• Nenhum resultado encontrado

Nós falamos IO-Link Em todas as áreas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nós falamos IO-Link Em todas as áreas"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Nós falamos IO-Link

Em todas as áreas

(2)

22

Com mais de 50 anos de experiência em sensores, a Balluff é especialista no desenvolvimento de soluções para automação industrial e oferece linha própria de produtos de conectividade para clientes dos mais diversos segmentos de mercado. Sediada na Alemanha, conta uma rede internacional interligada de 54 representantes e subsidiárias.

A Balluff representa sistemas abrangentes de uma única origem, inovação contínua, tecnologia de ponta, qualidade máxima e alta confiabilidade. E isso não é tudo: A Balluff também oferta suporte excepcional ao cliente, soluções personalizadas, serviços de consultoria e linha completa de serviços globais e locais a seus clientes.

Nós falamos IO-Link

Seja em sensores de detecção de objetos, tecnologia de ponta na medição de posição, tecnologia inovadora de RFID ou novas soluções para a comunicação industrial, a Balluff domina todo o espectro tecnológico com diferentes princípios efetivos, e fornece tecnologias inovadoras da mais alta qualidade em todas as suas soluções.

(3)

3 www.balluff.com.br

Para obter mais informações, visite-nos on-line!

Comunicação do início ao fim 5

IO-Link aumenta a eficiência

Mais eficiência e custos menores 6

IO-Link economiza tempo e dinheiro

Nós falamos IO-Link 8 Na produção em geral

Monitoramento de pressão na produção 10

Sensores de pressão IO-Link exatamente onde a ação está

Monitoramento da distância de dispositivos

de fixação em centro de usinagem 12

Medição de posição e distância

Soluções completas de identificação

para sistemas de transferência 14

O RFID IO-Link simplifica integração de sensores e atuadores

Monitoramento de posição durante a montagem 16

Configure melhor com o IO-Link

Transmissão bidirecional de dados e energia 18

Os acopladores indutivos transmitem sem contato

Tecnologia de conexão com mínimo esforço 20 Dispositivos IO-Link garantem instalação simples e

flexibilidade na solução

Fácil visualização dos estados operacionais 22

SmartLight IO-Link - Monitoramento inteligente dos estados da máquina

Serviços 24

De acordo com suas especificações e na melhor qualidade

Atingindo objetivos mais rapidamente com IO-Link 26 Informação da aplicação

(4)

44

Sensores/

atuadores

padrão

CLP

Fieldbus

com interface IO-Link

(5)

55 www.balluff.com.br

Comunicação

do início ao fim

IO-Link aumenta a eficiência

O que é IO-Link?

IO-Link é a primeira tecnologia mundialmente padronizada (IEC 61131-9) de interface de sinais de entradas e saídas de chão de fábrica, estabelecendo a comunicação com o controlador do processo. A interface pode ser usada universalmente e é uma conexão ponto a ponto independente do fieldbus utilizado e através de cabo industrial não blindado.

O que o IO-Link fornece?

IO-Link transmite todos os sinais do sensor ao controlador e, por outro lado, transfere os dados de controle para o nível do sensor/atuador com resultados revolucionários.

É dessa forma que o IO-Link integra cada sensor no nível de chão de fábrica. E o IO-Link permite diagnósticos contínuos abrangentes, e configuração automatizada dos parâmetros para os dispositivos IO-Link, via controlador. Mesmo com todas essas capacidades, o IO-Link é fácil de instalar: um cabo não blindado de três fios é suficiente para integrar sensores e atuadores. Esse cabo pode ter até 20 m de comprimento. A conexão é padronizada com conectores M5, M8 e M12. O Link simplifica toda a topologia da rede. Um master IO-Link é usado em qualquer conexão de fieldbus para conectar os sensores/atuadores ou os hubs de sensor do IO-Link. Este master tem várias portas IO-Link, permitindo agrupar os dados de vários dispositivos e reduzir o número de interfaces. Isso se origina no fato de que os hubs de sensor do IO-Link são capazes de incorporar e transmitir os sinais do comutador de até 16 sensores binários. Se estes hubs forem conectados a um master IO-Link de 8 saídas, os dados de até 136 sensores podem ser incorporados. Cada porta do master IO-Link pode, como opção, ser operada no modo de comutação (modo SIO para processar sinais binários) ou no modo de comunicação IO, processando assim as informações de todos os sensores.

