• Nenhum resultado encontrado

Orientação de estudos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Orientação de estudos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Roteiro de estudos 2º trimestre. História

O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que devem ser sanadas com seu professor, nos plantões de dúvidas, com a plataforma Anglo e Apprendi Dúvidas.

A realização apenas dos exercícios propostos neste roteiro não será suficiente para o seu estudo. Você deve realizar todas as leituras de capítulos propostos nas três etapas deste estudo dirigido e procurar ajuda, caso necessário, para solucionar suas dúvidas.

Orientação de estudos

- Utilize sempre que possível três tipos de memória: visual ( leitura silenciosa) ,auditiva ( leitura em voz alta ), mecânica ( escrita, registro do que leu ou estudou ); -Tenha sempre o caderno em ordem e organizado para facilitar seu estudo;

-Reveja os conceitos dados em todo seu material;

-Refaça os exercícios do caderno e das apostilas. Estes devem estar corrigidos com precisão; - Leia atentamente o enunciado para não fugir do é pedido.

- Saiba com clareza o significado das atividades que a questão solicita ( analisar, argumentar, citar, criar,

comentar,criticar,descrever,explicar,identificar,justificar,relacionar) Consulte sempre o dicionário, pois se você “traduzir “ mal o que está sendo pedido, pode errar a questão mesmo sabendo a matéria;

-Procure usar dicionário para conhecer o significado das palavras; -Procure pensar algumas palavras ou frases no idioma que está estudando; -Leia alto, e, se possível, ouça sua pronúncia;

-Esteja atento (a) para: leitura-escrita ortográfica-pronúncia-conversação. Sugestões específicas para literatura.

-Situe o fato no tempo e no espaço; -Analise o contexto histórico;

-Conheça as causas para entender os motivos que levaram ao fato; -Faça a leitura dos paradidáticos.

Agora mãos a obra! Realize as questões com atenção e capricho.

BOM TRABALHO Coordenação e Professores

(2)

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA – 2º Trimestre

3

º

EM

DISCIPLINA: História

Conteúdo: Apostilas 4 e 5

Aulas 32 e 33 – Iluminismo – pensadores Aulas 35 e 36 – Revolução Francesa Aula 38 – Revolução Industrial

Aula 41 – O Processo de Independência Brasileiro: a luta pela autonomia

Aula 43 - Brasil monárquico: o Primeiro Reinado (1822-1831) – Constituição de 1824 Aulas 46 e 47 - Nacionalismo e internacionalismo

1. (Ufg) Leia e compare os documentos.

O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Três razões fazem ver que a monarquia hereditária é o melhor governo. A primeira é que é o mais natural e se perpetua por si próprio. A segunda razão é que esse governo é o que interessa mais na conservação do Estado e dos poderes que o constituem: o príncipe, que trabalha para o seu Estado, trabalha para seus filhos. A terceira razão retira-se da dignidade das casas reais.

BOSSUET, Jacques-Bénigne. A política inspirada na Sagrada Escritura. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano,1977. (Adaptado).

Nenhum homem recebeu da natureza o direito de comandar os outros. A liberdade é um presente do céu, e cada indivíduo da mesma espécie tem o direito de gozar dela logo que goze da razão. Toda autoridade (que não a paterna) vem duma outra origem, que não é a da natureza. Examinando-a bem, sempre se fará remontar a uma dessas duas fontes: ou a força e violência daquele que dela se apoderou; ou o consentimento daqueles que lhe são submetidos, por um contrato celebrado ou suposto entre eles e a quem deferiram a autoridade.

DIDEROT, Denis. Autoridade política. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, 1977.

O primeiro documento data de 1708, ao passo que o segundo faz parte da Enciclopédia, cujos volumes foram publicados entre 1751 e 1780. Ambos os escritos tratam do poder político e da relação entre governantes e governados, expressando perspectivas distintas. Nesse sentido, identifique e explique os princípios presentes em cada um dos documentos, que definiram a relação entre governantes e governados.

(3)

2. (Unesp 2013)

Esta representação da Bastilha, prisão política do absolutismo monárquico, foi pintada em 1789. Indique dois elementos da tela que demonstrem a solidez e a força da construção e o significado político e social da jornada popular de 14 de julho de 1789.

3. (Ufg 2013) Leia o hino a seguir. Avante, filhos da Pátria,

O dia de glória chegou! Contra nós da tirania,

O estandarte ensanguentado se ergueu Ouvis nos campos

Rugir esses ferozes soldados? Vêm eles até os vossos braços

Degolar vossos filhos, vossas mulheres! Às armas, cidadãos,

Formai vossos batalhões, Marchemos, marchemos! Que um sangue impuro Banhe o nosso solo!

LISLE, Joseph Rouget de. A Marselhesa. Disponível em: <www.ambafrance-br.org/A-Marselhesa (Adaptado).

“A Marselhesa” foi apropriada como canção revolucionária em 1793, no ano III. Passando por modificações em sua letra, no final do século XIX, em meio à corrida imperialista europeia, a composição tornou-se hino nacional francês. Diante do exposto,

a) relacione um trecho da composição “A Marselhesa” ao contexto revolucionário francês;

b) explique a mudança ocorrida na ideia de nacionalismo no final do século XIX, relacionando-a à apropriação de “A Marselhesa” como hino nacional francês.

(4)

4. (Uerj)

Coketown era uma cidade de tijolos vermelhos, ou melhor, de tijolos que seriam vermelhos se a fumaça e as cinzas permitissem, cidade de máquinas e de altas chaminés. Apresentava muitas ruas largas, todas iguais, e muitas ruazinhas ainda mais iguais, cheias de pessoas também muito iguais, pois todas saíam e entravam nas mesmas horas, andando com passo igual na mesma calçada, para fazer o mesmo trabalho, e para elas cada dia era parecido com o da véspera e com o dia seguinte.

