• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

EDITAL N

O

059/2012

PROCESSO SELETIVO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

- CURSOS INTEGRADOS -

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao processo seletivo para preenchimento de vagas para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida de forma integrada ao Ensino Médio, nos termos do artigo 39 da Lei N°9.394/96, do Decreto Federal N°5.154/2004 e da Resolução CNE/CEB N° 01/2005, para o ano letivo de 2013.

1. OS CURSOS E AS VAGAS

1.1 O processo seletivo de classificação de candidatos, mediante a realização de prova, abrangendo

conteúdos de disciplinas do Ensino Fundamental, visa preencher 1093 (um mil e noventa e três) vagas nos Campi do IFRJ, conforme discriminadas a seguir.

Eixo Tecnológico Código / Curso Técnico 1o semestre Vagas 2o semestre Vagas Total

CAMPUS AVANÇADO ARRAIAL DO CABO: 60 (sessenta) vagas

Informação e Comunicação AC-01 - Informática 30 30 60 CAMPUS DUQUE DE CAXIAS: 134 (cento e trinta e quatro) vagas

Controle e Processos Industriais DC-01 - Química 30 30 60

Produção Industrial DC-02 - Petróleo e Gás 30 30 60 CAMPUS NILO PEÇANHA - PINHEIRAL: 145 (cento e quarenta e cinco) vagas

Recursos Naturais NP-01 - Agropecuária 60 - 60

Ambiente, Saúde e Segurança NP-02 – Meio Ambiente 60 - 60

Informação e Comunicação NP-03 - Informática 25 - 25 CAMPUS NILÓPOLIS: 180 (cento e oitenta) vagas

Ambiente, Saúde e Segurança NI-01 - Controle Ambiental 60 60 120

Controle e Processos Industriais NI-02 - Química 30 30 60 CAMPUS PARACAMBI: 128 (cento e vinte e oito) vagas

Controle e Processos Industriais PA-01 - Eletrotécnica 36 36 72

Controle e Processos Industriais PA-02 - Mecânica 36 36 72 CAMPUS RIO DE JANEIRO: 300 (trezentas) vagas

Produção Alimentícia RJ-01 - Alimentos 30 30 60

Ambiente, Saúde e Segurança RJ-02 - Biotecnologia 30 30 60

Ambiente, Saúde e Segurança RJ-03 - Farmácia 30 30 60

Ambiente, Saúde e Segurança RJ-04 - Meio Ambiente 30 30 60

(2)

CAMPUS SÃO GONÇALO: 72 (setenta e duas) vagas

Controle e Processos Industriais SG-01 - Química 36 36 72 CAMPUS VOLTA REDONDA: 72 (setenta e duas) vagas

Controle e Processos Industriais VR-01 - Automação Industrial 36 36 72 1.2 O presente processo seletivo está aberto a qualquer pessoa que apresente como escolaridade mínima

o Ensino Fundamental completo ou esteja cursando o 9º ano desse nível de ensino no ano de 2011.

1.3 Os Cursos Técnicos em Automação Industrial, para o Campus Volta Redonda, em Petróleo e Gás, para o Campus Duque de Caxias, e em Informática, para o Campus Avançado Arraial do Cabo, têm a duração de 07 (sete) períodos semestrais (três anos e meio); os Cursos Técnicos em Agropecuária, em Meio Ambiente e em Informática, para o Campus Nilo Peçanha – Pinheiral, têm duração de 3 (três) períodos anuais (três anos); os demais Cursos têm a duração de 08 (oito) períodos semestrais (quatro anos). A carga horária de todos os cursos é acrescida das horas referentes ao estágio curricular supervisionado.

1.4 A certificação expedida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro se dará em certificado único, referente aos Ensinos Médio e Técnico, após a conclusão da matriz curricular obrigatória, do estágio curricular supervisionado e da apresentação de seminário de estágio.

1.5 Todos os cursos funcionam no horário diurno, podendo ser suas aulas distribuídas pelos turnos matutino e/ou vespertino, parcial ou totalmente.

