• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: ASSISTÊNCIA BÁSICA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS ATRAVÉS DO PAPANICOLAU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: ASSISTÊNCIA BÁSICA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS ATRAVÉS DO PAPANICOLAU"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904

TÍTULO: ASSISTÊNCIA BÁSICA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS ATRAVÉS DO PAPANICOLAU

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

ÁREA:

SUBÁREA: ENFERMAGEM

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): ANA ALICE SÁBIO RODRIGUES

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): PATRÍCIA APARECIDA MONTANHEIRO

(2)

ASSISTÊNCIA BÁSICA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS ATRAVÉS DO PAPANICOLAU

Resumo

Este trabalho visa estudar o preparo e conhecimento das alunas de enfermagem frente à necessidade da realização do exame preventivo de Papanicolau. O exame de Papanicolau auxilia na prevenção do Câncer de colo de Útero e demais doenças infecciosas como o Papiloma Vírus Humano (HPV). A Atenção Básica à Saúde deve trazer informações para a população quanto às ações de prevenção de doenças e de promoção à saúde, assisti-la de forma continua e resolutiva, e encaminhar os doentes, quando necessário, aos serviços de referência, com agilidade e precisão. Diante destas informações o aluno de enfermagem e demais graduações da saúde devem realizar o papel de multiplicador das informações que adquire. Assim, até o momento foram aplicados 28 questionários para alunas do 1° semestre do curso de enfermagem, e podemos avaliar previamente que as informações prestadas pelos órgãos de saúde até o momento é um tanto ineficiente, ou até mesmo não interpretada da maneira correta ou subentendida, quanto à gravidade do problema em questão.

Palavras-chave: Papanicolau, DST, HPV, prevenção e câncer de útero.

Introdução

A Atenção Básica à Saúde deve informar a população quanto às ações de prevenção de doenças e de promoção à saúde, assisti-la de forma continua e resolutiva, e encaminhar os doentes, quando necessário, aos serviços de referência, com agilidade e precisão (BRASIL, 2006).

O câncer do colo do útero é uma doença que em 2008 levou à morte 4.812 mulheres. As estimativas de novos casos de câncer do colo do útero para o ano de 2010 é de 18.430 (INCA, 2010). O Vírus Papiloma Humano (HPV) é um dos responsáveis pelos carcinomas invasivos (NAKAGAWA et al, 2010). Para a prevenção desta patologia, se faz necessária a realização de exames preventivos como o Papanicolau.

(3)

Este exame deve ser feito por mulheres com vida sexual ativa, especialmente as mulheres entre 25 e 59 anos de idade, pois essas representam um grupo de risco. Evidências demonstram a eficácia do exame em descobrir as lesões celulares pré-malignas e pré-malignas que antecedem o surgimento do câncer cervical, o que possibilita o descobrimento da doença em sua fase inicial permitindo seu tratamento. Se descoberto na fase inicial e se realizado o tratamento correto, o câncer do colo do útero tem chance de 100% de cura. Como o câncer cervical demora muitos anos para se desenvolver (cerca de 10 anos), se as primeiras alterações celulares forem identificadas, há a possibilidade de tratamento antes que o câncer se torne invasivo, o que pode evitar a morte da mulher.

Este estudo visa conhecer o comportamento e conhecimento das mulheres com vida sexual ativa frente à necessidade da realização do exame preventivo de Papanicolau. Bem como avaliar o conhecimento dos alunos que irão entrar no campo de trabalho, se estão preparados ou não a assistência primária.

Objetivos

Estudar o preparo e conhecimento das alunas de enfermagem frente à necessidade da realização do exame preventivo de Papanicolau.

