• Nenhum resultado encontrado

Avaliação das transformações sócioambientais, oriundas da implantação do Complexo Portuário Industrial do Açu.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação das transformações sócioambientais, oriundas da implantação do Complexo Portuário Industrial do Açu."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Avaliação das transformações

sócioambientais, oriundas da

implantação do Complexo Portuário

Industrial do Açu.

Autor: Roger Rangel Coutinho

Orientador: D.Sc. Luiz Pinedo Quinto Junior Co-orientador: D. Sc. Romeu e Silva Neto

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

(2)

OBJETIVOS

o presente trabalho possui o objetivo principal: Descrever o empreendimento e avaliar os futuros impactos ambientais e sociais da implantação e operação do Complexo Portuário industrial do Açu, principalmente no que tange ao adensamento populacional e urbanização da área perimetral do Porto. Tendo em vista os seguintes objetivos específicos:

Conceituar cada um dos possíveis impactos ambientais oriundos da implantação e operação do complexo industrial-portuário do Açu;

Mensurar os futuros impactos ambientais das atividades do complexo portuário, principalmente do crescimento populacional das comunidades circunvizinhas, tendo como ferramenta de avaliação a metodologia de avaliação de impacto ambiental denominada ecological footprint.

(3)

OS PORTOS: HISTÓRICO E CONCEITOS

“A história das nações é escrita com o trabalho de seus filhos, com a riqueza do seu solo e com o movimento dos seus portos.” (Sérgio Matte)

A economia colonial e agroexportadora sempre dependeu dos portos como elemento estratégico para realização da economia mercantilista.

A história da modernização dos portos no Brasil se inicia em 28 de Janeiro de 1808, quando D. João VI decreta a abertura dos portos brasileiros as nações amigas, fruto da transferência da sede da metrópole portuguesa de Lisboa para o Rio de Janeiro.

A consolidação da primeira revolução industrial nos anos 50 provocou grandes modificações nas estruturas portuárias, em função do crescimento da industrialização, e da necessidade de produção de insumos intermediários como: petróleo, aço, e produtos químicos, começam a atrair a construção de refinarias, siderúrgicas, e complexos petroquímicos nas proximidades das áreas portuárias.

após a segunda grande guerra, que ocorreu uma intensificação da industrialização das zonas portuárias com a instalação de novas unidades produtivas na faixa costeira, que acabaram por unir-se àquelas indústrias já instaladas. Esta migração de indústrias para zona costeira criou nesta faixa territorial, novas regiões industriais que culminaram na gênese de um novo conceito de zona portuária denominada MIDAS (Maritime Industrial Developed Areas).

(4)

O COMPLEXO INDUSTRIAL

PORTUÁRIO DO AÇU

Localizado no Norte

Fluminense, no Município de São João da Barra, a 15 km ao norte do Cabo de São Tomé / 30 km ao sul do Rio Paraíba do Sul.

Ocupará uma área de

aproximadamente 7.800

hectares, sendo que cerca

de 50% desta será

destinada a preservação ambiental.

Trata-se de um MIDAS, formado por: siderúrgicas;

UTE; retroporto (pátio

logístico ); industrias

metal-mecânicas e; montadora

(5)

SÃO JOÃO DA BARRA

Características:

Área territorial de 459 Km²; População28.889 habitantes;

Aproximadamente 4% da população da Região Norte Fluminense;

Densidade demográfica de 74 hab/Km².

O município de São João da Barra, possui significativa extensão de seu território formado por restingas e alagadiços, desta forma, a região

possui uma baixo índice de escoamento

superficial, e uma baixíssima densidade de drenagem. Tendo em vista, tratar-se de uma imensa bacia sedimentar fluvial formada com decorrer dos séculos na região da foz do Rio Paraíba do Sul, denominada planície aluvial do delta do Paraíba do Sul. Devido a pouca declividade da planície, o sistema de drenagem é formado basicamente por canais (artificiais) e lagoas de restinga, sendo comum a existência de charcos e valões intermitentes, que se formam de acordo com a sazonalidade pluvial.

(6)

AID (ÁREA DE INFLUÊNCIA DIRETA)

Formada por 12 comunidade dentro de uma raio de 20 quilômetros do porto, com sendo a AID que possuem uma população total de 10.809 habitantes, sendo formada pelo 5º e 6º Distritos de São João da Barra.

(7)
(8)

IMPACTOS DO ADENSAMENTO

POPULACIONAL

(9)

O conceito de “ Pegada Ecológica” foi criada por William Rees e Mathis Wackernagel na década de 1990, e permite calcular a área de terreno produtivo necessário para sustentar o nosso estilo de vida. A pegada ecológica refere-se à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais. A Pegada Ecológica é uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir, de uma forma continuada, os bens e serviços que consumimos, e absorver ou eliminar todos os resíduos e poluentes que produzimos.

Componentes da pegada ecológica: Área de energia; Área agrícola; Pastagens; Floresta; Área urbanizada.

(10)

PEGADA ECOLÓGICA E

BIOCAPACIDADE DA AID

(11)

CENÁRIOS FUTUROS: PEGADA

(12)

CONCLUSÕES

Os portos são elementos essenciais para o nosso sistema econômico de fluxo de mercadorias, e ao longo da história se configuraram com elementos importantes do processo de expansão urbana, tornando-se ainda mais significativos com o surgimento do MIDAS.

São grandes os impactos ambientais da atividade portuária, porém as tecnologias de controle são eficazes o bastante para mitigá-los

.

O Porto do Açu trata-se na realidade de um Complexo Industrial Portuário, ou seja, um MIDAS.