1.5.1 O último período letivo de alguns cursos será oferecido no horário noturno.

2. A INSCRIÇÃO

2.1 As inscrições no processo seletivo estarão abertas no período compreendido entre as 16 horas do dia

13 de agosto e as 16 horas do dia 14 de setembro de2012 e deverão ser realizadas, exclusivamente

via internet, de acordo com os seguintes procedimentos:

I – acessar o endereço eletrônico www.ifrj.edu.br no período de inscrição, e seguir as orientações ali contidas;

II – preencher o Formulário de Inscrição de forma completa e enviá-lo via internet, devendo os candidatos, que solicitarem isenção da taxa de inscrição, fazer essa opção no preenchimento do Formulário de Inscrição;

III – imprimir o boleto bancário, pagável em qualquer agência bancária, obtido no mesmo endereço eletrônico, ou, no caso dos solicitantes de isenção, imprimir o formulário de isenção;

2.1.1 O candidato que solicitar a isenção deverá seguir os procedimentos descritos na seção 3 deste Edital. 2.1.2 O candidato que não for solicitante de isenção, ou tiver seu pedido de isenção indeferido, deverá

efetuar o pagamento, em espécie ou por meio de qualquer serviço de pagamento via internet, obrigatoriamente por meio do boleto.

2.1.3 A cada Formulário de Inscrição enviado corresponde um único boleto bancário. A geração e a impressão do boleto bancário só estarão disponíveis após o preenchimento e o envio do Formulário de Inscrição.

2.1.4 A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

2.1.5 A inscrição somente será considerada válida após ter sido informada, pela rede bancária, a confirmação do pagamento do valor da taxa de inscrição.

2.1.6 A inscrição cujo pagamento não for creditado até o 1º dia útil posterior ao último dia de inscrição, conforme o período estabelecido no item 2.1, será considerada nula.

2.1.7 O IFRJ não se responsabiliza por pedidos de inscrição não recebidos devido a fatores de ordem técnica que prejudiquem os computadores ou impossibilitem a transferência dos dados, a falhas de comunicação ou ao congestionamento das linhas de comunicação.

2.1.8 O candidato deve guardar em seu poder o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

2.1.9 Não será permitida a transferência do valor pago como taxa de inscrição para outra pessoa, assim como a transferência da inscrição para pessoa diferente daquela que a realizou.

2.1.10 O pagamento da taxa de inscrição só terá validade para o presente processo seletivo e seu valor só será devolvido em caso de cancelamento do mesmo.

(3)

a) o Campus onde deseja estudar e

b) o código do Curso Técnico de sua preferência.

2.2.1 O candidato só poderá optar por um dos Campi e, depois de efetivada a inscrição, não poderá

modificar sua opção.

2.2.2 A indicação do Curso Técnico será usada para fins estatísticos e de controle interno da Instituição. A real escolha de curso, entre os oferecidos pelo Campus escolhido, será realizada pelo candidato classificado no ato da matrícula.

2.3 O candidato com deficiência que necessite de condições especiais para a realização da prova deverá fazer essa notificação no item correspondente do Formulário de Inscrição e dirigir-se, pessoalmente ou por meio de seu representante legal, no período de inscrição, aos Campi do IFRJ discriminados no

Anexo II deste Edital, respeitado o horário estabelecido para cada Campus, para solicitar por escrito,

em formulário próprio da Instituição, disponível na página do IFRJ na internet, www.ifrj.edu.br, o tipo de condição especial e os recursos de que necessita, anexando parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

2.3.1 O candidato com deficiência que necessitar de tempo adicional para a realização da prova deverá requerê-lo no formulário citado no item anterior, anexando parecer emitido por especialista da área de sua deficiência (Art. 40 do Decreto Federal Nº 3.298/99).

