• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE PARTICIPAÇÃO 8ª SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO - SPA 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE PARTICIPAÇÃO 8ª SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO - SPA 2018"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE PARTICIPAÇÃO 8ª SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO - SPA 2018

A 8ª edição do Seminário de Pesquisa em Andamento (SPA), organizado pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (PPGAC/USP), acontecerá durante os dias 03, 04, 05, 06 e 07 de setembro de 2018 (de segunda a sexta-feira), nas dependências da Escola de Comunicações e Artes da USP: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Cidade Universitária, Butantã, São Paulo - SP (CEP: 05508-020).

O evento tem como objetivo criar um espaço de troca de experiências entre pesquisadores das Artes Cênicas, para ampliar a difusão das pesquisas em andamento e recém-concluídas na área.

I. PARTICIPAÇÃO 1.1. Comunicação

A participação ocorre, obrigatoriamente, em um dos três formatos a seguir:

a. Comunicação Oral (Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica; Especialização; Mestrado; Doutorado; Pós-doutorado ou Pesquisa Docente);

b. Comunicação com Demonstração Técnica (Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica; Especialização; Mestrado; Doutorado; Pós-doutorado ou Pesquisa Docente);

c. Apresentação em Grupo de Pesquisa.

Também serão acolhidos outros formatos de participação, desde que haja a inscrição confirmada em um dos três formatos destacados anteriormente. Os outros formatos são:

d. Apresentação de Palestra;

e. Oficina ministrada durante o 8ºSeminário;

f. Apresentação Artística.

Somente os participantes que realizarem Comunicação Oral, Comunicação com Demonstração Técnica e Apresentação em Grupo de Pesquisa e tiverem 75% de presença no evento receberão certificado de participação.

ATENÇÃO: Não serão fornecidos certificados que contemplem somente a apresentação em quaisquer formatos sem a presença mínima no evento.

(2)

1.2. Modalidades de Participação

a. Pesquisas em Desenvolvimento. Desde pesquisas ainda em fase inicial, sem resultados a apresentar, até pesquisas que já tenham passado pela qualificação e que tenham algum resultado, prático ou teórico, conduzidas por pesquisadores das Artes Cênicas (e áreas afins) regularmente matriculados em programa de pós-graduação do país ou do exterior.

b. Pesquisas Concluídas. Pesquisas já concluídas e com resultados.

c. Pesquisas Docentes. Pesquisas de professores universitários.

d. Ouvinte. Pessoas interessadas em acompanhar as atividades do SPA e as oficinas, sem a apresentação de qualquer formato de comunicação.

1.3. Estrutura para Participação

O tempo da comunicação de cada participante será de vinte minutos. Na Comunicação com Demonstração Técnica, o pesquisador deverá reservar ao menos cinco minutos para expor oralmente a sua pesquisa (não é permitido apenas a apresentação do resultado prático da pesquisa, sem a devida contextualização teórica da mesma).

A proposta de comunicação deverá ter relação direta com o tema principal da pesquisa desenvolvida pelo inscrito.

A organização do evento disponibilizará nas salas de Comunicação Oral um data-show para uso compartilhado dos participantes. Para evitar problemas de incompatibilidade, cada participante deverá providenciar o seu computador e demais equipamentos multimídia necessários à realização da sua apresentação.

As Comunicações com Demonstrações Técnicas ocorrerão nas salas práticas do Departamento de Artes Cênicas, sendo o participante responsável por providenciar todos os equipamentos multimídia e outros materiais necessários à sua apresentação.

ATENÇÃO: As tomadas elétricas do Departamento de Artes Cênicas seguem o novo padrão brasileiro (3 furos). Aqueles que tiverem computadores Apple deverão trazer o adaptador para conectar o cabo do data show. O padrão das entradas dos data-shows é VGA (e não HDMI).

II. INSCRIÇÃO

A inscrição, pagamentos e submissão de trabalhos para o 8o SEMINÁRIO DE

(3)

evento, que pode ser acessado pelo link a seguir: https://www.even3.com.br/ spa2018.

Dúvidas e informações: spappgac@gmail.com

Período de submissão de propostas e pagamento da taxa de inscrição: 14 de maio a 15 de junho de 2018.

Resultado das comunicações aprovadas: 09 de julho de 2018.

Período de pagamento da taxa de participação: 09 de julho a 06 de agosto de 2018.

