• Nenhum resultado encontrado

BATERIA DE EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BATERIA DE EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS I"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Nome: _______________________________________________________ nº __________ Professor(a): ______________________________ Série: 2ª Turma: __________

Data: _____/_____/2013 Desconto Ortográfico: _________

BATERIA DE EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS I

OBJETIVAS

 Leia atentamente o texto abaixo para responder às questões de 01 a 03: VALSINHA

Um dia ele chegou tão diferente Do seu jeito de sempre chegar. Olhou-a de um jeito muito mais quente Do que sempre costumava olhar E não maldisse a vida tanto

Quanto era seu jeito de sempre falar. E nem deixou -a só num canto Pra seu grande espanto Convidou-a pra rodar. Então ela se fez bonita

Como há muito tempo não queria ousar Com seu vestido decotado

Cheirando a guardado De tanto esperar

Depois os dois deram-se os braços

Como há muito tempo Não se usava dar

E cheios de ternura e graça Foram para a praça

E começaram a se abraçar. E ali dançaram tanta dança Que a vizinhança toda despertou E foi tanta felicidade

Que toda a cidade se iluminou E foram tantos beijos loucos Tantos gritos roucos

Como não se ouviam mais Que o mundo compreendeu E o dia amanheceu em paz.”

MORAES, Vinícius de e HOLANDA, Chico Buarque de. Chico Buarque de Holanda. São Paulo, Abril Educação, 1980. p. 30-I. (Literatura Comentada). 01) Sobre o texto, só não se pode afirmar que:

(A) o texto estabelece uma relação de semelhança entre a dança, o jogo amoroso e as relações humanas; (B) o gesto amoroso da dança começa no interior da casa e atinge o mundo;

(C) o gesto amoroso da dança produz o efeito de instaurar a paz entre os seres humanos; (D) o conceito de amor implícito no texto não inclui o prazer físico entre os personagens. 02) Leia as asserções a seguir para responder à questão abaixo:

I. A expressão “pra”, nos versos 8 e 9, traz marcas de oralidade. II. Nos versos 21 e 22 estabelece-se uma relação de consequência. III. A expressão “ali”, no verso 21, refere-se à palavra cidade. IV. Este é um texto narrativo que relata uma transformação. A alternativa que traz os números das asserções corretas é:

(A) I e II. (B) III e IV (C) I, III e IV. (D) I, II e IV. 03) A expressão “seu jeito” (verso 6) tem como referente:

(A) o narrador. (B) o autor (C) ele. (D) ela

2º Trimestre

(2)

04) Considere as frases abaixo, pontuadas de duas maneiras diferentes. I. Mas, fique claro: usando tanga as brasileiras começavam a se vestir. Mas – fique claro – usando tanga as brasileiras começavam a se vestir. II. As ipanemenses são comparadas às mulheres nativas, que usavam tangas. As ipanemenses são comparadas às mulheres nativas que usavam tangas. III. Em Ipanema a tanga é peça trivial.

Em Ipanema, a tanga é peça trivial.

Com a mudança de pontuação, houve alteração de sentido: (A) somente em I.

(B) somente em II. (C) somente em I e III. (D) somente em II e III. (E) em I, II e III.

Texto para as questões de 05 a 07:

“Viajar virou sinônimo de relaxar. Principalmente quando você tem à sua disposição uma poltrona de design ergonômico com maior capacidade para reclinar e 132 cm de espaço entre a sua poltrona e a da frente. Além disso, você conta com mais de 300 salas VIP em aeroportos no mundo todo e pode acumular e utilizar pontos no seu programa de milhagens voando com qualquer linha aérea da aliança one world. Business Intercontinental da Iberia. Sorria.”

05) (Fuvest) No mesmo anúncio, a relação entre o texto verbal e a imagem fotográfica caracteriza-se principalmente: (A) pelo sarcasmo.

(B) pelo sentimentalismo. (C) pela incoerência. (D) pelo humor.