2.3.2 As condições especiais somente serão oferecidas no local onde serão realizadas as provas, observados os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

2.3.3 O candidato com deficiência, resguardadas as condições especiais previstas neste Edital, participará do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, conforme previsto no Art. 41 do Decreto Federal Nº 3.298/99, no que concerne

a) ao conteúdo das provas;

b) à avaliação e aos critérios de aprovação; c) ao horário e ao local de realização das provas e

d) à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

2.4 São de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no Formulário de Inscrição, bem como o pagamento da taxa de inscrição, em observância às normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento.

2.5 O Cartão de Inscrição definitivo estará disponível no endereço eletrônico www.ifrj.edu.br de 30 de outubro a 01 de novembro de 2012.

2.5.1 O Cartão de Inscrição informará o local de realização da Prova, os dados do candidato e o Campus para o qual concorre.

2.5.2 Caso o candidato constate divergências entre o Cartão de Inscrição e o Formulário de Inscrição, ele deverá solicitar a retificação de seus dados, através do correio eletrônico concursos@ifrj.edu.br, de

30 de outubro de 2012, impreterivelmente, respeitado o descrito no subitem 2.2.1.

2.5.3 Havendo divergências entre o Cartão de Inscrição e o Formulário de Inscrição, prevalecerão as informações constantes no Formulário de Inscrição.

2.6 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais ele não poderá alegar desconhecimento.

3. A SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO

3.1 A isenção será concedida somente para o Campus escolhido no Formulário de Inscrição, no ato da inscrição.

3.2 O candidato que desejar requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição no Processo

Seletivo/2013 para os Cursos Técnicos oferecidos pelo IFRJ deverá gerar o requerimento de isenção no período compreendido entre as 16 horas de 13 de agosto e as 18 horas do dia 16 de agosto de

2012, que estará disponível para impressão somente após o preenchimento do Formulário de

Inscrição, na página na internet do IFRJ, www.ifrj.edu.br;

3.3 O procedimento de solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição consiste no

preenchimento do requerimento de isenção e na apresentação de cópia (xerox) dos seguintes documentos:

a) certidão de nascimento do candidato;

b) contracheque mais recente e/ou Carteira Profissional (folha de rosto, contrato de trabalho e atualização salarial) dos familiares que trabalham na economia formal;

(4)

c) carteira de identidade e declaração de próprio punho (assinada e datada), indicando a atividade exercida e o valor da renda recebida mensalmente, dos familiares autônomos ou que trabalham na economia informal;

d) comprovante do beneficio ou da pensão (pode ser extrato bancário ou recibo da aposentadoria) dos familiares aposentados ou pensionistas;

e) o Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo CadÚnico; f) declaração da escola, quando for estudante de escola da rede pública.

3.4 O requerimento de solicitação de isenção preenchido e os documentos exigidos deverão ser

entregues, exceto feriados, em envelope lacrado, até 17 de agosto de 2012, em qualquer um dos Campi mencionados no Anexo II a este Edital, respeitado o horário estabelecido para cada Campus. 3.4.1 Serão desconsiderados os requerimentos que não estiverem acompanhados dos documentos

comprobatórios solicitados.

3.5 A listagem com os nomes dos candidatos isentos, e dos que tiveram sua solicitação de isenção

indeferida, será divulgada em 24 de agosto de 2012 na página na internet do IFRJ, www.ifrj.edu.br.

3.6 O candidato que tiver seu pedido de isenção deferido terá a inscrição, efetuada na página do IFRJ,

automaticamente validada. Caso o candidato tenha seu pedido de isenção indeferido, deverá efetuar o pagamento de sua inscrição, obrigatoriamente, através do boleto bancário, que deverá ser gerado no link específico para a reimpressão de boleto, na página do IFRJ.

3.6.1 A concessão da isenção garante a participação do candidato no Processo Seletivo desejado.

4. A PROVA

4.1 O processo seletivo para os Cursos Técnicos, na modalidade integrada ao Ensino Médio, consiste em

uma Prova Objetiva de múltipla escolha que contém 25 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática, e de uma Redação. Cada questão de múltipla escolha tem o valor de 4 pontos e a Redação, o valor de 20 pontos, totalizando 120 pontos.

