• Nenhum resultado encontrado

Mais de uma década de conquistas e reconhecimento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mais de uma década de conquistas e reconhecimento"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

informativo

Troca de

experiência entre

profissionais

Entenda como

é o processo de

supressão vegetal

página 6

página 2

página 7

EPIs são

primordiais

nas obras

Publicação Interna Tabocas - Ano I Nº 2 - Maio/2012

Mais de uma década de

conquistas e reconhecimento

Força que move a modernidade, a energia

elétrica é fonte de luz, movimento e calor.

Parabéns a você que, desde

1° de abril de 1999, ajuda a Tabocas

a construir uma história de sucesso!

1° de abril

Força que move a modernidade, a energia

elétrica é fonte de luz, movimento e calor.

Parabéns a você que, desde

1° de abril de 1999, ajuda a Tabocas

a construir uma história de sucesso!

(2)

Criamos a Tabocas com o objetivo de fazer desse empreendimento um modelo no ramo de energia. Buscan-do ser uma empresa conceituada no mercado, especializamo-nos no seg-mento de linha de transmissão e su-bestação e iniciamos os trabalhos. O crescimento aconteceu rapidamente, atrelado ao reconhecimento de nos-sos trabalhos e, em pouco tempo, chegamos próximo aos objetivos traçados inicialmente. Construímos, nesses 13 anos, uma empresa que se destaca pelo alto nível de qualida-de dos serviços prestados, pela se-gurança do trabalho e também pela satisfação de todos os envolvidos no negócio.

Nossa trajetória e o saldo dela é resultado de um importante investi-mento: a capacitação dos colabo-radores. Sem eles, não estaríamos comemorando tantas conquistas, e dificilmente nossas metas seriam alcançadas. A dedicação de cada um dos profissionais é o combustível para que o nosso crescimento seja sempre constante. Além disso, vale ressaltar a importância das parcerias com outras empresas, parte da estra-tégia para ganharmos cada vez mais espaço no mercado.

Esse aniversário não é só da Tabo-cas: é também de todos vocês, res-ponsáveis por fazer o nosso desejo de sucesso se realizar.

Boa leitura!

Caio Barra Flávio Resende

Trabalhos

não param

Respeito ao meio

ambiente, desde o início

Editorial Passo a passo

A partir desta edição, o Informativo Tabocas vai contar o passo a passo da construção das Linhas de Transmissão de energia e dados. E o primeiro tema dessa série é a supressão vegetal.

Desde o início das atividades, há um intenso trabalho com o meio ambiente. Assim que é definido o local do empreendimento, realiza-se um estudo de impacto ambiental e gera-se um relatório – Relatório de Impacto Ambiental – de viabilidade da atividade. Os documentos são enviados aos órgãos ambientais para que sejam adquiridas a Licença de Instalação (LI) e a Auto-rização de Supressão Vegetal (ASV). A supres-são vegetal é iniciada apenas depois dessas liberações.

A execução dessa atividade requer cuidados especiais, como:

• Preservação dos recursos hídricos.

• Observações nas restrições do corte em Áre-as de Preservação Permanente e reservÁre-as legais.

• Resgate e manejo da fauna e flora. Esse pro-cesso é realizado por empresas especializadas em gestão ambiental.

• Início do Programa de Educação Ambiental com a comunidade da região onde está o em-preendimento.

Durante o processo de supressão vegetal, é realizado o monitoramento dos resíduos gerados, destinados a locais adequados, e há, também, a supervisão e recuperação de indícios de processos erosivos, em decorrência da retirada da cobertura vegetal. Todas as fases do trabalho contam com a participação de profissionais da área ambiental.

A supressão vegetal é um dos primeiros trabalhos realizados ao iniciar uma obra

(3)

Falando de saúde

Investimento estratégico

Tabocas em destaque

Giro Tabocas

A empresa recebeu uma homenagem da Po-lícia Militar do Estado de Rondônia, em 20 de abril: representada por Nilton Uehara, recebeu o certificado de Amigo da PM. A premiação é um reconhecimento da atuação em parceria entre a coorporação e a empresa.