(E) pelo sensacionalismo.

06) (Fuvest) Neste anúncio, a imagem fotográfica associa-se mais diretamente à palavra sorria e à expressão: (A) “mais de 300 salas VIP”.

(B) “acumular e utilizar pontos”. (C) “Mais espaço entre as poltronas”. (D) “aeroportos no mundo todo”. (E) “programa de milhagens”.

07) (Fuvest) Entre os recursos de persuasão empregados no texto verbal do anúncio, só NÃO ocorre o uso de: (A) termos técnicos.

(B) trocadilhos.

(C) apelo direto ao leitor.

(D) enumeração acumulativa de vantagens. (E) expressões

08) A passagem em que o emprego do sinal de pontuação destacado está indevidamente justificado é:

(A) Mas as menores (o violeta, o azul e o anil) não conseguem se desviar... — os parênteses indicam interferência pessoal do narrador.

(B) O branco resulta da soma das sete cores do arco-íris — o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. — o travessão precede aposto.

(C) “A nossa percepção do Sol muda por causa das irregularidades na camada de ar que envolve a Terra e pela distância que a luz percorre na atmosfera”, — as aspas caracterizam discurso direto.

(D) A luz solar não é amarela nem vermelha, é branca — a vírgula separa orações coordenadas.

(E) ... que é a soma das cores restantes: o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. — os dois pontos antecedem aposto.

(3)

 Observe a tirinha abaixo:

Folha Ilustrada. Folha de São Paulo, 14 de julho 2000, p. 34. 09) No texto do convite para ver a exposição de Guignard, no MASP, passa-se a ideia de que:

(A) ver Guignard é ter uma aula de como funciona o sistema nervoso humano; (B) a emoção provocada pela arte nem sempre pode ser traduzida com palavras;

(C) a arte causa, no homem, uma sensação de leveza tal, que o adormece para a realidade; (D) o sentimento gerado pela obra de arte lírica é constante e equilibrado em cada ser humano;

(E) o humanismo lírico de Guignard está na sua capacidade de associar a arte ao equilíbrio das sensações humanas. 10)(FGV-2003) Assinale a alternativa em que ocorra discurso indireto.

(A) Perguntou o que fazer com tanto livro velho.

(B) Já era tarde. O ruído dos grilos não era suficiente para abafar os passos de Delfino. Estaria ele armado? Certamente estaria. Era necessário ter cautela.

(C) Quem seria capaz de cometer uma imprudência daquelas?

(D) A tinta da roupa tinha já desbotado quando o produtor decidiu colocá-la na secadora. (E) Era então dia primeiro? Não podia crer nisso.

11) (TRF) A forma que substitui adequadamente a palavra mas, no trecho "compele os homens a se defrontar com a realidade não do ponto de vista da realização do prazer, mas do dever fazer", mantendo o sentido original, é:

(A) senão que também; (B) senão;

(C) não obstante; (D) no entanto; (E) quando não.

12) (TRF) O pronome sublinhado em "Não surpreende que assim seja, porque desta definição depende em parte o estabelecimento das credenciais dos atores que hoje estão envolvidos na luta dos negros pelo lugar na sociedade brasileira que nem a abolição, nem os cem anos que a seguiram lhes propiciaram." está em clara referência ao termo: (A) negros;

(B) atores; (C) credenciais; (D) cem anos; (E) envolvidos.

 Texto para as questões

"ARRUMAR O HOMEM"

Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória que estou para contar. Não posso, porém, duvidar da veracidade da pessoa de quem a escutei e, por isso, tenho-a como verdadeira. Salva-me, de qualquer modo, o provérbio italiano: "Se não é verdadeira... é muito graciosa!"

Estava, pois, aquele pai carioca, engenheiro de profissão, posto em sossego, admitido que, para um engenheiro, é sossego andar mergulhado em cálculos de estrutura. Ao lado, o filho, de 7 ou 8 anos, não cessava de atormentá-lo com perguntas de todo jaez, tentando conquistar um companheiro de lazer.

