• Nenhum resultado encontrado

Serviço de Consulta Versão: outubro/ 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Serviço de Consulta Versão: outubro/ 2010"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)
(2)

Portal CopaGIS ...

3

1 - Como se cadastrar ...

4

2 - Serviços do Portal de Geoprocessamento ...

8

3 - Serviço de Consulta ...

9

3.1 - Dados informativos ...

10

3.2 - Ferramentas de navegação e visualização ...

10

3.3 - Painel de funções gerais ...

15

3.4 - Painel de seleção ...

17

3.5 - Painel de resultados ...

17

3.6 - Painel de composição do mapa ...

18

3.7 - Painel de legenda ...

20

Glossário ...

21

(3)

Portal

CopaGIS

O CopaGIS é o GIS da COPASA, ou seja, a aplica-ção da tecnologia Geographic Information System (Sistema de Informações Geográficas) no dia a dia da empresa. É o novo geoprocessamento, imple-mentado em ambiente WEB, que reúne o que há de mais moderno em termos tecnológicos.

Esta cartilha vai ensinar você a utilizar as funciona-lidades principais do Portal CopaGIS do Serviço de Consulta, implementado na Intranet da COPASA MG.

(4)

O CopaGIS está disponível para que qualquer empregado faça seu autocadastramento. Para tanto, os seguintes pas-sos devem ser realizados:

• Iniciar uma sessão na Intranet por meio da opção “Geoprocessamento/Portal CopaGIS”, localizado no menu à direita:

(5)

• Na tela que será apresentada (vide figura a seguir), informar sua matrícula no campo Usuário e informar uma senha de sua livre escolha no campo Senha;

(6)

• Selecionar no painel de Serviços a opção “Administração”, que permite acesso às funções associadas à Administração de Acesso;

• Na nova tela apresentada, repetir a senha de sua escolha nos campos à frente de Senha e de Confirme a Senha. Esta senha deve ser diferente do número da matrícula. Acionar o botão Cadastrar para concluir o processo de criação do usuário:

(7)

• Após a msg de “Usuário incluído com sucesso...”, fazer o login no sistema. Para tanto, utilize os passos descritos no item 2 – SERVIÇOS DO PORTAL DE GEOPROCESSAMENTO;

• Esse cadastramento cria um usuário com perfil padrão que tem acesso apenas ao serviço de Consulta. Caso seja necessário o acesso a outros serviços, o seu perfil deverá ser alterado pelo usuário administrador do CopaGIS (vide a Equipe Responsável na opção “Fale Conosco” da página inicial do Portal);

• Para verificar se seus dados foram cadastrados corretamente, você pode acessar a função “Dados Próprios” disponível no grupo Administração de Acesso, no serviço de Administração;

• Essa função também permite a alteração da senha, por meio da opção “Alteração de Senha”:

• Caso o usuário esqueça a senha cadastrada, ele deverá procurar o usuário administrador do CopaGIS (vide a Equipe Responsável na opção “Fale Conosco” da página inicial do Portal), para que se forneça uma nova senha para o mesmo.

(8)

O Portal de Geoprocessamento do CopaGIS disponibiliza diversos serviços. Para acessá-los, deve-se seguir os seguintes passos:

1. Acessar o Portal CopaGIS na Intranet.

2. Informar Usuário, Senha e, no canto direito do Portal, no painel de Serviços, escolher a opção de acordo com o serviço desejado:

3. Após escolher a opção correspondente ao serviço, será exibida a tela específica do serviço. 4. Para sair do serviço, pode-se sair do Portal clicando no link SAIR ou, ainda, escolher outro serviço.

2

Serviços do Portal de Geoprocessamento

(9)

O Serviço de Consulta é o serviço que oferece as funções de navegação, visualização e consulta aos dados das camadas existentes no CopaGIS. Esse serviço possui os seguintes grupos de funcionalidades:

• Dados Informativos;

• Ferramentas de Visualização e Navegação; • Painel de Funções Gerais;

• Painel de Seleção;

• Painel de Resultados;

• Painel de Composição do Mapa; • Painel de Legenda.

(10)

 

São aqueles dados que proporcionam a identificação do usuário e informações do sistema em geral, tais como: escala, links de saída do portal (Sair) e acesso ao Manual do Usuário (Ajuda).

As funções desse grupo permitem dar suporte às operações de visualização e navegação dentro do mapa. Essas funções encontram-se distribuídas na parte superior do Portal como ícones :

Usuário Escala

Links do Portal

3.1 Dados informativos

3.2 Ferramentas de navegação e visualização

(11)

Zoom In

Permite aproximar o mapa aumentando o detalhe de visualização, ou seja, visualiza o mapa numa escala menor. Após clicar no ícone, deve-se clicar numa região do mapa e, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, arrastar para desenhar um retângulo no mapa ou simplesmente clicar sobre uma posição do mapa.

