• Nenhum resultado encontrado

Satisfação de colaboradores como fator motivacional: um estudo em uma penitenciária

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Satisfação de colaboradores como fator motivacional: um estudo em uma penitenciária"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Satisfação de colaboradores como fator motivacional: um estudo em

uma penitenciária

Gilmar Mangrich (Unisep) autor1@depen.pr.gov.br Claudelir Clein (Unisep) claudelir@unisep.edu.br

Celito Nuernberg (Unisep) celito@unisep.edu.br

Gilson Mussi dos Reis (Unisep) gilson@unisep.edu.br

Resumo

Com a elaboração do presente trabalho objetivou-se verificar sobre a motivação e satisfação de agentes penitenciários que desempenham suas atividades laborais em uma penitenciária do Estado do Paraná. Neste sentido, buscou-se que fossem apontadas pelos servidores, sugestões ou fatores que possam trazer melhorias para pontos que sejam considerados de interferência na motivação e na satisfação dos envolvidos nas atividades relacionadas ao cargo e funções desempenhadas. Desta forma, constatou-se que 57% dos pesquisados encontram-se insatisfeitos ou pouco satisfeitos sobre esse aspecto. Outro ponto importante constatado na pesquisa foi o fato de que 76% dos respondentes têm o conhecimento e a noção de que as atividades desempenhadas pela equipe de trabalho são importantes e fundamentais para a instituição. Sendo assim, este estudo pode contribuir significativamente para com a instituição e seus colaboradores na busca por condições motivadoras no ambiente em que se desenvolvem as atividades de trabalho, o que consequentemente refletirá na qualidade de vida dos envolvidos.

Palavras Chave: Motivação, Satisfação, Servidores.

SATISFACTION OF EMPLOYEES AS A MOTIVATIONAL

FACTOR: A STUDY IN A PENITENTIARY

Abstract

With the preparation of this work aimed to check on the motivation and satisfaction of correctional officers who perform their work activities in a state of Paraná penitentiary. In this sense, it sought that were pointed out by the servers, suggestions or factors that can bring improvements to points that are considered interference on the motivation and satisfaction of those involved in activities related to the position and duties performed. Thus, it was found that 57% of respondents are dissatisfied or somewhat satisfied on this aspect. Another important point noted in the survey was the fact that 76% of respondents have the knowledge and the notion that the activities performed by the working group

(2)

are important and fundamental to the institution. Thus, this study can contribute significantly to the institution and its employees in the search for motivating conditions in the environment in which they develop the work activities, which in turn reflected in the quality of life of those involved.

Key-words: Motivation, Satisfaction, Servers.

1 Introdução

As organizações são constituídas principalmente de pessoas, sendo que elas representam o capital mais importante que existe nas empresas. Desta forma, se faz necessário e até mesmo indispensável que haja iniciativas que visem estabelecer condições para que os colaboradores das organizações possam desenvolver suas atividades de modo satisfatório, levando em consideração os aspectos motivacionais e de satisfação no seu dia a dia de trabalho.

Para tanto, faz-se necessário o estudo e o levantamento dos fatores motivacionais desses colaboradores, servindo como parâmetro para o apontamento de fatores comportamentais que possam estar impedindo a qualidade no desempenho das atividades nos mais variados setores de uma empresa. Diante desta realidade, deve haver, por parte das empresas, iniciativas que visem a abordagem dos motivos ou causas dos acontecimentos que prejudicam a qualidade desses fatores motivacionais.

Neste sentido, a realização deste trabalho traz como tema principal verificar sobre a motivação e a satisfação dos servidores de uma instituição pública que trabalha com detentos do sistema prisional do Estado do Paraná, no que se refere ao desempenho de suas atividades. Abordando questões relacionadas ao ambiente de trabalho que podem interferir na motivação e satisfação de colaboradores.