ATENÇÃO: Ao preencher o formulário online, o interessado deverá indicar qual é a forma de apresentação escolhida (oral, com demonstração técnica ou em grupo de pesquisa), não sendo possível se inscrever em mais de uma categoria.

III. SUBMISSÕES DE PROPOSTAS

3.1. Comunicação (Oral ou com Demonstração Técnica)

Para habilitar-se ao processo de seleção o interessado deverá, até 15 de junho de 2018, preencher o formulário online de submissão, disponível em

https://www.even3.com.br/spa2018, e anexar os seguintes documentos:

o resumo da pesquisa que pretende apresentar no SPA;

• cópia do comprovante de matrícula ou do certificado de conclusão de curso (conforme a modalidade de participação)

No caso das Comunicações com Demonstrações Técnicas, além do envio do resumo expandido do trabalho, o pesquisador deverá disponibilizar, um vídeo no Youtube (ou em outro site de compartilhamento online) com a gravação da apresentação que pretende realizar ou com o material audiovisual que ajude a comissão organizadora a visualizar a proposta.

A seleção será realizada pela comissão organizadora e a divulgação das propostas selecionadas será feita até o último dia da divulgação geral dos trabalhos selecionados, dia 09 de julho de 2018.

O participante selecionado terá até o dia 06 de agosto para efetuar o pagamento da taxa de participação e, assim, confirmar sua presença no evento.

3.2. Apresentação de Grupos de Pesquisa

Os participantes de Grupos de Pesquisa poderão submeter, até 15 de junho de 2018, proposta de comunicação no 8º SPA. As propostas de Apresentações

(4)

de Grupos de Pesquisa são de formato livre (podendo ser oral ou prática). No entanto, não podem ultrapassar o tempo máximo de vinte minutos por grupo. As propostas de Apresentações de Grupos de Pesquisa serão distribuídas em mesas que ocorrerão durante o Seminário.

ATENÇÃO: Exige-se que a apresentação seja realizada por pelo menos dois integrantes do Grupo de Pesquisa.

A submissão da proposta deverá ser encaminhada por meio do formulário online, disponível em https://www.even3.com.br/spa2018, específico para a inscrição de Grupos de Pesquisa. No ato da submissão, os interessados deverão inserir as seguintes informações:

• Breve histórico com a proposta do Grupo de Pesquisa; • Resumo da apresentação que pretende realizar;

• Nome dos membros que participarão do evento; • Arquivo com o Resumo Expandido para publicação;

• Anexar carta assinada pelo professor coordenador autorizando a participação do grupo e indicando os responsáveis pela apresentação.

ATENÇÃO: Deverá estar inscrito no evento e realizar o pagamento individual das devidas taxas cada participante do Grupo de Pesquisa que irá se apresentar durante o Seminário.

A composição das mesas de apresentação dos grupos de pesquisa se dará por afinidade temática das propostas, sendo o único critério de seleção do grupo, a viabilidade de se organizar uma mesa de discussão na área em que atue - o que dependerá do conjunto de propostas enviadas.

A seleção será realizada pela comissão organizadora e a divulgação das propostas selecionadas será feita até o último dia da divulgação geral dos trabalhos selecionados, dia 09 de julho de 2018.

Os participantes dos grupos selecionados terão até o dia 06 de agosto para efetuar o pagamento da taxa de participação e, assim, confirmar sua presença no evento.

3.3. Oficina

O interessado em oferecer, voluntariamente, oficina prática para os participantes do 8o SPA, poderá até 15 de junho de 2018 submeter a sua

proposta através do e-mail: spappgac@gmail.com.

A oficina deve ter até 3 horas de duração em um único período. Enviar um arquivo no formato Word com as seguintes informações:

(5)

• Texto de divulgação da atividade (para divulgação - máximo de 400 caracteres com espaço);

• Relato da experiência do proponente na área em que oferecerá a oficina;

• Resumo do currículo do proponente (para divulgação - máximo 300 caracteres com espaço);

• Objetivo;

• Plano de trabalho;

• Uma foto para divulgação.

Não é necessário que a proposta de oficina tenha vínculo com a investigação principal do pesquisador, desde que esteja dentro das áreas de interesse do 8o

SPA e que o proponente se mostre apto para conduzi-la.

