• Nenhum resultado encontrado

Nas últimas quatro décadas, Cooperativas contra a crise

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nas últimas quatro décadas, Cooperativas contra a crise"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A união de trabalhadores para assumir

o controle de empresas falidas é investigada

em projetos de pesquisa

Cooperativas

contra a crise

N

as últimas quatro décadas, sucessivas crises econômicas levaram milhares de empresas a fechar as portas. Para preser-var seu trabalho, muitos empregados fundaram cooperativas e assumiram o controle das fábricas falidas, de modo a mantê-las em atividade. Em maio de 2016, por exemplo, operários ocuparam a Karmann Ghia, em São Bernardo do Campo (SP), e procuram reerguer a com-panhia. Eles não são os únicos a trilhar esse caminho: segundo o Ministério do Trabalho, em 2014 foram criadas 324 cooperativas no país; em 2015, esse total subiu para 444.

As tentativas de encontrar uma saída coletiva para as dificuldades econômicas nasceram à margem do Estado. De acor-do com Jacob Carlos Lima, professor acor-do Departamento de Sociologia da Univer-sidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador das áreas de sociologia do trabalho e sociologia econômica, foi assim com as cooperativas agrícolas dos

sem-terra, nos anos 1980; com o movi-mento de recuperação de fábricas, nos anos 1990; ou com as associações dos catadores de material reciclável, nessa mesma década. A princípio elas tive-ram o apoio de órgãos da Igreja Católica (como a Comissão Pastoral da Terra e a Cáritas), sindicatos e organizações não governamentais. Só começaram a ter o respaldo do Estado em 2003, quando foi criada a Secretaria Nacional de Econo-mia Solidária (Senaes), no Ministério do Trabalho, conta Lima. Mais recentemen-te, em 2012, foi instituído o programa de fomento às cooperativas de trabalho.

O pesquisador explica que “as coope-rativas sempre estiveram presentes nos momentos de crise”, mas hoje “elas se tornaram, efetivamente, uma política social para ocupar as pessoas, inseri-las no mercado, gerar renda”. Diversas cate-gorias profissionais se beneficiam dessas associações. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no último

EconomiA

y

Mauricio Puls il u st r açõe s n Els o n p r o v A z i

levantamento realizado sobre essa ques-tão, de 2009 a 2013 foram identificados em todo o Brasil 19.708 empreendimen-tos geridos pelos próprios trabalhado-res, que congregavam 1.423.631 pessoas, entre as quais agricultores, artesãos, ar-tistas, catadores, garimpeiros e profis-sionais liberais.

As cooperativas podem ser divididas em três grandes blocos, defende o so-ciólogo Luiz Inácio Gaiger, professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em artigo publicado em 2013 na Revis-ta Brasileira de Ciências Sociais, “A eco-nomia solidária e a revitalização do pa-radigma cooperativo”: as organizações genuínas de trabalhadores ou consumi-dores, que funcionam por meio de ins-tâncias coletivas e paritárias de decisão; as cooperativas empresariais, nas quais os sócios são proprietários que se asso-ciam para elevar sua produtividade ou para reforçar sua posição no mercado; e as cooperativas de fachada, que usam o marco legal das cooperativas para

(2)
(3)

88z jaNeiro De 2017

senvolvimento Industrial (Iedi), sedia-do em São Paulo. O trabalho é assinasedia-do pelos economistas Carmem Aparecida Feijó, professora do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Fe-deral Fluminense, Júlio Sérgio Gomes de Almeida, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-Unicamp), e Paulo Gonzaga de Car-valho, do Instituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE).

Uma das empresas fechadas foi a Ma-kerli, grande fabricante de calçados de Franca (SP). Fragilizada pela abertura do mercado e depreciação da moeda brasi-leira após o Plano Collor, a fábrica anun-ciou o fechamento em 1991. Com o apoio do Sindicato dos Sapateiros de Franca e do Dieese, os operários assumiram a companhia em 1992, mas não consegui-ram renovar os empréstimos bancários, encerrando as atividades em 1995. Em outros casos, porém, as recuperações foram bem-sucedidas. Os trabalhadores que ocuparam a Cooperminas em Cri-ciúma (SC) enfrentaram a polícia e um empresas recuperadas por