Para a coleta de dados foi aplicado um questionário que permitiu a análises e conclusões sobre este estudo, sendo que o questionário foi elaborado com questões de múltipla escolha para 30 agentes penitenciários, os quais fizeram parte da amostra da pesquisa em relação ao do total de 150 servidores desta função.

Na metodologia foram abordados os aspectos relacionados a aplicação da pesquisa que visou o levantamento de informações a respeito da motivação e da satisfação dos colaboradores da unidade em que foi realizado o trabalho. Também foram abordadas as ideias de autores em relação a metodologia para a aplicação da pesquisa e o tipo de pesquisa que melhor se encaixa para o levantamento das informações que se fizeram pertinentes para o desenvolvimento deste trabalho.

Na apresentação e discussão dos resultados foram trabalhados os resultados obtidos com a realização da pesquisa, trazendo também a discussão e analise dos resultados da pesquisa e a forma como o mesmo influencia os fatores relacionados a satisfação e motivação dos colaboradores. Na conclusão do presente trabalho, apontou-se os sobre fatores que influenciam na qualidade dos fatores motivacionais dos colaboradores, abordando as possíveis causas que levam a desmotivação em relação ao ambiente de trabalho e atividades desempenhadas.

2 Satisfação de colaboradores

A satisfação dos colaboradores impacta consideravelmente nos resultados de uma organização, sendo que um colaborador que tem em seu ambiente de trabalho os requisitos necessários a sua satisfação pode trazer inúmeras formas de colaboração para o atingimento de metas e objetivos. Neste sentido, faz-se necessário que a alta gestão proporcione um

(3)

ambiente capaz de apresentar estímulos para a satisfação dos colaboradores que atuam na organização.

Aponta França (2011) que o desempenho do trabalhador resulta em recompensas, sendo que tais recompensas resultam em satisfação, que por sua vez alimenta a motivação devendo se estabelecer uma cultura de valorização do empregado. Certamente quando existe esta visão dentro da organização, acabam sendo extintos os problemas relacionados ao descontentamento dos colaboradores, uma vez que equipes de trabalho bem recompensadas pelos seus méritos tendem a contribuírem para o êxito da organização.

Quanto mais contente a pessoa estiver com seu salário, menor será sua disposição para reclamar desse aspecto de sua relação com a empresa. Consequentemente, maior a satisfação do trabalhador com o ambiente de trabalho. (MAXIMIANO, 2000, P. 359).

Outro aspecto fundamental para a satisfação dos colaboradores está relacionado diretamente ao trabalho em equipe e a importância de se manter bons relacionamentos entre as equipes de trabalho, sendo fundamental o engajamento dos gestores para que todos estejam sintonizados com os objetivos da organização. Sobre este aspecto salienta Wall (2008) que todos devemos ser capazes de interagir com a equipe de trabalho, tendo bons relacionamentos interpessoais, pois este é um importante ingrediente para a vida plena e satisfatória.

Já Chiavenato (2010) discorre que mais que prêmios materiais e financeiros, o que influencia na satisfação dos colaboradores é capacidade que a organização tem de proporcionar um ambiente que preza pela qualidade da comunicação e interação. Para tanto, é preciso e essencial que hajam políticas de melhoramento na qualidade da interação entre os integrantes da equipe de trabalho, pois segundo o conceito de diversos autores que abordam assuntos relacionados a satisfação de colaboradores, este assunto é de extrema importância para o atingimento de tal objetivo.

