• Nenhum resultado encontrado

HÁBITOS DE QUALIDADE EM EMPRESAS DE SUCESSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HÁBITOS DE QUALIDADE EM EMPRESAS DE SUCESSO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

HÁBITOS DE QUALIDADE EM EMPRESAS DE SUCESSO

Aluno: Emanuel Campos da Silva Orientadora: Juliana Gutierrez da Silva

Resumo

Qualidade em serviço é uma busca constante em organizações que buscam aperfeiçoamento e crescimento organizacional, por essa razão, tem se tornado muito intensiva essa busca na competitividade atual, líderes, empresários, reis e imperadores buscam livros e cursos que ensinam como aplicar técnicas de grandes efeitos nas empresas, serviços, impérios e até mesmo na vida pessoal, o assunto é muito estudado e comentado, porem poucos aplicam em sua rotina diária. O objetivo deste trabalho é mostrar o modelo de atuação de empresas de qualidade desde a sua criação até o pós-venda. As práticas apresentadas causam resultados tanto em macro quanto em microempresas, porém não efetuadas em grande parte delas, as finalidades dessas técnicas são para o melhor desempenho de suas ativadas diárias com o foco em melhorias no melhor posicionamento de loja física, metas, vendas, comunicação, preço, agilidade e satisfação dos clientes com seus produtos e serviços para o crescimento de lucratividade, competitividade, eficiência no trabalho, reconhecimento de sua marca e etc.

Palavra Chave: Qualidade, Metas, Crescimento, Sucesso, Eficiência e Marketing.

_________________________________

1Faculdade do Pantanal – FAPAN. Discente do Curso de Bacharel em Administração. e-mail: emanuel.cs1@hotmail.com

(2)

INTRODUÇÃO

Este artigo trata dos processos das ações da qualidade que são tomadas por organizações geram grande resultados em suas atividades. Em particular, o estudo prioriza as realizações mais simples tomadas por empresas, porem que agregam valores e que contêm atividades inclusas dentro dessas práticas, uma questão que tanto envolve qualidade em si (percepção dos clientes), quanto Gestão Estratégica. As práticas de uma empresa podem determinar a sobrevivência ou não da atuação no mercado. O estudo desse trabalho tem relação direta com os conceitos de marketing, plano de ação, missão e apresentação de novas tecnologias para melhor agilidade e produtividade em serviço.

Para comprovar que muitos querem, mas poucos realizam, basta fazermos uma excursão em lojas e empresas que prestam serviços, mesmo as que dizem fazer um serviço de qualidade, ainda não alcançaram este objetivo. Se tantas empresas procuram as soluções e tão poucas às encontram ou realizam, então, qual a resposta para esses processos de melhorias?

A qualidade em serviços segundo CORRÊA e GIANESI (1994), pode ser definida da seguinte forma: “Qualidade em serviços pode ser definida como o grau em que as expectativas do cliente são atendidas, excedidas por sua percepção do serviço prestado”.

Segundo (KARL ALBRECHT 1993): “Qualidade em serviço é a capacidade que uma experiência ou algum outro fator tenha para satisfazer as necessidades, resolver problemas ou trazer benefícios para os clientes. ”

O conceito “qualidade total” (TQM) foi desenvolvido por alguns estudiosos americanos, para eles “gestão da qualidade total é de suma importância, pois era capaz de integrar o desenvolvimento da qualidade, a manutenção e esforço de melhoria para todos os setores da empresa, criando produtos e serviços com o máximo de economia possível” (DEMING, JURAN e FEIGENBUAM - 1960).

Pode se entender de um modo geral sobre a qualidade segundos os autores, que a ação de cumprir com as expectativas dos clientes conforme os seus desejos do determinado produto, eleva o grau de satisfação e o nível de qualidade da sua compra, ela também está relacionada com às percepções de cada indivíduo e diversos fatores como cultura, produto ou o próprio serviço prestado, e se o produto estar em conformidade com as exigências dos clientes, se tem valor agregado, algo que

(3)

produtos similares não possuem, relação custo/benefício etc. Para manter o controle da qualidade, é preciso ter a garantia de que a gestão está relacionando os conceitos da qualidade na indústria e no serviço.

Alguns modelos de atuação que serão apresentados, envolve desde a criação da empresa, as metas estabelecidas, a loja, o produto, vendas, promoção, a atualização de sua estrutura, formas de serviços e melhorias de produtos através do feedback, e a importância do investimento em tecnologias no mercado atual.

Segundo (FEIGENBAUM 1960) apresentou o controle da qualidade, com duas ideias principais: o foco no cliente e o sistema de qualidade. Na era da qualidade total, o foco no cliente é o principal ponto de partida. Para ele a qualidade precisava ser embutida no produto desde o começo, a partir dos desejos e interesses do cliente. Com essa nova dimensão, a qualidade deixa de ser atribuída apenas no produto ou serviço, passando a ser parte de algo maior e desenvolvendo a empresa como um todo.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo de abordagem bibliografica, que tem o intuito de mostrar hábitos frequentes em organizações de qualidade, para maior eficiência de seus produtos serviços na pré e na pós-venda.

“O termo qualidade foi associado a bens e produtos manufaturados por muito tempo. Porém, nas últimas décadas, as empresas prestadoras de serviços, passaram a incorporar técnicas de gerenciamento da qualidade e no seu dia-a-dia, visando atender melhor o seu cliente” (BRANDÃO Jr, LIRA e GONÇALVES 2004). Esta pesquisa bibliográfica consiste em etapas de todo o trabalho acadêmico, com o objetivo de reunir as informações e dados que servirão como base para a construção da investigação proposta a partir do tema escolhido. Este levantamento bibliográfico foi feito por meio de investigação a partir das análises de fontes como: livros acadêmicos, textos retirados de sites e fóruns e apresentam o conteúdo abordado, são apresentados métodos de diferentes maneiras métodos de qualidade em serviço. Os estudos selecionados foram os que abordam assuntos que agregam ao trabalho, visando enfatizar as práticas de sucesso que são reconhecidas em organizações com resultados satisfatórios, o corpo do trabalho apresentado, leva em consideração sobre os assuntos: a importância de iniciar com o objetivo em mente, o estabelecimento de

(4)

metas, o marketing e seus compostos de qualidade, tais com os 4 p’s, feedback e o investimento em tecnologia no mercado atual.

RESULTADOS DA PESQUISA

Começar com os objetivos em mente, dentro do contexto geral, é filtrar aquilo realmente é mais importante para os objetivos de uma organização, ao manter claro, pode ficar certo de que qualquer coisa feita no dia a dia não atrapalhe o critério definido como tendo maior importância, e que cada dia contribui de modo significativo para a visão e formação dos objetivos que são estabelecidos.

Assim também são os líderes que desenvolvem projetos ou organizações com um objetivo e missão traçada para ser percorrida em sua atuação no mercado, líderes de sucesso costumam anotar e identificar quais são suas ideias para melhor desenvolvimento na hora de cumprir seus objetivos, o ato de e ter em mente tudo aquilo que deseja e o que irá ser feito facilitará o cumprimento da tarefa estipulada pelo gestor.

Para DAMIÃO MAXIMINO (2016). “Começar com o objetivo em mente se baseia no princípio de que as coisas são criadas duas vezes. Há uma criação mental ou inicial, e uma criação física, ou segunda criação, em todas as coisas”. As organizações nomeiam essa ideia como “missão da empresa”.

Entende-se que começar com um objetivo em mente, significa ter uma compreensão clara do destino, significa saber para onde a organização está caminhando com a missão de mercado, de forma para compreender melhor onde e o que está se desenvolvendo, sempre realizando as ações na direção correta.

Para ter como exemplo de empresas, uma construtora de casas, prédios ou até mesmo automóveis planejam detalhe por detalhe o seu projeto, isso mostra a importância de criar um projeto e objetivo antes mesmo de iniciar a mão de obra. Depois do processo de planejamento, é transformada em planta os objetivos, e então a construção será iniciada. Caso o planejamento não fosse criado, a criação física precisaria gastar muito mais do que o esperado fazendo modificações que seriam desnecessárias com o projeto em mãos. Também pode ser mostrado como exemplo a missão pessoal, filosofia ou credo que cada organização exerce no mercado, com seus princípios e valores criados para desenvolver um único caminho para não desviar

(5)

do objetivo que deve ser feito. Ela se baseia naquilo que a pessoa deseja ter como caráter e fazer como suas contribuições e conquistas dentro dos valores e princípios nos quais estão fundados. Uma vez que cada empresa e indivíduo é único, uma missão pessoal irá refletir sua unicidade, tanto na forma quanto no conteúdo.

Pode ser definido que a missão é a razão de ser de uma empresa, o proposito que ela e seus sócios e organizadores se esforçam para desenvolver os trabalhos. A missão é vista como a identidade de cada organização, ela responde às perguntas mais básicas que uma empresa pode propor: “Para que existimos? ”. Pode parecer uma questão distinta do dia a dia, essa pergunta é o que traz sentidos para as tarefas diárias realizadas pela empresa. Cada definição estratégica para o negócio e a cada tomada de decisão, os gestores devem avaliar se suas decisões estão alinhadas com a missão da empresa. Afinal, uma atitude muito comum em gestores de sucesso é saber dizer não para falsas oportunidades. E muitas vezes são consideradas falsas por não estarem alinhadas com a missão da organização. No quadro teremos como exemplo de missão de algumas empresas reconhecidas por seu serviço de qualidade.

QUADRO 1.

.

Fonte.<https://www.senior.com.br/blog/missao-visao-e-valores-de-uma-empresa-entenda-o-que-e-e-como-devem-ser-definidos> (adaptado).

As declarações de missão também são de grande importância para organizações bem-sucedida. E para alcançar a eficácia, a declaração precisa vir da

(6)

base da organização. Todos devem participar de modo significativo, não somente os altos escalões do planejamento estratégico, mas todos. Para MAXIMIANO (2004). “Planejamento é o desenvolvimento sistemático de programas de ação destinados a alcançar objetivos de negócios estabelecidos de comum acordo por meio de análise de avaliação e da seleção das oportunidades previstas”, entende-se que com os objetivos em mente, é importante para ter bem definido de forma clara onde a organização ou líderes querem chegar, pois de nada vale uma empresa ser altamente proativa com o desejo de se destacar no mercado se ela não ter com seus objetivos estabelecidos em mente. O objetivo traçado é importante para a visualização da empresa a longo prazo, saber onde a empresa quer chegar e por onde deve ser percorrido suas metas curtas e longo prazo.

Estabelecer ou definir metas como um alvo visado, é também de grande importância dentro das organizações, metas são como planos que guiam os esforços dos colaboradores, elas são como estratégias estabelecidas no alto escalão de empresas, e fazem parte do plano de negócio; esse conceito de meta estratégica é uma ação logica para dar qualidade e prioridades no desenvolver de serviços que irão ser realizados. É importante conhecer bem o processo de uma empresa, seus objetivos, pontos fortes, fracos, conhecer o mercado e as tendências que há nele. O estabelecimento de metas estratégicas é um dos primeiros passos em sentindo a realização de grandes projetos, essa estratégia rende benefícios importantes com referência à qualidade, elas funcionam como um orientador das ações e escolhas que a empresa deve fazer. Outra grande importância no estabelecimento de metas é o entendimento das ações que devemos abrir mão e deixá-las para poder focar nas quais realmente trará resultado e benefícios de importância para o crescimento e o valor de qualidade do serviço e produto oferecido pela organização. Utilizar essa ferramenta fará com que os seus objetivos em relação ao negócio se tornem muito mais acessível e deixem de ser ideias soltas e sem perspectiva. Enquanto específica cada detalhe que pretende realizar, se sentirá cada vez mais próximo das metas da sua empresa.

Quando os objetivos e metas ficarem bem claras, a realização será consequência. Quando elas bem traçadas e colocadas onde deve chegar, com o objetivo de ser cumprida, o foco será para realizar os anseios e desejados da

(7)

organização. Os planos de ação de qualquer empresa não ficam somente no grande escalão, a comunicação dos objetivos e metas da para o restante da equipe de trabalho também é importante, pois eles que realizam grande parte dos trabalhos e ações, para os que estabeleceram a meta, sua missão ficar na gerencia dos negócios e passar o entendimento para os demais colaboradores de como e porque essas mudanças estão sendo realizadas.

Segundo MARIO PERSONA (2012) “Metas sempre existiram nas empresas, porque todo trabalho é feito com um objetivo de lucro e geralmente esse objetivo tem um prazo para ser alcançado. O que existe hoje é algo mais formal e parte dos modernos processos de gestão é também uma pressão maior do mercado por causa da grande competitividade. Uma empresa que não seja capaz de cumprir seus compromissos com os clientes que são resultados das metas traçadas para isso, pode ser engolida pela concorrência. ”

Entende-se que metas sempre existiram nas empresas mesmo de forma inconsciente pelo gestor, o maior objetivo da empresa é sempre gerar lucro, consequentemente se torna uma meta a ser alcançada, quando ela é colocada como um padrão a ser alcançada com um tempo estimado, o processo de realização da tarefa se torna mais acirrado, pois com o tempo traçado, exige-se mais esforço para realizar os objetivos dentro do tempo. “O planejamento é a primeira das funções administrativas, é a que determinam antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los”. (CHIAVENATO 2004).

Estratégias de serviços são também para aprimorar os processos, tanto no plano elaborado ou até mesmo uma forma mais pratica para o serviço ser realizado de forma mais eficaz. Esse processo nas empresas existe para ganham vantagens em seus negócios, assim ficando à frente em produtividade e qualidade de outras organizações em sua área do mercado. Entender os valores da empresa ajudará a estabelecer as metas e objetivos, pois é mais valioso fazer algo que realmente é importante e tiver significado, elas não devem ser apenas desejos para ser realizada, elas precisam ser realmente abraçadas e alimentadas. O estabelecimento das metas dentro da organização pode ser uma tarefa árdua, mas empregá-las pode se tornar um processo mais fácil e bem-sucedido, as empresas de sucesso colocam suas estratégias em um documento e assim deve proceder, é importante também escrever e repassar seus objetivos aos colaboradores, assim as tornam mais acessíveis para serem realizadas.

(8)

Aqui são algumas ações que devem ser estabelecidas para o processo de metas:

• Desenvolver estratégias para conseguir objetivos deve incluir passos específicos de tarefas manejáveis. Não devemos esperar as oportunidades surgirem ou não iniciar o que deve ser feito na esperança que algo melhor ira fluir. Devemos tomar cada tempo para organizar e antecipar as escolhas.

• Considerar barreiras e encontrar obstáculos que poderiam tornar mais difícil a realização dos objetivos irá fazer economizar mais tempos e minimizar as

preocupações futuras, pois com elas já visualizadas, teremos respostas e ações a ser feitas para poder maximizar nossa ação em relação aos objetivos e metas estabelecidas.

• Desenvolver alternativas para qualquer bloqueio previsto ou visualizado também antecipara tempo, assim prevista essas alternativas devem ser feitos para que as preocupações devem ser diminuídas em relação a meta e tempo previsto a ser realizada.

• Revisar objetivos e planos também é uma ação importante a ser tomada dentro de cada organização para rever se tudo está sendo feito como previsto ou até mesmo para identificar um erro ainda não identificado.

Fonte: Gestão Da Qualidade. 10. Ed. – Rio De Janeiro: Editora Fgv 2010

Para (Rodrigues 2009), “os objetivos são entendidos por resultados quantitativos e qualitativos desejados pela empresa”, todas as qualidades das empresas entendem-se por uma meta já estabelecidas, assim gerando valor as suas tarefas e produtos. Alguns autores ainda mencionam que metas são resultados quantitativos mensuráveis a se realizarem com prazos estipulado especificamente, ou seja, a meta mensura o que o objetivo deseja alcançar em forma de número, já para (DRUCKER 1997) “Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido do porque ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar”.

Marketing também entra como uns dos principais hábitos diário de grandes empresas, segundo (Philip Kotler 2000) “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e

(9)

quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”, entende-se sobre marketing sobre um de técnicas e métodos exigidos no mercado atual e aplicados como principal objetivo satisfazer o público com vendas de produtos e serviço para o desenvolvimento das empresas em qualidade e competitividade. O marketing foca em agregar valor sobre o produto, serviço ou a própria marca trabalhada, tendo como objetivo principal a fidelidade dos clientes.

Em muitas organizações a área de vendas é responsável ou da assistência para área do marketing, pois elas são interligadas uma com a outra, pela razão de serem parte do ciclo de relacionamento com a cliente, o marketing também tem como objetivo de serviço muito ampla, com estudos direcionados para cada atividade relacionada, como: social, cultual, político e outros. O trabalho do responsável pelo marketing é realizado muitos antes da criação do produto e até mesmo após a sua venda. Ele também é responsável pela: planejamento, criação, desenvolvimento e a venda do produto para satisfazer os desejos dos consumidores. Não se esquecendo da comunicação. O marketing está em todas as partes, as decisões de compra de forma inconsciente são moldadas por ele. Todo negócio está envolvido com marketing, diretamente ou indiretamente. Todo negócio produz um produto ou serviço, e eles devem estar disponível e atraente aos clientes, o marketing é uma atividade de negócio visíveis. Os produtos são transportados para lugares onde os clientes podem vê-los e comprá-los, tendo o impacto nas decisões de preço no balcão, consequentemente nasce um sentimento de necessidade ou querer os produtos ou serviços.

Os 4 Ps são outras ferramentas conhecidas compostas dentro do marketing, envolvem um conjunto de técnicas que tem por objetivo alcançar as estratégias de uma empresa, elas fazem parte do marketing, inclusas para promover sucesso em seus projetos.

(10)

Fonte: www.neilpatel.com/br/blog/4-ps-do-marketing/

Essa abreviação tem por significado Produto, Preço, Praça e Promoção. Esses são as principais características de um marketing empresarial bem trabalhado, essas funções trabalham em conjunto para uma única missão, o sucesso. Quando as quatro ferramentas estão trabalhando em conjunto e são direcionadas para o público-alvo, seria realizada o objetivo com eficácia. Quando criamos um produto ou serviço é preciso saber quem é a pessoa que vai compra-lo, estabelecer um preço que esteja de acordo com o mercado, escolher um local de vendas em que os consumidores estejam e que se identificam, e também trabalhar na divulgação, mostrando que o produto é exatamente o que aquela cliente precisa, os 4 p’s serão apresentados para se entender um pouco de cada e por que é preciso que trabalhem em conjunto de forma estratégica,

Produto é o que a empresa tem a oferecer, para o marketing, um produto é um objeto que é disponibilizado no mercado com o objetivo de satisfazer o que necessita ou que deseja um consumidor. É importante saber que um produto também englobar os serviços (não tangíveis ou não material) oferecidos, pois ele também faz parte dessa categoria. É importante saber que o produto serve para a equipe empresária entender e definir quais são os processos e as características do que está sendo oferecido. Nessa estratégia dentro do 4 Ps do marketing, ter essas definições significa entender o que a oferta precisa para se diferenciar e destacar dos concorrentes e ganhar os clientes, também precisamos compreender e em qual parte do ciclo de vida ele se encontra, lembrando que alguns produtos passam pelos estágios de introdução, crescimento, maturação e declínio, então a partir daí a missão é entender o mercado e o que é necessário fazer para melhorar o produto. A qualidade do produto é de extrema importância quando o consumidor irá adquirido, tem a ver com o quão o produto satisfará o desejo ou necessidade do cliente. Pesquisas e desenvolvimentos podem colaborar com o aumento da qualidade de um produto, eliminação de deficiências e fortalecimento de pontos fracos e fortes que influenciam a qualidade do produto no momento da compra, e assim favorecendo sua aceitação.

Preço é uns dos principais motivos para a empresa se manter ativa no mercado, pois é responsável pelo retorno financeiro investido, o preço, ele é o valor cobrado pelo determinado produto ou serviço, é estimado também dentro do padrão que o cliente está disposto a pagar, essa definição é muito importante para o sucesso de um

(11)

negócio e também para a sua sobrevivência. É importante o preço estar dentro da média para do mercado atual que está inserido, não tão baixo para desviar o lucro e não tão acima para espantar os clientes e prejudicando o faturamento, é preciso que levamos em conta o nosso público alvo, e como ele se relaciona com o produto e de o seu real valor, quando o cliente está satisfeito e acredita em seu produto, estará disposto a pagar pelo seu preço e utilizar daquele produto. Lembre-se de que o preço não está ligado apenas ao produto, mas ao serviço prestado (atendimento), ambiente (loja), marca e outros fatores de cada empresa. Se o consumidor perceber esses pontos importante, significa que o cliente enxerga o valor nesses cuidados, pois para ele é tão ou até mais importante quanto o preço a pagar. A definição do preço de venda é uma tarefa importante para a qualidade da sua empresa. Cobrar o preço errado pode significar prejuízo ou grandes perdas para o seu negócio. Outras formas de preço serão mostradas no ponto de promoção.

Praça é o P também é conhecido como ponto de venda, basicamente é o local onde a empresa é levantada e o principal local de venda de seus produtos, esse nome tem relação ao sentido de como o cliente chegará até o vendedor, foram criados muitas formas e ponto de venda de produtos e serviços nos últimos anos, a internet é uma delas, com suas várias plataformas digitais disponíveis, hoje o consumidor pode ter um contato e conhecimento de seu produto pelo comercio eletrônico pela própria internet, como por exemplo: Facebook, Instagram, Sites, Aplicativos, WhatsApp, propaganda digital e outros. São nesses locais e plataformas que são apresentados o que você e sua empresa tem a oferecer, realizando a troca de informações para os consumidores, é onde o cliente se move para satisfazer suas necessidades e desejos. Limitar sua praça em um determinado local não muito bem posicionado, também não expandir, ou até mesmo não criando outras formas de apresentação do produto, pode criar uma barreira de divulgação e alcance aos consumidores, consequentemente não expandindo o seu serviço, enquanto expandir e divulgar seu produto e praça pode levar sua empresa para outro nível no mercado.

Promoção entende-se como um conjunto de ações empregadas com o principal objetivo de divulgar, comunicar e vender a marca ou serviço da empresa, para fazer dela uma escolha natural quando a necessidade de consumo de um cliente surgir. Os descontos estão inclusos dentro desse P de promoção e normalmente são colocados em uma ação de conhecimento de um novo produto, para entrada no mercado de

(12)

forma chamativa, ou é quando o ciclo de vida do produto está no fim. Nem sempre a promoção tem relação com o preço e os descontos, pode ser também a quantidade de vezes do pagamento, conhecido como parcelas, na maioria das vezes com os juros inexistentes. A promoção serve para procurar as melhores estratégias para promover seus produtos e conscientizar os clientes a comprá-los. Dentro da promoção está incluso a propaganda, a publicidade, e-mail marketing, as fãs page, assessoria e até os links patrocinados. Qualquer ação com a intenção de divulgar o produto e atrair o público alvo entra no P de promoção.

Os 4 Ps do marketing é um dos primeiros passos para tomar ao criar o plano de marketing. As decisões que tomamos afetam em todo o nosso planejamento e posicionamento da marca e a direção ao público. Entender isso é muito importante, pois as mudanças irão acontecer no mercado. Qualquer a alteração em um dos 4 ps do pode alterar completamente os outros três. Todos estão completamente ligados, e quando estão em equilíbrio, a estratégia flui com harmonia. Para entender o que o seu cliente deseja, esteja sempre atento para fazer pesquisas de feedback, pois é uma ferramenta certa para descobrir o que os clientes pensam da empresa.

Outra importante atividade dentro do marketing é o feedback, dentre muitos aspectos para evolução do produto e do marketing da empresa o feedback é de grande importância para a empresa interagir com o cliente para fazer pesquisas em relação ao produto e serviço, a empresa é dependente da satisfação do cliente para novas tomadas de decisões. Não pedir um feedback não significa que ele não dará sua opinião sobre os produtos ou serviços, pelo contrário, se não se preocupar em pedir para garantir a satisfação no pós-venda, os consumidores poderão expô-las publicamente e prejudicar a imagem da empresa, sem eles a ideias de onde estiver errando e acertando ficará nula, com elas torna o caminho mais rápido e simples, a pesquisa é como uma bússola para a empresa, mostra para onde deve ser melhorado ou se deve continuar da mesma forma.

