• Nenhum resultado encontrado

Flávia Bittencourt por eles

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Flávia Bittencourt por eles"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Flávia Bittencourt

(2)

Flávia Bittencourt é uma das novas cantoras e compo-sitoras brasileiras elogiadas pelos críticos e por com-positores como Luiz Melodia, Zeca Baleiro e o próprio Dominguinhos. As raízes culturais desta cantora mara-nhense estão presentes na escolha de seu repertório, que sempre traz manifestações da cultura popular de seu estado natal, dialogando naturalmente com com-posições próprias e de outros compositores.

Radicada atualmente no Rio de Janeiro, Flávia já di-vidiu palco com Lenine, Adriana Calcanhoto, Alcione, Geraldo Azevedo, Rita Ribeiro, entre outros. Seu CD de estréia, “Sentido”, de 2005, foi pré-selecionado para o Grammy Latino e teve a música “Terra de Noel” incluí-da na trilha-sonora incluí-da novela “América” incluí-da TV Globo. Foi lançado em várias cidades do Brasil e na Europa, em março de 2010, passou por Paris, Toulouse, Nice, Toulon e Marseille - França, Lisboa – Portugal, Roma – Itália e Bruxellas – Bélgica.

Seu último trabalho, “Todo Domingos”, traz uma relei-tura da obra do compositor pernambucano Domin-guinhos. Com seu timbre brejeiro, seguro e cativante, Flávia deu vida nova a composições como “Lamento Sertanejo”, “Abri a Porta”, “De Volta pro Aconchego” e “Eu Só Quero um Xodó”, que ganhou elementos do flamenco e do bumba-meu-boi. O CD também trouxe à tona músicas menos conhecidas de Dominguinhos, como “Diz Amiga”, composição dele em parceria com Guadalupe e “Arrebol” de Dominguinhos e Anastácia. Flávia Bittencourt acaba de chegar ao Brasil, após uma turnê pela Europa, agora em setembro de 2011, que passou pelas cidades de Barcelona, Madri, Var-sóvia e Birmingham. No mês passado ela fez shows na cidade Luanda, em Angola, onde se apresentou ao lado da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro.

Recentemente participou do Prêmio da Música, no show em homenagem a Noel Rosa, ao lado de canto-res como Zélia Duncan, Lenine, Arlindo Cruz e Sandra de Sá. E fez o lançamento de “Todo Domingos”, na Capital Paulistana.

(3)

Apesar da extensa agenda de shows, Flávia já está trabalhando no seu novo CD que terá a participação do Zeca Baleiro e Luiz Melodia. No novo repertório es-tarão músicas como “Bambayuque”, de Zeca Baleiro, “Dente de Ouro”, de Josias Sobrinho, Mar de Rosas, e “Um instante”, de Ferreira Gullar e Flávia Bittencourt.

Flavia Bittencourt se prepara para a gravação do seu novo trabalho que começará no 2º semestre de 2011, com previsão de lançamento para início de 2012.Luiz Melodia e Zeca Baleiro farão partici-pações especiais neste novo CD. Toda a produção musical ficará a cargo do talentoso musical Fer-nando Nunes, produtor e músico, que trabalhou e produziu discos de artistas como Zeca Baleiro e Cássia Eller.

Flávia Bittencourt por eles

“Flávia Bittencourt é uma grata revelação da música brasileira. O pri-meiro CD desta cantora e compositora maranhense dá mostras de seu

refinamento e simplicidade, bem como de sua maturidade artística, apesar de ser ainda tão jovem”.

Zeca Baleiro

“Conheço a Flávia há algum tempo, ela é uma menina lutadora, fez o projeto do disco e fiquei muito feliz, ela tem muito valor, por isso vou ajudá-la como puder.

Dominguinhos

“Flávia Bittencourt é o novo nome que surge no cenário da música popular brasileira. Com sua bela voz, seu talento musical e sua

encan-tadora presença em cena, será a nova estrela da MPB, sem dúvida alguma.”

Ferreira Gullar

“Eu acredito que a Flávia é um poder musical que está acontecen-do interessante. Vale a pena se ouvir porque ela é uma artista que já aconteceu, só basta seguir em frente porque ela tem um talento mara-vilhoso além se ser uma mulher muito bonita. Mas é talentosa! Então pra

frente Flávia!”

(4)

CLIPPINGS

O Estado de São Paulo

Quarta-feira, 26 de abril de 2008

Flávia Bittencourt mostra afinidades com Luiz Melodia

Lauro Lisboa Garcia

Flávia Bittencourt e Luiz Melodia têm alguns pontos em comum. Um deles é o gosto pelo repertório da Jovem Guarda, mas não é esse aspecto de suas carrei-ras que vão mostrar juntos hoje. A cantora maranhense e o cantor e compositor carioca vão cantar juntos três canções do repertório dele (Fadas, Estácio Holly Estácio e Congênito) no projeto Afinidades, do Sesc Santana. Eles já se encon-traram antes no Rio e no Maranhão.

