos textos que instituem e regulamentam o SIM

Consultoria 120 horas Maio /2012 Maio /2012

4.3. Acompanhamento e assessoramento dos representantes políticos dos municípios, no que diz respeito à verificação do cumprimento dos requisitos de infraestrutura e de recursos humanos necessários para início do funcionamento do SIM.

Consultoria 120 horas Maio /2012 Maio /2012

4.4. Aquisição de equipamentos de

informática e móveis de escritório para o início da operacionalização do SIM em cada cidade atendida.

Computadores 10 Junho /2012 Junho /2012 Impressoras a Laser 10 Mesas de escritório 10 Cadeiras de escritório 30 Armário de Aço 10 Arquivo de Aço 10

5. Monitoramento do Andamento das Ações do Projeto

5.1. Realização do Diagnóstico T1 do Projeto Consultoria 120 horas Julho /2012 Julho /2012 5.2. Compilação e avaliação das informações

obtidas da pesquisa com relação às ações das Metas 2, 3 e 4. Finalizando com a elaboração do Relatório T-1 do projeto.

Consultoria 50 horas Julho /2012 Julho /2012

6. Capacitação dos Fiscais e Agentes de Inspeção Municipal

6.1. Realização de Capacitações referentes aos procedimentos operacionais inerentes ao serviço de fiscalização do SIM, os quais deverão ser realizados em cada município contemplado pelo projeto. Este processo irá necessitar de 40 horas de instrutoria para cada município atendido. Serão capacitados 20 fiscais e 10 agentes de inspeção.

Treinamento 400 horas Agosto/2012 Setembro/2012

7. Diagnóstico das Cadeias Produtivas dos municípios

7.1 Identificar as cadeias produtivas e indústrias de processamento de

(8)

aplicar pesquisa para levantamento da situação e condições higiênico sanitárias destes empreendimentos

8. Mobilização e Sensibilização de Pessoas Físicas e Jurídicas com interesse em ingressar no SIM 8.1 Mobilizar e sensibilizar os

empreendimentos identificados no diagnóstico para ingressarem com o pedido no SIM

Consultoria 120 horas Outubro /2012 Outubro /2012 9. Acompanhamento dos

empreendimentos classificados no item anterior, para que possam atender às determinações aprovadas do SIM de cada município atendido.

9.1 Assessoria em formalização e registro dos produtos e estabelecimentos junto

ao SIM Consultoria 400 horas Outubro/2012 Novembro/2012 10. Ações de mercado

10.1 Capacitação das empresas para desenvolver ações de mercado e como

vender para a merenda escolar Treinamento 120 horas Novembro/2012 Novembro/2012 10.2 Assessoria para montar processos e

participação em licitações públicas Consultoria 200 horas Dezembro/2012 Dezembro/2012 11. Mensuração de resultados

11.1 Realização do Diagnóstico TFinal do Projeto para avaliar os resultados

obtidos Consultoria 160 horas Dezembro/2012 Dezembro/2012 11.2 Elaboração de relatório final Consultoria 80 horas Dezembro/2012 Dezembro/2012

(9)

4 - Cronograma Físico e Financeiro (em R$ 1,00)

Item Descriminação dos custos/serviços Unidade Quantidade Unitário R$ Valor Total do item R$ Valor R$ Nov/11 Valor R$ Dez/11 Valor R$ Jan/12 Valor R$ Fev/12 Valor R$ Mar/12 Valor R$ Abr/12 Valor R$ Mai/12 Valor R$ Jun/12 Meta 1 Mobilização e Sensibilização dos gestores municipais para apresentação do projeto

Fase 1.1 Serviços de Consultoria Técnica horas 80 60,00 4.800,00 4.800,00 Fase 1.2 Serviços de Consultoria Técnica horas 120 60,00 7.200,00 7.200,00 Fase 1.4 Serviços de Consultoria Técnica horas 120 60,00 7.200,00 7.200,00

Fase 1.5 Serviços de Consultoria Técnica horas 60 60,00 3.600,00 3.600,00

Fase 1.1

a 1.4 Passagem aérea (BEL – ATM – BEL) Un 02 2.000,00 4.000,00 4.000,00

Fase 1.1

a 1.4 Aluguel de veículo Mês 01 5.000,00 5.000,00 5.000,00

Meta 2 Elaboração das Minutas do Projeto de Lei do SIM

Fase 2.1 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 60 80,00 4.800,00 4.800,00