O Master IO-Link transmite grandes volumes de dados em alta velocidade. Por padrão, até 32 bytes de dados do processo estão disponíveis por ciclo. São necessários apenas 400 μs para trocar 2 bytes de dados do processo e 1 byte de dados da demanda entre o master IO-Link e o dispositivo, a uma velocidade de 230 kbaud.

(6)

6

A solução IO-Link é tudo o que você precisa para aumentar ainda mais o desempenho na automação. O motivo é que o

IO-Link fornece uma otimização significativa e o potencial de redução dos custos para a produção em geral. O cabeamento simples e uniforme, o diagnóstico contínuo e a configuração central através do master fornecem, como consequência, um efeito abrangente que otimiza a solução, reduzindo custos significativos ao projeto, instalação e “start up” da solução.

Mais eficiência,

e custos menores

(7)

7

www.balluff.com.br 7

www.balluff.com.br

Simplificação da instalação

Um cabo padrão de três fios, típicos das aplicações industriais, é suficiente para o IO-Link. Mesmo para dispositivos complexos. Isso permite que a interface padrão uniforme seja integrada rápida e facilmente ao mundo do fieldbus. A comunicação digital garante a segurança contra interferências, mesmo sem cabeamento blindado.

Os hubs IO-Link integram os sensores ao nível do fieldbus de maneira simples e econômica. Um hub pode transmitir os sinais de até 16 sensores binários. Os masters IO-Link da Balluff fornecem até oito portas de IO-Link. Oito dispositivos IO-Link diferentes podem ser conectados ao controlador com apenas um módulo. Uma vez que a acessibilidade dos dispositivos deixou de ser uma preocupação no IO-Link, os sistemas precisam de um número significativamente menor de instalações mecânicas (componentes elétricos, hidráulicos, pneumáticos), resultando em soluções modulares mais simples.

Manutenção com dignóstico rápido

O recebimento contínuo dos dados de diagnósticos para o processo inteiro prolonga os intervalos entre manutenções, uma vez que os sistemas e máquinas precisam ser reparados com muito menos frequência graças ao reajuste automático pelo IO-Link. Até mesmo a detecção preditiva do erro é agora possível, porque o conjunto completo de parâmetros do processo é exibido no controlador do início ao fim.

Operação mais eficiente

Usando o IO-Link, os sensores na máquina podem ser verificados em relação ao processo diretamente no local da ação, porque agora a acessibilidade do sensor não cumpre nenhuma função. Agora, o monitoramento do processo, a configuração e a análise de erro dos dispositivos IO-Link ocorrem no controlador. Isso otimiza o tempo dos processos da máquina. Os atrasos e distorções do sinal são eliminados de maneira confiável. A transmissão digital dos dados também garante uma alta qualidade do sinal. Requisitos extensos das aplicações podem ser implementados facilmente usando o IO-Link. Isso ocorre porque os dispositivos binários e analógicos padrões, podem ser usados ao

mesmo tempo que os sensores/atuadores do IO-Link.

Disponibilidade maior da máquina

A solução IO-Link permite uma substituição rápida e sem erros do sensor e o comissionamento imediato. O tempo de inatividade é significativamente reduzido, uma vez que os parâmetros de um sensor do IO-Link substituído são gravados no novo sensor automaticamente pelo master IO-Link. Os processos de comissionamento e

as alterações no formato ou na receita podem ser realizados centralmente através dos componentes funcionais do controlador. Isso economiza tempo e torna mínimo o potencial de erros. A solução IO-Link permite evitar a confusão dos dispositivos, uma vez que eles podem ser identificados automaticamente pelo IO-Link.

