• Nenhum resultado encontrado

Normas TCC RACHEL artigo guaruja

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Normas TCC RACHEL artigo guaruja"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Avenida Dom Pedro I, 3.300 Enseada Guarujá/ SP CEP. 11440 -003 T el. (13) 3398.1005 Ramal: 1068

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO –

CAMPUS GUARUJÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

DISCIPLINA:

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

GUARUJÁ

2013

(2)

ESTRUTURA DA UNIVERSIDADE

Chanceler

Prof. Electro Bonini

Reitora

Profª. Elmara Lúcia de Oliveira Bonini Corauci

Diretora da Unaerp - Campus Guarujá

Profª. Priscilla Maria Bonini Ribeiro

Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unaerp Campus Guarujá

Profª.

Coordenadora do Curso de Enfermagem

Profª. Rachel Monteiro dos Santos

(3)

PREFÁCIO

Estas normas foram feitas para orientar discentes e docentes na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e critérios que devem ser seguidos para padronização do mesmo.

No término do curso de Graduação em Enfermagem o discente deverá apresentar o TCC sobre um tema na área da saúde específico em enfermagem.

O objetivo do TCC é levar o aluno à reflexão sobre um determinado tema e transcender suas idéias, de modo criativo, para o papel no formato de uma pesquisa.

Os docentes do curso de Enfermagem da UNAERP – Campus Guarujá, seguindo o Projeto Pedagógico do curso de Graduação de Enfermagem, é com a pesquisa que se consolida o verdadeiro conhecimento, numa sociedade cada vez mais exigente de indivíduos que pensem de modo global e que ajam no seu locus. Segundo Teixeira (2005), a finalidade da universidade do terceiro milênio é unir o ensinar, o aprender e a produção do conhecimento com e pela pesquisa, articulada com as reais necessidades da sociedade em que vivemos. Para ela, “crianças e adultos terão que ser cientistas do real, do concreto, do cotidiano”. Assim, fazer pesquisa não é para poucos, e sim para muitos que acreditam nela e que dela pode levar a uma melhor compreensão do mundo em que vivemos, pois “o conhecimento é considerado um instrumento primordial para o alcance de uma cidadania emancipatória, tão necessária para o pleno desenvolvimento humano e social”.

Tanto para os discentes como para os docentes, a pesquisa é um incentivo ao trabalho multidisciplinar, ao aumento da parceria entre os profissionais de campo, em uma maior utilização da informática, da biblioteca e dos bancos de dados, aumentando a participação em

(4)

eventos e na publicação de artigos científicos, consolidando assim, a identidade de cada profissional.

O TCC é a exposição de um assunto, com reflexão e conclusão pessoal, que possa colaborar no desenvolvimento da Ciência em Saúde, e que será orientado por docentes que acompanharão a evolução dos alunos durante seu desenvolvimento. Cabe lembrar, que as pesquisas devem contemplar objetivos sociais, portanto os temas escolhidos deverão contemplar a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde – 2011//2013, do Ministério da Saúde.

A experiência desse TCC no curso de Enfermagem, não esgotará os seus critérios e normas, servindo de base para um trabalho contínuo e de aprimoramento entre discentes, docentes e da Unaerp – Campus Guarujá como um todo.

(5)

SUMÁRIO PÁGINA

Disposição preliminar ... 6

Dos professores orientadores ... 6

Dos alunos em fase de realização do TCC ... 7

Das etapas do TCC ... 7 Do projeto do artigo ... 7 Da Avaliação ... 9 Da apresentação do TCC ... 9 Anexos ... 10 Anexo A – Capa ... 11

Anexo B – Folha de rosto ... 12

Anexo C.2 – Modelo para Texto Escrito e Títulos para P. Point ... 15

Anexo D - Folha de avaliação ... 16

Anexo E – Exemplos de referências bibliográficas ... 17

(6)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) – GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

TÍTULO I Disposição preliminar

Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), constitui-se da produção individual sobre tema de saúde de sua livre escolha, baseada na Agenda Nacional de Prioridades em Saúde, do Ministério da Saúde (MS), em forma de artigo científico, mediante entrega do projeto no Núcleo de Ensino Prático (NEP), por autorização do seu orientador.