3 Motivação de colaboradores

As empresas vêm tentando constantemente encontrar maneiras para proporcionar aos seus colaboradores o ambiente e as condições necessárias para a motivação. Estudo e técnicas são utilizados e difundidos no intuito de transformar o ambiente de trabalho e inúmeros benefícios são disponibilizados para o trabalhador. Porém a motivação nem sempre é alcançada e deve ser trabalhada de forma individual, uma vez que os aspectos motivacionais são singulares em cada indivíduo e os fatores motivacionais para alguns nem sempre são os mesmos para outros. Enfatizam Araújo e Garcia, (2010) que o gestor precisa ter em mente ninguém motiva ninguém, pois a motivação é intrínseca nas pessoas e, portanto deve-se apresentar condições que satisfaçam necessidades, objetivos e perspectivas das pessoas. Um programa bastante utilizado e difundido é o Endomarketing tem por principais objetivos a busca pela participação de todos os envolvidos na organização, (França 2011).

O Endomarketing, segundo alguns autores, é uma filosofia de gestão que é considerada como um programa dirigido para os trabalhadores, tendo como objetivo, implantar estratégias voltadas ao desenvolvimento da comunicação interna da organização. Utilizando-se dos processos de RH, busca iniciativas para atender os aspectos motivacionais dos colaboradores atuando no planejamento de carreira.

(4)

Figura 01: Modelo de motivação contingencial. Fonte: Chiavenato, 2004.

Sobre motivação é interessante a abordagem do modelo contingencial que consiste em expectativas, recompensas e nas relações entre as expectativas e as recompensas. (Chiavenato, 2004).

O ambiente de uma organização deve oferecer as condições necessárias para o bom andamento de todas as atividades e processos dentro da empresa. Ter um ambiente em que os colaboradores se sintam valorizadas é de fundamental importância para que as estratégias voltadas ao atingimento dos objetivos sejam desempenhadas com êxito.

Desta forma enfatiza Chiavenato, (2010) que as organizações que são bem sucedidas proporcionam aos seus colaboradores um ambiente agradável e acolhedor, com autonomia e liberdade para desenvolver suas atividades. Portanto, destaca-se a importância do ambiente como forma de influenciar no bom desempenho dos colaboradores, sendo que um ambiente agradável pode, ainda favorecer ao desenvolvimento de novos fatores para o melhoramento da produtividade e qualidade nos produtos e serviços realizados pela empresa.

Destaca DIAS, (2011) que quando há um ambiente favorável para identificação de problemas relacionados a produção e produtividade, isto contribui de forma significativa para o aumento da qualidade dos produtos. Neste sentido, percebe-se que as quentões relacionadas ao ambiente das organizações impactam diretamente em seu resultado final, que é a oferta de produtos e/ou serviços de qualidade.

4 Procedimentos metodológicos

O método tem como principal objetivo ordenar os processos para se chegar a determinado resultado, entendendo-se como um conjunto de ações para que se demonstre ou comprove-se uma verdade, (CERVO, BERVIAN e DA SILVA, 2007). Já Marconi e Lakatos, (2008) descrevem método como o caminho usado para se chegar a determinado objetivo, mesmo que ele não tenha sido usado de forma refletida ou voluntaria.

As bases utilizadas para elaboração deste estudo foram, primeiramente, coletadas por meio de consultas a autores que discorrem sobre o tema, elucidando a sua parte teórica. Posteriormente, foram utilizadas informações coletadas diretamente na Unidade, através de

(5)

um questionário estruturado. Todos os procedimentos realizados na Unidade foram realizados com autorização dos Gestores.

A pesquisa foi realizada em uma Penitenciária Estadual, sendo que foi aplicada aos agentes penitenciários da equipe de plantão do dia 26 de outubro do ano de 2015, durante o plantão deste dia com a devida autorização dos gestores e conhecimento das chefias das divisões de segurança que, prontamente atenderam a solicitação da aplicação do questionário, sendo ainda que ficaram entusiasmados pelo conhecimento do estudo em questão.

