• Nenhum resultado encontrado

E D I T A L. (Cumprimento do artigo 56.º do anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E D I T A L. (Cumprimento do artigo 56.º do anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Telefone: 232 960 400 Fax: 232 960 409 Número Verde: 800 203 005 www.carregal-digital.pt e-mail: geral@cm-carregal.pt

E D I T A L

(Cumprimento do artigo 56.º do anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro)

R o g ério M o ta Ab ran tes , P resid en te d a C âmara M un icip al d e C a r-reg al d o S al:

TORNA público, nos termos e para os efeitos das disposições do artigo 56.º do anexo I da

Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, os assuntos tratados na reunião ordinária da Câmara

Muni-cipal de Carregal do Sal, realizada no dia 26 de fevereiro de 2016, nos seguintes termos:

N.º ordem Assuntos analisados na reunião Decisão/deliberação EXECUTIVO CAMARÁRIO

Presenças e Ausências Foram verificadas as ausências dos Vereadores Francisco António Coelho Pessoa da Silva Campos e Ana Cristina Fernandes Pais, faltas essas que foram justificadas nos termos da legislação em vigor. O Vereador Francisco Antó-nio Coelho Pessoa da Silva Campos comunicou a sua substituição, nesta e na reunião anterior, pelo Vereador Raul Lourenço de Almeida, nos termos e para os efeitos do artigo 78.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro (redação atual).

ESPAÇO RESERVADO AO PÚBLICO

1 Espaço reservado à inter-venção do público

Antes de dar a palavra ao público que se quis inscrever para usar da palavra, o Presidente da Câmara cumprimen-tou os presentes e agradeceu ao Presidente da Junta e restante equipa, a pronta disponibilidade para a realização desta reunião. Informou que estava a ser dado cumprimen-to ao plano das reuniões descentralizadas, de acordo com o que tinha sido estabelecido, tendo já sido realizadas as de Oliveira do Conde, Parada e Beijós. Referiu que na tarde deste dia não tinham visitado Sobral, devido às condições climatéricas adversas, mas que tal oportunidade iria acon-tecer aquando da realização da reunião em Papízios. Con-cluiu que em articulação com as Juntas de Freguesia tudo continuaria a ser feito para engrandecer o Concelho. Rea-firmou o agradecimento atrás formulado à Junta de

Fre-Despacho

Divulgue-se no átrio dos Paços do Concelho, lugares do costume e portal.

Carregal do Sal, 04/03/2016 O Presidente da Câmara,

(2)

guesia e ao público presente, ainda que em número pouco significativo.

Usou da palavra o munícipe Manuel Cortês para agradecer à Câmara Municipal toda a colaboração prestada à Associ-ação de Produtores do Planalto Beirão, bem como a exce-lente articulação institucional entre as duas entidades. Colo-cou, de seguida, duas questões: a primeira, que tinha a ver com uma promessa antiga referente à construção da Vari-ante a Sobral, com ligação à Estrada Regional 230, numa extensão de cerca de 1 600 metros, não sendo necessário fazer pontes. A segunda, que tinha a ver com a necessida-de necessida-de se procenecessida-der à pavimentação da Estrada necessida-de ligação Carregal do Sal/Sobral, que começava a estar em mau estado.

Usou da palavra o munícipe Francisco Pereira para abordar e elogiar a iniciativa ocorrida no fim de semana anterior, referente ao Passeio TT da Rota do Pinheiro Manso, agra-decendo, também, o apoio prestado pelo Presidente da Junta de Freguesia e pelo Presidente da Direção da Asso-ciação de Produtores Florestais do Planalto Beirão.

