• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DE CAMPO LIMPO PAULISTA-SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DE CAMPO LIMPO PAULISTA-SP"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ADRIANA DE CÁSSIA GALLANI XAVIER RODRIGUES

Coordenadora do Ensino Fundamental I Secretaria Municipal de Educação adriana.rodrigues@campolimpopaulista.sp.gov.br

FABIANE ROSSI

Oficina Pedagógica Assistente Técnica Pedagógica de Informática fabiane.rossi@campolimpopaulista.sp.gov.br

RESUMO

O artigo relata as ações do Projeto de Informática Educativa do município de Campo Limpo Paulista realizada nos anos de 2011 e 2012 articuladas junto à assessoria da área de Informática Educativa do Positivo e a secretaria municipal de educação para promover e garantir o acesso ao Portal Aprende Brasil, suporte pedagógico e apropriação tecnológica dos recursos e ferramentas deste ambiente virtual. As metodologias empregadas para efetivar as ações planejadas abarcam as estratégias utilizadas e revelam as dificuldades enfrentadas. Em destaque, de forma sucinta, apresenta o Plano de Ação de 2012 para a multiplicação do conhecimento das ferramentas de criação e colaboração do Portal realizada durante o tempo destinado à formação continuada do professor do ensino fundamental.

(2)

INTRODUÇÃO

Em 2011 o munícipio de Campo Limpo Paulista celebrou parceria com a Positivo Editora e o Sistema de Ensino Aprende Brasil atendendo os professores e alunos do 1º ao 3º ano da rede pública de ensino municipal. Neste ano, a oferta abrangeu os demais anos do ensino fundamental. Professores e alunos utilizam o Livro Didático Integrado e o Portal Aprende Brasil na unidade escolar. Os educadores recebem assessoria técnico-pedagógica e capacitação durante a formação continuada conforme solicitado pela Secretaria de Educação em parceria com a Oficina Pedagógica do município. Tratando-se em especial do Projeto de Informática Educativa, a assessoria da área de Informática Educativa do Positivo contemplou, inicialmente, a navegação pelo Portal e a criação do Blog do Projeto de Informática Educativa de Campo Limpo Paulista prosseguindo com a formação para criação do Blog de cada unidade escolar pelos dinamizadores e, sequencialmente, a apropriação tecnológica dos recursos para atividades de criação e colaboração. As ações foram definidas e organizadas em documento no formato de um Plano de Ação para cada ano e à medida que executado, as ações são avaliadas e replanejadas. Nesse contexto, o artigo tem por finalidade descrever essas ações e apresentar as metodologias e estratégias empregadas para promover e garantir o cadastro/revalidação para o acesso ao Portal Aprende Brasil, a utilização do espaço destinado à formação continuada dos professores do ensino fundamental para orientação pedagógica e apropriação tecnológica e a produção de documento para avaliar o uso do portal.

PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DE CAMPO LIMPO PAULISTA

Ações realizadas no período de 2011 a 2012

Cadastro no Portal Aprende Brasil

Para uso do Portal Aprende Brasil foram realizados os cadastros e posteriormente a revalidação na própria unidade escolar orientado pelos dinamizadores. No Ensino Fundamental I, os professores realizaram seus cadastros e da sua turma utilizando um padrão para criação do login e da senha. Da mesma forma, ocorreu no ensino fundamental II - sugerido pelas dinamizadoras representantes do munícipio, a realização do cadastro pelo professor coordenador da sala junto com os alunos. Todos os logins foram registrados pelos professores. Além das orientações para o cadastro, as coordenadoras pedagógicas foram informadas novamente acerca da utilidade da senha master e da funcionalidade das ferramentas na recuperação de logins e senhas e visualização.

