• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) 2016, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL NEAD/PROP/UESPI/UAB Nº 001/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) 2016, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL NEAD/PROP/UESPI/UAB Nº 001/2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Processo Seletivo Edital NEAD/PROP/UESPI/UAB - 001/2016 http://siteead.uespi.br/selecoes email: copdoc@uespi.br

PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

(LATO SENSU) – 2016, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

EDITAL NEAD/PROP/UESPI/UAB Nº 001/2016

PROVA ESCRITA OBJETIVA

LÍNGUA PORTUGUESA E GESTÃO EDUCACIONAL: ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

DATA: 11/02/2017 – HORÁRIO: 14:00h às 16:00h (horário do Piauí)

C oordenaçã o de Pr oj et os e Docum ent a ção / N E A D RASCUNHO/ RESPOSTAS LEIA AS INSTRUÇÕES:

1. Você deve receber do fiscal o material abaixo:

a) Este caderno com 20 questões objetivas sem repetição ou falha. b) Um CARTÃO-RESPOSTA destinado às respostas objetivas da prova.

2. Caso o caderno esteja incompleto, tenha qualquer defeito ou haja discordância quanto ao cargo de concorrência, solicite ao fiscal de sala que tome as providências cabíveis, pois não serão aceitas reclamações posteriores.

3. Não utilize lápis, lapiseira (grafite), borracha e/ou qualquer material de consulta, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos, aparelhos eletrônicos ou quaisquer anotações. Não se comunique com outros candidatos.

4. Após a conferência, você deverá assinar seu nome completo, no espaço próprio do CARTÃO-RESPOSTA utilizando caneta esferográfica com tinta de cor azul ou preta. 5. No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras correspondentes às respostas de sua

opção, deve ser feita com o preenchimento de todo o espaço do campo reservado para tal fim.

6. Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA, em hipótese alguma poderá ser substituído.

7. Para cada uma das questões são apresentadas cinco alternativas classificadas com as letras (a), (b), (c), (d) e (e); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você deve assinalar apenas uma alternativa para cada questão: a marcação em mais de uma alternativa anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.

8. As questões são identificadas pelo número que fica à esquerda de seu enunciado. 9. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião nem a prestar esclarecimentos sobre o

conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir a este respeito.

10. Reserve um tempo para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. As marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES não serão levadas em conta.

11. Quando terminar sua Prova, antes de sair da sala, assine a LISTA DE FREQUÊNCIA, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA.

12. O TEMPO DE DURAÇÃO PARA ESTA PROVA É DE 02:00h (DUAS HORAS). 13. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes no presente caderno

poderá implicar a anulação da sua prova.

Nº DE INSCRIÇÃO: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

(2)

Processo Seletivo Edital NEAD/PROP/UESPI/UAB - 001/2016 http://siteead.uespi.br/selecoes email: copdoc@uespi.br

20

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia os textos a seguir para responder as questões de 1 a 10: Texto 1

Saudações Dr. Antônio,

Desculpe a ousadia de escrever, ontem fiquei arrependida de não confessar a paixão que sinto, porque tive vergonha, vejo que o senhor é casado e pai de tanto filho, acho que isso não tem importância, a gente sabe de muita dona casada gostando de outro, quanto mais eu que sou moça donzela, a diferença é que não sou correspondida. Venha na mesma hora, espero no portão e mamãe não vê. Se o doutor não vier é sinal que não tem a mínima simpatia.

Ismênia.

Texto 2

Meu inesquecível Antônio,

Não seja traidor, não iluda um pobre coração, você me enganou e não vem matar esta paixão, você é mesmo mal, não quer o meu amor, não é longe, sei que está com raiva de mim. O que te fiz, Antônio, que se tornou tão ingrato? A dona reclama o aluguel, não queria te incomodar. Passei o dia bem amolada, escrevo esta cartinha com lágrimas nos olhos, as letras estão borradas? Antônio, quero ser tua, inteirinha tua, e que seja meu também.

Ismênia.

Texto 3

Recife, 02 de fevereiro de 2003. À Industria de Cosméticos Mulher At. Sr. José de Melo Cavalcanti Ref. Anúncio de emprego Prezado Senhor,

Conforme sua solicitação, segue em anexo o meu currículo. Informo que tenho disponibilidade de tempo para atender às necessidades do cargo e minha pretensão salarial é 3 salários mínimos. Atenciosamente,

Ismênia Silva Braga.

1) Sobre os textos 1,2 e 3 é correto afirmar:

a) Os três textos tem como característica comum a informalidade da comunicação. b) Os textos 1 e 2 são bilhetes e o texto 3 é um currículo

c) O texto 1 é uma carta, o texto 2 é um bilhete e o texto 3 é um currículo

d) Os três textos são correspondências, das quais as duas primeiras são informais e a última é formal.

e) Os três textos são correspondências, das quais o destinatário é Ismênia.