(4)

A ideia mais luminosa que ocorreu ao pai, depois de dez a quinze convites a ficar quieto e a deixá-lo trabalhar, foi a de pôr nas mãos do moleque um belo quebra-cabeça trazido da última viagem à Europa. "Vá brincando enquanto eu termino esta conta". sentencia entre dentes, prelibando pelo menos uma hora, hora e meia de trégua. O peralta não levará menos do que isso para armar o mapa do mundo com os cinco continentes, arquipélagos, mares e oceanos, comemora o pai-engenheiro.

Quem foi que disse hora e meia? Dez minutos depois, dez minutos cravados, e o menino já o puxava triunfante: "Pai, vem ver!" No chão, completinho, sem defeito, o mapa do mundo. Como fez, como não fez? Em menos de uma hora era impossível. O próprio herói deu a chave da proeza: "Pai, vocë não percebeu que, atrás do mundo, o quebra-cabeça tinha um homem? Era mais fácil. E quando eu arrumei o homem, o mundo ficou arrumado!"

"Mas esse garoto é um sábio!", sobressaltei, ouvindo a palavra final. Nunca ouvi verdade tão cristalina: "Basta arrumar o homem (tão desarrumado quase sempre) e o mundo fica arrumado!"

Arrumar o homem é a tarefa das tarefas, se é que se quer arrumar o mundo.

(Dom Lucas Moreira Neves, Jornal do Brasil, jan, 1997)

13) Assinale o item cuja afirmativa está de acordo com o primeiro parágrafo do texto:

(A) embora o autor do texto não confie na veracidade da estória narrada, conta-a por seu valor moral;

(B) como o autor do texto confia na pessoa que lhe narrou a estória, ele a transfere para o leitor, mesmo sabendo que não é autêntica;

(C) A despeito de ser bastante graciosa a história narrada, o autor do texto tem certeza de sua inautenticidade ;

(D) O autor do texto nos narra uma história de cuja autenticidade não está certo, apesar de ter sido contada por pessoas dignas de confiança ;

(E) a estória narrada possui autenticidade, veracidade e , além disso, certa graça. 14) O título dado ao texto:

(A) representa a tarefa que deveria ser executada pelo menino; (B) indica a verdadeira finalidade do jogo de quebra- cabeça; (C) mostra a desorganização reinante na família moderna; (D) assinala a tarefa básica inicial para a organização do mundo; (E) demonstra a sabedoria precoce do menino da estória narrada.

15) O item em que o vocábulo sublinhado está tomado em sentido não- figurado é: (A) Não boto a mão no fogo pela autenticidade da

estória...

(B) Estava, pois, aquele pai carioca ...

(C) ...não cessava de atormentá-lo com perguntas... (D) ...comemora o pai-engenheiro.

(E) Mas esse garoto é um sábio ! DISCURSIVAS:

 (UFF- 2010) Textos para as questões 16 e 17: TEXTO III

“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços do litoral. A sua aparência, entretanto, no primeiro lance de vista, revela o contrário. É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo é o homem permanentemente fatigado. Entretanto, toda essa aparência de cansaço ilude. No revés o homem transfigura-se e da figura vulgar do tabaréu canhestro reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias.”

Euclides da Cunha, Os sertões.

(5)

16) Caracterize os efeitos de sentido que a intertextualidade do Texto IV (aspectos verbais e não verbais) apresenta com o fragmento de Os sertões (Texto III).

________________________________________________________________________________________________ 17) Observe a diferença de pontuação entre “O sertanejo é, antes de tudo, um forte.” (Texto III) e “O sertanejo é antes de tudo um agitador!” (Texto IV) e comente os aspectos semântico-estilísticos na produção de sentidos nessas duas frases.

________________________________________________________________________________________________ 18) PUC-RJ A frase destacada no trecho abaixo pode causar alguma estranheza, especialmente considerando-se que integra texto escrito. Reescreva-a de modo a eliminar as inadequações, relacionadas à regência verbal.