Criação do Blog da escola

Como já citado, incialmente, a assessoria da área de Informática Educativa do Positivo criou o Blog do PIE_CLP para registro do projeto a ser desenvolvido no munícipio. De maneira que as escolas pudessem desenvolver um trabalho específico com blog exclusivo para sua unidade escolar com autonomia, os registros das atividades e projetos escolares se restringiram a ser publicados nestes blogs pelos dinamizadores. A partir dessa visão, o Blog do PIE foi direcionado a divulgar o link do blog de cada escola e registrar as qualificações e atividades educativas esporadicamente. Os dinamizadores dividem as responsabilidades: o dinamizador professor monitor realiza as publicações e zela pela manutenção do blog enquanto que o dinamizador coordenador pedagógico motiva os professores a expor suas experiências educativas e revisa todo o conteúdo a ser publicado. Neste ano, com o objetivo de aperfeiçoar o blog, os dinamizadores foram orientados a criar páginas especificas para informar melhor a comunidade. Gradativamente, os blogs estão sofrendo modificações; o que sugere que o trabalho contínuo de motivação realizado para o uso deste recurso no espaço escolar tem alcançado seu objetivo.

Orientação Pedagógica para uso do Portal Aprende Brasil

Os professores do Ensino Fundamental I recebem orientações pedagógicas do próprio dinamizador coordenador da escola em horário de HTPC. Garantido três horas para HTPC no Laboratório de Informática, os professores navegam pelo Portal, exploram as atividades e planejam a data para aplicação com os alunos registrando na rotina semanal entregue à coordenação pedagógica. Neste momento, os dinamizadores professores monitores do Laboratório auxiliam os professores oferecendo suporte técnico. Já os professores do Ensino Fundamental II, quando

(3)

presentes na unidade escolar, utilizam classmates no horário de HTPC e em virtude da mobilidade podem acessar o Portal nas aulas vagas também – neste caso o suporte técnico é oferecido pelo dinamizador coordenador também. Diferente dos professores do ensino fundamental I, estes recebem orientação durante o horário de formação na Oficina Pedagógica pelos assistentes técnicos pedagógicos (ATPs). Entretanto, importante ressaltar que embora o público do 1º ao 5º ano utilize o Laboratório de Informática, também é permitido o acesso durante as aulas dos especialistas.

Apropriação do Portal Aprende Brasil pelos professores do Ensino Fundamental II

Importante, ressaltar que devido, a oferta do material didático e uso do Portal se estender ao ensino fundamental II neste ano, somente no 2º bimestre, os professores e alunos passaram primeiro pelo cadastramento e iniciaram a navegação pelo Portal efetivamente no final do 1º semestre. Como já observado, tem-se garantido espaço para que os professores explorem o Portal dentro da escola. Nesse contexto, considerando esse processo como uma primeira etapa, a apropriação aqui se refere a navegar e explorar as atividades já existentes. Inclusive, fazer uso dos serviços de assessoria pedagógica disponibilizada dentro do Portal, além de e-mails.

Webconferência

Assim como garantido espaço durante a formação continuada do professor para explorar o Portal e receber orientações pedagógicas, a Webconferência se constitui um recurso importante nessa formação. Os temas são acordados pela secretaria de educação e nas datas previstas, recebem amparo tecnológico para acessarem e participarem. Conforme os objetivos, quando não participam na própria escola, os professores acompanhados dos coordenadores são reunidos no Centro Municipal de Informática ou na Oficina Pedagógica e assessorados pelo ATP da área do município.

Produção de Relatório uso do Portal aprende Brasil

Além das atribuições de suporte técnico, os dinamizadores professores monitores do Laboratório registram em relatório as atividades executadas no portal e dificuldades encontradas pelos professores. Esses documentos são encaminhados à área de Informática Educativa do município e se constituem como instrumento de avaliação. Quanto o Ensino Fundamental II, até o momento, é registrado os acessos pelos estagiários de Informática.