2) Ainda em relação aos textos 1,2 e 3, é correto afirmar:

a) Nos textos 1 e 2 pode-se perceber que Ismênia e Antônio são casados; b) Nos textos 1 e 2 pode-se perceber que Ismênia e Antônio são amantes; c) Nos textos 1 e 2 pode-se perceber que Ismênia e Antônio são primos;

(3)

Processo Seletivo Edital NEAD/PROP/UESPI/UAB - 001/2016 http://siteead.uespi.br/selecoes email: copdoc@uespi.br

3) Em relação ao texto 2, a expressão “inesquecível”, presente no início do texto pode ser classificada como:

a) Pronome b) Advérbio c) Verbo

d) Adjetivo comum de dois gêneros e) Substantivo comum de dois gêneros

4) Com relação ao texto 3, a alternativa a seguir que apresenta a regra que explica a acentuação da palavra “currículo” é:

a) As proparoxítonas são todas acentuadas graficamente b) As proparoxítonas são quase todas acentuadas graficamente c) As paroxítonas são todas acentuadas graficamente

d) As paroxítonas são quase todas acentuadas graficamente e) As oxítonas são todas acentuadas graficamente

5) Em relação aos textos 1, 2 e 3, qual das palavras a seguir está grafada incorretamente?

a) Correspondida (texto 1) b) Mal (texto 2)

c) Incomodar (texto 2) d) Pretensão (texto 3) e) Atenciosamente (texto 3)

6) Sobre o texto 3, a vírgula colocada após a expressão “Prezado Senhor” deve-se :

a) Ao fato de ser um adjetivo b) Ao fato de ser um substantivo

c) Ao fato de ser uma saudação (vocativo) d) Ao fato de ser uma interjeição

e) Ao fato de ser um advérbio

7) Ainda sobre o texto 3, pode se afirmar que a crase presente no enunciado “atender às necessidades do cargo”, deve-se ao fato de:

a) O termo antecedente exigir a preposição a e o termo consequente aceitar artigo a b) O termo consequente exigir a preposição a e o termo antecedente aceitar artigo a c) O termo antecedente exigir o artigo a e o termo consequente aceitar preposição a d) O termo antecedente exigir a preposição a e o termo consequente aceitar artigo a e) O termo consequente exigir a preposição a e o termo antecedente aceitar preposição a

8) No texto 2, a palavra “está” é acentuada por que:

a) Trata-se do verbo estar, conjugado no presente do indicativo; b) Trata-se do verbo estar, conjugado no presente do subjuntivo; c) Trata-se do verbo estar, conjugado de forma alternativa; d) Trata-se do verbo estar, conjugado no infinitivo;

(4)

Processo Seletivo Edital NEAD/PROP/UESPI/UAB - 001/2016 http://siteead.uespi.br/selecoes email: copdoc@uespi.br

9) De acordo com o sentido figurado empregado na palavra “amolada”, presente no texto 3, podemos substitui-la pela palavra:

a) Emocionada b) Confiante c) Esperançosa d) Feliz

e) Zangada

10) Na frase “Conforme sua solicitação, segue em anexo o meu currículo”, presente no texto 3, é correto afirmar que:

a) Se fosse mais de um currículo, a frase poderia ser reescrita como “Conforme sua solicitação, segue em anexos os meus currículos”

b) Se fosse mais de um currículo, a frase poderia ser reescrita como “Conforme sua solicitação, seguem em anexo os meus currículos”

c) Se fosse mais de um currículo, a frase poderia ser reescrita como “Conforme sua solicitação, seguem em anexos os meus currículos”

d) Se fosse mais de um currículo, a frase poderia ser reescrita como “Conforme sua solicitação, seguem em anexos o meu currículo”

e) Se fosse mais de um currículo, a frase poderia ser reescrita como “Conforme sua solicitação, segue em anexos o meu currículo”

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – GESTÃO EDUCACIONAL: ESPAÇOS

ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

11) A gestão democrática é uma das temáticas mais discutidas entre educadores, gestores e profissionais da educação, representando, assim importante desafio na operacionalização da(s) política(s) de educação e no cotidiano escolar. A gestão democrática é definida em lei, são assim estabelecidos no artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9.394/96. Assinale a alternativa CORRETA sobre aspectos referentes à gestão democrática.

a) Os sistemas de ensino centralizarão as tomadas de decisões, e a participação da comunidade escolar acontecerá apenas em alguns momentos tidos como mais importantes.

b) A gestão democrática é centralizada, feita por indicação do poder executivo como cargo de confiança, e a participação dos membros da comunidade escolar acontecem raramente.

c) É exclusiva e conduzida pela indicação do representante legal do sindicato dos trabalhadores, em conjuntamente pelo secretário de educação de cada município; a participação dos membros da escola nunca acontece.

d) A gestão democrática do ensino ganha cada vez mais força e acontece de maneira descentralizada com a participação efetiva da comunidade escolar, em conselhos escolares e nos processos decisórios da escola.

e) A gestão democrática do ensino acontece de maneira descentralizada com os sujeitos que compõem a escola, mas a participação da comunidade nos assuntos escolares nunca acontece.