trabalhado-res em atividade e outras 78 que já ha-viam desaparecido, seja porque foram vendidas pelos sócios, seja porque fe-charam de vez. Henriques explicou à Pesquisa FAPESP que esses dados em nenhuma hipótese indicam um fracas-so dos procesfracas-sos de recuperação, já que “muitos desses 78 casos preservaram por um tempo inesperado os postos de tra-balho”. Em algumas firmas as falências decorreram da simples obsolescência do produto, como sucedeu com a Facit e a Remington, fabricantes de máquinas de escrever. “Em outros casos, o fecha-mento das indústrias resultou sobretu-do da abertura sobretu-do mercasobretu-do nacional à concorrência estrangeira, fato que não afetou só as cooperativas.” O Brasil in-teiro passou por um acentuado processo de desindustrialização: de 1986 a 1998, o peso da indústria de transformação no PIB caiu de 32,1% para 19,7%, de acor-do com o estuacor-do “Ocorreu uma desin-dustrialização no Brasil?”, publicado no site do Instituto de Estudos para o De-termediar a oferta de mão de obra

ba-rata. E, dentro de cada bloco, esclarece Gaiger em seu artigo, existem enormes contrastes: as cooperativas das fábri-cas recuperadas, organizadas por ex--assalariados sindicalizados, são muito diferentes das chamadas cooperativas populares de costureiras ou catadores de material reciclável, ou aquelas formadas por trabalhadores rurais.

e

mbora as distinções sejam em te-se relativamente claras, as coope-rativas às vezes deslizam de uma categoria a outra. Dificuldades no es-coamento dos produtos podem induzir uma cooperativa de trabalhadores a virar uma organização de fachada, que fornece mão de obra barata para outra empresa. Isso já ocorreu com associações de cos-tureiras que passaram a trabalhar para confecções. Na maior parte desses casos, contudo, é a própria empresa que cria uma cooperativa para terceirizar parte de sua força de trabalho, evitando uma série de encargos e responsabilidades deter-minados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “A cooperativa é muito interessante para a empresa porque ela se livra dos problemas com a gestão da mão de obra”, ressalta Jacob Lima.

Professora adjunta do Departamento de Sociologia da UFSCar, Aline Suelen Pires publicou recentemente o livro As fábricas recuperadas no Brasil – O desafio da autogestão (EdUFSCar), no qual faz um estudo de nove fábricas brasileiras recuperadas por seus operários e compa-ra essas iniciativas com experiências na Argentina. A socióloga mostra em seu tra-balho que os obstáculos para salvar uma companhia que já teve sua falência decre-tada são imensos: em geral elas operam com máquinas obsoletas e estão muito endividadas, os processos judiciais pa-ra conquistar o controle da empresa são demorados, e o esforço para reinserir a empresa no mercado e geri-la em regime de autogestão nem sempre obtém êxito.

Essas dificuldades também ficam cla-ras na tese “Empresas recuperadas por trabalhadores no Brasil e na Argentina”, de Flávio Chedid Henriques, defendida em 2013 no Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Grupo de Pesquisa em Em-presas Recuperadas por Trabalhadores (GPERT), do qual faz parte, listou 67

Os obstáculos para salvar uma

companhia que já teve sua falência

decretada são imensos

(4)

PesQuisa FaPesP 251z89

a simples

participação

dos sócios nas

decisões tem

um impacto

profundo

no ambiente

de trabalho

processo judicial que demorou 10 anos (de 1987 a 1997). Desde então, a empre-sa modernizou as instalações, elevou os salários, reduziu a jornada de trabalho para 30 horas semanais e investiu em preservação ambiental.

Apesar das dificuldades de adminis-trar uma empresa por meio da autoges-tão, Henriques ressalta que, além da re-dução de diferenças salariais entre vá-rias funções, nas cooperativas existem “maior espaço para tomada de decisões coletivas sobre questões estratégicas das empresas; rodízios de funções; menor número de acidentes, em geral relacio-nados à possibilidade dos trabalhadores definirem seus ritmos de trabalho; mu-danças de layout nas empresas, aproxi-mando o setor administrativo do setor de produção; e mudança da relação da empresa com a comunidade do entor-no”. Ele ressalta que se baseia na pes-quisa realizada com casos do Brasil e da Argentina.

Para o economista Paul Singer, que organizou a Secretaria Nacional de Eco-nomia Solidária em 2003 e a dirigiu até 2016, as cooperativas constituem o em-brião de um modo de produção carac-terizado pela igualdade: “A economia solidária é totalmente democrática por-que ninguém manda nas cooperativas”, disse Singer à Pesquisa FAPESP. O eco-nomista, que organizou o livro A econo-mia solidária no Brasil: Autogestão como resposta ao desemprego, em parceria com

dos. Não pode aceitar mais cooperados porque já prevê o esgotamento de uma mina e precisa ajustar sua força de tra-balho a essa futura redução. Além dis-so, a direção da empresa observa que o grande número de sócios dificulta a tomada de decisões.