O Presidente da Câmara deu resposta às questões susci-tadas, começando por agradecer as palavras que tinham sido proferidas. Relativamente à Variante a Sobral, afirmou que lhe parecia difícil, na data atual, conseguir levar a bom porto este objetivo, pois tinha havido uma oportunidade que foi desperdiçada aquando da construção da Estrada Regi-onal 230. Não tendo sido feita nessa altura, o seu entendi-mento era de que a situação se afigurava bastante difícil quanto à sua concretização. Ilustrou, a propósito, algumas situações em que da parte da entidade Infraestruturas de Portugal não tinha havido respostas adequadas como era o caso de uma reparação junto à passagem superior da Li-nha da Beira Alta, nas imediações do Edifício dos Paços do Concelho. Referiu, também, o preço exorbitante pedido, no que à aquisição diz respeito, do antigo troço da Linha da Beira Alta. O estado das estradas, entregues aos municí-pios pela respetiva entidade do Governo, tem sido debatido sucessivamente nas reuniões da CIMVDL – Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e todos têm concluído que a entrega das mesmas gerou ou poderá gerar, durante muitos e muitos anos, investimentos significativos para os

(3)

Telefone: 232 960 400 Fax: 232 960 409

Número Verde: 800 203 005

www.carregal-digital.pt e-mail: geral@cm-carregal.pt

municípios, sem quaisquer contrapartidas financeiras espe-cíficas para o efeito. Concluiu, afirmando que de qualquer modo tudo o que estivesse ao alcance desta Câmara Mu-nicipal iria ser feito, na prossecução do desenvolvimento socioeconómico do Concelho e do bem-estar das suas populações.

O Presidente da Junta de Freguesia de Carregal do Sal usou da palavra para agradecer a presença da Câmara Municipal na localidade de Sobral e a boa iniciativa que era a descentralização das reuniões de Câmara, dando proxi-midade e voz aos munícipes, apesar da fraca adesão de público verificada. Relativamente à intervenção do munícipe Manuel Cortês, mencionou que caso não fosse possível realizar a Variante ao Sobral, que se pensasse na benefici-ação da ponte da Retorta, situbenefici-ação que, no seu modo de ver, poderia ser analisada aquando da visita que viesse a ser feita a Papízios e Sobral.

PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA

2 Informação sobre as reu-niões e participações do Presidente da Câmara

A Câmara Municipal tomou conhecimento do registo escrito da participação em reuniões e outras atividades.

O Presidente da Câmara salientou alguns assuntos resul-tantes das reuniões havidas, tais como: na ARS de Coim-bra sobre a reabilitação da Extensão do Centro de Saúde de Cabanas de Viriato, com candidatura prevista para o próximo mês de maio; e a reunião havida com o Senhor Secretário de Estado do Ambiente, sobre águas e sanea-mento e da possibilidade de candidatura, proximamente, havendo necessidade de prosseguir com os projetos das Estações de Tratamento de Águas Residuais, no âmbito do estudo elaborado pela Engidro. Deu, ainda, conhecimento da solução que provavelmente iria ser implementada para tornar mais acessível o ecoponto de Albergaria. Deu infor-mação sobre o assunto do muro existente em Pinheiro (arco) de ligação a Póvoa da Arnosa e do acordo feito com a então Junta de Freguesia de Papízios. Concluiu a sua intervenção, informando que na ordem do dia da próxima reunião iria agendar o procedimento, por ajuste direto, para aquisição de serviços de engenharia para elaboração de projetos de infraestruturas, no âmbito da reestruturação dos sistemas de recolha e tratamento de águas residuais e a

(4)

apresentação da Ala – Associação Lar Amigo do Centro Cultural de Currelos.

Informação sobre as reu-niões e participações dos Vereadores

A Câmara Municipal tomou conhecimento do registo escrito da participação em reuniões e outras atividades do Vice-presidente da Câmara e da Vereadora Ana Cristina Silva Sousa Borges.

O Vice-presidente da Câmara complementou a sua inter-venção, evidenciando a apresentação do diagnóstico preli-minar no âmbito dos trabalhos de planeamento da oferta de cursos profissionais na região Viseu Dão Lafões, para que não haja sobreposição de ofertas; a reunião havida no âm-bito do empreendedorismo nas escolas Viseu Dão Lafões; e a apresentação dos resultados da fase 1 do PIMT Viseu Dão Lafões.