4.2 A prova (Objetiva e Redação) será realizada no dia 02 de novembro de 2012, sexta-feira, das 09 às 12 horas, no local indicado no Cartão de Inscrição.

4.2.1 O candidato deverá chegar ao local da prova com antecedência mínima de 01 (uma) hora, munido do Cartão de Inscrição, de um documento recente de identificação com foto (carteira de identidade, carteira, do ano de 2011, de estudante, de clube ou associação) e de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

4.2.2 Os portões de acesso aos prédios onde serão realizadas as provas serão fechados às 8 horas e 45

minutos e, após esse horário, nenhum candidato poderá entrar, sendo eliminado do processo

seletivo.

4.3 O candidato que, nos dias que antecederem à realização da prova, apresentar qualquer doença infectocontagiosa ou restrição de mobilidade, e necessitar de tratamento diferenciado para a sua realização, deverá comunicar à Diretoria de Concursos e Processos Seletivos essa necessidade, através do correio eletrônico concursos@ifrj.edu.br, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, ou, em casos extraordinários, com a maior antecedência possível.

4.3.1 As condições especiais somente serão oferecidas no local onde a prova for realizada.

4.4 É proibido, durante a prova, usar calculadora, boné ou similares, régua, esquadro, transferidor,

compasso ou similares, bem como portar relógios, pagers, celulares, fones de ouvido ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos e/ou de comunicação.

4.5 O candidato só poderá sair do local de realização da prova decorridos 60 (sessenta) minutos do seu

início.

4.6 O candidato deverá cumprir as instruções constantes no Caderno de Questões e acatar as orientações

do fiscal de sala, sob pena de eliminação do processo seletivo.

4.6.1 O candidato poderá levar seu Caderno de Questões se sair do local de realização da prova nos 30 minutos que antecedem o seu término.

4.6.2 O gabarito será divulgado no dia 02 de novembro de 2012, a partir das 18 horas, na página do IFRJ na internet, www.ifrj.edu.br.

4.7 Serão admitidos recursos quanto à formulação das questões e quanto ao gabarito oficial da prova, a

serem interpostos no dia 05 de novembro de 2012, desde que devidamente fundamentados.

4.7.1 Esses recursos devem ser apresentados em qualquer um dos Campi do IFRJ constantes no Anexo II a este Edital, respeitado o horário estabelecido para cada Campus.

4.8 Será eliminado do processo seletivo o candidato que:

(5)

b) obtiver rendimento nulo (zero) nas questões de Língua Portuguesa ou nas questões de Matemática; c) não obtiver o mínimo de 32 pontos (8 acertos) nas 25 questões da Prova Objetiva;

d) obtiver nota zero na Redação ou

e) infringir as normas estabelecidas neste Edital.

4.8.1 Somente serão corrigidas as Redações dos candidatos não eliminados.

4.8.2 O candidato apanhado em flagrante de fraude na realização da prova terá a mesma apreendida, sendo eliminado do processo seletivo com nota zero.

4.9 Não haverá segunda chamada, sob qualquer pretexto.

5. O RESULTADO E A CLASSIFICAÇÃO

5.1 A relação nominal com as notas obtidas pelos candidatos na Prova Objetiva e na Redação (candidatos

não eliminados) será divulgada no dia 11 de dezembro de 2012, após as 18 horas, na página da Instituição, www.ifrj.edu.br.

5.2 Será permitido ao candidato solicitar revisão da nota atribuída à Redação. Para isso, ele deverá

preencher requerimento, no dia 12 de dezembro de 2012, em qualquer um dos Campi do IFRJ constantes no Anexo II a este Edital, respeitado o horário estabelecido para cada Campus.

5.3 O resultado e a classificação finais do processo seletivo, assim como as notas revisadas, serão

divulgados na página da Instituição, www.ifrj.edu.br, no dia 04 de janeiro de 2013, após as 18 horas.