Participação das escolas no Projeto Eleições no Fundo do Mar

Todas as escolas participaram do projeto e mesmo com dificuldades de conexão desenvolveram um trabalho rico em informações e estratégias para alfabetização. Além, de o projeto alcançar o objetivo de levar as crianças à compreensão do significado das Eleições no universo adulto, pelo fato da realização do projeto acontecer ao mesmo tempo em que estavam conhecendo o Portal, realizaram descobertas quanto ao que se pode fazer e alcançar através da Internet; pois eram crianças do 1ºe 2ºano do ensino fundamental. Os professores, exceto os que trabalham em escolas que por conta de problemas externos, ainda não dispõe de Internet, apontaram as dificuldades de falta de conexão inesperada e pouco tempo para realizar as tarefas. Mas acabam por concluir que pela qualidade do projeto fariam novamente, uma vez que o tempo compreendesse mais dias para a entrega das atividades. Importante registrar que, antes de iniciar o projeto com os alunos, os coordenadores e professores foram reunidos para leitura e esclarecimento das etapas do projeto e postagem.

Ação em destaque

Apropriação Tecnológica das ferramentas de criação e colaboração

Com o advento da tecnologia, a sociedade se movimenta rapidamente num processo de continuas mudanças, criando novos espaços e reorganizando a vida das pessoas. Surgem as “sociedades virtuais” e nas palavras de Castells (2010, p. 16), um novo e complexo espaço global para a ação social e, por extensão, para o aprendizado e para a ação educacional. Frente às profundas transformações resultantes da entrada das tecnologias da Informação e da Comunicação em todos os segmentos da sociedade, a educação enfrenta o grande desafio de ensinar e mediar a apropriação do conhecimento no contexto em que essas tecnologias, segundo Coll e Monereo (2010, p. 31), levam os processos educacionais para além das paredes da escola e estão modificando os papéis de alunos e professores. Os autores esclarecem, que em um mundo conectado por telas de computadores e diferentes formas de interação, o professor não é mais o transmissor de informação e guardião do currículo e o aluno dispõe de recursos vídeo-gráficos ou ferramentas para representar dados e informações que são facilmente encontradas na Web. Diante deste cenário, a

(4)

secretaria de educação consciente de seu papel importante no processo educacional, oferece suporte técnico pedagógico aos professores e mantêm a política de garantir uma formação continuada de qualidade. Uma vez que os recursos computacionais são potencializadores do ensino e instrumentos para apoio pedagógico, a formação na área da Informática Educativa evoca o compromisso de oportunizar aos professores conhecer esses recursos e saber fazer uso deles com entendimento e objetividade compreendendo o processo de ensino e aprendizagem neste contexto. Dessa forma, saber fazer o uso pedagógico adequado dessas ferramentas para resultar em aprendizagem implica primeiro explorar e apropriar-se desses recursos. Além de atividades para serem executadas, como exercícios e jogos, o Portal Aprende Brasil disponibiliza ferramentas de criação e colaboração que vêm ao encontro da necessidade dos alunos fazerem uso autônomo para por meio destas, construírem o objeto do conhecimento. Em vista dessas premissas, o Plano de Ação contempla com afinco a multiplicação do conhecimento das ferramentas de criação e colaboração pelos dinamizadores aos professores; uma discussão apresentada que sugere que não se trata apenas do cumprimento de uma tarefa prevista. Realizada a formação de apropriação tecnológica pela assessoria da área de Informática Educativa Positiva, os dinamizadores recebem orientação didática pela dinamizadora representante e realizam a formação com os professores. Para a apropriação dessas ferramentas foi estabelecido um cronograma com datas previstas e horas distribuídas para a aprendizagem de cada ferramenta. Essa formação se iniciou em setembro deste ano e continuará em 2013 a partir de um cronograma estabelecido pela secretaria de educação em parceria com a assessoria da área de Informática Educativa do Positivo. Não somente os professores, mas os assistentes técnicos pedagógicos participaram da formação para apropriação tecnológica dessas ferramentas pela dinamizadora representante. Entretanto, por conta de feriados, nem todas as ferramentas previstas para este ano foram estudadas e será replanejada a continuidade da formação no Plano de Ação de 2013. No plano de formação para os professores do ensino fundamental, as ferramentas previstas foram Construtor de Páginas, Avaliação e Roteiros – estudado apenas o Construtor de Páginas. E na formação dos ATPs, previstas e estudadas as ferramentas Blog, Construtor de Páginas, Encaminhamentos Metodológicos, Avaliação, Roteiros e Linha do Tempo. Para diagnosticar a receptividade da formação pelos professores, foi solicitado que acessassem o Blog do PIE do município e postassem as impressões desta nova etapa. Todos os comentários apresentaram ótima receptividade, expressaram descobertas e muitos solicitaram continuidade reconhecendo o quanto é necessário incluir essas ferramentas na prática educativa.

