• Nenhum resultado encontrado

ativa Participação Jornal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ativa Participação Jornal"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Nos 25 municípios participantes do Programa

ReDes, pessoas de diversos setores, idades e

grupos se engajam em favor do desenvolvimento local

Jornal

Realização Ano I – nº 2 – Setembr o 2011

Participação

ativa

páginas 4 e 5

Empreender

para

transformar

página 7

Gerações sintonizadas

página 6

Um giro pelos municípios

página 8

Participação

(2)

O engajamento de todos os setores é essencial

para o desenvolvimento local sustentável.

Fazer junto pode significar fazer diferente. No

Programa ReDes, somente por meio de sólidas

parcerias será possível atingir os resultados

esperados. Confira exemplos de articulações

que potencializam o desenvolvimento

Jornal

Obrigado!

O Programa ReDes está completando

oito meses de atividade nos municípios.

Os aprendizados dessa primeira fase de

trabalho são muitos. Foram centenas

de entrevistas, muito trabalho de

campo, pesquisas, reuniões, relatórios e

conquistas de parceiros importantes em

cada uma das 25 cidades participantes.

Pelos resultados obtidos até aqui,

cabe agradecer aos representantes

do poder público, de empresas locais

e da sociedade civil que aceitaram o

convite à participação. Agora, com as

instâncias participativas ou conselhos

comunitários constituídos, novos

desafios estão no radar. Os diagnósticos

socioeconômicos realizados mostraram

os potenciais produtivos que podem

ser trabalhados em cada município,

e, assim, o programa avança para a

próxima etapa.

Que projetos poderão ser desenvolvidos

nas cadeias produtivas reconhecidas

como mais promissoras? Quais

organizações terão interesse em

desenvolver esses projetos? Como extrair

o melhor resultado econômico e social

dos investimentos? Na nova etapa que

se iniciará para dar respostas a essas

questões, a participação das pessoas

tem um papel central e continua a ser

essencial para o programa.

é um informativo do Programa ReDes, uma iniciativa do BNDES e Ins-tituto Votorantim Coordenação: Instituto Votorantim Apoio:

BNDES Projeto editorial e realização:FMF - Serviços Edito-riais Redação: Gabriela Moulin, Josiane Lopes e Rodrigo Bueno

Colaboração: Alessandra Effori Edição/jornalista res-ponsável: Fátima Falcão (MTb 14.011) Projeto gráfico e

Iniciativa privada

A partir da compreensão das demandas locais, as empresas são parceiras decisivas na formação de uma rede capaz de construir a visão de futuro de cada município. “No Território Sertão de Minas, que compreende os municípios de Três Marias e Curvelo, muitas indústrias da região já sinalizaram interesse em contribuir, como é o caso da Gerdau”, conta o facilitador Fernando Antônio Cláudio Júnior, da Votorantim Metais. Em outras localidades mineradoras, prestadoras de serviços, comércio e demais segmentos da iniciativa privada demonstram a mesma disposição.

Poder público

O alinhamento com políticas públicas é premissa do programa e uma boa articulação faz muita diferença. É o que tem acontecido no Território Goiano, que compreende os municípios de Colinas do Sul, Niquelândia e Uruaçu, onde as instâncias participativas contam com a presença do poder público. Naquele território, o consórcio que reúne 15 prefeituras da região tem sido atuante e seu corpo técnico foi fundamental na identificação de agentes-chave, na mobilização das pessoas e na qualificação dos debates.

Comunidade

As comunidades têm se mostrado parceiras desde o início do Programa ReDes. Exemplo disso são os municípios no Território Bico do Papagaio, no Estado do Tocantins. Tanto o conselho comunitário de Xambioá quanto o de Araguaína apresentam boa cobertura de diversos segmentos da sociedade civil, assegurando

reunidos

reunidos

reunidos

reunidos

reunidos

reunidos

reunidos

reunidos

reunidos

Parceiros

Universidade

A comunidade acadêmica aderiu ao programa em diversos municípios participantes do programa. As

contribuições vão desde a disponibilização de espaços para reuniões, até o

compartilhamento de estudos e pesquisas e a participação nos conselhos. No Território da Baixada Cuiabana (Nobres e Várzea Grande), a parceria com a

(3)

A qualificação de organizações

sociais para a construção de

projetos transformadores é um

dos objetivos do ReDes

Como em um jogo de damas, no qual se avança uma casa por vez, o Programa ReDes vai vencendo cada fase. Após o período de diagnóstico nos municípios e de constituição das instâncias participativas, o próximo movimento é a etapa de capacitação de organizações sociais para elaboração de projetos, conforme o potencial produtivo do município.