Zoom Out

Permite afastar o mapa diminuindo a visualização, ou seja, visualiza o mapa numa escala maior. Após clicar no ícone, deve-se clicar numa região do mapa e, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, arrastar para desenhar um retângulo no mapa ou simplesmente clicar sobre uma posição do mapa.

Zoom In no Centro

Permite aproximar o mapa (fazer Zoom In), porém, trazendo a visualização desta região para o centro do mapa. Após clicar no ícone, deve-se clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o ponto do mapa que se deseja aproximar (fazer Zoom In no Centro).

Zoom Out no Centro

Permite afastar o mapa (fazer Zoom Out), porém, trazendo a visualização desta região para o centro do mapa. Após clicar no ícone, deve-se clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o ponto do mapa que se deseja afastar (fazer Zoom Out no Centro).

Zoom Anterior

Permite voltar às visualizações anteriores do mapa.

Zoom Posterior

Permite ir para as visualizações posteriores, caso se esteja navegando por visualizações anteriores.

 

 

 

 

 

 

(12)

Zoom Extensão Total

Permite afastar o mapa de tal maneira que fique visível toda a sua extensão.

Zoom para Coordenada

Permite ir até uma região, cujo centro corresponde à coordenada digitada em X e Y.

Pan

Permite arrastar o mapa em qualquer direção. Deve-se clicar no ícone para a execução dessa função e depois clicar com o mouse no mapa. Mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado sobre o mapa deve-se arrastá-lo para a direção desejada.

Definir Zoom Inicial

Permite definir a escala de visualização atual como a escala de visualização inicial de entrada no Portal CopaGIS para o usuário em questão.

Zoom Inicial

Permite voltar à escala de visualização inicial de entrada no Portal CopaGIS para o usuário em questão.

Lente de Aumento

Permite aumentar a escala de visualização (aproximar) de uma região do mapa. Pode-se escolher o grau de aumento, através das opções na parte inferior da interface da lente de aumento. Para ver determinada região com aumento, basta arrastar a lente de aumento sobre a mesma.

 

 

 

   

 

(13)

Localizar Geograficamente

Permite encontrar a localização geográfica de um ponto no mapa, segundo diversos critérios de proximidade. Após acionar o ícone da função de localização geográfica e em seguida clicar num ponto do mapa, uma janela será aberta mostrando o conjunto de informações geográficas referente àquele ponto.

Identificação

Permite mostrar todos os atributos alfanuméricos de identificação de um elemento selecionado no mapa. Deve-se clicar no ícone para a execução dessa função e em Deve-seguida clicar sobre um dos elementos visíveis no mapa. Os atributos alfanuméricos serão listados no Painel de Resultados (ver item 3.5 – Painel de Resultados).

Medidas

Permite executar medições geométricas dentro do mapa. A função é chamada a partir do ícone indicado abrindo uma janela com opções para: identificar coordenada de um ponto no mapa, medir uma distância ou medir uma área dentro do mapa.

Consultar Cadastro

É a função que permite consultar os atributos alfanuméricos de elementos selecionados e imprimir o resultado. Inicialmente deve-se selecionar um elemento utilizando o Painel de Seleção (ver item 3.4 – Painel de Seleção). Em seguida, clicar no ícone da função Consultar Cadastro. Uma janela de dados será então apresentada.  

 

 

 

(14)

Imprimir Mapa Padrão

É a função que permite imprimir o mapa visualizado na tela com um layout padrão, ou seja, que tenha o conteúdo gráfico do mapa e as informações do layout padrão da COPASA MG. Ao clicar no ícone dessa função será aberta uma janela permitindo ao usuário configurar o formato da impressão, escrever os títulos e responsável. Após preencher os dados necessários, será possível visualizar a impressão através do botão Visualizar Mapa. Uma nova janela será aberta mostrando exatamente como será a impressão em papel. Para imprimir, deve-se clicar no botão na parte superior do layout. No momento de imprimir, o usuário poderá ainda escolher a impressora ou o plotter e realizar configurações específicas tais como tamanho do papel (A4/A3) e formato de impressão (Retrato/ Paisagem) nas preferências da impressora.

Atualizar Mapa

É a função que permite dar um “Refresh” no mapa, ou seja, limpar as seleções (ver item 3.4 – Painel de Seleção) efetuadas anteriormente no mapa, inclusive os atributos alfanuméricos do Painel de Resultados (ver item 3.5 – Painel de Resultados).

