• Nenhum resultado encontrado

Sindifargo apoia evento que promove inclusão social e. estágio, qualificação profissional, retirada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sindifargo apoia evento que promove inclusão social e. estágio, qualificação profissional, retirada"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

DIA D

Sindifargo apoia evento que promove inclusão social e

profissional das pessoas com deficiência

BOLETIM ELETRÔNICO

Nº 303 26 a 02 de outubro de 2016

O

Ministério do Trabalho, através da Superintedência Regional do Trabalho em Goiás (SRT/GO), com a colaboração do Sistema Na-cional de Emprego (Sine), do Senac, do Sistema Fieg (Sesi, Senai e IEL), do Sindifargo, do Fimtpoder e outras entidades, promoveu, no último dia 23/09, o Dia “D” de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Defici-ência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS.

O evento, realizado nas dependên-cias da unidade do Senac, na região central de Anápolis, contou ainda com participação de empresas parceiras que, na oportunidade, ofertaram va-gas para as Pessoas com Deficiência (PCDs). Durante todo o dia, na parte da manhã e da tarde, houve presta-ção de serviços gratuitos, como: cor-tes de cabelo, massagem, aferição de pressão e orientações diversas sobre

estágio, qualificação profissional, re-tirada de documentos para a formali-zação de emprego e sobre acesso a benefícios previdenciários. O Dia “D” contou também com a parceria da subseção da OAB e da Prefeitura de Anápolis, através do Centro de Refe-rência de Assistência Social (Cras) e do Centro Municipal de Atendimento à Diversidade (Cemad).

Segundo o presidente do Sindifar-go, Marçal Soares, a ação foi impor-tante não apenas para oportunizar às pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, mas também para cons-cientizar outras empresas, que preci-sem, ou não, cumprir a chamada lei de cotas, para que as mesmas pro-movam a inclusão social, empregan-do as PCDs.

O Superintendente Regional do Tra-balho, Degmar Pereira, ressaltou que fez questão de trazer o evento para

Anápolis. Até então, o mesmo era re-alizado apenas na capital, Goiânia, onde ocorreram cinco edições. Ele destacou que o Ministério do Trabalho não visa apenas atuar as empresas que não cumprem a lei de cota. “Nós temos de contribuir para promover a inclusão das PCDs e este evento re-trata bem este objetivo”, disse, acres-centando que outra razão de trazer o evento para Anápolis foi a sua impor-tância no cenário econômico e o fato de a cidade estar atravessando um período complicado, citando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontando que no primeiro semestre deste ano, registrou um saldo negativo entre o número de admissões e de demis-sões, de 2,3 mil empregos formais. Fato este que considerou histórico, embora negativo, e “extremamente preocupante”.

(2)

FLASHES DO DIA DE EMPREGABILIDADE DAS PCDs

BOLETIM ELETRÔNICO

(3)

O

Sindicato das Indústrias Farma-cêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo) recebeu, em Anápolis, o diretor-presidente da Agência Nacio-nal de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa. Participaram do en-contro, ocorrido no último dia 16/09, no restaurante do Denali Hotel, membros da diretoria da entidade, dezenas de empresários do setor e o deputado federal Alexandre Baldy, que faz parte da diretoria do Sindicato. A Fieg Re-gional Anápolis esteve representada na ocasião pelo presidente Wilson de Oliveira.

Ao abrir o encontro, o presidente do Sindifargo, Heribaldo Egídio, ressaltou a importância e a pujança da indústria farmacêutica de Goiás que, hoje, con-forme disse, é o segundo maior polo produtor do País, ficando atrás apenas do Estado de São Paulo. O presidente

executivo da entidade, Marçal Soares, completou dizendo que, por conta des-te podes-tencial, faz-se necessário cada vez mais um entrosamento harmônico da indústria com o órgão regulador.

O presidente da Anvisa agredeceu a “calorosa recepção” e destacou que a sua gestão vai buscar trabalhar com

diálogo junto ao setor produtivo e, em especial, com a indústria farmacêu-tica. “Temos um objetivo comum que é tornar os medicamentos cada vez mais acessíveis à população e com o padrão de qualidade comparado ao que temos de mais avançado no mun-do”, pontuou Jarbas Barbosa.

Presidente da Anvisa participa de almoço com a diretoria

SINDIFARGO

BOLETIM ELETRÔNICO

(4)

FIEG

Brasil Mais Produtivo é lançado em Goiás

O

ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pe-reira, participou, no último dia 16, na Casa da Indústria, em Goiânia, do lan-çamento do Plano Nacional da Cultu-ra ExportadoCultu-ra (PNCE) e o progCultu-rama Brasil Mais Produtivo. As iniciativas buscam aprimorar o processo produti-vo das empresas atendidas e ampliar a entrada dos produtos goianos no mercado internacional.