Art. 2º - A realização do TCC tem por finalidade: I – Desenvolver aptidão para pesquisa. II – Estimular a produção científica.

III – Criar um artigo para possível publicação.

IV – Avaliar a obtenção dos conteúdos, análise e crítica dos conhecimentos adquiridos.

TÍTULO II Dos professores orientadores

Art. 3º - O orientador do TCC só poderá ser professor do curso de graduação em enfermagem da Universidade – Campus Guarujá.

Art. 4º - Cabe ao discente escolher um tema de estudo na disciplina de Metodologia de Pesquisa e receber aprovação do seu respectivo orientador.

§ 1º - O discente poderá contar com a colaboração de um co-orientador, que será um professor do curso de Graduação em Enfermagem da Unaerp – Campus Guarujá, cujo nome deverá ser aprovado pelo orientador.

§ 2º - O nome do co- orientador deve constar dos documentos e relatórios entregues pelos discentes.

Art. 5º - Para formalização da orientação, o orientador deverá assinar termo de aceitação. Parágrafo único – Pedidos de substituição de orientador serão encaminhados e apreciados pelo Colegiado do Curso de Graduação em Enfermagem.

Art. 6º - Cabe ao orientador:

I – Atender seus orientandos.

II – Acompanhar e avaliar o cumprimento do plano de trabalho, segundo cronograma estabelecido.

III – Avaliar relatórios dos seus orientandos.

IV – Declarar apto o TCC para fim da apresentação.

V – Comunicar ao Coordenador do curso de Graduação em Enfermagem sobre descumprimento de encargos por parte dos orientandos.

(7)

TÍTULO III Dos alunos em fase de realização do TCC

Art. 7º - O discente, inserido no curso de Graduação em Enfermagem, terá como orientador professor do curso de Graduação em Enfermagem da UNAERP, Campus Guarujá, podendo ter como co-orientador professor desse mesmo curso.

Parágrafo único – A realização do TCC é obrigatória para conclusão do curso. Art. 8º - Compete aos discentes na realização do TCC:

I – Elaborar individualmente artigo de revista com acompanhamento e orientação do professor orientador.

II – Freqüentar as reuniões para elaboração do artigo convocados por seu orientador e co-orientador.

III – Manter contato periódico com o seu professor orientador para discussão e aprimoramento do seu artigo.

VI – Elaborar a versão final do artigo de revista, de acordo com o presente Regulamento e as instruções do seu orientador.

V – Ao término do seu artigo, entregará no NEP 3 (três) cópias impressas e 1 (um) em CD contendo a versão final dentro das normas desse regulamento, assinando o termo de entrega. VI – Comparecer em dia, hora e local determinado para expor a versão final de seu artigo em forma de Power Point no Datashow.

TÍTULO IV Das etapas do TCC

Art. 9º - A elaboração do artigo de revista subdivide-se em 3 (três) fases.

§ 1º - A primeira fase é a criação de um pré - projeto ou plano de pesquisa com seu orientador e co-orientador, auxiliado pela disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica.

§ 2º - A segunda fase corresponde à execução do projeto do artigo, de acordo com o cronograma definido pelo orientador, sua redação e confecção.

§ 3º - A terceira fase compreende a entrega da versão final do artigo e exposição pública. Art. 10º – A avaliação do TCC ocorrerá após entrega da versão final no NEP, assinatura do termo de entrega, apresentação pública do mesmo como atividade curricular do discente e avaliação do texto escrito e apresentação por docentes do curso.

TÍTULO V Do projeto do artigo

Art. 11º – A apresentação do projeto do artigo obedecerá às normas da ABNT relativas à apresentação de artigos científicos ..

§ 1º - O discente não poderá apresentar projeto idêntico a outro desenvolvido para qualquer fim, ainda que perante outro local que não o curso de Graduação em Enfermagem da Unaerp – Campus Guarujá, salvo autorização do Colegiado de Curso e do orientador.