Trecho da bula de um certo medicamento:

Este medicamento possui rápida ação antitérmica e analgésica. Informe o seu médico a persistência de febre e dor.

________________________________________________________________________________________________  (ITA) Texto para as questões 19 e 20:

Leia o texto seguinte:

“Sítio Bom Jardim apresenta Forró Sertanejo com a banda Casa Nova, no dia 30 de outubro, a partir das 21 horas. Mulher acompanhada até 24 horas não paga. Venha e participe desta festa.”

Jornal Vale ADC’S, out./1999, adaptado. 19) Localize o trecho em que há ambiguidade.

________________________________________________________________________________________________ 20) Aponte duas interpretações possíveis para esse trecho, considerando o contexto.

________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________  (ITA-2002) O Programa Mulheres está mudando. Novo cenário, novos apresentadores, muito charme, mais

informação, moda, comportamento e prestação de serviços. Assista amanhã, a revista eletrônica feminina que é a referência do gênero na TV.

O verbo “assistir”, empregado em linguagem coloquial, está em desacordo com a norma gramatical. 21) Reescreva o último período de acordo com a norma.

________________________________________________________________________________________________ 22) Justifique a correção.

________________________________________________________________________________________________ 23) (ITA-2002) Leia com atenção a seguinte frase de um letreiro publicitário:

Esta é a escola que os pais confiam. Refaça a construção, obedecendo à norma gramatical.

________________________________________________________________________________________________ 24) Na oração “Os alunos chegaram cedo no colégio” há uma incorreção. Corrija-a.

________________________________________________________________________________________________ 25) Pontue adequadamente a passagem abaixo usando a vírgula.

“Já sabes que a minha alma por mais lacerada que tenha sido não ficou aí para um canto.”

(6)

26) Complete com à, a, às ou as:

Acostumados ... não serem contrariados, certos jovens desenvolvem extrema intolerância ... frustrações impostas pelas contingências. Isso, entretanto, não os impede de serem intolerantes em relação ... outras pessoas ... cuja presença são submetidos na vida cotidiana.

27) (Fgv 2009) Considere as frases:

I. "O rapaz estava chateado, pois chegou à moça e disse que não era mais possível continuar o namoro". II. "O rapaz estava chateado, pois chegou a moça e disse que não era mais possível continuar o namoro". Que interpretação se pode dar a cada uma das frases, levando em conta as expressões "à moça" e "a moça”?

________________________________________________________________________________________________  Observe a tirinha com atenção:

28) A prática da gramática não deve estar desvinculada da percepção das diferenças na produção de sentido, encaminhadas pela língua no processo de comunicação.

Explique as diferentes regências do verbo “combater” e as decorrentes produções de sentido no contexto em que se inserem:

“Combateremos a sombra. Com crase e sem crase.”

________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ 29) (FUVEST) No texto abaixo, apenas um a deve receber acento de crase. Transcreva a segmento em que ele aparece e justifique a crase.

“Dirigiu-se a ela a passos lentos e disse: estou disposto a contar tudo a senhora; não tenho coragem de falar a Mário sobre o ocorrido.”

________________________________________________________________________________________________ 30) (ENEM) Explique a ambiguidade da frase abaixo:

Campanha contra a violência do Governo do Estado entra em nova fase.

________________________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Nas sessões seguintes serão apresentados os objetivos deste trabalho e os principais resultados obtidos nos protocolos de consolidação, reconsolidação e extinção da

Licenciado para - Cristina Aparecida Gomes - 29056158856 - Protegido por Eduzz.com.. é capaz de fazê-lo iniciar um relacionamento como um passe de mágica. Bom humor, companheirismo,

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

O caso de gestão estudado tem como foco a gestão pedagógica e traz uma discussão sobre como o uso dos resultados das avaliações externas do Sistema Mineiro de Avaliação e

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos