• Nenhum resultado encontrado

INDÍCE. Compêndio de Doutrinas Bíblicas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INDÍCE. Compêndio de Doutrinas Bíblicas"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Compêndio de Doutrinas Bíblicas

1

INDÍCE

PREFÁCIO ………002

INTRODUÇÃO ………..…… 006

1- O HOMEM ANTES DO PECADO …………..….…... 010

2- O HOMEM APÓS O PECADO……….….…… 016

3- O HOMEM E O NOVO NASCIMENTO ……..……. 028

4-O CRENTE E A DOUTRINA DE DEUS, DE JESUS E DO ESPÍRITO SANTO ……….. 040

4.1 - A DOUTRINA DE DEUS-PAI………. 041

4.2- A DOUTRINA DE JESUS (CRISTOLOGIA) …. 050 4.3-O ESPÍRITO SANTO (PNEMATOLOGIA) …… 071

5- O CRENTE E A PALAVRA DE DEUS ………….… 086

6- A DOUTRINA DA IGREJA……….…… 096 6.1- AS ORDENANÇAS DA IGREJA……….….. 104 6.2- A MORDOMIA CRISTÃ………..…… 112 6.3- A COMUNHÃO………..….. 115 6.4- A ADORAÇÃO………..… 116 6.5- O CRISTÃO E A E.B.D……….. 117 7- O TESTEMUNHO CRISTÃO ………....… 127 8- O CRENTE E A EVANGELIZAÇÃO ……….….. 129

9- O CRENTE E A VOLTA DE CRISTO (ESCATOLO-GIA:A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS) ………. 133

10-PRINCÍPIOS DE OBEDIÊNCIA À LIDERANÇA 137 CONCLUSÃO ……….. 141

BÍBLIOGAFIA………. 142

DOUTRINAS BÍBLICAS

(2)

2

PREFÁCIO

Mais do que a amizade, que nos liga já há uma dé-cada, é o respeito e a comunhão no nosso Senhor Jesus Cristo que me fazem escrever este “prefácio”. Desde que o conheço que o irmão Paulo Sérgio é, para mim, um exemplo de alguém que prega e que vive a Palavra de Deus. Não apenas isso, é um dos crentes que mais ama a Palavra e que busca crescer n’Ela.

Creio que esta obra não é tão pequena como ele afirma e que será mui útil para todos os que a lerem e estudarem. Está escrita de um modo simples mas aprofunda as doutrinas que são a base da nossa fé. O nosso Senhor Jesus disse que a vida eterna é ape-nas isto: conhecer a Deus Pai e Àquele que o Pai en-viou (o próprio Senhor Jesus). No Antigo Testamento, somos exortados a conhecer e a prosseguir em conhecer o nosso Deus. O Apóstolo exortou Timóteo a apresentar-se peran-te Deus como obreiro que não tivesse de que se

(3)

en-3

vergonhar, de modo a que pudesse ser pelo Senhor aprovado e manejar bem a palavra da Verdade. Podemos então afirmar-nos crentes e Seus filhos se não O conhecermos? Como vivemos esta vida eterna que já recebemos? Esperamos até chegarmos ao Céu? Como podemos esperar ser aprovados pelo Senhor se não conhecemos bem a Sua palavra nem os fun-damentos da nossa fé?

Tenho o privilégio de, em trinta e oito anos de vida, ser filha de Deus há cerca de trinta e dois… Sei que ainda não conheço tudo o que posso conhecer sobre o meu Senhor. Ainda hoje, Deus revela-me coisas novas sobre Ele e sobre como devo viver n’Ele e pa-ra Ele cada vez que abro e estudo a Sua Palavpa-ra. Comparo muitas vezes conhecer Deus com o obser-var a estátua do Cristo-Rei, em Almada. Estudei em Alcântara, perto de Belém, em Lisboa. Sempre gos-tei de passear à beira-rio e de observar, do outro lado do rio, a estátua bem pequenina do Cristo-Rei. Mais tarde, ao passar para o outro lado do rio, aper-cebi-me que não tinha noção do verdadeiro

(4)

tama-4

nho da estátua. Quando finalmente estive no local, percebi que quanto mais perto estava, maior era a estátua e que apesar de ver melhor os detalhes, me-nor é a parte da estátua que consigo ver no meu campo de visão, pois ela é muito maior que ele. Assim é a minha experiência espiritual. À medida que mais conheço Deus, mais percebo que há muito mais para conhecer.