(8)

88

Nós falamos IO-Link

Na produção em geral

O IO-Link da Balluff garante a transparência em todo o sistema de automação. Em cada área – seja logística, serviço, produção, montagem, teste ou embalagem. E para cada aplicação individual - seja envolvendo fluidos, identificação, medição de posição ou detecção de objeto. A Balluff fornece solução IO-Link para integrar sensores de alto desempenho e nos melhores equipamentos IO-Link de rede e conexão. Isso ocorre porque a Balluff fala a “língua” do IO-Link para cada área e princípio efetivo, o que resulta em vantagens para todo o sistema:

■Fácil de instalar ■

■Manutenção baseada nas exigências ■

■Operação mais eficiente ■

■Disponibilidade superior da máquina

A Balluff oferece soluções de IO-Link abrangentes em: ■

■Monitoramento a distância de dispositivos e dos sistemas de pressão nos centros de usinagem ■

■Rastreamento de peças na produção em geral ■

■Detecção de objeto durante a montagem ■

■Mudanças na garra e na peça de trabalho ■

■Exibições de status nas linhas de montagem, usinagem e teste ■

■Pesquisa sobre o nível de peça e abastecimento ■

(9)

9

(10)

10 10

Monitoramento de

pressão na produção

Sensores de pressão IO-Link

exatamente onde a ação está

Alcançar os melhores resultados em uma máquina, como um torno mecânico, por exemplo, exige um aperto confiável na peça de trabalho e na ferramenta. Os sensores de pressão para o monitoramento da pressão dos dispositivos de fixação são usados para garantir essa função. Eles também são projetados em condições ideais para monitorar os meios do processo como líquidos de refrigeração, lubrificantes, fluidos hidráulicos e componentes pneumáticos.

Os sensores de pressão IO-Link transmitem continuamente os valores medidos e os dados para o controlador, e garantem um reajuste preciso quando necessário. Eles garantem ainda disponibilidade maior da máquina. A substituição dos sensores é possível com um encaixe simples, uma vez que os dados do sensor são substituídos automaticamente e capturados do master IO-Link.

Um benefício adicional

Os parâmetros dos sensores de pressão IO-Link podem ser configurados usando o controlador, o que significa que podem ser instalados exatamente onde está a aplicação, mesmo em locais difíceis de alcançar. Na melhor posição para as medições e perfeitamente combinados com o projeto da máquina.

Isso garante resultados rápidos e precisos. E também economizam os custos, uma vez que as instalações mecânicas complexas das linhas hidráulicas pode ser reduzidas significativamente.

(11)

11

(12)

12 12

Monitoramento da distância

de dispositivos de fixação

em centro de usinagem

Medição de posição e distância

Projetado para monitorar a posição de fusos propulsores e dispositivos de fixação para ferramentas e peças de trabalho, o sistema de posicionamento indutivo BIP com IO-Link é perfeito para as condições de instalação confinada. O sensor exibe uma relação perfeita entre o comprimento efetivo e o total. Além disso, seu intervalo de medição calibrada o torna ideal para as soluções de produções em série. O sistema de posicionamento indutivo BIP com IO-Link usa um princípio de medição absoluta e transmite um bit adicional fora do intervalo, fornecendo ao controlador informações que o alvo saiu do intervalo de medição. Esse recurso aumenta significativamente a segurança.

Graças ao sinal do IO-Link digital, o sistema de posicionamento BIP opera absolutamente livre de interferências e o faz com um cabo não blindado. Além disso, o IO-Link elimina a necessidade de cartões de entradas analógicas nos controladores.

Ele pode ser usado como alternativa para o monitoramento da distância de dispositivos de fixação: Sistema de posicionamento indutivo BIP 14

Transdutor Micropulse IO-Link BTL6 PF, por exemplo, para uma alteração de formato

Sistema de posicionamento indutivo BIP 40

Sensor BAW de distância indutivo IO-Link com M18 ou no invólucro Z01 otimizado para um fuso de ferramenta

Sensor de distância IO-Link BOD ótico para medição de distância

(13)

13 13 www.balluff.com.br

(14)

14 14

Soluções completas de

identificação para sistemas

de transferência

O RFID IO-Link simplifica a integração de sensores e atuadores

RFID é a melhor alternativa quando se tem necessidade em rastreabilidade das peças na automação. Isso se deve ao fato de que os sistemas autocontrolados garantem a otimização do processo. O RFID BIS V da Balluff representa a transmissão rápida dos dados, os tempos curtos de ciclo e a alta integridade dos dados nas aplicações HF e LF. Nessas aplicações, a unidade robusta com interface de fieldbus garante uma instalação simples. Isso agiliza as estruturas da rede, mantém os custos baixos e economiza tempo.

