• Nenhum resultado encontrado

Concurso CONSTRÓI O TEU FUTURO Regulamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concurso CONSTRÓI O TEU FUTURO Regulamento"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

Concurso CONSTRÓI O TEU FUTURO

Regulamento

O Programa Operacional Capital Humano (POCH), no âmbito do quadro da programação Portugal 2020, promove o concurso CONSTRÓI O TEU FUTURO, que visa a criação de uma APP de exploração em matéria de orientação vocacional, descarregável para smartphone ou tablet, convidando a participarem nessa criação os formandos de Escolas, Centros de Formação Profissional e outras entidades formadoras, do ensino secundário e superior, designadamente dos que frequentem cursos na área das tecnologias da informação e comunicação.

I. OBJETIVO

O Programa Operacional Capital Humano (POCH) tem como base temática promover o aumento da qualificação da população, ajustada às necessidades do mercado de trabalho e em convergência com os padrões europeus, garantindo a melhoria do nível de qualidade nas qualificações adquiridas, melhorando o sucesso escolar, reduzindo o abandono, promovendo a igualdade, a coesão social e o desenvolvimento pessoal e da cidadania, a par do reforço da competitividade económica do país.

O propósito deste concurso é, no espírito deste objetivo temático, envolver os formandos de Escolas, Centros de Formação Profissional e outras entidades formadoras, do ensino secundário e superior, na conceção e criação de uma APP de exploração em matéria de orientação vocacional, descarregável para smartphone ou tablet.

A APP CONSTRÓI O TEU FUTURO deve constituir um sistema de navegação pelos percursos educativos expostos na Qualifica (abril, 2016), devendo, por isso, transmitir uma comunicação orientada às preferências e/ou características dos formandos, através de sequências possíveis de etapas educativas e/ou profissionais, baseada na oferta educativa/formativa do sistema de educação nacional.

II. CONDIÇÕES DE APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA 1. Cada concorrente deve apresentar apenas um trabalho.

2. O trabalho deve identificar o nome e contacto do seu autor (morada, telefone e email) e o respetivo estabelecimento de ensino.

3. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do respetivo estabelecimento de ensino, que ateste que o autor está inscrito no ano letivo 2015/2016.

4. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do seu autor, atestando ser o mesmo da sua autoria e aceitando as condições do presente regulamento.

(2)

2 5. Os trabalhos que não se façam acompanhar das declarações referidas nos pontos anteriores não

serão admitidos a concurso.

6. Os trabalhos devem ser remetidos ao Júri do concurso, para o seguinte endereço de correio eletrónico: constroioteufuturo@poch.portugal2020.pt. Trabalhos remetidos por outra via não serão considerados.

7. A data limite para a apresentação dos trabalhos é 18 de março de 2016, inclusive;

8. A Organização do concurso reserva o direito de proceder à seleção, exposição pública e utilização, bem como a revisão técnica e/ou desenvolvimento, de todos os trabalhos apresentados a concurso.

9. O trabalho premiado e a integralidade dos respetivos direitos reverterão para o Programa Operacional Capital Humano.

10. Caso os trabalhos entregues não apresentem a qualidade requerida, ao júri reserva-se o direito de não atribuir o prémio, na sua totalidade ou parcialmente.

11. Findo o concurso, os trabalhos não vencedores são destruídos, salvo solicitação em contrário do respetivo concorrente, no prazo de 3 meses contados a partir da data da comunicação da publicação dos resultados.

III. CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO

1. O trabalho deve consistir numa APP de orientação vocacional, a denominar CONSTRÓI O TEU FUTURO, descarregável para smartphone ou tablet, a partir de um QR CODE, gerado a partir de qualquer ferramenta de QR Codes (APPs de mobilidade, web stores, ou sítio na Internet). 2. A APP CONSTRÓI O TEU FUTURO assume a forma de jogo, com acumulação de pontos,

devendo constituir um sistema interativo de navegação por percursos educativos, partindo dos elementos constantes no Diário de Bordo e no Guião de Base (em anexo ao presente Regulamento), transmitindo uma comunicação orientada às preferências e/ou características dos alunos, através de sequências possíveis de etapas educativas e/ou profissionais, baseada na oferta educativa/formativa do sistema de educação nacional, exposta nas feiras de educação. 3. A APP CONSTRÓI O TEU FUTURO será utilizada designadamente na Qualifica – a ocorrer de 14

a 17 de abril, na Exponor, em Matosinhos – mas devendo ainda poder ser utilizada em eventos futuros, em versão original ou com desenvolvimento, pelo período que o POCH venha a entender como adequado.

4. A APP CONSTRÓI O TEU FUTURO assegura a acessibilidade a todos os formandos, incluindo pessoas com necessidades especiais. Pode começar a ser utilizada para preparar a visita e a exploração do espaço, ou ser utilizada apenas durante a visita.

5. Os pontos acumulados no jogo de exploração da APP CONSTRÓI O TEU FUTURO poderão ser trocados por brindes no stand “Espaço Capital Humano”, patrocinado pelo POCH na Qualifica.