§ 2º - Nas pesquisas envolvendo seres humanos, os autores deverão enviar uma cópia de aprovação emitida por um Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em

(8)

Pesquisa (Conep), segundo as normas da Resolução do Conselho Nacional de Saúde - CNS 196/96. Além disso, os autores deverão explicitar, no corpo do trabalho, os procedimentos éticos utilizados no desenvolvimento da pesquisa.

Art. 12º – A estrutura do artigo compõe-se de: I – Capa/ Contra Capa : Anexo A e B

II – Resumo em português: com até 150 palavras incluindo o objetivo da pesquisa, método e resultados; conclusão

Descritores: devem ser indicados de 3 a 5 descritores, extraídos do vocabulário Descritores

em Ciências da Saúde - DeCS (http://decs.bvs.br) elaborado pela BIREME, acompanhando

sempre o idioma dos resumos. Abstrat ( resumo em inglês ) Uniterms : descritores em ingles V – O texto deve conter:

1) Introdução. 2) Objetivos. 3) Materiais e métodos. 4) Resultados e Discussão. 5) Conclusão. 6) Referências bibliográficas 7) Anexos (se necessário).

Art. 13º – O artigo científico, da folha de rosto até anexos (se tiver), não poderá ultrapassar 15 páginas de texto escrito, considerada a partir do corpo do texto ( da introdução até referencias bibliográficas )

§ 1º - No término do seu artigo, o discente entregará 3 (três) vias digitadas e encadernadas do artigo e uma cópia em CD, ambos em formato Word para Windows no NEP.

Data : de 21/11 a 28/11, impreterivelmente

OBS: os alunos que não fizerem o depósito no NEP , na data acima mencionado ficarão impedidos de apresentar o TCC na apresentação regular e em 2ª chamada.

Art. 14º – Da formatação do artigo:

I – Paginação: deverá ser feita em algarismos arábicos colocados no campo superior direito a 1 cm da margem superior. Começa a contagem na Folha de Rosto, embora a numeração só apareça a partir da Introdução.

II – Espaço: 1,5 no texto corrido (entrelinhas); espaço 1 para resumo, abstract, resumen, citações longas, notas de rodapé; margens inferior e laterais de 2 cm e superior 3 cm.

III – Fonte: para o texto tamanho 12, modelo Times New Roman; itálico para destaques e negrito para título, subtítulos, nomes dos autores.

IV- Papel: A-4 (210 x 297 mm) em uma só face. Art. 15º – A estrutura do Power Point compõe-se de:

(9)

II - Os discentes deverão ter por base os tópicos do artigo, pois cada parte deverá ser representada: introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e discussão e conclusão. III – As referências bibliográficas e os anexos são opcionais.

IV – Deverão utilizar títulos (tópicos), frases/parágrafos curtos, objetivos claros e a criatividade.

V – Poderão utilizar fotos, tabelas e gráficos.

TÍTULO VI Da Avaliação

Art. 16º – O artigo científico será exposto pelo discente em forma de Power Point perante as coordenadoras e professores do curso de Graduação em Enfermagem.

Art. 17º – A avaliação da apresentação será feita pela orientadora (professora enfermeira) e demais enfermeiras docentes do curso de graduação em enfermagem da Unaerp – campus Guarujá, que farão parte da Banca examinadora.

Art. 18º - Fica determinado que será estabelecido datas de entrega do artigo escrito, antes da data de apresentação do Power Point, pela coordenadora do curso de Graduação em Enfermagem, em comum acordo com as orientadoras dos artigos.

TÍTULO VII Da apresentação do TCC

Art. 19º – A apresentação do Power Point ocorrerá num único dia, em horário definido pelos coordenadores do curso de Enfermagem e a sessão de apresentação do artigo será pública, podendo ser gravada.

Parágrafo único – É vedada a divulgação do artigo antes de sua apresentação, salvo liberação do Colegiado do curso de Graduação em Enfermagem da Unaerp – Campus Guarujá e orientador.