Meta 3 Elaboração dos Regulamentos de Inspeção Municipal

Fase 3.1 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 120 80,00 9.600,00 9.600,00

Fase 3.2 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 80 80,00 6.400,00 6.400,00

Fase 3.3 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 60 80,00 4.800,00 4.800,00

Fase 3.4 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 60 80,00 4.800,00 4.800,00

Fase 3.5 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 40 80,00 3.200,00 3.200,00

Fase 3.6 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 20 80,00 1.600,00 1.600,00

Fase 3.7 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 40 80,00 3.200,00 3.200,00

Fase 3.8 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 40 80,00 3.200,00 3.200,00

Fase 3.9 Impressão de documentos e gravação de mídias removíveis Un 50 20,00 1.000,00 1.000,00

Fase 3.10 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 60 80,00 4.800,00 4.800,00

Fase 3.11 Impressão de cartilhas Orientativas Un 1.000 20,00 20.000,00 20.000,00

Meta 4 Acompanhamento de implantação do SIM nos municípios atendidos

Fase 4.1 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 120 80,00 9.600,00 9.600,00

Fase 4.2 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 120 80,00 9.600,00 9.600,00

Fase 4.3 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 120 80,00 9.600,00 9.600,00

Fase 4.1

a 4.3 Passagem aérea (BEL – ATM – BEL) Un 02 2.000,00 4.000,00 4.000,00

Fase 4.1

a 4.3 Aluguel de veículo Mês 01 5.000,00 5.000,00 5.000,00

Fase 4.4 Computadores Un 10 1.200,00 12.000,00 12.000,00

Impressoras a laser Un 10 600,00 6.000,00 6.000,00

Mesas para escritório em L Un 10 450,00 4.500,00 4.500,00

Cadeira escritório secretária giratória Un 10 110,00 1.100,00 1.100,00

Cadeira escritório secretária fixa 4 pés Un 20 60,00 1.200,00 1.200,00

Armário de aço com 2 portas Un 10 630,00 6.300,00 6.300,00

Arquivo de aço com 4 gavetas Un 10 550,00 5.500,00 5.500,00

Total Geral R$ 173.600,00 28.200,00 3.600,00 4.800,00 0,00 36.800,00 25.800,00 37.800,00 36.600,00

(10)

Item Descriminação dos custos/serviços Unidade Quantidade Unitário R$ Valor Total do item R$ Valor R$ Jul/12 Valor R$ Ago/12 Valor R$ Set/12 Valor R$ Out/12 Valor R$ Nov/12 Valor R$ Dez/12 Meta 5 Monitoramento do Andamento das Ações do Projeto

Fase 5.1 Serviços de Consultoria Técnica horas 120 60,00 7.200,00 7.200,00 Fase 5.1 Passagem aérea (BEL – ATM – BEL) Un 02 2.000,00 4.000,00 4.000,00

Fase 5.1 Aluguel de veículo Mês 01 5.000,00 5.000,00 5.000,00

Fase 5.2 Serviços de Consultoria Técnica horas 50 60,00 3.000,00 3.000,00 Meta 6 Capacitação dos Fiscais e Agentes de Inspeção Municipal

Fase 6.1 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 400 60,00 24.000,00 12.000,00 12.000,00

Fase 6.1 Passagem aérea (BEL – ATM – BEL) Un 02 2.000,00 4.000,00 4.000,00

Meta 7 Diagnóstico das Cadeias Produtivas dos Municípios

Fase 7.1 Serviços de Consultoria Técnica horas 360 60,00 21.600,00 21.600,00

Fase 7.1 Passagem aérea (BEL – ATM – BEL) Un 01 2.000,00 2.000,00 2.000,00

Meta 8 Mobilização e Sensibilização de Pessoas Físicas e Jurídicas com interesse em ingressar no SIM

Fase 8.1 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 120 80,00 9.600,00 9.600,00

Fase 8.1 Passagem aérea (BEL – ATM – BEL) Un 01 2.000,00 2.000,00 2.000,00

Meta 9 Acompanhamento dos empreendimentos para que possam atender os requisitos e ingressarem no SIM

