• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO DE PROJETOS DE PESQUISA 2015/1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO DE PROJETOS DE PESQUISA 2015/1"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO DE PROJETOS DE PESQUISA 2015/1

Projeto de Pesquisa

RECUPERAÇÃO JUDICIAL E O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO NAS EMPRESAS

ARTUR CANDIDO BARBOSA SILVA

(2)

Dados do projeto

Título: RECUPERAÇÃO JUDICIAL E O PROCESSO DE

REESTRURURAÇÃO NAS EMPRESAS

Palavras chave: Recuperação Judicial. Empresas. Processo. Reestruturação.

Grande Área - 6.01.03.00-0- Direito Privado Área - 6.01.03.02-7– Direito Comercial Subárea - 6.02.00.00-6 - Administração

Campus: Sanclerlândia

Dados do pesquisador/coordenador do projeto Nome: Artur Candido Barbosa Silva

CPF: 726.770.661-49

Título: Graduado

Situação funcional: [ ] Efetivo [ X ] Contrato temporário Contato: Cel. [ 64 ] 9943-3750

Correio eletrônico: acabasilva@hotmail.com

(3)

1. Resumo do projeto A

A pesquisa tem como finalidade abordar sobre o tema Recuperação Judicial e o Processo de Reestruturação nas empresas, que é uma nova medida que vem sendo utilizada não somente para evitar a falência da empresa, como também para proteger a sua atividade empresarial. Buscando expor as etapas de todo o processo, desde o pedido da recuperação judicial, ao processo de reestruturação, embasando em pesquisas bibliográficas e documentais, onde utilizará o auxílio de orientadores no âmbito de Direito e Administração, incluindo materiais da internet. Como resultado espera-se conseguir comprovar a viabilidade desse processo, como uma ferramenta primordial para as empresas no processo de recuperação para se evitar a falência. Esse projeto buscara facilitar o entendimento da área pesquisada, como também apresentar um plano de reestruturação empresarial, se baseando na Lei nº 11.101\2005 Lei de Falência e Recuperação de Empresas (LFRE), lembrando que o plano de recuperação tem que partir da parte devedora, buscando o apoio dos credores e dos judiciários. A fim de conseguir permissão dos mesmos para a manutenção da parte produtora, como uma asseguração de realizar suas atividades empresariais, preservando a função social da empresa e o estimulo à atividade econômica. E apresentando também o plano de falência para o não cumprimento das obrigações judiciais da empresa.

2. Título do projeto

RECUPERAÇÃO JUDICIAL E O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO NAS EMPRESAS

3. Apresentação

O tema “recuperação judicial e o processo de reestruturação nas empresas”, com a problemática de como essa recuperação pode evitar a falência e quais as vantagens deste meio, tem como importância apresentar para as empresas um plano de recuperação que viabilize estratégias para evitar a falência e proteger a atividade

(4)

empresarial da mesma. “Se o plano de recuperação é consistente, há chances de a empresa se reestruturar e superar a crise em que mergulhara.” (COELHO,2011, p. 425). Levando em conta a grande quantidade de empresas que entram em processo de falência, surgiu a necessidade de apresentar a recuperação judicial como um auxílio primordial na recuperação dessas organizações, onde a mesma entra com o papel de adiamento de dividas. Porém, Coelho (2011, p.413) esclarece que “Os administradores da sociedade empresária interessada em pleitear o benefício em juízo devem analisar, junto com o advogado e demais profissionais que os assessoram no caso, se entre os meios indicados há um ou mais que possam mostrar-se eficazes o reerguimento da atividade econômica.”

É de relevância significativa a abordagem do tema proposto para disponibilizar à sociedade empresarial e social uma nova forma de se evitar o processo da falência, considerando que a Lei nº 11.101\2005 Lei de Falência e Recuperação de Empresas (LFRE), é uma nova medida que há pouco tempo foi implantada, no ano de 2005. Onde também, a pesquisa relaciona instituições como o Conselho Regional de Administração (CRA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em relação a Instituição de Ensino o tema desperta para os acadêmicos do curso de administração uma nova forma de pensar sobre a falência das empresas, em relação a manter-se atentos sobre os processos da área judicial.

ppre 4. Objetivos

4.1 Objetivo geral

Apresentar de que forma a recuperação judicial pode evitar a falência e quais as suas vantagens.

(5)

4.2 Objetivos específicos

 Realizar um estudo de como solicitar legalmente a recuperação judicial das empresas, apresentando quais os requisitos para empregar a Lei nº 11.101\2005;

 Apresentar o processo de reestruturação que deverá ser feito pelo devedor, esclarecer prazos determinados pelo Juízo, as consequências do não cumprimento da recuperação, a importância da aceitação por parte dos credores, a decretação da falência ou não.

