• Nenhum resultado encontrado

TRANSCRIÇÃO. Metodologias de Investigação em Educação. Professor Doutor J. António Moreira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRANSCRIÇÃO. Metodologias de Investigação em Educação. Professor Doutor J. António Moreira"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Metodologias de Investigação em Educação Professor Doutor J. António Moreira

Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia, Universidade Aberta Ano letivo 2012/2013

(2)

DESCRIÇÃO DA AMOSTRA:

Docente da Escola Básica 2, 3 nº 2 de Elvas, pertence ao quadro do agrupamento.

TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA:

Muito obrigada pela sua disponibilidade. A entrevista terá uma duração curta. Gostaria da sua autorização para gravar a entrevista. Será possível?

Claro, esteja à-vontade.

Nesse caso, as primeiras questões que lhe coloco são apenas informativas, servem apenas para contextualizar a entrevista. Podemos começar? Claro. (1. Género: Feminino ) Nesse caso,

2. Importa-se de me indicar a sua idade?

Ora essa, não tem problema nenhum. Tenho 57 anos.

E as suas habilitações?

3. Quais são as suas habilitações literárias?

Bacharelato.

4. Há quanto tempo é professora?

Sou professora desde os 18 anos, comecei a dar aulas antes do 25 de Abril. Tenho cerca de 39 anos de serviço.

5. Que áreas curriculares ensina?

Bem, neste momento Educação Visual e Educação Tecnológica ao 2º ciclo. Sou professora do grupo de EVT, que tem vindo a sofrer alterações nos últimos anos… no fundo tem vindo a ser massacrado e não alterado… mas, enfim… isso dava outra entrevista… (sorriso)

Compreendo… Está realmente complicada a questão do ensino… mas de facto, é um assunto que dá “pano para mangas” (sorriso)

Como sabe iremos conversar sobre redes sociais, gostaria de saber 6. Que redes sociais conhece?

Penso que não muitas… Ora… Facebook… Linkedin… Hi5? Não sei se ainda é utilizado… Pelo menos os miúdos só falam no facebook, há uns anos atrás era o Hi5…

(3)

E como é que encara essa emergência e essa adesão às redes sociais? (7. Como é que vê a emergência e forte adesão às Redes Sociais?)

Bem… talvez como resposta a um certo isolamento das pessoas e à grande necessidade de comunicação… os miúdos sempre tiveram necessidade de se sentirem… digamos… acarinhados e importantes dentro do grupo de amigos… nesse sentido penso que a adesão ao facebook, por exemplo, tem um pouco a ver com essa questão… a questão de ser parte activa de um grupo de amigos… de se fazer notar, talvez.

8.Que vantagens e desvantagens pode apontar a este tipo de redes?

Não sei se posso generalizar, a rede social que conheço melhor é o facebook. À partida penso que as vantagens têm a ver com a possibilidade de partilha e comunicação inerentes à rede. Como

desvantagem acho que há perigo de exposição da vida das pessoas se não tiverem alguns cuidados na forma como a utilizam. Há pessoas que partilham aspectos muito pessoais da sua vida, não me parece correcto.

E essa partilha mais pessoal, deve-se a quê, no seu entender?

Penso que tem a ver com essa necessidade que as pessoas têm de se fazer notar e também com alguma falta de bom senso.

9. Que tipo de papel acha que as redes sociais desempenham nas relações pessoais?

Não me parece que possam acrescentar nada às relações pessoais, que são cada vez mais escassas na realidade. Aquilo que vejo é que para a maioria das pessoas o facebook serve mais como um palco expositivo de si mesmos… ou melhor… daquilo que gostariam que fosse a sua vida.

Nesse caso, discorda dessa postura?

Sim, sem dúvida.

10. Está registado/a em alguma Rede Social? 10.1. Qual/Quais?

Sim, no facebook.

E

11. O que o motivou a registar-se?

Registei-me por curiosidade e por ter vontade de me manter atualizada, é importante perceber do que os alunos falam, o que lhes interessa e ter consciência das suas vivências.

13. Com que frequência acede a essa rede social? a. Registou-se e nunca acedeu

b. Acedeu no início e depois deixou de aceder c. Raramente acede

d. Acede com regularidade

(4)

14. Que tipo de atividades desenvolve nessa Rede Social?

Contacto com amigos e também tenho alguns grupos de temas específicos, como o artesanato onde partilhamos desde técnicas a experiências.

15. Utiliza-a apenas a nível pessoal ou também profissional?

Normalmente uso apenas para questões pessoais, no entanto, tenho alguns alunos adicionados num grupo especificamente criado para manter contacto com eles.