As atividades serão realizadas nas salas práticas do Departamento de Artes Cênicas (equipadas com aparelho de som) e o número de participantes é de no máximo 20 pessoas, devido às limitações dos espaços destinados à realização das oficinas.

ATENÇÃO: Demais materiais necessários para a realização da atividade deverão ser providenciados pelo proponente.

Somente serão aceitas propostas de oficinas de participantes inscritos para apresentação de Comunicação Oral, Comunicação com Demonstração Técnica ou Apresentação em Grupo de Pesquisa.

A seleção será realizada pela comissão organizadora e a divulgação das propostas selecionadas será feita até o último dia da divulgação geral dos trabalhos selecionados, dia 09 de julho de 2018.

O participante selecionado terá até o dia 06 de agosto para efetuar o pagamento da taxa de participação e, assim, confirmar sua presença no evento.

3.4. Palestra

O interessado em oferecer, voluntariamente, palestra para os participantes do SPA, poderá até 15 de junho de 2018 submeter a sua proposta através do e-mail: spappgac@gmail.com .

A duração da palestra deve ter entre 60 e 75 minutos. Depois da palestra haverá 30 minutos de espaço para debates.

Enviar um arquivo no formato Word com as seguintes informações:

• O tema e o título da palestra (como no máximo 100 caracteres com espaço);

• Texto de divulgação da palestra (para divulgação - máximo de 400 caracteres com espaço);

(6)

• Relato da experiência do proponente na área em que oferecerá a palestra;

• Resumo do currículo do proponente (para divulgação - máximo 300 caracteres com espaço);

• Objetivo;

• Plano de trabalho;

• Uma foto para divulgação.

Não é necessário que a proposta da palestra tenha vínculo com a investigação principal do pesquisador, desde que esteja dentro das áreas de interesse do 8o

SPA e que o proponente se mostre apto para conduzi-la.

As atividades serão realizadas nas salas teóricas do Departamento de Artes Cênicas. O número de participantes é de no máximo 20 pessoas, devido às limitações do espaço destinado às palestras.

ATENÇÃO: Materiais necessários para a realização da atividade deverão ser providenciados pelo proponente.

Somente serão aceitas propostas de palestras de participantes inscritos para apresentação de Comunicação Oral, Comunicação com Demonstração Técnica ou Apresentação em Grupo de Pesquisa.

A seleção será realizada pela comissão organizadora e a divulgação das propostas selecionadas será feita até o último dia da divulgação geral dos trabalhos selecionados, dia 09 de julho de 2018.

O participante selecionado terá até o dia 06 de agosto para efetuar o pagamento da taxa de participação e, assim, confirmar sua presença no evento.

3.5. Apresentação Artística

O interessado em oferecer, voluntariamente, uma apresentação artística para os participantes do SPA, poderá até 15 de junho de 2018 submeter a sua proposta através do e-mail: spappgac@gmail.com .

A duração da apresentação não pode exceder vinte minutos.

Elas podem ocorrer somente nos espaços abertos do Departamento de Artes Cênicas.

Enviar um arquivo no formato Word com as seguintes informações:

• O título da apresentação (como no máximo 100 caracteres com espaço);

• Texto de divulgação da apresentação (para divulgação - máximo de 400 caracteres com espaço);

(7)

• Resumo do currículo do proponente (para divulgação - máximo 300 caracteres com espaço);

• Release;

• Uma foto para divulgação;

Link do vídeo da apresentação no Youtube ou em outro site de compartilhamento online.

Não é necessário que a proposta de apresentação artística tenha vínculo com a investigação principal do pesquisador, desde que esteja dentro das áreas de interesse do SPA e que o proponente esteja apto para realizá-la.

ATENCÃO: A produção do 8o SPA não disponibilizará materiais para a

realização da apresentação. Equipamentos de iluminação e sonoplastia deverão ser providenciados pelo proponente. No entanto, a Comissão reservará um agente de apoio para possíveis assistências técnicas.

Somente serão aceitas propostas de apresentações artísticas de participantes inscritos para apresentação de Comunicação Oral, Comunicação com Demonstração Técnica ou Apresentação em Grupo de Pesquisa.

A seleção será realizada pela comissão organizadora e a divulgação das propostas selecionadas será feita até o último dia da divulgação geral dos trabalhos selecionados, dia 09 de julho de 2018.