A palavra feedback é de origem inglesa que traz o sentido de “realimentação”, ele traz benefícios para a empresa como: ampliar serviços de qualidade, otimizar o produto, ter uma visão clara sobre o que está ofertando, ele funciona como uns dos combustíveis que precisa para melhorar o desempenho do produto e serviço. Qualquer empresa precisa sempre de direcionamento, planejamento, aprimoramento e revisão de ações tomadas, seja através da autoanálise ou até mesmo dos próprios

(13)

consumidores. Com o mercado em constante evolução é preciso que a empresa acompanhe essas novas mudanças para se manter ativa no mercado, obter dados concretos dos próprios consumidores é de melhorias no desempenho empresarial.

Uns dos principais e mais eficaz investimento dentro das organizações no mercado atual é a tecnologia da informação, talvez não seja possível imaginar em uma sociedade sem tecnologia, e nem mesmo de lembrar como era antes da internet e de todos os equipamentos tecnológicos que surgiram com ela, e hoje essas inovações faz parte de todos os momentos da vida. Nos negócios empresarias não é diferente, o investimento em tecnologia nas empresas é uma realidade, sendo até mesmo hoje uma forma de obrigação caso a organizações queira resultados constantes.

O mercado moderno trouxe séries de mudanças para a melhor produtividade e como as empresas veem o processo de produção como um todo. A chegada da tecnologia, causou um grande crescimento em todos os setores da economia, pelas transformações geradas da inovação e por ela facilitar e agilizam o processos que traz benefícios como: qualidade, segurança, redução de custos, aumento de produtividade principalmente nos produtos e serviços, reduz custos operacionais, na melhoria do relacionamento com os clientes e fornecedores, novos modelos de vendas e distribuições com oportunidades de negócios e etc. Uma TI bem estruturada não é um aumento de gastos e, sim um investimento no crescimento na margem de lucro da empresa, fazendo com que as organizações tenha uma infraestrutura cada vez melhor. O uso de tecnologias está aperfeiçoando todo o sistema organizacional, auxiliando e otimizando a comunicação e o processo decisório, pois as informações são de forma eficientes, chegando com mais velocidade e precisão. A tecnologia possibilita fazer os serviços com menos esforço e tempo, de modo que o serviço resulte em economia de várias formas, que pode ser reinvestida em outras áreas. O modelo de negócios de aplicações baseados em programa tecnológicos como serviço, pode ser entendido como parte do trabalho oferecido pela empresa, caso uma empresa ainda não tenha visto a importância da tecnologia, certamente já esteja ficando para trás no mercado.

(14)

CONCLUSÃO

Neste trabalho foi apresentado hábitos de serviços organizacionais, desde o início da criação de uma organização até a compra do serviço e do produto, com direito a opinião dos consumidores para o melhor desempenho da corporação. O artigo ressalta nas qualidades dessas técnicas usadas em organizações, pois o objetivo é mostrar a eficiência e eficácia dos hábitos adotados por empresas. O maior problema dessas técnicas é a própria mudança, adoção dessas práticas, pois envolve várias transições nas formas de trabalho de empresas, muitas vezes não aceitando por medo de não dar certo ou até mesmo por não saber trabalhar com novas formas que o mercado tem a oferecer.

Para ressaltar, a elaborações desses hábitos empresarias não é uma regra para o sucesso e para a qualidade de serviço, mas, são formas de trabalhos reconhecidas por diversas empresas e estudiosos do negócio organizacional, pois dentro de cada modelo habitual apresentado envolver diversas técnicas, pensamentos e táticas, com grande parte não comentada nesse trabalho, pois ele é apresentado de forma simples e direta. Os hábitos por sua vez são formas de trabalhos que devem ser adotados e manter a constância e sua realização, pois os resultados levam tempo e necessitam de aprendizados com essas novas formas de execução de serviço.

REFERÊNCIAS

BORINI, Guilherme. Gastos com TI representam 7,7% da receita das empresas brasileiras, diz FGV. Disponível

em:<https://computerworld.com.br/2018/04/19/gastos-com-ti-representam-77-da-receita-das-empresas-brasileiras-diz-fgv/>. Acesso em: 08/11/2019.