Flávia é um dos bons expoentes da imensa safra de cantoras surgidas nesta dé-cada. Dona de belo timbre vocal e repertório consistente, lançou um promissor álbum de estréia. Agora está em fase de gravação do segundo, todo dedica-do ao cancioneiro de Dominguinhos, que participa dedica-do CD. ‘’São tantas músicas maravilhosas que fica difícil escolher’’, diz a cantora. Além de clássicos como Lamento Sertanejo, Abri a Porta e Só Quero um Xodó, ela grava outras menos conhecidas.

Apesar de ter dado ênfase aos compositores conterrâneos, como Josias So-brinho e Zeca Baleiro, no primeiro CD, Flávia diz que como intérprete não se prende a nenhum estilo. ‘’Temos de cantar tudo que o queremos, tudo que emociona, sem classificar por gênero. Acho que essa é uma característica forte tanto do meu repertório e de Melodia também’’, diz a cantora. Do lado jovem--guardista, influência do pai, ela escolheu À Distância, de Roberto Carlos, da fase romântica pós-Jovem Guarda. Melodia vai cantar outras duas canções, de seu álbum mais recente, Estação Melodia.

(5)

15 de Julho, 2009 Blog do Mauro Ferreira Notas Musicais

Flávia ousa ao dedicar todo um CD a Domingos

Título: Todo Domingos Artista: Flávia

Bittencourt

Gravadora: Sem indicação Cotação: * * * 1/2

Entre a justa reverência e as ousadias estilísticas, Flávia Bittencourt - uma boa cantora oriunda do Maranhão - presta (certeiro) tributo à obra de José Do-mingos de Morais, o Dominguinhos. O compositor e sanfoneiro, natural de Garanhuns (PE), já tem alguns clássicos dispersos na história música brasilei-ra. Reunidos neste disco urdido de forma independente, eles evidenciam a grandeza da obra autoral do artista. Que já havia participado do primeiro álbum de Flávia, Sentido (2005), na faixa Canto de Luz. E agora avaliza Todo Domingos ao pôr sua voz e sanfona inconfundíveis em Diz Amiga, melancóli-ca parceria com Guadalupe. E o fato é que a abordagem da melancóli-cantora ma-ranhense supera muito a feita por Elba Ramalho em 2004 em CD dividido com o próprio Dominguinhos. Flávia aplica ao cancioneiro do compositor a dose certa de ousadia sem tirá-lo do seu universo nordestino. O que se ouve são toques de criatividade que embelezam as músicas sem trair a essência delas. Toques perceptíveis nas cordas que citam o mundo musical de Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959) ao fim de Contrato de Separação (Dominguinhos e Anastácia). Nos metais à moda da black music e na flauta que evoca a Banda de Pífanos de Caruaru em Sete Meninas. Na batida sincopada do samba de gafieira que embala O Babulina, obscuro tributo de Dominguin-hos ao suingue de Jorge Ben Jor (a música foi composta com Anastácia em 1976). Nas cordas eruditas da introdução de Tenho Sede (Dominguinhos e Anastácia). Ou mesmo na trivial levada do reggae que adorna Abri a Porta (Dominguinhos e Gilberto Gil), sucesso pop do grupo A Cor do Som. Vale repetir: Flávia Bittencourt experimenta sem trair o universo dos arrasta-pés nor-destinos, reverenciados nos registros de Lamento Sertanejo e Eu Só Quero um Xodó. E, acima de gênero e arranjos, paira a beleza melódica e poética de toadas como Retrato da Vida (bissexta parceria de Dominguinhos com Dja-van) e Quem me Levará Sou Eu (linda parceria com Manduka celebrizada por Fagner em 1978). Por mais que haja um ou outro tema menos inspirado como Arrebol (Dominguinhos e Anastácia), Todo Domingos se impõe como tributo digno de (toda) atenção.

(6)
(7)

15 de Julho, 2009 - Diário Popular CD - Zoom - Rio Grande do Sul

Cantora maranhense homenageia Dominguinhos

Música

Cantora maranhense homenageia Dominguinhos CD Foto: Divulgação

A maranhense Flávia Bittencourt diz que, como boa nordestina, aprendeu a gostar das canções de Dominguinhos desde criança. Já quando adulta e cantora profissional, teve a honra de tê-lo como convidado em seu reve-lador CD de estreia, Sentido, de 2005. Agora Flávia dedica seu segundo ál-bum, Todo Domingos (independente), ao compositor pernambucano. Gra-vou clássicos e raridades dele, teve novamente o sanfoneiro e cantor como convidado (em Diz amiga, parceria com Guadalupe) e ainda compôs em sua homenagem uma canção bem ao estilo dele, Seu Domingos.

