• Nenhum resultado encontrado

PROJETO FILOSOFIA PARA CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO FILOSOFIA PARA CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TOLEDO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

PROJETO FILOSOFIA PARA CRIANÇAS COM ALTAS

HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Secretaria Municipal da Educação de Toledo/PR - SMED e Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

RELATÓRIO DE ATIVIDADES REFERENTE AOS MESES DE ABRIL DE 2012 A MARÇO DE 2013

Nome da profissional: Michelle Silvestre Cabral

Formação Acadêmica: Bacharel e Mestre em Filosofia, acadêmica do curso de licenciatura em

Filosofia.

Vínculo institucional: Acadêmica e docente da UNIOESTE

RELATO DAS ATIVIDADES

Dando continuidade a parceria UNIOESTE – SMED/Toledo, no desenvolvimento do projeto Filosofia para Crianças com Altas Habilidades/Superdotação, os encontros semanais com as crianças encaminhadas pela SMED prosseguiram acontecendo durante 2012. A distribuição dos grupos segue o padrão utilizado no primeiro ano de realização das atividades (2011): as crianças foram distribuídas de acordo com a idade e turno em que frequentam a escola, sendo que o atendimento ocorre no contra turno escolar. Formaram-se, ao todo, quatro grupos: Grupo I – Matutino (Crianças com 8, 9,10 e 11 anos de idade que estudam à tarde), Grupo II – Matutino (Crianças com 5, 6 e 7 anos de idade que estudam à tarde), Grupo I – Vespertino (Crianças com 8, 9 e 10 anos de idade que estudam de manhã) e Grupo II – Vespertino (Crianças com 4, 5, 6 e 7 anos de idade que estudam de manhã). Os encontros que inicialmente foram realizados às terças-feiras, no período da manhã e tarde, passaram a ocorrer, a partir do segundo semestre de 2012, nas terças pela manhã e nas sextas à tarde.

Segue abaixo os Cronogramas com os dias em que foram desenvolvidos os encontros e o relato resumido das atividades.

(2)

Encontro realizado dia 03/04/2012

No dia 03/04/2012, realizou-se com o Grupo I - matutino, um diálogo investigativo sobre a ação de ler. Em seguida, apresentou-se aos participantes várias imagens e símbolos presentes no cotidiano, que não se apresentam na linguagem escrita. Num segundo momento, os participantes confeccionaram uma história sem texto. O encontro teve duração de 2 hs.

Com o Grupo II - matutino, deu-se continuidade a atividade iniciada anteriormente, qual seja, a leitura coletiva do livro As aventuras de Bambolina – Uma história sem palavras, de Iacocca (2006), em seguida ao que, foi proposta a atividade de criação de um livro artesanal, com uma história sem palavras. Propôs-se, então, que os participantes trocassem as atividades elaboradas e que cada participante tentasse interpretar a produção do amigo. Em seguida, realizou-se com os participantes a atividade de mímica. O encontro teve duração de 2 hs.

Com o Grupo I - vespertino, realizou-se atividades/jogos pedagógicos. O encontro teve duração de 2 hs.

Com o Grupo II – vespertino, realizou-se um diálogo investigativo sobre a ação de ler. Em seguida, os participantes realizaram um registro escrito sobre os elementos implicados na ação de ler. O encontro teve duração de 2 hs.

Resultados: Além da ampliação dos conceitos tradicionais sobre a ação de ler, as atividades, também, visam proporcionar um exercício de interpretação e expressão. Estas têm contribuído para o desenvolvimento e para o exercício da interpretação e da expressão, além de ser um estímulo à reflexão e a valorização dos trabalhos produzidos pelos alunos.

Encontro realizado dia 10/04/2012

No dia 10/04/2012, com o Grupo I – matutino, propôs-se que os participantes trocassem as atividades elaboradas e que cada participante tentasse interpretar a produção do amigo. Em seguida, realizou-se com os participantes a atividade de mímica. O encontro teve duração de 2 hs.

Com o Grupo II - matutino, num primeiro momento, realizou-se um registro, em forma de desenho, sobre a ação de ler. Concluída a atividade, os participantes apresentaram aos colegas suas produções. Em seguida, realizou-se um diálogo sobre as diferentes experiências de leitura. O encontro teve duração de 2 hs.