A aplicação se seu de forma individual, onde foram distribuídos os questionários, sendo que o aplicador ficou a disposição para o esclarecimento de dúvidas quanto as perguntas do questionário. Ressaltando ainda que, de parte Direção da Unidade, houve grande interesse em estudar-se os resultados levantados na pesquisa para a aplicação de estudos e trabalhos que visem a melhoria naquilo que identificar-se como fator de desmotivação dos servidores. O público estudado foi o de Agentes Penitenciários, sendo o número de servidores de aproximadamente 150 (cento e cinquenta) servidores efetivos, divididos em 03 (três) equipes de trabalho que na grande maioria atuam na Unidade desde o ano de 2008. Para este estudo foi aplicado o questionário para 30 (trinta) servidores, representando aproximadamente 20% (vinte por cento) do total. Outra parte dos servidores que atuam na penitenciária ingressou na carreira no mês de abril do ano de 2013 (dois mil e treze), sendo ainda que existem alguns servidores oriundos de outras Unidades Prisionais que foram transferidos para esta, pelos mais variados motivos.

5 Apresentação e análise dos resultados

Com relação à realização da pesquisa, foram coletados os dados e tabulados para sua posterior análise, sendo que os resultados obtidos com a aplicação do questionário podem servir de base para o aprimoramento e melhorias que se façam necessárias para o bom desempenho de uma equipe de trabalho.

Dentre os respondentes pode-se verificar através da resposta quanto ao gênero dos participantes que 83% deles pertencem ao gênero masculino e 17% ao feminino. Este fato demonstra que os servidores em exercício na Penitenciária são predominantemente do gênero masculino, provavelmente devido a mesma ser destinada ao enclausuramento de homens, sendo que as atividades destinadas às Agentes Penitenciárias se dão na forma de trabalhos sem contatos com detentos.

Na sequência da pesquisa buscou-se informações quanto a faixa etária dos participantes, onde levantou-se que 7% tem entre 18 e 24 anos, 17% tem entre 25 e 30 anos, 33% dos participantes tem de 31 a 36 anos, 27% dos participantes tem de 37 a 42 anos e 17% tem mais de 42 anos. Percebe-se que o percentual de respondentes do questionário da faixa etária entre 31 e 36 anos é ligeiramente mairo que os demais, porém, pode-se constatar que não há uma diferenciação muito grande entre algumas faixas etárias.

Inqueridos sobre sua satisfação em relação ao trabalho que realizam 30% dos respondentes disseram não estarem satisfeitos, 27% apontaram que se encontram pouco satisfeitos e outros 7% responderam ser indiferente com relação a sua satisfação com as atividades desempenhadas. O número de satisfeitos, conforme apresentado na figura 02, segundo apontou a pesquisa representa 30% dos respondentes, enquanto os que responderam estarem muito satisfeitos soma-se apenas 7%.

(6)

Figura 02: Você se sente satisfeito em relação ao trabalho que realiza? Fonte: dados da pesquisa (2015).

Verificando os resultados da satisfação em relação ao trabalho, percebe-se que grande parte dos respondentes encontra-se insatisfeita em relação ao trabalho que desempenham, sendo ainda que se forem considerados o percentual dos insatisfeitos juntamente com o de pouco satisfeito, o percentual aumenta ainda mais, chegando a 57% dos respondentes.

Os resultados apontam uma situação crítica em relação à satisfação com o trabalho, o que deve ser motivo de estudos para identificar quais são as reais causas de insatisfações, pois provavelmente o nível de desempenho se torna menor ao se considerar esta percepção por parte dos servidores da instituição.

Dando sequência aos questionamentos, perguntou-se sobre a satisfação com a política de cargos e salários, e obteve-se que 10% estão muito satisfeitos, 20% pouco satisfeitos, 47% indiferentes, e 23% insatisfeitos (figura 03).

10% 47% 20% 23% Muito satisfeito Indiferente Pouco satisfeito Insatisfeito

Figura 03: Você se sente satisfeito com relação ao plano de carreira e a politica de salários adotados pelo órgão? Fonte: dados da pesquisa (2015).