O Município de São João da Barra sofrerá grandes transformações, principalmente devido à baixa infraestrutura e a baixa escolaridade da população, fato que tornará necessário grande importação de mão-de-obra, e consequentemente um elevado crescimento da população, e um processo de urbanização espontâneo e desordenado. Sendo imprescindível a avaliação do impacto deste processo de crescimento populacional.

(13)

CONCLUSÕES (cont.)

A localização do Complexo Industrial Portuário no Norte deve-se aos seguintes fatores: processo de reestruturação produtiva do Estado do Rio de Janeiro, com migração de diversas atividades para a região norte, tendo em vista o crescimento da atividade extrativista na região e a relativa melhoria na sua infra-estrutura; a disponibilidade de grandes áreas desocupadas e com baixo valor para aquisição; ampla disponibilidade de mão-de-obra, nos mais diversos níveis de qualificação; existência de um pólo de ensino, pesquisa e tecnologia, formado por diversas universidades; existência de políticas municipais de incentivo fiscal e fomento financeiro para instalação de empresas.

A área de estudo, ou seja, a AID, encontra-se atualmente em uma situação de sustentabilidade ambiental, porém conforme realizar-se dos cenários de crescimento populacional esta situação tende a insustentabilidade.

Para se evitar a insustentabilidade da região é necessário: a criação de programas de fomento a produção local de alimentos; a implementação de um sistema de gestão de resíduos urbanos,; melhorias do sistema de transporte público; implantação de um programa de educação ambiental, que vise promover o uso mais racional de recursos energéticos; a implantação sistema de coleta e tratamento de resíduos domisanitários; a implantação de um amplo programa habitacional, capaz impedir, ou ao menos reduzir a formação de loteamentos irregulares, que ocupam principalmente áreas de risco e APPs.

(14)

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS

DIAS, Genebaldo Freire. Pegada ecológica e sustentabilidade humana. São Paulo: Gaia, 2002.

ESB/UCP – Escola Superior de Biotecnologia da Universidade católica Portuguesa. Grupo de Estudos Ambientais. Pegada Ecológica. Disponível em: http://www.esb.ucp.pt/gea/myfiles/ pegada/ questionario.pdf. Acesso em: 10 out. 2008.

OLIVEIRA, Floriano Godinho de. Reestruturação produtiva e regionalização da economia no território fluminense. São Paulo, 2003. Tese (Doutorado) – Geografia, USP – Universidade de São Paulo.

LLX – Açu operações portuárias S/A. EIA – Estudo de impacto ambiental do pátio logístico e operações portuárias – Porto do Açu. Rio de Janeiro: Ecologus – Ecologus Engenharia Consultiva Ltda, 2008.

MMX/MPC – Mineração Pesquisa e Comércio LTDA. EIA – Estudo de Impacto Ambiental do Porto do Açu. Rio de Janeiro: CAL – Consultoria Ambiental Ltda, 2006.

MPX – Mineração e Energia Ltda. RIMA – Relatório de Impacto Ambiental: UTE Porto do Açu – Porto do Açu Energia S/A. Disponível em: http://www.feema. rj.gov./rimas/rima20% ute 20% porto20%do 20%acu.zip. Acesso em: 20 jun. 2008.

PARENTE, Aparecido. Indicadores de sustentabilidade ambiental: Um estudo do ecological footprint method do município de Joinville – SC. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Itajaí. Bigraçu-SC, 2007.

PORTO, Marcos Maia. Portos e Desenvolvimento. São Paulo: Aduaneiras, 2006.

PORTO, Marcos Maia; TEIXEIRA, Sérgio Grein. Portos e Meio Ambiente. São Paulo: Aduaneiras, 2001.

WACKERNAGEL, M; REES, W. Our Ecological Footprint: reducing human impact on the earth. Canada: New Society Pulisher, 1996. Disponível em: http://books.

google.com.br/books?id=N__ujKDfXq8C&lpg=PP1&dq=our%20ecological%20footprint%20reducing%20human%20impact%20on %20the%20earth&pg=PP1#v=onepage&q=&f=false. Acesso em: 22 nov. 2008.

WWF. Relatório Planeta Vivo 2006. WWF Internacional, 2006. Disponível em http://www.panda.org. Acesso em: 16 jul. 2008. WWF. Living Planet Report 2008. WWF Internacional, 2008. Disponível em http://www.panda.org. Acesso em: 04 ago. 2008.

Referências

Documentos relacionados

Filosofia e da Medicina, demitiram-se de seus cargos.” “Durante o segundo semestre, (o Prof. Ernesto de Souza Campos, novo diretor da FFCL) realizou gestões junto ao governo

Os territórios rurais contíguos às áreas de influência do Complexo Industrial Portuário de Suape se tornam, assim, espaços mais vulneráveis às. transformações impostas

O método oficialmente recomendado pelas Regras para Análise de Sementes (BRASIL, 2009) para superação da dormência de sementes de cornichão, o pré-esfriamento, e a

Outras cavernas importantes devido ao grande número de espécies caverní~olas (entre 32 e 38) são as segurntes: Conjunto JesuítasíFadas; Gruta de Terra Boa; Gruta

A Tabela 1 apresenta o modelo de planilhas que foram preenchidas para acompanhamento dos impactos ambientais previstos no EIA /RIMA do Complexo Portuário do Pecém, fazendo-se

Resumo – A instalação de um projeto de grande porte como o Complexo Portuário e Industrial do Açu, no Município de São João da Barra, no norte do Estado do Rio de

A instalação de um projeto de grande porte como o Complexo Portuário e Industrial do Açu, no Município de São João da Barra, no norte do Estado do Rio de Janeiro, alterará a

Os objetivos específicos são: Levantar dados acerca da Zona de Proteção Ecológica, avaliando o passivo ambiental e uso histórico da área; indicar as futuras