 

(15)

As Funções Gerais referem-se às diversas funcionalidades de localização de um determinado elemento no mapa. O acesso às Funções Gerais é feito através do painel existente no lado esquerdo do Portal CopaGIS.

Tanto as Funções Gerais como os outros painéis do CopaGIS utilizam o mesmo padrão, o qual oferece mecanismos para maximizar e minimizar.

Localização

Permite a localização de elementos georreferenciados, tais como: endereço, esquina, bairro, matrícula do cliente, nó de água, caixa de manobra, nó de esgoto, localizador, logradouro, trecho, planta 1:5000, planta 1:2000 e município. Em todas as localizações o sistema irá fazer um zoom até a região onde o elemento está localizado, destacando em vermelho no mapa o ponto, a linha ou o polígono selecionado, apresentando os seus atributos alfanuméricos no Pai-nel de Resultados (ver item 3.5 – PaiPai-nel de Resultados).

- Localizar Endereço: permite localizar um endereço a partir de informações de Localidade, Logradouro e Número de imóvel. O tipo de Logradouro não deve ser informado no campo Logradouro.

Se o Logradouro passar em mais de um bairro, abrir-se-á uma janela com os bairros percorridos para que o usuário escolha o Logradouro correto.

Após ter preenchido o Logradouro corretamente e informar o Número de imóvel (opcional), deve-se clicar no botão Localizar.

Se o usuário não souber o nome correto do Logradouro pode digitar um * antes e/ou depois da parte do nome do Logradouro que se sabe.

Por exemplo: Para a Rua da Bahia, se o usuário não souber o nome todo corretamente, ele pode digitar no campo Logradouro: *Bahia (se ele não souber a parte inicial do nome) ou para a Av. Engenheiro Carlos Goulart, ele pode digitar no campo Logradouro: Engenheiro Carlos* (se ele não souber a parte final do nome) ou, ainda, *Carlos*, se ele só souber uma parte do nome.

Maximizar

3.3 Painel de funções gerais

 

Minimizar

(16)

Se o número do imóvel não for informado, toda a extensão do Logradouro será exibida.

Se o número do imóvel for informado, mas não existir no cadastro, será apresentado no mapa o trecho de Logradouro cuja numeração mínima e máxima contenha o referido número do imóvel.

Se o número do imóvel for encontrado, o sistema fará um zoom até a localização do mesmo.

- Localizar Esquina: permite localizar uma esquina a partir de informações de dois Logradouros. Ao clicar na função é aberta uma janela para preencher os dados de localidade e de Logradouros.

Se o usuário não souber o nome correto do Logradouro, pode digitar um * antes e/ou depois da parte do nome do Logradouro que se sabe, como descrito em Localizar Endereço.

Caso um Logradouro exista em mais de um bairro, será solicitada também a escolha do bairro.

Depois de selecionado o bairro e repetida a busca, o sistema mostrará a esquina encontrada, fazendo um zoom no mapa e destacando a esquina com um ponto vermelho.

- Localizar Bairro: permite localizar um bairro de qualquer localidade operada pela empresa, onde exista esse nível de informação digitalizado. Ao clicar na função é aberta uma janela para escolher a localidade e o bairro. Após clicar no botão Localizar, o sistema mostrará o bairro solicitado, dando um zoom no centro do mapa.

- Localizar Matrícula do Cliente: permite localizar um cliente a partir de sua matrícula do SICOM (Sistema Integrado Comercial). Ao clicar na função deve-se digitar o número de matrícula e clicar em Localizar. Esta matrícula deve estar georreferenciada.

- Localizar Nó de Água: permite localizar um nó da rede de água. Ao clicar na função deve-se digitar o código do componente e clicar em Localizar.

- Localizar Caixa de Manobra: permite localizar uma caixa de manobra pertencente à rede de água. Ao clicar na função deve-se digitar o código da caixa de manobra e clicar em Localizar.

- Localizar Nó de Esgoto: permite localizar um nó da rede de esgoto. Ao clicar na função deve-se digitar o código do nó de esgoto e clicar em Localizar.

- Localizar por Localizador (setor/ rota/ face/ sequência): permite localizar um setor, rota, face e sequência do SICOM para uma determinada localidade. Pelo menos uma parte do parâmetro deve ser informada (setor ou setor-rota ou setor-setor-rota-face ou setor-setor-rota-face-sequência).

- Localizar Logradouro: permite localizar um Logradouro a partir de seu código. Este código é o mesmo utilizado na Tabela de Logradouros do SICOM.

