• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Nova de

Lisboa

Relatório Final Estágio Profissionalizante

Regente: Professor Doutor Rui Maio Aluno: David Ferra de Sousa

Júri: Professor Doutor Luís Varandas Nº: 2011344

Professor Doutor Luís Campos Turma: 5

Orientador: Professor Doutor Luís Pisco Ano Lectivo 2017/2018

(2)

Índice

1. INTRODUÇÃO ... 3

2. SÍNTESE DAS ACTIVIDADES CURRICULARES... 4

2.1. PEDIATRIA (DE 11/09/2017 A 6/10/2017) ... 4

2.2. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (DE 9/10/2017 A 3/11/2017) ... 4

2.3. SAÚDE MENTAL (DE 6/11/2017 A 30/11/2017) ... 5

2.4. MEDICINA GERAL E FAMILIAR (DE 4/12/2017 A 11/01/2018) ... 6

2.5. MEDICINA (DE 22/01/2018 A 16/03/2018) ... 6

2.6. CIRURGIA GERAL (DE 19/03/2018 A 18/05/2018) ... 7

2.7. ESTÁGIO CURRICULAR OPCIONAL –CARDIOLOGIA (DE 21/05/2018 A 01/06/2018) ... 7

3. SÍNTESE DAS ACTIVIDADES EXTRACURRICULARES ... 8

4. REFLEXÃO CRÍTICA FINAL ... 8

[ANEXO I] ... 11

[ANEXO II] ... 12

[ANEXO III] ... 13

(3)

1.

Introdução

Neste relatório, após esta breve introdução, em que enuncio os objectivos gerais do estágio profissionalizante, descrevo as actividades realizadas e observadas ao longo de cada um dos seis estágios enquadrados no âmbito da unidade curricular Estágio Profissionalizante, unidade integrante do currículo do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Nova de Lisboa, relato ainda sucintamente a experiência obtida no contexto do Estágio Opcional (Cardiologia). Faço uma breve referência às actividades extracurriculares que desenvolvi, terminando com uma reflexão crítica global falando também dos vários estágios individualmente. Deixo em anexo os trabalhos realizados e apresentados este ano.

Procurei atingir como objectivos gerais do estágio profissionalizante: 1) sedimentar conhecimentos adquiridos ao longo do MIM, procurando integrá-los num raciocínio orientado e lógico de acordo com cada situação clínica; 2) aprofundar conhecimentos sobre as patologias mais frequentes, valorizando semiologia e exame objectivo dos doentes, contribuindo para uma orientação diagnóstica e determinação da gravidade e da urgência das intervenções (tratamento ou referenciação); 3) desenvolver o raciocínio clínico, sendo capaz de realizar diagnósticos diferenciais, requisitar exames complementares de diagnóstico, interpretar os seus resultados, e discutir casos clínicos; 4) adequar a comunicação a cada doente e situação tendo sempre em vista a empatia e a qualidade da relação médico doente; 5) ser membro integrante das equipas de trabalho articulando com as diferentes áreas de intervenção (restantes especialidades, enfermagem, serviço social e fisioterapia...); 6) adquirir autonomia exercendo cuidados de saúde individuais com base na evidência e com o intuito de promoção da saúde e prevenção da doença numa abordagem biopsicossocial.

(4)

2.

Síntese das Actividades Curriculares

2.1. Pediatria (de 11/09/2017 a 6/10/2017)

Realizei o estágio na Unidade de Cuidados Respiratórios e Nutricionais (UCERN) do Hospital Dona Estefânia (HDE) sob a tutoria do Dr. António Pedro Campos.

Objectivos Particulares: a) Identificação de sinais e sintomas de alerta; b) repercussões das patologias e dos tratamentos no desenvolvimento global da criança; c) melhorar a capacidade de estabelecimento da relação médico doente e médico pais ou responsáveis pelo doente optimizando a adesão e eficiência terapêutica.

