• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

Edital PROPPG 02-2013/PIBIC-Jr da Fundação Araucária

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE

INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), em conjunto com o Comitê Interno do Programa Institucional de Iniciação Científica da UTFPR informa que no período de 19/02/2013 a 27/02/2013 estarão abertas as inscrições de processos de Iniciação Científica para alunos do ensino médio ou profissional a serem apoiados com recursos do CNPq e da Fundação Araucária - PIBIC-Jr.

1. DOS OBJETIVOS

I. Objetivo Geral

Estimular a iniciação científica de alunos, que, em 2013 estarão cursando da 6ª a 8ª série e/ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, o Ensino Médio ou a Educação Profissional, regularmente matriculados em escolas públicas localizadas no estado do Paraná, mediante a realização de estágios junto a projetos ofertados na UTFPR.

II. Objetivos Específicos

a) Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais no ensino médio e profissional mediante o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação;

b) Ampliar a articulação entre instituições de ensino superior e de pesquisa e o ensino médio e profissional, oportunizando parceria na formação de futuros profissionais; c) Favorecer o aprendizado dos estudantes das escolas envolvidas em práticas de

pesquisas diferenciadas, com vistas a valorizar a formação do aluno-pesquisador e motivar sua inserção no meio científico-acadêmico;

d) Incentivar os docentes/pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa na aproximação com a escola pública como espaço de investigação e intervenção. e) Fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e

tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio.

2 DOS REQUISITOS, DIREITOS E DEVERES DO PESQUISADOR

I. Possuir no mínimo título de mestre e experiência compatível com a função de orientador formador de recursos humanos qualificados.

(2)

2 II. Ter produção profissional divulgada em revistas especializadas, livros, capítulo de livros,

anais de encontros científicos, exposições, etc.

III. Adotar todas as providências que envolvam permissões e autorizações especiais de caráter ético ou legal, necessárias para a execução das atividades.

IV. Estar cadastrado no Sistema de Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, em grupo certificado pela UTFPR.

V. Ser docente / pesquisador com dedicação exclusiva (DE) ou em regime de trabalho de tempo integral (40h) na UTFPR.

VI. Possuir projeto de pesquisa aprovado. Entende-se como projeto de pesquisa aprovado aqueles projetos que:

a) Tenham sido aprovados pela chefia do proponente ou pela coordenação de curso do qual participa o proponente.

b) Tenham sido aprovados pela coordenação de programa de pós-graduação stricto sensu do qual participa o proponente.

c) Tenham sido aprovados pelas DIRPPG, que poderão criar uma comissão própria para a aprovação dos projetos, caso isso seja necessário.

d) Tenham sido aprovados em órgão de fomento externos à UTFPR a partir de 2011. Parágrafo único: Pesquisadores que exercem atividades de pesquisa na UTFPR, por exemplo: Pós-Doc., PV, PNPD, PVNS, etc. devem possuir projeto aprovado pelo programa de pós-graduação a que estão vinculados ou aprovado por órgão de fomento.

VII. Submeter projeto no formulário de inscrição de projetos da PROPPG.

VIII. Indicar no máximo três (3) alunos, com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas, observando princípios éticos, dentro do prazo a ser divulgado pela PROPPG em sua página.

Parágrafo primeiro – Dos alunos indicados todos podem, dependendo do número de bolsas disponíveis, receber bolsa concomitantemente.

Parágrafo segundo – Excepcionalmente poderão ser indicados alunos voluntários.

IX. Orientar no máximo 3 (três) bolsistas de iniciação cientifica júnior nas distintas fases do trabalho, incluindo a elaboração do plano de atividades e relatórios

X. Providenciar o registro do(s) aluno(s) indicado(s) à bolsa ou como voluntário(s) no grupo de pesquisa certificado pela UTFPR e cadastrado no diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq ao qual pertença.

XI. Participar da organização do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR como coordenador de sessão, avaliador de trabalhos, revisor de trabalhos ou outra função compatível, sempre que solicitado.