O Dominguinhos forrozeiro todo mundo conhece melhor, mas é o grande melodista que a cantora quis valorizar nesse belo e delicado CD. Numa vasta amostragem de cerca de 40 anos de carreira, foi inevitável regra-var êxitos como Lamento sertanejo e Abri a porta (as duas dele e Gilberto Gil), Quem me levará sou eu (com Manduka), Eu só quero um xodó e Tenho sede, ambas da frutífera parceria com Anastácia, predominante no CD. É sempre um risco recriar canções tão conhecidas. Fazer igual ao já feito é dispensável. Flávia conseguiu um equilíbrio

Novos suingues

Dominguinhos já disse que o reggae é um xote sem vergonha. Vai daí que, sendo de São Luís, onde o ritmo jamaicano é forte, Flávia atendeu os pedi-dos pedi-dos conterrâneos levando Abri a porta (gravada como xote pelos au-tores e como balada-reggae pelo grupo A Cor do Som) para dançar um reggae suingado. Xodó acabou incorporando algo de flamenco e também tem a ver com a levada polirrítmica do bumba-meu-boi.

O forrozão Sete meninas (parceria com Toinho) ganhou roupagem funkea-da. Contrato de separação e Quem me levará... trazem uma certa er-udição de Villa-Lobos nas cordas e nos sopros. A festiva São João Bonito é uma prazerosa ciranda. O Babulina, homenagem a Jorge Ben, é um sam-balanço de gafieira.

(8)

27 de julho, 2009 - Dominguinhos - Diário de Pernambuco João Alberto- Recife - Pernambuco

Dominguinhos - A cantora Flávia Bittencourt, afinadíssima e dona de

mui-ta personalidade lança o CD Todo Domingos, reunindo composições de Dominguinhos, mais celebrado como instrumentista mas é autor de clássicos como Tenho sede e Lamento sertanejo.

28 de Agosto, 2009 - Flávia Bittencourt faz show em Sorocaba - São Paulo

Em Sorocaba, sexta (28), às 20h no Teatro do SESI, a cantora e compositora Flávia Bittencourt realiza um grande show gratuito dentro da programação musical do projeto SESI Música 2009 Série Música Brasileira.

O show Todo Domingos marca o lançamento do segundo álbum da can-tora. Dedicado ao cancioneiro Dominguinhos, o disco conta com canções clássicas do compositor pernambucano como Lamento Sertanejo, Sete Meninas, Abri a Porta, Só Quero um Xodó e outras menos conhecidas, entre elas Arrebol e São João Bonito.

A celebração a Dominguinhos se estende também a seus parceiros. No rep-ertório Flávia apresenta um variado painel que vai de Gilberto Gil a Guada-lupe e de Djavan a Manduka. Interpreta também Jorge Benjor, celebrado na música O Babulina, lançada por Dominguinhos, em 1976.

No palco, Flávia estará acompanhada pelos músicos Leandro Saramago (violão de sete e direção musical), Rogério Fernandes (baixo), Netinho Albu-querque (percussão) e Dudu Oliveira (bandolim, flauta).

(9)

Histórico da cantora

Natural de São Luís do Maranhão, a cantora e compositora Flávia Bitten-court chega para mostrar canções de seus conterrâneos, de sua autoria, e também dos grandes mestres nascidos pelos confins brasileiros. Seu primeiro trabalho, intitulado Sentido - mescla de cultura popular, pop, músicas nord-estinas e composições próprias foi pré-selecionado para o Grammy Latino e para o Prêmio Tim de Música.

Além dos estudos formais na Escola de Música do Maranhão, na Faculdade Paulista de Artes e na ULM Tom Jobim, Flávia Bittencourt, sempre esteve en-volvida com o folclore maranhense, o que se traduz na influência vinda das ricas manifestações folclóricas de seu estado.

Ao longo de sua carreira, fez aberturas e dividiu palco com artistas como Alcione, Zeca Baleiro, Geraldo Azevedo, Adriana Calcanhoto, Dominguinhos e Leila Pinheiro.

(10)
(11)

Contato:

producao@flaviabittencourt.com.br 21 82004469

Referências

Documentos relacionados

Além da implementação de ações governamentais de saúde pública direcionadas para a orientação em higiene bucal desde a infância, bem como a produção de

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

A área de hardware já trabalha há muito tempo para padronizar as interfaces, de forma a permitir que diferentes fornecedores possam construir aparatos similares,

Os resultados indicam que a desidratação osmótica dos chips de batata-doce biofortificada em concentrações de 50°, 60° e 70°Br ix apresentou diferenças nas duas

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

A universidade brasileira, na sua dinâmica histórica de apagamento e exclusão dos corpos e mentes ditos “diferentes”, incide, muitas vezes, nas experiências de

1.1 O presente Edital define as regras para o processo de seleção de estudantes matriculados nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu (mestrados e