Sobre o aspecto relacionado à política de salários e plano de carreira dos servidores, é importante observar que a grande maioria representada por 47% dos pesquisados, demonstrara-se indiferente e, se somados com os outros 23% que responderam estar insatisfeitos, este percentual chega a 70% dos pesquisados. Ainda sobre este aspecto, observa-se que outros 20% dos respondentes disobserva-seram estar pouco satisfeitos com a atual política de salários e plano de carreira, restando apenas 10% dizendo estar muito satisfeitos.

Desta forma, se nota que muitos servidores estão em situação de descontentamento em relação aos aspectos salarial e de carreira na instituição. Sendo assim, os resultados obtidos demonstram que é preciso que se tomem medidas que visem possibilitar o aumento de satisfação com estes fatores que são de fundamental importância no que se refere à motivação humana no trabalho. Segundo Araújo e Garcia (2010) estes fatores são fundamentais para que

(7)

existam perspectivas de crescimento, motivação e construção de um ambiente saudável dentro da organização.

Prosseguindo com a pesquisa, perguntou-se se havia a percepção dos servidores de que as atividades desempenhadas pela equipe de trabalho são importantes para a instituição, obtendo-se os seguintes resultados, 53% dos respondentes tem a percepção de que as atividades da equipe são importantes para a instituição, concordando plenamente com tal afirmação. Outros 23% dos respondentes disseram ainda, concordar parcialmente, enquanto que 10% não concordam nem discordam da afirmação. 10% discordam parcialmente e apenas 3% discordam plenamente. Estes dados podem ser constatados com a verificação da figura 04.

53% 23% 10% 10% 3% Concordo plenamente Concordo parcialmente Não concordo nem discordo Discordo parcialmente Discordo plenamente

Figura 04: As atividades desempenhadas pela sua equipe de trabalho são importantes para a instituição. Fonte: dados da pesquisa.

Em relação à percepção das atividades desempenhadas pela equipe e sua importância para a instituição, percebe-se que a mesma esta coesa no sentido de entender tal importância das atividades para o bom funcionamento do órgão como um todo, sendo que se somados o percentual dos que concordam plenamente com esta afirmação e os que concordam, ainda que em partes, chega-se a um percentual de 76% dos pesquisados, restando apenas 23% entre os que não concordam nem discordam, discordam parcialmente ou plenamente da afirmação. Este fator identifica o conhecimento e a percepção da equipe em relação a importância de suas atividades para a instituição, sendo relevante no sentido que pode ser usado em estudos e trabalhos motivacionais pelo fato de todos entenderem a sua importância para a organização. Dando continuidade foi perguntado se são permitidas as possibilidades de expressão da opinião do colaborador e se é possível que se participe com estas opiniões para o melhoramento do desempenho na unidade. Obteve-se que apenas 7% responderam concordando plenamente com a questão, enquanto que 43% responderam concordarem parcialmente. Outros 20% disseram não concordar nem discordar desta afirmação. Já 10% dos respondentes salientam que discordam parcialmente, enquanto que 20% responderam discordar plenamente do fato de terem oportunidade de expressar suas opiniões e as mesmas serem consideradas relevantes para as melhorias na unidade, conforme figura 05.

(8)

Figura 05: Expressar sua opinião e participar ativamente com opiniões para melhorias de desempenho. Fonte: dados da pesquisa.

Com relação a questão das opiniões dos servidores e sua percepção de relevância para a instituição, percebe-se que os mesmos consideram, em grande maioria que elas são classificadas como pouco relevante para o processo de melhoramento.

Este fator é preocupante no sentido de direcionar a não participação com contribuições para a transformação do ambiente de trabalho em virtude de que os servidores percebem que não haver aceitação de suas sugestões. As pessoas são capazes de inúmeras contribuições para a transformação necessária em seu ambiente de trabalho, para tanto se faz necessário conduzi-las e lidera-conduzi-las de modo adequado (CHIAVENATO, 2007).