12) A atividade de planejar é uma atividade intrínseca à educação por suas características básicas de evitar o improviso, prever o futuro, de estabelecer caminhos que podem nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, especialmente quando garantida a socialização do ato de planejar, que deve prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. (PADILHA, 2012, p. 45). Nesse contexto, o planejamento deve:

(5)

Processo Seletivo Edital NEAD/PROP/UESPI/UAB - 001/2016 http://siteead.uespi.br/selecoes email: copdoc@uespi.br políticos da humanidade, aproximando à realidade do mundo ao aluno.

III – Propor atividades curriculares centradas no saber e conhecimento do professor, sendo este o único profissional relevante nesse processo.

IV – Centralizar as atividades curriculares, tomando cuidado para que as mesmas não promovam a reflexão e a criticidade do aluno.

Estão CORRETOS apenas os itens: a) I, III e IV.

b) I e II. c) Apenas o I.

d) Apenas o item IV.

e) Todos os itens estão corretos.

13) A avaliação coerentemente está relacionada à concepção de conteúdos e aos objetivos propostos, a avaliação deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos alunos com relação à aprendizagem de conceitos, de procedimentos e de atitudes. É também uma atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, ao avaliar, o professor coleta, analisa e sintetizam informações, da forma mais objetiva possível, as manifestações de conduta cognitivas, afetivas, psicomotoras dos estudantes, produzindo uma configuração do efetivo aprendizado geral do discente.

É CORRETO afirmar que essa avaliação é do tipo: a) Tradicional.

b) Classificatória. c) Coercitiva. d) Somativa. e) Diagnóstica.

14) Leia a tirinha da Mafalda.

Sobre o sentido da tirinha de Mafalda e a concepção de currículo, assinale a alternativa CORRETA. a) O currículo deve considerar também os aspectos abrangentes do ensino e aprendizagem, por esse

(6)

Processo Seletivo Edital NEAD/PROP/UESPI/UAB - 001/2016 http://siteead.uespi.br/selecoes email: copdoc@uespi.br

para que o aluno possa estabelecer uma relação com o mundo que o cerca.

b) O currículo oculto não deve ser levado em consideração, tendo em vista que a escola precisa garantir apenas a aprendizagem formal dos alunos, levando em consideração principalmente a parte conteudista.

c) O ato de ensinar deve ter como objetivo estagnar o conhecimento dos alunos, a fim de desenvolver poucas habilidades nos discentes.

d) O currículo não é fator determinante no ensino e aprendizagem dos estudantes, ele não precisa e nem deve ser considerado dentro da escola.

e) O currículo é determinante no processo de ensino e aprendizagem, mas devem ser centralizados na figura do professor, os interesses do professor são os únicos que estão nesse processo.

15) A organização da gestão da escola inclui vários procedimentos e atribuições, e todos que compõem a escola devem participar desse processo. Dentre os elementos citados abaixo, um deles NÃO CONDIZ com as atribuições e organização da gestão pedagógica escolar. Identifique-o.

a) A gestão da escola articula o relacionamento com a comunidade interna e externa da escola. b) A escola deve elaborar e executar sua proposta pedagógica; administrar seu pessoal e controlar

seus recursos e materiais.

c) Articular-se com as famílias e a comunidade, proporcionando um processo de integração e participação dessas duas instâncias.

d) Não cuidar do ensino e aprendizado do aluno, efetivando mecanismos para sua reprovação. e) Assegura e acompanha os momentos de planejamento e estudo da equipe, e cuida também da

formação dos profissionais da escola.

16) Umas das questões mais preocupantes na atualidade são porque os alunos não estão aprendendo. Viviane Mosé, afirma que “a educação básica pública vem melhorando a cada ano em relação à escola privada. Precisamos mudar profundamente nosso sistema de ensino. Mas trata-se de uma mudança mais profunda, uma mudança conceitual. Temos que ensinar os nossos alunos a aprender a criar conhecimento”. Nesse contexto, algumas medidas são necessárias para enfrentar esses desafios na escola.