Outra grande dificuldade é conscienti-zar os sócios de que todos são responsá-veis pelos resultados da empresa. Segun-do Jacob Lima, um Segun-dos pesquisaSegun-dores principais do projeto temático “Contra-dições do trabalho no Brasil atual: For-malização, precariedade, terceirização e regulação”, preservar o ideal de buscar a autogestão operária numa empresa que depende do mercado é uma tarefa difícil. “Não dá para ficar aumentando salário, tem que impor disciplina, porque não se consegue fazer a fábrica funcionar sem disciplina. Algumas que fecharam foram por aí: como as pessoas pensavam que eram donas, todos achavam que podiam fazer o que queriam.”

Paradoxalmente, o sucesso do em-preendimento também cria problemas. Se a companhia começa a se expandir ela precisa, pelo menos em tese, incorporar novos sócios para dar conta das enco-mendas. Mas nem todos os profissionais querem se tornar cooperados, porque para isso teriam de desistir de alguns direitos trabalhistas, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Singer ressalta esse fato: “Um emprega-do com carteira assinada está a salvo, ele o sociólogo André Ricardo de Souza, do

Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Economia Solidária da UFSCar, explica que, quando as empresas são pequenas, não existem distinções significativas en-tre os funcionários, e nelas as decisões são tomadas pelos cooperados em as-sembleias. Quando as companhias se tornam maiores, os cargos de direção precisam ser ocupados por representan-tes eleitos, que se encarregam da admi-nistração diária.

a

simples participação dos sócios nas decisões já tem um impacto profundo no ambiente de traba-lho, nota o economista Henrique Tahan Novaes, autor de O fetiche da tecnologia: A experiência das fábricas recuperadas (Expressão Popular). Docente da Fa-culdade de Filosofia e Ciências da Uni-versidade Estadual Paulista (Unesp) em Marília, Novaes diz que “os trabalhado-res das emptrabalhado-resas recuperadas promo-vem várias modificações na tecnologia e nos processos decisórios e de trabalho”, além de alterarem de forma significativa os critérios de remuneração e de uso do excedente. Mas o pesquisador lembra que essas empresas estão inseridas no mercado capitalista, que impõe restri-ções à adoção de uma organização pa-ritária e democrática.

A Cooperminas, por exemplo, foi obri-gada a limitar o número de cooperados: hoje ela tem 400 sócios e 400

(5)

90z jaNeiro De 2017

projetos

1. contradições do trabalho no Brasil atual: Formalização, precariedade, terceirização e regulação (nº 2012/20408-1); Modalidade Auxílio à pesquisa – Temático; Pesquisa-dora responsável marcia de paula leite (FE-Unicamp); Investimento r$ 967.823,39.

2. Fábricas recuperadas e os trabalhadores: A autogestão entre a teoria e a prática (nº 2009/54878-1); Modalidade Bolsa no país – Doutorado; Pesquisador responsável Jacob carlos lima (cEcH-UFscar); Beneficiária Aline suelen pires; Investimento r$ 157.846,70.

Artigos científicos

limA, J. c. Economia solidária: De movimento social a política pública. in: leite, m. p.; Araújo, A. m. c.; lima, J. c. O trabalho na economia solidária: entre precariedade e emancipação. são paulo: Annablume, 2014, 402 p. limA, J. c. o trabalho autogestionário em cooperativas de produção: o paradigma revisitado. são paulo: re-vista Brasileira de Ciências sociais, 2004, v. 19, n. 56. out/2004, p. 45-62.

limA, J. c. paradoxos do trabalho associado. são paulo: tempo social, revista de sociologia da Usp, 2009, v. 21, n. 1, p. 113-32.

GAiGEr, luiz inácio. A economia solidária e a revita-lização do paradigma cooperativo. são paulo: revista Brasileira de Ciências sociais, 2013, v. 28, p. 211-28. sinGEr, p. A Economia solidária no governo federal. ipea, 2004. www.en.ipea.gov.br/agencia/images/stories/ pDFs/mercadodetrabalho/mt_24c.pdf.

FEiJó, c. A; carvalho, p. G; Almeida, J. s. G. (2005). “ocorreu uma desindustrialização no Brasil?”. são paulo: iedi, 2005, mimeo. www.iedi.org.br/admin_ori/ pdf/20051129_desindustrializacao.pdf.

livros

pirEs, A. s. As fábricas recuperadas no Brasil: o desafio da autogestão. são carlos: eduFsCar / FaPesP, 2016, 241 p. novAEs, H. T. o fetiche da tecnologia – A experiência das fábricas recuperadas. são paulo: expressão Popular / FaPesP, 2007, 351 p.

soUzA, André ricardo de; sinGEr, paul (org.). A eco-nomia solidária no Brasil: A autogestão como resposta ao desemprego. são paulo: Contexto, 2003, v. 1, 360 p. limA, J. c. As artimanhas da flexibilização: o trabalho terceirizado em cooperativas de produção. são paulo: terceiramargem, 2002, 160 p.

tem direitos adquiridos aconteça o que acontecer com a empresa; se a empre-sa quebrar, ele será um dos primeiros a receber”. Por isso, diz, algumas pessoas rejeitam o cooperativismo. “Por exemplo, a cooperativa convida um engenheiro para ser sócio, mas ele quer continuar como empregado. O cooperado manda na cooperativa, mas prefere a segurança da legislação trabalhista.”