Com os Grupos I e II - vespertino, assistimos a um curta de animação sobre o mundo dos sons, Animason, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=H_7aX3IVApo. Em seguida, realizou-se um diálogo sobre a leitura sensorial. Para finalizar o encontro, realizou-se a Brincadeira da caixa misteriosa (com os olhos vendados, os participantes colocavam a mão na caixa e pegavam

(3)

um objeto, através do tato eles deviam identificar o que estavam segurando). Os encontros tiveram duração de 2 hs.

Resultados: Todas as atividades propostas visam o exercício da criatividade, da expressão oral e corporal, bem como o exercício de interpretação.

Encontro realizado dia 17/04/2012

No dia 17/04/2012, com os Grupo I e II - matutino, realizou-se um diálogo sobre a leitura sensorial. Para finalizar o encontro, realizou-se a Brincadeira da caixa misteriosa (com os olhos vedados, os participantes colocavam a mão na caixa, pegavam um objeto e através do tato deviam identificar o que estavam segurando). Os encontros tiveram duração de 2 hs.

Com os Grupos I e II - vespertino, realizou-se uma Atividade artística – Técnica de pintura da própria imagem, produzida a partir dos seguintes passos: 1 – fotografar e imprimir foto do busto de cada criança; 2 – sobre uma folha de transparência realizar o contorno da foto; 3 - projetar a imagem em cartolina fixada previamente na parede e contornar com lápis grafite; 4 – realizar a pintura da imagem utilizando a técnica de Romero de Britto. Os encontros tiveram duração de 2 hs.

Resultados: As atividades desenvolvidas com os grupos do período matutino visam trabalhar os sentido e a leitura sensorial. E as atividades desenvolvidas com os Grupos do período vespertino visam desenvolver o senso criativo e estético dos participantes. Os participantes demonstram maior interesse e envolvimento nas atividades.

Encontro realizado dia 27/04/2012

No dia 27/04/2012, realizou-se com os Grupos I e II - matutino, uma atividade artística – Técnica de pintura da própria imagem, produzida a partir dos seguintes passos: 1 – fotografar e imprimir foto do busto de cada criança; 2 – sobre uma folha de transparência realizar o contorno da foto; 3 - projetar a imagem em cartolina fixada previamente na parede e contornar com lápis grafite; 4 – realizar a pintura da imagem utilizando a técnica de Romero de Britto. Os encontros tiveram duração de 2 hs.

Os Grupos I e II - vespertino deram continuidade ao desenvolvimento da atividade – técnica de pintura da própria imagem. Os encontros tiveram duração de 2 hs.

Resultados: Oportunizar aos alunos uma experiência artística, visto que, a arte é uma das formas de expressão do ser humano. Estímulo à criatividade, inventividade e capacidade de variação das crianças.

(4)

Encontro realizado dia 08/05/2012

No dia 08/05/2012, realizou-se com os Grupos I e II – matutino e vespertino, a leitura coletiva do livro O menino que aprendeu a ver, de Ruth Rocha (1998). Em seguida à leitura do texto, passamos a investigação filosófica sobre o processo de aprendizagem da leitura. A partir do diálogo, foi proposto às crianças a elaboração de um registro escrito sobre a aula. A atividade tem por objetivo investigar com as crianças como se desenvolve a leitura. Os encontros tiveram duração de 2 hs.

Resultados: A história despertou grande interesse, possibilitando o desdobramento e a ampliação da compreensão do ato de ler.

Encontro realizado dia 15/05/2012

No dia 15/05/2012, realizamos com os Grupos I e II – matutino e vespertino, a leitura do livro Nicolau tinha uma ideia, de Rocha (1998). Em seguida à leitura do texto, passamos a conversação filosófica. A partir do diálogo, foi proposto às crianças uma atividade de elaboração de ideias a partir de formas pré-determinadas pelas professoras (círculos, quadrados e triângulos). Cada criança ficou responsável por criar um desenho/imagem utilizando-se, segundo variadas combinações, apenas as formas sugeridas. Os encontros tiveram duração de 2 hs.

Resultados: Estímulo à criatividade, inventividade e capacidade de variação das crianças.