XII. Acompanhar a exposição dos bolsistas nos eventos de avaliação e divulgação dos resultados do plano de iniciação cientifica júnior.

XIII. Incluir os nomes dos alunos sob sua orientação como co-autores de publicações sempre que elaborados com a efetiva participação dos mesmos.

(3)

3 XIV. Responsabilizar-se pela identificação visual obrigatória da Fundação Araucária e do CNPq como financiadores do PIBIC Jr, nas publicações de trabalhos apresentados em eventos de qualquer natureza e em qualquer meio de divulgação.

XV. Solicitar, com justificativa e relatório técnico-científico parcial, a substituição de um bolsista, desde que respeitados os prazos operacionais adotados pela UTFPR.

Parágrafo único - A partir da segunda indicação de aluno para a mesma bolsa vigente, a justificativa será analisada pelo Comitê Interno do Programa Institucional de Iniciação Científica da UTFPR.

XVI. Encaminhar o relatório técnico-científico parcial (sétimo mês de vigência da bolsa) e final na substituição ou encerramento do período de vigência da bolsa.

XVII. O Professor orientador deverá guardar a documentação original (termo de compromisso, plano de atividade, relatórios) por cinco anos, devendo o disponibilizar sempre que solicitado.

3. DOS REQUISITOS, DIREITOS E DEVERES DO(S) ALUNO(S) A SEREM INDICADO(S)

I. Estar regularmente matriculado da 6ª a 8 ª série e/ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio ou de Educação Profissional, de escolas públicas localizadas no estado do Paraná.

II. Estar desvinculado do mercado de trabalho.

III. Possuir frequência escolar igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento). IV. Apresentar histórico escolar com rendimento satisfatório.

V. Ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.

VI. Apresentar autorização dos pais ou responsáveis (no caso de candidato menor de 18 anos) para participar do Programa PIBIC Jr.

VII. Desenvolver em conjunto com seu orientador, um plano de atividades da pesquisa a ser realizada.

VIII. Estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada acumulação com a de quaisquer outros programas, inclusive com a bolsa permanência.

IX. Executar individualmente o plano de trabalho dedicando vinte (20) horas semanais ao mesmo.

X. Apresentar os resultados finais do plano de atividades, sob a forma de exposição oral e/ou painel, acompanhado de um relatório de pesquisa final.

XI. Fazer referência a sua condição de aluno de Iniciação Científica Jr. nas publicações e trabalhos apresentados.

XII. Incluir o nome do orientador nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados contaram com a participação efetiva deste.

XIII. Apresentar o relatório técnico-científico parcial (sétimo mês de vigência da bolsa) e final na substituição ou encerramento do período de vigência da bolsa.

XIV. Atuar como monitor do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR ou do Câmpus da UTFPR onde estiver desenvolvendo suas atividades sempre que solicitado.

(4)

4 XV. O tempo máximo permitido para afastamento é de 15 dias consecutivos, sendo os que afastamentos por períodos mais longos devem ser analisados pela Coordenação do Programa Institucional de Iniciação Científica da UTFPR mediante solicitação por escrito do aluno com anuência do orientador.

XVI. É expressamente vedada a divisão da mensalidade de uma bolsa entre dois (2) ou mais alunos.

4. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

I. Os documentos, a serem submetidos por meio eletrônico no endereço

http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/proppg/editais/editais-2013, necessários à inscrição no Programa Institucional de Iniciação Científica da UTFPR, devem ser no formato PDF e são os seguintes:

a) Currículo Lattes (no formato PDF) atualizado do proponente contendo as orientações e produção intelectual, a partir de janeiro de 2010.