Estágio: O estágio dividiu-se em enfermaria da UCERN, consultas externas de Hepatologia e Transplantação Hepática, visita e discussão de casos de doentes internados noutros serviços e serviço de urgência. A maior parte do estágio decorreu na enfermaria onde observei doentes com patologia bastante diferenciada, a maioria dos casos eram internamentos prolongados de doentes com multi-morbilidades e que requeriam uma avaliação e ajuste do plano de cuidados, nomeadamente nutricionais, diário. O Serviço de urgência deu-me o contacto com as patologias sinais e sintomas mais frequentes da criança (não necessariamente quadros clínicos urgentes), realçando a importância de um bom exame objectivo da criança dando o encaminhamento adequado a cada situação. A consulta externa permitiu-me ter contacto com a evolução a longo prazo de crianças que tiveram internamentos na UCERN.

2.2. Ginecologia e Obstetrícia (de 9/10/2017 a 3/11/2017)

Realizei o estágio no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo sob a tutoria da Dr.ª Ana Nobre Pinto.

(5)

a saúde da mulher; c) planeamento familiar, avaliação pré-concepcional e cuidados da mulher, vigilância da gravidez normal e de risco e noções do parto e dos sinais de sofrimento fetal. Estágio: o sistema de rotatividade do estágio em que a cada dia estava numa área diferente permitiu-me contactar com uma grande diversidade de patologias e situações clínicas. Na passagem pelo Serviço de Urgência pude observar as diversas técnicas de parto e treinar o exame objectivo. Nas consultas beneficiei de estar com diferentes tutores, mais diferenciados em áreas diversas permitindo um contacto e uma avaliação mais específica para patologias de senologia mas também para o acompanhamento da grávida.

2.3. Saúde Mental (de 6/11/2017 a 30/11/2017)

Realizei o estágio na Clínica 1 – Serviço de Estabilização de Agudos Jovens do Centro Hospital Psiquiátrico de Lisboa – Hospital Júlio de Matos sob tutela da Dr.ª Marina Martins.

Objectivos Particulares: a) sensibilização para os aspectos de saúde pública e organização dos cuidados de Saúde Mental; b) entrevista do doente psiquiátrico em contexto de enfermaria e consulta.

Estágio: passei pela enfermaria onde assisti às entrevistas diárias com os doentes internados e semanais com os familiares, pude participar na discussão dos casos e argumentar alguns diagnósticos diferenciais. No serviço de urgência contactei com doentes com patologia descompensada sendo encaminhados para os serviços adequados ao seu tratamento, no caso de não terem critérios de internamento era feita uma avaliação da sua patologia, dos riscos e benefícios da alta mas sempre com a preocupação de deixar claro que podiam recorrer sempre ao serviço de urgência e que neste se encontra sempre forma de ajudar qualquer um (especialmente importante nas depressões e em doentes que poderiam ter algum risco de suicídio). Por fim nas consultas externas observei o acompanhamento de doentes que estiveram

(6)

internados ou que foram referenciados à consulta, realçando as técnicas dadas para que estes reconheçam fases de agravamento das suas patologias e de como proceder nesse caso.

2.4. Medicina Geral e Familiar (de 4/12/2017 a 11/01/2018)

Realizei o estágio na Unidade de Saúde Familiar Tejo sob a tutoria da Dr.ª Diana Duarte. Objectivos Particulares: a) integração da avaliação da família e das relações do doente na sua abordagem; b) promoção da saúde e prevenção da doença pela informação dos utentes, realização de rastreios e diagnóstico precoce de patologias; c) treino do exame objectivo global, do seguimento de patologia crónica e de doentes com múltiplas patologias polimedicados. Estágio: proporcionando-me um contacto com utentes saudáveis (de realçar as consultas de saúde infantil), utentes com patologias agudas orientados em como proceder naquela situação e no futuro (eventualmente sem a necessidade de recorrer a serviços de saúde). De realce o contacto com doentes com patologia crónica no seu estado basal, numa altura em que se pode rever a sua terapêutica, por ventura reduzi-la, tendo em conta não só a eficiência dos fármacos como a capacidade do doente de cumprir a terapêutica em ambulatório.

