• Nenhum resultado encontrado

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM: DIREITO DO CONSUMIDOR E OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS MANUAL DO CURSO INFORMAÇÕES:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM: DIREITO DO CONSUMIDOR E OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS MANUAL DO CURSO INFORMAÇÕES:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM:

DIREITO DO CONSUMIDOR E OS

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS

APLICÁVEIS

MANUAL DO CURSO

INFORMAÇÕES:

ICAP - Central de relacionamento: (65) 3641-5347 (65) 98116-9633, (65) 99236-5259, (65) 99679-2601 Segunda a sexta – 8:00 as 12:00 e das 14:00 as 18:00 horas

E-mail: comercial@icapcursos.com.br

www.icapcursos.com.br

(2)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

DIREITO DO CONSUMIDOR E OS PRINCÍPIOS

CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS

O ICAP – Instituto de Capacitação e Pós-Graduação, tem como uma de suas linhas de ação a especialização lato sensu que privilegia a formação profissional nas suas especificidades, assegurando, desta forma, seu compromisso com a sociedade enquanto instituição de ensino.

O ICAP propõe a realização do curso de “Direito do consumidor: e os princípios constitucionais aplicáveis”, como um projeto inovador, que busca estudar o texto normativo da Lei 8.078 de 1990 situando-o e, ao mesmo tempo, relacionando-o com as normas de direito constitucional e demais normas jurídicas pertencentes à legislação especial extravagante de defesa do consumidor no âmbito nacional.

Assim, o operador do direito passará conhecer não somente o Código do Consumidor, mas sim o Direito do Consumidor, levando em conta a estrutura do microssistema das relações de consumo.

Estudando a extensão da interpretação lógico-sistemática das normas de Direito do Consumidor, o operador do direito caminhará para o aperfeiçoamento no sentido de capacitar-se a atender as mais variadas demandas de consumo, que se desenvolveram ao longo dos últimos 20 anos e que transformaram tais relações em fontes geradoras de tributos, e focos difusores de dinamismo e novas tecnologias para a economia brasileira. O estudo, ao mesmo tempo que confere ao operador do direito respaldo para atuar face o mercado de consumo, visando uma produção de produtos e prestação de serviços de qualidade, funciona, também como garantia e respeito aos direitos dos principais destinatários dos produtos e serviços gerados, que são os consumidores, sem tropeços na legislação especial. É visando a capacitação desses profissionais, e como fonte difusora de conhecimento, que é oferecido o presente curso.

(3)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

Tendo como pressuposto a necessidade cada vez maior de conhecimentos mais específicos para trabalhar nas diferentes dimensões envolvidas no contexto da sociedade contemporânea, as organizações educacionais estão diante de desafios complexos a serem superados. De maneira geral, é necessário que a continuidade dos estudos se estabeleça através de uma formação sólida e em consonância com esta realidade, atendendo satisfatoriamente às necessidades existentes e crescentes nos panoramas mundial, nacional, regional e local.

Portanto, é premente a necessidade de se repensar as formas pelas quais a formação na educação superior deve proceder no preparo de profissionais a serem encaminhados a atuar nesta conjuntura, num mercado de trabalho diversificado, porém, criterioso e O curso de especialização em Direito do Consumidor se justifica pela necessidade de aprofundamento teórico-prático dos profissionais do Direito nesse ramo de atuação, pela necessidade de desenvolvimento de estudos e pesquisas nesta carente área de conhecimento do Direito, visando estimular a produção de conhecimento técnico-científico, pela evidente e inegável falta de profissionais qualificados e especialistas brasileiros na área de Direito do Consumidor e pela carência de profissionais para o magistério nesta área.

Com o advento do Código de Defesa do Consumidor, novos direitos e deveres são imputados a consumidores (pessoas físicas ou jurídicas) e empresários. O desenvolvimento e a complexidade dos hábitos e consumos na atualidade, em contraponto às novas práticas comerciais e publicitárias, necessitam de uma análise contemporânea sobre as temáticas concernentes à regulação das relações de consumo.

OBJETIVO DO CURSO:

O curso tem como objetivo ampliar e desenvolver os conhecimentos obtidos na graduação, focando a área de relações de consumo em seus aspectos interdisciplinares, analisando os interesses contrapostos de consumidores e fornecedores com vistas a viabilizar formas de harmonização desses interesses, dentro das perspectivas da política nacional de relações de consumo adotada pelo Código de Defesa do Consumidor.