CASAS, Alexandre Luzzi Las. Qualidade Total Em Serviço. 6 Ed – São Paulo: Atlas 2008

(15)

COLOMBO, Gabriel. “Por que devo investir em tecnologia no RH e modernizar minha empresa?”. Disponível em: <https://pontomais.com.br/blog/por-que-devo-investir-em-tecnologia/>. Acesso em: 08/11/2019

GABRIEL, Lucas. 4Ps do Marketing: Entenda o Conceito de Mix do Marketing. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/4-ps-do-marketing/>. Acesso em: 20/10/2019.

GABRIELA. 4 motivos para investir em tecnologia dentro da sua empresa. Disponível em: <https://www.hugwebsites.com.br/4-motivos-investir-tecnologia-nas-empresas/>. Acesso em: 08/11//2019.

Grupo Binário – Integração e Serviços. Sucesso sem tecnologia não existe e tecnologia sem investimento é impossível. Disponível em:

<https://www.binarionet.com.br/blog/sucesso-sem-tecnologia-nao-existe-e-tecnologia-sem-investimento-e-impossivel/>. Acesso em: 10/11/2019.

JUNIOR, Isnard Marshall. Gestão Da Qualidade. 10. Ed. – Rio De Janeiro: Editora Fgv 2010 – 204p.

JURAN, Joseph Moses. A Qualidade Desde O Projeto, Os Movos Passos Para O Planejamento Em Produto E Serviços. 10º REIMPR DA 1º ED. DE 1992.

LEUCOTRON. “Por que o investimento em TI é uma necessidade empresarial?”. Disponível em:

<https://blog.leucotron.com.br/por-que-o-investimento-em-ti-e-uma-necessidade-empresarial/>. Acesso em: 10/11/2019. SILVA, Edson. Gestão Da Qualidade No Desenvolvimento. Copyright. Editora Ciência Moderna Ltda. 2014.

Dicionário. O que é Qualidade. Disponível em:

<https://www.significados.com.br/qualidade/>. Acesso em: 25/10/2019.

WEILL, Michel. A Gestão Da Qualidade. Le Management De La Qualité – Editions La Découverte, Paris 2001.

XERPA. São Paulo 2019 5 razões para o investimento em tecnologia nas empresas. Disponível em: <https://www.xerpa.com.br/blog/investimento-em-tecnologia-nas-empresas/>. Acesso em: 05/11/2019.

PHILIP KOTLER. OQUE É MAKETING. Disponível em:

<https://prezi.com/w9ohpunjdwz4/o-que-e-marketing-segundo-philip-kotler/ PERSONA MARIO. A importância de estabelecer metas como gestor. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-de-estabelecer-metas-como-gestor/>

BRANDÃO Jr, A.; LIRA, W. S.; GONÇALVES, G. A. C. A satisfação do cliente como base para a qualidade em serviços. Revista Eletrônica, João Pessoa, v. 3, n.1, 2004.

Referências

Documentos relacionados

Esse gesto específico deve ser utilizado toda vez que ocorrer um evento musical importante, como mudanças súbitas de parâmetros musicais (dinâmica, andamento ou articulação),

O mesmo pode ser relatado por Luz &amp; Portela (2002), que testaram nauplio de Artemia salina nos 15 pri- meiros dias de alimentação exógena para trairão alcançando

As cadeias laterais variam em certo nível entre as diferentes formas de clorofila encontradas em diferentes organismos, mas todas possuem uma cadeia fitol (um terpeno ) ligada

Lernaea cyprinacea of Steindachnerina insculpta from Taquari River, municipality of Taquarituba, São Paulo State, Brazil.. Note the hemorrhagic area around the insertion point of

A prática delas também é norteada pelos saberes adquiridos com a experiência, esta é produzida por elas no seu cotidiano docente, num processo permanente de reflexão

A TRALI pode ser traduzida como lesão aguda pulmonar relacionada à transfusão ou edema agudo de pulmão não-cardiogênico. Deve-se à transferência passiva de altos títulos

RESUMO - O trabalho objetivou avaliar a qualidade das sementes de arroz utilizadas pelos agricultores em cinco municípios (Matupá, Novo Mundo, Nova Guarita, Alta Floresta e Terra

No entanto, as perdas ocasionadas na cultura do milho em função da interferência imposta pelas plantas daninhas têm sido descritas como sendo da ordem de 13,1%, sendo que em casos