Como obter: selecione na Plataforma Lattes “atualizar currículo”, em seguida acione o 10º ícone no menu secundário no lado direito da página “Gerar Página para Impressão” e, então marque os seguintes itens: Selecionar todos; Modelo de currículo - Personalizado, Estilo – Com cores e elementos gráficos; Idioma – Português; Padrão de referências bibliográficas da produção – ABNT; Período de atuação profissional - desde o ano de 2010: Produção - utilizar citação bibliográfica informada e; Período de produção - desde o ano de 2010. Finalize acionando “confirmar”. Converta esse arquivo para o formato PDF;

b) Ficha de pontuação do proponente (Anexo I) preenchida;

Parágrafo primeiro - autoria ou coautoria livros e/ou capítulos de livros devem ser comprovados anexando à ficha de pontuação, cópia no formato PDF de partes do livro comprovando: autoria, editora, ISBN, etc.

Parágrafo segundo – propriedade intelectual depositada ou concedida devem ser comprovadas anexando cópia no formato PDF à ficha de pontuação,

c) Comprovante de que pertence a grupo de pesquisa da UTFPR cadastrado no CNPq (link para o grupo de pesquisa);

d) Cópia do projeto de pesquisa aprovado pela coordenação de curso, ou pela chefia ou pela coordenação de pós-graduação, ou comissão própria criada pela DIRPPG; ou cópia projeto de pesquisa aprovado em órgão de fomento (formato PDF, limitado a 1 megabyte (MB));

e) Quando for o caso, comprovante de que o proponente é coordenador de projeto de pesquisa aprovado, vigente e financiado ou aprovado por mérito, mas sem financiamento, ou projeto submetido (a partir de janeiro de 2011) junto a órgão de fomento externo à UTFPR, (link para o resultado do edital, ou e-mail informado o resultado do edital, etc.).

f) Comprovante de que é bolsista de pós-doutoramento, PV, PNPD, PVNS, etc., na UTFPR, quando for o caso (anexar no formato PDF a ficha de pontuação).

(5)

5

5. DOS RESPONSÁVEIS PELA ANÁLISE E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

I. Os responsáveis pela análise da documentação e divulgação dos resultados é o Comitê Interno do Programa Institucional de Iniciação Científica da UTFPR.

Parágrafo Primeiro - O referido Comitê poderá desde que se faça necessário, solicitar a análise dos currículos dos participantes do Programa Institucional de Iniciação Cientifica a pesquisadores de comprovada competência acadêmica. Parágrafo Segundo – Documentos fora do formato (por exemplo, documentos em DOC ao invés de PDF), ausência de informação e/ ou documentos, entre outros desclassificam automaticamente a inscrição.

II. O Comitê Interno analisa e valida:

a) a pontuação correspondente ao nível de bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ) ou em Desenvolvimento Tecnológico (DT) em vigência do CNPq do proponente (1A – 280 pontos, 1B – 260 pontos, 1C – 240 pontos, 1D – 220 pontos e 2 – 200 pontos) ouum máximo de 180 pontos ao currículo Lattes do proponente conforme critérios expostos no modelo de ficha de pontuação disponível no Anexo I.

Parágrafo único – bolsa de Produtividade da FA será equiparada a bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ2) ou em Desenvolvimento Tecnológico (DT2). b) a pontuação correspondente à participação em programa de pós-graduação da UTFPR

como professor permanente ou colaborador;

Parágrafo único – Esta pontuação será comprovada mediante consulta ao relatório DATA CAPES (exercício 2011).

c) os trinta (30) pontos do proponente que comprovar ser coordenador de projeto de pesquisa aprovado, vigente e financiado junto a órgão de fomento externo à UTFPR ou os vinte (20) pontos do proponente que comprovar ser coordenador de projeto de pesquisa aprovado por mérito ou os dez (10) pontos do proponente que comprovar ser coordenador de projeto de pesquisa submetido junto a órgão de fomento externo à UTFPR;

III. O Comitê Interno tabula as notas atribuídas aos processos conforme Anexo I. Serão considerados aprovados aqueles que tiverem nota igual ou superior a trinta (30) pontos. As bolsas serão atribuídas em ordem decrescente da pontuação dos processos aprovados.