5.4 Os candidatos serão classificados, em ordem decrescente, a partir da pontuação total obtida na

prova.

5.4.1 O desempate obedecerá à seguinte ordem: a) maior nota na Redação;

b) maior número de pontos obtidos nas questões objetivas de Língua Portuguesa e c) idade dos candidatos, privilegiando-se os de maior idade.

5.5 A classificação dos candidatos somente terá validade para o ano letivo de 2012.

6. A OPÇÃO DE CURSO E A MATRÍCULA

6.1 O preenchimento das vagas se dará, obedecendo estritamente à ordem de classificação, conforme o

número total de vagas oferecidas pelo Campus para o qual o candidato se inscreveu.

6.2 A matrícula será realizada no período de 07 a 09 de janeiro de 2013, conforme Anexo IV

(Orientações à matrícula) a ser disponibilizado no dia da divulgação do resultado final.

6.2.1 Dentro do período previsto no item anterior, cada Campus realizará a matrícula conforme suas especificidades, portanto, o candidato classificado deverá comparecer em dia e horário previstos para a matrícula conforme a classificação obtida.

6.3 O candidato classificado, acompanhado do responsável, deverá comparecer ao Campus para o qual se

inscreveu para, obedecendo à ordem de classificação e de acordo com o Anexo IV (Orientações à

matrícula), realizar a escolha de curso e/ou turno e a efetivação da matrícula.

6.3.1 O candidato que chegar ao local após o horário de início do procedimento de escolha para seu grupo de classificados perderá sua vez na ordem de escolha. Ele deverá aguardar para ser chamado após o atendimento do último convocado de seu grupo, quando, então, escolherá dentre as vagas restantes. Da mesma forma, o candidato que chegar depois de encerrado o atendimento dos grupos do dia somente fará sua escolha no dia seguinte.

6.3.2 A indicação do curso de preferência, feita no Formulário de Inscrição, conforme dispõe o item 2.2, não dará prioridade ao candidato na escolha de curso, a qual obedecerá rigorosamente à ordem da classificação final.

6.4 Ao final do período de atendimento para a escolha de curso/turno, previsto no item 6.2, o candidato que não tiver comparecido será considerado eliminado do processo seletivo.

6.5 A matrícula deverá ser efetivada na Secretaria de Ensino Médio e Técnico, no mesmo dia da escolha

de curso, nos endereços constantes no Anexo II a este Edital, conforme a opção de Campus do candidato.

6.6 Visando ao preenchimento total das vagas oferecidas neste Edital, após a matrícula dos candidatos

classificados, se houver vagas não preenchidas, poderão ocorrer reclassificações, obedecendo à ordem de classificação final. As reclassificações serão divulgadas na página da Instituição, www.ifrj.edu.br, de acordo com o seguinte cronograma:

(6)

a) 1ª reclassificação: dia 11 de janeiro de 2013, a partir das 18 horas e b) 2ª reclassificação: dia 17 de janeiro de 2013, a partir das 18 horas.

6.6.1 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação das reclassificações.

6.6.2 O candidato reclassificado deverá comparecer ao Campus para o qual se inscreveu para realizar a escolha de curso e/ou turno e efetivar a matrícula, conforme a Escala de Matrícula que será divulgada juntamente com a listagem de reclassificação, nas seguintes datas:

a) Listados na 1ª Reclassificação: dia 14 e 15 de janeiro de 2013; b) Listados na 2ª Reclassificação: dia 18 de janeiro de 2013.

6.6.3 Persistindo a existência de vagas ociosas após a segunda reclassificação o IFRJ realizará reclassificações sucessivas, conforme a ordem de classificação, para o preenchimento dessas vagas.

6.7 Os alunos matriculados que não frequentarem, sem justificativa comprovada, nenhum dos 5 (cinco)

primeiros dias letivos, serão considerados desistentes, tendo sua matrícula cancelada, e perderão o direito à vaga.