O BIS V possui um master IO-Link integrado e quatro canais de antena que podem ser configurados independentemente, e permitem que até quatro cabeças de leitura/gravação sejam conectadas. Um nó para informações adicionais está disponível na porta do master IO-Link. Sensores IO-Link independentes do fieldbus ou um hub podem ser conectados diretamente – como no nosso exemplo nesta página – a até 16 sensores binários. Isso permite que os sinais de I/O sejam processados da maneira mais simples, usando qualquer tecnologia de rede definida pelo cliente.

Identificação BIS V

(15)

15

www.balluff.com.br 15

RFID BIS M – leitura e gravação possíveis RFID BIS L – se os dados precisam apenas ser lidos

Como alternativa, os sistemas de identificação IO-Link podem ser usados para volumes menores de dados e velocidades mais baixas de leitura/gravação. Eles são tão fáceis de usar quanto conectar um sensor ao master IO-Link e operar sem uma unidade de avaliação. Isso torna o IO-Link a opção mais econômica para implementar o RFID.

(16)

16 16

Monitoramento de

posição durante a montagem

Configure melhor com o IO-Link

É difícil imaginar a linha de montagem sem o uso da robótica. Afinal, ela garante o maior número de ciclos possível. Os sensores IO-Link ultrassônicos são instalados diretamente na garra a vácuo do robô, a fim de detectar a altura das pilhas das folhas de metal. Graças ao design pequeno com peso baixo, os sensores ultrassônicos BUS da Balluff fornecem as melhores condições para essas tarefas. Além disso, os sensores BUS podem detectar a altura das pilhas e a posição das peças das folhas de metal. Possuem funcionamento confiável em qualquer ambiente e não são sensíveis às reflexões ou à sujeira.

O sensor possui diversos pontos de comutação que permitem configuração manual ou remota. A transmissão digital dos dados também garante uma alta qualidade do sinal. A substituição dos sensores é possível com um plug-and-play simples, uma vez que o master IO-Link é responsável pela transmissão automática dos dados.

Série BNS de chave de posicionamento para detecção de posição

(17)

17

www.balluff.com.br 17

Sensor difuso BOS 50K para detecção de objeto Sensor BGL de forquilha por barreira

para monitoramento de peças em um transportador espiral Sensor BFS de cores 26K –

se as diferenças na cor forem importantes

(18)

18 18

Transmissão bidirecional

de dados e energia

Os acopladores indutivos transmitem sem contato

Os acopladores indutivos Balluff são excelentes para soluções na área de robótica. Eles transmitem os dados e energia sem contato e simultaneamente, portanto, a quebra ou torções dos cabos não são mais problemas. Os acopladores indutivos garantem a troca imediata da garra usando o IO-Link e aumentam a disponibilidade do sistema, e sua transmissão de dados sem contato, garante uma troca imediata e flexibilidade máxima dos dispositivos. Eles também são isentos de manutenção, uma vez que não existe desgaste mecânico. Isso permite que os componentes que eram difíceis de acessar até agora sejam conectados com simplicidade ao IO-Link. O motivo é que os dispositivos habilitados para o IO-Link podem agora ser conectados ao master IO-Link e ao controlador de maneira flexível e sem contato.

Os atuadores como grupos de válvulas podem ser ativados, e os sinais do sensor podem ser coletados simultaneamente com a nova geração bidirecional de acopladores indutivos. Esses acopladores suportam a funcionalidade completa do IO-Link, possibilitando a configuração dos parâmetros e a execução de diagnósticos para sensores inteligentes sem nenhum contato.