Encontro realizado dia 22/05/2012

No dia 22/05/2012, realizamos com os Grupos I e II – matutino e vespertino, a leitura do livro Para olhar e olhar de novo, de Pougy (2005). Em seguida, foi proposto às crianças uma atividade de releitura de uma obra de arte de modo a propiciar o exercício de interpretar aquilo que se vê e a criatividade. Os encontros tiveram duração de 2 hs.

Resultados: As crianças perceberam que uma obra de arte pode ter as diversas interpretações.

Encontro realizado dia 28/05/2012

No dia 28/05/2012, realizamos com os Grupos I e II – matutino e vespertino, a leitura do livro Isto não é, de Magallanes (2008). Em seguida, exibimos o vídeo A aranha, o grilo e o jacaré, Episódio do Programa Lá vem história da TV Cultura. Após o vídeo, realizou-se um diálogo sobre o ato de criação. A partir do diálogo, foi proposto às crianças uma atividade de elaboração de uma obra de arte com a utilização de diversos materiais (papel, cola, feijão, canetinhas, etc.), visando trabalhar o senso criativo dos alunos. Os encontros tiveram duração de 2 hs.

(5)

Encontro realizado dia 05/06/2012

No dia 05/06/2012, realizamos com os Grupos I e II – matutino e vespertino, a leitura do livro As três partes, de Kozminski (2009). Em seguida, realizou-se um diálogo sobre a importância do trabalho em grupo e da amizade. A partir do diálogo, foi proposto às crianças a atividade de elaboração de um cartaz coletivo. Os encontros tiveram duração de 2 hs.

Resultados: Fortalecimento dos vínculos entre os membros do grupo e estímulo a reflexão e a valorização do trabalho em conjunto.

Encontro realizado dia 12/06/2012

No dia 12/06/2012, realizamos com os Grupos I e II – matutino e vespertino, atividades no laboratório de informática. Orientados pelas professoras os alunos acessaram sites de jogos educativos que contribuem ao processo de aprendizagem. Os encontros tiveram duração de 2 hs.

Resultados: Estímulo ao uso da informática como meio de promover o conhecimento.

Encontro realizado dia 19/06/2012

No dia 19/06/2012, realizamos com os Grupos I e II – matutino e vespertino, a leitura coletiva de um excerto da obra Pimpa, de Lipman. Em seguida, realizou-se com os participantes um diálogo investigativo sobre as regras e a sua importância. As atividades visam estimular o pensamento crítico e reflexivo. Os encontros tiveram duração de 2 hs.

Resultados: Estímulo a reflexão e ao desenvolvimento do pensamento critico, criativo e ético.

Encontro realizado dia 26/06/2012

No dia 26/06/2012, realizamos com os Grupos I e II – matutino e vespertino, a leitura do livro A galinha e a sombra, de Liliana e Iacocca (1998). Em seguida, propôs-se às crianças um diálogo sobre o medo, no intuito de ampliar o horizonte de compreensão sobre o sentimento de medo, que é comum na fase da infância. Os encontros tiveram duração de 2 hs.

Resultados: Os participantes se envolveram no diálogo, e fizeram o exercício de analisar seus próprios medos.

Encontro realizado dia 03/07/2012

No dia 03/07/2012, para encerrar o primeiro semestre de atividades, realizamos uma confraternização com os Grupos I e II – matutino e vespertino. As crianças assistiram ao filme A loja mágica de brinquedos, dirigido por Zach Helm. As atividades tiveram duração de 4h, aproximadamente.

(6)

Resultados: Promoção da socialização entre as crianças, visando fortalecer os laços de união.

Encontro realizado dia 07/08/2012

No dia 07/08/2012, deu-se início ao desenvolvimento da oficina Furacão de ideias com o grupo matutino de crianças integrantes do projeto Filosofia para crianças com AH/S. O objetivo da oficina é desenvolver atividades de leitura, conversação e escrita sobre o conceito de ideia, estimulando o exercício do pensamento. Nesse primeiro momento, realizou-se a contação de uma estória: História das ideias do Zé, de Camossa (2001). Tal atividade serviu de ensejo a problematização de noções como criação, diferença, novidade, originalidade, entre outros. O registro das sensações, disposições e/ou inquietações dos participantes foi produzido segundo diferentes meios: escrita, representação simbólica e mural de palavras. As atividades tiveram início às 8hs15min, tendo duração de 3hs aproximadamente.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 10/08/2012