A questão seguinte trouxe como tema a abordagem sobre o ambiente de trabalho, buscando identificar a visão dos servidores em relação as iniciativas para sua melhoria. Desta forma apurou-se que 30% dos respondentes consideram tais iniciativas muito importantes e 33% consideram importantes. 10% dos respondentes mostraram-se indiferentes a este fato, enquanto que 17% consideram o tema pouco importante. Já para outros 10% este tema representa-se como nada importante.

Figura 06: Como você considera os estudos voltados a melhorias em seu ambiente de trabalho? Fonte: dados da pesquisa.

A explanação dos resultados obtidos em relação aos fatores de melhorias no ambiente de trabalho demonstra que a imensa maioria dos servidores consideram os estudos e ações para este fim muito importantes ou importantes, atingindo-se um percentual de 63% dos respondentes, se somados. Desta forma destaca-se a percepção dos servidores da importância deste tema para o bom andamento de suas atividades.

O aprimoramento do trabalho e as melhorias necessárias para a obtenção de qualidade passam obrigatoriamente pelo estudo de técnicas de desenvolvimento que contribuam neste sentido (MAXIMIANO, 2000). Desenvolver um programa de melhorias que vise aprimorar ou

(9)

reorganizar os procedimentos faz com que as atividades diárias tornem-se menos cansativas, melhorando a sua qualidade e contribui para a satisfação e rendimento no trabalho.

Procurou-se identificar também, se os respondentes percebiam a valorização e o respeito da organização em relação ao seu ambiente de trabalho e as atividades por eles desempenhadas. Sobre este tema constatou-se que apenas 3% dos respondentes concordam plenamente com tal afirmação e outros 13% concordam parcialmente. Já 20% responderam não concordarem nem discordar de tal afirmação, enquanto que outros 20% discordam parcialmente. 43% disseram discordar plenamente de serem valorizados e respeitados em relação ao seu ambiente de trabalho e as atividades desempenhadas.

Figura 07: Valorização e respeitado dentro do seu ambiente de trabalho e com as atividades que desempenha. Fonte: dados da pesquisa.

A abordagem em relação ao ambiente de trabalho e as atividades desempenhadas pelos servidores apontam para um descontentamento da grande maioria dos respondentes, sendo que 63% responderam discordarem parcialmente ou plenamente em relação a sentirem-se valorizados e respeitados.

O fato de apenas 3% dos servidores apontarem para uma concordância em relação a este tema mostra um fato preocupante que pode levar a desmotivação com o ambiente de trabalho e as atividades desempenhadas, devendo ser motivo de investigação e busca por melhorias que levem a uma mudança no ambiente organizacional da instituição. O principal patrimônio de uma organização é formado pelos seus colaboradores, portanto se fazem necessárias iniciativas para sua valorização e reconhecimento (CHIAVENATO, 2010).

Por fim, foi perguntado aos servidores se os mesmos sentiam-se motivados para a realização das atividades do dia a dia dentro da Unidade, sendo que 40% daqueles que responderam o questionário disseram estarem pouco motivados e outros 37% responderam estarem desmotivados no exercício de suas atividades. 17% demonstraram-se indiferentes quanto este quesito e apenas 7% responderam sentir-se motivados.

9% 7% 17% 40% 37% Muito motivado Motivado indiferente Pouco motivado Desmotivado

Figura 08: Você se sente motivado para a realização de atividades rotineiras? Fonte: dados da pesquisa.