Pode ser usado como uma alternativa à troca da garra: BIC - Acopladores indutivos unidirecionais em formato cúbico e cilíndrico

BIC - Acopladores indutivos bidirecionais em formato cúbico

(19)

19

(20)

20 20

Tecnologia de conexão

com mínimo esforço

Dispositivos IO-Link garantem instalação simples

e flexibilidade na solução

Normalmente os robôs precisam de muitos sensores –

particularmente no braço que deve ter a massa mais baixa possível por motivos relacionados à dinâmica e ao consumo de energia. Há portanto, dificuldade no cabeamento complexo da solução. O IO-Link fornece a solução. A instalação simples com um cabo industrial convencional é uma parte integrante do padrão de comunicações digitais. Isso garante a segurança contra a interferência sem condutores blindados, mesmo para dispositivos inteligentes, independente do fieldbus e a até 20 m de distância.

Para Profibus, Profinet, CC-Link, DeviceNet, EtherNet/ IP e EtherCAT - os masters da Balluff habilitam a interface IO-Link em qualquer deste controladores.

A Balluff orgulha-se de ser fornecedora de soluções IO-Link para todos os dispositivos disponíveis no mercado.

(21)

21

www.balluff.com.br 21

Por exemplo, a interface universal do IO-Link integra dispositivos inteligentes, como o sensor de visão BVS, ao controlador. Da mesma forma, sensores analógicos padrões são integrados ao controlador usando os nossos adaptadores analógicos IO-Link. Um hub de sensor IO-Link da Balluff pode agrupar os sinais de até 16 sensores ou atuadores. Se esses hubs forem conectados ao nosso master IO-Link de 8 saídas, um módulo pode transmitir até 136 entradas/saídas. Disponíveis em plástico ou metal, o baixo peso dos hubs também os torna extremamente atrativos. Estão disponíveis em IP 67 ou IP 20. Até mesmo os atuadores como blocos de válvulas podem ser controlados pelo master da Balluff via IO-Link. Para isso, o grupo de válvulas é simplesmente conectado ao master IO-Link usando um conector para terminal, mantendo a funcionalidade completa e usando um cabo padrão.

Interface IO-Link universal Alternativa para sensores analógicos:

conversor analógico IO-Link

Hub de plástico ou metálico

master IO-Link 8x Conectores para terminal da válvula

(22)

22 22 22

Fácil visualização dos

estados operacionais

SmartLight IO-Link – Monitoramento inteligente dos estados

da máquina

Para muitos procedimentos de teste e inspeção, visualizar os estados operacionais diretamente no sistema significa uma segurança adicional. Porém, as luzes convencionais permitem apenas algumas modificações, porque sua exibição é altamente restrita a três estados normalmente.

Isso não acontece com a nossa SmartLight IO-Link. A torre de luz de LED possui um espectro de cores individualmente definido para todas as variáveis físicas comuns. Isso permite possibilidades inimagináveis.

Por exemplo, sua escala de cores pode ser usada para representar os estados da máquina que variam do importante ao crítico. Também pode ser usado para ler facilmente as disposições, padrões e capacidade das variáveis físicas, como por exemplo, os estados de temperatura e níveis de preenchimento dos sistemas.

Graças ao IO-Link, esta solução é fácil de instalar e tem até 20 circuitos de LED controláveis independentemente. Isso significa que basta conectar o cabo do sensor para estabelecer a funcionalidade completa. O controlador é usado para a sua programação, que é simples e intuitiva. Cores diferentes podem ser atribuídas com poucos comandos, sem precisar alterar mecanicamente as luzes da torre de LED. As programações podem ser feitas durante o andamento dos processos.

(23)

23

www.balluff.com.br 23

www.balluff.com.br 23

SmartLight IO-Link como indicador de status

SmartLight IO-Link – monitoramento inteligente

■A primeira torre de luz de LED com uma interface IO-Link ■

■Máxima flexibilidade ■

■Muito fácil de programar ■

■Extremamente rápido e fácil de instalar ■

■Cores diferentes podem ser atribuídas facilmente, sem precisar alterar mecanicamente as luzes da torre de LED

O SmartLight IO-Link tem três modos de função centrais para exibir diferentes sinais de aviso e indicadores, que são controlados pelos dados do processo.