CHARLES DICKENS

In: ENDERS, Armelle e outros. História em curso. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

A Revolução Industrial provocou grandes mudanças em algumas cidades inglesas a partir de finais do século XVIII. A imagem de Birmingham, de 1886, e o fragmento do romance Tempos difíceis, publicado em 1854, apresentam sinais dessas transformações.

Apresente uma mudança causada pelo processo de industrialização nas cidades inglesas e uma de suas consequências para as condições de vida do operariado.

5. (Unifesp) A paz não passa de um engodo, de uma quimera, de um sonho fugaz; a indústria tornou-se o suplício dos povos, depois que uma ilha de piratas [refere-se à Inglaterra] bloqueia as comunicações (...) e transforma suas fábricas e oficinas em viveiros de mendigos.

(Charles Fourier. Théorie des quatre mouvements (1808), in OEuvres complètes. Paris: Anthropos, vol. I, 1978, citado por Elias Thomé Saliba. As utopias românticas. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.)

O fragmento, escrito em 1808, mostra a visão de Charles Fourier acerca do nascimento das fábricas. Explique a) por que o autor chama as fábricas de “viveiros de mendigos”.

b) o que leva o autor a afirmar que a Inglaterra “bloqueia as comunicações”.

6. (Ufc) "Se, na Monarquia, Tiradentes, quando lembrado, era apresentado como um homem sem habilidades e realização profissional, no início da República ele passou a ser descrito como personagem de múltiplos talentos, entre os quais o talento político e revolucionário. Já no Estado Novo, tornava-se exemplo do brasileiro laborioso e dotado de inúmeras qualidades..."

(FONSECA, Thais Nívia de Lima e. A imagem do herói. In: "Nossa História". São Paulo: Editora Vera Cruz, n0. 3, 2004 pág. 81.)

Considerando o texto acima, responda:

a) A que episódio célebre da história brasileira se liga a personagem supracitada? b) Qual a razão imediata da deflagração desse episódio?

(5)

7. (Unirio) "Embora seja evidente a influência das ideias liberais europeias nos movimentos ocorridos no país desde os fins do século XVIII, não se deve superestimar sua importância. Analisando-se os movimentos de 1789 (Inconfidência Mineira), 1798 (Conjuração Baiana), (...) percebe-se logo (...) No Brasil as ideias liberais teriam um significado mais restrito, não se apoiariam nas mesmas bases sociais, nem teriam exatamente a mesma função."

(COSTA, Emília Viotti da, "Da monarquia à república: momentos decisivos". São Paulo, Livrarias Ciência Humanas, 1979, pp.27-29)

a) Em termos das influências de modelos externos, qual a diferença que se pode estabelecer entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana?

b) Por que, segundo a autora, o liberalismo no Brasil teve um caráter limitado?

8. (Fuvest) A Constituição Imperial de 1824 estabelece que o governo é monárquico hereditário, constitucional e representativo (artigo 3o) e que a pessoa do Imperador é inviolável e sagrada, não estando sujeita a responsabilidade alguma (artigo 99o).

Comente estes textos constitucionais, definidores da monarquia brasileira.

9. (Ufjf) Leia, atentamente, a citação a seguir e responda:

"Marx defendia a necessidade da ação política e da conquista do poder pelo proletariado organizado em um partido político. Bakunin propunha a necessidade da solidariedade e a prática da revolução, ou seja, a realização da revolução. Bakunin considerava que a manutenção do Estado, mesmo que na forma da ditadura do proletariado, acabaria levando à formação de uma nova classe exploradora e privilegiada, que perpetuaria a opressão econômica e política do Estado."

TOLEDO, Edilene. "Travessias revolucionárias". Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2004, p. 100.

a) Bakunin e Marx representaram duas correntes ideológicas de contestação da ordem liberal burguesa na segunda metade do século XIX. Qual o nome das duas correntes?

b) Explique, com suas palavras, o que defendia o movimento idealizado por Bakunin.

10. (Fuvest) Diferenças afastaram e semelhanças aproximaram comunistas e anarquistas no século XIX e primeira metade do XX.

Identifique e comente essas diferenças e semelhanças.

Referências

Documentos relacionados

Para aguçar seu intelecto, para tomar-se mais observador, para aperfeiçoar-se no poder de concentração de espí­ rito, para obrigar-se â atençOo, para desenvolver o espírito

E ali eu pensei, eu quero fazer isso, mas na época o cinema ainda era uma coisa muito difícil no Brasil, e eu tinha que realmente fazer um curso pra poder

Bolsas Extras: 0 (Convertidas para Ampla Concorrência por não haver candidato habilitados para Pol. de Cotas ou Reserva

A proposta, nesta disciplina, é realizar uma breve discussão sobre história das mulheres, estudos de gênero, história da saúde e criminalidade para, a partir

Perante o exposto, julga-se importante avaliar os aspectos nutricionais e preferências alimentares relacionadas à tensão pré-menstrual em um consultório nutricional,

O exercício exclusivo da representação a favor do representado, previsto expressamente no contrato, impede que o representante comercial exerça sua atividade para mais de uma empresa

I.E.S. Torre Atalaya I.E.S. Juan Ramón Jiménez I.E.S. Jardín de Málaga I.E.S. José María Torrijos I.E.S. Rafael Pérez Estrada I.E.S. Bahía de Marbella I.E.S. Sierra Blanca

Se cada uma delas aparecer em um n ´umero ´ımpar de listas, a soma total de todos os nomes em todas as listas seria ´ımpar (Lembre-se que a soma de uma quantidade ´ımpar de n