(17)

É o procedimento utilizado para selecionar um ou mais elementos gráficos (feições) do mesmo tipo dentro do mapa. O acesso à Seleção é feito através do painel existente no lado esquerdo do Portal CopaGIS, abaixo do painel de Funções Gerais. No painel de Seleção deve-se escolher a camada e clicar no ícone “seleção por retângulo”:

3.4

Painel de seleção

 

Seleção por retângulo: deve-se desenhar um retângulo no mapa. Todos os elementos da camada escolhida e que estejam dentro do retângulo serão selecionados, ou seja, os elementos ficarão destacados no mapa. A camada selecionada aparece com as informações de seus atributos alfanuméricos no Painel de Resultados (ver item 3.5 – Painel de Resultados).

 

O acesso aos Resultados é feito através do painel existente no lado esquerdo do Portal CopaGIS, abaixo do Painel de Seleção. A função permite armazenar temporariamente todos os resultados encontrados nas operações de localização, seleção e pesquisas feitas pelo usuário. A figura a seguir mostra a janela de Resultados típica, ordenando os elementos por camada, tipo e quantidade. Para realçar um resultado no mapa deve-se simplesmente selecioná-lo ( ).

(18)

Quando se escolhe um resultado (ex. Trechos de Rede Geométrica de Água), clicando no , abre-se uma árvore mostrando um ou mais elementos encontrados, e para cada um desses elementos são visualizados todos os atributos alfanuméricos existentes.

O usuário poderá a qualquer momento remover da lista um ou mais resultados ou simplesmente navegar até ele, tendo para isto que clicar com o botão direito do mouse em cima do resultado. O sistema mostrará uma nova janela com a opção Remove para remover o resultado e Zoom To Selected Features para mostrar no mapa os elementos selecionados, centralizando-os.

O acesso à Composição do Mapa é feito através do painel existente no lado esquerdo do Portal CopaGIS, abaixo do Painel de Resultados. Este painel refere-se à configuração das camadas de visualização. A camada pode estar visível (habilitada) ou não (desabilitada), dependendo da escala do mapa.

3.6

Painel de composição do mapa

(19)

A Composição do Mapa inclui os seguintes elementos:

- Água: mostra os níveis de informações referentes à rede de água. - Esgoto: mostra os níveis de informações referentes à rede de esgoto.

(20)

- Mapeamento Urbano: mostra os níveis de informações referentes ao mapeamento urbano. - Mapeamento Copasa: mostra os níveis de informações referentes ao mapeamento Copasa. - Projetos: mostra os níveis de informações utilizadas em Projetos.

- Serviços Terceiros: mostra os níveis de informações referentes a serviços de Terceiros. - Imagens de Satélite: mostra as imagens de satélite adquiridas para o CopaGIS.

Para exibir as feições existentes de cada camada deve-se clicar no botão . Para fechar a exibição das feições

existentes de cada camada, deve-se clicar no botão .

Para que as feições das camadas estejam visíveis no mapa da janela gráfica, deve-se clicar no botão .

Para escalas maiores (ex. 1:2.000.000) só algumas feições ficam visíveis; geralmente elementos cartográficos como localidades e bairros, pois nesse nível de visibilidade os elementos de rede seriam exibidos pequenos demais e carregariam a tela gráfica em demasia. Já em escalas menores (ex. 1:5.000), os elementos de rede ficam visíveis, facilitando a navegação e consulta.

As descrições das simbologias dos componentes representados no mapa podem ser encontradas no Painel de Legenda, do lado esquerdo do Portal, abaixo do Painel de Composição do Mapa. As legendas estão agrupadas por assunto, para melhor identificação.

(21)

Camada de Dados

Conjunto de feições geográficas associadas a um tema específico, como por exemplo Trechos da Rede de Água, Nós de Água, Trechos da Rede de Esgoto, Nós de Esgoto, Clientes, Anotações de Clientes, Bairros e Anotações de Bairros.

Composição do Mapa

Camadas que compõem o mapa. A composição do mapa é obtida habilitando ou desabilitando as diversas camadas disponíveis e de acordo com o arquivo de configuração do mapa (MXD).

Coordenadas

Valores lineares e/ou angulares que indicam a posição ocupada por um ponto em um sistema de referência qualquer. No CopaGIS as coordenadas utilizam como referência a Projeção Cônica Conforme de Lambert, com as seguintes características:

Coordenadas Geográficas

Valores numéricos através dos quais podemos definir a posição de um ponto na superfície da Terra, tendo como ponto de origem, para as latitudes, o Equador e o Meridiano de Greenwich, como origem das longitudes.