A Vereadora Ana Cristina Silva Sousa Borges complemen-tou a sua intervenção, começando por agradecer ao Presi-dente da Junta de Freguesia e à sua equipa a forma como tinham sido recebidos. De seguida, referiu-se a tudo o que tinha sido feito no âmbito da preparação da presença do Município de Carregal do Sal na BTL, destacando as reuni-ões havidas com Márcio Cortês (preparação do filme pro-mocional); preparação dos vouchers tendo como figura principal Aristides de Sousa Mendes; e com a representan-te do Horepresentan-tel Salinas (escapadinhas pascais para serem divulgadas na BTL).

PERÍODO DA ORDEM DO DIA

3 Delegação e Subdelegação de Competências – listagem

A Câmara Municipal tomou conhecimento dos processos decididos, nos termos da relação presente na reunião. 4 Finanças Municipais – resumo

de tesouraria (orçamental e opera-ções de tesouraria)

A Câmara Municipal tomou conhecimento dos respetivos documentos (resumos diários de tesouraria n.º 35) repor-tados a 22 de fevereiro de 2016.

5 Educação e Saúde – Visitas

de Estudo – email do Agrupa-mento de Escolas e proposta do Vice-presidente

A Câmara Municipal deliberou concordar e aprovar a proposta apresentada pelo Vice-presidente da Câmara, referente às visitas de estudo do pré-escolar e do 1.º CEB do ano letivo de 2015/2016, na sequência do mandato que lhe tinha sido conferido numa reunião anterior, tendo em vista a melhor articulação e rentabilidade das citadas visitas de estudo.

(5)

Telefone: 232 960 400 Fax: 232 960 409 Número Verde: 800 203 005 www.carregal-digital.pt e-mail: geral@cm-carregal.pt 6 6.1

Educação e Saúde – Apoios – informação dos serviços

Este ponto, referente ao Projeto “Espiral da Memória – Memória da Paz”, apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, foi retirado da ordem do dia e será agendado numa próxima reunião.

6 6.2

Educação e Saúde – Apoios – informação dos serviços

A Câmara Municipal deliberou apoiar o projeto “Master-classe em Física de Partículas”, apresentado pelo Agru-pamento de Escolas de Carregal do Sal, através da ce-dência gratuita do autocarro a utilizar no dia 27 de feverei-ro de 2016, para viabilizar a viagem à Universidade da Beira Interior (Covilhã).

7 Educação e Saúde –

Conse-lho Geral do Agrupamento de Escolas – ofício do Conselho Geral

A Câmara Municipal deliberou manter a representação do Município de Carregal do Sal, nas pessoas do Presidente e do Vice-presidente da Câmara.

8 Cultura, Desporto, Recreio e Lazer e Outros – Apoios – ofício do Núcleo Juvenil de Anima-ção Cultural de Oliveirinha

A Câmara Municipal deliberou deferir o pedido formulado e autorizar a cedência do Largo da Botica, em Oliveirinha, para viabilizar a tradicional iniciativa Serração da Velha. 9 Cultura, Desporto, Recreio e

Lazer e Outros – Protocolos – email da Associação Caravanista de Portugal CPA

A Câmara Municipal deliberou aderir ao programa Wel-come Friendly Place, nos termos do protocolo e docu-mentos associados, apresentados pela Associação Cara-vanista de Portugal CPA.

10 Cultura, Desporto, Recreio e Lazer e Outros – Visitas Gui-adas – email do Serviço de Em-prego e Formação Profissional de Seia e informação dos serviços

A Câmara Municipal deliberou apoiar a iniciativa através da entrada gratuita no Museu Municipal dos formandos que se encontram a frequentar a ação de Técnicos de Recursos Florestais e Ambientais, a decorrer em Canas de Senhorim.

11 Proteção Civil e Meio Ambien-te – Prestação de Serviços – informação dos serviços

A Câmara Municipal tomou conhecimento do despacho do Presidente da Câmara, datado de 16 de fevereiro de 2016, referente à prestação de serviços de máquina com operador para abertura e reparação de caminhos flores-tais.