Fase 9.1 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 400 80,00 32.000,00 16.000,00 16.000,00

Fase 9.1 Passagem aérea (BEL – ATM – BEL) Un 02 2.000,00 4.000,00 2.000,00 2.000,00

Meta 10 Ações de Mercado

Fase 10.1 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 120 80,00 9.600,00 9.600,00

Fase 10.2 Serviços de Consultoria Técnica Especializada horas 200 80,00 16.000,00 16.000,00

Fase 10.1

e 10.2 Passagem aérea (BEL – ATM – BEL) Un 02 2.000,00 4.000,00 2.000,00 2.000,00

Meta 11 Mensuração de Resultados

Fase 11.1 Serviços de Consultoria Técnica horas 160 60,00 9.600,00 9.600,00

Fase 11.1 Passagem aérea (BEL – ATM – BEL) Un 01 2.000,00 2.000,00 2.000,00

Fase 11.2 Serviços de Consultoria Técnica horas 80 60,00 4.800,00 4.800,00

Total Geral R$ 164.400,00 19.200,00 16.000,00 12.000,00 53.200,00 29.600,00 34.400,00

(11)

5 - Plano de Aplicação (em R$ 1,00)

Código Natureza da Despesa (Contrapartida) Proponente (órgão acordado) Concedente Total

Serviços de Consultoria Técnica 69.000,00 69.000,00

Serviços de Consultoria Técnica Especializada 166.400,00 166.400,00

Documentos Impressos e Mídias Gravadas 1.000,00 1.000,00

Confecção de cartilhas 20.000,00 20.000,00

Passagens Aéreas para consultores 30.000,00 30.000,00

Compra de computadores 12.000,00 12.000,00

Compra de impressoras a laser 6.000,00 6.000,00

Compra de mesas para escritório 4.500,00 4.500,00

Compra de cadeiras 2.300,00 2.300,00

Compra de armários de aço 6.300,00 6.300,00

Compra de arquivos de aço 5.500,00 5.500,00

Aluguel de veículo 15.000,00 15.000,00

(12)

5 - Cronograma de Desembolso (R$ 1,00). Parte: CONCEDENTE

ANO I – 2011

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

28.200,00

3.600,00

ANO II – 2012

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

4.800,00

0,00

36.800,00

25.800,00

37.800,00

36.600,00

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

19.200,00

16.000,00

12.000,00

53.200,00

29.600,00

34.400,00

PROPONENTE (contrapartida)

ANO I - 2011

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

ANO II - 2012

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

6 - Declaração

Na qualidade de representante legal do proponente, declaro, para fins de prova junto ao Comitê

Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável – PDRS Xingú, para os efeitos e sob

as penas da Lei, que inexiste qualquer débito em mora ou situação de inadimplência com o

Tesouro Nacional ou qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Federal, que impeça

a transferência de recursos oriundos de dotações consignadas nos orçamentos da União, na

forma deste plano de atendimento.

Pede deferimento,

Altamira, 10 de outubro de 2011. Alberto Osvaldo Anders

Diretor Presidente

7 - Aprovação pelo Concedente

Aprovado

_________________________ ___________________

Local e Data Fulano de Tal

Referências

Documentos relacionados

Esta meditação é de natureza cíclica, pois o pitri em questão projeta correntes rítmicas de energia para o seu “reflexo”, e elas são reconhecidas pelo homem

Para tanto, far-se-á uma análise acerca da natureza jurídica das medidas socioeducativas aplicáveis ao adolescente infrator, a fim de verificar se são passíveis de prescrição;

A perspectiva adotada na abordagem das duas capas do jornal Estado de Minas parece, então, apontar para o entendimento de que a sociedade brasileira e, principalmente, políticos

Mas, se o real da língua é o impossível de dizer e afeta o discurso dos militares que defendem a ditadura militar, interditando a simbolização dos acontecimentos terríveis

44) Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão disponíveis todos os meios para dar suporte à vida, e é o local onde a equipe multidisciplinar (incluindo o

No âmbito da área de avaliação do Serviço Social encontram-se dois programas de mestrado, um em Políticas Sociais instalado na Univer- sidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Essa publicação (Figura 6) destaca a “grande ameaça” que está por trás do pânico moral: a destruição da família nuclear (pai, mãe e filhos).Em seguida o pastor