No dia 10/08/2012, iniciou-se a oficina Furacão de ideias, com o grupo vespertino de crianças integrantes do projeto Filosofia para crianças com AH/S. Foi desenvolvida uma atividade prévia, na qual as crianças poderiam sugerir ideias a serem colocadas na cabeça oca do Zé. Após, realizou-se a contação da estória: História das ideias do Zé, de Camossa (2001). Tal atividade serviu de ensejo a uma conversação que buscou problematizar noções como criação, diferença, novidade, originalidade, entre outros. Na sequência, foi solicitado que as crianças tentassem criar/inventar uma ideia, a qual deveria ser registrada através de um desenho. As atividades tiveram início às 15hs, com duração de 2hs, aproximadamente.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 14/08/2012

No dia 14/08/2012, com o grupo matutino de crianças, realizamos, como atividade prévia de sensibilização, o registro de uma ideia num cartão. Após, estas foram apresentadas aos outros integrantes do grupo. Todos, na sequência, deveriam produzir um texto abordando as ideias anteriormente apresentadas. Encerrada a fase de sensibilização, realizou-se um teatro de fantoches, narrando um excerto da novela Pimpa, de Lipman (1997), o qual aborda o tema da gênese e

(7)

surgimento das ideias. A partir da história desenvolveu-se uma conversação sobre elementos do texto (mente, corpo, ideias). As atividades tiveram início às 8hs15min, tendo duração de 3hs aproximadamente.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 17/08/2012

No dia 17/08/2012, realizou-se atividades pedagógicas, com o grupo vespertino de crianças. As atividades tiveram início às 15hs, com duração de 2hs, aproximadamente.

Resultados: Desenvolvimento de habilidades de integração, socialização e diálogo.

Encontro realizado dia 28/08/2012

No dia 28/08/2012, com o grupo matutino, iniciamos o trabalho com uma atividade prévia de conversação sobre os conceitos de mente e corpo, conforme abordados no encontro anterior. Após essa atividade, realizamos a leitura de outro excerto da novela Pimpa: História da Mulher e do Mágico, de Lipman (1997). Em seguida, realizou-se um diálogo investigativo sobre a história. As atividades tiveram início às 8hs15min, tendo duração de 3hs aproximadamente.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 31/08/2012

No dia 31/08/2012, realizou-se atividades pedagógicas, com o grupo vespertino. Durante o encontro, realizou-se a leitura dos textos A múmia desaparecida e O visitante noturno, de Iturbe (2010). Após a leitura, foi realizado um diálogo sobre o texto e registro por meio de desenho. As atividades tiveram início às 15hs, com duração de 2hs, aproximadamente.

Resultados: Desenvolvimento de habilidades de integração, socialização e diálogo.

Encontro realizado dia 04/09/2012

No dia 04/09/2012, com o grupo matutino, iniciamos as atividades retomando a leitura realizada no último encontro (excerto da novela Pimpa: História da Mulher e do Mágico, de Lipman, 1997), a partir de uma apresentação de slides. Na sequência, realizou-se um diálogo investigativo, ressaltando os aspectos fabuladores presentes na história sobre a gênese do homem, da linguagem e do pensar. Após a conversação, os participantes elaboraram diferentes versões para

(8)

a fábula lida. Ao final, os participantes ilustraram suas criações e as apresentaram aos demais. As atividades tiveram início às 8hs15min, tendo duração de 2hs.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 11/09/2012

No dia 11/09/2012, com o grupo matutino, iniciamos as atividades realizando algumas dinâmicas lúdicas com intuito de envolver os novos membros que vieram integrar o grupo. Após esse momento, realizamos a leitura da obra Os animais do mundinho, de Bellinghausen (2007), que serviu de ensejo à retomada da conversação sobre fabulação e criatividade. Inspirados pelo diálogo e pela história, os participantes iniciaram a elaboração de diferentes figuras utilizando-se de peças de Tangrans. As atividades tiveram início às 8hs15min, tendo duração de 2hs.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 18/09/2012

No dia 18/09/2012, com o grupo matutino, iniciamos as atividades finalizando a confecção de diferentes imagens utilizando peças de Tangrans. Ao finalizar suas montagens, os participantes elaboraram nomes e um pequeno texto sobre as personagens criadas. Na sequência as produções foram lidas e apresentadas aos demais. As atividades tiveram início às 8hs15min, tendo duração de 2hs.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 28/09/2012