O participante selecionado terá até o dia 06 de agosto para efetuar o pagamento da taxa de participação e, assim confirmar sua presença no evento.

IV. PAGAMENTOS

4.1. Pagamento da Taxa de Inscrição

O pagamento da Taxa de Inscrição diz respeito à submissão do resumo e à inscrição no evento. O pagamento ocorrerá no período de 14 de maio a 15 de junho.

ATENÇÃO: O pagamento da taxa de inscrição não garante o direito de participação. A participação no evento é garantida apenas após a aprovação do resumo pelos pareceristas.

A submissão de propostas e os procedimentos para o pagamento da mesma estão disponíveis em https://www.even3.com.br/spa2018.

(8)

4.2. Pagamento da Taxa de Participação

Após a aprovação do inscrito no 8º SPA, deve ser realizado no período de 09 de julho a 06 de agosto o pagamento da Taxa de Participação.

Somente após o pagamento da Taxa de Participação é que a inscrição estará garantida no evento. V. Processo de Seleção 5.1. Avaliação

As submissões serão encaminhadas para os pareceristas que irão avaliar os textos segundo os seguintes critérios:

1. Adequação à proposta do SPA; 2. Viabilidade de execução;

3. Perceptibilidade, concisão e coerência textual.

CATEGORIA VALOR PRAZO PAGAMENTO

Todas as categorias (exceto ouvintes).

R$ 10,00 15 de junho de 2018

CATEGORIA VALOR PRAZO

PAGAMENTO • Alunos de pós-graduação (matriculados ou

egressos);

• Alunos graduados;

• Pesquisadores docentes;

• Integrantes de Grupos de Pesquisa (alunos de graduação, alunos de pós-g r a d u a ç ã o , a l u n o s e pós-g r e s s o s , pesquisadores docentes). R$ 80,00 06 de agosto

• Alunos matriculados em cursos de graduação (pesquisadores discentes de programas de iniciação-científica e alunos com Trabalho de Conclusão de Curso da graduação).

R$ 30,00

• Ouvintes. R$30,00 03 de

(9)

A comissão reunirá os pareceres e informará ao candidato se a sua proposta de comunicação foi “aceita” ou “recusada”.

O 8o SPA não realizará a revisão dos textos e os pareceristas utilizarão a

qualidade técnica como parâmetro na seleção das propostas.

Os trabalhos selecionados serão apresentados em grupos de compartilhamento organizados a partir da proximidade temática das investigações, durante os períodos da manhã ou da tarde.

5.2. Divulgação dos Selecionados

O resultado final dos trabalhos selecionados para apresentação no 8o SPA será

publicado em https://www.even3.com.br/spa2018 até o dia 09 de julho de 2018. Até este dia, os aprovados receberão por e-mail a carta de aceite, com o convite formal para a participação no evento.

5.3. Confirmação da Inscrição

A efetivação da participação dos inscritos se dará após o pagamento da Taxa de Participação. Para realizar o pagamento siga as instruções em: https:// www.even3.com.br/spa2018 até o dia 06 de agosto.

VI. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. Efetivação dos inscritos selecionados a apresentarem trabalho

A taxa de participação deverá ser paga apenas pelos candidatos selecionados para apresentarem-se no 8º SPA.

O endereço para envio de e-mail é: spappgac@gmail.com.

ATENÇÃO: Em caso de desistência após o pagamento da taxa de participação, a mesma não será devolvida.

6.2. Inscrição de Ouvinte

Serão inscritos os 30 primeiros interessados que preencherem o formulário de inscrição de ouvintes, disponível em https://www.even3.com.br/spa2018, e fizerem o pagamento da Taxa de Participação até 03 de setembro de 2018. O ouvinte terá direito a receber o certificado online de participação no evento, de acompanhar todas as atividades do evento (palestras e sessões de compartilhamento) e de participar das oficinas que forem oferecidas.

(10)

6.3. Divulgação das Mesas de Comunicação

A programação das sessões de compartilhamento de pesquisas será divulgada no dia 10 de agosto de 2018, em https://www.even3.com.br/ spa2018. Eventuais dificuldades de comparecimento no dia estabelecido são de responsabilidade do participante e deverão ser prontamente comunicadas à organização.