Art. 20º – Na apresentação, os discentes terão até 15 (quinze) minutos para apresentar seu trabalho, e as professoras poderão fazer questionamentos após a apresentação na necessidade de mais esclarecimentos sobre o conteúdo, em até 05 (cinco ) minutos, dispondo o discente de 05 (cinco ) minutos para responder as perguntas.

Art. 21º – A atribuição de conceitos dá-se apenas na Secretaria da Graduação, levando em consideração as finalidades descritas no art. 2, I e IV, deste Regulamento, verificadas no texto escrito, na exposição oral e nas respostas à argüição feita pelos docentes avaliadores. (Anexo D).

§ 1º - Considerar-se-á os discentes aprovados ou reprovados pelos docentes, membros da avaliação, com nota mínima sete..

§ 2º - No caso de não apresentação no dia oficial marcado pelas coordenadoras para todos os alunos,o aluno deverá entregar em outra data a ser estipulada pela Coordenadora do Curso e

obter nota mínima 7,0 (sete ) para aprovação.

Art. 22º – O resultado final será assinado pela Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem e professora da Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica e por

(10)

professores avaliadores, e registrado no respectivo livro de atas. Em caso de aprovação com nota entre 9 (nove) a 10 (dez), tal resultado constará das cópias do artigo que se destinarão à Revista Científica da Unaerp – Campus Guarujá.

Art. 23º – A obtenção do título de Enfermeiro é condicionado à aprovação do TCC em forma de artigo científico.

Art. 24º – A decisão dos docentes, membros da avaliação, salvo vício formal ou erro manifesto, é irrecorrível.

Art. 25º – No caso de reprovação, desde que não ultrapassado o prazo máximo para conclusão do curso, o discente poderá apresentar novo artigo para avaliação, ainda que com o mesmo tema ou orientador, reiniciando o processo para elaboração da mesma, se necessário, conforme prazo estipulado pela instituição.

Art. 26º – Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Graduação em Enfermagem.

Art. 27º – Esta Resolução entra em vigor na data de sua aprovação.

(11)

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

( capa:anexo A)

CURSO DE ENFERMAGEM

Marcia Helena Baldani

A INCLUSÃO DA ODONTOLOGIA NO PROGRAMA SAÚDE DA

FAMÍLIA NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL

São Paulo

2011

(12)

Marcia Helena Baldani

( Contra capa : anexo B)

A INCLUSÃO DA ODONTOLOGIA NO PROGRAMA SAÚDE

DA FAMÍLIA NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Universidade de Ribeirão Preto - Campus Guarujá, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.

Área de concentração: Saúde.

Orientadora: Profª Ms: Rachel Monteiro dos Santos

(13)

Anexo C

A INCLUSÃO DA ODONTOLOGIA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL

(Caixa alta centralizado – tamanho 12)

Marcia Helena Baldani

(texto recuado, tamanho 12)

RESUMO

O objetivo deste estudo foi analisar o perfil de implantação da Odontologia no Programa Saúde da Família (PSF) no Estado do Paraná, Brasil, um ano após a entrada em vigor da Portaria n. 1.444 do Ministério da Saúde (MS). Para tanto, delineou-se um estudo quali-quantitativo que envolveu os 136 municípios que tinham implantado Equipes de Saúde Bucal no PSF até o início de 2002. Foram encaminhados questionários previamente testados, abordando aspectos administrativos e operacionais relacionados às equipes. Os resultados revelam que a média da população coberta por equipe corresponde ao mínimo estipulado pelo MS em 2000. Apesar disso, essas têm dificuldades em desempenhar todas as atividades pertinentes a elas. O encaminhamento dos casos de maior complexidade também foi referido como ponto crítico. A recepção favorável por parte da população e a participação dos dentistas entrevistados em cursos de capacitação foram pontos positivos relatados. Finalmente, verificou-se que o número de contratos temporários de dentistas não é pequeno (37,7%) e os relatos indicam que há necessidade de formação de profissionais generalistas com perfil adequado para o PSF.