A Tabocas cuida bem de sua equi-pe. Nesse sentido, entre os dias 23 e 27 de abril, foi promovida a campanha

Saúde: Conquiste e mantenha a sua. A meta foi conscientizar os colabora-dores sobre os cuidados com o cor-po, a alimentação, as doenças e os vícios. Para tanto, houve distribuição de boletins e cartazes com informa-ções sobre peso saudável, prática de atividades físicas, prevenção de hiper-tensão, diabetes, entre outros temas.

Periodicamente, diretores, superintendentes e gerentes de todas as áreas da Tabocas reúnem-se para discutir assuntos setoriais da empresa. O último encontro foi realizado no dia 10 de abril, quando estiveram em pauta projetos futuros, análise geral dos empreendimentos, resultados das atividades em andamento ou fina-lizadas, questões de segurança do trabalho e meio ambiente etc.

Além disso, a reunião também foi marcada pela apresentação do diagnós-tico da atual situação da empresa, elaborado por uma equipe de consulto-res, para dar início ao desenvolvimento do planejamento estratégico.

SAÚDE: CONQUISTE E MANTENHA A SUA! 23 A 27 DE ABRIL SEMANA DA SAÚDE TABOCAS PARA VOCÊ, O QUE É TER SAÚDE?

I Estar no peso ideal ou saudável.

I Praticar exercícios. I Estar livre de doenças como diabetes e hipertensão

.

I Poder viver sem vícios.

I Ter equilíbrio psicológico .

(4)

Institucional

Nosso colaborador

União com foco no mercado

Ela faz de tudo um pouco

Nas horas de folga, Maria comanda um programa de rádio

Em 2010, a Tabocas e a Alusa uniram suas experiências no mercado e seus conhecimen-tos para fundar a Alta Energia Empreendimento e Construções S/A. A empresa, com foco na engenharia, empreendimento e construção civil de grandes linhas de transmissão, está inserida em projetos de infraestrutura de transmissão de energia pelo Brasil.

Na criação da Alta Energia, foram inves-tidos US$ 60 milhões para a aquisição de equipamentos para montagem e lançamento de cabos condutores e OPGW, além de veí-culos como caminhonetes, tratores, guindas-tes, geradores, compressores etc. A sede da empresa está localizada em Rondônia, a central de operações concentra-se no Mato

Grosso e o centro administrativo fica em Mi-nas Gerais. Uma equipe de 2 mil colaborado-res está em atuação.

Super agitada. Assim é a rotina de Maria Soares, auxiliar administrativo de Obras em Rio Preto da Eva, no Amazonas. Além do trabalho na Tabocas, ela usa seu tempo livre para atuar como locutora de rádio, professora de informática para jovens carentes em sua própria escola e produtora de eventos cultu-rais. “Adoro fazer novas amizades, conhecer pessoas de diferentes culturas e, por isso, procuro sempre me envolver em projetos que vão me proporcionar isso”, conta.

Todos os domingos, ao vivo, das 10h às 11h, Maria está no ar com o programa Mistura Fina. Destinada ao público jovem, a atração aborda assuntos diversos, com muita música da moda. Lá, Maria assume o apelido de Marrom Soares. E quem está longe ou quer ouvir de novo pode aces-sar a internet toda segunda-feira, no link

(5)

Anos de atuação no setor de energia

Negócio

Tudo começou em abril de 1999, com uma sala no bairro Santa Cruz, em Belo Horizonte, e 110 colaboradores na equipe. O tempo passou e, atualmente, com 13 anos de atuação, a Tabo-cas comemora seu crescimento, suas conquistas e seu destaque no mercado. Em mais de uma

década, foram mais de 45 projetos realizados por todo o Brasil, investimentos em novas empresas e uma turma de mais de 2 mil profissionais realizan-do atividades com empenho e contribuinrealizan-do para o sucesso do negócio, que não vai parar por aí.

O primeiro empreendimento da Tabocas no segmento de Linhas de Transmissão e

Subesta-ção foi em Blumenau, no ano de 2001. A partir daí, e com o reconhecimento do trabalho rea-lizado, a empresa expandiu sua atuação e participou de obras no Pará, Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, To-cantins, Bahia e Santa Catarina. Recentemente, as atividades estão focadas em um projeto que vai de Tucuruí a Manaus e Porto Velho a Rio Branco, na região Norte do Brasil.