No âmbito das concepções de planejamento e avaliação na escola, é CORRETO:

a)Identificar os professores que não estão ensinando corretamente, por esse motivo causam problemas na escola, e trabalhar isoladamente com eles.

b) Organizar um curso que capacite os professores com dificuldades a elaborar melhores aulas e avaliações, tendo como único objetivo tornar o estudo mais exigente.

c) Considerar que a avaliação é apenas um dos instrumentos que dá indícios de onde estão os problemas de aprendizagem, e a partir disso trabalhar coletivamente essas dificuldades, tanto nos alunos como nos professores.

d) Identificar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e encaminhá-los para escolas especiais que possam atendê-los adequadamente.

e) Cada professor deve sozinho elaborar seus planejamentos, e os mesmos produzem sua sistemática de avaliação da maneira que achar melhor.

17) Dependendo da concepção da gestão escolar, a participação pode ser concebida como um meio de coesão e de consenso no processo decisório. A autonomia também pode ser compreendida como consentimento que constrói na organização e na gestão escolar a cultura da empresa. A descentralização, por sua vez, pode ser concebida como um processo de retirada de funções e de responsabilidades. Tendo como base os fundamentos da modernização no contexto da reforma

(7)

Processo Seletivo Edital NEAD/PROP/UESPI/UAB - 001/2016 http://siteead.uespi.br/selecoes email: copdoc@uespi.br a) Tradicional.

b) Autocrática. c) Gerencial. d) Burocrática. e) Democrática.

18) A concepção curricular que articula o ensino médio à formação técnica, além de estabelecer o diálogo entre os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais, humanísticos, habilidades relacionadas ao trabalho e de superar o conceito da escola dual e fragmentada, pode representar, em essência, a quebra da hierarquização de saberes e colaborar, de forma efetiva, para a educação brasileira como um todo, no desafio de construir uma nova identidade para essa última etapa da educação básica. A proposta curricular a que esse enunciado se refere é:

a) Currículo Integrado. b) Currículo Tecnicista. c) Currículo Tradicional. d) Currículo Profissionalizante. e) Currículo Oculto.

19) Na perspectiva da gestão escolar, encontramos o conselho de classe/série que consiste em um:

a) Dispositivo utilizado ao final do processo de avaliação dos alunos com problemas de aprendizagem, a fim de ser mais rigoroso com os mesmos.

b) Espaço criado exclusivamente pelos diretores de escola para participar dos processos de avaliação dos alunos na escola.

c) Dispositivo que raramente funciona na escola, nem alunos, nem professores e pior os diretores tem interesse em ter esse colegiado na escola.

d) Espaço autoritário criado na escola para socializar com os alunos os resultados da avaliação da aprendizagem, expondo os estudantes em seus piores resultados.

e) Colegiado que tem como um dos objetivos maiores avaliar como a escola vem desenvolvendo o processo de ensino e aprendizagem, a fim de debater democraticamente e tomarem as melhores decisões conjuntamente.

20) Uma diretora envolveu a comunidade escolar na discussão e elaboração do projeto político pedagógico da escola, promovendo reflexão acerca do papel dessa escola no contexto histórico e social em que estavam inseridos. Nessa situação, a gestão educacional, por coerência de ação, deve ser: a) Centralizada. b) Democrática. c) Técnica. d) Tradicional. e) Autoritária.

Referências

Documentos relacionados

O conceito de lineabilidade, teve seu surgimento nos trabalhos de Gurariy e Aron e veri…camos no presente trabalho o estreitamento entre essa teoria e a teoria dos

é ligado a uma fonte durante certo intervalo de tempo. Neste intervalo de tempo, um dos eletrodos de cobre teve um incremento de massa de 0,64 g. c) Soluções de sais de

a) Na notificação referida no ponto anterior, são ainda notificados os candidatos dos projetos em lugar elegível para indicar a sua aceitação do apoio atribuído e apresentar,

Carga Térmica - Equipamentos Potência de equipamentos Fator de uso Fator de carga Perfil de CLFs Perfil de carga térmica sensível de equipamentos Posição motor/

Tejidos de cuidado fácil que precisan un esfuerzo mínimo de planchado. El resultado de secado puede variar según el tipo de tejido. Sacuda las prendas antes de colocarlas en el

Fundamental aqui descrever, mesmo que brevemente, a estrutura normativa e de serviços disposta pelo Brasil quanto a regulação sobre drogas, especificamente para

Disciplina a ser criada para o Curso de Engenharia Ambiental no âmbito do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental que contratou, em vaga REUNI, professor com perfil para

Para evitar um uso não autorizado, certifique-se de que usa o dispositivo de arranque por chave, removendo a chave entre cada utilização para evitar o arranque ou manuseio