(3)

3 6. Para a construção do trabalho, o autor pode consultar toda a informação disponível no site

www.portugal2020.pt, relativamente ao POCH, ao concurso e respetivo enquadramento no Portugal 2020.

IV. ELEMENTOS A ENTREGAR

Os trabalhos apresentados a concurso devem ser constituídos pelos seguintes elementos:

a) Versão em formato digital com extensão html, com conteúdos interativos preparados para visualização em smartphone ou tablet;

b) QR code do trabalho;

c) Memória descritiva e justificativa do trabalho que descreva sucintamente o conceito sequencial desenvolvido para o jogo e respetiva pontuação, não ultrapassando 1000 caracteres, em formato digital com extensão pdf e doc (e/ou docx, ppt, pptx).

V. JÚRI

1. O júri é constituído pelos membros da Comissão Diretiva do POCH, de entre os quais se designará o Presidente de Júri, por um representante da Direção Geral de Educação (DGE), por um representante da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) e por 2 especialistas externos ao POCH.

2. Os especialistas externos serão convidados com base na sua formação, carreira e mérito profissional nas áreas de informática, multimédia e afins.

3. Cada membro do Júri tem direito a um voto, tendo o respetivo presidente voto de qualidade em caso de empate.

4. Os critérios de avaliação dos trabalhos terão em consideração a qualidade do trabalho, ponderados os parâmetros de: i) Alinhamento com a oferta educativa e lógica sequencial; ii) Criatividade; iii) Qualidade gráfica; iv) Abrangência e interoperabilidade da aplicação.

5. O Júri redigirá uma ata onde serão mencionados os vencedores e eventuais ocorrências. 6. O júri reserva-se o direito de não escolher nenhum dos trabalhos apresentados, se entender que

os mesmos não são adequados ou não servem os objetivos propostos. 7. As decisões tomadas pelo Júri não admitem recurso.

8. Nenhum elemento do POCH, do júri ou ex-colaboradores, cônjuge, parente ou afim em linha reta ou até 2º grau da linha colateral ou de qualquer pessoa com quem viva, poderão participar com trabalhos no concurso.

(4)

4 VI. PRÉMIO

1. Ao trabalho vencedor é atribuído um prémio no formato de voucher no valor de 2.500 € para financiamento de estudos ou formação do(s) autor(es).

2. A utilização do voucher será realizada nos termos das despesas elegíveis para formação que estiver em vigor em Regulamentação Específica do POCH e do Portugal 2020.

3. A entrega do Prémio do Concurso CONSTRÓI O TEU FUTURO é realizada de acordo com o calendário divulgado no lançamento do concurso.

4. O trabalho vencedor é dado a conhecer através da rede de comunicação do Portugal 2020.

VII. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Qualquer questão ou dúvida deve ser remetida para o seguinte endereço de correio eletrónico: constroioteufuturo@poch.portugal2020.pt

VIII. DISPOSIÇÕES FINAIS

A participação neste concurso implica a aceitação integral do presente regulamento.

(5)

1

Concurso CONSTRÓI O TEU FUTURO

ANEXO ao Regulamento

Guião de Base para desenvolvimento de app

1.º ECRÃ

2.º ECRÃ

3.º ECRÃ

Começa este percurso de exploração CONSTRÓI O TEU FUTURO! ONDE ESTOU?

ESTOU NO ENSINO BÁSICO ESTOU NO ENSINO SECUNDÁRIO

NO SECUNDÁRIO POSSO QUANDO TERMINAR O 12.º ANO POSSO IR PARA UM CURSO CIENTÍFICO- HUMANÍSTICO

IR PARA UM CURSO DO ENSINO PROFISSIONAL ESTUDAR UM ANO NO ESTRANGEIRO

IR PARA CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL IR PARA O ENSINO SUPERIOR

FAZER UM ESTÁGIO COMEÇAR A TRABALHAR ESTUDAR NO ESTRANGEIRO

JÁ PENSASTE?... … Nos cursos que gostarias de escolher

… nas atividades que mais gostas … naquilo em que és melhor

… naquilo que menos gostas

Continuar

(6)

2

4.º ECRÃ

(Direciona para ECRÃ 3 e ativa a palavra TALENTOS)

Algumas DICAS…

Assinala as atividades que gostas ou que pensas que têm a ver contigo …

Vê o teu perfil de interesses…

Continuar O que sei de

mim

O que sei das profissões e dos cursos INTERESSES (Quando ativado, aparece ecrã 4) TALENTOS (Quando ativado, aparece ecrã 5) Continuar

(7)

3

5.º ECRÃ

* Aparece gráfico de linhas (uma para o “eu” e outra os “ outros”. Muito: 5; Pouco: 3; Nada: 0)

Direciona para o Ecrã 3 e ativa Botão “ O que sei das Profissões e dos Cursos. Quando se clicar nesse botão, direciona para Ecrã 6 que é diferenciado de acordo com o que foi assinalado no Ecrã 1 e no perfil de interesse.