6.4. Caderno de Resumos

Os inscritos que tiveram seus trabalhos regularmente apresentados no 8º SPA poderão, caso assim desejarem, publicar resumos expandidos de suas pesquisas no o Caderno de Resumos do Seminário de Pesquisas do PPGAC/ USP (ISSN 2318-8928), que será disponibilizado, em sua versão online, em

http://www3.eca.usp.br/ppgac/spa/cadernos-de-resumos até dezembro de

2018.

As propostas enviadas devem ter passado por uma revisão por parte do participante. O 8º SPA não realizará a revisão dos textos para a publicação dos mesmos.

Os resumos expandidos poderão ser enviados para o e-mail

spappgac@gmail.com entre os dias 07 e 21 de setembro de 2018.

ATENÇÃO: A publicação de resumos expandidos do caderno de resumos não é de caráter obrigatório.

6.5. Certificado de Participação

O certificado online de participação será enviado por e-mail até o dia 05 de outubro de 2018 para todos os participantes regularmente inscritos que apresentarem suas pesquisas nos grupos de compartilhamento (Comunicação Oral, Comunicação com Demonstração Técnica ou Apresentação em Grupo de Pesquisa) indicado e que tiverem frequência mínima de 75% nas atividades do Seminário.

ATENÇÃO: O controle da frequência será feita por meio de assinatura na lista de presença, que estará fixa no Hall de Entrada do Teatro do Departamento de Artes Cênicas da USP.

6.6. Normas para submissão do Resumo como garantia de inscrição • Título com até 100 caracteres com espaço (em caixa alta e

centralizado);

• Nome: Nome e Sobrenome do autor

• Instituição: Nome da Instituição de Vínculo sem abreviar (p.ex.: Universidade de São Paulo), não colocar o nome da Faculdade, apenas o da Universidade

• Linha de Pesquisa: nome da linha de pesquisa em que a pesquisa está vinculada

(11)

• Nível: iniciação científica, especialização, mestrado, doutorado, pós doutorado ou pesquisa docente.

• Data de início: mês da matrícula e ano • Data de Conclusão: mês e ano

• Bolsa de fomento: Nome da agência (quando houver, quando não houver excluir o item)

• Pesquisa disponível em: inserir o link para acesso (caso houver). • Contato: endereço eletrônico do autor

• Palavras-chave: Indique de três, em ordem alfabética, separadas por vírgulas. Digitá-las em letras minúsculas, sem ponto final

• Iniciar o texto diretamente, sem incluir ou destacar a palavra RESUMO. • O texto deve ter no mínimo 2000 caracteres com espaço e no máximo

de 2200 caracteres com espaço – atenção ao contar os caracteres para considerar os espaços – alguns editores não contabilizam os espaços, assegure-se de estar contabilizando todas as informações do texto: título, informações do cabeçalho, palavras-chave, notas de rodapé e bibliografia. Fonte Times New Roman, 12, espaçamento 1.5. O texto deve apresentar, de forma objetiva e articulada, a proposta geral da pesquisa (quadro teórico, objetivos, metodologia e resultados esperados ou alcançados) que o autor pretende apresentar no SPA. Podem ser apresentados quaisquer aspectos da pesquisa em andamento, desde o projeto, para alunos iniciantes, até uma síntese geral da pesquisa, para alunos em fase de conclusão do curso - atenção: os resultados apresentados devem ser condizentes com o estágio de desenvolvimento da pesquisa, sendo um item obrigatório no caso de pesquisas já qualificadas ou concluídas. Serão aceitas apenas citações indiretas. Citações diretas devem ser transformadas em indireta, informando a referência da citação segundo a norma ABNT (AUTOR, DATA). Em citações indiretas não é necessário informar a página.

• Bibliografia citada: SOBRENOME, Nome. Título em negrito: subtítulo sem negrito. Cidade: Editora, Ano.

