• Nenhum resultado encontrado

NEWSLETTER 7/2016. A foto do mês de Julho mostra a piscina biológica da Courela dos Pereiros. Obrigado pela bonita foto! Também nesta edição:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NEWSLETTER 7/2016. A foto do mês de Julho mostra a piscina biológica da Courela dos Pereiros. Obrigado pela bonita foto! Também nesta edição:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NEWSLETTER

7/2016

www.biopiscinas.pt b y b y b y b y b yB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sL d a .L d a .L d a .L d a .L d a .

A foto do

mês de

Julho

mostra a piscina biológica da Courela dos Pereiros. Obrigado pela bonita foto!

Editorial A vista aérea nem sempre permite reconhecer o que se vê,

por exemplo, numa imagem de satélite. No caso de vista aérea obtida através de um drône, a situação é diferente. As casas, árvores e ou-tros elementos são fáceis de identificar, e como um oásis nas terras secas do verão alentejano, também a piscina biológica é facilmente

Também

nesta

edição:

Bio Piscinas on tour Equipamento de salvamento A piscina biológica do Monte da Fonte Santa Escola de água PB online PONDY AWARD Bio Piscinas, Lda. distinguida com a MELHOR PISCINA BIOLÓGICA DE USO TURÍSTICO

identificada! Podemos distinguir a ponte em pedras-poldras, as pare-des divisórias, a cintura de nenúfares floridos que circundam a zona de banho, com a sua cor verde devido à impermeabilização em tela de cor verde-oliveira. Identificam-se bem as zonas de estar, associadas à água com decks em madeira no redor da piscina biológica.

(2)

NEWSLETTER

7/2016

www.biopiscinas.pt b y b yb y b y b yB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sL d a .L d a .L d a .L d a .L d a . Piscina biológicas fotografadas na »Bio Piscinas on tour 2016«.

(3)

NEWSLETTER

7/2016

www.biopiscinas.pt b y b y b y b y b yB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sL d a .L d a .L d a .L d a .L d a . Equipamento d e informação e salvação numa piscina biológica de uso turístico.

Nadador-salvado nas piscinas de uso turístico Desde

o mês de setembro do ano passado uma Portaria (n.º 311/2015, de 28 de setembro,) editada pelo Ministério da Defesa (responsável pelo Ins-tituto de Socorros a Náufragos (ISN) causou alguma desorientação junto aos nossos clientes com turismo e piscina biológica. A Portaria n.º 311/2015 estabelece o regime aplicável à atividade de nadador-salvador, bem como às restantes entidades que asseguram a informa-ção, apoio, vigilância, segurança, socorro e salvamento no âmbito da assistência a banhistas.

Subsistiu a dúvida se, de acordo com essa portaria, todos os turismos com piscina biológica e com área de banho superior a 100 m2 estariam mesmo obrigados a contratar um nadador-salvador.

Com data de 16 de junho deste ano o governo editou uma retificação, alterando a portaria, com o seguinte conteúdo: "Nas piscinas de em-preendimentos turísticos, quando utilizadas exclusivamente pelos seus hóspedes, (...) a presença de nadadores-salvadores referida no núme-ro anterior é facultativa, desde que seja assegurada vigilância ade-quada e mantido disponível o material e equipamento de informação e salvamento definido pelo ISN."

É exatamente isto o que os proprietários das piscinas biológicas, com casas turísticas, já estão a fazer.

A melhor prevenção para crianças são as braçadeiras e o acompan-hamento pelos pais que sabem nadar e começam com o ensino o mais cedo possível.

(4)

NEWSLETTER

7/2016

www.biopiscinas.pt

Monte da Fonte Santa

Trata-se de um Monte alentejano, inserido na paisagem rural e tem uma especial relação com a famosa Fonte Santa, sendo ela a origem da denominação. A água é um bem precioso, especialmente na paisagem mediterrânica do Alentejo. Atualmente a casa principal do Monte sofreu uma remodelação, tornando o monte num alojamento local que disponibiliza 4 quartos, cozinha, sala e esplanada no exterior. O Monte da Fonte Santa possui quatro elementos ligados à água: o poço com o bebedouro, a Fonte Santa com acesso à nascente, o tanque que disponibiliza um grande deck com pérgula como zona de estar e, obviamente, uma piscina biológica. Esta com uma área de 250 m2, dispões de uma entrada em rampa c/ corri-mão e passadiço em madeira, equipado c/ escada.