 Analisar quais são as vantagens e desvantagens da recuperação judicial e qual o melhor momento para se optar pela mesma.

 Identificar como a recuperação judicial pode evitar a falência de uma empresa e de que forma utilizar as vantagens e amenizar as desvantagens desse procedimento.

5. Metas

Consolidar informações referentes a Recuperação Judicial em um artigo científico.

6. Material e métodos

Será utilizado como método de pesquisa: levantamento de informações embasadas em pesquisas bibliográficas, juntamente com pesquisa documental, de materiais a serem estudados. Reflexões e análise sobre o material a ser estudado, em pauta discutida com orientadores do âmbito de Direito e Administração. Realização de um breve resumo do material teórico, com a análise comparativa do material teórico com o tema e posterior apresentação dos resultados esperados por banner e um manual sobre o tema.

7. Contribuições Cientificas

(6)

o processo de recuperação judicial com estratégia para evitar a falência, de fora a popularizar a utilização desta opção em contrapartida do encerramento dos negócios.

8. Resultados esperados

Espera-se com esta pesquisa conseguir comprovar a viabilidade da recuperação judicial, como uma ferramenta primordial para as empresas no processo de recuperação para se evitar a falência. Propõe-se a publicação de artigo científico e exposição de banners com participação em eventos e encontros de caráter científico e de negócios.

9. Disponibilidade Efetiva de Infraestrutura e de Apoio Técnico Para o Desenvolvimento do Projeto

A direção do Campus de Sanclerlândia se dispôs, no caso de aprovação deste projeto intitulado “Recuperação Judicial e o Processo de Reestruturação nas empresas” oferecer todo apoio institucional necessário ao desenvolvimento desta pesquisa. Em particular, será garantido ao coordenador do projeto e demais participantes o acesso a todos os serviços do corpo técnico-administrativo disponíveis na instituição e relevantes para a execução da pesquisa como os dois Laboratório de Pesquisa e Prática de Informática para a realização de estudo em grupo; Biblioteca: oferecimento dos serviços de pesquisa bibliográfica, empréstimo e apoio no caso de aquisição de material bibliográfico; Serviço Técnico de Informática: orientação na utilização de equipamentos de informática, disponibilização de informações do projeto na página eletrônica institucional, além da publicação na revista científica (RETEG).

(7)

10. Cronograma de execução

CRONOGRAMA

Atividades 2015/Mês

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 1. Levantamento Bibliográfico. X X x

2. Levantamento da fortuna crítica sobre o

autor X X X

3. Resenhas da fortuna crítica. X X X 4. Leitura e reflexões teóricas. X X X 5. Cotejo dos documentos a serem

analisados. X X

6. Análises dos documentos

selecionados. X X

7. Discussões, reflexões, críticas sobre o

material produzido. X X X

8.

Início da Redação com revisões sistemáticas, tendo em vista a proposta do projeto.

X X X

9. Releituras, reescrituras. X X 10. Revisão do material produzido X 11. Leitura crítica da execução do Projeto

com revisão sistematizada X X

(8)

11. Discriminação orçamentária ORÇAMENTO Nº Qtd. Descrição Valor total (R$) Fonte financiadora¹ Elemento de despesa² 1. 03 Papel Chamex 36,00 [X]a [ ]b [ ]c [ ] d [X]a [ ]b [ ]c [ ]d [ ]e 2. 01 Tinta Impressora 170,00 [X]a [ ]b [ ]c [ ] d [X]a [ ]b [ ]c [ ]d [ ]e 3. 04 Pasta Arquivo 26,00 [X]a [ ]b [ ]c [ ] d [X]a [ ]b [ ]c [ ]d [ ]e 4. 01 Caixa de clips de

papel 5,00 [X]a [ ]b [ ]c [ ] d [X]a [ ]b [ ]c [ ]d [ ]e TOTAL GERAL 237,00 12. Referências

ALBUQUERQUE, J.B Torres. Recuperação de Empresas e a Nova Lei de Falência: Judicial e Extrajudicial. São Paulo: LED, 2005.

BRASIL. Lei nº 11.101, de 09 de fevereiro de 2005. Regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária.

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial: Direito de Empresa. - 23. Ed.- São Paulo: Saraiva, 2011.

NEGRÃO, Ricardo. Manual de Direito Comercial e da Empresa: Volume 3. - 6. Ed - São Paulo: Saraiva, 2011.

TEIXEIRA, Tarcísio. Direito Empresarial Sistematizado: Doutrina e Prática. – 2. Ed. - São Paulo: Saraiva,2013.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Neste relatório, após esta breve introdução, em que enuncio os objectivos gerais do estágio profissionalizante, descrevo as actividades realizadas e observadas ao longo de