ATENÇÃO: O envio do resumo é obrigatório para a realização da inscrição

6.7. Sugestão para apresentação da sua comunicação

• Introdução: Sobre a natureza do trabalho de pesquisa. Linhas de pesquisa. Qual a natureza da investigação: Teórica? Prática? Hipóteses ou Perguntas de pesquisa. Quais os objetivo/expectativa do seu trabalho? (5 min)

• Metodologia: Metodologia utilizada na pesquisa atualmente: etapas da pesquisa, estratégias de aproximação com o objeto. (5 min)

• Resultados Alcançados ou Esperados: Contribuições da pesquisa para área. Sejam derivados artísticos, teóricos, metodológicos, propostas de exercícios ou outros (5 min)

• Quadro de Referências: Localizar e discutir as referências teóricas e as filiações da pesquisa. (5 min)

(12)

6.8. Normas para o Resumo Expandido

O texto deverá ser redigido em português e apresentar, de maneira sucinta, a pesquisa exposta no 8º SPA, seguindo a seguinte estrutura:

• Título com até 100 caracteres com espaço (em caixa alta e centralizado);

• Nome do autor e informações de identificação do trabalho; • Link da dissertação ou tese, para pesquisas concluídas; • E-mail de contato do autor;

• Palavras-chave: 3 a 5 palavras, em ordem alfabética, separadas por vírgula;

• Resumo da Pesquisa: Sem imagens e gráficos. Deverá ser redigido na terceira pessoa (ou na primeira, para o caso de pesquisas em que o objeto de investigação é pessoal). E trazer a síntese da apresentação da pesquisa no SPA, contendo: a natureza do trabalho (se teórico ou prático), a metodologia empregada, os resultados (observados ou esperados) e a conclusão, quando houver;

• As notas de rodapé devem ser sucintas;

• Citações apenas indiretas, seguindo o padrão ABNT (AUTOR, DATA); • Referências Bibliográficas: incluir apenas as referências dos títulos

realmente citados no texto, ao fim do trabalho e segundo o padrão ABNT (SOBRENOME, Nome. Título da obra em negrito: subtítulo sem negrito. Cidade: Editora, Ano);

Os textos devem ter entre 6000 e 7500 caracteres com espaço, contando TODAS AS INFORMAÇÕES DO TEXTO: título, informações de identificação da pesquisa, palavras-chave, resumo expandido, notas de rodapé e as “Referências Bibliográficas”.

OBSERVAÇÃO: Ao contar os caracteres, não esquecer de também considerar os espaços. O arquivo com o Resumo Expandido deverá ser salvo na extensão “.DOC” e anexado no ato do envio da proposta.

ATENÇÃO: O envio de Resumo Expandido e sua publicação no Caderno de Resumos não é de caráter obrigatório.

6.9. Alimentação e Hospedagem

As informações sobre opções de alimentação e hospedagem serão informadas por e-mail aos participantes aprovados.

ATENÇÃO: Todos os casos omissos neste edital serão dirimidos pela Comissão Organizadora.

(13)

VII. CALENDÁRIO

04 de maio de 2018: publicação do edital.

14 de maio de 2018: início do período de inscrições, envio de propostas e pagamento da taxa de inscrição.

15 de junho de 2018: prazo final do período de inscrições, envio de propostas e pagamento da taxa de inscrição.

09 de julho de 2018: divulgação dos trabalhos aprovados e envio das cartas de aceite.

09 de julho de 2018: início do período de pagamento da taxa de participação.

06 de agosto de 2018: prazo máximo para os autores efetuarem o pagamento da taxa de participação.

10 de agosto de 2018: divulgação da grade com a programação das mesas e das oficinas.

03 de setembro: prazo máximo para inscrição de ouvintes pela internet.

03, 04, 05, 06 e 07 de Setembro de 2018: 8o SPA.

07 de setembro de 2018: início do prazo para o envio de resumos expandidos para a publicação no Caderno de Resumos.

21 de setembro de 2018: prazo máximo para o envio de resumos expandidos para a publicação no Caderno de Resumos.

05 de outubro de 2018: prazo máximo para envio dos certificados por e-mail.

Dezembro de 2018: prazo máximo para a publicação online do Caderno de Resumos.

O u t r a s i n f o r m a ç õ e s p o d e m s e r o b t i d a s a t r a v é s d o e - m a i l :

spappgac@gmail.com ou diretamente na página do evento: https://

www.even3.com.br/spa2018

SÃO PAULO, 04 de Maio de 2018

Comissão Organizadora do 8o SPA

Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da USP

Referências

Documentos relacionados

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

variáveis “potência de UV irradiada” e pH , quando a variável [CN - ]0 está em seu nível inferior e a variável “razão molar [H2O2]:[CN - ]” estão em seu nível superior

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Repositórios Institucionais de Acesso Livre: estudo de produção e uso | Capítulo 2 comportamento informacional information behaviour como o campo mais geral de investigação,

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em