Esses contactos com alunos são em contexto educativo?

São contactos mais informais, não deixam de ter a ver com a escola, mas penso que não se podem considerar como contexto educativo. Por vezes, colocam-me algumas dúvidas, mas com pouca frequência.

16.Conhece algum caso concreto onde sejam aplicadas as redes sociais em contexto educativo?

Não.

17. Considera que as redes sociais podem ser utilizadas na educação ou como suporte do processo educativo?

Sim

Como acha que poderia ser feita essa utilização?

Não sei muito bem, talvez prolongando a aula para lá do seu espaço partilhando conteúdos como vídeos e outros materiais de interesse.

18. Que vantagens e desvantagens encontra na utilização das redes sociais no contexto educativo?

Nunca pensei muito nisso… Talvez a nível das vantagens estejam as possibilidades comunicação rápida e atempada, permite a partilha dos conhecimentos e de informação a qualquer momento e em qualquer local. Relativamente às desvantagens penso que poderão ser mais a nível de uma má utilização das potencialidades da rede, na maioria dos casos por falta de informação ou

conhecimento de como se deve agir numa rede social.

Acha que

19. As redes sociais poderão influenciar a prática pedagógica dos professores?

Sim… Talvez.

Em que medida?

Não sei bem, nunca pensei muito nisso, mas se os professores optarem por utilizar o facebook nas suas aulas haverá, certamente, mudanças inerentes na sua prática.

20. As metodologias de ensino atuais poderão vir a ser influenciadas pelas redes sociais?

Sim, como têm vindo a ser por todas as mudanças sociais e culturais.

Como?

(5)

À partida poderão tornar-se elas próprias um método. Um método para chegar ao aluno, para os motivar. Se utilizarmos o facebook estamos a (entre aspas) usar a mesma linguagem que eles estão habituados a usar, o que pode permitir motivar os alunos para a aprendizagem. De momento é o que me ocorre…

Como analisa a interação dos alunos entre si e com o respetivo professor nas redes sociais?

(21. Neste tipo de ambiente, como analisa a interação dos alunos entre si e com o respetivo professor? )

Penso que o tipo de interação que se tem dependerá da idade e nível de maturidade dos alunos. Daquilo que tenho observado, entre eles a interação é muito semelhante à que têm quando estão juntos, vão desde o “tás muito bonita” ao chamarem-se “Nomes”. Entre alunos e professor, a interação, normalmente, é reduzida, mas também depende da confiança que se lhes dá… eu prefiro manter uma relação apenas profissional com os alunos.

22. Esta interação influencia o desenvolvimento da capacidade da expressão escrita/oral do aluno?

Penso que sim e de forma positiva, apesar de os ver escrever com muitos erros o facto de escreverem já é positivo.

23. As redes sociais podem fomentar o envolvimento/motivação do aluno?

Sim, como já referi noutra questão, se não estou em erro. Se utilizarmos a mesma “linguagem”, neste caso o mesmo meio que eles estão habituados a usar penso que terão curiosidade em pelo menos ir ver o que se passa e o que a professora ou professor partilharam.

Muito bem. Resta-me agradecer a sua disponibilidade e boa vontade para participar no estudo. Da minha parte é tudo. Gostaria de acrescentar algo mais?

Ora essa, não tem nada que agradecer.. Não me ocorre nada para acrescentar. Nesse caso, mais uma vez, obrigada.

Referências

Documentos relacionados

A liderança ao serviço inverte a pirâmide do poder; em vez das pessoas trabalharem para servir o líder, o líder existe para servir os outros. Exemplo:

Isso, se “no meio do caminho”, o Governo não mudar a regra do jogo e subir a expectativa da vida, para um número maior, elevando de cara a idade mínima para 70 e 72 anos

Já os recursos acompanham as câmeras mais sofisticadas da marca, com 11 efeitos de simulação de filme da Fuji, 19 filtros de imagem, conexão Wi-Fi, Bluetooth 4.1, obtu-

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es

Chama- mos sua atenção para mais uma distinção entre os verbos latinos: o grupo formado pela primeira e pela segunda conjugação, e o grupo formado pela terceira e pela

Origem do direito tributário; origens das receitas públicas e sua classificação atual: o sistema constitucional brasileiro consoante reforma tributária do ano de

A pesquisa “Estratégias para o varejo brasileiro – Reflexões sobre os anseios do consumidor” realizada pela Deloitte em 2010 apresentou de forma muito objetiva o que

A diferença é que crianças das camadas favorecidas têm um convívio inegavelmente mais freqüente e mais intenso com material escrito e com práticas de leitura e de escrita do que