■Modo Segmento: Exibição de sinais de cores diferentes em até cinco segmentos diferentes ■

■Modo Nível: Exibição das cores para mostrar aspectos como valores de temperatura ou níveis

■Modo Luz de funcionamento: Luz de funcionamento automática, com cores livremente configuráveis de primeiro e segundo plano

(24)

24 24

Serviços

De acordo com suas especificações e na melhor qualidade.

Converse sobre seus requisitos técnicos e aproveite as vantagens do alto conhecimento do nosso time de serviços. Um consultor Balluff pode ficar ao seu lado, ao longo de todo o processo, para auxiliar na implementação de solução para sua tarefa.

Oferta adicional: Podemos testar a aplicação antes da instalação, se necessário.

Exemplos reais

■Conceito IO-Link e uma alternativa econômica ao cabeamento convencional

■Consultoria para a topologia IO-Link ■

■Conceito de renovação com o IO-Link ■

■Diagnósticos contínuos graças ao IO-Link

Workshop sobre redes industriais com o IO-Link: Gerencie os sinais de maneira inteligente e econômica

Você terá a vantagem de receber o conhecimento do próprio fabricante. Em grupos pequenos, você aprenderá as melhores maneiras de implementar o IO-Link em aplicações reais. Você obterá uma visão geral dos versáteis usos possíveis e aprenderá quais são os potenciais de economia do IO-Link, o princípio funcional e a configuração.

Fazendo exercícios práticos em duplas, você usará um CLP para ter uma ideia de como é simples usar o IO-Link. As tarefas práticas de configurações são inclusas, com as aplicações específicas da sua empresa.

Conteúdo resumido

■Fundamentos e o princípio funcional do IO-Link em um Siemens S7 com componentes Profibus/Profinet ■

■Configuração passo a passo e parametrização do hardware IO-Link

■Exemplos de aplicações ■

(25)
(26)

26

Conexões fáceis de inserir e linhas econômicas de três cabos, em vez de cabos múltiplos que exigem cabeamento complexo, e a configuração automática dos sensores e atuadores em vez da entrada manual, ou apenas uma vida útil mais longa dos cabos – são esses os principais argumentos que fazem os usuários decidirem em favor do uso da solução IO-Link.

As máquinas operatrizes são projetadas em condições ideais para o IO-Link. Elas frequentemente contêm mais de dez sensores de fluido, isto é, sensores de pressão, fluxo e temperatura. Cada um deles normalmente tem mais de dez parâmetros, o que exige esforço substancial para configurar manualmente os parâmetros, usando os elementos operacionais locais dos sensores. Isso é a realidade para o fabricante da máquina durante a fase de desenvolvimento da mesma e para o usuário final se o sensor precisar de substituição. A configuração dos parâmetros é muito mais fácil para o do fabricante de torno mecânico automático que tem usado o IO-Link desde o começo. Primeiro, os dados de identificação enviados por cada dispositivo IO-Link são lidos usando os módulos de função. Na etapa 2, o controlador pode usar esses dados de identificação para verificar se o dispositivo substituído é permitido nesse local. Em seguida, na etapa 3, o parâmetro associado configurado é lido e depois gravado no dispositivo através do IO-Link na etapa 4. O usuário só precisa se preocupar com a substituição mecânica; todo o resto é tratado automaticamente pelo controlador, com rapidez e confiabilidade.