(4)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

PÚBLICO ALVO:

O curso de pós-graduação lato sensu em Direito do Consumidor e os princípios constitucionais aplicáveis é destinado a atender profissionais de outras áreas, especialmente aqueles ligados a indústrias, ao comércio e aos serviços, que necessitam conhecer melhor as relações de consumo, a fim de que possam atender de forma empresarialmente segura e diferenciada todas as espécies de demanda, tanto na prevenção, quanto na defesa de fornecedores e consumidores.

Pesquisadores e profissionais atuantes em organizações privadas da área jurídica, administração, contabilidade, economia, e áreas afins.

O curso está direcionado para demais profissionais interessados em exercer funções gerenciais ou de assessoramento em organizações públicas no âmbito federal, estadual e/ou municipal.

ESTRUTURA DO CURSO:

• METODOLOGIA CIENTÍFICA E ELABORAÇÃO DO TRABALHO MONOGRAFICO...(30 hs) • DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR...(30 hs) • HISTÓRIA, PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS

CONSTITUCIONAIS...(25 hs) • DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR...(25 hs) • RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO...(25 hs) • DIREITOS FUNDAMENTAIS E DIREITOS HUMANOS...(25 hs) • PRINCÍPIOS LEGAIS DO DIREITO DO CONSUMIDOR,

POLÍTICA NACIONAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

E SEUS INSTRUMENTOS...(25 hs) • RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS

E DAS PESSOAS JURÍDICAS A ELES RELACIONADAS...(25 hs) • PRÁTICAS COMERCIAIS ABUSIVAS...(25 hs) • CONTRATOS DE CONSUMO...(25 hs)

(5)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores. • CONTRATOS EM ESPÉCIE - CONTRATOS ELETRÔNICOS;

CONTRATOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICA; CONTRATOS DE

HOSPEDAGEM E TURISMO...(25 hs) • TUTELA PENAL DO CONSUMIDOR...(25 hs) • AÇÕES INDIVIDUAIS PARA TUTELAR OS DIREITOS DOS

CONSUMIDORES...(25 hs) • ASPECTOS GERAIS DAS AÇÕES COLETIVAS...(25 hs) • O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E DAS

ASSOCIAÇÕES CIVIS NA DEFESA DOS CONSUMIDORES...(25 hs)

EMENTAS DAS DISCIPLINAS:

METODOLOGIA CIENTÍFICA E ELABORAÇÃO DO TRABALHO MONOGRAFICO

Conhecimento e Ciência. Produção e transmissão do conhecimento através da pesquisa científica. Etapas do processo de produção de pesquisa científica. A construção do projeto de pesquisa. A importância dos resultados da pesquisa. Construção de artigo científico e monografia.

DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Concepções filosóficas na educação. Educação no século XXI. Formação de professores universitários: do planejamento à prática pedagógica. Instrumentação para prática pedagógica no ensino superior.

HISTÓRIA, PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS

Princípios Constitucionais de Proteção ao Consumidor; O Direito à Saúde; Interesses Difusos e Coletivos; Teoria Geral dos Direitos Fundamentais; Evolução das Declarações de Direitos; Dignidade e Trabalho na Filosofia do Direito; Introdução ao Direito Social; As Funções e as Dimensões dos Direitos Fundamentais; Tratados Decorrentes da Cf/88.

DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR

Código de Defesa do Consumidor. Política nacional das relações de consumo. Conceitos e relação entre consumidor e fornecedor. Prevenção e reparação de danos. Responsabilidade por fato e vício do produto e serviço. Garantia legal e contratual dos produtos e serviços. Oferta e publicidade. Sanções.

(6)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

Introdução e conceitos. Teorias publicistas. Teoria do risco administrativo. Teoria do risco integral. Responsabilidade estatal no direito brasileiro. Responsabilidade por atos legislativos, jurisdicionais e ilícitos. Reparação do dano. Da ação regressiva.

DIREITOS FUNDAMENTAIS E DIREITOS HUMANOS

A fundamentação dos direitos humanos; dimensões/gerações; funções; titularidade; destinatários; a história constitucional brasileira dos direitos fundamentais; direitos fundamentais em espécie; direitos fundamentais sociais; limites e restrições; instrumentos constitucionais de garantia.