Metodologia

Para realizar este projeto iremos desenvolver uma pesquisa bibliográfica com base em dados da Pubmed, Scielo, Ministério da Saúde, Capes, USP. Os critérios de inclusão são estudos publicados em português, espanhol ou inglês no período de 2000 a 2012. Também será realizado um questionário de perguntas múltipla escolha e dissertativas (anexo 1) aos alunos do Curso de Bacharel em Enfermagem. A população será constituída por alunos acima de 18 anos, que estiverem no curso de Enfermagem da Universidade do Grande ABC / Anhanguera Educacional. Ao total será aplicado o questionário a todos os alunos deste curso. Todos os alunos que participarem, deverá assinar o consentimento livre e esclarecido (CLE). Os alunos que não assinarem o CLE serão desconsiderados da pesquisa. O questionário será encaminhado a comissão de ética da Universidade do Grande ABC – Plataforma Brasil.

(4)

Serão aplicados os questionários para 150 alunos do curso de bacharel em enfermagem. Os alunos deverão ter acima de 18 anos e deverão assinar o termo de consentimento (CLE). Foi elaborado um questionário com perguntas pertinentes ao assunto em múltipla escolha e dissertativa. Foram abordadas alunas de enfermagem maiores de dezoito anos, sendo que algumas não concordaram em responder o questionário. Aquelas que concordaram assinaram o termo de consentimento e responderam as questões. Todos os dados coletados foram transferidos para planilha e transformados em dados percentuais. A partir desses dados chegou-se as conclusões preliminares.

Resultados Preliminares

Foram aplicados 28 questionários, sendo composto por mulheres entre 18 e 38 anos. Quando questionadas sobre consultar-se com ginecologista, 92% responderam que sim, demostrando a preocupação em cuidados preventivos de diversas doenças. Ao serem questionadas sobre a realização do exame de Papanicolau, 82% respondeu que realizam ou já realizaram anteriormente e 75% retornaram para saber o resultado. Das entrevistadas 82% disseram que foram orientadas sobre a importância deste exame e, 85% responderam que o exame é para diagnosticar câncer de colo de útero, e o restante responderam para diagnosticar inflamações e infecções, HIV/AIDS ou não souberam responder. Sobre o período de realização do exame, 14% responderam que fazem uma vez ao ano, 32% não sabiam, e o restante não responderam. Ao serem questionadas sobre o uso de preservativos 50% nunca usaram ou às vezes e os motivos que alegaram para não usar foram: parceiro fixo (32%), não precisa e o restante porque não quis, não tinha ou não gostam. Quando questionadas sobre a prevenção do HPV, 60% responderam pelo uso de preservativos, 7% se preveniram através de vacina.

Até o momento da pesquisa observa-se que quanto maior o questionamento sobre o assunto, maior está sendo o interesse por parte dos alunos em buscar informações sobre a importância do exame de Papanicolau e a relação entre HPV e suas consequências, sendo exatamente este o objetivo do projeto questionar e ao mesmo tempo informar alertando os futuros profissionais da saúde em relação ao exame Papanicolau como meio de prevenção do câncer de colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis, realizando o papel de multiplicador das informações adquiridas.

(5)

Fontes Consultadas

NAKAGAWA, Janete Tamani Tomiyoshi Nakagawa; SCHIRMER, Janine; BARBIERI, Márcia. Vírus HPV e câncer de colo de útero. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 63, n. 2, p.307-311, Mar/Abr 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 05 jul. 2010.

Instituto Nacional de Câncer Brasil. Estimativa 2010: Incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; c 2009. 98p. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br. Acesso em: 07 jul.2013.

BRASIL. Política Nacional de Promoção da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde/MS.Brasília, 2006. Disponível em: < http://portal.saude.gov.br >. Acesso em: 07 jul. 2013.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Extra¸ c˜ ao de Modelos de Comportamento de Software Extra¸ c˜ ao de Modelos Constru¸ c˜ ao de Modelos Constru¸c˜ ao de Modelos Ideal Autom´ atica F´ acil e r´ apida.

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

a assistência de enfermagem durante um evento de PCRC,devido a predominância de mortes vinculadas ao tema em setores intensivos de saúde, sendo realizada com 10 enfermeiros,

1) Médias das estimativas do consenso (Bloomberg); 2) Preço-alvo originalmente para as ADRs (conversão pelo dólar projetado para o final do ano);. Stock

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

[r]