“Se a cooperativa é um sucesso, em geral ela tem dificuldade em continuar sendo cooperativa em função desse su-cesso”, afirma Jacob Lima. O pesquisa-dor menciona o caso da Uniforja, em Diadema (SP): “Havia a pretensão de transformar todos em cooperativados. Quando há uma grande encomenda basta contratar trabalhadores. Com a redução da produção, é fácil demitir trabalhadores assalariados, mas não dá para colocar sócio para fora”. Ele cita as cooperativas do Complexo Cooperativo de Mondragón, no País Basco, região da Espanha que funciona como uma mul-tinacional. As empresas do complexo se internacionalizaram, mas não como cooperativas”, uma delas, de grande su-cesso internacional, fabrica carrocerias de ônibus (no Brasil inclusive), mas saiu do Complexo Cooperativo.

Flávio Chedid Henriques discorda, ar-gumentando que as empresas podem se expandir mesmo sem contratar assalaria-dos. Segundo ele, levantamento feito em 2013 apontou que em 60% das empresas recuperadas no país não havia mais do que 10 assalariados. Na Argentina, por exemplo, a contratação de empregados

por cooperativas é proibida, com exceção dos casos de estágio probatório. E, nesse país, o número de empresas recuperadas por trabalhadores é muito maior: 295 em funcionamento, diante de 67 no Brasil, e 50 no Uruguai, segundo dados levantados por Henrique Tahan Novaes.

e

xiste hoje dentro das universidades um debate sobre a natureza das cooperativas. Para alguns teóricos, como Paul Singer, elas abrem caminho para uma sociedade mais democrática e igualitária. Para outros, como o sociólo-go Ginez Leopoldo Rodrigues de Cam-pos, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, elas são apenas uma forma de inclusão social precária que fragiliza os traba-lhadores. Em 2006, a tese de doutorado de Campos defendida na Universidade Federal de Santa Catarina foi sobre esse tema: “Trabalho precário, terceirização e cooperativas de trabalho: Quando ‘es-tar juntos’ se torna uma forma coletiva e precária de inclusão social”.

Para Aline Pires, mesmo com limita-ções, as cooperativas, no caso das fábricas recuperadas, permitiram a manutenção de postos de trabalho e, em geral, a ado-ção de práticas de gestão mais inclusivas e democráticas. No caso das cooperativas populares, de acordo com a pesquisadora, elas aumentaram a renda de categorias sociais que estavam excluídas do mer-cado. Segundo dados do Ministério do Trabalho, cerca de 1,5 milhão de pessoas se beneficiam dessas associações. n

Cerca de

1,5 milhão de

pessoas se

beneficiam das

cooperativas no

Brasil, segundo

o Ministério

do trabalho

Referências

Documentos relacionados

Para tanto alguns objetivos específicos foram traçados, sendo eles: 1 padronizar um protocolo de preparação de biblioteca reduzida ddRADSeq para espécies do gênero Cereus; 2 obter

A série de tabelas a seguir mostra como os atributos gênero-estado conjugal e cor- origem dos chefes de domicílio variavam de acordo com o tamanho das posses de

abstrata a teoria que explica por que escurece à noite.. Adicionalmente, podem existir respostas que não se encaixam perfeita- mente dentro de um dos níveis de complexidade. Elas

Pedindo para o taxista esperar por você enquanto você entrega alguma coisa/conversa com alguém. Следуйте за

Os substratos que demonstraram maiores IVG foram vermiculita e papel filtro, sendo que a vermiculita também propiciou maior porcentagem de germinação, indicando que esse substrato

Centro de Ensino Superior de São Gotardo Jul-dez 2016 Número XIV Páginas 105-127 Trabalho 06 http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia periodicoscesg@gmail.com

Após ser criado o modelo 3D do edifício analisado, as imagens térmicas são sobrepostas por cima deste (Figura 39 b)). Os termogramas também se encontram georreferenciados e,

Dada a potencialidade que o estudo com esse gênero tem para estimular a reflexão crítica do alunado, pautada pelos multiletramentos, analisamos a presença de aspectos culturais