• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA ALBERTO CHIPANDE Rua: Correia do Brito, N º 952, Ponta - Gêa / Telefax n º Gabinete do Reitor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA ALBERTO CHIPANDE Rua: Correia do Brito, N º 952, Ponta - Gêa / Telefax n º Gabinete do Reitor"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA ALBERTO CHIPANDE

Rua: Correia do Brito, N

º

952, Ponta - Gêa / Telefax n

º

843366531

Gabinete do Reitor

IV CERIMÓNIA DE GRADUAÇÃO

DISCURSO DO REITOR DO ISCTAC

Discurso do Reitor

S. Excelência Mestre Augusto Jone LUIS, Ministro de Educação; S. Excelência General Alberto Joaquim Chipande, Patrono do ISCTAC. S. Excelência Dr. Félix Paulo, Governador da Província de Sofala; Magníficos Reitores das Instituições de E. Superior moçambicanas; Ilustres membros da direcção do ISCTAC,

Senhores Membros do Governo das Províncias de Sofala; Ilustres graduandos,

Caros Docentes e Discentes do ISCTAC, Senhor Representante do Milénio BIM, Senhor Representante das LAM,

Caros convidados,

Minhas Senhoras e meus Senhores

O Instituto Superior de Ciências e Tecnologia, ISCTAC, tem a honra de organizar esta cerimónia de graduação num momento muito especial de sua existência.

(2)

2

A cerimónia que todos testemunhamos hoje é fruto de um processo em que os desafios foram encarados e solucionados com firmeza, dedicação e trabalho.

Os graduados de hoje são produto de seu próprio trabalho e dedicação.

Apraz-nos anunciar que nossa instituição está graduar 252, dos quais 54 Mestres e, 198 Licenciados no seu sexto ano de existência, nas seguintes áreas:

Mestrados em: Ciências Politicas e Relações Internacionais; Psicologia Clínica; Ciências Jurídicas

Forenses; Gestão de Empresas; Gestão de Recursos Humanos;

Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Contabilidade Auditoria e Gestão;

Licenciatura em: Psicologia; Sociologia; Ciências Politicas e Relações Internacionais; Economia e

Desenvolvimento Local; Ciências Jurídicas; Contabilidade e Auditoria; Gestão de Recursos Humanos;

Os números falam por si mas importa realçar que este resultado acontece num quadro complexo que exigiu de todos um empenho e capacidade de suportar choques adversos de vulto.

Hoje celebramos o sucesso de nossos estudantes que nas diferentes áreas do saber, se empenharam e acreditaram que o desafio de que estudar, estar na academia, era a via para a realização de um passo importante na sua vida.

São estudantes das mais diversas origens que confiaram no ISCTAC entanto que instituição. Esta confiança demonstra que o desafio de criar o ISCTAC foi uma decisão acertada, de importância social e impulsionadora de novos desenvolvimentos.

A cada ano que fomos existindo uma marca de evolução qualitativa foi se vincando e hoje também já podemos anunciar com orgulho que o patamar subiu. Entre mestres e licenciados o ISCTAC firma sua presença no espaço académico moçambicano e demonstra de forma claraqueé uma instituição de hoje com os olhos postos no futuro.

Queremos continuar a trilhar o caminho da busca do saber, da busca de competências técnicas, para através de nossos graduados sermos capazes de participar no desenvolvimento multifacetado de Moçambique.

As graduações que hoje testemunhamos são um passo nessa direcção e estamos cientes que uma porta se abre para os nossos graduados.

Transformar os conhecimentos adquiridos em instrumento de realização que satisfaça e responda a demandas sociais e económicas cada vez mais complexas, é a tarefa que vos espera.

(3)

3

O diploma que conquistastes, marca o início de uma nova etapa na vossa vida. Os sacrifícios consentidos pelas vossas famílias e por vós próprios só serão honrados se houver da vossa parte a capacidade de traduzi-los em conhecimentos concreto, que transforme dinâmicas e introduza padrões qualitativos e produtivos.

Quem olhar para vosso trabalho tem de ver competência e qualidade, rigor e alto sentido de responsabilidade. Isso nos fará acreditar que o ISCTAC veio acrescentar algo de que o país necessitava. Esse é o critério de avaliação da utilidade institucional.

Estimados convidados, o que testemunhamos hoje é parte de um processo colaborativo, inter-institucional, com entidades públicas e privadas, com o governo central e provincial, com os municípios onde possuímos delegações e com a sociedade em geral.

O facto de graduar significa que temos estudantes e isso em si revela a confiança nos produtos que oferecemos.

Queremos agradecer a extensa colaboração de nossos parceiros nacionais e internacionais, queremos publicamente reconhecer que sem isso nosso projecto institucional seria muito mais difícil de concretizar e provavelmente não seriamos o que hoje somos.