Depois de priorizadas as cadeias produtivas mais promissoras para o desenvolvimento local, serão identificadas as organizações locais aptas a desenvolver projetos no foco definido para

atuação do Programa ReDes. Organizações sociais, como associações e cooperativas, receberão capacitação durante os próximos meses para elaboração de projetos que tenham por objetivo gerar benefícios sociais e econômicos para a população atendida por eles.

Organizações fortalecidas

“Projetos apresentados de acordo com os potencias produtivos previstos em cada município serão avaliados por um comitê gestor, formado por representantes do BNDES e do Instituto

Ganhos da

Na mira de novas soluções

Conhecimento e qualificação de projetos fazem parte do ReDes desde o primeiro momento. Na etapa de identificação dos potencias produtivos a serem apoiados, as respostas estavam, algumas vezes, além das divisas do município. Para entender como gerar oportunidades de emprego e renda a partir de uma usina hidrelétrica, por exemplo, a equipe de consultores de Três Marias, no território Sertão de Minas, visitou Itaipu, no Paraná.

“Nosso desafio era entender como a usina de Três Marias poderia ser um ativo em favor de projetos locais, por isso, fomos a Itaipu”, conta o consultor técnico Fernando Assad. A equipe conheceu várias iniciativas, incluindo um gerador de biogás que usa resíduos de porcos, em propriedades à beira do lago

Leia mais no site

Confira no site do ReDes (www.programaredes.org.br) um projeto sociocultural sergipano, que se fortaleceu pelo apoio recebido na qualificação da sua equipe.

capacitação

capacitação

capacitação

capacitação

capacitação

capacitação

capacitação

capacitação

Votorantim. Isso deve acontecer após o período de capacitação das organizações locais, que vai culminar na escolha de iniciativas a serem apoiadas com recursos para execução dos projetos e acompanhamento técnico nos próximos anos”, explica Ana Bonimani, coordenadora do Programa ReDes, no Instituto Votorantim.

A capacitação constitui um investimento significativo, qualificando os proponentes em questões como formalização, estruturação de objetivos e metas do projeto, de captação de outras fontes financiadoras e processos de gestão, entre outros.

da usina. “Muitas vezes, a solução não é óbvia e precisamos inovar. E ideias boas estão aí para serem aproveitadas”, diz Fernando.

Conheça o relato completo desta visita à Itaipu no site do ReDes.

(4)

Laranjeiras - SE Itabaiana - SE

Itaperuçu - PR Alcobaça - BA

O primeiro grande resultado do Programa ReDes foi o

engajamento de mais de 600 pessoas em quase todos os estados

brasileiros nas instâncias participativas ou conselhos comunitários.

Todas elas estão dispostas a contribuir na identificação de

oportunidades de apoio a projetos e na articulação para o

desenvolvimento de seus municípios.

A atuação do ReDes tem por princípio o alinhamento com políticas públicas e a participação efetiva da sociedade na construção de caminhos para o desenvolvimento. A constituição de uma instância participativa – chamada na maioria das cidades de Conselho Comunitário – é parte fundamental da evolução do programa.

Todos representados

Estas instâncias já estão articuladas em todos os 25 municípios participantes e são compostas por lideranças comunitárias e representantes de instituições que ajudam a construir a história e os rumos de cada localidade. O processo de constituição destes grupos foi aberto e democrático. O principal esforço foi garantir a representatividade dos diversos setores da sociedade no conselho. Com integrantes do 1º, 2º e 3º setor, as instâncias participativas agregam representantes do poder público, de organizações sociais locais, de associações de bairro, de câmaras de comércio, de cooperativas rurais, das unidades do Grupo Votorantim, de escolas, de pequenas, médias e grandes empresas e de conselhos municipais, entre outros.