Mais tempo para o que é importante

Um sistema de montagem da SMR fornece um exemplo atraente da simplificação da instalação. O sistema usa a automação completa para instalar válvulas nos produtos da linha branca. No total, 22 masters IO-Links de quatro canais são conectados ao Profibus. Além disso, 17 leitores RFID, 19 grupos de válvulas e 28 hubs de sensores são conectados a esses mestres. É importante notar o fato de que tarefas totalmente diferentes, como a leitura em um leitor RFID, o controle de um grupo de válvulas e a coleta das informações de um sistema de sensores binários são todas tratadas da mesma maneira uniforme. O resultado é que, em termos gerais, existem apenas dois tipos de cabos no sistema: cabos Profibus e cabos de sensores padrões. Todos os cabos especiais, incluindo os do leitor RS232C originalmente planejado, foram eliminados do sistema. Essa configuração economizou mais de 500 conexões de cabeamento individuais. “O IO-Link elimina o complexo cabeamento em paralelo e tempo inacreditável que isso exige”, relata Christian Wüst, CEO da SMR, fabricante de máquinas para fins especiais. Ele prossegue, listando as vantagens durante o uso diário: “O IO-Link simplesmente nos dá mais tempo para testar a máquina e nos prepararmos para a aprovação final”.

Um toque de leveza para tratar de pesos-pesados

A Dörries Scharmann Technologie, sediada em Mönchengladbach, Alemanha, também descobriu o IO-Link como um padrão pioneiro. A mandriladora de tipo ram Heavyspeed 2 para peças de trabalho de peso médio a muito pesado, na engenharia mecânica e de sistemas, pesa no total cerca de 200 toneladas. Como parte da conversão do conceito elétrico e de controle, o plano exigia a otimização do conceito de instalação na série Heavyspeed. Hoje, as linhas usam cabos de 3 fios para conectar os masters IO-Link aos sensores de pressão IO-Link responsáveis pelo monitoramento da lubrificação central e da pressão hidrostática dos eixos. Os numerosos e simples sensores e atuadores de comutação para o sistema são integrados à topologia IO-Link usando hubs também conectados diretamente aos masters IO-Links. Esses tipos de hubs são usados no armazém de ferramentas do Heavyspeed, por exemplo: sete sensores e sete válvulas são conectados por hub, cada um com a sua própria fonte de alimentação. Todos os sinais são transmitidos por linhas padrão de três núcleos ao slot do master IO-Link em uma unidade hidrostática que fica a aproximadamente 20 metros, tornando assim os sinais disponíveis para o nível do controle através do Profibus DP usado pelo sistema. “O exemplo mais impressionante das vantagens relacionadas à instalação do IO-Link é o dos grupos de válvulas conectadas. Cada grupo, conectado

Atingindo objetivos mais

rapidamente com o IO-Link

Informação da aplicação

O uso de IO-Link agiliza os “últimos metros” da automação. Com esta solução inteligente, os sensores podem ser conectados às máquinas, sistemas de embalagens ou ferramentas de trocas de maneira rápida e confiável.

(27)

27

www.balluff.com.br 27

www.balluff.com.br

por uma linha simples de três ou cinco cabos, possui até 16 saídas”, explica Christian Nientimp, chefe de equipamentos elétricos na Dörries Scharmann Technologie GmbH (DST). Além disso, o IO-Link é responsável por disponibilizar um espaço adicional no painel de controle, que já está lotado e se move junto com a plataforma. Uma grande parte dos periféricos, sensores e atuadores, que antes eram agrupados usando os módulos de barramento com grau de proteção IP 20 são agora conectados diretamente através dos masters IO-Links em um processo de instalação muito mais simples, em combinação com os hubs com grau de proteção IP 67.

Conectores padrões em vez da fabricação de cabos específicos da ferramenta

A fábrica de compressão Läpple está aproveitando as vantagens da padronização do IO-Link de outra maneira. As ferramentas das prensas prontas para a substituição são equipadas com sensores e atuadores e conectadas via cabo. O comprimento desse cabo e o número de sinais são específicos da ferramenta. Um código de identificação específico da ferramenta é gerado usando links de cabo. Os danos a esse cabo durante a operação resultariam em duas horas de inatividade – o tempo necessário para fabricar um novo cabo. Agora a ferramenta tem um hub IO-Link que pode ser configurado para entradas e saídas conforme o necessário. Como é típico do IO-Link, ele pode ser conectado ao controlador com um cabo de sensor padrão. Enquanto o antigo cabeamento usando soldagem tinha que ser fabricado especificamente para a ferramenta, hoje a solução IO-Link está pronta e sendo utilizada. O IO-Link também fornece uma solução elegante para identificar ferramentas. Assim como qualquer dispositivo IO-Link, o hub contém parâmetros com capacidade de leitura e gravação. Existe um parâmetro especial chamado “etiqueta específica da aplicação”. Agora, a empresa grava o código de identificação de dois bytes para a ferramenta nessa etiqueta uma vez durante uma operação de configuração off-line do parâmetro, usando um master IO-Link USB.