CONCLUSÕES

As metodologias e estratégias empregadas para promover e garantir a execução das ações previstas no Plano de Ação de 2011 e 2012 descritas, considerando-se as mudanças de adaptação devido à implantação do Sistema Aprende Brasil no ensino fundamental II, foi satisfatório. Contudo, é necessário citar que por falta de conexão a Internet em três escolas e a reforma em outra unidade escolar, acarretou algumas dificuldades quanto ao deslocamento dos alunos ao Centro Municipal de Informática e a utilização do espaço com frequência. Entretanto, todos possuem cadastro. Em contrapartida, os professores do ensino fundamental não foram excluídos da formação para apropriação tecnológica e orientação pedagógica, antes o espaço no Centro Municipal de Informática acomodou a todos e os dinamizadores realizaram um ótimo trabalho. No Plano de Ação de 2013, a formação de apropriação tecnológica deverá conter estratégias que direcionem a troca efetiva de experiências. Quanto à utilização do Blog no espaço escolar, numa visão ampla de tornar este espaço um ambiente colaborativo, será necessário planejar ações pertinentes e orientar os dinamizadores coordenadores pedagógicos para junto à gestão escolar e professores, desenvolver um Plano de Ação específico e inclui-lo no Projeto Político Pedagógico. Entretanto, vale ressaltar que os dinamizadores que se propuseram a fazer uso do Blog como um espaço de divulgação das atividades e dos projetos educativos realizaram um bom trabalho, resultando na premiação dos blogs das escolas Nair Ronchi Marchetti e Doutor Francisco Monlevade pela Editora Positivo e Sistema Aprende Brasil neste ano. Ainda, sob a perspectiva de trabalho colaborativo, desenvolver e motivar os professores a fazer uso de projetos colaborativos como ocorreu no Projeto Eleições no Fundo do Mar. Apesar das dificuldades de conexão, os resultados alcançados trouxeram motivação aos alunos e professores; o que é um fator essencial para abertura de novos projetos. Outro aspecto a ser aberto à discussão, o aperfeiçoamentos dos instrumentos de avaliação e registro do uso do Portal Aprende Brasil para o ano de 2013. Concluindo as considerações, é fundamental ressaltar as ações da secretaria de educação junto ao suporte técnico-pedagógico, em se fazer cumprir a formação continuada do professor em serviço, no bojo de estabelecer parcerias não somente com a assessoria da área de Informática Positivo, mas com as demais das outras áreas do conhecimento objetivando promover e garantir esse espaço com qualidade.

(5)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CASTELLS, M. 2001 apud COLL, César e MONEREO, Charles. Educação e aprendizagem no século XXI. In: Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 16.

COLL, César e MONEREO, Charles. Educação e aprendizagem no século XXI. In: Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 31.

Referências

Documentos relacionados

11) A gestão democrática é uma das temáticas mais discutidas entre educadores, gestores e profissionais da educação, representando, assim importante desafio na

A282 Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea, estado do Piauí: diagnóstico do município de Coivaras / Organização do texto [por] Robério Bôto de

1 - A instituição pode ser remunerada por serviços prestados ou possuir relações comerciais com a(s) empresa(s) analisada(s) neste relatório ou com pessoa natural ou jurídica,

IV Curso Superior, Licenciatura de Graduação Plena em Pedagogia co1n habilitação específica em D.M. e Título de Doutor em Educação. Plena en1 Pedagogia e Pedagogia e

firmada entre o Sinduscon-AL e Sindticmal e que não tiver nenhuma ausência em cada período de aferição, bem como contar com 3 (três) meses ou mais de vigência de contrato de

[r]

Por exemplo: Razão entre homens e mulheres nos cursos de engenharia e no mercado de trabalho ao longo do tempo; qualidade da relação profissional entre homens e mulheres ao longo do

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no