2.5. Medicina (de 22/01/2018 a 16/03/2018)

Realizei o estágio no serviço de Medicina 2.5 do Hospital Santo António dos Capuchos sob tutoria da Dr.ª Maria José Goes.

Objectivos Particulares: a) desenvolver anamnese, diagnóstico diferencial, pedido e interpretação de exames complementares de diagnóstico; b) estratificação do risco dos doentes e das necessidades de intervenções e diagnóstico; c) adquirir autonomia para avaliação do doente e programação de cuidados ao mesmo.

(7)

decorreu a maioria do meu estágio, aqui a cada dia eram-me atribuídos doentes pelos quais ficava responsável. Realizei notas de admissão, observação dos doentes, com exame objectivo completo e avaliação da sua evolução, treinei técnicas de punção venosa, arterial e colocação de acessos periféricos, realização de histórias clínicas e notas de alta, acompanhei ainda doentes na deslocação para exames complementares de diagnóstico.

2.6. Cirurgia Geral (de 19/03/2018 a 18/05/2018)

Realizei o estágio no serviço de Cirurgia Geral do Hospital das Forças Armadas sob tutela da Dr.ª Ana Catarina Pinho.

Objectivos Particulares: a) saber e aplicar a terminologia cirúrgica correctamente; b) ser capaz de realizar procedimentos cirúrgicos simples; c) cuidados de assepsia correctos; d) princípios éticos e base teórica do consentimento informado.

Estágio: Na primeira semana estive presente nas aulas teóricas e realizei o curso TEAM, nas restantes cinco semanas tive um dia de bloco operatório por semana onde observava em média 4 cirurgias por dia e ajudava numa delas. Na enfermaria realizei notas de entrada, observei doentes antes e após as cirurgias (com exame objectivo dirigido) e realizei notas de alta. Executei técnicas como: suturas, colocação e remoção de agrafos na pele, higiene de feridas cirúrgicas e troca de pensos. Pude participar numa sessão de apresentação do Centro de Fisiologia do Vôo e do Centro de Medicina Sub-Aquática e Hiperbárica.

2.7. Estágio Curricular Opcional – Cardiologia (de 21/05/2018 a 01/06/2018)

Realizei o estágio no serviço de Cardiologia do Hospital da Luz sob tutela do Professor Doutor Nuno Cardim.

Objectivos Particulares: a) rever e aprofundar conhecimentos teóricos de cardiologia; b) desenvolver a técnica de auscultação cardíaca; c) identificar factores de risco e prognóstico das

(8)

patologias cardíacas.

Estágio: foi a única vez que tive contacto com o novo paradigma de regime de internamento, ou seja, não havia internamento de Cardiologia, há uma enfermaria hospitalar colectiva suportada pelos Internistas que recorrem às diferentes especialidades para opiniões diferenciadas nas patologias específicas de cada doente. Estive no bloco de electrofisiologia e hemodinâmica, no laboratório de ecocardiografia e nas consultas externas de Cardiologia. Foi nas consultas que desenvolvi mais as minhas actividades e capacidades por forma a atingir os objectivos a que me propus.

3.

Síntese das Actividades Extracurriculares

Muito antes de entrar na Faculdade e de pensar que o meu futuro seria o curso de Medicina que jogo Râguebi, de facto é mesmo a minha outra paixão. Desde muito novo que jogo râguebi federado, inicialmente no Grupo Desportivo Direito e no último ano no Sport Lisboa e Benfica. O meu envolvimento no râguebi universitário foi imediato, logo no primeiro ano de curso juntei-me à equipa da Universidade Nova de Lisboa (não houve possibilidade de criar uma só da Faculdade de Ciências Médicas), aqui tive como maior sucesso desportivo o obtenção do 2º lugar nas Universíadas de 2016 em Zagreb na Croácia. Deixo em anexo um documento relatando a minha participação nas equipas da Universidade ao longo dos anos.

4.