12 Proteção Civil e Meio Ambien-te – Protocolos – email da Envi-roRia e documentação associada

A Câmara Municipal deliberou concordar e aprovar o protocolo de cooperação no âmbito da Reciclagem de Óleos Alimentares, a celebrar com a empresa EnviroRia – Óleos Alimentares Usados do Centro, L.da

13 Ordenamento do Território, Transportes e Comunicações – Alinhamento de Muro – parecer jurídico

A Câmara Municipal deliberou manter a proposta apresen-tada, no sentido de edificar o muro em betão armado até ao nível do arruamento e em blocos, com estrutura de betão armado, do arruamento para cima.

(6)

14 Instrumentos de Gestão Fi-nanceira – Alteração Orça-mental – informação dos serviços

A Câmara Municipal deliberou aprovar a 2.ª alteração ao Orçamento e às Grandes Opções do Plano do ano de 2016, nos termos apresentados: Orçamento da Receita: Reforços €134 597,00; Orçamento da Despesa: Reforços €420 297,00; Diminuições €285 700,00. Grandes Opções do Plano: Reforços: €385 797,00; Diminuições: €286 700,00.

15 Administração Autárquica –

Orçamento Participativo

A Câmara Municipal deliberou fixar o montante anual a que se refere o artigo 5.º do Regulamento do Orçamento Participativo Municipal, em €25 000,00 (vinte e cinco mil euros), mantendo o valor do ano anterior.

16 Administração Autárquica –

BTL – proposta

A Câmara Municipal deliberou concordar com a proposta apresentada pela Vereadora Ana Cristina Silva Sousa Borges, referente às iniciativas promocionais do Conce-lho, no âmbito da participação na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, contando com o apoio de empresas do Conce-lho.

17 Administração Autárquica –

25 de Abril de 2016 – proposta

A Câmara Municipal deliberou concordar e aprovar a proposta apresentada referente ao programa das Ceri-mónias Oficiais do 25 de Abril.

18 Administração Autárquica –

Agenda Cultural Distrital “Link Viseu” – email

A Câmara Municipal deliberou concordar com a adesão à Agenda Distrital “Link Viseu”, nos termos apresentados. 19 Administração Autárquica –

Viaturas – informação dos servi-ços

A Câmara Municipal tomou conhecimento, concordou e ratificou as decisões tomadas, referentes aos meses de setembro a dezembro de 2015 e janeiro de 2016.

20 Administração Autárquica –

Atividades Apoiadas – listagem

A Câmara Municipal tomou conhecimento, concordou e ratificou as decisões tomadas.

21 Administração Autárquica –

Pagamentos – listagem dos serviços

A Câmara Municipal tomou conhecimento, concordou e ratificou a listagem dos pagamentos efetuados, com início no n.º 116 e termo no n.º 288, no valor total de €294 156,93 (duzentos e noventa e quatro mil, cento e cinquenta e seis euros e noventa e três cêntimos). Carregal do Sal, 04 de março de 2016.

O Presidente da Câmara,

Referências

Documentos relacionados

Levando-se em consideração a fragilidade socioeconômica dos pequenos agricultores e a falta de pesquisas tecnológicas voltada para agricultura familiar, criou-se na

Além dos recursos destinados às atividades relacionadas à Pesquisa, Desenvolvimento e Aplicação de Luz Síncrotron, no montante de R$ 16,1 milhões, o Aditivo de 2004

E nada mais havendo a tratar a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a presente ata em minuta, nos termos e para os efeitos consignados no artigo 57.º do anexo I da

jovem de carácter irrepreensível e segura de si, mas também distante, como se ti- vesse chegado doutro país e não tivera tempo de se adaptar àquele em que vivia.» De poeta,

• Encontro online com opção de chat, áudio e vídeo para orientar atividades da semana.. • Uso do Google Docs de

O comportamento da lubricidade WSD para, a condição 1, do óleo sintético contaminado com gasolina, reforça a sua característica mais lubrificante em relação

Uma forma de atualização das quantidades extraídas de modelos BIM em outras ferramentas de orçamentação convencional é realizar manualmente, no caso de modelos de baixa

Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar – sozinho, à noite– Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.. Não