Unitermos: Saúde Bucal; Serviços de Saúde Bucal; Programa Saúde da Família; Política de

Saúde.

(texto recuado, tamanho 12)

TÍTULO EM INGLÉS

ABSTRACT

The aim of this study was to analyze the implementation of dental care in the Family Health Program (FHP) in the State of Paraná, Brazil, one year after Ministry of Health (MoH) Ruling 1,444 went into effect. A qualitative and quantitative study was designed, focusing on the 136 municipalities which had included oral health services in the program by early 2002. The dental care teams received previously tested questionnaires on administrative and operational issues. The mean population covered by each team is close to the minimum stipulated by the MoH in 2000. However, some teams experienced difficulties in developing all the activities under their responsibility. Referral of more complex cases was also reported as a critical point. Favorable reception by the population and participation by dentists in the

Discente do Curso de Pós - Graduação em Saúde da Família da Unaerp – Campus Guarujá. E-mail:

(14)

training courses were identified as positive points. Finally, a large proportion of dentists were under temporary work contracts (37.7%); there were also reports of the need to train general dental practitioners with an adequate profile for the FHP.

(15)

ANEXO C – Modelo para Texto Escrito e Títulos para P. Point

TÍTULO DO ARTIGO

1) INTRODUÇÃO

2) OBJETIVOS

3) MATERIAIS E MÉTODOS

4) RESULTADOS E DISCUSSÃO

5) CONCLUSÃO

6) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Normas

ABNT)

(16)

ANEXO C – Modelo da folha de avaliação dos trabalhos. UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO – CAMPUS GUARUJÁ

Curso de Enfermagem AVALIAÇÃO DO TCC

Data da apresentação: ____ / ___ / ____ Local : ____________ Horário: __________ Título do trabalho: ________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Discente: ____________________________________________ RA: _________________ Discente: ____________________________________________ RA: _________________ Discente: ____________________________________________ RA: _________________ Discente: ____________________________________________ RA: _________________ Orientador: ______________________________________________________________ Co-orientador: ___________________________________________________________ Docentes Avaliadores: 1º ______________________________________________________________________ 2º ______________________________________________________________________ QUESTÕES – TCC (DOCUMENTO) Pesquisa de

Campo

Pesquisa Bibliográfica

1-Estrutura adequada

2-Objetivos, método, revisão e conclusão compatíveis

3-Atende aos padrões metodológicos

4-Compatível com a área do curso e relevante. 5-Autenticidade do trabalho

QUESTÕES – T.C.C ( Apresentação)

1-Domínio e conhecimento do assunto 2-Cadência e organização da apresentação 3-Qualidade do Power Point

4-Ações: Voz, Postura, Linguagem, Atitudes 5-Motivação – “Vendeu o T.C.C”

Os alunos (as) foram considerados (as): __________________ ( ) Aprovado

(17)

Referências

Documentos relacionados

Entende-se que este estudo trará contribuições para a formação profissional dos engenheiros e educação em engenharia uma vez que verificará a organização do Projeto

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Esta solicitação de verbas para a substituição de máquinas e itens para manter ou atualizar o processo produtivo deve ser feita e proposta pela Produção, ainda que

Foi significativamente maior a proporção de mulheres que começaram o pré-natal até o terceiro mês de gravidez entre aquelas que não tinham ne- nhum filho vivo (74%)*; aquelas

Para os autores Kennerley e Neely (2004), o Balanced Scorecard enaltece a relevância sistêmica das quatro perspectivas de valor (financeira, cliente/sociedade,

Todos os livros sacros de todas as épocas, tais como o Bhagavad Gita , o Gênesis e mesmo o Evangelho , quando tratam da luta entre o bem e o mal, nunca se referem a uma guerra

Projeto: Construção do Centro de Formação de Atletas - 3ª Etapa Proponente: Associação Esportiva da Juventude. Projeto: Construção de Centro de Formação de Atletas 2ª Etapa

Nesta campanha, além dos idosos com 60 anos e mais de idade, os trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para a influenza, os povos indígenas, as crianças na