Eu penso que sou Os outros dizem que eu sou

Muito Pouco Nada Muito Pouco Nada

Organizado Estudioso Pontual Independente Alegre Responsável Ponderado Atencioso Persistente Empreendedor Minucioso Otimista Autónomo Assertivo Simpático Prestável Comunicativo Introvertido

Vê o resultado!

* Continuar

(8)

4

6.º ECRÃ

NOTA: Ecrã a preparar para finalização posterior, conforme planta do evento.

7.º ECRÃ

** Por cada stand visitado é acumulado um ponto. Cada stand só é contabilizado uma vez. ESTUDAR

Vê quais as coordenadas das escolas e organismos onde podes recolher informação sobre os cursos que te podem interessar.

Em cada um ativa a cache acumula informação e pontos!…

Permite duas alternativas:

1.Se houver stands, cujas coordenadas foram assinaladas no ecrã anterior, que não tiverem sido visitados: “Tens a certeza que já tens toda a informação que precisas?

Ainda há escolas que não visitaste. Continua!”

2. Se todos os stands, cujas coordenadas foram assinaladas no ecrã anterior, tiverem sido visitados: Boa! Chegaste ao fim desta etapa. Conseguiste pontos!**

Dirige-te ao stand do POCH para participares no sorteio. Muitas surpresas esperam por ti. Mas antes ainda te falta ….

Em cada um ativa a cache acumula informação e pontos!…

Continuar

(9)

5

8.º ECRÃ

A MINHA OPINIÃO

sim não

- Gostei da visita à Qualifica/evento

- Recolhi informação útil sobre cursos e escolas - As minhas dúvidas ficaram esclarecidas - Esta app apoiou-me na organização da visita - Fiquei a saber mais sobre mim

- Consegui encontrar os stands que precisava

(10)

6

ANEXO ao Guião de Base

Realistas

Pessoas que preferem, geralmente, lidar mais com objetos ou animais do que com pessoas. Apreciam, por exemplo, trabalhar com materiais como a madeira e os metais, lidar com máquinas e ferramentas, produzir objetos ou conceber e construir equipamentos ou máquinas.

Intelectuais

Pessoas que apreciam, geralmente, atividades ou tarefas nas quais seja fundamental o estudo e a exploração, a observação sistemática, a análise cuidadosa de questões ou problemas e a sua solução e domínio.

Artísticos

Pessoas que dão preferência, frequentemente, a atividades em que possam produzir objetos criativos a partir de diversos materiais, representar ou criar algo de artístico ou orientar outras pessoas nas produções artísticas. Apreciam atividades que permitem a criação de algo ou a expressão artística da própria pessoa.

Sociais

Pessoas que preferem, geralmente, atividades relacionadas com a comunicação, o ensino, a formação e os cuidados ou tratamento de pessoas. Os seus interesses situam-se na área das relações interpessoais.

Empreendedores

Pessoas que preferem, geralmente, atividades através das quais possam influenciar os outros, através do discurso ou de outra forma de persuasão. Apreciam liderar equipas ou projetos, organizar eventos, orientando e gerindo a atividade de outras pessoas, tendo em vista alcançar objetivos estabelecidos.

Convencionais

Pessoas que preferem, geralmente, atividades que requerem uma observação rigorosa e sistemática de dados ou objetos, como por exemplo, fazer e ordenar registos, organizar dados de acordo com diretrizes dadas, arquivar, memorizar, consultar ou fazer processamento de dados/informação. Este tipo de pessoas adapta-se com facilidade a profissões com tarefas de natureza rotineira e que exigem uma atuação metódica e rigorosa.

Referências

Documentos relacionados

[r]

• Agora, vamos estender o Teorema da Capacidade do Canal de Shannon para o caso de um canal com ru´ıdo n˜ao branco, ou colorido. • Mais espec´ıficamente, dado um modelo de

SANTO ANTÔNIO DE GOIÁS TEREZÓPOLIS DE GOIÁS 4ª DRP / GOIÁS MUNICÍPIOS DISTRITOS ARAGUAPAZ ARUANÃ BRITÂNIA BURITI DE GOIÁS CÓRREGO DO OURO FAINA CAIÇARA FAZENDA NOVA

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Diversos autores defendem que a utilização da história e filosofia da ciência (HFC) no ensino de ciências possibilite inúmeros benefícios pedagógicos, co mo favorecer para

O Gráfico M-N apresenta um conjunto de pontos (N,M) obtidos a partir destas três propriedades físicas medidas para os principais minerais na constituição das

Serão aprovados(as) para as Entrevistas do processo seletivo até, no máximo, 28 (vinte e oito) candidatos(as) na listagem de classificação geral, 14

Xi pode ser muito mais inteligente do que Trump (o que não é difícil), mas isso não é suficiente para garantir um futuro estável e próspero para a China. E, se as coisas