“O Brasil Mais Produtivo é um enor-me sucesso. Já foram investidos R$ 50 milhões no programa, que vai aten-der três mil empresas em todo o país. Reservamos 220 vagas aqui no Esta-do e 580 empresas se inscreveram. Isso mostra o grande interesse dos empresários e industriais goianos”, disse o ministro.

No evento, realizado na sede da Fe-deração das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Marcos Pereira anun-ciou que o MDIC se prepara para, em breve, ampliar o Brasil Mais Produtivo, com foco em eficiência energética, área que impacta diretamente os cus-tos de produção e representa um en-trave para o crescimento da indústria brasileira.

O presidente da FIEG, Pedro Alves, também destacou a importância dos programas do MDIC para o crescimen-to do país. “As ações do Ministério são de extrema importância para o Brasil, não só para as indústrias. Se houver geração de empregos, estaremos

con-tribuindo para o benefício social do país”, disse.

O PNCE tem o objetivo de aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior e, consequen-temente, aumentar as exportações de produtos e serviços. As empresas contarão com ferramentas de treina-mento, capacitação, consultoria para adequação de produtos e identificação de mercados.

O presidente da Fieg Regional

Aná-polis, Wilson de Oliveira, destacou que as ações do MDIC deverão ter um im-pacto positivo no aumento do volume das exportações goianas, sendo que muitas das empresas exportadoras es-tão localizadas no Distrito Agro Indus-trial de Anápolis (DAIA). “Recebemos com muita expectativa estas iniciativas do Governo Federal e vamos trabalhar para que elas possam produzir bons resultados”, ponderou o empresário. (Com informações do MDIC/Fieg)

BOLETIM ELETRÔNICO

(5)

SICMA

Dia Nacional da Construção Social supera metas

F

echado o balanço sobre a re-alização do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), uma boa notícia: foram superadas as metas estabelecidas para o evento. Os dados foram apresentados durante a última reunião de diretoria do Sin-dicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Anápolis (Sicma), ocorrida no último dia 19/09, pela gerente da unidade do Sesi Jaiara, Nara Núbia Costa.

A meta prevista de 1.500 partici-pantes e de 5.000 atendimentos, nesta terceira edição do DNCS. Conforme os números apresenta-dos, o número de participantes foi de 2.481 e o de atendimentos de 7.517. Este ano, o evento contou

com 357 voluntários dos parceiros envolvidos, além dos colaboradores do Sistema Fieg. No total, 40 entida-des e instituições se juntaram ao Dia Nacional da Construção Social para oferecer atendimentos gratuitos em cidadania, saúde, lazer e esporte. Um dos pontos altos foi o sorteio de brindes e o bingo final, que teve como prêmio maior uma motocicleta zero quilômetro.

O presidente do Sicma, Anastá-cios Apostolos Dagios lembrou que o DNCS é uma realização da Câ-mara Brasileira da Construção Civil (CBIC) e do Sesi Nacional. Este ano, o evento ocorreu em 32 localidades brasileiras, sendo que, em Goiás, Anápolis foi o único município a

sediá-lo. Ele agradeceu o Sistema Fieg e, em especial, o Sesi, que foi o grande parceiro nesta terceira edi-ção da festa para o trabalhador da indústria da construção. E agrade-ceu, também, os demais parceiros que estiveram envolvidos no evento.

Convidados

A reunião do Sicma contou tam-bém com as presenças do Vereador Jakson Charles e do presidente li-cenciado do Sindicato dos Trabalha-dores em Transportes Rodoviários de Anápolis (SITTRA), Adair Rodri-gues (Arrojado). Na oportunidade, a diretoria prestou um agradecimento aos mesmos pela parceria com a entidade.

BOLETIM ELETRÔNICO

(6)

CAL/CRT

CONCELG

Comissões da CNI fazem reunião conjunta

Conselho se reúne com pauta cheia

O

presidente da Fieg Regional Anápolis, Wilson de Oliveira, participou, em Brasília, no dia 20/09 último, da reunião conjunta dos conselhos de Assuntos Legislativos (CAL) e Relações do Trabalho (CRT) da Confederação Nacional da Indús-tria. O encontro teve as participações do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Augusto Capu-to BasCapu-tos e do assessor especial da Presidência da República, Sandro Mabel.