No dia 28/09/2012, com o grupo vespertino, iniciamos as atividades com a leitura da obra Os animais do mundinho, de Bellinghausen (2007), que serviu de ensejo à retomada da conversação sobre fabulação e criatividade. Inspirados pelo diálogo e pela história, os participantes iniciaram a elaboração de diferentes figuras utilizando-se de peças de Tangrans. Após a finalização das montagens, elaborou-se um cartaz coletivo composto pelos personagens criados individualmente. As atividades tiveram início às 15hs, com duração de 2hs.

(9)

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 02/10/2012

No dia 02/10/2012, com o grupo matutino, iniciamos as atividades assistindo ao vídeo Todo mundo é animal, da Vila Sésamo, a partir do qual dialogamos sobre a relação animal-homem: aspectos similares e diferenciadores. Na sequência, elaboramos um texto coletivo englobando as produções com tangram e elementos da conversação. As atividades tiveram início às 8hs15min, tendo duração de 2hs.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 05/10/2012

No dia 05/10/2012, realizou-se atividades pedagógicas com o grupo vespertino. Iniciamos as atividades oportunizando às crianças jogos e atividades pedagógicas para estimular o raciocínio lógico e o pensar. As atividades tiveram início às 15hs, com duração de 2hs, aproximadamente.

Resultados: Desenvolvimento de habilidades de integração, socialização e diálogo.

Encontro realizado dia 09/10/2012

No dia 09/10/2012, com o grupo matutino, as atividades tiveram início com a leitura do texto coletivo elaborado no encontro anterior, a partir do qual se discutiu a possibilidade de produção de um livro virtual. Para tanto, definiu-se a necessidade de criação de ilustrações para a história, que foi o foco de trabalho do encontro. As atividades tiveram início às 8hs15min, tendo duração de 2hs.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 16/10/2012

No dia 16/10/2012, com o grupo matutino, iniciamos as atividades finalizando a produção a partir de peças de Tangram. Após as montagens, os participantes elaboraram nomes e um pequeno texto sobre as personagens criadas. Na sequência as produções foram lidas e apresentadas aos demais. As atividades tiveram início às 8hs15min, tendo duração de 2hs.

(10)

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 19/10/2012

No dia 19/10/2012, realizou-se atividades pedagógicas com o grupo vespertino. Iniciamos as atividades propondo as crianças jogos e atividades pedagógicas para estimular o raciocínio lógico e o pensar. As atividades tiveram início às 15hs, com duração de 2hs, aproximadamente.

Resultados: Desenvolvimento de habilidades de integração, socialização e diálogo.

Encontro realizado dia 23/10/2012

No dia 23/10/2012, com o grupo matutino, iniciamos as atividades com a leitura de um excerto da novela Pimpa, de Lipman, 1997. Em seguida, estabeleceu-se uma conversação sobre elementos do texto destacados pelos participantes. Foram produzidos imagens como forma de registro dos aspectos dialogados. As atividades tiveram início às 8hs15, com duração de 2hs.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 26/10/2012

No dia 26/10/2012, com o grupo vespertino, iniciamos as atividades com a realização de dinâmicas lúdicas com o intuito de recepcionar os novos integrantes do grupo. Após, foi realizada a leitura de um excerto da novela Pimpa: História da Mulher e do Mágico, de Lipman, 1997 (montagem com apresentação de slides). Em seguida, realizou-se um diálogo investigativo sobre a história, que serviu de ensejo a produção individual de diferentes versões para a mesma. As atividades tiveram início às 14hs, com duração de 2hs.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 30/10/2012

No dia 30/10/2012, com o grupo matutino, iniciamos as atividades com a retomada da leitura de um dos excertos da novela Pimpa, de Lipman, 1997. Em seguida, estabeleceu-se uma conversação sobre elementos do texto destacados pelos participantes. Foram produzidos imagens como forma de registro dos aspectos dialogados. As atividades tiveram início às 8hs15min, com duração de 2hs.

