• Nenhum resultado encontrado

VERDE AM PRISMA FIC FIM CP IE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VERDE AM PRISMA FIC FIM CP IE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A Verde Asset Management S.A. (“Verde”) não comercializa e nem distribui cotas de fundos ou qualquer outro ativo financeiro. Este relatório mensal retrata as opiniões da Verde acerca da estratégia e gestão do fundo e não deve ser entendido como oferta, recomendação ou análise de investimento ou ativos. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. O investimento em Fundo não é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito. Leia a lâmina de informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir. A Verde não se responsabiliza por erros de avaliação ou omissões. Os investidores devem tomar suas próprias decisões de investimento. O investimento em fundos pode resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao

capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo. Para mais informações acerca das taxas de administração, cotização e público-alvo de cada um dos fundos, consulte os documentos do fundo disponíveis no site verdeasset.com.br. Este material não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído sem a prévia e expressa concordância da Verde. Supervisão e Fiscalização: Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - Serviço de Atendimento ao Cidadão: www.cvm.gov.br. Contato Institucional Verde AM: institucional@verdeasset.com.br / +55 11 4935-8500.

VERDE AM PRISMA FIC FIM CP – IE

Relatório de Gestão

Junho de 2019

“He will win who knows when to fight and when not to fight.”

“If you know the enemy and know yourself you need not fear

the results of a hundred battles.”

— Sun Tzu

O fundo Verde AM Prisma FIC FIM CP - IE teve uma rentabilidade negativa de 0,59% em junho e acumula rentabilidade de 5,10% no ano.

A estratégia Brasil teve um efeito positivo de 0,63%, a estratégia Global teve um impacto positivo de 0,49% e o câmbio contribuiu negativamente com o resultado em 1,50% no período. Na estratégia Global, o portfólio de ações teve um retorno positivo de 0,10%, o portfólio de renda fixa teve uma contribuição de 0,48% e o portfólio de moedas teve um efeito negativo no resultado do período de 0,09%. Custos no mês acumularam um efeito de 0,21%.

Desempenho Junho 2019 Acumulado 2019

Prisma -0,59% 5,10%

Para mais informações relevantes à análise da rentabilidade deste Fundo - tais como taxa de administração, taxa de performance, rentabilidade “mês a mês” ou PL médio, consulte o Resumo Gerencial ao final deste material.

(2)

Junho de 2019 2

Guerra Comercial (novamente?!)

O segundo trimestre de 2019 foi marcado por algumas reviravoltas importantes (e correlacionadas). Depois de um período de certa tranquilidade, a retórica do governo norte-americano em relação ao comércio internacional voltou a apresentar um tom mais agressivo.

Após a reunião do G20 em Buenos Aires realizada no final de 2018, havia um quase consenso no mercado de que as linhas gerais de um acordo entre China e EUA haviam sido acordadas, o que evitaria uma intensificação no conflito comercial.

Essa hipótese foi colocada em dúvida por um tweet do presidente norte-americano reafirmando a intensão (ou pelo menos a possibilidade) da continuação da escalada tarifária sobre produtos chineses.

Do ponto de vista norte-americano, tal reviravolta teria sido causada por um suposto recuo chinês ao não reconhecer pontos previamente acordados. Essa versão sugere ainda que a liderança do partido comunista teria considerado o acordo negociado como sendo excessivamente duro ao impor condições e mecanismos de fiscalização muito além dos aceitáveis. (Importante ter esse ponto em mente ao tentar prever desenvolvimentos futuros).

A trégua no G20

O encontro entre as lideranças dos dois países durante a reunião do G20 em Osaka serviu para sacramentar uma trégua. Os EUA suspendem temporariamente a implementação de tarifas adicionais, a China se compromete a comprar mais produtos agrícolas dos EUA e ambos os lados anunciam a intenção de continuar negociando. A parte mais surpreendente foi o fato dos EUA concordar em remover o embargo de empresas americanas de tecnologia em negociar com a chinesa Huawei.

Talvez esse tenha sido, realisticamente, o melhor cenário possível, uma vez que um acordo pleno era bem pouco provável dada a complexidade das questões envolvidas.

No entanto, isso pode também ser interpretado como somente “kicking the can down the road”. O fato é que ambos parecem ter a intenção de negociar, mas a distância entre as partes pode ser relativamente grande.