Parágrafo único – Caso o número de bolsas seja superior ao número de processos aprovados, novas atribuição de bolsas seguirão o mesmo critério. IV. Como critérios de desempate, quando for o caso, serão considerados pela ordem:

a) nível da bolsa Produtividade em Pesquisa e Extensão Inovadora (PQ) ou em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) em vigência do CNPq ou FA do proponente,

b) número de artigos A1 publicados ou de patentes concedidas a partir de 2010; c) número de artigos A2 publicados a partir de 2010;

d) número de artigos B1 publicados a partir de 2010; e) tempo que o proponente é servidor da UTFPR.

(6)

6 V. A PROPPG divulgará em sua página, por ordem alfabética do nome do proponente, a lista de processos (incluindo número de bolsas) aprovados, na data informada no Item 7.2 deste edital.

Parágrafo primeiro – Esta data poderá ser alterada caso os órgãos de fomento (CNPq e Fundação Araucária) atrasem a divulgação das cotas concedidas a UTFPR.

Parágrafo segundo – As bolsas serão distribuídas entre os orientadores após divulgação pelos órgãos de fomento, seguindo a pontuação em ordem decrescente.

VI. Os Professores orientadores inscritos neste Edital podem entrar com recursos até a data informada no Item 7.3 deste edital.

VII. Os resultados serão homologados e divulgados na pagina de Editais da PROPPG até a data informada no Item 7.4 deste edital.

VIII. Os Professores orientadores contemplados com bolsas neste Edital devem indicar os bolsistas nas DIRPPG até a data informada no Item 7.5 deste edital.

Parágrafo primeiro – a indicação consiste na entrega dos dados pessoais, bancários, termo de compromisso e plano de atividade assinados na DIRPPG até a data estipulada no item 7.5.

Parágrafo segundo – O atraso nas indicações implica no remanejamento das cotas de bolsas.

Parágrafo terceiro – Cotas remanescentes, se existentes serão redistribuídas.

ANÁLISE E R

6. RESULTADOS E RECURSOS

I. Após a divulgação dos resultados dos processos, o proponente poderá a seu critério interpor recurso contra a decisão do Comitê, até data informada no Item 7.3 deste edital. II. O recurso deverá estar bem fundamentado, ser protocolado junto à Diretoria de Pesquisa e

Pós-Graduação (DIRPPG) ou órgão equivalente do Câmpus onde o proponente está lotado.

III. O Comitê Interno do Programa Institucional de Iniciação Científica para alunos do Ensino Médio analisará os recursos disponibilizando as respectivas devolutivas aos interessados em data estipulada no item 7.4 deste edital.

IV. Os casos omissos serão resolvidos pelo Comitê Interno do Programa Institucional de Iniciação Científica em consonância com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

(7)

7

7. DATAS IMPORTANTES

1. Período de inscrição/ submissão de projetos

(incluindo toda a documentação pertinente) conforme especificado no item 3.

De 19/02/2013 a 27/02/2013

2. Divulgação dos resultados Até 04/03/2013

3. Recursos nas DIRPPG Até 12:00 do dia 06/03/2013

4. Homologação dos resultados 07/03/2013

5. Indicação de bolsista na DIRPPG Até 15/03/2013 6. Distribuição de cotas remanescentes (se houver)

Vigencia 03/2013 a 01/2014 Até 22/03/2013

Obs: As datas poderão ser alteradas em função de um atraso da Fundação Araucária na divulgação da quota institucional.

8. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 1.

BENEFÍCIO DA BOLSA PIBIC-Jr: Mensalidade correspondente ao valor estabelecido pelo CNPq de R$100,00 (cem reais), complementada pela Fundação Araucária em R$ 50,00 (cinquenta reais), totalizando R$150,00 (cento e cinquenta reais) .