PRINCÍPIOS LEGAIS DO DIREITO DO CONSUMIDOR, POLÍTICA NACIONAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO E SEUS INSTRUMENTOS

A Administração pública e a defesa do consumidor. As atribuições legais do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e o papel das agências reguladoras na proteção do consumidor. O SNDC e a Política Nacional das Relações de Consumo. As agências reguladoras e a defesa do consumidor. O exercício do poder de polícia administrativo e a defesa do consumidor. Discricionariedade administrativa e defesa do consumidor. Função dos órgãos de defesa do consumidor no exercício do poder de polícia; O poder regulamentar. O processo administrativo do consumidor. Sanções administrativas.

RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS E DAS PESSOAS JURÍDICAS A ELES RELACIONADAS

O conceito econômico de consumo e sua evolução. A proteção do consumidor, Abrangência e destinação do código – conceitos fundamentais, Política de consumo e de relações de consumo. Objetivos: Princípios. O princípio da vulnerabilidade . Os direitos do consumidor. Responsabilidade civil pelo fato do produto e seu regime jurídico. Responsabilidade civil por vício do produto. Contratos mercantis e normas contratuais do Código de Defesa do Consumidor.

Compra e venda a consumidor final. Disposições gerais da proteção contratual. Cláusulas abusivas. Contrato de adesão: características. Modificação e revisão de cláusulas contratuais. Código de Defesa do Consumidor. Crimes contra o consumidor: tipicidade e antijuridicidade.

PRÁTICAS COMERCIAIS ABUSIVAS

Práticas comerciais e o Art. 29 do CDC. Da oferta. Da Publicidade e de Marketing. Conceito de abuso de direito e caracterização do ato abusivo no direito privado. Práticas comerciais e relação de consumo. Práticas comerciais e o princípio da boa-fé. Dever de informar e ato abusivo. Práticas abusivas na legislação e na jurisprudência. Venda casada. Recusa de venda. Oferecimento de produto e serviço sem solicitação do consumidor.

(7)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

Prática abusiva e vulnerabilidade do consumidor. Direitos da personalidade e direito do consumidor. Cobrança de dívidas. Bancos de dados e cadastros de consumidores.

CONTRATOS DE CONSUMO

A nova teoria contratual e seus princípios informadores. A disciplina contratual no Código de defesa do consumidor. Fases pré e pós contratual do contrato de consumo. Deveres legais e contratuais do fornecedor. Responsabilidade contratual do fornecedor.Vulnerabilidade e hipsossuficiência do consumidor. Cláusulas abusivase seu regime de nulidade no Código de Defesa do Consumidor. Contratos de adesão.

CONTRATOS EM ESPÉCIE - CONTRATOS ELETRÔNICOS; CONTRATOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICA; CONTRATOS DE HOSPEDAGEM E TURISMO

Proteção contratual do consumidor. Cláusulas abusivas e proteção da confiança do consumidor. A responsabilidade contratual do consumidor. Os vícios dos produtos e serviços e os deveres contratuais. Rescisão e/ou resolução contratual e a proteção dos interesses legítimos do consumidor. Desequilíbrio contratual nas relações de consumo. Inexecução contratual e proteção do consumidor. Espécies de contratos de consumo e proteção do consumidor. Proteção do consumidor nos contratos de serviços. Direito Do Comércio Eletrônico; Direito Internacional; Produtos Transgênicos E Os Direitos Dos Consumidores.

TUTELA PENAL DO CONSUMIDOR

Direito penal econômico. Criminalização das práticas comerciais ilícitas. Repressão penal do fornecedor. Crimes de consumo. Bens jurídicos tutelados. Crimes em espécie. Agravantes e atenuantes dos crimes de consumo. Tutela penal econômica e imputação objetiva.

AÇÕES INDIVIDUAIS PARA TUTELAR OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES

Teoria, Prática e Jurisprudência das Tutelas de Urgência. Teoria, Prática e Jurisprudência da Ação Indenizatória e da Ação de Obrigação de fazer. Teoria, Prática e Jurisprudência da Ação de Consignação em pagamento e da Ação de Prestação de Contas. Teoria, Prática e Jurisprudência das Ações de Revisão Contratual, de Modificação Contratual e Declaratória de Nulidade. Teoria, Prática e Jurisprudência das Ações Coletivas para a Proteção do Consumidor.