Assim, o objetivo foi dotar o Monte da Fonte Santa com uma série de áreas de estar em várias zonas da propriedade, no intui-to de criar um motivo de circulação entre eles. Isintui-to valoriza a estadia, seja na época balnear ou fora. As estruturas relaciona-das com a água são equiparelaciona-das de forma a permitir uma estadia confortável junto dum meio muito fascinante e refrescante.

b y b y b y b y b yB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sL d a .L d a .L d a .L d a .L d a . Veja o Monte da Fonte Santa no facebook: https:// www.facebook.com/ montedafontesanta/ ?fref=ts

(5)

NEWSLETTER

7/2016

www.biopiscinas.pt b y b y b y b y b yB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sL d a .L d a .L d a .L d a .L d a .

Escola de água Os

ecossiste-mas oferecem à humanidade uma vas-ta gama de benefícios denominados serviços ecos sistémicos. Estes en-globam, entre outras, o fornecimen-to e a purificação da água.

A purificação é, parcialmente, reali-zada por plantas aquáticas. Este fac-to estava na mira de uma ação exem-plar da Escola de água em Arrifana, na freguesia de Ega, concelho de Condeixa.

Trata-se um Centro de Interpretação liderada pelo biólogo Jael Palhas. A Es-cola de água é um centro de inter-pretação sob o tema da água, aberto todos os dias da semana, 24 horas por dia e de entrada gratuita. Dispõe de uma exposição permanente no exte-rior, charco e áreas temáticas de apoio à interpretação do património, espeleologia, caminhada e desportos Pessoas interessadas em visitar a escola de água encon-tram todas as informações aqui: www.escoladaagua.pt

de natureza, e no interior da escola, entretanto remodelada, está instalada uma maqueta 3D interativa, laboratório de atividades e área de exposição temporária.

Desenvolvido pela Junta de Freguesia de Ega e INTERPRETARE - Associ-ação de InterpretAssoci-ação do Património natural e Cultural, o projeto "Água dura em pedra mole", num investimento total superior a 32.400 euros, foi financiado pelo PRODER - Programa de Desenvolvimento Ru-ral, Câmara Municipal de Condeixa e autarquia de Ega.

É um excelente exemplo aplicado à promoção e salvaguarda da água como bem essencial ao Homem, destinado a públicos dos 8 aos 80 anos, com heterogeneidade de conhecimento e experiências, e que preten-de preten-de forma prática transmitir conhecimento.

A Bio Piscinas, Lda. congratula a respetiva Junta de Freguesia e Câma-ra pela excelente iniciativa e manifesta o seu interesse em colaboCâma-rar com Jael Palhas, promovendo o conhecimento sobre as plantas aquáti-cas e como essas desempenham um papel fundamental na depuração de águas, seja na natureza, seja nas piscinas biológicas.

PB online Em conjunto com uma empresa especializada na área de

redes sem fios para transmissão de dados e informação sensorial, sem custos de comunicação, a Bio Piscinas, Lda. realizou um sonho antigo: instalar um sistema de medição online de

valores de qualidade de água, acessível em qualquer ponto do mundo com um smartphone ou computador.

A primeira instalação foi feita numa re-cém acabada piscina biológica para um Hotel Resort no Algarve. O equipamento consiste em sondas para medir a quali-dade de água, numa uniquali-dade de receção destes dados e outra unidade de trans-missão dos dados pela internet. "PB online", o sistema de medição online de dados de piscinas biológicas pode ser instalado em cada piscina biológica nova ou já existente.

Os custos para hardware, software e instalação rondam entre 3.000 até 5.000 Euro, dependente do tipo e número de parâmetros analisados. Para obter mais informa-ção sobre PB online, ligue 282 97 33 63

Referências

Documentos relacionados

Um, furioso, declarará que não quer mais viver com o primeiro; outro reclamará que pague o dano ou compre outro televisor novo; outro afirmará que seguramente não está em

• Isto e’ uma HIPOTESE que pode ou não ser válida em cada aplicação particular...

Pode guardar o conteúdo do ficheiro de salvaguarda através de dois métodos diferentes: Pode utilizar o comando Save Save File Data (SAVSAVFDTA) para guardar dados do ficheiro

(2003) realizaram um estudo avaliando a ação da atividade física e reposição de estrogênio em ratas ovariectomizadas na prevenção de perda óssea do colo femoral e

Figura 13 – Valores das taxas ótimas de precipitação correspondentes às equações de tendência ótima obtidas, modificando-se a taxa de precipitação original

Entrevista semiestruturada com os(as) irmãos(ãs) (Anexo B, p.93): O roteiro da entrevista é composto por questões acerca da percepção dos irmãos sobre o seu

enfermeiras que realizam a assistência ao parto humanizado, estabelecem com cada mulher um vínculo e percebem suas necessidades e capacidade de lidar com o processo do

§ 3º Os preços obtidos a partir da estimativa de que trata o inciso VI do caput não impedem a contratação pelo Poder Público por valores superiores decorrentes de oscilações