(10)

Percebe-se que a grande maioria dos respondentes da pesquisa diz-se desmotivados ou pouco motivados para a realização de suas atividades diárias, sendo que somados estes dois percentuais, resultam em 77% dos respondentes. Desta forma conclui-se que existem fatores interferindo diretamente na motivação dos colaboradores e que acabam prejudicando ou interferindo diretamente na qualidade destes serviços, fazendo-se necessário o aprofundamento sobre este tema para o levantamento dos fatores que resultam neste índice. Conforme relata-se através da pesquisa bibliográfica deste trabalho, a motivação é algo que existe dentro das pessoas e, segundo autores citados no mesmo, os fatores motivacionais para alguns não servem de parâmetros para outros, porém a desmotivação pode se dar pelos mesmos fatore. Este fato requer um melhor estudo no sentido de descobrir quais seriam os fatores que contribuem para a desmotivação dos colaboradores, sendo posteriormente estudadas as formas de eliminá-los para que se tenham melhorias no ambiente de trabalho. 6 Considerações finais

O presente estudo trouxe como proposta o levantamento de informações sobre os aspectos motivacionais e de satisfação dos servidores da Penitenciária Estadual, analisando os aspectos internos da Instituição, levando em consideração o contexto de atividades laborais, percepção da importância da profissão e os aspectos relacionados a carreira e a política salarial adotada pelo Órgão em relação a classe em questão.

Também foi proposta uma reflexão a respeito das oportunidades de melhoria no ambiente de trabalho, onde foi possível o apontamento de iniciativas para este fim, sendo que foi sugerido, dentre outros fatores a adoção de medidas que visem melhorias dos procedimentos relacionados à segurança da Unidade e dos envolvidos no dia a dia da mesma.

A revisão teórica proporcionou uma análise sobre os aspectos relacionados à motivação e satisfação na relação entre o servidor e a instituição. No entanto, os resultados obtidos com a realização do presente estudo apontam para uma percepção de fragilidade significativa do que se refere aos fatores motivacionais dos servidores, sendo que 43% dos respondentes do questionário aplicado responderam não se sentirem valorizados no seu ambiente de trabalho. Da mesma forma, quando a pesquisa traz a pergunta sobre a percepção sobre a motivação dos servidores em relação as atividades realizadas no ambiente de trabalho 37% dos respondentes disseram sentirem-se desmotivados. Este fator se agrava inda pelo fato de outros 40% terem respondido sentirem-se pouco motivados para a realização das atividades rotineiras. Neste sentido, tem-se a constatação de que 77% dos servidores se encontram em situação de desmotivação para o exercício de sua profissão.

A percepção dos servidores em relação a importância de suas atividades para o bem da organização é representada por 53% dos respondentes. Esta percepção torna-se mais evidente ainda quando a grande maioria dos servidores, representada por 63% dos respondentes consideram os estudos voltados para a melhoria no ambiente de trabalho importantes.

Com a realização do presente estudo percebeu-se e pode-se concluir que os colaboradores da penitenciária estão propícios a mudanças que venham a trazer melhorias em seu ambiente de trabalho e que para tanto são necessários o levantamento de estudos que visem oportunizar estas melhorias, viabilizando as condições de trabalho que tragam a satisfação e, consequentemente fatores que melhorem os níveis de motivação de todos os envolvidos com a instituição.

Referências

(11)

CERVO, Amado L; BERVIAN, Pedro A; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 4 ed. São Paulo: Pearsen Prentice Hall, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

______________________. Recursos Humanos – O Capital Humano das Organizações. 9 ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2007.

______________________. Gestão de Pessoas. 3 ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2010.

DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: Reponsabilidades e Sustentabilidade. 1 ed. São Paulo, Atlas, 2011.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Praticas de Recursos Humanos. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução a Administração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Referências

Documentos relacionados

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O gráfico nº11 relativo às agências e à escola representa qual a percentagem que as agências tiveram no envio de alunos para a escola Camino Barcelona e ainda, qual a percentagem de

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

a assistência de enfermagem durante um evento de PCRC,devido a predominância de mortes vinculadas ao tema em setores intensivos de saúde, sendo realizada com 10 enfermeiros,

Informações tais como: percentual estatístico das especialidades médicas e doenças, taxas de ocupação dos principais recursos, tempos de permanência de internação, escores