Durante a reunião, foram debatidos vários temas de interesse da indústria como as questões da terceirização e

do fortalecimento das negociações coletivas e o status destas propos-tas perante os poderes Legislativo e Judiciário. E também temas ligados à normas reguladoras como a NR-12.

O

empresário Wilson de Oliveira presidiu, no último dia 15/09, a 157ª reunião ordinária do Conselho de Consumidores da Celg, o Con-celg. O encontro aconteceu na sede da Fundação Eletra, em Goiânia.

Na oportunidade, o colegiado de-bateu diversos assuntos administra-tivos e a presidência fez um relato sobre a participação do Concelg no V Encontro Nordeste de Conselhos de Consumidores de Energia Elétri-ca. E da audiência com o diretor de Regulação da CelgD, Elie Chidiac.

Segundo Wilson de Oliveira, que

representa a Fieg no colegiado, foi uma reunião produtiva e que cami-nhou no sentido de fortalecer cada

vez mais a representação dos con-sumidores de energia junto à empre-sa operadora.

BOLETIM ELETRÔNICO

(7)

O

Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Anápolis (Sicma) realizou, no último dia 21/09, o curso: “Como lidar com as NRs que mais impactam a indús-tria?”, ministrado pelo consultor Luis Carlos Martins da Silva.

O referido curso faz parte do Pro-grama de Desenvolvimento Associa-tivo, desenvolvido pela Confedera-ção Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Federação das In-dústrias do Estado de Goiás (Fieg).

A programação se deu no período das 08h30 às 18 horas, no mini-au-ditório do Senai, com a participação de dezenas de empresas do setor da construção.

O ministrante, Luis Carlos Martins da Silva, é consultor em Ergonomia, especialista Latu Sensu em Ergono-mia pelo CNAM - Conservatoire

Na-tional des Arts et Métiers – França, com formação superior em Tecnolo-gia de Marketing, Técnico de Segu-rança do Trabalho.

SICMA

Curso aborda impacto das normas reguladoras

EXPEDIENTE

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE GOIÁS

FIEG REGIONAL ANÁPOLIS SINDICATOS DAS INDÚSTRIAS

Pedro Alves de Oliveira

Presidente

Wilson de Oliveira Sindicato das Indústrias de Alimentação de Anápolis (SindAlimentos)

www.sindalimentosgo.com.br Anastácios Apostolos Dagios Sindicato das Indústrias da Construção e do

Mobiliário de Anápolis (SICMA) www.sicmago.com.br Robson Peixoto Braga Sindicato das Indústrias Metalúrgicas,

Mecânicas e de Material Elétrico de Anápolis (SIMMEA) www.simmeago.com.br

Jair Rizzi Sindicato das Indústrias do Vestuário de Anápolis (SIVA)

www.sivago.com.br Laerte Simão Sindicato das Indústrias Cerâmicas do Estado de Goiás

(SINDICER/GO) www.sindicergo.com.br Heribaldo Egídio da Silva - Presidente Marçal H.Soares - Presidente Executivo

Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (SINDIFARGO)

www.sindifargo.com.br Patrícia Oliveira

Coordenadora Administrativa Wilson de Oliveira

PRESIDENTE

Rua Eng. Roberto Mange, 239-A Bairro Jundiaí Anápolis - Goiás CEP: 75.113-630 62 3324-5768 / 3311-5565 fieg.regional@sistemafieg.org.br Contatos

BOLETIM ELETRÔNICO

Nº 303 26 a 02 de outubro de 2016

(8)

BOLETIM ELETRÔNICO

Referências

Documentos relacionados

Folha estreito-elíptica, elíptica a ovada, 1,6-6,7 x 0,7-3,4 cm, pubérula, tricomas esbranquiçados; ápice agudo arredondado; base arredondada a cuneada; nervura média plana a

Independentemente da causa, os resultados da comparação de riqueza e de ocorrência entre os ambientes justificam a consideração das FS como um ambiente relevante para a conservação

Comparando-se o mesmo adesivo no tempo 24 horas, variando apenas as temperaturas, o Single Bond apresentou maior resistência adesiva nas temperaturas 20°C e 37°C, enquanto que

A perspectiva de favorecer a emergência de um currículo integrado se manifesta também no cotidiano das práticas pedagógicas, na superação da fragmentação dos saberes no

Para elencar a importância do empoderamento econômico e social através do trabalho (onde, em um recorte ainda que especulativo, podemos analisar este prognóstico com

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

...48 Figura 4.15 Variação da fração solar com o coeficiente de perda efectivo da parede não solar, para a Cavidade I em Aveiro, ao longo de um ano...49 Figura 4.16 Variação