Conselhos

ação

ação

ação

ação

ação

ação

ação

em

Uruaçu - GO Rio Branco do Sul - PR

(5)

Nova Viçosa - BA Niquelândia - GO Vazante - MG João Pinheiro - MG Vila Valério - ES Várzea Grande - MT

Coube às instâncias participativas, na primeira fase do ReDes, recomendar as linhas de ação que orientarão a proposição de projetos e serão avaliadas pelo programa. O desafio daqui para frente é manter uma agenda permanente de discussão das questões .relevantes do município e promover novas articulações para o engajamento mais amplo da sociedade, contribuindo para a identificação de oportunidades para o desenvolvimento local.

Confira os registros de algumas reuniões dos conselhos nas cidades participantes.

Agenda

para o futuro

Conceição da Barra - ES Caravelas - BA Nobres - MT Paracatu - MG Colinas do Sul - GO Xambioá - TO Três Marias - MG São Mateus - ES

Nossa Senhora do Socorro - SE Brasilândia - MS

(6)

A diferença de 42 anos entre Wéllida Vieira, 30 anos, de João Pinheiro (MG), e Wilson Mayer, 72 anos, de Rio Branco do Sul (PR), praticamente desaparece diante das muitas afinidades na atuação desses dois integrantes dos conselhos dos municípios participantes do Programa ReDes. Com uma trajetória de participação social em suas comunidades, a dupla é exemplo de como duas gerações podem contribuir para o desenvolvimento de suas cidades.

Agente de mudança

Wéllida é técnica da Agência de

Desenvolvimento Local de João Pinheiro. A cidade compõe o território Noroeste de Minas, juntamente com Paracatu e Vazante, sedes de unidades da Votorantim Metais e da Votorantim Siderurgia. Wéllida, que está se formando em Serviço Social, vem se dedicando à ação social. “Gosto do trabalho junto com as pessoas”, diz ela, que

sintonizadas

sintonizadas

sintonizadas

sintonizadas

sintonizadas

sintonizadas

sintonizadas

Gerações

sintonizadas

Leia mais no site

Todas as gerações têm muito a

contribuir para o desenvolvimento

de suas comunidades

já atuou no Bolsa Família e no Programa de Erradicação de Trabalho Infantil e, hoje, trabalha no projeto social Educando para a Vida, que atende adolescentes, e num comitê do Conselho do Idoso da sua cidade.

Toda essa disposição, Wéllida percebe também nos jovens de João Pinheiro: “se a gente trabalhar com eles, vão dar frutos muitos bons.” O desafio é evitar o envolvimento juvenil com as drogas, problema apontado no diagnóstico do ReDes. “Isso se faz com geração de emprego e renda, mas também com promoção social”, afirma. Essa convicção levou o Conselho Comunitário da cidade a sugerir a juventude como prioridade nos projetos a serem apoiados pelo Programa ReDes.

Vigor social

No Paraná, “seu” Wilson esbanja vigor na ação social. Presidente do Conselho do Idoso, ele integra o Conselho Comunitário de Rio Branco do Sul, no território Vale do Ribeira, onde opera uma unidade da Votorantim Cimentos. Técnico em eletrônica aposentado, ele já foi secretário municipal de Meio

Ambiente e de Ação Social, conselheiro tutelar e ainda atua na Associação do Bairro Portal. Como conselheiro, ele alerta para as

dificuldades dos idosos, a começar pela falta de trabalho, embora eles sejam produtivos e

experientes. Há ainda a parcela que necessita de mais cuidados de saúde. E faltam áreas de lazer e entretenimento, o que afeta também os jovens. “Não temos espaços culturais, lúdicos, para reuniões. Os moços acabam indo pros bares.”

Para Wilson, as soluções exigem uma cultura de participação. Neste sentido, a própria estruturação do ReDes, com instâncias participativas, abre oportunidades para que os cidadãos debatam seus problemas e potenciais.

(7)

Senso de oportunidade e

perseverança são requisitos

para construir novos negócios

Pessoas empreendedoras transformam

situações triviais em oportunidades de trabalho e geração de renda. Às vezes, a aposta no novo negócio vira atividade profissional principal, capaz até de gerar novos postos de trabalho, ou envolve grupos de pessoas, transformando-se em um negócio social. De um modo ou de outro, com uma ideia na cabeça, força de vontade e criatividade, pessoas com senso de oportunidade fazem a diferença.

