• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE MACEDO DE CAVALEIROS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE MACEDO DE CAVALEIROS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

A

AC

CT

TA

A

N

N.

º

0

01

1/

/2

20

01

10

0

Âmbito da Reunião: Reunião de Plenário do CLASMC

P

Pe

er

ío

od

do

o

d

de

e

a

an

nt

te

es

s

d

da

a

o

o

rd

r

de

em

m

d

do

o

d

di

i

a:

a

:

A Presidente do CLASMC abriu este período não tendo havido qualquer intervenção.

A

As

ss

su

un

nt

t

o

o

s

s

d

de

eb

ba

a

t

t

id

i

do

os

s:

:

Assunto Resolução Notas

1. Votação da acta da reunião nº 4/2009, de 29/10/2009

Aprovada por unanimidade.

2. Apresentação e Votação de Novos parceiros: - Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança;

- Cooperativa “Soutos Os Cavaleiros”

Aprovados por unanimidade. A Presidente do CLASMC informou o plenário da vontade destas entidades se tornarem parceiras do CLASMC.

3. Apresentação e Votação do Calendário de Reuniões de Plenário

Aprovada por unanimidade. A Presidente do CLASMC colocou à consideração do Plenário o calendário das suas reuniões.

4. Revisão do Regulamento Interno e Votação das Alterações

Aprovada por unanimidade dos presentes.

A Presidente do CLASMC propôs a alteração ao nº 2 do artigo 19º do Regulamento Interno do CLASMC no que concerne à periodicidade das reuniões mensais, ou seja, deixará de haver reuniões nos meses de Agosto e Dezembro uma vez que são dois meses do ano que por norma as pessoas vão de férias. A sua redacção passa a ser a

(2)

seguinte: “2- O Núcleo Executivo reunirá mensalmente, à excepção de Agosto e Dezembro, sendo desta reunião redigida uma acta a distribuir a todos os membros do CLAS, por correio electrónico e excepcionalmente por correio normal para as entidades que não possuam endereço electrónico.”

5. Apresentação e Votação do 3º Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Macedo de Cavaleiros 2010-2011

Aprovado por unanimidade. A Animadora do CLASMC deu uma breve explicação quanto ao conteúdo do Plano de Desenvolvimento Social 2010/2011. Disse tratar-se de um documento de continuidade dos trabalhos que se têm vindo a desenvolver onde estão definidas as prioridades de intervenção para os próximos dois anos.

Informou que neste PDS vai-se dar continuidade a algumas acções que foram implementadas com os anteriores Planos de Desenvolvimento Social, nomeadamente a AnimaREDE, Mudar as Práticas e Comprometa-se! Por Macedo.

Mais informou que este PDS vai de encontro aos objectivos do Ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social que se está a comemorar este ano.

De seguida, procedeu-se à apresentação do 3º PDS pelos diversos parceiros que o elaboraram, em função das áreas

(3)

temáticas em que incide o Plano de Desenvolvimento Social, sendo elas: Território e Ambiente, Educação e Empreendedorismo, Acção Social, Envelhecimento e

Equipamentos/Respostas Sociais, Igualdades de

Oportunidades/Deficiência, Associativismo e Dinâmicas Locais de Cidadania e Actividades Económicas.

Por fim foi apresentada uma proposta de grupos de trabalho, em função das áreas temáticas consideradas no Plano de Desenvolvimento Social, onde os diversos parceiros se inscreverão de forma a pôr em acção todos os projectos contemplados neste documento.

6. Apresentação do Lar do Lombo pela Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros

Tomou conhecimento O Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros fez uma breve apresentação do Lar de Idosos do Lombo, começando por dizer que há mais de dez anos que a Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros sentiu a necessidade de aumentar o número de camas do Lar de Idosos de Macedo de Cavaleiros, para dar resposta à lista de espera existente, propondo à Segurança Social a ampliação do actual lar para mais 30 camas.

A ampliação solicitada não foi autorizada, considerando o número de camas já existentes – 83.