O ISCTAC afirma-se no panorama académico nacional e reafirma sua fidelidade por manter e aprofundar sua missão institucional de contribuir para a expansão do ensino superior no país, com qualidade e consequência. Educação para o desenvolvimento é um desafio nobre, de hoje e de todos os dias.

O ISCTAC lança hoje para o mercado a 1ª Edição da Revista Científica, condição nevrálgico de uma academia de ensino superior, conta ainda com um laboratório em preparação de petroquímica;

O ISCTAC recebeu um financiamento para a conclusão das obras do futuro campus universitário, cuja conclusão prevista para fevereiro de 2015.

A si graduado!

Externamos nosso profundo respeito e admiração a todos os familiares dos formandos que, sem dúvida, tiveram efectiva participação nesta caminhada e, por isso, compartilham, hoje, os méritos desta conquista. O caminho percorrido, árduo e cansativo, tornou ainda mais importante a vitória que agora festejamos

Esteja consciente que, desde já, será mais vigiado do que antes. A sua linguagem será avaliada por todos.

Desde já, os seus amigos de infância, colegas de futebol, colegas de trabalho, familiares, conhecidos e outros, serão os primeiros opositores das suas ideias sócio-culturalizadas. Cabe a

(4)

4

si, graduado, avaliar o momento adequado para negociar as suas ideias. Pois saiba que, o

intelectual é aquele que aceita as diferenças de pensamento, cultural e opinião.

Caro Graduado! Mudar é Crescer, Evoluir sempre para frente e para o melhor, tendo como

base a inovação.

Esta metamorfose ou Mudança, em última análise, é o verdadeiro Saber intelectual. Quem

resiste as mudanças é patologicamente ignorante. Em outras palavras, quem não aceita mudanças não sabe que não sabe e não aceita do seu estado patológico e, o graduado deve ter a capacidade de encontrar os melhores métodos de negociar pacificamente as mudanças. Graduado do Ensino Superior, na posição de intelectual, seja tolerante, negociador incansável, gestor de conflito e condutor da paz, negativa ou positiva. Jamais se orgulhe por humilhar o negligente, o arrogante e/ou o prepotente. Orgulhe-se sim por entende-lo pela sua diferença.

Vós sois os verdadeiros mutantes naturais e pacíficos da sociedade.

Estamos cientes de que o crescimento do ISCTAC está associado ao crescimento do país e que isso só poderá se concretizar num ambiente de concórdia e diálogo social e permanente.

Saber ouvir da sociedade e de suas instituições públicas e privadas tem sido fonte de aprendizagem institucional. Responder as solicitações sociais, económicas e políticas continuará a ser encarado com seriedade e diligentemente pelo ISCTAC.

Somos o que somos com o orgulho indelével, de sermos uma instituição moçambicana, aberta a todos sem qualquer tipo de descriminação.

Queremos reafirmar o nosso cometimento e abnegação de continuarmos a trabalhar com determinação na direcção traçada, tendo como agenda principal, participar com afinco e qualidade, na formação superior dos cidadãos moçambicanos.

Excelências!

Minhas Senhoras e meus senhores.

Um Obrigado especial ao então patrono do ISCTAC, General de Exercito Alberto Joaquim Chipande, membro da Comissão Política da Frelimo, pela sua honrosa presença nesta magna cerimónia dos nossos ilustres graduados.

Obrigado a Sua Excelência, Mestre Augusto Jone LUIS, Ministro da Educação, Dr. Félix Paulo Governador da Província de Sofala e,

(5)

5

A todos os graduados, os seus familiares, acompanhantes e seus convidados de honra, as nossas calorosas felicitações e a todos os nossos convidados, um muito obrigado pela honrosa e estimulante presença.

Muito obrigado a todos.

Beira, 13 de Setembro de 2014

Rizuane Mubarak

Referências

Documentos relacionados

A presente lei estabelece um mecanismo de flexibilização, às micro, pequenas e médias e empresas para a suspensão de contratos de fornecimento de serviços de energia e

2 — Quando for aplicada medida tutelar não institucional a jovem maior de 14 anos que esteja a cumprir pena de internamento em centro de detenção, pena de colocação por

O aluno deverá também providenciar junto à Empresa o preenchimento dos formulários: “Autorização para Realização do Estágio” (anexo 2) e “Acordo

O disposto no presente diploma é aplicável às linhas e instalações eléctricas que comportam a exposição das populações e do ambiente a campos

A taxa de juro mais elevada, utilizada nas bases técnicas para determinação do caucionamento das pensões por acidentes de trabalho –, teve como finalidade obter

Com esse trabalho podemos concluir que apesar da alta no nível de desemprego em nosso país e a da baixa em investimentos o que dificulta gerar empregos, a formação dos alunos na

• Separação entre planejamento (política) e execução (administração)...

Para avaliar a viabilidade de uso do BlackBox em sala de aula, o mesmo foi utilizado em uma turma com 39 alunos cursando a disciplina Programação Avançada de Sistemas no 7º período