Reflexão Crítica Final

Em suma o estágio profissionalizante foi uma etapa muito importante do meu crescimento como futuro médico, tendo-me capacitado para numa próxima etapa ter a autonomia necessária para o desempenho da profissão. Assim o rácio tutor aluno de 1:1 em praticamente todos os estágios permitiu um acompanhamento das minhas actividades personalizado e uma obtenção de autonomia superior à que já adquiri. A maior disponibilidade dos tutores permitia uma maior

(9)

discussão e assim contribuiu para o alcance dos objectivos globais a que me propus.

Este estágio permitiu assim a consolidação de conhecimentos teóricos de anos prévios e o treino de procedimentos enquadrado em cada uma das áreas, a autonomia que me foi dada foi de uma forma crescente evoluindo sendo que se baseava numa relação de confiança entre tutores e a preparação teórica e capacidade de resposta ao que me era requisitado. A integração das equipas e a responsabilização a que fui sujeito permitiram um desenvolvimento das minhas capacidades de relação interprofissionais de saúde. A importância da relação médico-doente concretizada na empatia, solidariedade e princípios éticos e morais por detrás de cada conversa e decisão sobre o plano terapêutico (decisão conjunta com os doentes) são qualidades que me ficaram presentes pretendendo transpô-las para a minha prática clínica.

Considerando cada um dos estágios em particular:

Pediatria: desenvolvi a capacidade de comunicar e manipular a criança doente tendo sempre em consideração que pequenos gestos permitem a exclusão de diagnósticos de doenças graves. Neste estágio numa unidade extremamente diferenciada foi possível contactar com a importância da transmissão de conhecimentos aos cuidadores das crianças e ensino (também por parte da enfermagem) de algumas técnicas.

Ginecologia e Obstetrícia: tive pela primeira vez a possibilidade de realizar parte de uma ecografia obstétrica identificando o coração e apresentação do feto, desenvolvi também a capacidade de diagnóstico das patologias mais frequentes, com aprimoramento do exame ginecológico. O trabalho realizado contribuiu para uma percepção da saúde da mulher em Portugal e da preparação e orientação que tem sido administrada para com o planeamento familiar correcto.

(10)

estágio para o estigma para com as pessoas com patologia psiquiátrica e mesmo para com os profissionais de saúde desta área; adquiri capacidades e técnicas de entrevista e valorização de queixas nestes doentes.

Medicina Geral e Familiar: a educação para a saúde e a relação médico-doente foram muito importantes. Tendo acompanhado muitas primeiras consultas verifiquei a necessidade de sensibilização para rastreios e toma correcta de medicação. Para o êxito desta intervenção a percepção do médico da capacidade do doente e as manifestações deste em relação ao que pretende são factores importantes no encontro da melhor solução.

Medicina Interna: com uma autonomia crescente ao longo do estágio pude no início observar doentes com o apoio da minha tutora e no final fazermos observações desfasadas de forma a haver discussão dos sinais e sintomas observados e relatados desenvolvendo a capacidade de raciocínio clínico.

Cirurgia Geral: Saliento a importância do consentimento informado e esclarecido que aprofunda a relação médico-doente em busca da melhor solução. Na vertente mais prática pude desenvolver as técnicas necessárias para a realização de procedimentos cirúrgicos simples. Cardiologia: tendo decorrido no âmbito do estágio curricular opcional atingiu e superou as minhas expectativas, tive contacto com uma realidade diferente da habitual, não foi um estágio em que tivesse a autonomia dos anteriores, mas pude desenvolver a auscultação cardíaca, exame objectivo direccionado para as patologias cardiovasculares (importância da auscultação cardíaca dinâmica) e ainda realizar 2 ecocardiogramas sempre com a supervisão e ajuda. A nova etapa da minha vida profissional será marcada por tudo e por todos os que permitiram a minha valorização e perante os quais sou devedor do quanto exigiram de mim.

(11)
(12)

[Anexo II]

Data Estágio Tema Autor/Autores

3/10/2017 Pediatria “Alterações Visuais; Quando Suspeitar de uma doença desmielinizante do SNC?”