CopaGIS

É o GIS da COPASA MG, ou seja, a aplicação da tecnologia GIS ou SIG na empresa para o cadastro de redes de água, redes de esgoto, mapeamento urbano, mapeamento Copasa, ordens de serviço, projetos, gestão do abastecimento de água e esgotamento sanitário e ainda controle das interrupções do abastecimento de água.

Elemento Georreferenciado

Feição geográfica associada a uma posição específica do globo terrestre por meio de suas coordenadas.

Elemento Selecionado

Feição geográfica selecionada para a realização de alguma ação, como por exemplo exibição de seus atributos alfanuméricos.

Escala

Relação entre as dimensões dos elementos representados em um mapa, carta ou imagem e suas dimensões reais. Pode ser expressa tanto numérica quanto graficamente.

Meridiano Central: -45º W Latitude de Origem: -18º S 1º Paralelo Padrão: -15º S 2º Paralelo Padrão: -21º S False norting: 5.000.000 False easting: 5.000.000 Esferóide: WGS-84 Datum: WGS-84

Glossário

(22)

Escala Gráfica

É a representação gráfica da escala numérica sob a forma de uma linha graduada, na qual a relação entre as distâncias reais e as representadas em documentos cartográficos é dada por um segmento de reta em que uma unidade medida na reta corresponde a uma determinada medida real.

Escala Numérica

Escala de um documento cartográfico expressa por uma fração ou proporção, a qual correlaciona a unidade de distância do documento à distância medida na mesma unidade no terreno. Exemplo: 1:100.000 - Lê-se 1 por 100.000.

Extensão do Mapa

Dimensão do mapa, expressa por meio das quatro coordenadas do retângulo que abrange o mapa.

Feição

Também conhecida como camada ou nível de informação, é uma abstração de um fenômeno ou objeto do mundo real. Um objeto, para ser considerado uma feição geográfica, deve estar associado a uma posição relativa sobre a superfície da Terra. Uma feição pode ser representada por um elemento geométrico como ponto, linha e polígono ou por um texto gráfico, também chamado de anotação.

Georreferenciamento

Associação de um dado a uma posição específica do globo terrestre por meio de suas coordenadas.

Geoprocessamento

Conjunto de tecnologias que utilizam representações computacionais do espaço geográfico, abrangendo tecnologias de captura de dados (processamento de imagens, aerofotogrametria, topografia e GPS) e tecnologia GIS ou SIG, para armazenamento, análise e extração de dados.

GIS ou SIG

Geographic Information System ou Sistema de Informações Geográficas, uma das tecnologias de geoprocessamento.

Legenda

Ou Convenção Cartográfica contém o significado de todos os símbolos, cores e traços utilizados na representação do mapa.

MXD

É um arquivo de configuração que contém informações sobre as camadas que compõem um mapa, suas características (escala de visualização, fonte dos dados) e suas respectivas simbologias.

WEB

A World Wide Web (que em português significa “Rede de alcance mundial”, também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações (chamadas “documentos” ou “páginas”) de servidores web (ou “sítios”) e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode então seguir as hiperligações na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir

(23)

Referências

Documentos relacionados

Neste trabalho, analisa-se a concepção de formação profissional de educadores predominante na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores "Paulo

Explorar o Mapa: clicar com o botão esquerdo do mouse numa área do mapa, irá mostrar infor- mações sobre essa área; clicar no pequeno ícone de informação do mapa, irá abrir

Pode causar danos ao sistema nervoso central através da exposição prolongada ou repetida, se ingerido.. Mantenha afastado de calor faíscas e chama aberta

de videovigilância. 3- As pessoas que forem captadas pelas câmaras de vídeo têm direitos de acesso e de eliminação da gravação, desde que não constitua perigo para

Isto prova que o investimento feito na solução proposta para a compensação do fator de potência da instalação irá trazer vantagens económicas enormes e que a empresa

Alejandría Pais Cabernet Sauvignon Chardon- nay Merlot Sauvignon Blanc Outras Shiraz Cabernet Sauvignon Chardon- nay Semíllon Sultana Merlot Chardon- nay Outras French

O verdadeiro teosofista é um filantropo ele não vive para si mesmo, mas para o mundo”.” Na Carta 33 do mesmo livro, diz o mestre que a palavra “ filantropia” adverte

Agora, o narrador do documento n° 1 não continuou a tradição dos almoços de domingo em casa dele: “Os almoços nunca são em minha casa.” (l. 23) enquanto o narrador do