(11)

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 06/11/2012

No dia 06/11/2012, com o grupo matutino, iniciamos as atividades com um diálogo sobre as atitudes facilitadoras para o desenvolvimento das atividades realizadas no projeto, de modo a ressaltar a importância do comprometimento e participação de todos do grupo. Como meio de registro, foi produzido um cartaz contendo os elementos destacados pelos participantes. Após esse momento, assistimos ao episódio Tayler e o vídeo game, da série Pinky Dinky Doo, que serviu de ensejo à conversação sobre condições que propiciam a invenção de ideias. As atividades

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 13/11/2012

No dia 13/11/2012, com o grupo matutino, iniciamos as atividades com a leitura da obra Lolo Barnabé, de Eva Furnari (2010), que serviu de ensejo à retomada da conversação sobre condições que propiciam a invenção de ideias. Após a leitura e o diálogo, foi proposto aos participantes a elaboração de ideias para solucionar problemas vivenciados por eles em seu cotidiano. A produção foi realizada através de desenho e texto. As atividades tiveram início às 8hs15min, tendo duração de 2hs.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 20/11/2012

No dia 20/11/2012, com o grupo matutino, foram retomados os textos e atividades lidas e produzidas até então sobre o tema ideias, com o intuito de salientar os diferentes aspectos problematizados até o momento. As atividades tiveram início às 8hs15min, tendo duração de 2hs.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

(12)

Encontro realizado dia 23/11/2012

No dia 23/11/2012, com o grupo vespertino, iniciamos as atividades com a leitura da obra Lolo Barnabé, de Eva Furnari (2010), que serviu de ensejo à retomada da conversação sobre condições que propiciam a invenção de ideias. Após a leitura e o diálogo, foi proposto aos participantes a elaboração de ideias para solucionar problemas vivenciados por eles em seu cotidiano. A produção foi realizada através de desenho e texto. As atividades tiveram início às 14hs, com duração de 2hs.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 27/11/2012

No dia 27/11/2012, com o grupo matutino, realizamos a leitura do texto A verdadeira história dos Três porquinhos, de Scieszka (1993), previsto como última leitura a ser realizada na oficina. A partir da história foi estabelecido um diálogo investigativo sobre os elementos implicados na elaboração de uma obra e sobre as possibilidades de sua interpretação, bem como da produção de novas versões para a mesma. Como atividade final, foi proposto a criação de uma nova versão para um clássico infantil, a partir dos elementos levantados durante o desenvolvimento desta oficina. As atividades tiveram início às 8hs15min, tendo duração de 2hs.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

Encontro realizado dia 30/11/2012

No dia 30/11/2012, com o grupo vespertino, iniciamos as atividades com a leitura da obra A invenção do Papel, de Robinson Pereira (2008), que serviu de ensejo à conversação sobre condições que propiciam o ato inventivo. Após a leitura e o diálogo, foi solicitado aos participantes que inventassem duas ideias distintas e as registrassem em fichas, as quais foram recolhidas e embaralhadas, sendo redistribuídas na sequência. A atividade consistia em produzir a ideia sugerida (contida nas fichas) a partir de diferentes materiais como: colagens e recortes de revistas, feijões, lantejoulas, lãs, etc. As produções foram apresentadas aos demais participantes e colocadas em exposição na sala. As atividades tiveram início às 14hs, com duração de 2hs.

Resultados: Aprimoramento do pensar das crianças sobre o conceito trabalhado; Exercício do diálogo e reflexão; Desenvolvimento de habilidades expressivas, cognitivas, emocionais e sociais dos envolvidos; Elaboração de novas estratégias sobre o ensino de filosofia.

(13)

Encontro realizado dia 04/12/2012

No dia 04/12/2012, realizou- se uma pequena confraternização com o grupo matutino de crianças integrantes do projeto Filosofia para crianças com AH/S. O encontro foi marcado por diálogos avaliativos sobre o desenvolvimento da oficina Furacão de ideias, sugestões e reflexões a respeito das metodologias utilizadas, no sentido de apontar perspectivas para a continuidade do trabalho no próximo ano. As atividades tiveram início às 8hs15min, tendo duração de 2hs.

Encontro realizado dia 07/12/2012

No dia 07/12/2012, realizou- se uma pequena confraternização com o grupo vespertino de crianças integrantes do projeto Filosofia para crianças com AH/S. O encontro foi marcado por diálogos avaliativos sobre o desenvolvimento da oficina Furacão de ideias, sugestões e reflexões a respeito das metodologias utilizadas, no sentido de apontar perspectivas para a continuidade do trabalho no próximo ano. As atividades tiveram início às 14hs, tendo duração de 2hs.