David Ferra de Sousa Rita Ribeiro

Sofia Mesquita 3/11/2017 Ginecologia

e

Obstetrícia

“Avaliação das Práticas Contraceptivas das Mulheres em Portugal”

Daniela Ferreira David Ferra de Sousa Paulina Costa

10/01/2018 Medicina Geral e Familiar

“Pneumonias Adquiridas na Comunidade vs Pneumonias Associadas aos Cuidados de Saúde”

David Ferra de Sousa

22/02/2018 Medicina Interna

Journal Club: Clostridium Difficile David Ferra de Sousa 15/03/2018 Medicina

Interna

“Doenças do Pericárdio” David Ferra de Sousa

18/05/2018 Cirurgia Geral

“Cancro Colo-Rectal: Risco de

Recorrência Local pós Cirurgia R0”

Carolina Calado David Ferra de Sousa João Peixoto

(13)

[Anexo III]

“Avaliação das práticas contracetivas das

mulheres em Portugal”

Fernanda Águas, Teresa Bombas, Daniel Pereira da Silva Sociedade Portuguesa de Ginecologia, Sociedade Portuguesa da Contraceção Coordenadora do Estágio de Ginecologia Obstetrícia Prof.ª Doutora Teresa Ventura Diretor de Serviço de Ginecologia Obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo Dr. Carlos Veríssimo David de Sousa 2011344 (Dra. Ana Nobre Pinto) | Daniela Ferreira 2012171 (Dra. Njila Amaral) | Paulina Costa 2012300 (Dr. Fernando Igreja)

PAC VS PACS

Trabalho realizado por: David Ferra de Sousa Aluno 2011344 6º Ano Turma 5

Tutora: Drª Diana Duarte USF Tejo

(14)

[Anexo IV]

David Ferra Sousa, nº 2011344 Florinda Ribeiro, nº 2012157 Mº Alexandra Machado, nº 2012312

Ano letivo 2017/2018 15 de março de 2018

DOENÇAS DO PERICÁRDIO

Estágio profissionalizante de Medicina Interna- 6º ano Serviço de Medicina 2.4 Diretora de Serviço Dra. Conceição Loureiro Serviço de Medicina 2.5. Diretora de Serviço Dra. Catarina Salvado

Orientadores: Dra. Catarina Salvado e Dra. Helena Pacheco

Cirurgia Geral - Estágio Parcelar

Hospital das Forças Armadas – Pólo de Lisboa

Regente: Prof. Dr. Rui Maio Assistentes: Dra. Ana Catarina Pinho

Dr. Pedro Hart Campos Dr. Carlos Almeida

CANCRO COLO-RECTAL

Risco de Recorrência Local Pós Cirurgia R0

José Pedro Machado – 2012218 (Turma 6) | Carolina Vaz Calado – 2012163 (Turma 6)

18 Maio 2018

Referências

Documentos relacionados

Baseada na natureza da exposição Co-ocorrência de micotoxinas em alimentos infantis ou cereais Exposição humana à mistura é provável Co-exposição numa janela

Secondly, an interpretation of young people’s views on sexuality, more concretely on sexual pleasure and sexual pressure and the implications of sex education for intimate

atividade nocivà, se necessário com requisição de força policial.. Na ação que tenha por objeto a entrega de coisa, o juiz, ao conceder a tutela específica, fixará

Decorreu entre 10 de Setembro de 2018 e 17 de Maio de 2019, sob a regência do Professor Doutor Rui Maio, englobando os estágios parcelares de Medicina Geral e Familiar,

Nesse trabalho foi possível realizar e apresentar com sucesso algumas das técnicas de modulação de conversores multiníveis descritas por linguagem VHDL e a posterior

Para o filósofo alemão – nos trechos das Passagens sobre a arte nova e o conceito novidade (BENJAMIN, 1982, 2006) – a arte da virada do XIX para o XX se confrontou com a

O paciente deverá deixar um intervalo de pelo menos 5 semanas (ou talvez mais, dependendo da avaliação médica, especialmente se Cloridrato de fluoxetina foi prescrito para

JOSÉ CARLOS COSTA, MARIA DALILA ESPÍRITO SANTO & PEDRO ARSÉNIO Guia geobotânico da excursão ao Parque Natural da Serras de Aire e Candeeiros