Quem acompanha os trabalhos da Tabocas desde o início comemora o reconhecimento nacional de uma empresa que se tornou refe-rência no ramo de energia.

“É gratificante poder ver o quanto a Tabocas cresceu e que todas as dificuldades que passamos foram vencidas. Isso tudo só reafirma que a união e a força de vontade são fundamentais quando se quer algo.” Clauberto Luiz Gomes, Encarregado de RH de Obras.

“A trajetória do Grupo caminha junto com o amadurecimento de seus profissionais. Fico muito feliz por ter feito parte dessa his-tória!.” Silvana Elias, Encarregada de RH de Porto Velho.

“Orgulho-me em fazer parte de uma empre-sa que é capaz de se adaptar às mudanças, com foco na moderni-zação e crescimento.”

Dirceu Luiz da Silva, Motorista.

Força que move a modernidade, a energia elétrica é fonte de luz, movimento e calor.

Parabéns a você que, desde 1° de abril de 1999, ajuda a Tabocas a construir uma história de sucesso!

1° de abril

13 anos levando desenvolvimento a todo o país.

Força que move a modernidade, a energia elétrica é fonte de luz, movimento e calor.

Parabéns a você que, desde 1° de abril de 1999, ajuda a Tabocas a construir uma história de sucesso!

1° de abril

13 anos levando desenvolvimento a todo o país.

Você sabia?

• A palavra “Tabocas” e a logomarca foram inspiradas no nome de um rio que passa entre as fazendas dos diretores da empresa.

• A Tabocas faz parte de um grupo constituído por outras empresas, como a L.E., T.L. e tem parcerias com a Abengoa e a Alusa que resultaram na criação da Abenta e da Alta Energia.

(6)

Por dentro da obra

Intercâmbio de setores

“Conseguimos enten-der e enxergar melhor como é a realidade de quem trabalha nas obras, além de apurar os problemas enfrentados por eles para propor melho-rias e soluções. Foi bastante produtivo para nós!”

Cintia Andrade Moreira, da Controladoria

“A viagem foi muito útil no aspecto con-tábil: com a análise da rotina da obras, poderemos adequar nosso trabalho à rea-lidade vivida por cada departamento e ter outra visão ao solu-cionar os problemas.”

Napoliane dos Santos, da Contabilidade

“Foi legal poder co-nhecer colegas que trabalham na Matriz. Durante a visita de-les, apresentamos nossa realidade e tivemos a oportuni-dade de mostrar o nosso trabalho e su-gerir melhorias.”

Diogo Sanábio, Engenheiro de Produção

Melhor do que simplesmente ouvir ou falar é poder ver de perto. Por isso, a Tabocas tem promovido a visita de colaboradores da Matriz às obras na região Norte. Em mar-ço, a equipe do setor Administrativo esteve em Manaus e Porto Velho. Os profissionais puderam conhecer os trabalhos realizados nessas loca-lidades, expor algumas dificuldades enfrentadas quanto a processo e documentação e explicar aos cole-gas como é o funcionamento das atividades exercidas por eles na Matriz, bem como sanar as dúvidas de colaboradores de lá.

O momento foi marcado pela troca de conhecimentos. Além

disso, foi uma oportunidade para ambas as equipes entenderem melhor o negócio da

Ta-bocas, podendo sugerir melhorias em proces-sos e buscar resultados ainda mais positivos.

(7)

Benefícios para Lindóia

A inserção da Tabocas na Vila de Lindóia, município de Itacoa-tiara, no Amazonas, trouxe muito benefícios para a comunidade. São exemplos as oportunida-des de trabalho, a prestação de serviços de água, saúde, transporte, as melhorias em vias públicas, entre outras. Desde o início da atividade no local, foram gerados aproximadamente 200

empregos em Itacoatiara, sendo 50 deles ocupados por moradores de Lindóia.

“Nossa relação com a comunidade é ba-seada em parceria, objetivando, sempre que

possível, atender às necessidades dos habi-tantes das regiões onde realizaremos nosso trabalho”, explica Rosálio Jesus Ribeiro, en-carregado administrativo.