Encontro realizado dia 21/02/2013

No dia 21/02/2013, realizou-se uma reunião entre as coordenadoras do projeto Filosofia para crianças com AH/S, Michelle Cabral e Ester Heuser, e representantes da Secretária Municipal de Educação, nas dependências da SMED Toledo-PR. O intuito era realizar encaminhamentos para a retomada do atendimento às crianças e decidir sobre a contratação de novo profissional a preencher a vaga da estagiária Dayane Aparecida Dias de Souza, que havia solicitado desligamento do estágio. A pedido da secretária municipal de educação, Tânia Elizete Di Grandi, a retomada do atendimento às crianças deveria aguardar a disponibilização de uma professora efetiva do município, o que deveria ocorrer em meados de março.

Encontro realizado dia 21/03/2013

No dia 21/03/2013, realizou-se uma reunião entre a coordenadora do projeto, Michelle Cabral, a psicopedagoga da SMED, Selete Shimidt, e a professora Caroline Recalcatti, indicada pela SMED para assumir a vaga de professora no projeto Filosofia para crianças com AH/S. A professora foi apresentada ao local de desenvolvimento do projeto, nos Campi da UNIOESTE de Toledo-PR e se inteirou das atividades, metodologias e fundamentação teórica que o orienta. Discutiu-se, nesta ocasião, uma possível data para retomada do atendimento (16/04) e uma proposta de reunião com os pais dos estudantes atendidos (11/04). Projetou-se, ainda, um encontro de planejamento no dia 09/04.

(14)

Seguem abaixo algumas produções dos alunos.

Produções artísticas:

(15)

(16)

Produções a partir de peças de Tangran:

Produções de textos:

(17)

Referências:

A história da escrita. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hm_0G2nPp28

ALENCAR, Eunice Soriano de. Psicologia e educação do superdotado. São Paulo: EPU, 1986. BELLINGHAUSEN, Ingrid Biesemeyer. Os animais do mundinho. Ilustrações da autora. São Paulo: DCL, 2007.

BRASIL (1995). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes gerais para o atendimento educacional aos alunos portadores de altas habilidades/superdotação e talentos. Brasília: MEC/SEESP.

______ (2001). Resolução n.º 02/2001, instrui as Diretrizes Nacionais da Educação Especial para a Educação Básica. Brasília: Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica.

COZENDEY, Ana Carla. O risco e o fio. São Paul: Ática 2009.

FLEITH, Denise de Souza. Educação infantil: saberes e práticas da educação infantil: altas habilidades/superdotação. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

FURNARI, Eva. Lolo Barnabé. Ilustrações da autora. - 2. ed. - São Paulo: Moderna, 2010. (Série do avesso)

HEUSER, Ester Maria Dreher. /Lipman: filosofia como diálogo investigativo. /2002. /Dissertação (Mestrado em Educação nas ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí.

IACOCCA, Michele. Bambolina: (livro de imagem). São Paulo: Ática, 2006.

KOHAN, Walter Omar, Vera Waksman (organizadores). Filosofia para crianças na prática

escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. - (Série filosofia e crianças; v.2)

LIPMAN, Matthew. A descoberta de Ari dos Telles. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone e Maria Elice Brzezinski Prestes. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997a. (Coleção Filosofia para Crianças)

______. A filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1994. ______. A filosofia vai à escola. São Paulo: Sumus Editorial, 1990.

______. Como nasceu Filosofia para Crianças. In: KOHAN, Walter Omar; WUENSCH, Ana Míriam (orgs.). Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. Vol. 1. Petrópolis: Vozes, 1998a.

______. Issao e Guga. Tradução de Sylvia J. H. Mandel e Marcelo S. Marer. - 2. ed. - São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997c. (Coleção Filosofia para Crianças)

______. Issao e Guga: manual do professor “maravilhando-se com o mundo”. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone e Sylvia J. H. Mandel. - 2. ed. - São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997d. (Coleção Filosofia para Crianças)

(18)

______. Luísa. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. - 3. ed. - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1999a. (Coleção Filosofia para Crianças)

______. Natasha: diálogos vygotskianos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997c.

______. O estilo filosófico das crianças. In: KOHAN, Walter Omar; KENNEDY, David (org.). Filosofia e infância: possibilidades de um encontro. Vol. 3. Petrópolis: Vozes, 1999b.

______. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

______. Pimpa. Tradução de Sylvia J. H. Mandel. - 2. ed. - São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997e. (Coleção Filosofia para Crianças)

______. Pimpa: manual do professor “em busca do significado”. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone e Sylvia J. H. Mandel, Equipe do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças. - 5. ed. - São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997f. (Coleção Filosofia para Crianças)

______; SHARP, Ann Margareth. Luísa: manual do professor “investigação ética”. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. - 2. ed. - São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1998b. (Coleção Filosofia para Crianças)

______; SHARP, Ann Margareth; OSCANYAN, Frederick S. A descoberta de Ari dos Telles: manual do professor “investigação filosófica”. Tradução Maria Elice Brzezinski Prestes e Sonia Campaner Miguel Ferrari. - 2. ed. - São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997b. (Coleção Filosofia para Crianças)

MANDEL, Sylvia J. Hamburger; REED, Ronald. Rebeca: manual de instruções. Tradução da autora. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1996. (Coleção Filosofia para Crianças)

MAGALLANES, Alejandro. Isto não é. Tradução de Heitor Ferraz Mello. São Paulo: Comboio de Corda, 2008.

REED, Ronald. Rebeca. Tradução da Equipe do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças. - 2. ed. - São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1996. (Coleção Filosofia para Crianças)

ROCHA, Ruth. Nicolau teve uma ideia. Ilustrações de Mariana Massarani. - 3. ed. - São Paulo: Quinteto Editorial, 1998. (Coleção Hora dos sonhos)

______. O menino que aprendeu a ver. Ilustrações de Elisabeth Teixeira. São Paulo: Quinteto Editorial, 1998. (Coleção Hora dos Sonhos)

SEESP/MEC. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

SHARP, Ann M. Prólogo. In: KOHAN, Walter Omar; WUENSCH, Ana Míriam (org.). Filosofia

para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. Vol. 1. Petrópolis: Vozes, 1998.

THE FANTASTIC FLYING BOOKS OF MR. MORRIS LESSMORE. Direção de William Joyce e

Brandon Oldenburg. Los Angeles: Moonbot Studios, 2011. Animação em curta-metragem. Duração 15 min. Mudo. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=jA3RUKGp780 >. Acesso em: 06/04/2012.

VIRGOLIM, Angela M. R. Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

ZATZ, Lia. Aventura da escrita: História do desenho que virou letra. Capa e ilustrações de Paulo Manzi. São Paulo: Moderna, 1991.

Toledo, 30 de março de 2013

______________________________________________________ Assinatura do(a) Coordenador(a) da Atividade:

Michelle Silvestre Cabral

______________________________________________________ Assinatura do(a) Subcoordenador(a) da Atividade:

Referências

Documentos relacionados

A Equipa Auditora regista como “Observações” aquelas que, sendo corrigidas, trazem benefícios aos mecanismos de controlo do sistema, ou são questões pontuais, não

After baseline responses of fEPSP, the high-frequency stimulation was delivered at zero time to the angular bundle of perforant path; then the percentage of LTP against baseline

A comparação entre os processos de secagem realizados em taxas de aquecimento distintas evidencia o mecanismo de atuação das fibras de polipropileno. Em condições de aquecimento

Retornando, uma vez mais, ao caso concreto, não posso evitar concluir que, estando estabelecida pela Câmara Municipal de Castelo Branco a classificação do

Os resultados do presente estudo permitiram concluir que a intervenção educativa e o acompanhamento nutricional contribuíram para que os pacientes em HD adquirissem maior

Assim, o presente trabalho teve por objeti- vo avaliar o parasitismo de três populações de Trichogramina coletadas sobre ovos de Ala- bania argiliacca (I-liibner, 1818), bem como

Foram identificadas duas dietas artificiais, urna à base de feijão, caseína, farinha de soja, genne de trigo e levedura de cerveja, e outra à base de feijão, germe de trigo e

Entre os elementos ou níveis da cultura organizacional inclui(em)-se a) ritos de confirmação, que correspondem à subcultura das diferentes camadas da organização. b) ritos