Compreendo que os Seus pensamentos são real-mente muito mais altos e elevados do que os meus. Compreendo que é Graça e Misericórdia divina ter liberdade para ler a Sua Palavra, para em conjunto com outros irmãos meditar nela e para O louvar publicamente (em muitos outros lugares os nossos irmãos não o podem fazer).

Apropriemo-nos desse privilégio e de outros que o Senhor também nos deu.

O privilégio de não termos de contrabandear Bíblias e de as dividir em capítulos pela comunidade a que pertencemos para a podermos ler todos, o privilé-gio de poder saber mais de Deus lendo livros

(5)

escri-5

tos por nossos irmãos que até podem ser compra-dos em hipermercacompra-dos… E o privilégio de termos irmãos como o Paulo, que em vez de descansarem quando chegam a casa cansados de muito trabalho, sentam-se a escrever nos seus computadores, ten-tando simplificar conceitos extraordinariamente essenciais para que todos possam perceber o evan-gelho de Jesus.

O Seu grande amor a Cristo deixa-o perplexo como nem todos ainda conhecem este amor e não o acei-taram.

Que a leitura deste livro nos leve a crescer, nem que seja um milésimo, na compreensão de Quem Deus É, da Sua Palavra e do que Ele quer para as nossas vi-das.

Amém. Olga Torres

(6)

6

INTRODUÇÃO

Em primeiro lugar, agradeço a Deus este grande privilégio de poder executar esta grande obra. No entanto, sei que Deus é o arquiteto deste trabalho; sei que, se não fosse a Sua maravilhosa graça, não conseguiria escrever nem mesmo uma linha, mas Ele está à frente deste projeto e é o autor deste pe-queno livro. Eu apenas sou o seu coautor; tudo isto é “Missão”.

Fazer missões é isto: o povo de Deus ir para o cam-po cumprindo o Ide do Senhor Jesus e, dentro do IDE, exercer o discipulado.

Discipulado é uma ação que deve estar sempre pre-sente na vida do cristão: é preparar alguém para que, não somente possa seguir a Cristo, mas que possa também levar outros ao conhecimento do Se-nhor e os preparar para a grande obra.

Este Manual de Doutrinas Bíblicas é a teologia vista de uma forma simples e objetiva, visando apenas o crescimento espiritual e intelectual da Igreja.

(7)

7

Não vejo este trabalho como trabalho de um escri-tor, visando apenas o seu sustento físico e o seu bem-estar. Realizo este trabalho com um único objetivo: a proclamação do Reino de Deus e o cres-cimento do mesmo.

Toda e qualquer receita obtida com esta obra rever-terá para a Obra Missionária e a criação de Seminá-rios.

Marcos 16:14-20

"Finalmente apareceu aos onze, estando eles as-sentados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua in-credulidade e dureza de coração, por não have-rem crido nos que o tinham visto já ressuscitado." "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."

"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu

(8)

8

nome expulsarão os demónios; falarão novas lín-guas”

"Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e po-rão as mãos sobre os enfermos, e os curapo-rão." "Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi rece-bido no céu, e assentou-se à direita de Deus." "E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confir-mando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém."

Quando o Senhor Jesus escolheu os seus discípulos, eles foram discipulados por ELE durante os três anos do Seu ministério terreno (de onde surge o nome de discípulos).