A inabilidade de prever o desfecho do conflito atual tem em seu âmago uma dificuldade em entender qual o verdadeiro ponto de stress. Pode-se ter pelo menos duas visões distintas:

(3)

Junho de 2019 3

1. A primeira postula que estamos tratando somente de um conflito comercial simples. O incômodo seria somente com o saldo negativo na balança comercial. A liderança norte-americana perceberia o déficit comercial de mais de USD 300bn como um sinal de que estaria “perdendo” para a China. Essencialmente uma visão mercantilista do mundo.

2. A segunda postula que o conflito atual é essencialmente um conflito geopolítico. O líder incontestado dos últimos 30 anos estaria começando a demostrar seu desconforto com o surgimento de uma nova potência no cenário global.

No primeiro cenário, um acordo é muito mais fácil de ser costurado, ele envolve essencialmente ações por parte da China que mitiguem o déficit comercial bilateral. Requer um rearranjo relevante da corrente de comércio, mas totalmente factível.

Já no segundo cenário, a figura é totalmente diferente. Ao colocarmos considerações geopolíticas na mesa, a estratégia “ótima” de cada país muda radicalmente. Nesse caso, cabe aos EUA continuar exercendo pressão e limitando o acesso da China a novas tecnologias, o que torna qualquer tipo de acordo duradouro muito pouco palatável à liderança chinesa (talvez por isso a recusa em aceitar o deal que havia sido negociado).

Em suma, é possível afirmar que a perspectiva melhorou dado que evitamos o pior cenário, mas ainda é muito cedo para assumir que eliminamos todos os riscos.

EUA vs. México

Para adicionar mais incerteza à questão de abertura comercial, tivemos ainda outra ameaça por parte do presidente norte-americano de imposição de tarifas punitivas ao México. O problema dessa vez incluía controle de imigração. Segundo o presidente Trump, o México não exercia controle adequado sobre sua fronteira e haveria uma escala crescente de tarifas aplicadas a produtos mexicanos até que a questão fosse devidamente endereçada.

Após um breve período de negociação, a questão parece ter tomado um encaminhamento favorável, no entanto, é prudente reconhecer que a administração Trump parece muito mais confortável em fazer uso de tarifas (ou ameaças das mesmas) em seu processo de negociação de uma série de questões multilaterais. Dessa forma, volatilidade advinda de tais eventos pode se tornar mais frequente do que no passado.

(4)

Junho de 2019 4

O FED e o corte de juros

Outro evento relevante, foi a sinalização por parte do banco central norte-americano de que, dadas as condições econômicas atuais e as incertezas que pairam sobre a economia, seria adequado vislumbrar um movimento de redução da taxa de juros.

A pergunta relevante se torna então: estaria o FED reagindo à fraqueza atual dos dados econômicos ou seria essa uma sinalização preventiva1?

Não se pode negar que a atividade econômica norte-americana sofreu uma desaceleração durante o primeiro semestre. Podemos observar isso tanto nos dados de manufatura quanto no setor de serviços. Os dados de geração de emprego (payroll) ainda que voláteis, parecem também confirmar essa tese.

Fonte: Institute for Supply Management

(5)

Junho de 2019 5 Fonte: Institute for Supply Management

Fonte: Bureau of Labor Statistics O que não sabemos é:

‣ Se estamos observando a acomodação “normal” de uma economia que vinha crescendo acima do potencial e reverte a um nível mais gradual de expansão;

‣ O quanto da desaceleração se deve a um choque de expectativas dos agentes econômicos (em relação à guerra comercial).

(6)

Junho de 2019 6 O que se pode afirmar é que existem ainda alguns elementos que

contrabalançam uma desaceleração mais pronunciada, um dos mais relevantes é o fato de que as condições financeiras amplas permanecem em níveis favoráveis.

Fonte: Goldman Sachs

Pessimismo dentro do otimismo...

Com o S&P próximos das máximas históricas, pode parecer surreal discutir otimismo vs. pessimismo, mas um olhar mais detalhado sobre a performance do mercado recente levanta alguns pontos interessantes. A liderança vem de setores considerados defensivos. O valuation de setores mais cíclicos quando comparado com os mais defensivos, está em nível bastante deprimido.

(7)

Junho de 2019 7 Fonte: Morgan Stanley

Ou seja, a microestrutura de mercado (a performance dos setores) já revela um nível de preocupação com o ciclo econômico que não é aparente no agregado.

No valuation desses setores, encontramos uma das maiores discordâncias entre nossa visão e a da média do mercado. A menor sensibilidade dos fluxos de caixa a uma possível retração econômica, pode fornecer uma falsa sensação de segurança, mas isso não significa que esses investimentos sejam desprovidos de risco. Ao nível de preço atual em alguns desses setores, o valuation passa a ser um risco mais relevante do que volatilidade de fluxo de caixa. Lembrando o que já foi dito por Howard Marks:

“It has been demonstrated time and time again that no asset

is so good that it can’t become a bad investment if bought at

too high a price.”