(4)

A Misericórdia vendo negada a construção da obra que se propunha levar a efeito, decidiu construir um lar com 30 camas, apoio domiciliário e centro de dia, na aldeia do lombo, pelo facto da Misericórdia já possuir nessa terra um Casal Agrícola com terreno disponível e ser uma das zonas do concelho com mais fraca cobertura em equipamentos sociais (Lombo, Peredo, Chacim, Malta, Olmos e Paradinha de Besteiros).

Aceite que foi a ideia pelos vários serviços (Segurança Social, Rede Social, etc.) foi mandado executar o respectivo projecto, que foi aprovado pelos serviços de Segurança Social em 29/04/2002.

Foi solicitada a comparticipação do Estado para a construção da obra, pedido que foi indeferido.

Em face da recusa de comparticipação foi o mesmo projecto candidatado ao PARES que foi igualmente indeferido.

Perante as recusas de financiamento decidiu-se pela reformulação do projecto para 55 camas em Lar e para 40 utentes em Apoio Domiciliário.

A Misericórdia candidatou-se novamente à obra agora ao PARES 2 que também não foi financiada.

(5)

Com o projecto elaborado e sem financiamento eis que surge uma Entidade estrangeira na disposição de financiar a obra.

Foram estabelecidos contactos com essa Entidade durante mais de um ano, até que no Luxemburgo em 30/09/2008 foi assinado na Embaixada de Portugal, o respectivo protocolo para respectivo financiamento.

Informou que o Lar de Idosos está concluído e prestes a funcionar. Vai ter duas valência, o Lar com 55 camas e o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) que irá abranger as aldeias do Lombo, Peredo, Chacim, Olmos, malta e Paradinha.

7. Apresentação do Projecto

IN.TE.GRAR@AGORA.MAC

Tomou conhecimento A técnica do projecto fez uma breve explicação do Projecto, dizendo tratar-se de uma candidatura feita ao Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural com vista ao “Desenvolvimento de Projectos Municipais para a Promoção da Interculturalidade”. Este projecto tem como objectivo melhorar o processo de integração da população imigrante de países terceiros recém-chegada e instalada no Município. Este processo de integração está a ser realizado a vários níveis, educação, mercado de trabalho, acolhimento,

(6)

sensibilização da Opinião Pública, entre outros.

O grande objectivo do projecto será criar uma Associação Distrital para o Apoio e Integração de Imigrantes (ADAII). Neste momento da reunião usou da palavra o Professor Manuel António Pires, Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas da Terra Quente e Baixo Sabor, perguntando se não estavam a pensar fazer cursos de aprendizagem da língua portuguesa com os imigrantes. A técnica respondeu que já entraram em contacto com o IEFP - Centro de Emprego de Macedo de Cavaleiros e que a resposta que obtiveram foi que era possível realizar estes cursos e até serem financiados mas só com imigrantes legalizados, referindo que já havia uma turma de dez imigrante para iniciar um curso de língua portuguesa.

8. Outros Assuntos Tomou conhecimento A presidente do CLASMC apresentou o Projecto Limpar

Portugal que partiu do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós,

(7)

por Portugal, pelo Planeta e pelo futuro dos nossos filhos. Informou que a Câmara Municipal várias Associações do Concelho e Instituições particulares já aderiram a este projecto existindo um grupo coordenador da iniciativa, tendo-se já as pessoas responsáveis por toda a logística. Quem tiver interesse em participar que entre em contacto com o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros ou com a ECOTECA – Biblioteca Municipal.

Na sequência da apresentação efectuada pelo Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, a Presidente do CLASMC lamentou novamente a ausência de um representante do Centro Distrital da Segurança Social de Bragança neste Plenário, dado ser uma reunião importante uma vez que se tratava da apresentação e votação do Plano de Desenvolvimento Social 2010/2011 para o Concelho de Macedo de Cavaleiros e que se estão a implementar projectos que só podem ser feitos com a colaboração desta Entidade, não fazendo sentido esta ausência, referindo ainda que esta tem sido uma situação recorrente. E reforçou a ideia que não havendo a celebração dos acordos de Cooperação, quer com a Santa Casa da Misericórdia(Lar de

(8)

Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário), quer com a CERCIMAC (Lar Residencial), estas Entidades ficarão impedidas de colocar os seus equipamentos em funcionamento.