Durante todo este tempo, eles seguiram os passos do Mestre e somente após a ascensão de Cristo é que eles receberam autoridade para executar a Obra Redentora de Cristo. Passaram então a

(9)

com-9

preender o poder do nome precioso de Jesus Cristo e a autoridade existente n’Aquele nome poderoso. E é precisamente este o objetivo deste manual: pre-parar homens, mulheres, jovens, adolescentes e cri-anças. Para não somente serem discípulos mas principalmente aprenderem como fazer novos dis-cípulos.

Pois só existe uma forma para a multiplicação dos crentes e das nossas igrejas: a evangelização e o discipulado cristão. Desta forma conseguiremos chegar ao objetivo: “cada crente: um discípulo, cada

discípulo: um fazedor de discípulos.”

Chamo a este fenómeno “a cadeia da multiplicação”. Se Cristo não tivesse preparado os discípulos, o evangelho não tinha alcançado o mundo mas mor-rido em Israel.

Que possamos usar esta autoridade que o Senhor Deus nos deu para ganharmos Portugal e o mundo para Cristo, dispondo-nos a cumprir o Ide do Se-nhor Jesus.

(10)

10

1 - O HOMEM ANTES DO PECADO.

Quando Deus criou o homem, Ele criou o homem conforme a Sua imagem e semelhança.

Génesis 1:26

" E disse Deus: Façamos o homem à nossa ima-gem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”

Deus o criou para resplandecer a sua Glória. Não criou o homem para cair em pecado mas para ad-ministrar toda a Sua criação e o colocou acima de toda a Sua obra.

Sendo o homem a obra perfeita de Deus, recebeu do Senhor a autoridade para dar nomes a todos os se-res viventes e para dominar sobre toda a Sua cria-ção.

Ele não somente criou mas deu ao Homem tudo aquilo que ele precisava para sobreviver: alimento, água… E o Senhor agradou-se de toda a Sua criação.

(11)

Puedes leer la versión completa de este libro electrónico en diferentes formatos:

 HTML(Gratis / Disponible a todos los usuarios)

 PDF / TXT(Disponible a miembros V.I.P. Los miembros con una membresía básica pueden acceder hasta 5 libros electrónicos en formato PDF/TXT durante el mes.)

 Epub y Mobipocket (Exclusivos para miembros V.I.P.)

Para descargar este libro completo, tan solo seleccione el formato deseado, abajo:

Referências

Documentos relacionados

Figura 5.8: Parâmetros termodinâmicos obtidos a partir de ajustes com o THERMUS em dados de Au+Au 62,4 (quadrados) e 200 (círculos), Cu+Cu 200 (triângulos) e p+p 200 GeV (estrela)

A transição do regime de bandas cambiais para o regime de metas para a inação com câmbio utuante foi a mudança de política monetária mais signicativa ocorrida no Brasil desde o

A pergunta é: como igreja (clubes), o que estamos fazendo ou como estamos fazendo para que as pessoas sintam-se membros da Igreja, do corpo de Cristo. Como Igreja

Pensar a questão ética que perpassa o tratamento da obesidade, colocando em pauta os modos como isso circula no senso comum e na ciência, favorece abordar a obesidade não

Além do cálculo geral da média do audit delay, também realizou-se o cálculo separando a amostra em empresas auditadas pelas empresas de auditoria BIG4 e Não-BIG4, separou-se

To confirm to us that you can access this information electronically, which will be similar to other electronic notices and disclosures that we will provide to you, please confirm

Quando eu digo, “Eu sou um cristão,” Eu não falo com orgulho humano Eu estou confessando que tropeço e necessito que Deus seja o meu guia Quando eu digo, “Eu sou um cristão,”

Presidente: Deus os abençoe e os faça discípulos de seu Filho Jesus Cristo, para que, caminhando nas estradas do mundo, possam viver o Evangelho em todos os momentos de suas