Imagem: Comau

No Smart Cell da Comau, uma célula de montagem para cabeças de cilindro, dois braços do robô operam de maneira alternada. Enquanto um deles trabalha na montagem, o outro se prepara para a próxima etapa do trabalho, substituindo a ferramenta exigida. Os acopladores indutivos IO-Link transmitem 12 W de energia para a troca de ferramenta; os dados dos sensores são transmitidos na direção oposta.

Imagem: Dörries Scharmann Technologies

Os componentes IO-Link de três fabricantes diferentes são usados no sistema Heavyspeed 2, todos funcionando perfeitamente de maneira integrada à solução.

Potenciais

O IO-Link ainda apresenta um grande potencial a ser utilizado. Por exemplo, o novo padrão de comunicações não representa apenas uma solução de cabeamento enxuto e que economiza tempo, mas também uma solução simplificada para a configuração e os conceitos diagnósticos. Particularmente, se um grande número de sensores e atuadores IO-Link estiver presente no sistema, os parâmetros podem ser configurados usando o software de um local centralizado, economizando assim uma enorme quantidade de tempo. Além disso, o IO-Link fornece uma exibição do nível de processo, resultando em conceitos de novos diagnósticos e profundos e em novas opções para a manutenção remota.

(28)

Balluff GmbH Schurwaldstrasse 9 73765 Neuhausen a.d.F. Germany Phone +49 7158 173-0 Fax +49 7158 5010 balluff@balluff.de

www.balluff.com

Balluff Controles Elétricos Ltda.

Rua Francisco Foga, 25 - Distrito Industrial Cep:13280-000 - Vinhedo/SP

Telefone +55 19 3876.9999 Fax +55 19 3876.9990 vendas@balluff.com.br

www.balluff.com.br

Doc. no. 896797/Mat. no. 232001 PT • I13 Sujeito a alterações.

Detecção de Objetos

Detecção de Posição Linear

Sensores para Fluídos Identificação Industrial

Redes Industriais e Conectividade

Acessórios

Referências

Documentos relacionados

Eu sou grato por tudo que tenho O tesouro maior deste mundo Me foi dado como herança eterna Maior prova de um amor tão profundo Tenho vida, alegria em todo tempo Tenho amigos,

Este capítulo descreve e explica como e por que razão a economia moçambicana e as suas dinâmicas de expansão e de crise, as suas contradições e os seus paradoxos foram estruturados

wo 8 Bit UIntegerT Sub 0 2 Comando padrão (241) IO-Link 1.1 teste do sistema comando 241, evento 8DFE desaparece (242) IO-Link 1.1 teste do sistema comando 242, evento 8DFF

A sociedade contemporânea está imersa em um espaço técnico-cientifico-informacional, cuja gênese de construção é moldada pelas novas tecnologias, programas virtuais e

Após a pega da medula - Neste momento, o paciente estará sob uso de medicamentos imunossupressores para que não ocorra a rejeição da medula óssea doada.. Durante este período,

Mudar mentalidades e proporcionar conhecimento para que as equipes de vendas dos promotores de feiras sejam mais eficientes e produtivas e assim maximizar os

Como evidencia o gráfico, as notas mais elevadas foram atribuídas à variante tepe nos contextos vocálicos de /a/ e de /u/, pelos participantes de ensino superior, ao passo que,

4) La potencia de descongelado es P30. El horno emitirá cinco pitidos para indicar que la descongelación ha finalizado. Cada pulsación aumentará el tiempo en 30 segundos. El