6.8 No caso de vagas ociosas relativas ao item 6.7, o IFRJ realizará novas reclassificações para o

preenchimento das citadas vagas até o 10º dia letivo.

6.9 O IFRJ reserva-se o direito de estabelecer contato individual com cada candidato classificado a partir

da segunda reclassificação em diante, para efeito de comunicação de resultado. No entanto, o IFRJ não se responsabilizará pelo não contato devido a problemas técnicos com o telefone ou e-mail informado, à falta do número ou endereço de contato, ou ainda, a erros sobre essas informações.

6.10 Os mesmos critérios descritos nos itens 6.2, 6.3, 6.4 e seus subitens serão aplicados por ocasião da

escolha de curso dos candidatos reclassificados.

6.11 O candidato reclassificado deverá cumprir os mesmos procedimentos de matrícula estabelecidos nos

itens 6.5 e 6.6, e no Anexo IV a este Edital.

7. AS OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES

7.1 Os Anexos, os programas da prova e os demais esclarecimentos sobre os Cursos Técnicos e o processo

seletivo serão disponibilizados na página da Instituição na internet, www.ifrj.edu.br.

7.2 Para o cumprimento dos horários previstos neste Edital, levar-se-á em consideração o horário de

Brasília/DF.

7.3 É prerrogativa do IFRJ a ampliação da oferta de vagas, assim como a organização das turmas, não

sendo garantida a continuidade dos estudos em determinado turno ao longo do curso.

7.4 Durante o primeiro semestre cursado pelo aluno no IFRJ não será concedido trancamento de

matrícula, ressalvando-se a hipótese de ocorrer situação amparada por lei específica.

7.5 A transferência interna de curso, no mesmo Campus, ou a transferência entre Campi só poderá ser

pleiteada pelo aluno depois de cursado, com aproveitamento, o número de semestres letivos estabelecidos no Regulamento do Ensino Médio e Técnico da Instituição e sua concessão dependerá da existência de vaga no novo curso pretendido.

7.6 Todas as informações disponibilizadas na página do IFRJ, na internet, bem como os programas, a folha de rosto da prova, o Cartão de Inscrição, o Formulário de Recursos e os Avisos Oficiais constituem normas que complementam este Edital.

7.7 Os trabalhos do processo seletivo serão organizados pela Diretoria de Concursos e Processos Seletivos- DCPS, estabelecida pela Reitoria do IFRJ.

7.8 Os resultados finais do processo seletivo serão homologados pelo Reitor do Instituto Federal de

Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

7.9 As situações não previstas neste Edital serão analisadas pela Diretoria de Concursos e Processos

Seletivos-DCPS e encaminhadas, para solução, à Reitoria do IFRJ.

7.10 Fica eleito o foro da Justiça Federal da cidade do Rio de Janeiro, com exclusão e renúncia de

qualquer outro por mais privilegiado que seja, para dirimir questões oriundas do presente processo seletivo.

Rio de Janeiro, 10 de agosto de 2012.

FERNANDO CESAR PIMENTEL GUSMÃO Reitor do IFRJ

Referências

Documentos relacionados

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Processo de produção, de acordo com a reivindicação caracterizado por ser utilizado para a padronização de técnicas sorológicas (ELISA, Western

Querendo ajudar o colega, eles disputam o alinhamento de quem detém o poder para tomar o lugar da professora, quando esta não está posicionada no centro da atividade, mesmo que

2. O Museu Municipal de Alcochete incorpora todos os bens culturais provenientes de trabalhos arqueológicos efectuados na área geográfica do Concelho, bem como todos os outros,

Comissão Própria de Avaliação Pesquisa sobre aspectos socioeconômicos e

[r]

Apenas docentes do quadro efetivo da Ufopa e em regime de dedicação exclusiva poderão se inscrever no presente edital. Todas as inscrições serão realizadas na categoria PIC Ciências,

Colaborador 2: Sim tem que acontecer e na verdade, principalmente nos aspectos muito positivos vamos afirmar assim, que isto traria, é no pensar do professor no sentido