Comunidade

A Tabocas realiza trabalhos sociais com a comunidade

EPIs são essenciais

Segurança

• Botina de segurança com biqueira

• Bota, calça, capacete e luva de motosserrista • Luva de vaqueta • Luvas mistas (raspa/vaqueta) • Capacete de segurança • Óculos de proteção • Cinto de segurança • Máscara respiratória • Conjunto antichama • Avental de raspa • Blusão de raspa

Sempre que um colaborador estiver em um local que ofereça riscos à sua segurança ou saúde, é obrigatória a utilização do Equipamen-to de Proteção Individual (EPI). Esse material é específico para cada atividade, variando em relação ao tipo de risco a que está exposto o colaborador. Na Tabocas, a utilização do EPI é obrigatória para colaboradores ou visitantes e é de responsabilidade de cada um fiscalizar o seu uso nas frentes de trabalho.

O uso correto e a conservação dos EPIs, en-tre outros assuntos, são objeto de en-treinamento realizado com todos os colaboradores. Sempre que há mudanças ou novidades, todos os

pro-Equipamentos são obrigatórios para quem trabalha nas obras

fissionais realizam atividade de reciclagem. No caso dos visitantes, eles são orientados pela equipe de Segurança do Trabalho sempre que chegam a uma unidade da empresa. Prezar pela segurança é um dever de todos!

(8)

Expediente

Para casa

Os 10 mandamentos da qualidade

Jornal destinado aos colaboradores da Tabocas

Coordenação: Leonardo Gomes – Responsável pelo setor de Comunicação Produção: Prefácio Comunicação – (31) 3292 8660

Jornalista responsável: Cristina Mota (08071/JP) – Redação: Pamella Berzoini (0015296/MG) – Fotos: Arquivo da empresa

1. Pense positivo: Ao acordar, não permita

que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. No máximo, comente seus planos no sentido de tornar seu trabalho cada vez mais produtivo.

2. Seja educado: Ao entrar no prédio de sua

empresa, cumprimente cada um que lhe dirigir o olhar, mesmo não sendo um colega da sua área.

3. Seja organizado: Seja metódico ao abrir

seu armário, ao ligar seu computador, ao passar informações etc. Comece relembrando as notí-cias de ontem.

4. Previna-se: Não se deixe envolver pela

primeira informação de erro recebida de quem, talvez, não saiba de todos os detalhes. Junte mais dados que lhe permitam obter um parecer correto sobre o assunto.

5. Seja atencioso: Quando for abordado por

alguém, saiba que quem veio lhe procurar deve estar precisando de sua ajuda e confia em você. Ele ficará feliz pelo auxílio que você possa lhe dar.

6. Respeite sua saúde: Não deixe de se

alimentar e respeite suas necessidades. Aquela tarefa urgente pode esperar. Se você adoecer,

elas irão ficar paradas, exceto as que acabarão por sobrecarregar seu colega.

7. Cumpra sempre o combinado: Dentro

do possível, tente se agendar para os próximos dez dias. Não fique trocando datas a todo mo-mento. Lembre-se de que você afetará o horário de vários colegas.

8. Tenha paciência: Ao comparecer a

even-tos, leve o que for preciso, principalmente suas ideias. Divulgue-as sem receio! O máximo que poderá ocorrer é alguém do grupo não aceitar alguma delas. Saiba esperar.

9. Fale sempre a verdade: Não prometa o

que está além do seu alcance só para impres-sionar quem ouve. Se você ficar devendo um dia, vai arranhar o conceito que levou anos para construir.

10. Ame sua família e amigos: Ao sair do

trabalho, esqueça-o! Pense em como vai ser bom chegar em casa e rever aqueles que lhe darão segurança para desenvolver suas tarefas com equilíbrio.

Fonte: http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ qualidade_de_vida/220403-dez_mandamentos_diaadia.shtm

No trabalho, em casa ou na escola, a qualidade é um ponto essencial para melhorar a convi-vência, a organização, a saúde, os resultados, entre outros. Conheça os dez mandamentos que podem fazer a diferença em sua rotina diária.

Referências

Documentos relacionados

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,