Como regra:

a) nos casos de exoneração ou falecimento, a orientação do aluno poderá ser passada a outro orientador desde que este já esteja habilitado e participe do edital vigente. Em casos de impedimento eventual do novo orientador, a(s) bolsa(s) retorna(m) à Coordenação de IC.

b) um orientador poderá, a seu critério, solicitar a substituição de um aluno de IC, podendo indicar um novo aluno para a vaga sendo que o processo deverá ser via protocolo geral nas DIRPPG anexando dados do novo orientado, termo de compromisso, plano de trabalho, relatório parcial do bolsista a ser substituído com as respectivas justificativas. A solicitação deverá ser encaminhada sempre até dia 05 do respectivo mês, não sendo aceitas substituições nos últimos quatro meses do término do período do Programa (nestes casos deve-se solicitar o cancelamento da bolsa).

c) a substituição ou cancelamento de bolsistas formandos devem ser realizadas até o ultimo mês de aula do orientado no curso, via protocolo geral nas DIRPPG, e entrega do relatório parcial do bolsista.

d) no caso de cancelamento de um projeto e a conseqüente liberação de uma bolsa, a mesma será repassada a outro orientador habilitado neste edital, condicionado à análise pelo Comitê Interno da justificativa apresentada pelo orientador anterior.

(8)

8 e) nos casos de cancelamento do plano de trabalho e orientação, o orientador e orientado poderão ficar inadimplentes com o Programa PIBIC-Jr., se a justificativa não for acatada pelo Comitê Interno.

Curitiba, 19 de fevereiro de 2013.

Prof. Gilson Yukio Sato

Chefe do Departamento de Iniciação Científica e Tecnológica

Prof. Dr. Luiz Nacamura Júnior Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

(9)

9

Anexo I

FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO DO

CURRÍCULO DO PROPONENTE

Atenção

A ficha de pontuação para o Edital PROPPG

02-2013/PIBIC-Jr é diferente das utilizadas em outros editais.

1. Este formulário está disponível no formato DOC no link:

http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/proppg/editais/editais-2013;

2. O formulário e os demais comprovantes devem ser

encaminhados no formato PDF;

3. A comprovação de livros, capítulos de livros (incluídos

na Tabela 2) deve ser anexada a este formulário;

4. A comprovação de projetos aprovados ou submetidos a

órgãos de fomento externos à UTFPR deve ser anexada

a este formulário. Por favor, anexe comprovantes para

todos projetos que foram incluídos na Tabela 4;

5. A não comprovação de livros, capítulos de livros,

projetos aprovados ou submetidos cancela a pontuação

indicada no formulário;

(10)

10 FICHA DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DO PROPONENTE

NOME:___________________ DEPARTAMENTO/COORDENAÇÃO:_________ CÂMPUS:_______

Tabela 1

Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) ou em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) em

vigência do CNPq ou FA Subtotal

CNPq 1A –280 pontos, 1B – 260 pontos, 1C – 240 pontos, 1D – 220 pontos e 2 – 200 pontos. FA – 200 pontos

Tabela 2

Currículo Lattes 2010 2011 2012 Subtotal

Artigos publicados em periódicos científicos indexados no Qualis (deverá ser utilizado o maior Qualis disponível no site da CAPES)

A1 (30 pontos cada) A2 (25 pontos cada) B1 (20 pontos cada) B2 (15 pontos cada) B3 (10 pontos cada) B4 (5 pontos cada) Artigo completo, resumo, nota, comunicação

científica em periódico Qualis. Item limitado a 10 pontos no total.

B5 (2 pontos cada) C, não indexado ou em revista de divulgação

científica (1 ponto cada) Trabalhos completos publicados em anais de eventos

científicos ou resumos expandidos.

Item limitado a 30 pontos no total.

Internacionais e nacionais (3 pontos cada) Locais – eventos de IC, IT ou extensão (0,5

pontos cada) Item limitado a 1 ponto ano Resumos publicados em anais de eventos nacionais ou internacionais (1 ponto cada) Livro publicado, científico. Tecnológico ou didático, com ISBN

Item limitado a 40 pontos no total.

OBS.: É obrigatório anexar cópia das partes do livro comprovando autoria, editora, ISBN,etc. O formato para envio deste formulário deve ser PDF

Internacional (30 pontos cada). Nacional (10 pontos cada).

Capítulo de livro publicado, com ISBN.

Item limitado a 20 pontos no total.