Feira de Oportunidades

Com seus salgadinhos, tortas e bolos feitos no capricho, dona Sônia Maria Santos garante sua clientela. É ela quem gerencia a lanchonete Mão na Massa, na cidade de Laranjeiras (SE), onde o ReDes está presente. Com o empreendimento, a ex-dona de casa tem a garantia de

poder cumprir com os gastos previstos no orçamento doméstico. ”Dobrei a renda mensal e estou abrindo mais um ponto de venda”, comemora. A ideia surgiu com a Feira de Oportunidades da Votorantim Cimentos, uma iniciativa que seleciona e qualifica fornecedores nas localidades onde a empresa atua. “Foi ali que tive a ideia de investir nesse sonho. Essa feira mudou a minha vida”, conta a microempresária. Além do talento culinário, dona Sônia busca ser uma boa administradora e está sempre de olho no mercado. Recentemente, começou a prestar serviço de bufê para eventos. “Devagarzinho, vamos crescendo”, conta.

Ensinando a pescar

Atingir escala com um empreendimento é tarefa das mais difíceis. Quando o negócio tem cunho social, o desafio é ainda maior. As dificuldades parecem não assustar Benedito Matias Porto, também conhecido como seu Biu. Ele, que vem de uma família de pescadores, sempre teve no mar o seu ganha-pão.

Em 2002, disposto a organizar a sua atividade – e a de seus muitos colegas – ajudou a criar a Associação de Maricultores de Conceição da Barra (ES). “Nosso objetivo final é gerar trabalho e renda. Mas, em paralelo a isso, queremos oferecer educação às famílias dos pescadores, ajudá-los a se desenvolver”, explica. Atualmente, são 94 associados, que vivem da pesca de moluscos, crustáceos e peixes.

O empreendimento começou pequeno e vem crescendo aos poucos. Hoje, estão

instalados no Entreposto de Pesca, e compartilham a gestão do espaço

com a Associação de Camaroeiros. “Buscamos parceria com várias

instâncias do governo. Também procuramos

apoio nas empresas e marcamos presença em diversos conselhos do município. Temos uma boa articulação na região”, afirma seu Biu.

Empreender para

transformar

transformar

transformar

transformar

transformar

transformar

O maior desafio, segundo o seu Biu, é manter o grupo unido e motivado. “Não temos, em nosso país, a cultura do associativismo e nem do empreendedorismo social. Minha função é manter os associados engajados com o trabalho. Mas não é fácil”, completa ele. As conquistas vão chegando aos poucos. Por meio de uma parceria com o governo do Estado, a associação recebeu uma biblioteca e um laboratório de informática. “Formamos 270 pessoas da comunidade no curso de inclusão digital no ano passado e, este ano, vamos repetir o feito. Além de gerar trabalho pro nosso povo, estamos oferecendo conhecimento para as pessoas. Esse trabalho é muito recompensador.”

(8)

O Programa ReDes mobilizou diferentes ações nos 25 municípios participantes.

Confira o que aconteceu por aí, com todos rumo à próxima fase do programa

Foco na

comunicação

Equipe de consultores distribui materiais de comunicação no 2º Workshop de Formalização da Instância Participativa em São Mateus (ES).

Diálogo com a comunidade

Adilson Marques dos Santos, facilitador local em Nobres (MT) pela Votorantim Cimentos, apresenta os objetivos do Programa ReDes em oficina de diagnóstico participativo.

Um giro

pelos

Pedra fundamental

Representantes de vários setores da sociedade de Vazante (MG) registram em foto a primeira

Descobrindo talentos

Artesão, Ademar Lima, esculpe suas peças em espaço dedicado à arte e ao artesanato em Laranjeiras (SE). Cidade é considerada destino turístico no Sergipe.

Sonhando o amanhã

Secretário de Agricultura de Itabaiana (SE), Valtênis Braga Silva, participa da atividade “Visão de Futuro” em evento realizado no município.

Setores integrados

Representantes de organizações sociais,

universidade, empresas e poder público assistem a apresentação do Programa ReDes em Curvelo (MG).

Diagnóstico participativo

Representantes do conselho de Brasilândia (MS) conversaram sobre

potenciais produtivos do município.

Integração territorial

Rio Branco do Sul e Itaperuçu (PR) formam o Território Vale do Ribeira do Programa ReDes. A proximidade das duas cidades e suas características em comum permitem o fortalecimento dos fluxos entre elas.

municípios

municípios

municípios

municípios

municípios

municípios

municípios

municípios

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

[r]