A preocupação do mercado em relação à natureza da desaceleração da economia americana já se expressa na boa performance de setores mais defensivos, enquanto os setores mais cíclicos da economia correram na direção contrária e agora parecem oferecer oportunidades mais interessantes. A trajetória dos indicadores econômicos futuros e a postura do FED ditará se teremos uma manutenção deste cenário, ou se veremos um forte rotation intra-setorial favorecendo um maior apetite a risco.

(8)

Público-alvo

Características Performance

Data de início Retorno anualizado

Aplicação mínima Desvio padrão anualizado *

Saldo mínimo Índice de sharpe *

Movimentação mínima Rentabilidade acumulada em 12 meses

Cota Número de meses positivos

Cota de aplicação ** Número de meses negativos

Cota de resgate ** Número de meses acima do CDI

Liquidação de resgate ** Número de meses abaixo do CDI

Carência para resgate Maior rentabilidade mensal

Tributação aplicável Menor rentabilidade mensal

Taxa de saída antecipada Patrimônio líquido * R$

Taxa de administração **** Patrimônio líquido médio em 12 meses R$

Taxa de performance

Fechado para novas aplicações

Classificação ANBIMA: Multimercados Investimento no Exterior

Admite Alavancagem: Sim

Gestor: Verde Asset Management S.A

Administrador: Credit Suisse Hedging-Griffo Corretora De Valores S.A.

Volatilidade anualizada (Desvio padrão - média 40 dias)

Rentabilidades (%)

recomendação ou análise de investimento ou ativos. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. O investimento em Fundo não é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito. Leia a lâmina de informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir. A Verde não se responsabiliza por erros de avaliação ou omissões. Os investidores devem tomar suas próprias decisões de investimento. O investimento em fundos pode resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo. Para mais informações acerca das taxas de administração, cotização e público-alvo de cada um dos fundos, consulte os documentos do fundo disponíveis no site verdeasset.com.br. Este material não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído sem a prévia e expressa concordância da Verde. Supervisão e Fiscalização: Comissão de Valores Mobiliários - CVM. Serviço de Atendimento ao Cidadão: www.cvm.gov.br.

Contato Institucional Verde AM: institucional@verdeasset.com.br / +55 11 4935-8500.

-0,28 -4,90 2,25 -1,14

0,09 -0,64 0,25 3,94 2,44 1,58 -0,89 5,33

A Verde Asset Management S.A. (“Verde”) não comercializa e nem distribui cotas de fundos ou qualquer outro ativo financeiro. Este relatório mensal retrata as opiniões da Verde acerca da estratégia e gestão do fundo e não deve ser entendido como oferta,

-0,62 2,24 3,12 1,03 -0,12

* Calculado desde a constituição do fundo até 28/jun/2019

51

1,69 7,45

0,61

VERDE AM PRISMA FIC FIM CP – IE

2,08 1,21% 0,47% 55 9,69% -7,77% -3,79 Não há

Calculado até 28/jun/2019

1,73 -0,72 -Ago 0,77 18.559.770,67 16.564.045,29 -2,72 2,20

Jun Jul Set

* Calculado desde a constituição do fundo CSHG ALL VERDE AM PRISMA FIC DE FIM IE até 28/jun/2019. * Data da cisão com o fundo CSHG ALL VERDE AM PRISMA FIC DE FIM IE que teve início em 31/ago/2010. ** Serão considerados

dias úteis, em conjunto, na Capital do Estado de São Paulo, da Cidade de NovaYork, NY, EUA, e em Bermudas. *** O cotista que desejar efetuar resgate de suas cotas deverá efetuar pedido de resgate na sede ou dependências da Administradora, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias do encerramento de cada mês calendário. O valor da cota utilizado para o resgate deve ser aquele apurado no fechamento do último dia útil de cada mês calendário. **** A taxa de administração máxima paga pelo FUNDO, englobando a taxa de administração acima e as taxas de administração pagas pelo FUNDO nos fundos que poderá eventualmente investir será de 2,00% a.a.

Não há. Verificar a taxa do fundo investido no regulamento. Não há. Verificar a taxa do fundo investido no regulamento.

Acum. Fdo. 0,42

Out Nov Dez Acum.