OBS.: É obrigatório anexar cópia das partes do livro comprovando autoria, editora, ISBN,etc. O formato para envio deste formulário deve ser PDF. Não será aceito artigo de evento publicado em Proceedings como capítulo de livro..

Internacional (07 pontos cada). Nacional (05 pontos cada).

Composição musical publicada, peça teatral e filme (com patente ou copyright) (5 pontos cada).

Item limitado a 10 pontos no total.

Obra de artes visuais [obra (s) plástica(s) em exposições públicas], vídeo, CD, DVD, etc. (2 pontos cada).

Item limitado a 10 pontos no total.

Propriedade intelectual concedida – Patente ou Registro (Processo ou técnica, Produto

tecnológico, Software e jogos eletrônicos) (50 pontos cada) Propriedade intelectual depositada – Patente ou Registro (Processo ou técnica, Produto

tecnológico, Software e jogos eletrônicos) (20 pontos cada)

Organização ou edição de livro, periódico ou anais de evento com ISSN ou ISBN (2 ponto cada).

Item limitado a 6 pontos no total.

Orientação concluída de Tese de Doutorado (10 pontos cada).

Item limitado a 30 pontos no total.

Orientação concluída de Dissertação de Mestrado ou Co-orientação de Tese de Doutorado (5

pontos cada).

Item limitado a 15 pontos no total.

Orientação concluída de Monografia de curso de Especialização da UTFPR, Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, Iniciação Científica / Tecnológica, ou Co-Orientação Dissertação de Mestrado (2 pontos cada).

Item limitado a 16 pontos no total.

Orientação de outra natureza concluída - estágio curricular obrigatório, Iniciação a extensão, Iniciação a docência, PET, etc. (1 ponto cada).

Item limitado a 10 pontos

(11)

11

Tabela 3

Participação em Programa de Pós-Graduação da UTFPR 1 Participação em programa de

pós-graduação da UTFPR (conforme relatório DATA CAPES (exercício 2011).)

Professor

permanente Programa nota 5, 6 ou 7 (8 pontos) Programa nota 4 (6 pontos) Programa nota 3 (4 pontos) Professor

colaborador Programa nota 5, 6 ou 7 (6 pontos) Programa nota 4 (5 pontos) Programa nota 3 (3 pontos)

Total (limitado a 10 pontos)

Tabela 4

Coordenar projeto de pesquisa aprovado e vigente, financiado por órgão de fomento externo a UTFPR (30 pontos cada) ou,

Coordenar projeto de pesquisa aprovado por mérito (sem financiamento) por órgão de fomento externo a UTFPR UTFPR (20 pontos cada) ou,

Coordenar projeto de pesquisa submetido a órgão de fomento externo a UTFPR (a partir de janeiro de 2011 ) (10 pontos limitado a um único projeto)

OBS.: É obrigatório anexar cópia das comprovações de projetos aprovados ou submetidos. O formato para envio deste formulário deve ser PDF. (Total limitado a 50 pontos)

Referências

Documentos relacionados

I - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), amplamente consolidado na Universidade Federal

A irradiação nos últimos anos está sendo utilizada como alternativa no aumento de vida útil de vários alimentos, portanto esse trabalho objetivou avaliar o

5.1 Caso tenha sido contemplado com quota de Iniciação Científica no último edital, relatório de atividades elaborado pelo bolsista, em arquivo formato PDF,

Dada a possibilidade de ocorrência da FSN com Gadovist, este medicamento só deve ser utilizado em doentes com disfunção renal grave e em doentes em período peri-operatório de

Selecionar estudantes para desenvolver projetos de pesquisa vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); Programa Institucional

Do ponto de vista institucional, um serviço de Cuidados Paliativos, insere no hospital, não um mero local para tratar uma intercorrência de um paciente terminal ou se esperar a

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior - Voluntário Bolsa de Iniciação Científica CNPq de Edital Universal (bolsa balcão).. Bolsa de Iniciação

Os projetos contemplados com a bolsa, segundo edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/PIBIC-Jr) – IFNMG/FAPEMIG/CNPq, estando