Neste momento o Sr. Presidente da Comissão Inter-Freguesias AFRECIMA MAIS 3 usou da palavra dizendo que o mais correcto seria elaborar um documento onde se demonstrasse o descontentamento do Conselho Local de Acção Social de Macedo de cavaleiros, assinado por todos os parceiros presentes, enviando-o à Segurança Social e com conhecimento à Comunicação Social.

A Presidente colocou à consideração do Plenário, o qual aprovou por unanimidade.

ANEXOS

Calendário de Reuniões do Plenário; Adenda ao Regulamento Interno 2010.

(9)

Presenças: Assinaturas:

Sílvia Garcia Função: Presidente do CLASMC

Salomé Caturna Função: Animadora do CLASMC

Maria Emília Palhau Função: Técnica Superior da Câmara Municipal Cândida Fragoso Função: Técnica Superior da Câmara Municipal Deolinda Morais Função: Representante da CSIF EN 216

João Trovisco Função: Presidente da CSIF AFRECIMAC +3

Paulo Dias Função: Director do Agrupamento Vertical de Escolas

Nazaré G. Fontenete Função: Assessoria ao Director do Agrupamento Vertical de Escolas

Cláudia Pires Função: Téc. Inserção Directa da Equipa Local de Acção Social de Macedo de Cavaleiros / Núcleo Executivo do CLASMC

Manuel António Pires Função: Coordenador da EAE – DREN – Equipa de Apoio às Escolas da Terra Quente e do Baixo Sabor

(10)

de Cavaleiros

Jacinta Lopes Função: Técnica da Direcção Geral de Reinserção Social – Equipa de Alto Trás-os-Montes - Bragança

Marta Lima Função: Psicóloga do CNS Fátima

Isabel Nélia Função: Psicóloga do CNS de Fátima

Alfredo C. Pinto Função: Provedor da S. C. da Misericórdia de Mac. de Cavaleiros - Núcleo Executivo do CLASMC

Maria Helena Chéu Função: Presidente do Instituto Piaget – Campus Académico de Macedo de Cavaleiros

Liliana Andrade Função: Psicóloga da CPCJ

Maria de Lurdes Rodrigues

Função: Directora Pedagógica do NUCLISOL

José Joaquim Função: Direcção do Centro Social e Paroquial de Santo André - Morais

Sónia Sequeira Função: Psicopedagoga/Directora Técnica da CERCIMAC

André Vaz Função: Vice-Presidente da Associação de Artesãos de

(11)

Sandra Barreira Função: Professora - ECOTECA

Ricardo Bernardo Função: Sociólogo do Projecto Trampolim

Domingos Função: Tesoureiro do Centro Social e Paroquial de São

Nicolau de Cortiços

Ana Paula Santos Função: Enfermeira dos Projectos PRI

Carla Miranda Função: Psicóloga dos Projectos PRI

Susana Magalhães Função: Técnica de Reinserção dos Projectos PRI

André Vaz Função: Coordenador dos Projectos PRI de Macedo de

Cavaleiros

Sandra Função: Técnica do Projecto IN.TE.GRAR@AGORA.MAC

Dora Rocha Função: Técnica do Projecto IN.TE.GRAR@AGORA.MAC

(12)

Referências

Documentos relacionados

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

Os autores relatam a primeira ocorrência de Lymnaea columella (Say, 1817) no Estado de Goiás, ressaltando a importância da espécie como hospedeiro intermediário de vários parasitos

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

Por outro lado, Fernandez-Jalvo e Andrews (2003) afirmam que tal associação não é válida, tanto pela dificuldade de reproduzir situações realísticas em

Esta degradação, é de difícil avaliação, por isso para cada caverna realiza-se uma análise da capacidade de carga, ou seja, o quanto uma área pode agüentar as