ASPECTOS GERAIS DAS AÇÕES COLETIVAS

Tutela de Direitos Difusos e Coletivos e Tutela Coletiva de Direitos Individuais; Ação Civil Pública, Ação Popular, Mandado de Segurança Coletivo, Ação Civil Coletiva (para tutela de direitos individuais homogêneos) e Ação de Responsabilização por prática de Ato de Improbidade Administrativa; Inquérito Civil.

(8)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E DAS ASSOCIAÇÕES CIVIS NA DEFESA DOS CONSUMIDORES

O Ministério Público e o Direito do Consumidor. A Constituição da República e o Código de Defesa do Consumidor. O Código de Defesa do Consumidor como uma “lei de função social”. O caráter funcional do Código de Defesa do Consumidor. Os Princípios do Código de Defesa do Consumidor. O Ministério Público e a Defesa do Consumidor em Juízo.

PRÉ-REQUISITO PARA INSCRIÇÃO:

Preenchimento da ficha de pré-inscrição no site, assinatura do contrato (vamos até você ou você pode vir até o ICAP) e pagamento de taxa no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência.

DOCUMENTOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRICULA:

• 02 Foto 3x4 • Cópia RG • Cópia CPF

• Cópia Certidão de Casamento (se casado)

• Cópia Diploma de curso superior. Na ausência do diploma o aluno poderá entregar o atestado de conclusão de curso, que será aceito temporariamente, ficando sobre a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

• Cópia Histórico do 3º Grau (graduação) • Comprovante de endereço

CANCELAMENTO OU ADIAMENTO DO CURSOS:

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, automaticamente, 100% do valor pago, por meio de depósito ou conta bancaria indicado pelo participante, em até 20 dias úteis se o valor foi efetivado em dinheiro ou cartão de débito, se foi efetivado no cartão de crédito após o vencimento da fatura.

Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, mediante requerimento expresso do participante endereçado ao e-mail: admin@icapcursos.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária por ele, em até 20 dias úteis após a indicação dos dados bancários.

(9)

Publicado em 06 de novembro de 2017 – Esta versão substitui as versões anteriores.

O ICAP não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como: passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc. em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO:

O curso de Direito de Consumidor e os Princípios Constitucionais Aplicáveis possui carga horária de 400 horas, com duração dos módulos de 6 a 9 meses e prazo máximo para a entrega do trabalho de conclusão do curso (TCC) de 18 meses, a partir do início do curso.

As aulas são quinzenais, a noite de segunda a quinta-feira das 19:00 as 22:00 horas.

LOCAL DO CURSO:

Av. República do Líbano, nº 04, Bairro Monte Líbano, Cuiabá – MT

INVESTIMENTO: MATRICULA PARCELADO PARCELAS VALOR DA PARCELA VALOR DO CURSO VALOR DO CURSO / MATRICULA R$ 150,00 10 R$ 340,2 R$ 3.402,00 R$ 3.552,00 15 R$ 239,4 R$ 3.591,00 R$ 3.741,00 18 R$ 210,00 R$ 3.780,00 R$ 3.930,00

O pagamento da matricula será efetuada no ato da mesma por cartão de debito, crédito ou boleto bancário.

As parcelas serão pagas por meio de boleto bancário que serão enviados no e-mail do aluno em até 7 dias antes do vencimento ou com cartão de crédito.

Referências

Documentos relacionados

de sócio, proprietário, dirigente ou assemelhado da empresa proponente, ao invés de instrumento público de procuração ou instrumento particular, deverá apresentar

A construção do programa se divide em várias etapas: pesquisas sobre o artista que será entrevistado; conhecer o trabalho que ele realiza; montar uma apresentação atrativa

vsem rezultate in stanje po za- ključnem računu za leto 1986 ter smer razreševanja težav in ukrepe za v prillodnje. Obenem je prikazal tudi sanacijski pro- gram za

A tag fárad- hatatlan volt, újra és újra átszelte az orszá- got, keresztbe-kasul vonatozta, minden te- hénszaros városkában megállt beszélni egy kicsit az

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a Coordenadoria Institucional de Educação à Distância e a Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Curso

A dilatação do tempo e a contração do comprimento são conseqüências diretas da invariância da velocidade da luz. Podemos mostrar de uma forma mais detalhada a dilatação do tempo

O Certificado de Especialização do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO será fornecido aos alunos que atenderem aos

A área da bacia no estado de São Paulo é cerca de 25% maior que aquela drenada pelo Alto Paraná em Mato Grosso do Sul, mas a principal razão para a menor riqueza de espécies no