Ano 0,42 2010

Acum. CDI* R$ 100.000,00

A descrição acima não pode ser considerada como objetivo do Fundo. Todas as informações obrigatórias estão disponíveis no formulário de informações complementares, na lâmina de informações essenciais (se houver) e/ou no regulamento, disponíveis em www.verdeasset.com.br

-0,66

(hoje denominado CSHG ALL VERDE AM PRISMA FIC FIM - IE), que teve início em 31/ago/2010.

6,32% 106 0 68 38 CDI Fundo 0,41 0,92 1,09 3,21 2,59 Não há -0,47 3,43 11,59 Longo Prazo

O FUNDO é destinado a receber aplicações, exclusivamente, de investidores qualificados. O FUNDO não apresentará prospecto.

O fundo VERDE AM PRISMA FIC FIM CP – IE é resultado de uma cisão realizada em 4/mai/2015 do fundo CSHG PRISMA FIC FIM - IE

Mai

Jan Fev Mar Abr

12,91% 10,11% 9,74% 0,15% 0,29 -5,17% *** D+0 *** D+3 Fechamento D+1 Combinação de estratégias brasileiras e globais. Aproximadamente 1/3 de seu patrimônio é investido na estratégia Verde – que atua majoritariamente nos mercados brasileiros de ações, renda fixa, câmbio e

hedges – e 2/3 de seu patrimônio é investido na estratégia Alpha – que opera ações, renda fixa, moedas,hedges e operações táticas no mercado global. 04/mai/2015* R$ 1.000.000,00 R$ 1.000.000,00 CDI -0,36 -0,10 -0,48 0,37 2,87 3,35 0,10 6,39 2,39 4,87 8,41 8,05 10,81 13,23 4,97 0,32 -2,38 9,69 8,16 -4,35 5,51 2,33 0,79 3,23 0,49 -3,77 1,19 4,74 1,73 -1,90 9,60 3,33 3,16 -1,32 -1,31 2,86 5,05 -1,42 1,41 -0,57 1,12 -0,44 7,33 0,06 4,79 1,25 0,22 -1,42 14,00 9,95 6,42 3,07 147,43 156,51 176,78 190,88 0,61 1,22 0,45 2,06 -2,75 0,40 1,09 2,12 -5,86 -1,58 4,74 -7,77 2,42 0,83 -0,96 9,85 22,00 21,03 12,40 43,65 -5,92 3,67 7,90 5,10 2011 -0,59 0,43 1,12 0,29 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 5,49 -0,05 -0,00 -1,09 -2,67 -0,32 1,16 -1,52 -1,31 133,25 10,31 34,57 62,87 83,07 162,99 3,43 15,42 25,13 35,20 49,82 69,64 93,39 112,63 126,29 -15% 0% 15% 30% 45% 60% 75% 90% 105% 120% 135% 150% 165% 180% 195% 210% ag o-10 ag o-11 ag o-12 ag o-13 ag o-14 ag o-15 ag o-16 ag o-1 7 ag o-18

VERDE AM PRISMA FIC FIM CP – IE CDI

0% 4% 8% 12% 16% 20% 24% ou t-10 ou t-11 ou t-12 ou t-13 ou t-14 ou t-15 ou t-16 ou t-17 ou t-18

Referências

Documentos relacionados

No caso da Ponte de Tacoma vimos que o erro no cálculo da ressonância e os efeitos não lineares foram os principais motivos de sua queda, já no caso do hotel, a capacidade máxima de

1º Credenciar o Laboratório FOOD INTELLIGENCE - Consultoria Técnica em Alimentos S/S Ltda., CNPJ nº 03.627.116/0001-43, situado na Rua Pássaros e Flores, nº 141, Brooklin,

Este relatório mensal retrata as opiniões da Verde acerca da estratégia e gestão do fundo e não deve ser entendido como oferta, recomendação ou análise de investimento ou

Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros; fundos de investimento não são garantidos pelo administrador do fundo, gestor da carteira, por qualquer

Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros; fundos de investimento não são garantidos pelo administrador do fundo, gestor da carteira, por qualquer

Vamos começar pelos dois casos mais claros do meio: se o juros está subindo num mundo de demanda fraca, a gente pode pensar num caso de estagflação como exemplo, o

O método divide o percurso de geração do sentido em três estratos de significação (fundamental, narrativo e discursivo) dispostos numa ordem que parte do mais simples e

| Taxa de administração (soma das taxas de administração mínimas do fundo e dos fundos investidos): Bahia AM Maraú FIC de FIM, Bahia AM FIC de FIM, Bahia AM Smid Caps Valor FIC de